Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

  Clube da "Rodinha" aka Idler's

Ir para baixo 
+33
cobracoral
Alexandre Vieira
ReginaldoSchiavini
Denon DL-103R
EMCS
khayman
fredy
Fernando Mota
anibalpmm
pistollero
Ferpina
Petrus
Luciana Silva
Tankado
tfonseca
José Miguel
Ghost4u
António José da Silva
TD124
Goansipife
kazumbi
Ajgarcia
Holbein Menezes
PedroGV
rednef
zaratustra
Luis Filipe Goios
Mister W
PAINTER
Stereo
reirato
mannitheear
Milton
37 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyTer Dez 03 2013, 10:24

rednef escreveu:
Aqui está o meu L78 com um último upgrade (braço de limpeza audio technica) obrigado António  Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 22692 
...
 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 7eo4
Lindo trabalho!!!... està muito bonito assim e é verdade que tém um estilo "RB", como o do Reirato  Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 754215 

E como é que isso toca ???... estàs contente ?  Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 22692 

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyTer Dez 03 2013, 17:51

Estou muitíssimo satisfeito com o resultado quer estético quer em termos de desempenho, acho que este gira discos (L78/L75) é muitas vezes desvalorizado e na verdade quer em termos mecânicos/robustez/durabilidade/desempenho é excelente no que toca à relação qualidade / preço.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Dez 06 2013, 08:44

Para todos os que procuram o IDLER WHEEL para o seu Lenco, este italiano faz novos maquinados em CNC e com a borracha em silicone. O preço parece-me bastante simpático.

http://www.ebay.it/itm/NEW-IDLER-WHEEL-LENCO-WITH-O-RING-NUOVA-PULEGGIA-LENCO-CON-O-RING-/261347603891?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Dez 06 2013, 12:53

António José da Silva escreveu:
Para todos os que procuram o IDLER WHEEL para o seu Lenco, este italiano faz novos maquinados em CNC e com a borracha em silicone. O preço parece-me bastante simpático.

http://www.ebay.it/itm/NEW-IDLER-WHEEL-LENCO-WITH-O-RING-NUOVA-PULEGGIA-LENCO-CON-O-RING-/261347603891?
Sim, o preço é muito razoàvel. Atenção que as rodas "O-Ring" não soam como as monoliticas, então pode haver decepção em relação à roda de origem!... mas uma solução é recauchutar a roda de origem, se não estiver empenada, aqui vai um link mas hà muitos mais de certeza...

http://www.vintagelectronics.com/

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Dez 06 2013, 13:33

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
Para todos os que procuram o IDLER WHEEL para o seu Lenco, este italiano faz novos maquinados em CNC e com a borracha em silicone. O preço parece-me bastante simpático.

http://www.ebay.it/itm/NEW-IDLER-WHEEL-LENCO-WITH-O-RING-NUOVA-PULEGGIA-LENCO-CON-O-RING-/261347603891?
Sim, o preço é muito razoàvel. Atenção que as rodas "O-Ring" não soam como as monoliticas, então pode haver decepção em relação à roda de origem!... mas uma solução é recauchutar a roda de origem, se não estiver empenada, aqui vai um link mas hà muitos mais de certeza...
http://www.vintagelectronics.com/
Até+
Mais um contacto para recuperar rodinhas (no fim da página).
http://www.russcoturntables.com/otheridlersaddons.html

Com que então o amigo TD124 também tem um gira de rodinha americano...?!
Para quando um projecto à altura desse belo Rek-o-Cut Rondine

Um outro gira de rodinha de que gosto particularmente, é o australiano Commonwealth 12D3. Infelizmente na Europa, não aparecem muito e quando aparecem não são baratos.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySáb Dez 07 2013, 23:50

Vejam só o que esta malta faz a esses ferro-velhos :

http://www.inspirehifi.co.uk/enigma.html

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 933723 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyDom Dez 08 2013, 08:18

Milton escreveu:
Vejam só o que esta malta faz a esses ferro-velhos :

http://www.inspirehifi.co.uk/enigma.html

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 933723 


Que coisa tão feiosa. lol! 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Dez 20 2013, 12:25

Nada mal para um gira a rodinha...


 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 1521987_777161918976683_55181210_n_zps3638cb09


Que coisa linda.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySáb Dez 21 2013, 18:15

Apetitoso...


 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 1512549_239763759518421_941102837_n_zps24984958

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PedroGV
Membro AAP



Mensagens : 588
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 66
Localização : Parede/Cascais

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyTer Dez 24 2013, 14:25

Muito boa tarde.

Nos classificados vi este Sony idlier muito economico.

http://alges.olx.pt/gira-discos-sony-ps-230-iid-432644947

Algem que o conheça poderia informar se trata se de um gira interessante e vale a pena o pequeno investimento?

Pelo que li na net o braço e mais ou menos. Será que que pode se trocar o braço por outro?


Desejo um muito feliz natal para todos y que papa noel vos traça muitas prendas analógicas  santa
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyTer Dez 24 2013, 14:48

PedroGV escreveu:
Muito boa tarde.

Nos classificados vi este Sony idlier muito economico.

http://alges.olx.pt/gira-discos-sony-ps-230-iid-432644947

Algem que o conheça poderia informar se trata se de um gira interessante e vale a pena o pequeno investimento?

Pelo que li na net o braço e mais ou menos. Será que que pode se trocar o braço por outro?


Desejo um muito feliz natal para todos y que papa noel vos traça muitas prendas analógicas  santa

O "pequeno investimento" é praticamente o mesmo que para um Lenco!!!... então não creio que o Sony faça melhor... mas pode ser uma opurtunidade para fazer experiências com um idler menos badalado, e se calhar é um aparelho estupendo !!!...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
PedroGV
Membro AAP



Mensagens : 588
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 66
Localização : Parede/Cascais

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyTer Dez 24 2013, 14:57

Os Lencos l75/l78 que aparecem no ebay e afins neste momento estão bastante caros. Acabam par sair por mais de 200€, pelo menos os que eu tenho visto. E depois normalmente tem de passar por revisão , ou plinto novo, etc.

O que e certo é que melhor esperar uma oportunidade ou poupar mais uns euros do que comprar um gira sem garantias de que vale a pena.

Muito brigado pela resposta.
Ir para o topo Ir para baixo
Holbein Menezes
Membro AAP



Mensagens : 71
Data de inscrição : 03/01/2014

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySáb Jan 04 2014, 10:16


Meu caro TD 124,

cá estou e com agrado vejo que você continua na ativa. Cá estou mais idoso do que antes, já agora passado o difícil marco dos 90 anos. Mas ainda atuante, a mexer constantemente no setup; em busca do quê?

Talvez em busca do irrealizável nirvana; um sonho não é só uma descarga da energia afetiva como o quer Freud, é também uma ocupação, divertimento no qual e com o qual brincamos de esconde-esconde: só que o "escondido" é algo imaginado, ou necessitado, mas desconhecido. Talvez por ser desconhecido é que nos atrai tanto... Porque os humanos são ávidos pelos desconhecidos. Vão ao espaço, mas ainda não se satisfaz; vão à Lua, e o nosso satélite é uma esfera sem vida mas plena de poeira onde a gravidade permite-nos dar extensos saltos.. Terá sido para saltar mais longe que se há despendido tanto dinheiro e energia e neurônios?

Não; é a busca pelo desconhecido. Que nos levará à Marte, quiçá fora da Via Lactea... Em busca de quê?

Do desconhecido. Quando ao nosso redor, em nosso Planeta Terra, um crise profunda se abate sobre o Mundo inteiro, preocupando-nos, maltratando-nos, a dificultar nossas vidinhas prosaicas.

Nesse cismar, eis que estou aqui; em busca de quê?

Quando nada, de reencontrar os amigos, e entre esses, você Paulo.

Bom-dia, meu Caro.

Holbein Menezes.

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySáb Jan 04 2014, 10:32

Seja bem vindo Holbein, e espero que volta não volta, sem obrigações, sem stress, só pelo puro prazer da troca de ideias, nos dê o privilégio da sua companhia.   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySáb Jan 04 2014, 12:15

Olá amigo Holbein !
É com muito gosto que o vejo aqui !!
Bem vindo !
Ir para o topo Ir para baixo
Holbein Menezes
Membro AAP



Mensagens : 71
Data de inscrição : 03/01/2014

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySáb Jan 04 2014, 13:02

António José da Silva escreveu:
Seja bem vindo Holbein, e espero que volta não volta, sem obrigações, sem stress, só pelo puro prazer da troca de ideias, nos dê o privilégio da sua companhia.   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 754215

Bom-dia Antônio José.

Grato pela acolhida. Foi por indicação do nosso amigo comum, Joaquim, de Niterói, que conheci este fórum. Pretendo trazer à leitura dos irmãos portugueses alguns textos que tenho produzido sobre a arte da escuta musical em conserva. Informe-me em MP seu imeio particular para que possamos conversar, e combinar, a forma de minha participação; sobretudo quanto tal participação exigir inserir imagem no texto, técnica que não domino nem pretendo dominar... agora na altura de minha avançada idade. Posso contar com sua colaboração para o mister?

Obrigado. Espero poder vir a ser útil.

Holbein.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySáb Jan 04 2014, 13:55

Holbein Menezes escreveu:
António José da Silva escreveu:
Seja bem vindo Holbein, e espero que volta não volta, sem obrigações, sem stress, só pelo puro prazer da troca de ideias, nos dê o privilégio da sua companhia.   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 754215

Bom-dia Antônio José.

Grato pela acolhida. Foi por indicação do nosso amigo comum, Joaquim, de Niterói, que conheci este fórum. Pretendo trazer à leitura dos irmãos portugueses alguns textos que tenho produzido sobre a arte da escuta musical em conserva. Informe-me em MP seu imeio particular para que possamos conversar, e combinar, a forma de minha participação; sobretudo quanto tal participação exigir inserir imagem no texto, técnica que não domino nem pretendo dominar... agora na altura de minha avançada idade. Posso contar com sua colaboração para o mister?

Obrigado. Espero poder vir a ser útil.

Holbein.


O email decerto que atravessou o Atlântico, e já deve de ter chegado ás belas terras do Brasil.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyDom Jan 19 2014, 12:35

Holbein Menezes escreveu:

Meu caro TD 124,

cá estou e com agrado vejo que você continua na ativa. Cá estou mais idoso do que antes, já agora passado o difícil marco dos 90 anos. Mas ainda atuante, a mexer constantemente no setup; em busca do quê?

Talvez em busca do irrealizável nirvana; um sonho não é só uma descarga da energia afetiva como o quer Freud, é também uma ocupação, divertimento no qual e com o qual brincamos de esconde-esconde: só que o "escondido" é algo imaginado, ou necessitado, mas desconhecido. Talvez por ser desconhecido é que nos atrai tanto... Porque os humanos são ávidos pelos desconhecidos. Vão ao espaço, mas ainda não se satisfaz; vão à Lua, e o nosso satélite é uma esfera sem vida mas plena de poeira onde a gravidade permite-nos dar extensos saltos.. Terá sido para saltar mais longe que se há despendido tanto dinheiro e energia e neurônios?

Não; é a busca pelo desconhecido. Que nos levará à Marte, quiçá fora da Via Lactea... Em busca de quê?

Do desconhecido. Quando ao nosso redor, em nosso Planeta Terra, um crise profunda se abate sobre o Mundo inteiro, preocupando-nos, maltratando-nos, a dificultar nossas vidinhas prosaicas.

Nesse cismar, eis que estou aqui; em busca de quê?

Quando nada, de reencontrar os amigos, e entre esses, você Paulo.

Bom-dia, meu Caro.

Holbein Menezes.

 

Olà amigo Holbein,

é com um prazer enorme que encontro a sua escrita e o seu pensar... algo que sò o tempo ofereçe, aqueles que se dão a pena e o tempo de esperar e de... procurar!!!

Sim!, o homem aparentemente busca algo de desconhecido (nòs todos estamos nessa caravela...), mas talvez não seja uma viagem tão abstrata quanto o que se pensa, pois como disse o Buda:

Todo homem que busca algo encontra qualquer coisa, e se a sua busca é honesta e sensata então, talvez encontre a verdade...

Visto assim, então talvez valha a pena todos os métros de escrita meu amigo...

Feliz de o encontrar de novo e bem-vindo!!!

Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
Holbein Menezes
Membro AAP



Mensagens : 71
Data de inscrição : 03/01/2014

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyDom Jan 19 2014, 13:45

Paulo, meu estimado amigo.

Já estava a recear sobre se... (Sobre isso mesmo que você pensou.)

Porque de uns tempos para cá me há ocorrido o desgosto do pretérito: a cidade onde me criei, Fortaleza, que a deixei lá pelos anos de 1956 para voltar após 50 anos de lonjura, já em pleno novo Século, a Fortaleza da minha juventude não a encontrei mais... diabo! nem aos amigos e conhecidos... merde!; aquela cidadezinha de 200 mil habitantes é hoje uma megalópole de dois milhões e meio. Progresso? Sei não. Desenvolvimento? se "desenvolver" é tornar-se menos habitável, então Fortalçeza desenvolvceu-se, em itálico para passar o clima da dúvida.

Não encontrei nenhum contemporâneo, VIVO! Só deparei-me tão só com o pretérito.

Minha sala de Florianópolis, de acústica perfeita e nas medidas do Segmento Áureo é hoje, e aqui, um closet de 10 m²;nada obstante eu devotar um afeto enorme a essa que denominei de "gessofilled" em contraposição à "sandfilled" do Sul do País. Apesar de as interconexões ainda serem feitas, a maioria com o Arataca, mas num dado elo, com o excelente par de cabo que você construiu e deu-mo de presente.

Mais pretéritos.

E o pretérito é a morte! Que é nossa única realidade uma vez que o presente não existe (quando dizemos É, já foi) e o futuro é uma abstração.

Mas não conclua que estou a ficar "necrofóbico"; pelo contrário: jamais "lutei" tanto pela sobrevida: ainda pratico três vezes por semana caminhada de 5 Km em uma hora! E nado 500 m! E escrevo e escrevo e escrevo. Ainda que perceba que poucos interessam-se em ler-me.

Daí o meu grande interesse em voltar a ter você comigo; até estou a pensar submeter você ao crivo das minhas treze perguntas. Dar-me-ia tal entrevista? Seu endereço cibernético ainda é "alexam..."?

Aceite meu afeto de fã, e amigo.

Holbein.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyDom Jan 19 2014, 15:47

Holbein Menezes escreveu:
Paulo, meu estimado amigo.

...       ... ainda pratico três vezes por semana caminhada de 5 Km em uma hora! E nado 500 m! E escrevo e escrevo e escrevo. Ainda que perceba que poucos interessam-se em ler-me.

Daí o meu grande interesse em voltar a ter você comigo; até estou a pensar submeter você ao crivo das minhas treze perguntas. Dar-me-ia tal entrevista? Seu endereço cibernético ainda é "alexam..."?

Aceite meu afeto de fã, e amigo.

Holbein.

Amigo Holbein,

é evidente que estou de acordo (honrado seria muito mais justo...), de respoder às suas "treze perguntas" ou vinte seis se quizer, que imagino pertinentes, sàpias e reveladoras... pois mesmo as perguntas hoje teém (a maior parte do tempo...) o gosto do reaquecido e do tédio... a exigência perde-se com o tempo, e desapareçe!

Estou verdadeiramente feliz de o encontrar e de o ler caro amigo !!!...

Abraço

PS: Sim, o meu endereço é exactamente o mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyDom Jan 19 2014, 16:03

TD124 escreveu:


Estou verdadeiramente feliz de o encontrar e de o ler caro amigo !!!...



Estou em crer que muitos pensam o mesmo.   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Holbein Menezes
Membro AAP



Mensagens : 71
Data de inscrição : 03/01/2014

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyTer Jan 21 2014, 23:20

Paulo, amigo: por duas vezes tentei remeter para você o teor final da nossa "Entrevista" mas as mensagens foram devolvidas. Por isso, e nos termos de nosso entendimento, tomo aqui e agora a iniciativa de pôr no ar, neste seu tópico. E o faço sem sua licença, porém com base em nossa estima e confiança recíprocas. Eis o texto:



ENTREVISTA de Holbein Menezes com o Engenheiro Paulo Marcelo-td124 (em Montpellier, França).


Pergunta um: Você ainda faz parte do grupo de Engenheiros projetistas que na Europa criava, a pedido dos fabricantes de aparelhos de áudio, circuitos para equipamentos para a reprodução do som musical?

Resposta: Sou demasiado jovem (48 anos) para ter pertencido à “idade de ouro” e ao movimento audiófilo europeu que englobou tanto à volta da BBC quanto da ORTF, e tantos outros designeres célebres, todos quantos puseram o seu saber ao serviço das marcas que criaram para empresas independentes... Não! eu concebo aparelhos para outros (e para a minha empresa) mas numa ótica mais moderna. Desse modo, concebo um produto e aconselho comercialmente às empresas; então sou uma espécie de “consulting designer”, mais do que um puro designer!...


Pergunta dois: Você prefere o sistema valvular; por quê? O sistema transistorizado, por quê? O sistema digital, por quê? Ou um blend de todos os sistemas, por quê?

Resposta: Na realidade nem um nem outro, pois uma tecnologia tem sempre uma “aparência sonora” que vai marcar o som reproduzido de uma maneira mais ou menos colorida. Uma mistura das duas tecnologias (híbrido) com o objetivo de anular a “componente sonora peculiar” de cada uma das tecnologias (verdadeiro híbrido); parece-me uma via de razão e de avanço real na busca da neutralidade e da verdadeira fidelidade. O que é o objetivo primeiro da Alta-Fidelidade como o seu nome indica... Bem entendido, fidelidade ao disco e não à musica uma vez que os aparelhos de áudio reproduzem uma mídia (ficheiro digital, CD, banda magnética, disco vinil etc.), e não a música ao vivo.


Pergunta três: Enquanto ser escutador, você se classifica em que categoria: Musicista (que gosta da música sobre todos os outros aspectos do som?). Audiófilo (que habita ou pertence à família do áudio?). Equipamentófilo (participante do clã dos que adoram equipamentos de grife?). Engenheiro (que acredita sobretudo na teoria eletrônica?)

Resposta: Não gosto do termo “musicista” porque implica em comportamento quase técnico em relação à música; como forma de arte primeira prefiro o termo “melômano” que implica em atitude intelectual e sensitiva da música. Sim! sou melômano antes de toda outra coisa, e o áudio para mim só tem sentido se ele respeita a mídia que reproduz dando um prazer ao auditor, qualquer que seja a cultura deste e o tipo de música que ele escute.Portanto, excluindo o meu trabalho, quando ouço música não quero ser perturbado (parasitado) por nenhum aspecto técnico nem audiófilo, mas simplesmente viver e escutar a música gravada.


Pergunta quatro: Que, em música, mais justifica seu dispêndio financeiro em equipamentos de som: Bach ou Beatles? O Erudito ou o Jazz? Popular ou rock? O bom samba brasileiro ou o fado lusitano? Por favor, diga o porquê de cada escolha.

Resposta: Não sou “maneirista ou elitista” nem no consumo financeiro nem sensitivo da música; então, quando compro uma mídia musical é porque esta me provoca sensações bem distinguíveis e me toca emocionalmente. A partir dai considero que o dinheiro gasto para um disco que me agrade é sempre bem gasto. No entanto considero que Bach, Mozart, Coltrane, Monk, Jobim, Amàlia etc. pertencem ao patrimônio artístico da humanidade; visto assim, a musica deles deveria ser subvencionada pelo Estado (como os museus), a fim de que todas as pessoas, a um custo moderado, possam ter acesso a essas obras fundamentais para a formação do ser humano e da sua personalidade.


Pergunta cinco: Segundo observações que fiz ao longo dos meus mais de sessenta anos que me interesso pela reprodução eletrônica do som musical, jamais estive em sala de distribuidor ou revendedor de aparelhos de som (e estive em muitas!) que o som fosse musical e confortável; é a prática do anexim “casa de ferreiro, espeto de pau”? Ou o quê?

Resposta: Penso que a maior parte das pessoas veem os distribuidores e revendedores como especialistas em áudio, e “raramente” é o caso pois essas pessoas são antes de tudo “comerciantes” e contentam-se em “expor os produtos” ao publico. Visto assim, uma sala de distribuidor ou de revendedor é uma sala de “exposição” e não uma sala de “degustação”. Este fenômeno é internacional e não específico de um pais (na generalidade), e se ninguém critica então continuará a ser assim para sempre. Há vários anos atrás tinha o propósito de fazer um “guia crítico” dos auditórios e lojas especializadas, em França, para ajudar o consumidor a escolher um bom especialista na venda de aparelhos de áudio. Ninguém quis fazer, pois seria “dar um pontapé num ninho de vespas”, como diz um ditado francês...


Pergunta seis: No sentido do método dialético materialista de conhecimento (Hegel e Marx), para você qual o elo essencial da corrente da reprodução do som musical doméstico, o qual (elo) em se resolvendo bem ter-se-á resolvido grande parte dos outros elos da cadeia: qual o essencial, a sala de audição? o ledor da música em conserva? o tipo da mídia? a qualidade técnica dos aparelhos do sistema eletrônico? o elo final da corrente, ou seja, os alto-falantes? ou a condição sine qua non são os nossos ouvidos?

Resposta: Se quer dizer por ouvidos a capacidade a correlacionar análise/sensibilidade e ser um melômano/audiófilo sapiente, então este é o “elo” principal para a obtenção de bons resultados de escuta. Cada vez que escutei um sistema Hifi com um grande resultado sonoro, havia por trás uma pessoa sensível e sábia, que apesar do local, dos elementos de áudio e outros parâmetros diretos e indiretos, tinha buscado o equilíbrio sonoro e a neutralidade. Como sempre, portanto,o elo principal “de tudo”, é o homem!


Pergunta sete: Você, Engenheiro Eletrônico PAULO MARCELO (td 124), concorda com a assertiva do Professor Ken Pohlmann que, em seu livro “Principles of Digital Audio”, afirma que as vibrações (internas e externas, airborne ou geradas pelos motores de rotação dos ledores) entram na corrente de áudio dos aparelhos para a reprodução do som musical via capacitores eletrolíticos da fonte de retificação? Se não concorda, por quê?

Resposta: De modo geral estou de acordo com a ideia, que os condensadores eletrolíticos são sensíveis às vibrações e que podem injetar sinais espúrios (uma parte) na alimentação e assim contaminar o sinal. Talvez não seja tão assertivo quanto o Professor Pohlmann uma vez que há possivelmente outros fatores em jogo, mas no global estou de acordo, como já afirmei.


Pergunta oito: Qual a pior praga que destrói qualquer sistema eletrônico para a reprodução do som musical: a) as vibrações (air borne) que geram ressonâncias nocivas? b) o excesso de reverberação na sala de som que torna o som musical desarticulado qual “torre de babel”? c) o exagero de produtos absorventes que converte a sala em ”sala morta”, e produz um som sem brilho nem dinâmica? d) a sala viva, de concreto, que não vibra e se não vibra não gera ressonâncias, mas redunda num som musical ininteligível? Para você, qual o “resumo da ópera”?

Resposta: Para mim a maior praga atual que destrói a reprodução sonora doméstica é a falta de adequação entre as colunas e o ambiente de escuta, pois muitas pessoas esquecem esta lei fundamental: “pequena sala pequenas colunas e grande sala grandes colunas!!!”; desconformidade que tem íntima ligação com a geração de vibrações incontroláveis; o que pode querer significar que as vibrações (por via aérea ou sólida, indiretas e diretas), podem vir a ser a pior praga para uma reprodução equilibrada.


Pergunta nove: Parafraseando a Bíblia, você Musicista concordaria se eu dissesse que Leos Janacek (1854-1928) gerou Bèla Bartók (1881-1945), que gerou Igor Stravinsky (1882-1971), que gerou Sergei Prokofiev (1891-1953), que gerou Aaron Copland (1900-), que gerou Alberto Ginastera (1916-1983), que gerou Bill Halley, que gerou os Beatles, que gerou Pink Floyd e este gerou Frank Zappa?

Resposta: Cada homem, seja ele artista ou outra coisa qualquer, é sempre fruto direto e indireto de outros homens que o precederam, formando destarte uma continuidade histórica/intelectual à qual chamamos cultura. Assim, pois, os artistas que cita,de uma maneira mais ou menos marcada são efetivamente o resultado da influência dos seus antepassados e contemporâneos, assim como também da sua própria sensibilidade, evidentemente.


Pergunta dez: Qual sua opinião sobre a técnica “blu-ray”? Veio para substituir cedês e devedês como estes vieram para substituir os “long-playing” e as fitas VHF, que substituíram os antigos discos de cera? É essa a ordem de desenvolvimento crescente rumo à ilusão da mídia de “replicação exata”?

Resposta: Técnica e historicamente a sucessão dos formatos operou-se assim como descreveu, mas se a pergunta é para saber se concretamente a evolução dos formatos corresponde a uma evolução qualitativa da reprodução da música, nesse caso não creio que tenhamos evoluído muito após o CD!!!


Pergunta onze: Se você tivesse que dar ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – por seus dele insucessos e por isso considerado um autêntico “lame duck” -, fosse compelido a obsequiá-lo pelos “eficientes” serviços de espionagem “prestados à Humanidade”, doar pois um sistema eletrônico para a reprodução do som musical, que setup escolheria?

Resposta: Certamente um par de Rogers LS3/5ª com um amplificador QUAD II, e um gira-discos Pink Triangle PT1 com célula DL103... Ora, esse sistema, pela beldade sonora e envolvimento emocional, poderia transformar Obama em alguém melhor... ele o raciocinar sobre ele mesmo e a sua humanidade.


Pergunta doze: E que presente (o Ideal do Ego) do mesmo gênero se daria a si, Paulo Marcelo, se possuísse os recursos ilimitados do Bill Gates? Com a fortuna do Bill, como montaria sua “sala de som” doméstica?

Resposta: Na realidade conservaria o meu sistema exatamente como é, mas aproveitaria do dinheiro para cobrir as paredes com milhares de discos vinil e CD, o que faria um amortecimento “natural” da sala...


Pergunta treze: Que pergunta não fiz mas que você gostaria de ter respondido? Sirva-se à vontade.

Resposta: O que é a musicalidade? a que serve a Audiofilia? Qual a razão da paixão pelo áudio?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 09:27

PedroGV num outro topico escreveu:
Boa noite.

Depois de ler o topico sobre as "rodinhas", gira discos idler, acabei por comprar no e bay françês um Lenco L75.
...
Achei estranho que um gira discos tão conceituado faça esse ruido, os outros giras que tenho, sendo bem menos conhecidos e prestigiados não fazem nenhum ruido audivel, mesmo pondo a orelha a 1 cm.
...
Obrigado a todos

Caros amigos,

gostaria de chamar a atenção para alguns problemas que podem nascer a partir dos topicos (post) de um forum audio, quando não se faz atenção a alguns principios de base!...

Um Lenco L70, 75, 78 e equivalentes, é um excelente gira-discos e mesmo um imenso gira-discos (rivalisando directamente com as màquinas modernas...) à condição que, certos elementos sejam presentes:

A mecânica do gira deve estar, ou ser posta, num estado exemplar (igual ou superior ao primeiro dia!!!...) no que diz respeito a todas as peças em movimento, o que implica a ajustagem do eixo na chumaçeira, desmontagem e equilibragem/ajustagem dos eixos do motor, e equilibragem da roda ou mudança desta ultima. Todas as peças de gasto, como a esfera a borracha de travão, as anilhas de espaçamento e rotação e os condensadores do interruptor devem ser mudados. A lubrificação apòs desmontagem e limpeza das peças deve ser realisada também...

O plinto (corpo ou base) vai ter duas funções de base, que são respectivamente funcionais e estèticas. Mas existem "bases", que são concebidas para amelhorar e multiplicar o desempenho do gira, e sò estas ultimas, permitem aos lencos de competir no topo de gama!!!..., ora que um plinto de base é mais bonito do que o de origem, mas não é objectivamente/subjectivamente (muito) melhor...

O braço deve ser mudado, pois não apresenta as qualidades requeridas para uma célula moderna, ném para um gira com pretensões audiofilas. O braço deve ser escolhido, de maneira a respeitar, a geometria e espaço existente no gira...

Estas etapas, podem ser asseguradas (e devem), por professionais como o Rui Borges (talvez haja outros), ou pelo propriétario, se ele posséde as ferramentas e conhecimentos necessàrios!...

Sem o respeito destas etapas, um Lenco é um aparelho velho de 50 anos, simpàtico, fiàvel e pratico!... mas que não pode competir directamente com um gira moderno, mesmo de entrada!!!...

Este aviso à navegação, parece-me importante, pois hoje vejo os meus amigos aqui em Franca (porque hà muitos e baratos...) comprar Lencos e estar decebidos em relação ao meu... facto que se explica pelo que venho de citar, pois se um Lenco fosse maravilhoso de base, ele não custaria 100/150€, mas dez vezes mais não é???...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 10:10

Dear Paulo,

almost the same is true for other idler turntables as Dual. They need a bit attention on certain parts and careful maintenance of motor and platter bearings. Then they work usually smooth and quiet, but not as dead silent as some belt or direct driven turntables.

I don't know much about Lenco, but almost all original Dual plinths can only be named with one word: crap.

Are you willing to intruduce us in the secrets of plinth design for idlers?

Cheers
Manfred
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 10:27

mannitheear escreveu:
Dear Paulo,
...
Are you willing to intruduce us in the secrets of plinth design for idlers?

Cheers
Manfred

Hi Manfred,

you're right in your words (crap), because almost "all the plinths", are conventional designs without imagination, and surrounding always the same principle "weight and esthetics"!...

For above two years, i've worked on a completely new plinth, both structural and conceptual. It will be the first "active plinth", that have as function to reduce/remove rumble, to tight the geometry of the turntable, to dump external/internal resonances and to increase the universality of use!...

He is finished, and works since one month!, and it seems to be something that maybe a breaktrough from all other aproaches, i'll send photos ang theoretical concept. This plinth is valuable, with modifications for other idler turntables... and his name is(TecnoPlinth)... i'm going to send a photo of the prototype...

Cheers
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 11:05

TD124 escreveu:
mannitheear escreveu:
Dear Paulo,
...
Are you willing to intruduce us in the secrets of plinth design for idlers?

Cheers
Manfred

Hi Manfred,

you're right in your words (crap), because almost "all the plinths", are conventional designs without imagination, and surrounding always the same principle "weight and esthetics"!...

For above two years, i've worked on a completely new plinth, both structural and conceptual. It will be the first "active plinth", that have as function to reduce/remove rumble, to tight the geometry of the turntable, to dump external/internal resonances and to increase the universality of use!...

He is finished, and works since one month!, and it seems to be something that maybe a breaktrough from all other aproaches, i'll send photos ang theoretical concept. This plinth is valuable, with modifications for other idler turntables... and his name is(TecnoPlinth)... i'm going to send a photo of the prototype...

Cheers


Very interesting Paulo. I think this would justify the opening of a dedicated topic.
I'm sure that many friends will follow the design and build one for there turntables.   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 11:15

Here is the TecnoPlinth, with some of his components. He have been created for function and not for esthetics, but he is really gorgeous and it makes a beautiful turntable, and very, very audiophile !!!...
 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 B0am

Cheers Man
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 12:04

Os giras a roda e o plinto

Os giras a roda não são todos iguais, é uma evidência!, e as diferenças são tanto da ordem da qualidade que da concepção global. A partir deste facto, um "plinth" para um Garrard não vai ser obrigatoriamente o mesmo que para um TD124, Dual ou Lenco. Os Garrard, TD124, EMT930, Rek-o-Kut... foram concebidos para ser pouco sensiveis ao suporte, possuindo corpos injectados, rigidos e estàveis e mecânicas de alta qualidade. Então, se excluirmos a suspensão e o peso do suporte, não hà nada a fazer para amelhorar muito estes giras. Ao contrario um Lenco, Dual e outros, téem deficiências de fabricação que podem ser amelhoradas com um suporte adaptado...

Um Lenco, é uma mecanica de qualidade, mas com uma fabricação global modesta em relação aos grandes giras a roda, mas é de uma inteligência conceptual superior, e então possede a possibilidade (teorica) de suplantar os outros, se os seus inconvenientes forem eliminados...

Neste estado de espirito, torna-se evidente que um suporte para um Lenco, deveria possuir os meios de eliminar ou reduzir os seus principais defeitos. A maior parte das "caixas", para estes aparelhos joga sempre com os mesmos elementos, ou seja, o peso, os materiais, a forma e a finição... Ora nenhum destes aspectos, não amelhora "objectivamente" este gira à escuta, pois o unico que vai intervir é o peso e a suspensão, mas criando outros problemas atràs... o que é uma maneira de andar à volta!!!...

A amelhoração da mecânica é uma solução, mas que tém os seus limites também!... e mesmo com um novo eixo, roda e amelhorações estructurais (como faz o Jean Nantais), os limites do gira continuam a actuar contra a evolução do mesmo. A melhor maneira de verdadeiramente avançar, não é de amelhorar as qualidades, mas de reduzir/eliminar os defeitos!, e assim criar uma situação nova e mais adaptada à reprodução de qualidade... foi o que tentei fazer!!!...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 12:16

Mesmo que o plinth é bem bonito (em minha opinião).  Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 12:37

Thank you Paulo, this type of plinth is new to me and indeed very interesting!

Many, questions arise, but I wait now for the things to come...

Regarding Dual, these come usually with a spring suspension, which should make them widely insensitive to the plinth. But anyway I tried the Dual without springs in my "testing plinth" (made of several cut-out layers of plywood which were glued together) and it sounded better defined without springs. Drawback of direct coupling is a great sensitivity to any noise coming from the shelf. Bolting the chassis to the plinth resulted in a dead sound. Best sounding solution was in my ears the chassis simply laying on the plinth, coupled via 4 thin rubber pieces. But this solution is not very practical in daily use.
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 12:50

TD124 escreveu:
Os giras a roda e o plinto

Os giras a roda não são todos iguais, é uma evidência!, e as diferenças são tanto da ordem da qualidade que da concepção global. A partir deste facto, um "plinth" para um Garrard não vai ser obrigatoriamente o mesmo que para um TD124, Dual ou Lenco. Os Garrard, TD124, EMT930, Rek-o-Kut... foram concebidos para ser pouco sensiveis ao suporte, possuindo corpos injectados, rigidos e estàveis e mecânicas de alta qualidade. Então, se excluirmos a suspensão e o peso do suporte, não hà nada a fazer para amelhorar muito estes giras. Ao contrario um Lenco, Dual e outros, téem deficiências de fabricação que podem ser amelhoradas com um suporte adaptado...

Um Lenco, é uma mecanica de qualidade, mas com uma fabricação global modesta em relação aos grandes giras a roda, mas é de uma inteligência conceptual superior, e então possede a possibilidade (teorica) de suplantar os outros, se os seus inconvenientes forem eliminados...

Neste estado de espirito, torna-se evidente que um suporte para um Lenco, deveria possuir os meios de eliminar ou reduzir os seus principais defeitos. A maior parte das "caixas", para estes aparelhos joga sempre com os mesmos elementos, ou seja, o peso, os materiais, a forma e a finição... Ora nenhum destes aspectos, não amelhora "objectivamente" este gira à escuta, pois o unico que vai intervir é o peso e a suspensão, mas criando outros problemas atràs... o que é uma maneira de andar à volta!!!...

A amelhoração da mecânica é uma solução, mas que tém os seus limites também!... e mesmo com um novo eixo, roda e amelhorações estructurais (como faz o Jean Nantais), os limites do gira continuam a actuar contra a evolução do mesmo. A melhor maneira de verdadeiramente avançar, não é de amelhorar as qualidades, mas de reduzir/eliminar os defeitos!, e assim criar uma situação nova e mais adaptada à reprodução de qualidade... foi o que tentei fazer!!!...

Até+

Nem mais!   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 13:11

mannitheear escreveu:
Thank you Paulo, this type of plinth is new to me and indeed very interesting!

Many, questions arise, but I wait now for the things to come...

Regarding Dual, these come usually with a spring suspension, which should make them widely insensitive to the plinth. But anyway I tried the Dual without springs in my "testing plinth" (made of several cut-out layers of plywood which were glued together) and it sounded better defined without springs. Drawback of direct coupling is a great sensitivity to any noise coming from the shelf. Bolting the chassis to the plinth resulted in a dead sound. Best sounding solution was in my ears the chassis simply laying on the plinth, coupled via 4 thin rubber pieces. But this solution is not very practical in daily use.

Just put your questions, and i'll try to answer!!!

In what concerns suspension, this is the perfect exemple why we still at the same point after all these décades!!!... because we don't put the right questions, so we obtain the bad answers!!!...

Why do we suspend an idler turntable???... what do we expect with that aproach?... and in fact, we want to reduce rumble, but it is impossible that way, the only thing that we do its to reduce the incoming and outcoming vibrations... but the rumble still the same!!!...

An idler turntable, produces more vibrations than a belt one, but the vobrations are better damped and shorter in time. So, when they are suspended with springs, the sound is smooth but whithout impact, and when they are solid coupled... the sound have impact but is not subtle, and we begin to search an intermediate way to obtain a correct sound!!!... but it's always a non-equilibrated compromise...

The way that i find, is to put the plinth in an active processus, to strugle against these problems... and actually, by the analisys of the results, both objective and subjective, i think that's a new open door, for the idler designs...

Cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 13:34

TD124 escreveu:


Just put your questions, and i'll try to answer!!!


Hi Paulo,

here are the first:

Which materials you did use?
What are the functions of the tension layer?
How exactly the tension layer is joined to the structural layer?
How are the dimensions of the tension pillars?
How is the chassis coupled to the plinth?
What is the function of the geometry brake? (Looks similar to a "sound post" in bowed instruments...)
What is the spindle break?
How does the geometry/tension adjustment work?
Which feet do you use under the plinth?

I would like to understand how it works and then I can think wether and how it could be adapted to Dual.

But, honestly, if you do not want to reveal all details of your research, I can understand that.

Cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 15:48

mannitheear escreveu:
TD124 escreveu:


Just put your questions, and i'll try to answer!!!


Hi Paulo,

here are the first:

Which materials you did use?

The plinth is made in medium (10mm) and plywood (16mm) in alternate layers as you see!... six total layers wich give a total of 78mm...

What are the functions of the tension layer?

The tension layer is the "ground" of the turntable, it supports 4 rigid silent blocks where the Lenco sits! I've called him "tension layer" because he supports the height of the TT and the tension of the bolts... because the bolts pass this layer (without touch) and they go to the bottom of the plinth, they pass the structural layer also (without touch) and they are fixed on the feet side... That way, this layer is in tension!!!...

How exactly the tension layer is joined to the structural layer?

They are joined in both lateral sides, by the tension pillars and the all glued together...

How are the dimensions of the tension pillars?

They have 7cm x 40cm...

How is the chassis coupled to the plinth?

As i've said, the 4 long bolts pass trough the silent blocks, and they are fixed with nuts on the feet side, but they not touch the plinth till that point!...

What is the function of the geometry brake? (Looks similar to a "sound post" in bowed instruments...)

This hard wood point, éliminates the possibility of wood geometry rupture, if we screw the chassis with a strong (exagerate) force!... because the plinth is a little bit elastic on +/-2mm...

What is the spindle break?

The spindle break is the heart of the system and i'm prod of it. Its a piece of fiber glass/epoxy (rigid but elastic), that pulls the spindle bottom to the top, with an elastomer. It creates the opposite force of the 4 bolts, and stabilises the chassis geometry... that way, no need to renforce the lenco chassis, because he is dead quiet!!!...

How does the geometry/tension adjustment work?

The chassis when he is without tension, is separate of 2.5mm of the tension layer. In that case the sound is smooth and rapid. If you screw the bolts then the sound is more clear, rapid and impressive in dinamics, but playing with the 4 bolts and a spirit level on the chassis, you can modify the level, between the chassis and the second arm, and put them in a perfect level, or as you wish... we can tune the sound, without bad results !!!...

Which feet do you use under the plinth?

I've just four rubber feet from eBay, used in the "flight cases"... nothing special, cos there's no need!...

I would like to understand how it works and then I can think wether and how it could be adapted to Dual.

I hope, that is more clear. In fact is a plint with opposite forces up/down, that are rigid and elastic, and by that structure it compensâtes any vibration from Inside or outside, because it creates the opposite vibration, and in an opposite way they are eliminated. The structural layer are in opposition with the tension layer, so any vibration in the sistem are, virtually reduced!!!...

PS: To resume the idea, if a vibration on the tension layer have the value of (+1), by the fixation bolts it will introduce a vibration of (-1) on the structural layer, and they are reduced at the structural pillars that are the(nulling point). It's an "elastic by the material (tensional)" suspension like Rui Borges, but doubled and in opposition, that's the reason because i've called "active"... but attention, please don't think its simple, because there are a lot of things, that i've not talk about, as the "elastic" relationship between up and down forces...  and i hope, that you've understand me because, it's not simple to explain in french, i speak to bad portuguese for that, and it's even worst in english, so please be cool...


Cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 16:49

Thank you very much for the information, Paulo!

It's obviously a quite sophisticated design, cannot remember seeing something similar before.  Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 754215 

Perhaps I can see and hear it one day...

Now I have to think about it.

Cheers
Manfred
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 18:23

mannitheear escreveu:
Thank you very much for the information, Paulo!

It's obviously a quite sophisticated design, cannot remember seeing something similar before.  Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 754215 

Perhaps I can see and hear it one day...

Now I have to think about it.

Cheers
Manfred


Overwhelming design (one more) from our Paulo. He is a real audio investigator, and we are proud and privileged to have him in our Forum.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 18:29

António José da Silva escreveu:
mannitheear escreveu:
Thank you very much for the information, Paulo!
...
Perhaps I can see and hear it one day...

Now I have to think about it.

Cheers
Manfred

... and we are proud and privileged to have him in our Forum.

You just want one or two bottles, of "that" french wine !!!...   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 369139 

 lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Fev 07 2014, 18:31

TD124 escreveu:


You just want one or two bottles, of "that" french wine !!!...   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 369139 

 lol! 


You're unveiled my bolted head ou em português, descobriste-me a careca.   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 265963 

(acho que mereci as garrafas).  lol! 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySáb Fev 08 2014, 21:28

Pena este membro só ter colocado um post, mesmo assim vale a pena relembrar.


https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1327-desde-pindorama-mais-propriamente-de-sao-paulo-sp

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySáb Fev 08 2014, 22:03

António José da Silva escreveu:
Pena este membro só ter colocado um post, mesmo assim vale a pena relembrar.


https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1327-desde-pindorama-mais-propriamente-de-sao-paulo-sp

É de facto uma pena, depois de uma entrada daquelas !
Talvez se lhe mandar-mos um email ele se lembre de nós....
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySeg Fev 10 2014, 08:36

Milton escreveu:
António José da Silva escreveu:
Pena este membro só ter colocado um post, mesmo assim vale a pena relembrar.


https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1327-desde-pindorama-mais-propriamente-de-sao-paulo-sp

É de facto uma pena, depois de uma entrada daquelas !
Talvez se lhe mandar-mos um email ele se lembre de nós....

Efectivamente não tinha reparado no post!... respeito pela apresentação!!!... quero mais!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyQui Ago 07 2014, 17:35

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Idt1j8

A saga Lenco/Thorens/M75!... também não acabou... està mesmo apenas a começar...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyQui Ago 07 2014, 18:02

TD124 escreveu:


Até+


...e que não demores muito.   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 491368 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyQui Abr 16 2015, 18:18

È sò para lembrar que os giras a roda são os melhores !!! cheers

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyQui Abr 16 2015, 18:22

TD124 escreveu:
È sò para lembrar que os giras a roda são os melhores !!! cheers

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 438006128

We'll see! bounce
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyQui Abr 16 2015, 18:33

mannitheear escreveu:
TD124 escreveu:
È sò para lembrar que os giras a roda são os melhores !!! cheers

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 438006128

We'll see! bounce

Look to this beauty...  better then the Fujiyama on winter !!!...
 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 O8b7me

I'll send you a mail tomorrow, I'm still working on a Lenco   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 2613325421

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyQui Abr 16 2015, 18:37

No panic! I can wait....
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptyQui Abr 16 2015, 18:40

mannitheear escreveu:
TD124 escreveu:
È sò para lembrar que os giras a roda são os melhores !!! cheers

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 438006128

We'll see! bounce



You far too soft with this guy...  Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 524928826

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Abr 17 2015, 18:52

Ordem decrescente de qualidade. (provavelmente)

Roda - direct drive - correia
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Abr 17 2015, 18:55

Ajgarcia escreveu:
Ordem decrescente de qualidade. (provavelmente)

Roda - direct drive - correia


Assim vais arranjar guerra. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 EmptySex Abr 17 2015, 19:04

António José da Silva escreveu:
Ajgarcia escreveu:
Ordem decrescente de qualidade. (provavelmente)

Roda - direct drive - correia


Assim vais arranjar guerra. lol!

Will have soon all three drive types in friendly coexistence here!  Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





 Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube da "Rodinha" aka Idler's    Clube da "Rodinha" aka Idler's - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Clube da "Rodinha" aka Idler's
Ir para o topo 
Página 2 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Clube Kenwood
» Hot Clube.
» Clube 15"
» Clube Rui Borges Turntables
» Clube Thorens

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: