Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar

Ir para baixo 
+3
António José da Silva
ricardo onga-ku
tos
7 participantes
AutorMensagem
tos




Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/06/2016

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptyDom Jun 12 2016, 23:15

viva caros foristas

estou habituado a ouvir vinil com equipamento dos anos 60/70 - gira-discos AR, amp marantz 2220 ou 1040 e colunas Leak (material do meu pai que comprou nov0 e na altura segundo ele era material de topo) E gosto bastante do som. Se este material estivesse há venda novo comprava-o se tivesse possibilidade financeira.
acontece que agora este material continuará na posse da família e a única coisa que vou aproveitar é um dos amps.
Ainda não me decidi no gira discos. Mas gostava da vossa opinião de umas colunas assim antigas, pesadas britânicas, com construcao semelhante às Leak.

Que marcas de colunas antigas devo procurar?

As únicas que vejo no olx são marantz antigas. Mas que eu saiba, colunas nao foi o forte da Marantz na altura.
As marantz antigas têm construção semelhante às Leak?
Gostava imenso de mimetizar o som que consigo tirar com o equipamento acima referido.

cumprimentos
Diogo
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptyDom Jun 12 2016, 23:46

Essa pergunta é impossível de responder, não só pela subjectividade implícita como pela falta de informação relativa às Leak, ao orçamento, às dimensões da sala...

As colunas são o elemento que mais afecta (negativamente) o sinal e cada modelo tem a sua sonoridade própria.
No que se refere ao som, só ouvindo.
Além disso é comum os apreciadores de equipamentos vintage apresentarem preocupações estéticas que são pessoais e intransmissíveis...

Spendor, Kef, Rogers, Quad, Wharfedale, são marcas inglesas que fabricaram alguns modelos com um desempenho que ainda hoje se destaca.

Boa sorte,
R
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 08:46

Para já, e como gostas mesmo bastante do som que estás acostumado a ouvir e o queres manter, começaria por procurar umas colunas iguais na net.
Se colocares aqui o modelo, até pode ser que a malta ajude a procurar.

Se estás aberto a outras sonoridades, então pode ser que te apareçam outras sugestões de valia comprovada.

Outra coisa interessante de saber e sem a qual será difícil fazer sugestões, é a valor que estás a pensar dar por cada componente (ou o total disponível para tudo).

Eu optaria por ir com calma e passo a passo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
tos




Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/06/2016

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 10:02

Obrigado pelas respostas.
Ricardo - Era mesmo isso que precisava de saber outras marcas britânicas da época; desconheço algumas marcas que mencionou e é já uma boa ajuda.

Antônio - Em relação ao modelo, tenho Leak 2030. Vou tentar encontrar umas iguais mas já tenho a orientação do Ricardo de outras marcas que devo procurar. Em relação ao preço , vou tentar gastar o mínimo até 200€ Nas colunas. Creio que consigo encontrar colunas que me agradem até por muito menos. Não quero colunas que dêem som nítido para isso tenho umas nearfield adam p11a que uso na produção musical. Sinceramente como já sei algumas marcas que devo procurar, agora só tenho de ouvir.
Quando coloquei a questão não era para procurar colunas com o mesmo som porque isso só ouvindo. Mas mais com construção semelhante. Penso que com uma construção semelhante posso deduzir que o som não deve ser muito diferente (posso estar completamente errado mas já é um filtro na procura ). E Pelo que li as Leak tem um método de contrucao tipo Sandwich (não faço ideia do que isso significa).
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 10:30

http://www.ebay.co.uk/itm/Leak-2030-Loudspeakers-Vintage-Classic-Teak-Finish-/272250863247?hash=item3f636a7e8f:g:VbsAAOSw9k5XPkXE

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 10:31

Começo pela Leak, marca que conheço muitíssimo bem:

Colunas: Seria bom que especificassses qual a referência das Leak que está habituado a ouvir.

Na gama Sandwich, existem vários sucessos da altura (nem de todas gosto), mas estão na Alemanha para venda estas que têm um som com que me identifico
http://www.springair.de/lautsprecher/kompaktlautsprecher/72878/leak-sandwich-600

Mas cuidado. O preço hoje pedido por estas colunas não é barato, vá-se lá saber porquê. Nesta altura do campeonato, se arranjares algumas colunas Leak em segunda mão, que não tenham nenhum service recente, então prepara-te para substituir a unidade de médios-graves, a tal de Sandiwich. O seu peso era tal que ao fim de 10/20 anos as borrachas de amortecimentos estavam nas lonas. Nada preocupante, pois a Ajasom (na Damaia, Amadora), continua a fazer o trabalho de recuperação de unidades. Já vi e ouvi o trabalho deles numas unidades iguais a estas e ficaram 5*. Também não é propriamente um trabalho barato, mas aqui reconheço, não ser nada fácil e muito trabalhoso, fazer esta recuperação.

Quanto ao Marantz como amplificação, fiquei na dúvida. O 2020 que conheço era um tuner. O 1040, sim, era um amplificador. Já não me lembro se são ainda da era US, ou já da made in Japan

O Mtz 2020 http://www.marktplaats.nl/a/audio-tv-en-foto/tuners/m1032264980-marantz-2020-top-tuner.html?c=efb2ef4dc323389c4f92ed10afa33e3a&previousPage=lr&pos=20
O Mtz 1040 http://www.marktplaats.nl/a/audio-tv-en-foto/versterkers-en-receivers/m1055047368-marantz-1040-versterker-recapp.html?c=efb2ef4dc323389c4f92ed10afa33e3a&previousPage=lr&pos=16
Quanto ao AR (conheço mal estes giras), depende também do modelo mas está um em leilão aqui http://www.ebay.com/itm/112025388877?rmvSB=true
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 10:38

António José da Silva escreveu:
http://www.ebay.co.uk/itm/Leak-2030-Loudspeakers-Vintage-Classic-Teak-Finish-/272250863247?hash=item3f636a7e8f:g:VbsAAOSw9k5XPkXE


Ao ver a imagem das unidades da Leak, vê-se logo que tem drivers que são comuns as antigas Wharfdale e tenho quase a certeza que também irias gostar bastante destas que arranjas por excelente valor mesmo com os portes que saem um pouco caros.


http://www.ebay.co.uk/itm/Wharfedale-Glendale-3XP-Main-Stereo-Speakers-/282062290999?hash=item41ac390037:g:7YkAAOSwzJ5XWBdG

http://www.ebay.co.uk/itm/Vintage-Wharfedale-Linton-XP2-Speakers-Classic-British-Hi-Fi-/391479664681?hash=item5b2601a029:g:lpAAAOSwbYZXWtN2

Eu tenho estas.


http://www.ebay.co.uk/itm/Wharfedale-Linton-3XP-Speakers-/291774039259?hash=item43ef1684db:g:2fcAAOSwNsdXRuws


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 10:51

A wikipedia tem alguma informação sobre a dita sandocha:

The LEAK Sandwich was an innovative loudspeaker design introduced by the English hi-fi company H. J. Leak & Co. in 1961. Harold Leak engaged Don Barlow, who had devised a way of making the cone of the loudspeaker from expanded polystyrene foam sandwiched between two sheets of aluminium foil. This made it both very light and extremely stiff, and correspondingly accurate in sound.

Contemporary publicity photographs show Harold standing calmly on top of one of his sandwich cones to demonstrate its exceptional rigidity. The speaker was innovative in other ways as well and was produced, relatively unchanged, for about 10 years.

The original Leak 'Sandwich' hi-fi speaker was a large two-way system employing a 330 mm (13") low frequency element, with the sandwich cone, cambric roll suspension, and cast aluminium chassis. As was common at the time, the 75mm (3") high frequency unit was a miniature version of the woofer, and was mounted onto the grille assembly, so fitted neatly into its own foam lined cavity on the face of the 60 litre bass enclosure. A large wood block was bolted between the back of the woofer magnet and the back panel of the enclosure, as a structural brace, a technique later used by other manufacturers. Crossover network components were attached onto three sides of this block. Since it was designed for use with tube amplifiers, the system was rated at 15 Ohms.

The 'Sandwich 200' model had a 200 mm (8") version of Barlow's foam-and-foil sandwich driver, together with two 60mm (2.3") purple Mylar coned elements, one employed as a midrange, and the other as a tweeter. This smaller model was a great commercial and critical success for Leak, and was produced for some years. Since transitorized amplifiers had become more common by this time, it was rated at a more contemporary 4~8 Ohms, with power handling of 18 watts.

The Sandwich cone woofer was also used in the later 2060, as the low frequency element of a three-way system.


Ao que parece a sandwich procurava por um lado a rigidez da liga metálica e o amortecimento pela espuma de poliestireno (esferovite), uma técnica relativamente comum nos dias de hoje recorrendo a materiais mais adequados/eficazes.
Se o cone é realmente pesado isso pode ser não só uma limitação ao nível da durabilidade como também do desempenho...

R
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 12:30

Ricardo,

Nada do que vem na Wikipedia contradiz o que escrevi.

Mas uma coisa é a intenção do construtor, outra é a realidade e a pratica de convivência com as colunas.
Hoje, estes princípios de construção, recorrem à natural evolução dos materiais, à natural evolução técnica e tecnológica da manipulação dos mesmos, etc., etc.

António

Realmente as duas marcas têm caminhos muito comuns. Nasceram praticamente na mesma altura - princípio dos anos 30 (32 e 34), ambas seguem princípios de construção muito similares e ambas foram, até, vendidas à Rank Organization. Todavia, nos anos 70, quando tive contacto pela primeira vez com as Leak, o comentário comum era de que as Wharfedale seriam as Leak dos pobres. Não penso exatamente assim, pese embora seja verdade que tenho boas recordações das Leak e menos boas das Wharfedale.

Também é verdade que o material Leak, em Portugal, sempre foi mais para gente endinheirada. Enfim...
Ir para o topo Ir para baixo
tos




Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/06/2016

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 12:45

Obrigado a todos pelo contributo. Nem sei como vos agradecer.
Vou estar de olho no mercado nessas wharfdale, têm um bom aspecto.
E peço desculpa por não ter especificado correctamente o material que estou habituado a ouvir (é do meu pai e por isso fica com ele), e que eu quero tentar mimetizar - Gira discos AR XB I, amp /receiver Maranz 2220 ou amp 1040 (um deles fica para mim - é o unico componente que vai ficar cá em casa); modelo das colunas 2030 (graças ao vosso conhecimento já sei como orientar a minha procura de novas colunas). Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 12:48

Goansipife escreveu:
Ricardo,

Nada do que vem na Wikipedia contradiz o que escrevi.

Mas uma coisa é a intenção do construtor, outra é a realidade e a pratica de convivência com as colunas.
Hoje, estes princípios de construção, recorrem à natural evolução dos materiais, à natural evolução técnica e tecnológica da manipulação dos mesmos, etc., etc.

António

Realmente as duas marcas têm caminhos muito comuns. Nasceram praticamente na mesma altura - princípio dos anos 30 (32 e 34), ambas seguem princípios de construção muito similares e ambas foram, até, vendidas à Rank Organization. Todavia, nos anos 70, quando tive contacto pela primeira vez com as Leak, o comentário comum era de que as Wharfedale seriam as Leak dos pobres. Não penso exatamente assim, pese embora seja verdade que tenho boas recordações das Leak e menos boas das Wharfedale.

Também é verdade que o material Leak, em Portugal, sempre foi mais para gente endinheirada. Enfim...


A construção da caixa é igual e na mesma madeira (Teak) e o driver de médio é também igual. Foi só por isso que disse que partilham alguma semelhança.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 13:26

António José da Silva escreveu:
Eu tenho estas.

http://www.ebay.co.uk/itm/Wharfedale-Linton-3XP-Speakers-/291774039259?hash=item43ef1684db:g:2fcAAOSwNsdXRuws

O António emprestou-me em tempos estas colunas e apesar das colorações tipicamente "de época" têm um som bastante agradável, adequado por exemplo à reprodução de música de fundo ou a audições descontraídas mais focadas nas linhas mestras da melodia.

Pessoalmente não sou adepto deste tipo de sonoridade (prefiro escutar a gravação com a máxima "pureza" possível) mas eram colunas com as quais conviveria sem problemas.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 20:16

Há poucos dias andavam pelo OLX, umas Wharfedale Glendale a excelente valor. Só não me bati a elas porque tenho cá em casa um par, para além de dois pares de Linton, 1ª série e 2ª série.

Efectivamente tenho a mesma opinião já aqui descrita que as Wharfedale seriam o parente pobre das LEAK, aliás eram representadas pela mesma casa e a valores muito diferentes.
Na altura 1978/79 e porque podia, optei pela compra de umas LEAK 3050. A qualidade de construção francamente superior às Wharfedale e quanto a mim um som mais refinado sem o grave característico da época, apesar de possuírem duas unidades de graves/médio e um tweeter cada.
E sim, também foram parar à Ajasom para mudança das suspensões passados uns anitos. Excesso de loudness e disco sound colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 524928826
Hoje, se encontrasse umas a bom preço e em bom estado não hesitaria um segundo.

Mas encontras por cá ou no Ebay os vários modelos Wharfedale, normalmente a bom preço.

_________________
colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Signat10
colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Vu-1_z10 colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
tos




Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/06/2016

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 20:54

E quais são os sinais que devo estar atento por causa dessas suspensões? É para prevenção de alguma coisa?Tenho a certeza que as minhas nunca foram reparadas.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 21:06

Dar palpites em colunas é muito complicado, elas mudam muito de umas para outras!

Eu gosto muito das KEF dos anos 70, princípio de década.
Lá em casa vivemos alegremente com umas Chorale e que bem que tocavam...
As Concerto SP 1006 tocam muito bem e andam a valores razoáveis.
As Cadenza nunca ouvi, mas gostava!


Fica a referência.
Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 22:22

Sodad dess nha audição KEF

Pois é, também sou um fan das KEF 70's, mas não só, até mais ou menos meados dos anos 90, KEF era uma das minhas referências sónicas. Mesmo em alguns modelos das gamas abaixo das Reference. Estes modelos tinham sempre algo que me agradavam ao nível da sua gama específica.

Depois, nos 10 anos seguintes, a coisa esmoreceu. Não sei se o meu modo de ouvir (ouvido), mudou assim tanto, ou se a filosofia sónica da marca, a que tanto me habituei, mudou substancialmente. Mesmo assim, não me julguem pedante, os modelos Reference continuavam a merecer a minha atenção. O preço não! colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 57537 colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 524928826. Hoje em dia.... Deixei de prestar muita atenção à KEF colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 21181

Boa recordação, José Miguel. colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 754215  Que saudade dessas unidades B139 colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 424293

Conseguir umas colunas dessas, mesmo em segunda mão e já agora, se não for pedir muito, com um bom serviço de manutenção incluído, é colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 22692 colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 22:43

Em tempos fiz um projecto de remodelação para um apartamento na Portela e ofereceram-me um par de Kef velhinhas (Concord) que estavam para lá abandonadas.
Tinham um woofer oblongo em esforovite, talvez fosse o B139.
O som era muito simpático.

R
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptySeg Jun 13 2016, 22:44

As colunas Kef deixaram a sua marca, mas como não somos coleccionadores e pensamos dar um passo em diante... neste momento já não temos o que tivemos.

Sempre gostei da forma como se comportavam e ouvir Jazz nelas era algo muito interessante - muito equilibradas, as Chorale (pequenas!?!?!) tinham um som cativante e na gama média brilhavam pelo tal equilíbrio (demasiado baixo não é para mim, soa a artifício).

Lembrei-me de deixar aqui a dica para um olhar atento sobre uma marca que por vezes aparece com preços interessantes.


Nunca ouvimos as Reference, mas já foram muito namoradas, gostamos muito da linha estética. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
tos




Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/06/2016

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptyTer Jun 14 2016, 10:43

Eis o equipamento em questão,
colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Detj5e

Ontem estava a discutir com o meu pai o valor na altura deste material. Nos anos setenta, por volta de 76, o meu pai vendeu uma guitarra fender stratocaster dos anos 60, um amp fender proamp, e amp de baixo da dynacord que trouxe da Alemanha. Vendeu isto para comprar este equipamento ( gira, receiver, e colunas) , na altura 50 contos.
Isto dá que pensar do valor das peças que tenho, e é engraçado comparar evolução dos preços de diferente produtos ... se ficasse com o material de música seguramente hoje valia mais de 5000€. Enquanto os músicos valorizam o coleccionismo, o modo de concepção de equipamento antigo que é diferente de hoje, aqui os audiofilos parece que não tiveram tanto essa preocupação. Pelo menos é a minha percepção, que até ontem pensava que era o oposto.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptyTer Jun 14 2016, 11:25

Bom dia!

Eu não sou o mais entendido nestas matérias, gosto muito de peças com mais anos do que eu e ouvir música por elas é um Gosto imenso.

Creio, contudo, que os músicos não olham para uma guitarra ou amplificador por coleccionismo, antes pelo som que são capazes de extrair dessas peças de que gostam. Claro que a Lei do Mercado faz o resto e a raridade é um peso enorme para o preço.

As peças como receivers (gosto muito desse Marantz!) ou colunas devem ser entendidas dessa mesma forma. Poderão não ser representantes da tecnologia de ponta deste Tempo, mas são representantes de um determinado Tempo. Quem gosta deve seguir o seu caminho, pelo menos é assim que vejo as coisas.

Ouvir música por um receiver desses não é igual a ouvir por amplificador que se compra hoje pelo mesmo valor numa qualquer loja... Eu optaria sempre pelo receiver!
Não devemos ficar presos a números, a Lei de Mercado trabalha de uma forma particular e cabe a cada um saber interpretá-la e contrariá-la se for necessário.


Há amplificadores, colunas, gira-discos com muitos anos que valem fortunas - nomeadamente da década de 60 e 70... peças cujo som é característico do Tempo em que nasceram, mas a raridade tornou essas peças objectos de culto.


Eu puxei as colunas Kef para a conversa porque gosto delas e não por serem um exemplo do som que hoje se procura como "exemplo".


Pessoalmente gosto desse conjunto e viveria bem com um, não me importaria com questões de valor - ainda por cima peças de família! Wink




ps.: https://olx.pt/anuncio/colunas-leak-sandwhish-15ohms-IDywsxx.html#dbef358ad3
Alguém valoriza as colunas Leak!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13336
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptyTer Jun 14 2016, 11:41

José Miguel escreveu:
(...) Pessoalmente gosto desse conjunto e viveria bem com um, não me importaria com questões de valor - ainda por cima peças de família! Wink

Sábias palavras.
Ir para o topo Ir para baixo
tos




Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/06/2016

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptyTer Jun 14 2016, 12:04

Caro José Miguel, em nada discordo do que disse. Simplesmente creio que se porventura os músicos valorizam o som desses instrumentos da época (que é o meu caso no caso de sintetizadores) também seria de esperar que os audiófilos valorizassem o som do equipamento da época. A valorização sentimental não tem forma de objectivação, mas a valorização pecuniária é facilmente objectivável no mercado de usados. Invariavelmente estaremos a falar da subjectividade do gosto do som, assim como como se discute nos instrumentos música.
Em contraste com esse anúncio do olx, no ebay uk, encontro às minhas colunas a 50€. convém dizer que gosto bastante deste equipamento, aliás reforço que a minha intenção é ter algo semelhante, já que este continuará na posse dos meus pais.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptyTer Jun 14 2016, 12:33

Eu, que pouco sei destas coisas e ando nesta vida há sete anos, já encontrei pessoas que só procuram equipamentos de uma certa década/época, eu próprio estou a experimentar pela primeira vez um amplificador que não é da década de 70!

Não me auto-denomino de "audiófilo", gosto de ouvir música e isso já é ocupação que me chegue.

A linha estética da década de 70 enche-me as medias, foi esse o meu primeiro passo juntamente com a minha esposa - que partilha a mesma visão. Demos pequenos passos e experimentamos várias peças, tentamos ouvir música da forma que mais nos agrada.

Nem eu nem ela herdamos equipamentos, partimos por isso à descoberta e aqui temos aprendido bastante. Por exemplo: aprendemos a relativizar a componente estética, mas não perdemos esse gosto.


Reforço o que disse: há peças muito valorizadas dessa época, um exemplo da própria Marantz é este amplificador...
http://www.ebay.com/itm/MARANTZ-MODEL-8-Tube-Amplifier-/162077547436?hash=item25bc931bac:g:nfYAAOSwq5pXP2WZ

Hoje faz-se melhor!?!?! Não sei...
Hoje faz-se diferente? Sim... e até mais barato, depois cabe a cada um escolher mediante as possibilidades.

Ouvir um Sintetizador da década de 70 por meio de dois amplificadores diferentes e colunas diferentes vai soar diferente... é aqui que entra a questão de gosto (sim!) e de qualidade das peças.


Não sou mesmo bom para este tipo de conversa, ainda por cima gosto muito do som vindo dos 70... percebo que as características desse som podem não ser as mais "neutras".


Espero que consiga chegar ao seu objectivo, isso sim é importante!Wink

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar EmptyTer Jun 14 2016, 12:52

tos escreveu:
Caro José Miguel, em nada discordo do que disse. Simplesmente creio que se porventura os músicos valorizam o som desses instrumentos da época (que é o meu caso no caso de sintetizadores) também seria de esperar que os audiófilos valorizassem o som do equipamento da época. A valorização sentimental não tem forma de objectivação, mas a valorização pecuniária é facilmente objectivável no mercado de usados. Invariavelmente estaremos a falar da subjectividade do gosto do som, assim como como se discute nos instrumentos música.
Em contraste com esse anúncio do olx, no ebay uk, encontro às minhas colunas a 50€. convém dizer que gosto bastante deste equipamento, aliás reforço que a minha intenção é ter algo semelhante, já que este continuará na posse dos meus pais.

Caro Diogo,

A diferença reside na função das peças: os instrumentos têm como função produzir som quando tocados, os equipamentos de alta-fidelidade servem para reproduzir gravações de música.
E na minha perspectiva um bom equipamento de hi-fi não deve ter "som próprio" - deve ser "transparente" - pois apenas desse modo conseguiremos escutar o sinal/gravação.
Quanto mais "som próprio" menor será a fidelidade.
Talvez seja essa a razão pela qual alguns audiófilos não valorizam "o som do equipamento da época"; é simplesmente uma questão de objectivos e expectativas.

R


P.S.: há que fazer uma ressalva, nomeadamente no que se refere ao equilíbrio tonal (expresso pela curva de resposta de frequências) que tem vindo a mudar com os tempos (na minha perspectiva para pior)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty
MensagemAssunto: Re: colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar   colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
colunas britânicas Leak - que outras marcas semelhantes devo procurar
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: