Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?

Ir para baixo 
+16
rednef
cabb
lpg
sergiofilipe
Pierre
Mister W
ricardo onga-ku
Mr Bojangles
Luis Filipe Goios
Milton
ducar
tfonseca
luis lopes
António José da Silva
agorgal
Alexandre Vieira
20 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
fredy
Membro AAP



Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 10:14

Olá

Eu lembro-me e acho que todos passámos por isso de ouvir música em gira discos duvidosos... e que na altura acámos que eram bons, e gravar cassetes em gravadores que quando se ouvia a cassete a qualidade ainda era inferior ao gira duvidoso, claro que isto para os nossos parâmetros actuais, por isso pergunto?
O Cd é superior em qualidade sonora a esses equipamentos que eu me lembro de ouvir, mas toda a gente ouvia... porque razão existe esta aversão ao CD.
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 10:21

fredy escreveu:
Olá

Eu lembro-me e acho que todos passámos por isso de ouvir música em gira discos duvidosos... e que na altura acámos que eram bons, e gravar cassetes em gravadores que quando se ouvia a cassete a qualidade ainda era inferior ao gira duvidoso, claro que isto para os nossos parâmetros actuais, por isso pergunto?
O Cd é superior em qualidade sonora a esses equipamentos que eu me lembro de ouvir, mas toda a gente ouvia... porque razão existe esta aversão ao CD.
Fredie

Estamos num fórum de "fanáticos do vinil"…de que é que estavas à espera? cyclops 

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 10:51

fredy escreveu:
... porque razão existe esta aversão ao CD.
Fredie




Não creio que seja aversão, mas sim "opção" a palavra mais correta. O amante do vinil opta por gasta o dinheiro (maioritariamente) em vinil.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 10:58

olá
Eu também sempre que existe a mesma obra quer em CD quer em Vinil com um preço razoável, opto sempre por comprar o vinil, mas se o preço for exorbitante, não tenho qualquer dúvida em comprar o CD.
Acho que está-se a vender vinil a preços exorbitantes e muitas das vezes as reedições são fracas.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 47
Localização : Lisboa

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 11:07

O Ed Motta tem uma colecção de cerca de 30000 títulos
https://www.youtube.com/watch?v=Bulng2Bz9No
http://globotv.globo.com/rede-globo/video-show/v/ed-motta-apresenta-sua-colecao-de-discos-de-vinil/1336218/
 O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 754215
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 11:15

Olá
Ainda agora na compra conjunta JPC tinha encomendado um disco que custava 19,90, 5 dias depois verifico que passou a custar 39,90, isto é um claro aproveitamento da procura que o vinil está a ter.
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 11:20

fredy escreveu:
Olá
Ainda agora na compra conjunta JPC tinha encomendado um disco que custava 19,90, 5 dias depois verifico que passou  a custar 39,90, isto é um claro aproveitamento da procura que o vinil está a ter.
Fredie



Não forçosamente. Primeiro estava em promoção e depois passou ao valor normal. Tens muitos ficheiros de alta resolução e SACD's a esse preço.

Até pode ser caro, como muita coisa que achamos caro, mas não tem que ser forçosamente um "aproveitamento".

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 11:34

António José da Silva escreveu:
fredy escreveu:
Olá
Ainda agora na compra conjunta JPC tinha encomendado um disco que custava 19,90, 5 dias depois verifico que passou  a custar 39,90, isto é um claro aproveitamento da procura que o vinil está a ter.
Fredie



Não forçosamente. Primeiro estava em promoção e depois passou ao valor normal. Tens muitos ficheiros de alta resolução e SACD's a esse preço.

Até pode ser caro, como muita coisa que achamos caro, mas não tem que ser forçosamente um "aproveitamento".

Eu concordo com ambos:

- por um lado concordo que se o valor é elevado isso justifica-se com as características do produto — elevada procura, edições reduzidas, custos de produção

- e por outro também acho absurdamente caro pedir 40,00€ por um disco — sim, porque estamos a pagar o preço da edição em vinil já que a música pode ser obtida por 5 ou 10€ em CD
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 11:48

Não estava lá mencionado nenhuma promoção  O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 447836 
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 66
Localização : Lanhelas - Minho

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 12:16

ricardo onga-ku escreveu:


Estamos num fórum de "fanáticos do vinil"…de que é que estavas à espera? cyclops 

R

 O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 848499 
Fanáticos??? Quem???? Aonde????
 smedley 
Ir para o topo Ir para baixo
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 14:56

Vou-me queimar...

Acho que se deveria desmistificar a coisa e falar abertamente assumindo as escolhas de forma clara e sem "tendiciosismos" , a guerra entre formatos não faz nenhum sentido, em todos os formatos existem boas e más edições, quem se torna fundamentalista só vê uma parcela na equação, será que os defensores absolutos do vinil acreditam que um vinil com uma fraca gravação é mesmo superior a um cd com uma grande gravação??? porquê? porque é maior e preto?? (esta frase não foi muito bem conseguida)
Porque é que a grande parte dos amantes de musica na altura da explosão do cd desfez-se das suas coleções de vinil? se tinha qualidade superior e se estavam satisfeitos não faz muito sentido...

O facto de o vinil estar a ganhar alguma força está sem sombra de duvidas associado "à moda" do vintage, ao revivalismo. De todos os amantes de musica que conheço 90% tem discos não pela qualidade dos mesmos mas sim pelo objecto, pelo processo de o colocar a tocar, pelo cuidado a dar ao vinil, estes fatores não o tornam musicalmente superior!

Isto sem falar no equipamento, pergunto se os verdadeiros defensores do vinil chegaram a gastar quantias semelhantes em equipamento de qualidade para reproduzir cds...

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 15:04

rednef escreveu:
Vou-me queimar...


Mete Halibut que isso passa... Razz 
Ir para o topo Ir para baixo
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 15:07

Milton escreveu:
rednef escreveu:
Vou-me queimar...


Mete Halibut que isso passa... Razz 

 O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 936335 usei joelheiras!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 16:52

rednef escreveu:
...a um cd com uma grande gravação???



Já encontrastes algum?  smedley 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
CarlosKA32
Membro AAP
CarlosKA32


Mensagens : 44
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 51
Localização : Seixal

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 16:52

Sobre o investimento em leitores de CD/Vinil, falando pela parte que me toca e admitindo-me com um preferencial ouvinte de vinil posso dizer que quando recentemente fiz um upgrade ao gira discos fiz também ao leitor de CD's, curiosamente investi exactamente o mesmo.

A diferença é que CD's desde então comprei 3 e vinis comprei...  Embarassed  enfim... bem mais de 3!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 17:06

CarlosKA32 escreveu:
...e vinis comprei...  Embarassed  enfim... bem mais de 3!


No AAP não há que ter vergonha disso e podemos dar o corpo ás balas.  O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 3832313845 

Não são meia dúzia de infiéis que nos metem medo.  O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 933723 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 18:53

fredy escreveu:
Olá

Eu lembro-me e acho que todos passámos por isso de ouvir música em gira discos duvidosos... e que na altura acámos que eram bons, e gravar cassetes em gravadores que quando se ouvia a cassete a qualidade ainda era inferior ao gira duvidoso, claro que isto para os nossos parâmetros actuais, por isso pergunto?
O Cd é superior em qualidade sonora a esses equipamentos que eu me lembro de ouvir, mas toda a gente ouvia... porque razão existe esta aversão ao CD.
Fredie

De facto, eu comprei o meu primeiro leitor de cd da Sony um belo D50, isto no longínquo ano de 1985, claro que o gira-discos passou para segundo plano embora não me desfiz da coleção de discos e sempre que queria ouvir alguma coisa dava uso ao dito, o gira-discos não era nada mau era e é um Technics Sl-5110 com a célula Grado que ainda o conservo, quando ligava o CD ficava surpreendentemente fascinado com o som daquela coisa estranha, o que mais me surpreendeu foi o silêncio nos espaços e a facilidade de utilização corria a informação que o cd era eterno as lojas especializadas só em cd que mais pareciam as lojas Nespresso actuais, enfim.
Quanto as gravações em deck ficavam impecáveis, o restante sistema na altura era composto por um sistema da Aurex da Toshiba com pre-power separados tuner só com FM e deck com supressor de ruídos adress, as colunas eram umas B&W 220i.
Fiquei com a clara impressão que era o fim do gira-discos, mas enganei-me e ainda bem, mas conheci muita boa gente que vendia os discos ao desbarato para comprar os mesmo em formato cd.


Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 EmptyQua Jun 04 2014, 19:15

Eu também nunca vendi a minha amada colecção, felizmente. Nos anos 80 era pequena (uns 100), mas para mim tinha um valor enorme.

Lá para o fim dos anos 80, decidi-me a comprar um leitor de CD. Os discos começavam a escassear e a ideia era de que o vinil iria acabar por morrer.
Comprei uns CD's iguais a LP's que já tinha, e foi de imediato uma decepção sonora que nunca mais me iria abandonar. Logo ali, eu (e muitos outros), sabíamos que algo estava gravemente errado com o formato "perfeito", como ainda hoje continua a estar. Som velado, pouco natural etc. A mais valia de algum silencio extra nas zonas calmas ou sem musica, não compensavam as zonas sem qualquer musicalidade nas faixas com musica.
Uns eram muito maus, e os considerados mais bem gravados, para tentarem ser excitantes aos ouvidos, são plásticos (pouco naturais) na apresentação musical.
Depois veio o costume, umas trocas, umas baldrocas, uns DAC's, mas.....

Até que voltei em definitivo aquilo que nunca deveria de ter abandonado. E entre gravações boas e más, a vida voltou a ter outro encanto.

E pronto, hoje invisto o dinheiro ganho com sacrifício e privações, numa das grandes paixões da minha vida. E nem quero que seja de outro modo....

This is the story of my life....

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois? - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Regresso ao Futuro
» Depois do 1º volume, aqui está o 2º acabadinho de chegar ;-)
» E a aventura não acaba... Depois de morto e enterrado, ele aí está outra vez!
» imprimir o teu próprio disco de vinil - futuro?????
» Como o vinil está na moda já começaram a piratea-lo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: