Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP

Ir para baixo 
+13
fu-leng
Mário Franco
luis lopes
barrabas
Holbein Menezes
tomaz
zaratustra
manuel fonseca
Milton
Stereo
Vodoo
António José da Silva
Nestor Natividade
17 participantes
AutorMensagem
Nestor Natividade




Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/07/2011
Idade : 79
Localização : Rua Francisco Dias Velho 95, 3º Andar, apto. 32, São Paulo, 04581-900 SP, Brasil

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptySex Jul 08 2011, 07:46

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP

Um olá de Pindorama a todos portugueses.

Tenho muito prazer em ser admitido em um fórum do qual participam tantos apaixonados pelo nosso particular universo, o Áudio.

Sou paulistano, casado, tenho dois filhos já crescidos e sou engenheiro por formação e profissão. Tenho 67. Sou autodidata em muitas áreas, mas particularmente gosto da Acústica dos Pequenos Espaçoas Enclausurados, um nicho especial da Acústica Arquitetônica. Nas horas vagas, ou inesperadamente, tanto faz, torno-me um inventor. Também tenho visão subnormal e hoje o monitor do computador, para mim, é um lugar mais útil que aquele dos livros impressos.
Esta é a primeira vez que participo de um fórum / lista de discussão hospedado em Portugal. Assim, é oportuno descrever um pouco a minha pessoa para aqueles do outro lado da conexão por banda larga.

Sou um iconoclasta convicto. Não aceito a mesmice do mainstream, do prêt-à-porter. Acredito na individualidade de cada ser o que diretamente implica na individualidade das necessidades de cada um. Sempre busco enxergar qualquer problema / situação usando a hipótese da Situação Reversa. É fascinante como as pessoas preferem ficar olhando para o próprio umbigo, onde residem suas pré-concepções, em vez de olharem para frente na busca de novos horizontes. Estou aberto ---sempre--- às novas idéias ou maneiras de se pensar algo. Posso mudar de opinião e ficar em oposição de fase frente à anterior, o escandaliza alguns e choca outros que, como as ostras, preferem não mudar de posição. A verdade sobre algo sempre é momentânea...

A minha formação exige que eu seja preciso. Assim, sou franco e direto. Idéia alguma fica nas entrelinhas.
Também escrevo em Brasileiro e não em Português. Portugueses falam o Português. Brasileiros falam uma outra língua que apresenta algumas semelhanças àquela ancestral mais próxima. Não somente a sintaxe varia aqui (inclusive de lugar para lugar), mas também o sentido das palavras que, todavia, por vezes apresentam grafias muito próximas. Assim, peço de antemão perdão a vocês locais e aos meus antepassados açorianos pelo falar do texto.
Não traduzo palavras e expressões do jargão técnico. Como os italianos, digo que traduzir é trair (... o sentido original e particular do termo). Assim, comumente o texto fica híbrido com o uso liberal de termos originais a duas ou mais línguas. Não somente não traduzo mas também abjeto o emprego de expressões tolas ou com sentido dúbio ou indefinido, tais como as onipresentes "organicidade", "palco sonoro", "som líqüido", "fast bass", etc., etc... A Acústica, como qualquer outra ciência firmemente estabelecida, possui um jargão preciso, próprio e internacionalmente aceito pelos acústicos para clara e precisamente descrever as mesmíssimas apreciações subjetivas tão comuns no Áudio amador moderno.

Sobre subjetivismo um esclarecimento especial. Apenas uso uma descrição sensorial subjetiva à luz das medições objetivas do fato em tela e das experiências ulteriores que correlacionaram uma sensação assemelhada à medição objetiva daquele fato. Mais ainda, posso lhes afirmar com segurança que, para um cérebro razoavelmente bem treinado, nem tudo que aparece em uma medição realmente releva para o subjetivo daquilo que ouvimos/medimos e, vez por outra, por outro lado, aquilo que realmente é significativo para o profissional treinado pode estar acima da resolução do software ! Mas não é fascinante !?

Do software. Como meu 'ouvido não é pinico' (vocês o chamam pelo termo arcaico 'urinol', pois não ?) escuto somente boa música executada por (bons) profissionais que trocaram o virtuosismo (do qual eventualmente também são capazes) pela emoção. Escuto música praticamente 24 horas/dia, mesmo enquando durmo, causando profunda irritação na minha paciente cara-metade. Escuto muita música clássica (principalmente piano e música barroca), Jazz (menos o Fusion e aqueles virtuosismos / histrionismos dos fraseados nervosos, ágeis, acelerados e cheios de 'saltos' das pequenas notas tocadas pelo músico. Respeito muito aqueles que gostam desse tipo de música 'intelectual' na qual a harmonia se sobrepõe à melodia, todavia, todavia, ela mais me parece o sem-fim de alguém 'caçando baratas aterrorizadas com um chinelo, sem nunca conseguir acertá-las !' ... é de enlouquecer !). Bossa Nova e música brasileira de raiz, ambas instrumenais ou não, completam o hábito. Música __para mim__ é alimento, deve acalmar a mente inquieta e falar diretamente ao coração, não ao cérebro.

Do hardware. Após tantas décadas, embora realmente não me considere um colecionador compulsivo, de fato, já não sei aquilo que tenho. Mantenho um outro imóvel apenas para os meus discos e equipamentos. Sobre toca-discos (aquilo que curiosamente vocês chamam de 'giradiscos') e gravadores apenas o melhor do melhor, como Studers, EMTs, além de Linn LP12s e outros que tais, incluindo um Gray BH-16 virginal e outros dinosauros ainda bem vivos.

Pessoalmente, como projetista e construtor de sonofletores e toca-discos, achei perturbador apenas muito recentemente tomar conhecimento de um português chamado Rui Borges projetista e construtor (daqueles que constroem para vender comercialmente em série) de TDs 'world class', usando conceitos tradicionais + materiais não usuais ! Respeito muito aqueles que ultrapassam o mundo dos protótipos e se lançam no comércio.
O que mais vocês portuguese, sempre tão conservadores e 'fechados', poderiam mostrar para este ninguém de além-mar ? Considero hoje uma falha gritante de minha parte, tola mesmo, ter permanecido à margem daquilo que aí acontece(eu) pós-Revolução dos Cravos.

Gostaria muito de trocar idéis e experiências sobre projetos de horns e Open-Baffles (OBs). Durante anos usei diferentes DSPs __não, não, 'aquele' da Behringer não__ mas sim aqueles verdadeiramente PROs, como BSS, Symnet e mais um outro cujo fabricante não me lembro no momento. Ainda uso um Symnet: ele é flexível, um tanto complexo mas seu 'áudio' é realmente bom, embora use terminais para os I/O balanceados do tipo EuroBlock. Sonicamente esses conectores são excepcionais (mais 'dentro' do conceito 'Minimum Metal Interfece' é quase impossível de ser concebido), além de inacreditavelmente baratos !! Todavia (sempre há um porém), são um pesadelo para o uso de todo aquele que cotidianamente experimenta alternativas, com cabos inclusivee. Melhor será preservar a sanidade mental e construir uma interface externa e segura entre EuroBlocks e XRLs. Se não entendeu minha observação, acredite, você fará um 'curso intensivo' sobre praticidade assim que decidir usá-los !
Meu próprio desenho de uma modificação no Garrard 301 (mesmo nos detalhes visualmente indetectável de um outro qualquer dito 'original'), lado a lado --em satisfação subjetiva-- ultrapassa em larga margem um J. A. MIchell Orbe SE (Spider Edition) + HR PSU (uma limitadíssima série 'Aniversary' ou algo parecido). Esse 301 ainda usa 'greas bearing' e a PSU Archivist Power Supply da Loricraft. Nele podem ser usados até quatro braços diferentes e, grosseiramente, seu peso, completo, é de 80Kg. O 'pulo do gato' (vocês também usam essa expressão ?), todavia, está numa solução específica para o motor (que ainda é aquele 220VAC/50Hz/16 Watts original de fábrica). Gostaria muito de trocar idéias com os participantes deste fórum bem como com o Sr. Rui Borges sobre sua particular opção em ainda usar motores AC sincrônicos (ele está na contra-mão do mainstream e deve haver uma razão para isto).

Para tudo não ficar em 'brancas nuvens' ou apenas na saliva do meu palavrório sem fim, incluo abaixo algumas fotos de uma instalação para um cliente. O preamp é um EMT JPA-66, o TD é o tal Garrard 301 'hot-roded', amplificadores AudioPax (médios e agudos) e Carver Silver Seven (sim, aquele mesmo, todavia extensiva e penosamente modificado ad nauseum para evitar os erros originais de projeto, tudo sob a gerência de um DSP Symnet. Os sonofletores all-horn de três vias (800Hz e 9KHz) usam bass-drivers Altec 515, e os drivers adicionais são JBL que usam diafragmas de Berílio. O projeto original (com ouros drivers)foi encaminhado pelo Bei Yamamura no início dos anos 80 e era para ser inteiramente construido em alumínio fundido, mas erros foram notados no desenho original e, assim, as (quatro) cornetas foram construidas inteiramente em areia (!!) contida por uma fina película de fiberglass. O horn de graves tem seu cutoff operacional (isto é, aquele efetivo) em 60Hz e ---não usa--- uma câmara traseira para enclausurar os woofers. Mais difícil foi fazer a transição (auditivamente não detectável em timbre e nível) entre os bass-horns e o subwoofer autoamplificado da Reveln que cuida do espectro inferior mais extremo. Demorei exatamente dois anos para obter este resultado que, aliás, não teria sido possível sem um DSP governando tudo + o uso de dois computadores operando simultaneamente e em real-time: um gerenciando o software residente no DSP e outro exclusivamente medindo em real-time cada mudança de performance e timbre (entenda-se o transiente sem over-shooting dos bass-horns), usando softwares diversos, dentre eles o SMAART, um 'pau-para-toda-a-hora'.

Espero que tenham apreciado esta apresentação e que o exemplo citado influencie aqueles que preferem ciência no lugar do achismo, seja aí, seja aqui em Pindorama.


Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 70057512

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 49791418

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 80230484

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 61928376
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptySex Jul 08 2011, 10:55

Caro Nestor. A sua apresentação seria digna de um prémio se ele existisse para apresentações. Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 754215

Esse Garrard 301 é a coisa mais linda que já vi até aos dias de hoje. Uma obra de arte que alberga um lendário e meritório "toca discos".

Parabéns. Vá partilhando o seu conhecimento, equipamentos e gostos musicais connosco.


Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 96146

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptySex Jul 08 2011, 14:21

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 96146
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptySex Jul 08 2011, 17:12

Bem-vindo, Nestor! E um bem-haja para esse lado do Atlântico!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptySex Jul 08 2011, 17:35

ÚÚIIIiii esse conjunto Garrard+EMT até faz doer(os cotovelos)

Bem vindo ao Fórum !!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
manuel fonseca
Membro AAP
manuel fonseca


Mensagens : 340
Data de inscrição : 06/04/2011
Idade : 64
Localização : vila nova de famalicao

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptySex Jul 08 2011, 18:09

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 96146
bem-vindo, mas que coisa mais linda!!!!!!!!!!!!!!!!
parabéns, espero que se dê bem por aqui
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptyTer Jul 12 2011, 03:20

Bem-vindo Nestor.

Saudações.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
tomaz
Membro AAP



Mensagens : 355
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 50
Localização : Vila Nogueira de Azeitão

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptyTer Jul 12 2011, 09:44

Excelente apresentação e argumentação. Seja muito bem vindo!
Ir para o topo Ir para baixo
Holbein Menezes
Membro AAP



Mensagens : 71
Data de inscrição : 03/01/2014

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptyQua Fev 12 2014, 20:33


E pensar que eu possui dois desses Garrad 301! Em ambos os quais inverti o induzido do motor de 4 polos para tirá-lo de sob os chassi e pô-lo a uma distância de um metro para mover o prato por meio de correia de transmissão, e não de roldana como de origem.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptyQua Fev 12 2014, 20:59

Holbein Menezes escreveu:

E pensar que eu possui dois desses Garrad 301! Em ambos os quais inverti o induzido do motor de 4 polos para tirá-lo de sob os chassi e pô-lo a uma distância de um metro para mover o prato por meio de correia de transmissão, e não de roldana como de origem.


Caro Holbein.

Uma vida de aprendizagem para se chegar a famosa conclusão de que nada se sabe.  lol! 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
barrabas
Membro AAP
barrabas


Mensagens : 51
Data de inscrição : 25/01/2014
Idade : 48
Localização : Gaia

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptyQua Fev 12 2014, 21:58

As imagens são de ficar de olhos em bico ou em porno mode  Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 1213685197 

Muito bem vindo!
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptyQui Fev 13 2014, 20:29

bem vindo  Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptySex Fev 14 2014, 10:57

Muito interessante, tão interessante como desconcertante.

Desconhecia esta apresentação porque é anterior à minha inscrição no Forum, constacto porém que é já de 2011 e não teve continuidade.

 scratch (uso pela primeira vez este símbolo com a licença do forista Reirato)  lol! 

(este texto foi escrito a arrepio do acordo estupidográfico smedley )
Ir para o topo Ir para baixo
fu-leng
Membro AAP
fu-leng


Mensagens : 333
Data de inscrição : 19/09/2013
Localização : Amadora

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptySex Fev 14 2014, 11:23

bem vindo

boa apresentação Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://rollake35.blogspot.pt/
Duarte Rosa
Membro AAP
Duarte Rosa


Mensagens : 2033
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 48
Localização : Abrantes

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptyDom Fev 16 2014, 19:29

Bem vindo ao AAP  Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 96146 

Magnifica apresentação!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Djlitss
Membro AAP
Djlitss


Mensagens : 896
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 57
Localização : Chaves

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptyTer Mar 11 2014, 11:12

Boas

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 754215 

 Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 96146 

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptyQui Ago 07 2014, 18:38

Acabei de ler o post e só me sinto um enormíssimo IGNORANTE no mundo da audio!!  Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 424293 Lindo o seu projecto! Meus parabéns!!  Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 754215 
Ir para o topo Ir para baixo
jcl
Membro AAP



Mensagens : 954
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 64
Localização : Viana do Castelo

Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP EmptySex Ago 08 2014, 14:20

Bem-vindo ao AAP, Nestor.
 Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP 96146
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty
MensagemAssunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP   Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mais que iniciante, mas amante desde a nascença...
» Apresentação - Paulo
» Apresentação | Paulo Monteiro
» Olá, desde as ilhas
» Apresentação - Paulo Guerreiro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação-
Ir para: