Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Posicionamento de colunas monitoras.

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
analogue
Membro AAP



Mensagens : 70
Data de inscrição : 07/03/2017
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. EmptyQui Mar 16 2017, 14:34

Como em tempos fui músico e passei diversas horas em estúdio sei da importância cabal que o tratamento acústico tem na qualidade do que se ouve.

Mudei de casa e a sala onde tenho o sistema tem uma parte esconsa o que faz que as reflexões sonoras não sejam tão lineares como numa sala "normal". A coluna da esquerda está mais próxima dessa parede e tem outra à frente igual com uma diagonal.  Quando tentei a afinação do sistema com medições correctas e equiláteras para todos os elementos, o palco estava "enviusado" e parecia que o som da direita chegava primeiro que o da esquerda. O que tentei em seguida foi fechar mais o centro da coluna da esquerda e puxá-la ligeiramente para a frente, a coisa ficou melhor.

A pergunta que faço é, num caso destes que conselhos me podem dar, quer a nível de afinação quer a nível do tratamento acústico.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. EmptyQui Mar 16 2017, 16:49

analogue escreveu:
Como em tempos fui músico e passei diversas horas em estúdio sei da importância cabal que o tratamento acústico tem na qualidade do que se ouve.

Mudei de casa e a sala onde tenho o sistema tem uma parte esconsa o que faz que as reflexões sonoras não sejam tão lineares como numa sala "normal". A coluna da esquerda está mais próxima dessa parede e tem outra à frente igual com uma diagonal.  Quando tentei a afinação do sistema com medições correctas e equiláteras para todos os elementos, o palco estava "enviusado" e parecia que o som da direita chegava primeiro que o da esquerda. O que tentei em seguida foi fechar mais o centro da coluna da esquerda e puxá-la ligeiramente para a frente, a coisa ficou melhor.

A pergunta que faço é, num caso destes que conselhos me podem dar, quer a nível de afinação quer a nível do tratamento acústico.

Uma foto um um esquematizo da sala podia ajudar...
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. EmptyQui Mar 16 2017, 19:53

podes usar as esponjas (bass-trap)
a disposi¢ão do mobiliario, e afins.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. EmptyQui Mar 16 2017, 21:00

Este site tem algumas formulas que servem de ponto de partida:

http://noaudiophile.com/speakercalc/
Ir para o topo Ir para baixo
analogue
Membro AAP



Mensagens : 70
Data de inscrição : 07/03/2017
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. EmptySex Mar 17 2017, 10:43

Agradeço as vossas respostas, não estou em casa mas a sala é muito parecida com esta: http://media.apartamentolisboa.pt/Z512x384/S5/C2575/P5427033/Tphoto/ID59cf5200-0000-0500-0000-0000029d6b88.jpg

Imaginando que esses cadeirões estão de frente para o sistema.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. EmptySex Mar 17 2017, 10:47

analogue escreveu:
Agradeço as vossas respostas, não estou em casa mas a sala é muito parecida com esta: http://media.apartamentolisboa.pt/Z512x384/S5/C2575/P5427033/Tphoto/ID59cf5200-0000-0500-0000-0000029d6b88.jpg

Imaginando que esses cadeirões estão de frente para o sistema.

Na minha opinião, a solução passará mais por um trabalho de persistência (ir experimentando várias configurações até que....) do que inteligência (cálculos, análises, estudos teóricos, ...).
Os teus ouvidos é que decidirão a disposição acertada Cool
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. EmptySex Mar 17 2017, 11:24

Para uma sala com o tecto esconso sugiro uma configuração deste tipo:

Posicionamento de colunas monitoras. 9rqh6w

Mas era bom ver a planta para ter uma ideia do espaço...
Ir para o topo Ir para baixo
analogue
Membro AAP



Mensagens : 70
Data de inscrição : 07/03/2017
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. EmptySex Mar 17 2017, 11:47

ricardo onga-ku escreveu:
Para uma sala com o tecto esconso sugiro uma configuração deste tipo:

Posicionamento de colunas monitoras. 9rqh6w

Mas era bom ver a planta para ter uma ideia do espaço...

O problema é que isso impede o acesso normal à janela o que faz com que a patroa me ponha na rua no momento a seguir. Posicionamento de colunas monitoras. 43034
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. EmptySex Mar 17 2017, 13:13

O melhor é perguntar-lhe onde é que ela quer as colunas... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Posicionamento de colunas monitoras. Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas monitoras.   Posicionamento de colunas monitoras. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Posicionamento de colunas monitoras.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Posicionamento de colunas
» Dúvida - Posicionamento de colunas
» Posicionamento de colunas - Martin Logan
» Posicionamento de colunas para Stereo
» Utilitários p/ posicionamento de colunas e ponto de escuta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: