Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 3!!! para começar...

Ir para baixo 
+17
José Miguel
Ricardo82
António Teixeira
Buck Banzai
anibalpmm
Ferpina
MicroGruas
BAILOTE
Fran
enxuto
Jorge Ferreira
João Henrique
Ulrich
Luis Filipe Goios
zaratustra
António José da Silva
TD124
21 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySeg Jan 21 2013, 15:33

JAZZ CLASSICO

Olà a todos,
para mim fora a troca de experiências, um forum tém um objectivo didatico que é a troca de conhecimentos. Esta troca permite aos mais noviços de descubrir coisas novas e às vezes paixões. Ora não hà alta-fidelidade sém musica. Decidi então de criar um topico para que possamos iniciar os mais novos aos estilos e sub-estilos de musica que existem, através de três discos. Pode parecer pouco... mas nos sabemos todos que houve um dia um disco que fez a reviravolta, e nos tornou sensiveis ao poder de um certo tipo de musica. Um disco, de qualquer que seja o estilo, bem escolhido, é uma porta aberta para um novo mundo, e pode revelar em nos sentimentos tapados ou desconhecidos. Pensem nos noviços e não em vos, pois o vosso disco preferido pode ser traumatico para outros. Tentem resumir o vosso gosto a três discos de qualidade mas acessiveis, permitindo aos outros uma entrada doçe no vosso mundo. Três discos escolhidos com tacto e sensibilidade podem ser o tapete que leva ao céu, e que incendia um fogo eterno. Exprimam o que os discos que escolhem vos invocam, pois isso ajudarà os outros a tentar a experiência dessa escuta. Como estamos no AAP vou me concentrar nos discos vinilo, mas não é obrigatorio, o mais importante é a musica e as sensações que sobressaem, como sempre...

Como sou um louco ou um fanatico (mesmo se prefiro a expressão "apaixonado") de Jazz, vou começar por três discos de Jazz (classico) que podem levar mesmo os mais recalcitrantes a este estilo até ao céu. Aqui vão então os meus...
Jazz - 3!!! para começar... 3jazz

1°- Kind of Blue do Miles Davis: Este é um dos mais vendidos discos de Jazz de todos os tempos, mas não pensem que é musica de consumação rapida, é mesmo tudo o contrario. E um disco de ambiência, apaziguador e contemplativo, para aqueles que se deixarem seduzir pelo tempo elastico e contrastado deste album. Kind of Blue ou seja "uma forma de azul", é uma forma de nostalgia de uma estetica sonora incomparavel. Este disco que é servido por um dos melhores acompanhamentos da historia do Jazz, é um convite a uma viagem interior de uma beleza fascinante, hipnotica e as vezes vertiginosa. Esta obra distila um sentimento de claro/obscuro, que por vezes dà a sensação que o Miles & companhia tocam a um sentimento que portanto so os portugueses conheçem... a saudade!. Eis um disco que mesmo quando tiverem 3000 discos de Jazz e 4 versões do mesmo, voçês vão retornar a ele, com a ternura e o carinho, com que se pensa no nosso primeiro amor. Uma pedra imaculada na historia da musica...

2° John Coltrane and Johnny Hartman: Lençois de seda pretos, champanhe e luz de velas... são os acessorios necessarios para fazer amor à escuta deste disco. A ambiência feltrada, romantica e sensual deste album, que sera adoptado imediatamente pela(o) vosso amor, é sem equivalente. Disco de penumbra, aonde a voz grave e aveludada do J. Hartman encontra no (não menos sedoso) saxofone do Coltrane o mais belo dos estojos a joias. Esta obra, que é um momento de pura osmose entre musicos, faz (com o devido respeito) passar o F. Sinatra por um cantor de cabaret. Um album belo como uma caricia, reconfortante como uma aguardente e limpido como a alma de uma criança... Este disco que pode criar làgrimas em suspensão, é uma prenda terna e profunda, aos sentimentos que o amor pode criar em nos.

3° Oscar Peterson the Trio: Um live à Chicago num bar, do trio do grande Oscar e um modelo do jazz classico. Aqui o Swing é rei, e é impossivel escutar este disco sem que a perninha se meta a bater a medida. Uma alternância de ritmos rapidos e alguns lentos de uma beleza de endoidar, que fazem desta obra um eterno "levanta moral". Aqui estamos no Jazz com sorriso, tonico e alegre que passa em visita todas as prendas da vida. Uma das faixas, muito lenta pode criar um sentimento de nostalgia, mas com um certo sorriso e é a prova da universalidade dos sentimentos. Este trio, neste dia sublime, passa em revista a banda larga dos sentimentos humanos. Um disco para amar o sol, a vida e os outros... mesmo a melancolia, aonde a generosidade é total. Comprem varios exemplares em vinilo, pois vão gastà-los à força de escuta!

Até+


Última edição por TD124 em Sex Jan 06 2017, 08:08, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySeg Jan 21 2013, 16:08

Magnificas explanações sobre esses três álbuns. Jazz - 3!!! para começar... 754215 E fiquei com a pulga atrás da orelha em relação ao álbum do Oscar Peterson. Adoro OP mas esse nunca ouvi. Uma sugestão que irei seguir.
E agora fico com esta terrível tarefa de escolher 3 álbuns entre centenas de grandes paixões...

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySeg Jan 21 2013, 21:05

Nada a dizer da tua seleção... primeiríssimas escolhas.
A título muito pessoal (e, por consequência, muito subjetivo) trocaria o The Trio do Oscar Peterson... pelo The Oscar Peterson Trio - Night Train (1963)...
Jazz - 3!!! para começar... Theoscarpetersonnighttr
http://www.discogs.com/Oscar-Peterson-Trio-Night-Train/master/99328

Continua...

Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySeg Jan 21 2013, 21:25

zaratustra escreveu:
Nada a dizer da tua seleção... primeiríssimas escolhas.
A título muito pessoal (e, por consequência, muito subjetivo) trocaria o The Trio do Oscar Peterson... pelo The Oscar Peterson Trio - Night Train (1963)...
Jazz - 3!!! para começar... Theoscarpetersonnighttr
http://www.discogs.com/Oscar-Peterson-Trio-Night-Train/master/99328

Continua...



Adoro esse álbum. Jazz - 3!!! para começar... 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyTer Jan 22 2013, 11:18

zaratustra escreveu:
Nada a dizer da tua seleção... primeiríssimas escolhas.
A título muito pessoal (e, por consequência, muito subjetivo) trocaria o The Trio do Oscar Peterson... pelo The Oscar Peterson Trio - Night Train (1963)...
Jazz - 3!!! para começar... Theoscarpetersonnighttr
http://www.discogs.com/Oscar-Peterson-Trio-Night-Train/master/99328

Continua...


Oh sim... Night train é felicidade ao estado puro mas... para mim menos acessivel imediatamente que o "The Trio"...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: 123_ Jazz (vocal)   Jazz - 3!!! para começar... EmptyTer Jan 22 2013, 12:14

JAZZ CANTADO "Feminino"


Olà,

aqueles que sucumbiram ao Coltrane/Hartman, devem se dizer se hà outras pérolas cantadas no Jazz. Oh sim!, hà muitas mesmo, mas para continuar a ascensão da montanha do Jazz, sem se sentir desvariado, aqui vão três pontos cardinais do Jazz cantado:
Jazz - 3!!! para começar... Jazzvocal

Ella Fitzgerald Songs from Let no man write my epitaph : Este disco é a banda sonora de um filme e é uma beleza de todos os instantes. A versão do Misty que ela faz é magnifica. A grande Ella com a sua voz de veludo unica, inunda este album de suavidade melancolica e mesmo de sensualidade. So acompanhada ao piano, magnifico, este disco entontecerà todos aqueles que foram subjugados pelo disco do Coltrane/Hartman. Uma obra a consumir na penumbra, com um copo de vinho (bom) e reflectindo ao dualismo do ser humano, ou seja, ser capaz de fazer actos muito baixos ou tão elevados como este puro momento de elegância generosa...     A gravação do disco é um modelo de alta qualidade, o que não é raro no Jazz!

Billie Holliday Lady sings the Blues : Atenção, a coisa começa a ser mais aguda. A imensa B. Holiday ou seja de seu verdadeiro nome Eleanora Harris, é para mim a Amalia do Jazz. Considerada a maior cantora de Jazz da historia, ela traduz pelo canto a dor interna ligada ao estilo e que é a segregação racial e a condição social do povo norte americano negro nessa época nos EUA. Este album é o fado de Harlem, profundo, a nu e desencantado na melancolia distilada. O facto que ela cante no estilo Jazz do Blues, acentua o sentimento de tristeza e de melancolia que irradiam este disco. Mas tudo isto ouve-se com muito prazer e com uma empatia total. O disco não é muito bem gravado mas é uma recolha de canções entre 1950 e 1956; então hà desculpa e é a musica o principal.

Abbey Lincoln Straight Ahead : O Jazz torna-se politico nesta época e prefigura o fim do Apartheid que virà com a morte do rev. Martin Luther King. A A. Lincoln acompanhada pelo seu futuro marido Max Roach à bateria, pelo Coleman Hawkins, Mal Waldron, Eric Dolphy,...??? possede um acompanhamento de luxo total. A ambiência sobria, meditativa mas concreta deste fabuloso disco, que é uma obra-prima do Jazz, não impedirà os noviços de aperceber toda a beleza discreta contida nestas faixas. Ao contrario dos outros dois, pela riqueza dos acompanhamentos, esta obra vai exigir mais atenção da parte dos noviços, mas vai valer a pena. Este disco servirà como trampolim para avançar no mundo do Jazz instrumental...

Até+


Última edição por TD124 em Sex Jan 06 2017, 08:10, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyTer Jan 22 2013, 12:34

Jazz - 3!!! para começar... 754215 Jazz - 3!!! para começar... 754215
Sempre a aprender! (esses do Oscar P....)
Belo (difícil ou fácil?) tópico APPiano.
Thanks!!!
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyTer Jan 22 2013, 13:18

Já não bastava o bombardeamento de grande qualidade das belas crónicas do Mister W nos "menos badalados do Jazz" e os "imortais do Jazz" e agora aparece mais este (td124) bombardeiro para nos cobrir de obras de qualidade e nos tentar com a aquisição dessas mesmas obras. Jazz - 3!!! para começar... 754215 O AAP está cada vez mais a pecar por excesso. Laughing Estes excessos são tão bons....


Fiquei com o álbum "Abbey Lincoln Straight Ahead" encravado na retina ocular.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyTer Jan 22 2013, 13:24


De facto está aqui mais um tópico de Jazz nec plus ultra Jazz - 3!!! para começar... 22692 ...

...é de facto um privilégio poder ler, mais um , fantástico tópico sobre

o meu tipo de música preferido.
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyTer Jan 22 2013, 13:35

Falas-te em Billie Holiday e sendo uma das minhas cantoras de eleição deixa-me destacar este álbum, o meu preferido

Jazz - 3!!! para começar... Bhladyinsatin

Acrescento que foi feita uma remasterização deste álbum em 1997, ao qual se adicionaram mais 4 faixas em relação ao original de 1958

Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQui Jan 24 2013, 12:14

TD124 escreveu:

Jazz - 3!!! para começar... Jazzvocal

Para mim, esse disco da Abbey Lincoln "Straight Ahead" foi o mais "bem escolhido" desses três cheers

Além dos grandes músicos já referidos pelo TD124, participou nesse disco também o grande trompetista Booker Little que infelizmente morreu muito jovem.

Em relação à Ella Fitzgerald eu escolhia antes o "Cole Porter Songbook" e em relação à Billie Holiday eu também escolhia antes o "Lady In Satin".

Mas isso era eu...mas aqui neste tópico é o gosto do TD124, que diga-se de passagem é muito bom.

Jazz - 3!!! para começar... 843159


Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQui Jan 24 2013, 12:35

Jorge Ferreira escreveu:
TD124 escreveu:

Jazz - 3!!! para começar... Jazzvocal

Para mim, esse disco da Abbey Lincoln "Straight Ahead" foi o mais "bem escolhido" desses três cheers

Esse foi o que me ficou mesmo na retina. Jorge, tens alguma edição que aconselhes em particular?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQui Jan 24 2013, 14:17

Jorge Ferreira escreveu:
TD124 escreveu:

Jazz - 3!!! para começar... Jazzvocal
...
Em relação à Ella Fitzgerald eu escolhia antes o "Cole Porter Songbook" e em relação à Billie Holiday eu também escolhia antes o "Lady In Satin".

Mas isso era eu... mas aqui neste tópico é o gosto do TD124 ...

Abraços,
Jorge Ferreira

Olà Jorge,

como disse no começo do topico, o meu objectivo não é de dar os maiores discos do estilo ou dos subestilos, ném mesmo o meu gosto pessoal, mas de indicar aos noviços que não conheçem o Jazz, alguns pontos cardinais de qualidade que os levem a gostar desta musica sem (grande) esforço ou intelectualisação. A partir destes exemplos eles poderam progredir por sim proprios na ascensão da montanha. Para as minhas escolhas utiliso os muitos anos de amigos, amigas e familiares a me pedir para ouvir um disco assim ou assado, e que no fim ficam apaixonados pelo disco em questão. Os três discos que citei, são os discos de Jazz cantado que mais me pedem pra ouvir, vàrias pessoas (não conhecedoras) que me rodeiam, quando vém a casa. Então é como se fosse o voto do publico e não o meu, que efectivamente não seria obrigatoriamente o mesmo...

Obrigado por participar e façam como eu, déem exemplos aos novos...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQui Jan 24 2013, 15:38


Mas TD124, se fosse o teu gosto pessoal também não havia problema nenhum...

Todos nós gostamos de alguns discos que por vezes até nem são os melhor cotados, e muitos dos melhor cotados por vezes nem nos dizem nada, são gostos...

E dentro do meu gosto pessoal o melhor que eu posso fazer para contribuir para este excelente tópico é dizer quais são aqueles que eu mantinha e aqueles que eu mudava (e por quais).

Desta forma se todos fizerem o mesmo aqui no forum, pode ser que a votação popular seja mais aprimurada Wink

Bem, a não ser que as urnas já tenham fechado Jazz - 3!!! para começar... 933723


AJS:
a melhor edição que existe neste momento é da Pure Pleasure e estou à semanas à espera de uns exemplares Jazz - 3!!! para começar... 524928826
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQui Jan 24 2013, 16:07

Jorge Ferreira escreveu:



AJS:
a melhor edição que existe neste momento é da Pure Pleasure e estou à semanas à espera de uns exemplares Jazz - 3!!! para começar... 524928826


E eu espero poder vir a ficar com um.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQui Jan 24 2013, 17:10

Jorge Ferreira escreveu:

...
E dentro do meu gosto pessoal o melhor que eu posso fazer para contribuir para este excelente tópico é dizer quais são aqueles que eu mantinha e aqueles que eu mudava (e por quais).

Desta forma se todos fizerem o mesmo aqui no forum, pode ser que a votação popular seja mais aprimurada Wink

Bem, a não ser que as urnas já tenham fechado
Jazz - 3!!! para começar... 933723

Assim é que é, toca todos a participar !!!

Aqui as urnas nunca estão fechadas, é democracia a todas as horas... o que é raro!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQui Jan 24 2013, 17:16

TD124 escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:

...
E dentro do meu gosto pessoal o melhor que eu posso fazer para contribuir para este excelente tópico é dizer quais são aqueles que eu mantinha e aqueles que eu mudava (e por quais).

Desta forma se todos fizerem o mesmo aqui no forum, pode ser que a votação popular seja mais aprimurada Wink

Bem, a não ser que as urnas já tenham fechado
Jazz - 3!!! para começar... 933723

Assim é que é, toca todos a participar !!!

Aqui as urnas nunca estão fechadas, é democracia a todas as horas... o que é raro!

Até+

Nem outra coisa eu esperava vinda de ti !!!

Jazz - 3!!! para começar... 843159

Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: 123_Jazz (Cool / West Coast...)   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 09:46

COOL JAZZ


Cà estou de novo,

vamos imaginar que os nossos amigos (jovens iniciados), que descobriram os discos propostos até agora querem mais... mas devagarinho, com calma, pois as boas coisas é para saborear, e não para se consumir. Então acho que o Cool Jazz é feito para eles, e é uma boa maneira de continuar a progredir no mundo do Jazz sem ter que se aguentar (ou sucumbir...), à frenesia técnica e de tempo do Bop ou à destrutura/restrutura quase anarquica do Free. Eis três discos que vão passar como uma etapa calma na ascensão...
Jazz - 3!!! para começar... 50521161

Miles Davis Birth of The Cool : Tudo està dito no titulo deste album que significa "Nascimento do Cool". Este disco seminal e fundamental é o manifesto do subestilo que é o Cool Jazz. O Miles vai desenrolar longos tapetes de notas suaves num ritmo calmo e sempre estético, sem deixar de estar no swing. O acompanhamento é de grande classe e empàtico com o solista, como se os musicos estivessem conscientes que eles estão a criar a diagonal de fuga do Bop. Este disco sério e calmo ao mesmo tempo, permite de ver toda a riqueza harmonica, ritmica e melodica do Jazz, mesmo quando o ritmo é relativamente lento... Isto é album de grande classe!

Paul Desmond/Gerry Mulligan Two of a Mind : Aqueles que acharam que o disco precedente não era tão calmo como o que esperavam, vão encontrar neste disco inteira satisfação. Estes dialogos de saxofone com uma ritmica minimalista mas sempre precisa é um regalo de descontração. Eis um disco suave e profundo que pode vestir um jantar entre amigos, uma noite romântica ou mesmo acompanhar um copo de vinho à chegada do trabalho. As sonoridades quentes e langorosas entremelam-se num rendado de notas que aspira o auditor. Um belo exemplo de West Coast, que para resumir é a versão branca e californiana do Cool Jazz...

The Dave Brubeck Quartet Time Out : Um classico entre os classicos... Este disco que é um dos mais famosos do Jazz, possede o "Standard" mais conhecido no mundo que é o Take Five. E dificil de resistir ao Swing descontraido mas diabolicamente magnetico que este disco distila. A perninha vai mexer sozinha e muito, mesmo se não quizerem, pois é impossivel de não sucumbir a este swing, que é matematico mas eficaz. Um disco inovador na estrutura para a época, e que é um dos raros discos a ser um sucesso popular e ao mesmo tempo uma grande obra. E uma maneira ideal de se iniciar aos tempos ritmicos mais rapidos sem se sentir perdido...

Boas escutas e Até+


Última edição por TD124 em Sex Jan 06 2017, 08:11, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 09:57

Epá, excelente ideia.

Eu preciso de uns conselhos acerca de Jazz.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 10:00

enxuto escreveu:
Epá, excelente ideia.

Eu preciso de uns conselhos acerca de Jazz.


É algo que não escasseia neste fórum. E para começar, penso que este tópico é mesmo do melhor.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 10:33

Se alguém os tiver aí triplicados a preço módico, diga.

O que mais me despertou a curiosidade foi o n.º 2 da priemeira escolha do TD124.

Mas os outros pareceram ótimos, também. Mas lembrem-se que não percebo nada disto.

Uma vez tentei ouvir o sun-ra e não gostei.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 10:35

enxuto escreveu:


Uma vez tentei ouvir o sun-ra e não gostei.


Algo para se ouvir depois de uns anos de Jazz.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 11:46

enxuto escreveu:
... Uma vez tentei ouvir o sun-ra e não gostei.
Começaste logo por um dos mais "fáceis" de ouvir lol!

Começa pelo jazz "clássico", conforme se pode ver nalguns discos aqui postados, e vai com calma, pois caso contrário, e conforme já foi referido, irás "negar" o Jazz quase para sempre.


PS : um pouco à semelhança de quem começa a ouvir Zappa, não se pode, nem convém, começar por um disco qualquer, escolhido assim à toa Wink
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 11:50

Sim, já tinha dado por isso...

Tenho um jazz at the pawnshop, um jazz 24 ou lá o que é... é um quádruplo, mas gosto.

Um de smooth jazz.

Um da Ella Fitgerald (desculpem-me mas não achei tão bom como pensava).

Acho que é só.

Depois, Diana Krall, 1 disco, Ana Caram, 1 disco, Katie Melua 1 disco... mas já não são o mesmo. Gosto mais do que do da Ella Fitzgeral.

E tenho outro de uma senhor ade que não me lembro do nome e achei muito bom.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 11:53

Tens neste tópico alguns, por onde podes (e deves), começar Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 12:52

Viva e parabens ao Topico

Eu comecei por Miles Davis and the Giants of Jazz e Kind of Blue ambos de retorno obrigatorio:



uma excelente gravação 180gr. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 14:17

enxuto escreveu:
...
O que mais me despertou a curiosidade foi o n.º 2 da primeira escolha do TD124.

Mas os outros pareceram ótimos, também. Mas lembrem-se que não percebo nada disto.
...

Olà enxuto, é este o objectivo do topico, criar a curiosidade, o prazer e talvez mais tarde a paixão...

Se gosta do Jazz at the pawnshop, tanto o disco do J. Coltrane/J. Hartman, Ella Fitzgerald e Paul Desmond/Gerry Mulligan citados vão ravir os seus sentido e inicià-lo com sensualidade e luxuria ao Jazz mais complexo. Sun Ra não é para começar, acho eu...

Obrigado por participar e Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 14:55

JAZZ CLASSICO


Cá vai uma modesta contribuição para quem se quer iniciar no Jazz.

Claro que existem centenas e centenas de "trios" de obras que se podiam usar, mas vou escolher estes porque me parecem obras de "entrada" de grande qualidade.


 photo 4444325421_6de3c4b6ef_zps28171679.jpg

Este é um álbum que escorre como mel e onde o trio composto pelo pianista Bill Evans, o contra-baixista Scott LaFaro e o recém falecido baterista Paul Motian fizeram um pacto de não agressão e em altura alguma. É um disco para se fechar os olhos e apreciar. A performance de Bill Evens ao piano é simplesmente deslumbrante. A ausência de qualquer instrumento de sopro, pode ser para alguns uma mais valia que torna este disco um álbum que nos faz imaginar que estamos envoltos em luxuoso veludo vermelho. Tudo isto, gravado no mais famoso clube de Jazz do mundo captando o ambiente único do Village Vanguard.

 photo Miles-Davis-SDMPWC_zps2eeeaad8.jpg

Um álbum maravilhoso em todos os aspetos. Sem me alongar muito quero só dizer que o considero uma absoluta obra de arte. Depois, tem a vantagem de reunir num só disco, sete dos grandes imortais do Jazz. Nesta obra, mesmo um rookie consegue ouvir o divinal entendimento e dialogo entre músicos e os seus instrumentos, e mais importante, o dialogo entre eles. Mesmo a não perder, em minha opinião (apesar de estar aberto a discórdia, obviamente). Para além do Miles Davis, os artistas envolvidos são: Hank Mobley — tenor saxophone, John Coltrane — tenor saxophone, Wynton Kelly — piano, Paul Chambers — bass, Jimmy Cobb — drums, Philly Joe Jones.

 photo coltraneballadslp_zps1ae665bc.jpg

Segundo se consta, nunca tinham tocado as musicas deste álbum juntos, nem foram ensaiadas. Só conversaram sobre o que iam tocar antes de gravar. Pois não parece. Uma maravilha de álbum tocado por um dos maiores saxofonistas de todos os tempos, a tocar algumas das mais belas baladas do Jazz. Simplesmente magistral.
Uma das muitas magnificas obras com o "selo" de Rudy Van Gelder, e onde participaram outros grandes nomes como, McCoy Tyner - piano, Jimmy Garrison - contra-baixo, Elvin Jones - batteria.



Venham mais trios sff.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 14:57

Sou só eu que não consigo ver as fotos?
É particularmente irritante do tópico "as minhas audiófilas".
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 14:59

enxuto escreveu:
Sou só eu que não consigo ver as fotos?
É particularmente irritante do tópico "as minhas audiófilas".


Deve de ser a tua ligação que está lenta. Aqui abre instantaneamente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 15:14

enxuto escreveu:
Sou só eu que não consigo ver as fotos?
É particularmente irritante do tópico "as minhas audiófilas".

Eu também não vejo nada... e tenho linha adsl a 20 Mbits !!!
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 15:15

Sim... não é disso, já aconteceu em computadores e browsers diferentes.

tenho de colar os endereços no browser para ver as senh... eeehhh... os discos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 15:20

Estranho, eu vejo e carrega rápido, não sei o que possa ser. De toda a maneira, ficam os álbuns na sequencia das fotos.

Bill Evens - Walz for Debby

Miles Davis - Someday My Prince Will Come

John Coltrande - Ballads.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte


Última edição por António José da Silva em Sex Jan 25 2013, 15:21, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 15:21

fixe Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 16:21

António José da Silva escreveu:
Estranho, eu vejo e carrega rápido, não sei o que possa ser. De toda a maneira, ficam os álbuns na sequencia das fotos.

Bill Evens - Walz for Debby

Miles Davis - Someday My Prince Will Come

John Coltrande - Ballads.
Browsers, velocidade de internet, banda larga ou não, etc.



Sôr TD124, como amante e conhecedor do Jazz que é, deveria bradar aos sete cantos, que Sun Ra, não é de maneira nenhuma para um iniciante no Jazz, a não ser que esse iniciante tenha capacidades muito além das do comum dos mortais lol!

PS : a do "bradar aos sete cantos" relativamente ao Sun Ra, obviamente que é uma brincadeira, ein Jazz - 3!!! para começar... 22692 , mas na realidade, ninguém começa a ouvir jazz, com o deus Sol
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 19:06

TD124 escreveu:
enxuto escreveu:
Sou só eu que não consigo ver as fotos?
É particularmente irritante do tópico "as minhas audiófilas".

Eu também não vejo nada... e tenho linha adsl a 20 Mbits !!!


Mais um... desde que o senhor administrador-geral começou a usar esta nova tecnologia deixei de seguir as ilustrações das suas mensagens...... modernices... devo estar a envelhecer mais depressa do que pensava...

Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 19:51

zaratustra escreveu:
TD124 escreveu:
enxuto escreveu:
Sou só eu que não consigo ver as fotos?
É particularmente irritante do tópico "as minhas audiófilas".

Eu também não vejo nada... e tenho linha adsl a 20 Mbits !!!


Mais um... desde que o senhor administrador-geral começou a usar esta nova tecnologia deixei de seguir as ilustrações das suas mensagens...... modernices... devo estar a envelhecer mais depressa do que pensava...




A única diferença é que deixei de usar o imageshack mas já foi à algum tempo e ainda ninguém se tinha queixado. Tenho que averiguar o que se passa? Jazz - 3!!! para começar... 447836

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 20:01

António José da Silva escreveu:
zaratustra escreveu:
TD124 escreveu:
enxuto escreveu:
Sou só eu que não consigo ver as fotos?
É particularmente irritante do tópico "as minhas audiófilas".

Eu também não vejo nada... e tenho linha adsl a 20 Mbits !!!


Mais um... desde que o senhor administrador-geral começou a usar esta nova tecnologia deixei de seguir as ilustrações das suas mensagens...... modernices... devo estar a envelhecer mais depressa do que pensava...




A única diferença é que deixei de usar o imageshack mas já foi à algum tempo e ainda ninguém se tinha queixado. Tenho que averiguar o que se passa? Jazz - 3!!! para começar... 447836

É exatamente isso, António.
Desde que passaste para o Photobucket... chapéu...!

Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 22:09

TD124 escreveu:



Obrigado por participar e façam como eu, déem exemplos aos novos...

Até+


Embora conheça e tenha as referencias atras recomendadas, e nada tenha a dizer contra, antes pelo contrario, apenas digo que agradeço ao TD124 por trazer mais uma excelente forma de divulgar a nossa musica e assim de nos "aculturarmos" mais um pouco.

Exemplos não só para novos mas tambem para velhos. Boa musica para todas as idades.

Mais um excelente tópico a seguir atentamente
Jazz - 3!!! para começar... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 22:23

António José da Silva escreveu:
...
A única diferença é que deixei de usar o imageshack mas já foi à algum tempo e ainda ninguém se tinha queixado. Tenho que averiguar o que se passa? Jazz - 3!!! para começar... 447836

Eu sempre usei o Photobucket e sem problema algum, acho eu!... Jazz - 3!!! para começar... 21181 Jazz - 3!!! para começar... 369139


_________________
Jazz - 3!!! para começar... Signat10
Jazz - 3!!! para começar... Vu-1_z10 Jazz - 3!!! para começar... Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 22:28

Ferpina escreveu:
António José da Silva escreveu:
...
A única diferença é que deixei de usar o imageshack mas já foi à algum tempo e ainda ninguém se tinha queixado. Tenho que averiguar o que se passa? Jazz - 3!!! para começar... 447836

Eu sempre usei o Photobucket e sem problema algum, acho eu!... Jazz - 3!!! para começar... 21181 Jazz - 3!!! para começar... 369139



Então não entendo. É que eu e pelos vistos alguns, vemos na boa. Bom, mas neste tópico, passo a usar o image.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySex Jan 25 2013, 22:31

Neste e o no outro, não? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySáb Jan 26 2013, 11:17

enxuto escreveu:
Neste e o no outro, não? Wink
No outro, não pode, já está na lista negra do Imageshack lol!
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySáb Jan 26 2013, 15:54

bom.... pelo que percebi não tem que ser só de jazz, certo? pode ser qualquer estilo musical, certo?
É que eu gosto de tantos estilos musicais....
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySáb Jan 26 2013, 17:29

anibalpmm escreveu:
bom.... pelo que percebi não tem que ser só de jazz, certo? pode ser qualquer estilo musical, certo?
É que eu gosto de tantos estilos musicais....


Penso ser qualquer estilo, mas eu acho que por causa de uma regra do fórum, tu não podes participar. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptySáb Jan 26 2013, 18:28

António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:
bom.... pelo que percebi não tem que ser só de jazz, certo? pode ser qualquer estilo musical, certo?
É que eu gosto de tantos estilos musicais....


Penso ser qualquer estilo, mas eu acho que por causa de uma regra do fórum, tu não podes participar. lol!
qual regra, a dos 30 posts?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQua Jan 30 2013, 23:12

anibalpmm escreveu:
bom.... pelo que percebi não tem que ser só de jazz, certo? pode ser qualquer estilo musical, certo?
É que eu gosto de tantos estilos musicais....

Olà,

pode ser o estilo que queiras, mas escolhe da maneira que pensas iniciar um noviço, e não alguém que jà conheçe o estilo...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQua Jan 30 2013, 23:43

António José da Silva escreveu:
Cá vai uma modesta contribuição para quem se quer iniciar no Jazz.

Claro que existem centenas e centenas de "trios" de obras que se podiam usar, mas...
...
Venham mais trios sff.


JAZZ em TRIO


Olà,

bom os noviços continuam a se interessar ao Jazz, e com os ultimos discos até tém vontade de ouvir mais jazz instrumental. Callha bem, porque o Jazz é essencialmente instrumental e porque os trios são um exercicio de estilo que concilia, tecnica, swing e melodia no jazz classico. E uma maneira optima de continuar a aventura da escuta jazz, com um sorriso e talvez pedindo mais. Aqui vão três:
Jazz - 3!!! para começar... 123trios

Money Jungle do Duke Ellington : O pai, o fillho e o santo espirito reunidos. Este disco é uma maravilha de swing "à la mode d'Ellington". Três musicos lendàrios que tém prazer a tocar juntos. Um disco de trio que não se cansa de ouvir...

We Three do Roy Haines : Este trio gravou e durou pouco, é pena, pois à escuta deste album sente-se perfeitamente a cumplicidade que reunia estes três musicos amigos. Alternância perfeita entre solistas e acompanhadores, sem competição e sempre ao serviço do swing. Musica que não é virtuosa nem visionària, mas é honesta, humilde e generosa. Não é comum nos trios, então é obrigatorio!...

Max Roach Trio com o Hasaan : Disco historico, pois praticamente a unica gravação deste pianista "Hasaan". Com um tocar unico, algures entre T. Monk e M. Tyner, este musico estica o tempo e a melodia de uma maneira esplêndida. Jazz jà mais visionario, este disco pede mais atenção que os outros dois. Mas desde que entrarem nele, estarão prontos para os seguintes albuns...

Toma là Antonio, pois querias trios ...

Até+


Última edição por TD124 em Sex Jan 06 2017, 08:16, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... EmptyQui Jan 31 2013, 07:48

TD124 escreveu:

Toma là Antonio, pois querias trios ...

Até+



E olha que não me importei nada, bem pelo contrário. E retiro mais uma sugestão que me deixou bastante curioso, é que por um lado, nunca tinha ouvido falar do pianista Hasaan e por outro lado, gosto muito de Max Roach, portanto, é uma win, win situation como dizem os ingleses.

E venham mais....

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Jazz - 3!!! para começar... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: 123_Jazz (conceptual)   Jazz - 3!!! para começar... EmptyDom Fev 17 2013, 16:45

JAZZ CONCEPTUAL


Olà a todos,

o jazz conceptual (na realidade é melhor falar de "album conceptual"), é uma obra na qual todas as faixas estão ao serviço de uma ideia unica. Na realidade trata-se de explorar todos os recantos da ideia principal, afim de transmitir uma imagem geral e pessoal do sujeito tratado. Isto pode ser feito em varios estilos de musica, pois o rock produziu muitos "concept albums", mas o jazz foi pioneiro neste assunto. Visto assim, uma obra conceptual é um todo aonde o facto de extirpar uma faixa do contexto, pode criar a perda do equilibrio global. Para resumir, é preferivel, aconselhavel e quase obrigatorio de ouvir o album inteiro de uma vez...
Jazz - 3!!! para começar... Conceptjazz

John Coltrane_A Love Supreme : Atenção obra prima e album de Jazz obrigatorio (insisto!!!). Uma viagem construida como um cântico religioso, destinada a venerar um Deus unico e universal que seria amor, feito de amor ou o amor mesmo, cada um deciderà! Coltrane està apaziguado, lucido e em total osmose com o sujeito que trata. Este album procura sensações profundas e contrastadas, segundo o estado de espirito (de alma...) do auditor. Repartido em quatro faixas que totalizam 30 minutos, este disco é a reflexão de um homém, que tendo encontrado a sua verdade profunda, num gesto de elevação e de ascensão pessoal, a transforma em verdade universal. Uma prenda imaculada à musica, à humanidade e à honestidade ultima, sem a qual, a criação artistica não existe...

Oliver Nelson_The blues and the abstract truth : O album do Coltrane exige mais sensibilidade do que intelectualidade da parte do auditor, este reclama as duas e ao mesmo nivel. Isto é musica a sério, muito a sério, tão a sério que pode entonteçer! Oliver Nelson, acompanhado por um sexteto de lenda, imenso e de uma lucidez rara, vai explorar a verdade do blues. Mas ao contrario do que se pensa, não é o blues como musica que ele explora, mas a ideia, a verdade profunda da musica original do povo negro norte americano. E uma obra sobre a perda de raizes, sobre a exclusão, a 'desculturização' e o impossivel futuro. Obra complexa, às vezes exaltada e halucinada e por momentos calma e impregnada de uma beldade unica e jamais ultrapassada. Um disco que é uma espécie de placa tornante do Jazz. Nada serà igual apos a saida deste album, e isto também é verdade para os auditores apos a escuta...

Albert Ayler_Spiritual Unity : Desculpem a expressão, mas é preciso ter co%&ões para atacar este album. Obra dificil, muito dificil de escuta, mas fundamental, necessaria e inultrapassàvel. Ayler tenta reunir o rebanho de uma maneira cristica, patética e visceral. A evolução do Jazz criou grupos, estrelas e muitas manias. A ideia profunda do Jazz està a se desagregar, e com ela, é a principal faisca cultural do povo negro norte americano que desapareçe. Através de gritos selvagens, animais e viscerais, o imenso Albert vai abanar todo o edificio do Jazz, da musica em geral. Um vibrato potente como o Jazz nunca tinha visto e jamais verà, pois não é o Ayler que sopra no saxofone, mas é o vento divino. Obra torturada, exaltada e visionaria que transforma a musica escutada em algo de primitivo e supra moderno ao mesmo tempo. O circulo està a se fechar, pois com este disco o Jazz retorna ao sitio espiritual aonde nasceu. Ele volta a um povo que por instinto criou o maior estilo musical do século vinte. Acabou-se com este album a ideia semântica e seminal do Jazz. O Jazz abandona o lugar aonde nasceu e torna-se universal. Um grito na noite que nunca acabarà...

Até+


Última edição por TD124 em Sex Jan 06 2017, 08:17, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Jazz - 3!!! para começar... Empty
MensagemAssunto: Re: 3!!! para começar...   Jazz - 3!!! para começar... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
3!!! para começar...
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Para (Re)começar...
» Conselhos para começar...
» PC Audio, como começar?
» Noruega vai começar a aniquilação das ondas FM
» Qual o melhor programa para passar música do Youtube para cd, flac, wav...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: