Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda devo ponderar uma troca???

Ir para baixo 
+2
António José da Silva
autofaisca
6 participantes
AutorMensagem
autofaisca
Membro AAP
autofaisca


Mensagens : 104
Data de inscrição : 08/03/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 21:10

Ajuda devo ponderar uma troca??? 58893   Boas Noites caros amigos, tenho visto aqui e em outros fóruns que o thorens TD-160 é um bom gira discos!
e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver!

Ajuda devo ponderar uma troca??? 21181   e já agora aproveito para perguntar quais as diferenças do Thorens 140, 160 e o 166?

Um Grande Obrigado a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 21:19

autofaisca escreveu:
Ajuda devo ponderar uma troca??? 58893   Boas Noites caros amigos, tenho visto aqui e em outros fóruns que o thorens TD-160 é um bom gira discos!
e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver!

Ajuda devo ponderar uma troca??? 21181   e já agora aproveito para perguntar quais as diferenças do Thorens 140, 160 e o 166?

Um Grande Obrigado a todos.
As diferenças entre os modelos são basicamente nas funções e qualidade. O 160 têm um veio de 10mm e nem todos os modelos o têm, para não falar no sub-prato em metal e alguns em plástico. Mas são todos bastante competentes.

Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira.

Se poderes, tenta ouvir um e compara.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
autofaisca
Membro AAP
autofaisca


Mensagens : 104
Data de inscrição : 08/03/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:11

António José da Silva escreveu:
As diferenças entre os modelos são basicamente nas funções e qualidade. O 160 têm um veio de 10mm e nem todos os modelos o têm, para não falar no sub-prato em metal e alguns em plástico. Mas são todos bastante competentes.

Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira.

Se poderes, tenta ouvir um e compara.

Boa noite amigo António, desde já agradeço a ajuda, mas na sua resposca tenho que criar mais uma pergunta sendo o prato interior do 160 metálico não interfere com a celula mc, visto esta ser magnetica?
A menos que o prato seja de um metal nao ferroso, do tipo aluminio!
Alguem sabe?
obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:16

Quando disse "metalico", fui demasiado generalista e foi só para destingir do de plástico. O parto e sub-prato é em material não ferroso.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
autofaisca
Membro AAP
autofaisca


Mensagens : 104
Data de inscrição : 08/03/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:19

António José da Silva escreveu:
Quando disse "metalico", fui demasiado generalista e foi só para destingir do de plástico. O parto e sub-prato é em material não ferroso.  

Ok, assim fico mais descansado.
amigo Antonio e já agora o thorens 145, o que me diz?
é muito inferior aos outros 2?
obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:26

autofaisca escreveu:
António José da Silva escreveu:
Quando disse "metalico", fui demasiado generalista e foi só para destingir do de plástico. O parto e sub-prato é em material não ferroso.  
Ok,  assim fico mais descansado.
amigo Antonio e já agora o thorens 145, o que me diz?
é muito inferior aos outros 2?
obrigado.


É bastante idêntico apesar de se tratar de um semi-automático e de ter o veio com 8mm. Mas não é por isso que é um mau gira. Mas se poderes ir para o 160...

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
autofaisca
Membro AAP
autofaisca


Mensagens : 104
Data de inscrição : 08/03/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:31

António José da Silva escreveu:
É bastante idêntico apesar de se tratar de um semi-automático e de ter o veio com 8mm. Mas não é por isso que é um mau gira. Mas se poderes ir para o 160...

pois o problema está tambem ai, pois neste momento estao 2 há venda
o 145 e o 166.
Parece que os 160 não aparecem muito. Ajuda devo ponderar uma troca??? 57537
mas também podemos esperar um pouco, mas confesso que às vezes é difícil esperar. Ajuda devo ponderar uma troca??? 317942
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:33

Tem o sub-prato em plástico e veio de 8mm.

Mas podes comparar com o Rega Ajuda devo ponderar uma troca??? 936335 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
autofaisca
Membro AAP
autofaisca


Mensagens : 104
Data de inscrição : 08/03/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:36

António José da Silva escreveu:
Tem o sub-prato em plástico e veio de 8mm.

Mas podes comparar com o Rega Ajuda devo ponderar uma troca??? 936335 

pois mas para isso ja tenho o meu rega. Ajuda devo ponderar uma troca??? 424293 
e gastar por gastar que se gaste de uma vez! lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:38

António José da Silva escreveu:
autofaisca escreveu:
Ajuda devo ponderar uma troca??? 58893   Boas Noites caros amigos, tenho visto aqui e em outros fóruns que o thorens TD-160 é um bom gira discos!
e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver!

Ajuda devo ponderar uma troca??? 21181   e já agora aproveito para perguntar quais as diferenças do Thorens 140, 160 e o 166?

Um Grande Obrigado a todos.
As diferenças entre os modelos são basicamente nas funções e qualidade. O 160 têm um veio de 10mm e nem todos os modelos o têm, para não falar no sub-prato em metal e alguns em plástico. Mas são todos bastante competentes.

Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira.
António, esse "um som mais cheio e um grave bem mais poderoso" deve-se a quê? scratch 
À estabilidade de rotação, à ausência de ressonâncias (ou excesso das mesmas), às características do braço?
Estou longe de perceber de giras mas em teoria apenas a "tonalidade" da célula deveria afectar a resposta de frequências… Suspect 

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:45

ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
autofaisca escreveu:
Ajuda devo ponderar uma troca??? 58893   Boas Noites caros amigos, tenho visto aqui e em outros fóruns que o thorens TD-160 é um bom gira discos!
e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver!

Ajuda devo ponderar uma troca??? 21181   e já agora aproveito para perguntar quais as diferenças do Thorens 140, 160 e o 166?

Um Grande Obrigado a todos.
As diferenças entre os modelos são basicamente nas funções e qualidade. O 160 têm um veio de 10mm e nem todos os modelos o têm, para não falar no sub-prato em metal e alguns em plástico. Mas são todos bastante competentes.

Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira.
António, esse "um som mais cheio e um grave bem mais poderoso" deve-se a quê? scratch 
À estabilidade de rotação, à ausência de ressonâncias (ou excesso das mesmas), às características do braço?
Estou longe de perceber de giras mas em teoria apenas a "tonalidade" da célula deveria afectar a resposta de frequências… Suspect 

R

As razões devem de ser muitas, rolamento cuidado (a Thorens tem tolerâncias excelentes), as características técnicas cuidadas, o isolamento etc. Tudo isto deve de ser a razão para que extraia mais das espiras. Também pode ser que as cabeças que os desenvolviam sabiam o que estavam a fazer. O certo é que em comparação direta com o Rega, o som é bem mais definido e encorpado.

Eu sei que as tuas perguntas são fruto do descrédito, Razz mas é assim que muita malta ouve as diferenças.

E não, não é só a célula que manda.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 22:50

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
autofaisca escreveu:
Ajuda devo ponderar uma troca??? 58893   Boas Noites caros amigos, tenho visto aqui e em outros fóruns que o thorens TD-160 é um bom gira discos!
e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver!

Ajuda devo ponderar uma troca??? 21181   e já agora aproveito para perguntar quais as diferenças do Thorens 140, 160 e o 166?

Um Grande Obrigado a todos.
As diferenças entre os modelos são basicamente nas funções e qualidade. O 160 têm um veio de 10mm e nem todos os modelos o têm, para não falar no sub-prato em metal e alguns em plástico. Mas são todos bastante competentes.

Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira.
António, esse "um som mais cheio e um grave bem mais poderoso" deve-se a quê? scratch 
À estabilidade de rotação, à ausência de ressonâncias (ou excesso das mesmas), às características do braço?
Estou longe de perceber de giras mas em teoria apenas a "tonalidade" da célula deveria afectar a resposta de frequências… Suspect 

R
As razões devem de ser muitas, rolamento cuidado (a Thorens tem tolerâncias excelentes), as características técnicas cuidadas, o isolamento etc. Tudo isto deve de ser a razão para que extraia mais das espiras. Também pode ser que as cabeças que os desenvolviam sabiam o que estavam a fazer. O certo é que em comparação direta com o Rega, o som é bem mais definido e encorpado.

Eu sei que as tuas perguntas são fruto do descrédito, Razz mas é assim que muita malta ouve as diferenças.

E não, não é só a célula que manda.
Não é verdade, eu não tenho um gira-discos mas gosto de perceber como funciona, e de que modo é que os diferentes elementos mecânicos afectam o som.

Neste caso acho estranho que um gira produza um som com "mais" graves e mais "encorpado" se usarmos a mesma célula…
Eu diria que isso são ressonâncias, e nesse caso o som "quente" e "encorpado" é tão indesejável como o "boom" que resulta de um mau posicionamento das colunas.
Vamos ver se o Paulo nos ajuda…

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:01

Isso é realmente o resultado da tua falta de conhecimento em relação à matéria.

Usando as analogias que tanto gostas, a Campagnolo tem vários componentes para o ciclismo de estrada. Temos os desviadores de topo que custam uma fortuna e os desviadores mais em conta. Todos funcionam bem estando a diferença no na qualidade do material e ganho em peso. Individualmente visto (componente a componente) a diferença é mínima, mas se se juntarem todos os componentes que constituem a transmissão, o ganho é considerável.

Quando abordas a questão pelo lado negativo de que o acréscimo em algo" são ressonâncias", não deves de colocar de parte que pode ser o inverso.

O certo é que a experiência de pessoas que fizeram comparações diretas é quase unânime naquilo que ouve....apesar de saber de que não acreditas no que se ouve.Razz Razz 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:09

O braço é um elemento mecanico que em conjunto com a celula pode influenciar o som resultante.
Mais confusão me faz atribuirem propriedades sonoras ao transporte dos leitores de cd...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:20

Um amigo meu, Eng. Eletrotécnico muito entendido em áudio e que escreve (sem fins lucrativos de espécie alguma) para revistas (também elas sem fins lucrativos), um dia disse-me a seguinte frase;

"Há que tentar extrair a gordura da compota."

Ao que eu perguntei....gordura na compota? E ele explicou-me que alguns cientistas também se perguntaram qual a razão de haver gordura na compota (em escala mínima). E o resultado é de que no esmagamento da fruta, também são esmagados alguns seres que nós preferíamos que não estivessem lá, mas estão. Laughing Laughing 

E é nessa escala pequena que no áudio se podem ganhar (e não é forçosamente distorção) mais qualquer coisa.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:23

Milton escreveu:
O braço é um elemento mecanico que em conjunto com a celula pode influenciar o som resultante.
Mais confusão me faz atribuirem propriedades sonoras ao transporte dos leitores de cd...
A mim também me faz confusão. Wink 

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:24

ricardo onga-ku escreveu:
Milton escreveu:
O braço é um elemento mecanico que em conjunto com a celula pode influenciar o som resultante.
Mais confusão me faz atribuirem propriedades sonoras ao transporte dos leitores de cd...
A mim também me faz confusão. Wink 

R
Tudo o que não são 1111 e 000 te faz confusão. lol! 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:25

António José da Silva escreveu:
Um amigo meu, Eng. Eletrotécnico muito entendido em áudio e que escreve (sem fins lucrativos de espécie alguma) para revistas (também elas sem fins lucrativos), um dia disse-me a seguinte frase;

"Há que tentar extrair a gordura da compota."

Ao que eu perguntei....gordura na compota? E ele explicou-me que alguns cientistas também se perguntaram qual a razão de haver gordura na compota (em escala mínima). E o resultado é de que no esmagamento da fruta, também são esmagados alguns seres que nós preferíamos que não estivessem lá, mas estão. Laughing Laughing 

E é nessa escala pequena que no áudio se podem ganhar (e não é forçosamente distorção) mais qualquer coisa.
Lembraste-me de uma conversa que tive com o Rui Borges, só que a sua (dele) analogia era com carros de formula 1.
Fiquei com a ideia de que as qualidades no caso do gira eram subtractivas e não aditivas, daí ter referido as ressonâncias produzidas pelo gira e/ou pelo braço.

R


Última edição por ricardo onga-ku em Dom Nov 03 2013, 23:27, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:26

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Milton escreveu:
O braço é um elemento mecanico que em conjunto com a celula pode influenciar o som resultante.
Mais confusão me faz atribuirem propriedades sonoras ao transporte dos leitores de cd...
A mim também me faz confusão. Wink 

R
Tudo o que não são 1111 e 000 te faz confusão. lol! 
Nada disso…faz-me confusão certas propriedades sonoras atribuídas aos transportes dos leitores de CD. Rolling Eyes Ajuda devo ponderar uma troca??? 2613325421 geek afro 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:30

ricardo onga-ku escreveu:

Fiquei com a ideia de que as qualidades no caso do gira eram subtractivas e não aditivas...

R

E como sabes que não é o caso?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:36

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

Fiquei com a ideia de que as qualidades no caso do gira eram subtractivas e não aditivas...

R
E como sabes que não é o caso?
Achas possível que as ressonâncias produzidas pelo Rega possam de alguma forma "abafar" o "calor", ou seja, reduzir a intensidade sonora da gama compreendida entre os 100 Hz e os 300 Hz?
Que tipo de fenómeno físico pode levar a tal? scratch 

R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:41

ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

Fiquei com a ideia de que as qualidades no caso do gira eram subtractivas e não aditivas...

R
E como sabes que não é o caso?
Achas possível que as ressonâncias produzidas pelo Rega possam de alguma forma "abafar" o "calor", ou seja, reduzir a intensidade sonora da gama compreendida entre os 100 Hz e os 300 Hz?
Que tipo de fenómeno físico pode levar a tal? scratch 

R

Acho possível que seja superior porque já ouvi juntamente com mais pessoas (desinteressadas). Aquilo que nós achamos não é bem o que está em causa, mas quando várias pessoas ouvem de modo idêntico, é um indicador forte.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyDom Nov 03 2013, 23:43

ricardo onga-ku escreveu:

Achas possível que as ressonâncias produzidas pelo Rega possam de alguma forma "abafar" o "calor", ou seja, reduzir a intensidade sonora da gama compreendida entre os 100 Hz e os 300 Hz?
Que tipo de fenómeno físico pode levar a tal? scratch 

R
Isso é tanto possivel como o contrario com outra celula.
As celulas são muito sensiveis à massa especifica(e outros fatores) do braço, e é natural que uma celula toque lindamente num braço e a mesma celula toque muito mal noutro braço.
O proprio aperto dos parafusos que seguram a celula influencia o seu desempenho.
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptySeg Nov 04 2013, 01:19

Pára tudo !
Fui informado (por um dos meus acessores Ajuda devo ponderar uma troca??? 707387 ) que andam p'raqui a dizer que OS TD145 TÊM subprato de plástico, veio de 8mm entre outras atrocidades.

Devo informar que no meu burgo habita um TD145 original todo "metalico" e de veio 10mm. O Joel (o belga) confirma o que digo pois encomendei-lhe o espelho para o veio de 10mm há uns meses atrás.

Quanto ao tópico : Nunca na vida trocava qualquer TD 145, 160,166 what da fuck ever... por um Rega RP3.

O maior problema que eventualmente se poderá (remotamente apontar a estes Thorens) é (por via das dúvidas) o braço. Da mesma maneira e pelo sentido oposto o maior upgrade que pode ser feito a estes giras é ....pasme-se .... o braço Ajuda devo ponderar uma troca??? 317942 

Trocar um braço a um TD145 ou qualquer outro TD com auto-stop é o mesmo que cortar um dedo do pé. É assassinar o giradiscos, ou impôr modificações no giradiscos errado : concretamente o botão de CUE do lado direito perde toda a função. Não tem nexo na minha perspectiva.

A investir num TD Thorens mais vale faze-lo num modelo que não tenha Auto-Stop/botão de cue - por exemplo o TD160Super - e que tenha todas as outras boas características, já referidas veio, sub-prato metálico, e já agora assegurar que o motor é mais silencioso. Há TDs bastante ruidosos como o meu por exemplo.
Ganha-se assim um giradiscos mais livre para melhoramentos, lá está : um braço que não os TP16 ou TP11.
O chassis de todos os TD 145, 160,166 e outros similares é bastante bom e penso que não é fácil melhorá-lo porque, já é de construção bastante robusta e capaz. Se tiver o veio rectificado (se houver necessidade disso claro), chumaceira correcta, espelho e lubrificação, é dizer : venham eles....os disco que é o que interessa!

Num gira sem botão de CU (cue) ganha-se também uma aparência mais limpa e sem botões disfuncionais, aquando da modificação do braço.

Não me refiro à ausência da electrónica adicional que comanda o cue e o auto-stop porque a blindagem é notóriamente boa nas versões originais do 145 por ex:. Mas é claro que em teoria isso é uma vantagem nos 160 Super.

Portanto básicamente procurava um TD160Super.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptySeg Nov 04 2013, 06:14

FBatista escreveu:
Pára tudo !
Fui informado (por um dos meus acessores Ajuda devo ponderar uma troca??? 707387 ) que andam p'raqui a dizer que OS TD145 TÊM subprato de plástico, veio de 8mm entre outras atrocidades.
Em relação ao 145, não disse que tinha o subprato em plástico,mas realmente disse que o veio é de 8mm. É uma informação que consta do site alemão sobre a Thorens e que pode bem estar enganado, como o teu comprova.
Diz lá mesmo que basicamente se trata de um 160 com o tal veio mais pequeno e o semi-automático.

Mas é como dizes, são bons e tocam muito bem.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda devo ponderar uma troca??? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptySeg Nov 04 2013, 08:02

FBatista escreveu:
...

Quanto ao tópico : Nunca na vida trocava qualquer TD 145, 160,166 what da fuck ever... por um Rega RP3.
...
Acho que o TD124, tinha escrito isto algures neste forum:

"os que seguem este topico e que fazem atenção aos detalhes devem se dizer neste momento que o TD124 ficou maluco, pois ele està a transformar um Thorens que é um gira suspendido, numa tàbua do estilo Rega!... isto quer dizer que as tàbuas são melhores que os giras suspendidos? ou efectivamente o TD jà se passou de vez, e não acerta uma com a outra... Bom, é possivel que jà esteja passado, e desde hà muito tempo, mas... ainda sei algumas coisitas sobre os giras, então vamos là ver as razões destas escolhas. Bom o Thorens escolhido é um gira suspendido mas não é dos melhores... e o Rega é uma tàbua que também não é das melhores!... e antes que começem a bater no ceguinho deixem là o homem se explicar. Para começar, e sem fazer disto uma lição sobre os giras, vamos dizer que hà ao menos uma lei fundamental na fabricação de um gira, que nunca foi contredita, que é a rigidez eixo/braço. Esta lei, chamada "lei sagrada" pelo JC Verdier, é a base de todos os grandes giras, sem excepção!!! Ora numa analise rapida, vamos perceber que os Thorens da série 150/160 são fracos neste aspecto, pois a contraplaca suspendida é demasiado fina para assegurar essa rigidez, ora que uma tàbua da Rega é muito superior neste aspecto. Mas... comigo hà sempre um mas jà sabem, os Thorens tém uma melhor mecanica que os Rega, ou seja o conjunto motor/eixo/chumaçeira/prato. Então para resumir, se agarrarmos na ideia da Rega que é um gira MUITO inteligente, mas feito economicamente, e transplantar-mos a mecanica da Thorens para cima, a coisa começa a obedecer à "lei sagrada". Se aumentar-mos a rigidez em relação ao Rega e juntar-mos ainda mais umas quantas ideias então... estamos a fazer um "sacana de grande gira", que respeita a primeira lei fundamental. E o que estamos a fazer então!!!
...

PS: Estou consciente e triste que o que venho de dizer possa esmoreçer todos aqueles que possedem um Thorens ou Rega e estam satisfeitos, não é essa a minha intenção voçês sabem, mas as leis são o que são... No entanto hà uma solução rapida e elegante nos dois casos para amelhorar o existente. Para os Thorens, basta tirar a contraplaca e levà-la a um soldador para que ele solde dois tubos de aço de la do e doutro da chumaçeira em direção do braço. Voçês ném vão acreditar nos vossos ouvidos, e para o Rega basta fixar uma tira de aluminio que englobe a chumaçeira e o braço, como a Rega faz hoje nos modelos modernos, até pareçe que eles me ouviram...
Wink "

Acho que estou de acordo com ele !!!...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptySeg Nov 04 2013, 08:27

Mestre Paulo,

É ou não verdade que (ess)a falta de rigidez produz um som "cheio", "quente", talvez com um "acentuar" do grave?

Saudações,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptySeg Nov 04 2013, 08:58

ricardo onga-ku escreveu:
...

É ou não verdade que (ess)a falta de rigidez produz um som "cheio", "quente", talvez com um "acentuar" do grave?

Saudações,
Ricardo
Esse som "quente e cheio" dos Thorens TD150/160, e que na realidade é uma acentuação do baixo médio, o que tém como resultado de criar uma sensação auditiva de "volume" no espectro baixo... é ligado "em parte" à semi-rigidez, mas sobretudo ao tipo de suspensão da contraplaca, e essa sonoridade é partilhada por todos os giras desse tipo como os : Linn, AR, Ariston, Mitchell e mesmo certos Avid etc...

Os giras com contraplaca suspendida e "sem controlo lateral", estão a oscilar em permanência durante a leitura, pois o motor "tira a correia" em permanência, e esta oscilação faz "dançar" a célula no sucalco e aumenta a diafonia e o erro de ângulo!... e isto tém como resultado, um som com falta de definição nas freqências baixas e uma dinamica reduzida nos médios, o que dà um efeito de feltrado "quente"...

Para me meter OnTopic diria, que para mim, trocar um Rega Planar por um Thorens TD150/160 é como trocar um cavalo branco por um preto !!!... ou seja é uma questão de gosto, e não de qualidade pois a soma das avantagens e inconvenientes, de cada gira é idêntica, mas em factores diferentes...

Quanto a alguns pelo mundo, que vêem no termo "tàbua", algo de pejorativo em relação aos Rega gostaria de lembrar que os EMT930, Thorens TD124, Lenco L70, Garrard 301/401 e outros... são simplesmente em termos mecânicos "tàbuas", como os Rega!!!... então visto assim ...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptySeg Nov 04 2013, 09:17

TD124 escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
...

É ou não verdade que (ess)a falta de rigidez produz um som "cheio", "quente", talvez com um "acentuar" do grave?

Saudações,
Ricardo
Esse som "quente e cheio" dos Thorens TD150/160, e que na realidade é uma acentuação do baixo médio, o que tém como resultado de criar uma sensação auditiva de "volume" no espectro baixo... é ligado "em parte" à semi-rigidez, mas sobretudo ao tipo de suspensão da contraplaca, e essa sonoridade é partilhada por todos os giras desse tipo como os : Linn, AR, Ariston, Mitchell e mesmo certos Avid etc...

Os giras com contraplaca suspendida e "sem controlo lateral", estão a oscilar em permanência durante a leitura, pois o motor "tira a correia" em permanência, e esta oscilação faz "dançar" a célula no sucalco e aumenta a diafonia e o erro de ângulo!... e isto tém como resultado, um som com falta de definição nas freqências baixas e uma dinamica reduzida nos médios, o que dà um efeito de feltrado "quente"...

Para me meter OnTopic diria, que para mim, trocar um Rega Planar por um Thorens TD150/160 é como trocar um cavalo branco por um preto !!!... ou seja é uma questão de gosto, e não de qualidade pois a soma das avantagens e inconvenientes, de cada gira é idêntica, mas em factores diferentes...

Quanto a alguns pelo mundo, que vêem no termo "tàbua", algo de pejorativo em relação aos Rega gostaria de lembrar que os EMT930, Thorens TD124, Lenco L70, Garrard 301/401 e outros... são simplesmente em termos mecânicos "tàbuas", como os Rega!!!... então visto assim ...

Até+
Nesse caso:

Meus caros AJS e Milton,

O vosso pedido de desculpa foi aceite. Razz Cool pirat lol! 

R
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptySeg Nov 04 2013, 09:19

autofaisca escreveu:
Ajuda devo ponderar uma troca??? 58893   Boas Noites caros amigos, tenho visto aqui e em outros fóruns que o thorens TD-160 é um bom gira discos!
e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver! ...
Olà autofaisca,

como jà disse, para mim a escolha entre esses dois giras é mais uma questão de gosto pessoal (sonoridade), do que de qualidade!

Os Thorens da série TD150/160, téem uma sonoridade espessa, algo feltrada e são aveludados à escuta, com uma boa extensão da banda nos dois sentidos e uma relativa imunidade ao movél !...

Os Rega são mais Claros, rapidos e definidos ao nivel da sonoridade, dando o sentimento de possuir uma banda mais encurtada e nos dois sentidos. Os Rega são mais sensiveis ao movel aonde estão colocados...

A escolha de uma célula, num caso e outro, que compense as particularidades auditivas de cada um, permite no fim de obter um resultado de grande qualidade...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptySeg Nov 04 2013, 09:45

TD124 escreveu:
Os Thorens da série TD150/160, téem uma sonoridade espessa, algo feltrada e são aveludados à escuta, com uma boa extensão da banda nos dois sentidos e uma relativa imunidade ao movél !...

Os Rega são mais Claros, rapidos e definidos ao nivel da sonoridade, dando o sentimento de possuir uma banda mais encurtada e nos dois sentidos. Os Rega são mais sensiveis ao movel aonde estão colocados...
Essa sensação de que um grave "limpo" (sem distorção) parece menos "extenso" (reprodução de frequências mais baixas) é bem real.

Foi preciso escutar sistemas quasi-fullrange de "bom" desempenho e comparar o som por eles reproduzido com o de instrumentos acústicos ao vivo para eu perceber que o som "cheio" não é natural (as "boas" referências são imprescindíveis para a avaliação do desempenho).

Mas infelizmente muitas gravações pecam por defeito nos graves (e excesso nos agudos), e as colorações produzidas por certos equipamentos acabam por ser uma muleta para as tornar mais agradáveis…e podemos até preferir um som "agradável" em vez de um som natural.

Boas escutas,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptySeg Nov 04 2013, 12:03

António José da Silva escreveu:
FBatista escreveu:
Pára tudo !
Fui informado (por um dos meus acessores Ajuda devo ponderar uma troca??? 707387 ) que andam p'raqui a dizer que OS TD145 TÊM subprato de plástico, veio de 8mm entre outras atrocidades.
Em relação ao 145, não disse que tinha o subprato em plástico,mas realmente disse que o veio é de 8mm. É uma informação que consta do site alemão sobre a Thorens e que pode bem estar enganado, como o teu comprova.
Diz lá mesmo que basicamente se trata de um 160 com o tal veio mais pequeno e o semi-automático.

Mas é como dizes, são bons e tocam muito bem.
Hey, eu não apontei nomes nem dedos Ajuda devo ponderar uma troca??? 22692 .
Com as escutas de que andam a ser alvo, é natural que os alemães mandem cá pra fora informação falsa para "despistar o inimigo".
Por outro lado, era o que faltava : alemães a falar de material Suiço. Gaita!Ajuda devo ponderar uma troca??? 57537 

Tenho a agradecer aos intervenientes o conteúdo intelectual que publicam neste tópico (e forum) que neste caso espero que interessem a quem deu origem a esta conversa, como me interessa a mim.
Gosto particularmente da perspectiva do TD124 que propõe uma saída a direito para o problema : a ideia de reforçar o eixo:chumaceira-pilar do braço.

Mas, tenho também ideia (nunca experimentei, apenas li) de que é possível afinar a tonalidade geral do gira com a tensão empregue nas molas da suspensão.
Ir para o topo Ir para baixo
autofaisca
Membro AAP
autofaisca


Mensagens : 104
Data de inscrição : 08/03/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? EmptyTer Nov 05 2013, 10:16

Bons dias, desde já um agradecimento a todos os colegas aqui do forum. Ajuda devo ponderar uma troca??? 2441895546 
 Por aquilo que deu para perceber nem o thorens é assim tão bom, nem o rega P3 é assim tão mau!
Acho então que vou "tentar", só não sei se vou conseguir e comprar então um Linn Lp12, acho que já vi um há venda por aqui, mas os €€ estão caros. Ajuda devo ponderar uma troca??? 424293 

de qualquer maneira um grande Obrigado pela vossa ajuda. Ajuda devo ponderar uma troca??? 843159 


ps. e já agora se souberem de alguma coisa boa digam, mas a ideia é melhorar!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca???   Ajuda devo ponderar uma troca??? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda devo ponderar uma troca???
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Que amplificador e colunas devo comprar até 500€?
» Que cabo de colunas devo usar para Wharfedale Diamond 220?
» colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar
» Troco
» Troca de tweeter

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: