Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Curiosidades em vinil.

Ir para baixo 
+6
fjbl
Jorge Ferreira
Luis Filipe Goios
Ulrich
Fran
António José da Silva
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Fran
Membro AAP



Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptyTer Nov 13 2012, 11:57

Vinil escreveu:
Excelente FRAN curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 754215

Gostei imenso desta excelente partilha pois gosto de ver estas coisas que fazem também parte da história.

Salvo erro o vinil mais antigo que tenho também é desse ano de 1958, e toca muito bem. Prometo que assim que possa tiro fotos.
Obrigado amigo Vinil, curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 22692

Eu por acaso, até tenho uns poucos 45rpm (7'') e 33rpm (10''), um bocadinho mais antigos (mas todos da década de 50, se não me engano), mas a razão desta partilha, teve realmante a ver quer, com a qualidade e estado de conservação do inner, quer com a info interessantissima que o mesmo possui.
A "descrição" do método de gravação, achei-a gira, e por acaso, até esperava que existissem alguns comentários dos "experts" nessa matéria aqui do forum, mas até agora, nada Laughing

Menos mal que pelo menos 3 foristas se interessaram e comentaram este post, e só por isso, já valeu a pena os 45 minutos que demorei para o compôr e publicar.


Mais uma vez, thanks aos 3 curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptyTer Nov 13 2012, 13:04

Fran escreveu:

Tudo vale a pena se/quando a alma não é pequena curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 491368

sabes que é brincadeira curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 22692 ...

... e sim, é verdade, que estas mensagens , entre tirar fotos , escolher a melhor, aloja-las e depois postar é uma trabalheira e estás de parabéns, assim como todos os outros que o fazem aqui no fórum curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 754215

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptyTer Nov 13 2012, 20:43

Voltando ao disco do Fran e para vos falar de mais um pouco de história, também é interessante de se saber que existem discos, ainda sem as capas ditas art-cover, que diziam qualquer coisas como, "Gravado Eletricamente". Agora dizem alguns, "claro que gravado eletricamente, não há outra maneira", mas enganam-se. Nas primeiras gravações o cantor/musico cantava/tocava para um funil que captava a vibração e a gravava diretamente na matriz.
Mais um pouco de história e curiosidade para os amantes destas coisas em geral, e os amigos do AAP em particular. Nas minhas deambulações pelas feiras, a ver se vejo uma coisa destas para que conste a foto aqui no fórum.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte


Última edição por António José da Silva em Ter Nov 13 2012, 21:10, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptyTer Nov 13 2012, 21:07

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 22692
Lá tive que ir eu página atrás, ver a nova "preciocuriosidade" cá do Fran...
Giro esse "inner" e informativo, muito bom!
Um muito obrigado até aos Açores.
Thanks, Fran.
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptyTer Nov 13 2012, 21:48

Ulrich escreveu:
Fran escreveu:

Tudo vale a pena se/quando a alma não é pequena curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 491368

sabes que é brincadeira curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 22692 ...

... e sim, é verdade, que estas mensagens , entre tirar fotos , escolher a melhor, aloja-las e depois postar é uma trabalheira e estás de parabéns, assim como todos os outros que o fazem aqui no fórum curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 754215

Thanks bro., como diz o outro, correr por gosto, não cansa, e eu gosto realmente destas me$&as do vinil curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 22692




António José da Silva escreveu:
Voltando ao disco do Fran e para vos falar de mais um pouco de história, também é interessante de se saber que existem discos, ainda sem as capas ditas art-cover, que diziam qualquer coisas como, "Gravado Eletricamente". Agora dizem alguns, "claro que gravado eletricamente, não há outra maneira", mas enganam-se. Nas primeiras gravações o cantor/musico cantava/tocava para um funil que captava a vibração e a gravava diretamente na matriz.
Mais um pouco de história e curiosidade para os amantes destas coisas em geral, e os amigos do AAP em particular. Nas minhas deambulações pelas feiras, a ver se vejo uma coisa destas para que conste a foto aqui no fórum.
Sem duvida, e seria interessante se conseguisses uma coisa dessas ... às tantas, devo ter por aqui, alguma coisa parecida, mas não vou à procura ... se entretanto der com ela, postearei curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 22692





Luis Filipe Goios escreveu:
curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 22692
Lá tive que ir eu página atrás, ver a nova "preciocuriosidade" cá do Fran...
Giro esse "inner" e informativo, muito bom!
Um muito obrigado até aos Açores.
Thanks, Fran.
cheers
Um prazer amigo Filipe curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptyTer Nov 13 2012, 23:16

Aquilo que o Antonio refere deve ser o velho cilindro.
Deixo aqui a foto de um que tenho, não é uma curiosidade em vinil, mas é mais antiga que isso e é analogico puro...

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Discos26
curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Discos27

Tem gravado a "Carmen Habanera" de Bizet pela Madame Julliete Ewol
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptyTer Nov 13 2012, 23:18

Milton escreveu:
Aquilo que o Antonio refere deve ser o velho cilindro.
Deixo aqui a foto de um que tenho, não é uma curiosidade em vinil, mas é mais antiga que isso e é analogico puro...

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Discos26
curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Discos27

Tem gravado a "Carmen Habanera" de Bizet pela Madame Julliete Ewol


Por acaso não, já era uma gravação para disco mas não elétrica. Mas isso que aqui colocastes, é o grande primórdio das gravações.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptyQua Nov 14 2012, 10:35

Milton escreveu:
Aquilo que o Antonio refere deve ser o velho cilindro.
Deixo aqui a foto de um que tenho, não é uma curiosidade em vinil, mas é mais antiga que isso e é analogico puro...

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Discos26
curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Discos27

Tem gravado a "Carmen Habanera" de Bizet pela Madame Julliete Ewol
Yep, já os tinhas partilhado algures neste forum, muito interessante curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 874774
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptySeg Fev 04 2013, 19:57

Fica neste tópico, que fica muito bem ... dead wax, vai-e-vem

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptySeg Fev 04 2013, 20:01

Se achares que a célula está a engordar...ginásio com ela. lol!


Acho que tenho um ou outro disco em que a célula se comporta um pouco assim, mas tanto nunca vi. Resta saber se é propositado, ou algum erro no stamper que terá feito um lote (ou mais) de LP's.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptySeg Fev 04 2013, 20:09

António José da Silva escreveu:
... Resta saber se é propositado, ou algum erro no stamper que terá feito um lote (ou mais) de LP's.
Isso já não sei, mas deduzo que sim, que seja propositado, pois tenho um outro, também da Warner Bros., lançado um ano depois (1959), cujo comportamento, é idêntico.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptySeg Fev 04 2013, 20:16

Fran escreveu:
António José da Silva escreveu:
... Resta saber se é propositado, ou algum erro no stamper que terá feito um lote (ou mais) de LP's.
Isso já não sei, mas deduzo que sim, que seja propositado, pois tenho um outro, também da Warner Bros., lançado um ano depois (1959), cujo comportamento, é idêntico.


Sim, se assim é, então era feitio e não defeito.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptySáb Out 11 2014, 14:51

Um gajo está sempre a aprender e a ver coisas novas e algumas que acha quase impossíveis e/ou difíceis de acreditar. Pois este é um desses casos.

No excelente primeiro álbum dos Clearlight (o segundo para mim ainda é melhor),


curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 R-1367736-1405386803-2576_zps766057b2

a ultima faixa tem algo de interessante, a musica chega ao seu fim, como em todas as faixas, curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 933723 numa atmosfera já calma, mas qual não é o meu espanto de ver a agulha entrar nas espiras de saída e a musica continuar a tocar como até então e por fim entra num género de sem fim (endless loop) e a musica a tocar interminavelmente. curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 758687

Fiquei algo estup(ido)efacto. lol!


Ao analisar melhor as espiras de saída, na procura de algo parecido com modelação, não encontrei nada de "anormal" que pudesse esclarecer o mistério. Obviamente que está lá, só por dizer que não se vê.

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 1_zps863b85f4

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 2_zps90c52d9f

E esta heim......?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptySáb Out 11 2014, 15:01

António José da Silva escreveu:
Um gajo está sempre a aprender e a ver coisas novas e algumas que acha quase impossíveis e/ou difíceis de acreditar. Pois este é um desses casos.

No excelente primeiro álbum dos Clearlight (o segundo para mim ainda é melhor),


curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 R-1367736-1405386803-2576_zps766057b2

a ultima faixa tem algo de interessante, a musica chega ao seu fim, como em todas as faixas, curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 933723 numa atmosfera já calma, mas qual não é o meu espanto de ver a agulha entrar nas espiras de saída e a musica continuar a tocar como até então e por fim entra num género de sem fim (endless loop) e a musica a tocar interminavelmente. curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 758687

Fiquei algo estup(ido)efacto. lol!


Ao analisar melhor as espiras de saída, na procura de algo parecido com modelação, não encontrei nada de "anormal" que pudesse esclarecer o mistério. Obviamente que está lá, só por dizer que não se vê.

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 1_zps863b85f4

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 2_zps90c52d9f

E esta heim......?
Tb tenho um disco assim , já não me lembro bem qual é mas acho q é um dos sonic youth
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 EmptySáb Out 11 2014, 15:04

anibalpmm escreveu:

Tb tenho um disco assim , já não me lembro bem qual é mas acho q é um dos sonic youth


Imitadores. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades em vinil.   curiosidades em vinil - Curiosidades em vinil. - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Curiosidades em vinil.
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Curiosidades
» Curiosidades
» Vinil... O Hip Hop em vinil - uma breve história.
» Vinil é melhor que CD? Comparação entre CD e Vinil - Qual é melhor?
» Curiosidades que tocam...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: