Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 3!!! para começar...

Ir para baixo 
+17
José Miguel
Ricardo82
António Teixeira
Buck Banzai
anibalpmm
Ferpina
MicroGruas
BAILOTE
Fran
enxuto
Jorge Ferreira
João Henrique
Ulrich
Luis Filipe Goios
zaratustra
António José da Silva
TD124
21 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 123_Jazz (conceptual)   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Fev 17 2013, 16:45

JAZZ CONCEPTUAL


Olà a todos,

o jazz conceptual (na realidade é melhor falar de "album conceptual"), é uma obra na qual todas as faixas estão ao serviço de uma ideia unica. Na realidade trata-se de explorar todos os recantos da ideia principal, afim de transmitir uma imagem geral e pessoal do sujeito tratado. Isto pode ser feito em varios estilos de musica, pois o rock produziu muitos "concept albums", mas o jazz foi pioneiro neste assunto. Visto assim, uma obra conceptual é um todo aonde o facto de extirpar uma faixa do contexto, pode criar a perda do equilibrio global. Para resumir, é preferivel, aconselhavel e quase obrigatorio de ouvir o album inteiro de uma vez...
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Conceptjazz

John Coltrane_A Love Supreme : Atenção obra prima e album de Jazz obrigatorio (insisto!!!). Uma viagem construida como um cântico religioso, destinada a venerar um Deus unico e universal que seria amor, feito de amor ou o amor mesmo, cada um deciderà! Coltrane està apaziguado, lucido e em total osmose com o sujeito que trata. Este album procura sensações profundas e contrastadas, segundo o estado de espirito (de alma...) do auditor. Repartido em quatro faixas que totalizam 30 minutos, este disco é a reflexão de um homém, que tendo encontrado a sua verdade profunda, num gesto de elevação e de ascensão pessoal, a transforma em verdade universal. Uma prenda imaculada à musica, à humanidade e à honestidade ultima, sem a qual, a criação artistica não existe...

Oliver Nelson_The blues and the abstract truth : O album do Coltrane exige mais sensibilidade do que intelectualidade da parte do auditor, este reclama as duas e ao mesmo nivel. Isto é musica a sério, muito a sério, tão a sério que pode entonteçer! Oliver Nelson, acompanhado por um sexteto de lenda, imenso e de uma lucidez rara, vai explorar a verdade do blues. Mas ao contrario do que se pensa, não é o blues como musica que ele explora, mas a ideia, a verdade profunda da musica original do povo negro norte americano. E uma obra sobre a perda de raizes, sobre a exclusão, a 'desculturização' e o impossivel futuro. Obra complexa, às vezes exaltada e halucinada e por momentos calma e impregnada de uma beldade unica e jamais ultrapassada. Um disco que é uma espécie de placa tornante do Jazz. Nada serà igual apos a saida deste album, e isto também é verdade para os auditores apos a escuta...

Albert Ayler_Spiritual Unity : Desculpem a expressão, mas é preciso ter co%&ões para atacar este album. Obra dificil, muito dificil de escuta, mas fundamental, necessaria e inultrapassàvel. Ayler tenta reunir o rebanho de uma maneira cristica, patética e visceral. A evolução do Jazz criou grupos, estrelas e muitas manias. A ideia profunda do Jazz està a se desagregar, e com ela, é a principal faisca cultural do povo negro norte americano que desapareçe. Através de gritos selvagens, animais e viscerais, o imenso Albert vai abanar todo o edificio do Jazz, da musica em geral. Um vibrato potente como o Jazz nunca tinha visto e jamais verà, pois não é o Ayler que sopra no saxofone, mas é o vento divino. Obra torturada, exaltada e visionaria que transforma a musica escutada em algo de primitivo e supra moderno ao mesmo tempo. O circulo està a se fechar, pois com este disco o Jazz retorna ao sitio espiritual aonde nasceu. Ele volta a um povo que por instinto criou o maior estilo musical do século vinte. Acabou-se com este album a ideia semântica e seminal do Jazz. O Jazz abandona o lugar aonde nasceu e torna-se universal. Um grito na noite que nunca acabarà...

Até+


Última edição por TD124 em Sex Jan 06 2017, 08:17, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Fev 17 2013, 17:00

Abordas três álbuns que gosto de igual maneira. Todos são únicos na sua abordagem ao género, mesmo seguindo caminhos diferentes.

Aqui há uns dias atrás, coloquei algumas faixas do Spiritual Unity em forma de youtube aqui no fórum, mas a aceitação não foi a melhor, o que é perfeitamente compreensível. Como dizes, só ouvindo o "todo" é que se consegue vislumbrar o fio condutor e a ideia por detrás de um caos aparente. E como instrumentista, acho o Albert Ayler genial.


Grandes sugestões.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Fev 17 2013, 18:36


Gostei bastante das descrições Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 754215

O que me impressiona no Love Supreme é o ataque e a intensidade do início ao fim, é impressionante a força musical do Coltrane.

O Blues & the Abstract Truth, que título fantástico, é soberbo, tenho uma edição da Analogue comprada ao Jorge que não pode ser descrita por palavras tem de ser ouvida... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Fev 17 2013, 18:42

Ulrich escreveu:

Gostei bastante das descrições Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 754215

O que me impressiona no Love Supreme é o ataque e a intensidade do início ao fim, é impressionante a força musical do Coltrane.

O Blues & the Abstract Truth, que título fantástico, é soberbo, tenho uma edição da Analogue comprada ao Jorge que não pode ser descrita por palavras tem de ser ouvida... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368


Só falta o Ayler. Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Fev 17 2013, 18:45

António José da Silva escreveu:
Ulrich escreveu:

Gostei bastante das descrições Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 754215

O que me impressiona no Love Supreme é o ataque e a intensidade do início ao fim, é impressionante a força musical do Coltrane.

O Blues & the Abstract Truth, que título fantástico, é soberbo, tenho uma edição da Analogue comprada ao Jorge que não pode ser descrita por palavras tem de ser ouvida... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368


Só falta o Ayler. Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368

Tens razão , não falei porque , ainda, não conheço Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Buck Banzai
Membro AAP
Buck Banzai


Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2016
Idade : 43
Localização : Lisboa

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Nov 27 2016, 11:38

JAZZ CLASSICO


Tropecei por acaso neste tópico.
Que maravilha...

Porque não recomeçar?

admitindo que sou um ouvinte mais dado ao deixar-me levar pela música, em oposição aos ouvintes mais intelectualizados, deixo aqui os 3 discos de jazz que mais me cativaram à primeira audição e aos quais retorno frequentemente

Kind of blue - é do car#&#$% ponto (desculpem o estrangeirismo Wink

sometihn' else - quando entra aquela trompete (julgo eu) uns segundos antes de acabar o primeiro minuto da Autumn leaves, meu deus!, arrepia sempre

Favorite things - mais imediato pelo fácil reconhecimento das cantigas mas sempre cativante

Fica a minha singela contribuição na tentativa de reavivar este tópico

PS:
falei acima em arrepio. Não sei como é com vocês mas há cantigas que arrepiam em todas as audições, um pouco como passar depressa nas lombas. sugestão de novo tópico?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
António Teixeira
Membro AAP



Mensagens : 217
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 57
Localização : Barcelos

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 12:07

Ora cá está um dos tópicos dos que me foram aconselhados e que serve o propósito que procurava. obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 12:49

António Teixeira escreveu:
Ora cá está um dos tópicos dos que me foram aconselhados e que serve o propósito que procurava. obrigado.

Jà não me lembrava dele ... ora aqui està um bom topico a desenvolver em abordando todos os estilos !!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo82




Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2014
Idade : 41
Localização : Lisboa

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 17:21

Pessoalmente gosto do Horace Silver. Só estranho ainda ninguém o ter mencionado.


Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 17:53

Ricardo82 escreveu:
Pessoalmente gosto do Horace Silver. Só estranho ainda ninguém o ter mencionado.


Ricardo

JAZZ_PATRICIA BARBER


Tu e muitos de nós. Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368


Depois de rodar Modern Cool em cassete de Metal, roda outro da Patricia Barber. Gravado de um álbum a 45rpm da Mofi e também numa cassete de Metal (Sony Metal -XL)
Pena o valor a que chegaram.


https://www.discogs.com/sell/item/198869825


Patricia Barber - Verse


Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 2hpr255

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 18:26

António José da Silva escreveu:
... Depois de rodar Modern Cool em cassete de Metal, roda outro da Patricia Barber. Gravado de um álbum a 45rpm da Mofi e também numa cassete de Metal (Sony Metal -XL)
Pena o valor a que chegaram.

Patricia Barber - Verse ...

Não sei se viste o titulo do topico ... e se o viste não està escrito que seja especifico ao Jazz ou a outra coisa, e ainda por cima o objectivo é de meter três albuns de inciação para os mais leigos. Ora puseste um sò e sém precisar o estilo da musica da senhora...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 18:35

Coloquei dois da Patricia Barber, o terceiro segue-se dentro de momentos. E são álbuns de Jazz. Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 19:59

ROCK PROGRESSIVO Japonês


Este tópico é interessante, mas já não vou para novo e não sei se consigo colocar três... vou tentar.

Cedo, isto é, desde que começamos a redescobrir o Universo da Música em conjunto, verificamos que do País do Sol Nascente nos chegavam álbuns com uma força muito particular. O movimento "Progressivo" tinha chegado até aos jovens cheios de qualidades e com técnica refinada. Os mais distraídos apelidam algumas destas bandas como "os Led Zepplin do Japão", mas na modesta opinião deste que vos escreve isso chega a ser uma ofensa... para os Músicos Japoneses, claro!

Os três álbuns que vou deixar aqui como referência têm uma força incrível, o registo cru deixa-me completamente desarmado e cheio de vontade de mais, muito mais.
Cada País tem o seu folclore e nestes álbuns não vão faltar os apontamentos folclóricos Japoneses.

Tudo começou com:
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 FLower-Travellin-Band-Satori
Flower Travellin' Band - Satori
Este álbum teve a capacidade de reunir consenso aqui em casa, não há jantar de amigos em que ele não toque... desde os mais ligados a Metal aos menos ligados à Música...

Depois descobrimos um que é um nadinha diferente, dizem que é mais "Psicadélico", eu digo que incorpora mais do perfume Japonês.
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Afterbuy23391_ebay
Osamu Kitajima ‎- Benzaiten

Não há duas sem três... ou dois sem três!
O terceiro poderia muito bem ser um desta ou daquela banda, mas estou a escrever neste lugar e não noutro. Por isso vou deixar como terceira referência um álbum que o senhor Administrador António me apresentou e que muito aprecio/apreciamos:
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Hqdefault
Far Out - Nihonjin


Queria deixar mais, mais... mas para que o senhor Administrador (Paulo) TD124 não me diga que são três... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 936335

A Música não é só Jazz e muito menos é exclusiva dos países da Europa e dos Estados Unidos da América. Por isso e porque realmente gosto, deixo-vos para poder ir escutar algo...



ps.: há uma banda que merece a escuta e que também representa muito bem o Rock Progressivo perfumado Japonês, Far East Family Band... mas não digo nomes de álbuns, já disse três.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 20:57

José Miguel escreveu:
... Queria deixar mais, mais... mas para que o senhor Administrador (Paulo) TD124 não me diga que são três... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 936335  ...

Pode pôr quantos quizer, mas de três em três !!!... sò pacotes de três, 3 !!!... irrra qué preciso explicar tudo a esta gente Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 524928826

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 21:13

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Queria deixar mais, mais... mas para que o senhor Administrador (Paulo) TD124 não me diga que são três... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 936335  ...

Pode pôr quantos quizer, mas de três em três !!!... sò pacotes de três, 3 !!!... irrra qué preciso explicar tudo a esta gente Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 524928826

lol!

Calma!!!

Eu só deixei três... por vezes é que embalo e deixo que os dedos martelem as teclas do ecrã do telefone...

Deixei três e agora vou tratar do jantar. Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 22:01

Muito bom este tópico
Ir para o topo Ir para baixo
António Teixeira
Membro AAP



Mensagens : 217
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 57
Localização : Barcelos

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 22:30

José Miguel escreveu:
Este tópico é interessante, mas já não vou para novo e não sei se consigo colocar três... vou tentar.

Cedo, isto é, desde que começamos a redescobrir o Universo da Música em conjunto, verificamos que do País do Sol Nascente nos chegavam álbuns com uma força muito particular. O movimento "Progressivo" tinha chegado até aos jovens cheios de qualidades e com técnica refinada. Os mais distraídos apelidam algumas destas bandas como "os Led Zepplin do Japão", mas na modesta opinião deste que vos escreve isso chega a ser uma ofensa... para os Músicos Japoneses, claro!

Os três álbuns que vou deixar aqui como referência têm uma força incrível, o registo cru deixa-me completamente desarmado e cheio de vontade de mais, muito mais.
Cada País tem o seu folclore e nestes álbuns não vão faltar os apontamentos folclóricos Japoneses.

Tudo começou com:

Flower Travellin' Band - Satori
Este álbum teve a capacidade de reunir consenso aqui em casa, não há jantar de amigos em que ele não toque... desde os mais ligados a Metal aos menos ligados à Música...

Depois descobrimos um que é um nadinha diferente, dizem que é mais "Psicadélico", eu digo que incorpora mais do perfume Japonês.

Osamu Kitajima ‎- Benzaiten

Não há duas sem três... ou dois sem três!
O terceiro poderia muito bem ser um desta ou daquela banda, mas estou a escrever neste lugar e não noutro. Por isso vou deixar como terceira referência um álbum que o senhor Administrador António me apresentou e que muito aprecio/apreciamos:

Far Out - Nihonjin

Queria deixar mais, mais... mas para que o senhor Administrador (Paulo) TD124 não me diga que são três... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 936335

A Música não é só Jazz e muito menos é exclusiva dos países da Europa e dos Estados Unidos da América. Por isso e porque realmente gosto, deixo-vos para poder ir escutar algo...

ps.: há uma banda que merece a escuta e que também representa muito bem o Rock Progressivo perfumado Japonês, Far East Family Band... mas não digo nomes de álbuns, já disse três.

Este mundo não tem fim...
Não consegui ouvir os 3 propostos integralmente mas, pelo que ouvi deu para sentir que são todos extraordinários nas suas diferenças.
No entanto, a esta hora, no fianl do dia, o Far Out veio mesmo a calhar pela serenidade - soube muiiito bem...
E assim, aos poucos vou entendendo um pouco melhor as palavras do José Miguel, quando diz que não há como ouvir e sentir.
Obrigado por mais estas revelações.
Abraço
António
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 22:43

António Teixeira escreveu:
... o Far Out veio mesmo a calhar pela serenidade...


Esse álbum é fantástico. Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Jan 05 2017, 23:18

POP/ROCK 80's


os meus 3 para começar na pop dos 80

The Blue Nile - A walk across the rooftops
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 MI0001683158.jpg?partner=allrovi

It's Immaterial - Song
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 MI0001978834.jpg?partner=allrovi

David Sylvian - Secretes of the beehive
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 MI0002550506.jpg?partner=allrovi
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptySex Jan 06 2017, 00:00

ROCK PROGRESSIVO Françês



Bebi três cafés e agora vou deixar mais três álbuns...

Algures já disse que sinto um fraquinho pelo movimento Rock Progressivo e pelas várias faces desse movimento... aqui por faces entenda-se Nacionalidades.
Em cada País este estilo travestiu-se e ganhou um corpo próprio que merece atenção e respeito, porque um dos maiores erros é esperar que alguém em um Lugar/Tempo faça semelhante a outro em outro Lugar/Tempo.
Quando coloco um álbum de um Músico não espero ouvir outro...

Nota introdutória feita, retomo a ideia do meu fraquinho pelo tal movimento...

Em França o Rock Progressivo foi levado ao colo por Músicos cujo talento estava em bruto, algo selvagem, quando os ouvimos é impossível não sentir o "grito de Revolução", a vontade de Lutar.

A França foi (foi...) um farol cultural durante muitos séculos, esta geração de Músicos não quis deixar passar em branco um década em que o "luz" já estava ténue, fracota mesmo.

Pois bem, como não sou Historiador de Música e acredito que o Zeuhl merece uma entrada própria, aqui deixarei três referências que por vezes escapam aos radares e que para mim são fabulosas explosões no meio de uma Sociedade que já se alimentava de uma cisão entre classes.

Primeiro:
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 115427290
Catherine Ribeiro + Alpes - (Libertés ?)
Este álbum nós encontramos em Carcassonne e nem pensamos duas vezes... procurado desde... bem, a menina Catherine Ribeiro é luso-descendente e neste álbum isso fica completamente ILUMINADO, uma das letras faz referência directa à Ditadura Salazarista.
A forma como ELA diz/canta é soberba e cada palavra ganha corpo diante nós.


Segundo:
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 $_1
Pascal Duffard - Dieu est Fou
Nem sei o que dizer deste Dieu est Fou... num só álbum é possível sermos arrebatados pelo Progressivo mais inovador e experimental e, imediatamente depois, arrebatados pela Chanson com Melodia e arranjos ao nível de Serge Gainsbourg...
Não sei classificar um álbum como este, por vezes parece que estou nomeio de uma Ópera...


Terceiro:
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 R-1575795-1364132372-9075.jpeg
Etron Fou Leloublan - Les Trois Fous Perdégagnent (Au Pays Des...)
Esta banda tem vários trabalhos arrebatadores e este foi o primeiro que conheci deles. Não se deixem cair nos primeiros minutos, sigam a viagem até onde a Banda planeou e não se irão arrepender.
É mais um trabalho com base instrumental de excelência e uma voz que aparece para nos alertar... é mais um que dá a sua facadita no regime.
Talvez fosse melhor colocar este a "gaveta" do Jazz-Rock... talvez... mas eu continuo a olhar para a Produção vinda de França com um olhar especial, para mim os trabalhos que mais "atacam" à cabeça/mente/espírito.

O mote é esse mesmo: Rock Progressivo com um cunho muito particular, o da Nação que o viu nascer.


Quem quiser que arrisque entrar ou apresentar o Zeuhl, porque desde Magma a Zao, passando por Weidorje... ufa!!! 1... 2... 3... ups!!!


Divirtam-se com as viagens até França!


Última edição por José Miguel em Sex Jan 06 2017, 12:36, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptySex Jan 06 2017, 08:53

Afim de facilitar a compreensão assim que a busca puz um index em azul com o estilo nos posts. Lembro que o objectivo é de dar discos de iniciação aos estilos e sub-estilos da musica em geral. Téntem ser claros nesse aspecto, tanto estilisticamente que musicalmente, pois quando não se sabe grande coisa sobre uma matéria, é sempre agradàvel de ser ajudado e a compreensão facilitada ... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptySex Jan 06 2017, 11:00

ROCK INDEPENDENTE ou INDIE ROCK



O termo rock independente foi criado em meados dos 70 nos UK com a aparição do movimento Punk. Com o tempo a designação evoluiu e hoje ela caracterisa os grupos que não são editados pelas "majors" e que gravitam à volta de pequenas editoras. Visto assim o indie pode pareçer como uma diferença "comercial" mais do que "musical" mas, às vezes uma està subjugada à outra. O Rock indie tenta se diferenciar estilisticamente do Rock mainstream adoptando estructuras harmonicas e ou mélodicas em margem das tendências e das exigências da radio. O estilo é geralmente mais ousado, heteróclito e inventivo ... mas estas caracteristicas não são sinônimo de qualidade, então hà que se interessar e continuar a descobrir por si proprio!...
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Rr003t

Apesar de (muito...) diferentes estes três discos são unanimamente considerados como cimos do Rock, independentemente do estilo. A presença destes três discos "iconicos" numa discoteca indica um bom conhecimento do mundo "alternativo" ou ao menos de alguns dos pilares ...

O EVOL é um hino pretencioso, corajoso e inventivo ao Punk e à cultura underground em geral. Fugindo dos caminhos habituais os Sonic... criam um universo febril, radical e experimental aonde o ruido se transforma em musica, ou o contràrio. Este album é a preparação do que serà a obra-prima do grupo o "Sister" mais dificil de acesso. O som, ruido, barulho dos Sonic... cristalisa-se neste album e o resultado é unico. Um album de 1986 que mostra que a evolução do rock, serà feita pelos pequenos grupos...

O Loveless dos My Bloody Valentine é uma cave sombria e brumosa em plena noite. Tudo nesta musica tém o cheiro do sexo, da droga e da irreverência. Dois anos dificeis em estudio afim de parir o album mais perverso do mundo do Rock. Os excessos, derivas, trips e outras alucinações deste grupo, fazem passar os Stones "quase" por putos de coro. Conceptualmente demasiado inteligente para ser do Punk, o Loveless é fundamentalmente mais visceral e radical... pois a mensagem subliminal é que sém Amor tudo é possivel!... Uau!!!... os gajos vão longe e sabem aonde vão !...

Complétamente diferente o Funeral dos canadianos é um Rock barroco e colorido como uma evolução do Colin Blunstone. Este grupo multi-instrumentista cria um universo elegiaco, majestuoso e de uma rara coerência. A musica oscila entre o sombrio e o luminoso com a mesma graça e elegância. Ao contrario do Loveless que estilisa a ausência do Amor ... este Funeral sublima-o. Construido como uma homenagem catártica ao mais profundo dos sentimentos humanos ... esta obra aproxima-se perigosamente do Love Supreme. Querem melhor elogio do que este ?...
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptySex Jan 06 2017, 12:13

TD124 escreveu:
ROCK INDEPENDENTE ou INDIE ROCK
...
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Rr003t

Apesar de (muito...) diferentes estes três discos são unanimamente considerados como cimos do Rock, independentemente do estilo. A presença destes três discos "iconicos" numa discoteca indica um bom conhecimento do mundo "alternativo" ou ao menos de alguns dos pilares ... (...)

É uma escolha muito bem refinada. Uma onda carregada de sais minerais num extenso oceano. Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 22692

Contudo permitam-me aqui uma segunda vaga:

ROCK INDEPENDENTE ou INDIE ROCK




Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 1r6fxi


Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 11v16cw


Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Z7ds9
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptySex Jan 06 2017, 12:35

Pierre escreveu:
TD124 escreveu:
ROCK INDEPENDENTE ou INDIE ROCK
...
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Rr003t

Apesar de (muito...) diferentes estes três discos são unanimamente considerados como cimos do Rock, independentemente do estilo. A presença destes três discos "iconicos" numa discoteca indica um bom conhecimento do mundo "alternativo" ou ao menos de alguns dos pilares ... (...)

É uma escolha muito bem refinada. Uma onda carregada de sais minerais num extenso oceano. Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 22692

Contudo permitam-me aqui uma segunda vaga:


Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 1r6fxi


Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 11v16cw


Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Z7ds9

Não desprezando os 6 aqui descritos, antes pelo contrário
Eu acrescentaria estes

ROCK INDEPENDENTE ou INDIE ROCK




Jeff Buckley - Grace
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 8z1oo3
American Music Club - Califórnia
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 V4xzb4
Mazzy Star - She hangs brightly
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 9znity
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptySex Jan 06 2017, 12:45

ACID JAZZ


Para começar no acid jazz
Zero 7 - Simple things
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Sy8k09

United Future Organization - united future organization
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 34g6cn7

Galliano - in pursuit of the 13th note
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 2aihc8i
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptySex Jan 06 2017, 12:47

Amigos Pierre e Anibal, eu modifiquei (reduzi) os vossos quote para favorisar a leitura e optimisar o espaço e acrescentei o estilo, pois o topico tém como objectivo de ser consultado pelos que buscam sugestões...

Apreciei os vossos discos que sendo diferentes dos meus mostram a grande latitude do Indie Rock !!!... o Psycho Candy é um GRANDE esquecido dos 80's que faz bem e nunca é demais re-lembrar !!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptySex Jan 06 2017, 12:53

TD124 escreveu:
Amigos Pierre e Anibal, eu modifiquei (reduzi) os vossos quote para favorisar a leitura e optimisar o espaço e acrescentei o estilo, pois o topico tém como objectivo de ser consultado pelos que buscam sugestões...

Apreciei os vossos discos que sendo diferentes dos meus mostram a grande latitude do Indie Rock !!!... o Psycho Candy é um GRANDE esquecido dos 80's que faz bem e nunca é demais re-lembrar !!! cheers
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 12:53

O POST-ROCK



O post-rock pode se aparentar ao indie e alternativo ou ao contrario ser diferente de tudo o que existe. Foi esta alternância musical entre experimental/tradicional que levou à criação do termo post-rock que é criticado hoje pois englobando grupos tão diferentes quanto Mogwai e Tortoise. Se a origem do termo visava a descrever grupos que utilisavam os intrumentos do rock para construir uma musica que escapava aos codigos ritmicos e harmonicos deste ... hoje o termo engloba a produção de musica iconoclasta. O post é então hoje mais do que um género, pois é um movimento politico e social contra a produção mainstream e estereotipada. A partir do ultimo ponto de vista muita coisa poderia ser do post ... mas musicalmente o estilo tém as suas tradições. Assim o post priveligia as rupturas bruscas, os crescendos/descendos lentos e hipnoticos assim que a incorporação da ambient, electronica e as influências contemporaneas como Glass, Reich, Martynov e etc... o que faz do estilo um quebra cabeças. Ao nivel dos grupos cerebrais o post exige um bom conhecimento tanto do jazz que do classico, pois as alusões são permanentes ...
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 1z1z0as

Au Revoir Borealis_Dark Enough for Stars: Eis um album que para a maioria dos auditores é um belo (muito belo mesmo...) album de pop e para o qual o termo post não lhe viria à cabeça. Mas a escuta atentiva das construções harmonicas mostra o contrario e certas passagens são alusões directas à ambient assim que ao Steve Reich. A alternância de atmosferas assim que a passagem de momentos ritmicos à ausência destes mostra uma formação clàssica. Uma muito bela voz feminina ao serviço de um album delicado, ciselado, inventivo e sublimo com escapadas liricas transcendentes ... corram escutar isto pois é fàcil, inteligente e pertinente como a pop o é raramente, mas é verdade que não é "verdadeiramente" um disco de pop, pois isto é puro post de raiz...

Godspeed You! Black Emperor_Yanqui U.X.O.: Aqui a porca torçe o rabo e o lirismo é subentendido e tapado por uma espessa parede de rock-sinfonico apocaliptico. Chamém-lhe sinfonico, progressivo, math-rock, space-rock, experimental, alternativo ou o que quizérem ... o termo serà sempre incompléto para descrir o monumental e magmàtico movimento harmonico dos GYBE!... e aqui estão no meio da catedral do post! Musica politica, iconoclasta e revoltada que anuncia o fim do mundo ... ou um poema para o fim dos tempos, o Requiem da humanidade. Aqui o post està numa das suas terras àridas e desoladas ... e num espaço sém equivalente no rock classico !!!...

Rachel's_The Sea and the Bell's: Piano, violoncelo, orgão, violino, cravo e etc... não são instrumentos que habitualmente se encontram ao mesmo tempo no rock e misturados à bateria e efeitos electronicos ainda menos ... e que isto soe como musica de camara-rock então sò pode ser os Rachel's que são o grupo de neo-clàssico mais rock ou o contrario, então é puro post. Um album contemplativo, mélodico e dinamico que ressoa como uma ode ao mar. Os arranjos cinematograficos são de uma fineza exemplar e a execução superlativa. Uma outra vertente do post que apesar de mais exigente pode ser uma iniciação à musica clàssica ... mas com gosto de rock,... sejão então os bem vindos ao mundo complexo e maravilhoso do post !!!...
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 17:19

TD124 escreveu:
O POST-ROCK

O post-rock pode se aparentar ao indie e alternativo ou ao contrario ser diferente de tudo o que existe. Foi esta alternância musical entre experimental/tradicional que levou à criação do termo post-rock que é criticado hoje pois englobando grupos tão diferentes quanto Mogwai e Tortoise. Se a origem do termo visava a descrever grupos que utilisavam os intrumentos do rock para construir uma musica que escapava aos codigos ritmicos e harmonicos deste ... hoje o termo engloba a produção de musica iconoclasta. O post é então hoje mais do que um género, pois é um movimento politico e social contra a produção mainstream e estereotipada. A partir do ultimo ponto de vista muita coisa poderia ser do post ... mas musicalmente o estilo tém as suas tradições. Assim o post priveligia as rupturas bruscas, os crescendos/descendos lentos e hipnoticos assim que a incorporação da ambient, electronica e as influências contemporaneas como Glass, Reich, Martynov e etc... o que faz do estilo um quebra cabeças. Ao nivel dos grupos cerebrais o post exige um bom conhecimento tanto do jazz que do classico, pois as alusões são permanentes ...
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 1z1z0as

Au Revoir Borealis_Dark Enough for Stars: Eis um album que para a maioria dos auditores é um belo (muito belo mesmo...) album de pop e para o qual o termo post não lhe viria à cabeça. Mas a escuta atentiva das construções harmonicas mostra o contrario e certas passagens são alusões directas à ambient assim que ao Steve Reich. A alternância de atmosferas assim que a passagem de momentos ritmicos à ausência destes mostra uma formação clàssica. Uma muito bela voz feminina ao serviço de um album delicado, ciselado, inventivo e sublimo com escapadas liricas transcendentes ... corram escutar isto pois é fàcil, inteligente e pertinente como a pop o é raramente, mas é verdade que não é "verdadeiramente" um disco de pop, pois isto é puro post de raiz...

Godspeed You! Black Emperor_Yanqui U.X.O.: Aqui a porca torçe o rabo e o lirismo é subentendido e tapado por uma espessa parede de rock-sinfonico apocaliptico. Chamém-lhe sinfonico, progressivo, math-rock, space-rock, experimental, alternativo ou o que quizérem ... o termo serà sempre incompléto para descrir o monumental e magmàtico movimento harmonico dos GYBE!... e aqui estão no meio da catedral do post! Musica politica, iconoclasta e revoltada que anuncia o fim do mundo ... ou um poema para o fim dos tempos, o Requiem da humanidade. Aqui o post està numa das suas terras àridas e desoladas ... e num espaço sém equivalente no rock classico !!!...

Rachel's_The Sea and the Bell's: Piano, violoncelo, orgão, violino, cravo e etc... não são instrumentos que habitualmente se encontram ao mesmo tempo no rock e misturados à bateria e efeitos electronicos ainda menos ... e que isto soe como musica de camara-rock então sò pode ser os Rachel's que são o grupo de neo-clàssico mais rock ou o contrario, então é puro post. Um album contemplativo, mélodico e dinamico que ressoa como uma ode ao mar. Os arranjos cinematograficos são de uma fineza exemplar e a execução superlativa. Uma outra vertente do post que apesar de mais exigente pode ser uma iniciação à musica clàssica ... mas com gosto de rock,... sejão então os bem vindos ao mundo complexo e maravilhoso do post !!!...

Bela Descrição dos Albuns como sempre amigo Paulo,
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 754215
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 17:30

Fabulosos trabalho, estamos a ficar muito mal acostumados. Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 17:34

OS SAXOFONISTAS MAIS ROMÂNTICOS DO JAZZ

Background e grandes influências :
No inicio da década de 20, o primeiro foi Coleman Hawkins.
Ainda na mesma década, pouco tempo depois foram Johnny Hodges e Benny Carter.

Ben Webster
Começou a tocar a sério no inicio dos anos 30 em Big Bands.
Mas foi na orquestra de Duke Ellington de 1935 a 1943 com Johnny Hodges que Ben Webster mais aprendeu.
Ben Webster desenvolveu um estilo único e inconfundível, com o seu final de sopro cheio de sensualidade.

Não existe um album mau de Ben Webster e existem muitos excelentes :
- Ben Webster "Soulville" (Verve, 1957)
- Coleman Hawkins Encounters Ben Webster (Verve, 1957)
- Gerry Mulligan Meets Ben Webster (Verve, 1959)
- Ben Webster Meets Oscar Peterson (Verve, 1959)

E destaco ainda a participação nos albuns :
- Art Tatum "The Tatum Group Masterpieces" (Pablo, 1956)
- Benny Carter "Jazz Giant" (Contemporary, 1958)
- Johnny Hodges "Blues-a-Plenty" (Verve, 1958)

O album do Ben Webster para mim é este :
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Ben%20Webster%20Soulville_zps0hnjeoub
Ben Webster "Soulville" (Verve, 1957)
com Oscar Peterson, Ray Brown, Herb Ellis, Stan Levey
Produzido por Norman Granz para a Verve
Neste album Ben Webster toca com o Coração e a Alma.

Ben Webster é o mais sensual dos mais românticos.


Lester Young
Fazendo parte de uma familia de músicos, começou a tocar na banda da familia no final da década de 20.
Lester Young foi da mesma geração de Ben Webster e foi também no inicio da década de 30 que começou a tocar mais a sério na Big Band de Count Basie.
Ainda na década de 30 e 40 surge a enorme cumplicidade com o platónico "romance" músical de Lester Young com Billie Holiday,
a quem ele alcunhou de "Lady Day" e ao que Billie Holiday retribuiu com a alcunha de "Prez" (Presidente).
Este relacionamento musical vai desenvolver ainda mais ambos os artistas, em carga emocional, sensibilidade, musicalidade, lirismo, blues e drama.
Na segunda metade da década de 40 Lester Young junta-se ao Jazz at the Philharmonic de Norman Granz onde tem performances memoráveis, ainda no final da década de 40 faz gravações importantes para a Aladdin Records.
Infelizmente no pico de forma de Lester Young nas décadas de 30 e 40 a qualidade de som das gravações ainda estava longe do ideal.
Na década de 50 Lester Young entra em decadência tanto musicalmente como físicamente,
mas apesar disso ainda tem alguns albuns memoráveis produzidos por Norman Granz para a Norgran Records e Verve Records.
De salientar para a Norgran Records em 1952 "Lester Young with the Oscar Peterson Trio" (The President Plays with the Oscar Peterson Trio) e em 1956 o "The Jazz Giants '56".

E finalmente a minha escolha de Lester Young :
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Pres%20and%20Teddy_zpsjzjzcd7r
A gravação de 1956 para a Verve Records "Pres and Teddy" com o grande pianista Teddy Wilson.
Este album prova que na década de 50, nos dias em que ele estava melhor de saude, Pres tocava igualmente ao seu melhor nível e com mais intensidade emocional do que no inicio dos anos 30.

Lester Young é o mais lírico dos mais românticos.


Zoot Sims
Da geração seguinte a Ben Webster e Lester Young, Zoot Sims idolatrava ambos.
Tal como Lester Young, Zoot Sims era de uma familia de artistas de Vaudeville.
Começou a tocar a sério no início da década de 40 em algumas Big Bands (Benny Goodman, Buddy Rich, Woody Herman, Gerry Mulligan).
Nas décadas de 50 e 60 trabalhou muito com Al Cohn, tanto em gravações como em espectáculos habituais no famoso clube de Jazz Half Note.
A partir do final dos anos 60 e durante os anos 70 e 80 fez inumeras gravações para a Pablo de Norman Granz, com a habitual excelente qualidade de gravação.

É um destes Pablo's que eu aconselho para quem quer ter o melhor disco de Zoot Sims :
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Zoot%20Sims%20and%20the%20Gershwin%20Brothers_zpsppazlczt
Zoot Sims "Zoot Sims and the Gershwin Brothers", Pablo Records, 1975
Musica de George e Ira Gershwin.
Com Oscar Peterson, Joe Pass, George Mraz, Grady Tate
Um Album Fantástico cheio de Swing.

Zoot Sims é o que tem mais Swing dos mais românticos.


P.S.:
Stan Getz também poderia estar aqui, fica aqui uma palavrinha de apreço.

Abraços,
Jorge Ferreira


Última edição por Jorge Ferreira em Dom Jan 08 2017, 21:02, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 18:28

Jorge Ferreira escreveu:
... Ben Webster é o mais sensual dos mais românticos.

Para mim é o Marvin Gaye do saxophone...

Lester Young é o mais lírico dos mais românticos.

Sim!... ele seria o Brian Ferry !!!

Zoot Sims é o que tem mais Swing dos mais românticos.

Seria ele o Mike Scott do saxophone ???  Wink

Magnificas proposições, pertinentes e perfeitamente documentadas ... como de costume 2cclzes e vou-me interessar ao ultimo que não conheço !!!...  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 20:17

TD124 escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:
... Ben Webster é o mais sensual dos mais românticos.

Para mim é o Marvin Gaye do saxophone...

Lester Young é o mais lírico dos mais românticos.

Sim!... ele seria o Brian Ferry !!!

Zoot Sims é o que tem mais Swing dos mais românticos.

Seria ele o Mike Scott do saxophone ???  Wink

Magnificas proposições, pertinentes e perfeitamente documentadas ... como de costume  2cclzes  e vou-me interessar ao ultimo que não conheço !!!...  cheers

A capa original do último em Vinil é assim :

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Zoot%20Sims%20and%20the%20Gershwin%20Brothers_orig_zpswguibkxa

Boas analogias Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 20:18


Belo tópico, generalista, eclético...  Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 754215

Electrónica, experimental, minimalista, ambiental... (ou o que lhe quiserem chamar)

Embora algo distantes (no tempo e no estilo), ficam três sugestões, pra começar...
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 TerryRiley_zpsxm1cxzpx
Terry Riley ‎-  A Rainbow In Curved Air (1969, Columbia Masterworks, USA)
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 CarlosZingaro_JLimabarreto_zpsn7ekmlsp
Carlos Zíngaro / Jorge Lima Barreto ‎- Kits (1992, Numérica, Por)

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 DavidLynch_zpskfyucozh
David Lynch ‎- Crazy Clown Time (2011, Sunday Best Recordings, EU)
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 21:13


Mais três, de cada vez...

Hip Hop, Trip Hop e afins...

Três referências de diferentes latitudes onde o hip/trip hop se funde com estilos como o Jazz, a Soul, a Electrónica, o Rock e sei mais lá o quê...

Dos States:
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Guru%20-%20Jazzmatazz%20Vol.%201_zpsfieywfs6
Guru ‎- Jazzmatazz Volume 1 (1993, Chrysalis, USA)

do Reino Unido:

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 MassiveAttack_Mezzanine_zpsjzevkwsb
Massive Attack - Mezzanine (1998, Circa/Virgin, Eur)

e de França:
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Gasoline_zpspcc8feao
Gasoline ‎- A Journey Into Abstract Hip-Hop (2002, La Fondation, Fra)
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 22:35

Eu acrescentaria para o trip hop

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 6r6exg

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Addc9v

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Flbhvp



Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 08 2017, 23:02

Para o hip hop acrescentaria
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 23k4qvl
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 S3q3rd
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 24chche
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptySeg Jan 09 2017, 14:07

Bom topic!
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQua Jan 11 2017, 08:07

anibalpmm escreveu:
Eu acrescentaria para o trip hop
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 T5268k

Do Mister W sò conheço o Terry Riley e o David Lynch, os outros study ... mas aqui estão dois pesos pesados !!!... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 843159
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQua Jan 11 2017, 12:03

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
Eu acrescentaria para o trip hop
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 T5268k

Do Mister W sò conheço o Terry Riley e o David Lynch, os outros  study  ... mas aqui estão dois pesos pesados !!!... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 843159
E o Tricky? É q pura e simplesmente fundou o estilo e editou o disco q para mim é o melhor de todos em termos de trip hop - maxinquaye (o da foto) Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Addc9v
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQua Jan 11 2017, 17:37

anibalpmm escreveu:

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Addc9v

Uma obra-prima!!
Aproveitando (espero que a administração não se importe)... tenho um destes a mais (CD), ainda em celofane, que não me importaria de despachar. A quem interessar, MP.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQua Jan 11 2017, 17:49

anibalpmm escreveu:
TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
Eu acrescentaria para o trip hop
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 T5268k

Do Mister W sò conheço o Terry Riley e o David Lynch, os outros  study  ... mas aqui estão dois pesos pesados !!!... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 843159
E o Tricky? É q pura e simplesmente fundou o estilo e editou o disco q para mim é o melhor de todos em termos de trip hop - maxinquaye (o da foto) Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Addc9v

Não conheço pois mesmo Massive e Portishead escuto pouco ... mas vou dar uma orelhada !!! Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQua Jan 11 2017, 17:52

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
Eu acrescentaria para o trip hop
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 T5268k

Do Mister W sò conheço o Terry Riley e o David Lynch, os outros  study  ... mas aqui estão dois pesos pesados !!!... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 843159
E o Tricky? É q pura e simplesmente fundou o estilo e editou o disco q para mim é o melhor de todos em termos de trip hop - maxinquaye (o da foto) Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Addc9v

Não conheço pois mesmo Massive e Portishead escuto pouco ... mas vou dar uma orelhada !!! Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 491368
Obrigatório IMHO
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQua Jan 11 2017, 18:23

Em Vilar de Mouros, depois de um Fabuloso concerto de Iggy Pop, foi o senhor Tricky que nos possibilitou aproveitar o resto da noite... Muita gente saiu e quem ficou usufruiu de uma belo concerto com direito um pouquinho de muita coisa.

Faz tempo que não o colocamos a tocar, mas ele merece uma "escutadela"! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyDom Jan 15 2017, 21:11


Mais 3, para continuar...

O Jazz funde-se e reiventa-se através de novos caminhos onde a criatividade e a imaginação são o limite. Poderiam ser mais, mas ficam três exemplos de formações que ousaram elevar a fasquia. Jazz ou não, eis a questão... (who cares?).

O "Novo" Jazz

Apesar da sua longa carreira (cerca de 30 anos) os australianos The Necks constituem um dos nomes mais reveladores da cena actual. Á semelhança de outros (ex: Portico Quartet), o seu som tem vindo a afastar-se das formas mais convencionais do Jazz para abraçar elementos distintos como a electrónica ambiental e minimalista. Um bom exemplo disso é o seu último trabalho, o aclamado pela critica "Vertigo".
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 TheNecks_Vertigo_zpsv9adabun
The Necks ‎- Vertigo (2005, Fish Of Milk, AUS)

O primeiro do sexteto holandês, revelador de tendências obscuras que se passeiam entre o Jazz, a electrónica (ambiental, industrial...), o rock (no seu lado mais negro) ou a música clássica. Intenso e perturbardor, digno de uma banda sonora de um filme de terror.
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 KilimanjaroDarkJazzEnsemble_zpsws404grp
The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble - The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble (2006, Planet Mu, UK)

Como seria de esperar, o power-trio norueguês não poderia ficar fora deste post. Dificil de catalogar, a sua música carrega uma personalidade própria e uma energia vibrante onde sobressaem o Free Jazz, a improvisação livre o Punk Rock e (mais recentemente) alguma electrónica pela mão do genial Mats Gustafsson.
Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 TheThing_zpswlecp6xu
The Thing - Bag It! (2009, Smalltown Superjazzz, Nor)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQua Nov 04 2020, 17:57

Toca a acordar este belissimo topico cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQua Nov 04 2020, 18:07

TD124 escreveu:
Toca a acordar este belissimo topico cheers

Estou esperando... Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 447836
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQua Nov 04 2020, 18:35

A esta hora não posso escrever muito, mas deixo três álbuns da nova cena Jazz de Londres que podem servir para qualquer um se iniciar.


Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 0011914282_10
Foi a colectânea por onde comecei, descobri por acaso e fui puxando as pontas. Vale a pena escutar todas as faixas, ir atrás dos nomes que vos tocarem mais.


Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Sons-Of-Kemet-Your-Queen
Sons of Kemet foi uma das descobertas quase imediatas, principalmente depois de Shabaka Hutchings... ele talvez seja o rosto, o nome maior deste movimento. Toca saxofone com uma energia e força que me fazem sempre pensar no Punk. As suas intervenções sociais e políticas estão bem presentes neste álbum e por isso a escolha dele entre os outros de Sons of Kemet ou The Comet Is Coming.


Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 R-12652166-1539373274-3946.jpeg
Também descoberto em We Out Here, Moses Boyd é um baterista que vai aparecendo por todo o lado... O título do álbum não engana e mais uma vez estamos perante uma força interventiva, uma mensagem que passa por meio da Música. Displaced Diaspora tem raízes em África e em Londres, tem raízes no Caribe, Jamaica, ... Por vezes lembra a fusão que nos chegou de África nos 70's, mas também clubbing... é expressivo, funky as hell!

Fico por aqui, tenho que trabalhar mais uns minutos. Smile

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Nov 05 2020, 09:17

José Miguel escreveu:
A esta hora não posso escrever muito, mas deixo três álbuns da nova cena Jazz de Londres que podem servir para qualquer um se iniciar. ...

Não conheço nenhum ... vou dar uma espreitadela a isso Basketball
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Nov 05 2020, 14:21

José Miguel escreveu:
... Também descoberto em We Out Here, Moses Boyd é um baterista que vai aparecendo por todo o lado... O título do álbum não engana e mais uma vez estamos perante uma força interventiva, uma mensagem que passa por meio da Música. Displaced Diaspora tem raízes em África e em Londres, tem raízes no Caribe, Jamaica, ... Por vezes lembra a fusão que nos chegou de África nos 70's, mas também clubbing...  é expressivo, funky as hell! ...

Não ouvi a colectânea pois prefiro ser iniciado directamente pelos albums, permite-me de melhor "entrar" na coisa. Admito, não conhecendo esta nova cena "jazzistica", que a associava à cena UK no espirito dos Go Go Penguin's, Portico Quartet ou Alexander Hawkin's ... estava errado. Aproveitei mesmo enquanto escutava para teclar "new jazz london scene" no google o que me abriu muitos artigos sobre esta nova vaga que li na diagonal enquanto escutava...

Com os auscultadores na cabeça enquanto escutava e trabalhava, foi um prazer escutar este album pois como diz e bem o José Miguel, é expressivo, funky as hell! ... não obstante, e apesar da frescura refrescante desta musica dei comigo a me desviar dela e a entrar noutros pensamentos. Disse-me para comigo que esta musica lembra-me até que ponto a década de 90 foi rica musicalmente! Pensei no Joshua Redman, nos Van Bran 3000 nos Fugees ... e disse-me para comigo que esta musica não é tanto inspirada pelas raizes dos musicos, ela é sobretudo inspirada pelos EUA (Detroit, Chicago, Nova Iorque...). De repente, achei que havia muita boa vontade, energia e mesmo alegria descomplexada mas pouca alteridade ... vou continuar a escutar outras coisas desta "vaga", não digo movimento, talvez me engane  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 EmptyQui Nov 05 2020, 16:21

Como se costuma dizer, isto anda tudo ligado!

A "nova cena Londrina" não tem mesmo nos GoGo Penguin um rosto, ainda que eles façam coisas muito bem feitas e estejam a produzir no tempo presente - quando o Paulo os referiu eu gostei do que ouvi e ainda os visito. Eu não sei se há um Movimento em Londres, assim como não sei se há um Movimento em Chicago (ex: Makaya McCraven) e Nova Iorque (ex: Kamasi Washington), desde logo por estes três lugares se estarem a misturar e a influenciar. Já teria mais inclinação para apelidar de Movimento os três juntos...

Dessas três cidades estão a sair álbuns cuja assinatura sonora ou estilo está a ser usado para transmitir uma mensagem. Esta mensagem é sistemática, organizada, coerente, responsável, pensada e ponderada. Estas características fazem dos Músicos reunidos um Movimento?

Eles não negam as suas influências e há na fase/Movimento do Jazz Espiritual um alicerce que parece inabalável. Não deixa de haver outro alicerce na fase/Movimento que na década de 60 e 70 permitiu a criação de obras de reivindicação e protesto.

Posto isto, não concordo com a falta de alteridade que o Paulo aponta, olhar para as capas e títulos das faixas permite perceber que terreno se está a pisar. Não ficando por aí, a Música (obviamente uns álbuns mais do que outros) coloca-nos num caminho de união e diferença, onde é possível estar de forma descomplexada a afirmar as raízes sem ter que dizer "bom é lá". Não! O bom é o lugar que ocupamos, podendo neste ponto Ser.

Ainda hoje disse isto a um amigo: para Ser não é preciso ser nada. Ou seja, para afirmar o meu Ser (singular, único) eu não tenho que ser (representação social, ou outra coisa) algo além disso.
Ilustrei esta ideia, vinha no comboio e lembrei-me da canção, com estes versos de Leonard Cohen:
"Listen to the mind of God
Which doesn't need to be"

Os versos são da canção Listen to the Hummingbird, quando esses versos aparecem fica claro que nenhum deus (ou a sua mente) não precisa de ser, para quem o escuta ele É simplesmente em tudo e todo. (atenção que não estou a evangelizar, não vá vir aqui alguém acusar-me disso).

Isto leva-me ao que me ocupou o dia de hoje em termos de 3...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
3!!! para começar...
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Para (Re)começar...
» Conselhos para começar...
» PC Audio, como começar?
» Noruega vai começar a aniquilação das ondas FM
» Qual o melhor programa para passar música do Youtube para cd, flac, wav...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: