Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Video como gravador de som

Ir para baixo 
+6
afonso
reirato
Fran
PALUSE
Ferpina
Milton
10 participantes
AutorMensagem
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 00:21

Boas.
Alguem daqui já experimentou fazer gravações de audio em cassetes de video ?
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 01:12

Já houve pelo menos um tópico similar...

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t659-videos-alguem-usa


_________________
Video como gravador de som Signat10
Video como gravador de som Vu-1_z10 Video como gravador de som Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 01:14

Orquestra

Boas.
De que modo; ADC (Conversor analógico para digital) ligado à entrada de video, como era usado nos Sony Betamax, ou usando o sistema Hi-Fi das últimas gerações de video Beta e VHS?

Video como gravador de som 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 08:25

Ferpina escreveu:
Já houve pelo menos um tópico similar...

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t659-videos-alguem-usa

Sorry, my bad...
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 09:13

PALUSE escreveu:
Orquestra

Boas.
De que modo; ADC (Conversor analógico para digital) ligado à entrada de video, como era usado nos Sony Betamax, ou usando o sistema Hi-Fi das últimas gerações de video Beta e VHS?

Video como gravador de som 447836

Usando as RCAs de qualquer Betamax ou VHS esterefónico. Se bem percebi a tua pergunta.

_________________
Video como gravador de som Signat10
Video como gravador de som Vu-1_z10 Video como gravador de som Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 09:45

Orquestra
Bom dia a todos.

Se forem videos das séries Hi-Fi, esses aparelhos tem mais um par de cabeças rotativas, com 45º (π/4 Rad) de variação geométrica, para gravarem a informação de audio modulada em frequencia (FM) e cheia de processamento do sinal de audio analógico. O registo magnético era supostamente feito numa camada mais funda das partículas da fita, de modo a não incomodar demasiado o registo de video. Por o que me lembro, o som não era grande coisa e cada drop-out da fita resultava em interferencias no som (Estalidos, tipo interferencia de mota a passar quando se ouvia FM)
Mas uns anos antes a Sony produziu uma interface digital PCM para ser ligada à entrada e saida de video dos Betamax (VHS também funcionava, acho eu...), com a qual se podia gravar e reproduzir audio digital. Era possivel que resolvesse os 14 Bits ou mesmo 16 Bits de audio a 44Khz e quase de certeza que tinha correcção de erros, pois as fitas tem falhas e isso tinha que ser contornado pelo sistema...
É notório que este trabalho pioneiro foi aproveitado para implementar o Cd de audio; a grande novidade foi o suporte óptico.

Video como gravador de som 22692

Inté


Última edição por PALUSE em Sex Fev 08 2013, 16:52, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 10:58

Tinha um amigo meu que fazia gravações de vinil, directamente para VHSs, mas não sei como ele o fazia, sorry
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 80
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 20:14

Tenho este HITACHI do ano 86/87

Video como gravador de som 81366d5a2f6ffe5b8b3f2ebe4a835586_big
VCR Hi-Fi Hitachi VT-170E

Comprei-o na altura para servir como video, mas tem umas funcionalidades que me sugeriram poder utililiza-lo como deck de áudio, porque diferentemente dos VCRs VHS HiFi mais modernos, tem a opção de escolha gravação/reprodução em AUDIO HIFI sem recolha de sinal video, nesta opção utiliza toda alargura da fita VHS para a banda aúdio e também a caracteristica do sistema VHS, que tem a fita e as cabeças rodando ambas mas em sentidos contrários.

Das specs do deck:

a) Possibilidade de gravar em toda a largura do formato VHS;
b) Razoável gama dinâmica (>90 dB);
c) Gama de frequència de 20Hz a 20kHz;
d) Baixo Wow+Flutter ( <0,005% Wrms );
e) Possibilidade de usar cassettes VHS, de até 240 min, que quando se grava em modo audio ATR, duplicam o tempo de gravação.


Em tempos já vim aqui, com este assunto, ao forum:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t2244-usar-um-deck-vhs-hi-fi-sera-viavel-em-termos-de-qualidade

De momemto está estacionado no companheiro JOAQUIIM PINTO para uma afinação/escovadela...
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 20:28

reirato escreveu:
nesta opção utiliza toda alargura da fita VHS para a banda aúdio e também a caracteristica do sistema VHS, que tem a fita e as cabeças rodando ambas mas em sentidos contrários.
.
Não sabia que isso era possivel...porreiro !!
E é Nicam?
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 80
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 20:37

Milton escreveu:
reirato escreveu:
nesta opção utiliza toda alargura da fita VHS para a banda aúdio e também a caracteristica do sistema VHS, que tem a fita e as cabeças rodando ambas mas em sentidos contrários.
.
Não sabia que isso era possivel...porreiro !!
E é Nicam?

Não!!
Video como gravador de som 317942

Nem Ni, nem Cam Video como gravador de som 933723

No tempo dele ainda não havia dessas frescuras...
Video como gravador de som 447836
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 20:45

O stereo Nicam tem a haver sómente com a norma de som que o canal televisivo transmite e é recebido pelo sintonizador do videogravador.

Pode-se utilizar qualquer gravador stereo, com ou sem Nicam, para gravar de uma outra fonte, pois o sinal não passa pelo sintonizador do mesmo.

_________________
Video como gravador de som Signat10
Video como gravador de som Vu-1_z10 Video como gravador de som Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 21:37

Ferpina escreveu:
O stereo Nicam tem a haver sómente com a norma de som que o canal televisivo transmite e é recebido pelo sintonizador do videogravador.

Pode-se utilizar qualquer gravador stereo, com ou sem Nicam, para gravar de uma outra fonte, pois o sinal não passa pelo sintonizador do mesmo.
Tinha a ideia que os Nicam stereo gravavam nessa norma/formato digital...
Quer dizer que independentemente de ser ou não Nicam, eles gravam em analógico ?
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 21:56

Milton escreveu:
Ferpina escreveu:
O stereo Nicam tem a haver sómente com a norma de som que o canal televisivo transmite e é recebido pelo sintonizador do videogravador.

Pode-se utilizar qualquer gravador stereo, com ou sem Nicam, para gravar de uma outra fonte, pois o sinal não passa pelo sintonizador do mesmo.
Tinha a ideia que os Nicam stereo gravavam nessa norma/formato digital...
Quer dizer que independentemente de ser ou não Nicam, eles gravam em analógico ?
"Quem"?
Os leitores/gravadores de VHS?

Yep Video como gravador de som 22692
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 80
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 22:11

Milton escreveu:
Ferpina escreveu:
O stereo Nicam tem a haver sómente com a norma de som que o canal televisivo transmite e é recebido pelo sintonizador do videogravador.

Pode-se utilizar qualquer gravador stereo, com ou sem Nicam, para gravar de uma outra fonte, pois o sinal não passa pelo sintonizador do mesmo.
Tinha a ideia que os Nicam stereo gravavam nessa norma/formato digital...
Quer dizer que independentemente de ser ou não Nicam, eles gravam em analógico ?

O Hitachi VT-170E é 100% analógico!!
Video como gravador de som 58893


Última edição por reirato em Sex Fev 08 2013, 23:19, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 22:28



Estou tentado a ir a garagem buscar este "monstro" pro,


ducar escreveu:
Ano 1986

Video como gravador de som 1986a
Video como gravador de som 1986b

Este foi o ultimo grande Video Beta da Sony para combater o formato VHS.
Era muito evoluido em relação aos VHS mas faltava o principal o Software.








Eu tenho um desses na garagem e acho que também tenho umas cassetes beta.

Na altura não havia melhor.

Se calhar vou gravar umas musiquinhas... Video como gravador de som 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySex Fev 08 2013, 23:11

Milton escreveu:
Ferpina escreveu:
O stereo Nicam tem a haver sómente com a norma de som que o canal televisivo transmite e é recebido pelo sintonizador do videogravador.

Pode-se utilizar qualquer gravador stereo, com ou sem Nicam, para gravar de uma outra fonte, pois o sinal não passa pelo sintonizador do mesmo.
Tinha a ideia que os Nicam stereo gravavam nessa norma/formato digital...
Quer dizer que independentemente de ser ou não Nicam, eles gravam em analógico ?

Digital? Zeros e uns? Video como gravador de som 57537

Analógico! Video como gravador de som 491368 Estão lá uma série de "cabecinhas" naquele cilindro ligeiramente inclinado onde enrola a fita.

_________________
Video como gravador de som Signat10
Video como gravador de som Vu-1_z10 Video como gravador de som Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyTer Fev 12 2013, 00:26

afro
Hoje "dei-me" ao luxo de ligar este trambolho:
Video como gravador de som Slve9a

"El" Sony SLV-E9

E vocês questionam: Ainda funciona?
Pois... o pobre do "animal" estava numa loja de um amigo, quando eu o observei e comentei:"Isto está para oferta?"
A resposta do chefe da loja foi simples:"Está de saída para o ponto electrão, se fizeres o favor de o levar..."
Eu só respondi: "Claro que sim grande amigo; até breve". ZZZZZZZZT - Já cá mora!
Chegado a casa e após um breve inspecção, chego à conclusão que tinha uma roda dentada azul partida (mecânica das guias) o esticador que assiste a fita à cabeça de apagamento estava partido, com a parte em falta no interior; toca a colar; a guia que assiste a colocação da fita ao cabrestante estava com falta de lubrificação. Não foi tudo detectado no mesmo dia, pois eu não conhecia o mecanismo, mas ao fim de algum tempo já estava a marchar.

Orquestra
Hoje liguei o tipo ao sistema e estou a fazer-lhe a rodagem à entrada de linha e a polir o mecanismo. Esteve muito tempo parado.
Nivel de modulação máxima do sinal é de +3db nos indicadores do Sony, para efeitos de gravação do SACD ou CD.
Video como gravador de som Slve9b


A fita Sony Vivax Premium tem interferencias no Hi-Fi, mas a TDK-EHG Hi-Fi e a Sony Vivax Hi-Fi Excellence superam esse incómodo.
Video como gravador de som Slve9c


Amanhã comento o som do "animal"

Video como gravador de som 22692

Inté



Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyTer Fev 12 2013, 10:40

Isso deve ser um maquinão e peras...
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyTer Fev 12 2013, 11:23

Milton escreveu:
Isso deve ser um maquinão e peras...

Exacto Video como gravador de som 491368 , faz-me relembrar a febre dos VHS Video como gravador de som 1213685197 ...os Sony com jog shuttle eram o sonho de qualquer lar Video como gravador de som 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyTer Fev 12 2013, 11:42

Fico à espera dos resultados. bounce

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Video como gravador de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyTer Fev 12 2013, 13:35

Para os mais cépticos, som analógico,


http://www.ebay.de/itm/Frank-Rosolino-Stan-Kenton-Jazz-Scene-USA-1962-VHS-music-Video-tape-Or-Best-/160778063062?pt=VHS&hash=item256f1e8cd6#ht_2796wt_752


http://www.ebay.de/itm/JOHN-COLTRANE-Ralph-Gleasons-Jazz-Casual-VHS-Rhino-Live-Vintage-Concert-/130819583757?pt=VHS&hash=item1e75746f0d#ht_1298wt_689

http://www.ebay.de/itm/CHARLIE-MINGUS-SEXTETT-Mingus-in-Oslo-1964-VHS-/400353975952?pt=DE_VHS_Kassetten&hash=item5d36f4de90#ht_1427wt_874

http://www.ebay.de/itm/Earl-Chico-Freeman-at-ronnie-scotts-london-VHS-JAZZ-/160359903024?pt=VHS&hash=item255631ef30#ht_1871wt_689

http://www.ebay.de/itm/CHET-BAKER-Live-At-Ronnie-Scotts-VHS-Elvis-Costello-VAN-MORRISON-Jazz-NEW-/380569518882?pt=VHS&hash=item589bb60322#ht_500wt_689

http://www.ebay.de/itm/Gerry-Mulligan-Saxtraordinary-Live-Newport-Jazz-Festival-1979-VHS-OOP-Rare-/150939883813?pt=VHS&hash=item2324b7d925#ht_500wt_922

http://www.ebay.de/itm/VHS-Tape-Joe-Pass-In-Concert-Brecon-Jazz-Festival-1991-New-In-Wrapped-Package-/160965821650?pt=VHS&hash=item257a4f84d2#ht_548wt_922

http://www.ebay.de/itm/BILL-EVANS-JAZZ-AT-MAINTENANCE-SHOP-VOL-2-VHS-NEW-/320636851187?pt=VHS&hash=item4aa77213f3#ht_1312wt_922
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyTer Fev 12 2013, 20:41

PALUSE escreveu:
afro
Hoje "dei-me" ao luxo de ligar este trambolho:
Video como gravador de som Slve9a

"El" Sony SLV-E9

E vocês questionam: Ainda funciona?
Pois... o pobre do "animal" estava numa loja de um amigo, quando eu o observei e comentei:"Isto está para oferta?"
A resposta do chefe da loja foi simples:"Está de saída para o ponto electrão, se fizeres o favor de o levar..."
Eu só respondi: "Claro que sim grande amigo; até breve". ZZZZZZZZT - Já cá mora!
Chegado a casa e após um breve inspecção, chego à conclusão que tinha uma roda dentada azul partida (mecânica das guias) o esticador que assiste a fita à cabeça de apagamento estava partido, com a parte em falta no interior; toca a colar; a guia que assiste a colocação da fita ao cabrestante estava com falta de lubrificação. Não foi tudo detectado no mesmo dia, pois eu não conhecia o mecanismo, mas ao fim de algum tempo já estava a marchar.

Orquestra
Hoje liguei o tipo ao sistema e estou a fazer-lhe a rodagem à entrada de linha e a polir o mecanismo. Esteve muito tempo parado.
Nivel de modulação máxima do sinal é de +3db nos indicadores do Sony, para efeitos de gravação do SACD ou CD.
Video como gravador de som Slve9b


A fita Sony Vivax Premium tem interferencias no Hi-Fi, mas a TDK-EHG Hi-Fi e a Sony Vivax Hi-Fi Excellence superam esse incómodo.
Video como gravador de som Slve9c


Amanhã comento o som do "animal"

Video como gravador de som 22692

Inté




Isto a cada um deitar um video hifi ao lixo. Video como gravador de som 317942
Esse é mais recente que o meu Sony SLVE7 Stereo Nicam, ainda tenho um Sony 8mm hifi stereo com pista FM.
Tenho bastantes k7 originais de musica e de filmes o som é soberbo.

Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyQui Fev 14 2013, 01:23

Orquestra
Boa noite a todos.
Lamentalvelmente não foi possivel realizar o tão esperado teste de audição do Sony SLV-E9, devido à carga horária da minha agenda! Cool

Devido ao horário impróprio para fazer barulho a que me apoderei da máquina, resolvi proceder a uns testes preliminares com o SLV-E9. Video como gravador de som 809774

A cassete utilizada na primeira leva foi uma TDK EHG Hi-Fi, mas teve alguns reveses, entre os quais a impossibilidade de fazer o ajuste "Optimum Picture Control" isto é: fazer os ajustes dos parametros de gravação da fita. Tal problema reflectiu-se num desempenho mediocre na gravação audio "Hi-Fi". A banda passante a 0db estava entre os 40Hz e os 10Khz.
Hoje resolvi abrir a máquina para fazer uma limpeza e desmagnetização do transporte.
Video como gravador de som Slve9d


Já com a Sony Vivax Hi-Fi Excellence.
Video como gravador de som Slve9e



De seguida passei ao contacto intímo. Este video não teve aquele ritual de namoro, necessário a um grande desempenho audiófilo. Algo que foi tratado de seguida com o gerador de sinais.
A Sony Vivax Hi-Fi fez o teste do "OPC" sem espinhas e tal situação revela-se nos resultados:

Sony SLV-E9
Testes de audio (Sistema de audio Hi-Fi em FM- Cabeças rotativas )

Separação de canais:
L_Ch= Canal esquerdo; R_Ch=Canal Direito

L _Ch-20Hz (0db) = 35db
L_Ch-100Hz (0db)= 37db
L_Ch-1Khz (0db) = 34db
L_Ch-10Khz (0db)= 37db
L_Ch-20Khz (0db)= 37db

R _Ch-20Hz (0db)= 35db
R_Ch-100Hz (0db)= 35db
R_Ch-1Khz (0db) = 35db
R_Ch-10Khz (0db)= 34db
R_Ch-20Khz (0db)= 35db

Distorção harmónica e Resposta de frequência a 0db (0,325Vrms) com variação até + 0,5db na entrada para compensar o "Rolloff" do circuito a partir dos 16Khz.
Leitura (Playback)

Freq. 2ªDist.H 3ªDist.H Vrms
20Hz -52db -40db 0,322
25Hz -55db -47db 0,323
30Hz -51db -50db 0,323
40Hz -48db -52db 0,323
60Hz -50db -55db 0,324
100Hz -50db -51db 0,324
200Hz -53db -52db 0,324
400Hz -53db -50db 0,324
800Hz -52db -52db 0,326
1Khz -50db -50db 0,326
3Khz -49db -49db 0,328
6Khz -46db -51db 0,328
10Khz -44db -55db 0,327
11Khz -45db -55db 0,327
16KHz -45db -55db 0,338
20Khz -40db -40db 0,342
25Khz -38db -42db 0,323
30Khz -41db -41db 0,255
Video como gravador de som Sonyslve9freqresp0dbcom


Para se ter uma ideia dos valores de distorção em %, indico algumas equivalencias:

-38db = 1,25% -45db = 0,56% -50db = 0,32% -55db = 0,18%


Gráfico da resposta de frequência a 0db
Video como gravador de som Sonyslve9freqresp0db


Note-se que cada divisória da horizontal representa 1db. Temos resposta até 30Khz a -4db na saída, relativo aos 0db.
"Papa" o Pioneer do Rneiva nas calmas... Video como gravador de som 843159

A resposta a 3Khz no analisador de espectro:
Video como gravador de som 3khzb


Apresenta uma "saia" com um corte bem feitinho, o que pressupõem uma estabilidade decente.

Pela monitorização que fiz com os auscultadores, notei que a reprodução dos tons do gerador de sinal (Leitura da fita gravada) apresentavam várias interferencias (ruídos) consoante a variação da frequencia.A minha opinião é que não eram ruidos provocados só pela falha de sinal da fita, mas também pelas imperfeições da electrónica e mecãnica.Vale a ideia pois não tenho provas técnicas para a validar!

Outra situação é que o circuito de audio do SLV-E9 faz atenuação a partir dos 20Khz. Se não compensarmos o valor apresentado na saida quando em loop (gravação-pausa) o efeito de "rolloff" é evidente. Se repararem nos valores de saida da tabela, essa quebra é menos evidente (-2,6db entre a saíde dos 20Khz e dos 30Khz). Isto acontece porque eu fiz a compensação do sinal apresentado na saída quando em loop (REC-Pause).

Video como gravador de som 21181

Amanhã espero dar a conhecer a minha opinião sobre o som do aparelho.
Para tal devo fazer um "pré-aquecimento" de 1hora no minimo de todos os equipamentos envolvidos. Pensei em usar a pistola de ar quente, para ser mais rápido,mas advinha-se um resultado desastroso para o material.
smedley

Inté
Video como gravador de som 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyQui Fev 14 2013, 13:02



Adorei a forma como explicaste, sou um curioso mas confesso que essas questões técnicas ainda não são completamente assimiladas, com o tempo...

Vou seguir com muito interesse...acho uma experiência super interessante Video como gravador de som 491368
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyQui Fev 14 2013, 13:12

Ulrich escreveu:


Adorei a forma como explicaste, sou um curioso mas confesso que essas questões técnicas ainda não são completamente assimiladas, com o tempo...

Vou seguir com muito interesse...acho uma experiência super interessante Video como gravador de som 491368


Também eu pareço um burro a olhar para um palácio. Video como gravador de som 424293

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Video como gravador de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyQui Fev 14 2013, 14:00

António José da Silva escreveu:
... Também eu pareço um burro a olhar para um palácio. Video como gravador de som 424293

Normal... lol!


_________________
Video como gravador de som Signat10
Video como gravador de som Vu-1_z10 Video como gravador de som Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyQui Fev 14 2013, 14:17

Ferpina escreveu:
António José da Silva escreveu:
... Também eu pareço um burro a olhar para um palácio. Video como gravador de som 424293

Normal... lol!



Eu sei.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Video como gravador de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyQui Fev 14 2013, 14:20

Ferpina escreveu:
António José da Silva escreveu:
... Também eu pareço um burro a olhar para um palácio. Video como gravador de som 424293

Normal... lol!

Video como gravador de som 265963
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyQui Fev 14 2013, 22:25

Fran escreveu:
Ferpina escreveu:
António José da Silva escreveu:
... Também eu pareço um burro a olhar para um palácio. Video como gravador de som 424293

Normal... lol!

Video como gravador de som 265963

Video como gravador de som 933723
Cambada de "gozões".
A boa noticia para alguns é que o sistema providencia umas interferencias tipo vinil.
Está a gravar uma mix de 3horas numa TDK EHG Hi-Fi na velocidade padrão do sistema VHS (SP).Note-se que as medições do post anterior também foram feitas na velocidade SP. Depois da limpeza já fez o "OPC" sem problemas. Acrescentei uns terminadores na entrada de video composto (Utilizada a L3) e na saida de video composto.A retro iluminação do mostrador está desligada e o registo só começou após 35 minutos de pré-aquecimento. Deveria ser mais, mas isso fica para audição de amanhã.
A fonte é o Sony SCD-XA3000ES com as linhas de alimentação do IC de DACs e dos estágios de saida musculadas com uns Elna Silmic II de maior capacidade. Os buffers de saida são os OPA2134 para o estágio diferencial e para o estágio final (low pass) dos 2 canais frontais (Stereo). O cabo de ligação do SACD ao Video é um Audioquest Sidewinder e o cabo de saida do video é igual ao do SACD, para o amplificador; sim o SACD tem saidas em duplicado para os canais frontais (Stereo), estão em paralelo na placa de circuito.
O nivel de entrada máximo é de +4db no video para 0db do CD.

Video como gravador de som 22692

Inté
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyQui Fev 14 2013, 22:29

PALUSE escreveu:

A boa noticia para alguns é que o sistema providencia umas interferencias tipo vinil.


Esta (apesar do avançado da tua idade), não vai passar em branco. Video como gravador de som 249412


Realmente, tens que melhorar o teu sistema reprodutor de discos. Video como gravador de som 271350

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Video como gravador de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyQui Fev 14 2013, 23:04

António José da Silva escreveu:
PALUSE escreveu:

A boa noticia para alguns é que o sistema providencia umas interferencias tipo vinil.


Esta (apesar do avançado da tua idade), não vai passar em branco. Video como gravador de som 249412


Realmente, tens que melhorar o teu sistema reprodutor de discos. Video como gravador de som 271350

Video como gravador de som 265963

Epá, não acredito que faças agressões fisicas a um pobre ancião com eu!
Video como gravador de som Avozinho



Quanto às interferencias, vem com o vinil.
O gira discos, para o preço, "come-se", a cabeça exige muito trabalho no tuning da entrada. De certeza que há "geradores" a tocar bem melhor.
Existiu uma grande chance nos anúncios do forum, para o preço pedido: O Rega P3 com a Goldring 1012GX por €300. Quem foi o "olho vivo" que o sacou?
Video como gravador de som 754215

Quando eu puder, compro um gira mais potente, tipo P-Sota ou R-Borgias; assim já poderei encomendar a alma ao vinil!

Video como gravador de som 22692

Inté
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySáb Fev 16 2013, 01:58

Orquestra
Lamentávelmente, ainda não consegui fazer a audição definitiva. As compilações estão feitas... a quente. Falta ouvir.
Por complemento à tabela de valores apresentada anteriormente, ficam os respectivos bonecos (Gráficos); ou seja: "Mais do mesmo".
Eu sei que esta informação é decorativa, mas estes gráficos tem um bocadinho mais resolução dos que apareciam nas revistas da especialidade; para além de se ter de usar uma lupa, as resoluções de amplitude eram péssimas. Um gravador de fita (RtR, cassetes audio) ou uma célula de giradiscos com a resposta de frequencia apresentada nesta resolução, os gráficos pareciam uma montanha russa!
O segredo é a alma do negócio.

Gráfico da 2ª. e 3ª. Distorção harmónica a 0db de modulação.
Video como gravador de som 2e3distoroharmnicaa0dbd



Gráfico da resposta em frequência a 0db de modulação.
Video como gravador de som Respostaemfrequnciaa0db



Video como gravador de som 22692

Inté amanhã.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySáb Fev 16 2013, 08:24

PALUSE escreveu:


Gráfico da 2ª. e 3ª. Distorção harmónica a 0db de modulação.
Video como gravador de som 2e3distoroharmnicaa0dbd



Gráfico da resposta em frequência a 0db de modulação.
Video como gravador de som Respostaemfrequnciaa0db



Video como gravador de som 22692

Inté amanhã.



A ver se passas a acompanhar o gráfico com um pequena explicação do mesmo para um gajo entender, ou pelo menos, dizer o que seria o ideal ou se é bom, mais ou menos ou mau. Video como gravador de som 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Video como gravador de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySáb Fev 16 2013, 17:15

António José da Silva escreveu:
PALUSE escreveu:


Gráfico da 2ª. e 3ª. Distorção harmónica a 0db de modulação.
Video como gravador de som 2e3distoroharmnicaa0dbd



Gráfico da resposta em frequência a 0db de modulação.
Video como gravador de som Respostaemfrequnciaa0db



Video como gravador de som 22692

Inté amanhã.



A ver se passas a acompanhar o gráfico com um pequena explicação do mesmo para um gajo entender, ou pelo menos, dizer o que seria o ideal ou se é bom, mais ou menos ou mau. Video como gravador de som 491368

Caro AJS no gráfico da distorção temos os valores das ditas em % relativamente à frequencia; isto com a entrada a 0db.No da resposta de frequencia a variação é bastante pequena desde o 20hz até os 25khz.
Bate-se mano a mano com um RtR a 38 cm/s,gravando a 0db na entrada.
No que respeita ao ruído de fundo, nem vale a pena comentar, porque não se nota na reprodução, mesmo sendo a bom volume.
Video como gravador de som 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySáb Fev 16 2013, 17:17

PALUSE escreveu:


Caro AJS no gráfico da distorção temos os valores das ditas em % relativamente à frequencia; isto com a entrada a 0db.No da resposta de frequencia a variação é bastante pequena desde o 20hz até os 25khz.
Bate-se mano a mano com um RtR a 38 cm/s a gravar a 0db na entrada.
No que respeita ao ruído de fundo, nem vale a pena comentar, porque não se nota na reprodução, mesmo sendo a bom volume.
Video como gravador de som 438006128


Nesse caso, isso são boas indicações.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Video como gravador de som 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySáb Fev 16 2013, 18:06

Orquestra
Desta vez tirei um pouco de tempo para fazer uma preciação ao som do SLV-E9.
A primeira impressão é que o desempenho sonoro da máquina está muito dependente dos estágios de linha, tanto na entrada como na saída e isto é perceptível na audição do retorno do sinal quando se grava.Tal situação é de se esperar; "Garbadge In, garbadge Out".
A coloração do sinal torna-o "macio", com alguma perda de dinâmica e detalhe, especialmente na banda média. Nunca se torna agressivo ou cansativo, mas tende para o "desinteressante". O palco sonoro estreita ligeiramente; o grave apesar de manter agilidade e "arredondar" um pouco, mantém-se "simpático", apenas omitindo algum detalhe de textura.
Todo o processo de audio no SLV-E9 tem perdas a nivel de detalhe acústico na banda média e extensão nos topos. O som é amigável, como já referi e acredito que o processo de gravação não é o principal responsável, mas sim os estágios de linha do circuito.
A imagem é um pouco "dançante" em alguns momentos, mas regra geral tem uma estabilidade decente. É possível que a fita e o transporte tenham influencia. Não tenho defeitos a reportar sobre a estabilidade da velocidade. Um problema mais incómodo tem a ver com as falhas das fitas (drop out), ou seja: a falha de sinal devido a mau contacto das cabeças ou deficiencias no depósito do material magnético. Enquanto nos RtR e cassetes de audio, com gravação linear em AM, o efeito apresenta-se como ausencia de som, no FM aparece como uma interferencia tipo "click". Neste aspecto oSLV-E9 consegue disfarçar muito bem o problema. Se a fita não fôr "Hi-Fi", então desistam, parece uma emissão de FM com o "Famelito" a fazer piões com a motorizada no meio da rua.
Sobre as fitas utilizadas, a TDK E-HG Hi-Fi e a Sony Vivax Excellence Hi-Fi, o meu voto vai par a TDK E-HG Hi-Fi, tanto a nível de som como de interferencias (drop-out e estabilidade).
Estas contrariedades que eu reporto são pequenas e podem ser atribuidas como carácter "analógico" do aparelho.
O meu veredito é que o SLV-E9 é um bom gravador de audio, quando o registo é executado no modo de gravação "Hi-Fi" SP do sistema VHS.
Vou tentar fazer-lhe o tuning dos estágios de linha para o manter online com "panache" e fazê-lo atingir o estatuto de "Muito Bom"!
smedley
Antes de me despedir, apresento-vos o "software" interveniente no processo:
Video como gravador de som Cumplices



Até à próxima pessoal

Video como gravador de som 22692


Última edição por PALUSE em Sáb Fev 16 2013, 18:09, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySáb Fev 16 2013, 18:08

PALUSE escreveu:

Bate-se mano a mano com um RtR a 38 cm/s,gravando a 0db na entrada.
No que respeita ao ruído de fundo, nem vale a pena comentar, porque não se nota na reprodução, mesmo sendo a bom volume.
Video como gravador de som 438006128

Era o que eu suspeitava !
Tenho ali dois a precisar de intervenção tecnica, penso que as correias pifaram...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyDom Fev 17 2013, 12:43

PALUSE escreveu:
Sony SLV-E9
Testes de audio (Sistema de audio Hi-Fi em FM- Cabeças rotativas )

Que software utilizaste para a análise técnica?

R
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyDom Fev 17 2013, 18:00

PALUSE escreveu:

Bate-se mano a mano com um RtR a 38 cm/s,gravando a 0db na entrada.
No que respeita ao ruído de fundo, nem vale a pena comentar, porque não se nota na reprodução, mesmo sendo a bom volume.
Video como gravador de som 438006128


Video como gravador de som 4019496139
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptyDom Fev 17 2013, 18:26

ricardo onga-ku escreveu:
PALUSE escreveu:
Sony SLV-E9
Testes de audio (Sistema de audio Hi-Fi em FM- Cabeças rotativas )

Que software utilizaste para a análise técnica?

R

Orquestra
Velleman PGSGU-250 com software revisão V1.12.

http://www.velleman.eu/products/view/?id=377622

Video como gravador de som 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySeg Fev 18 2013, 09:50

PALUSE escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
PALUSE escreveu:
Sony SLV-E9
Testes de audio (Sistema de audio Hi-Fi em FM- Cabeças rotativas )

Que software utilizaste para a análise técnica?

R

Orquestra
Velleman PGSGU-250 com software revisão V1.12.

http://www.velleman.eu/products/view/?id=377622

Video como gravador de som 22692


Um brinquedo engraçado! Wink
Achas que podes efectuar medições comparativas com o teu Sony SCD ou dá muito trabalho?

Um abraço,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySeg Fev 18 2013, 17:21

ricardo onga-ku escreveu:


Um brinquedo engraçado! Wink
Achas que podes efectuar medições comparativas com o teu Sony SCD ou dá muito trabalho?

Um abraço,
Ricardo

E qual é a intenção?
Medição das saídas com um cd de teste? Distorção harmónica a diferentes ferquencias e a diferentes níveis de amplitude. Os que mais afectam a audição, desde os -30db até 0db e separação de canais?
Pode-se fazer e o Velleman pode resolver desde os 10mV por quadrícula, até os 1,8Vrms do Sony a 0db. Dá 39db de variação. Meço saída a -30db, (0,032Vrms) mas se o DAC for decente, o que parece ser o caso, não lhe meço a distorção!
Tem de se usar equipamento bem mais sensivel, para medir o analógico das fontes digitais...ou então o leitor de CD/SACD tem de ter estágios a "Válvulas"
smedley

Video como gravador de som 22692

Inté
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySeg Fev 18 2013, 18:36

PALUSE escreveu:
Tem de se usar equipamento bem mais sensivel, para medir o analógico das fontes digitais...ou então o leitor de CD/SACD tem de ter estágios a "Válvulas"

Era isso que me interessava saber.

R
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 80
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Hi-end tecnológico   Video como gravador de som EmptySeg Fev 18 2013, 18:41

Isto do Hi-end tecnológico é muito, mas muito complicado... confused

Já não há cabecinha que vos acompanhe... Video como gravador de som 317942
Video como gravador de som 58893
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som EmptySeg Fev 18 2013, 19:03

Video como gravador de som 57537 Onde se lê:
PALUSE escreveu:

Pode-se fazer e o Velleman pode resolver desde os 10mV por quadrícula, até os 1,8Vrms do Sony a 0db. Dá 39db de variação.

Deve-se ler :...Dá 48db de variação.
Mas o analisador de espectro tem uma dinâmica na grandeza dos 68db, o que dá para ver melhor as distorções e ruído.

Video como gravador de som 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Video como gravador de som Empty
MensagemAssunto: Re: Video como gravador de som   Video como gravador de som Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Video como gravador de som
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» gravador por pistas
» Gravador Russo
» gravador PHILIPS cdr 570
» Revox à venda no Ebay
» GRAVADOR REVOX G36

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: