Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?

Ir para baixo 
+10
Marcos AR Moraes
Goansipife
Ulrich
Stereo
Vodoo
reirato
stardrake
António José da Silva
c_n_m
ricardo onga-ku
14 participantes
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySex Mar 09 2012, 11:08

Descarrequei o ficheiro Groven: Undring - Sigmund Groven, harmonica; Iver Kleive, organ do site http://2l.no/hires/index.html e removi tudo abaixo dos 20KHz.
Podem descarregar o ficheiro aqui e fectuar a experiência (cortei um pouco o ficheiro para reduzir o tamanho).

Estes são os espectrogramas antes e depois da cirurgia:

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Spectrogram

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySex Mar 09 2012, 11:27

Como a maioria dos humanos não consegue ouvir frequências acima dos 20KHz convém gravar o som para um PC e analisá-lo com software adequado, por exemplo o Audacity.
Ir para o topo Ir para baixo
c_n_m
Membro AAP
c_n_m


Mensagens : 339
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 56
Localização : Lisboa

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySex Mar 09 2012, 17:18

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 447836 já me daria por feliz se com a minha idade ouvisse acima dos 16KHz...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySex Mar 09 2012, 17:23

c_n_m escreveu:
O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 447836 já me daria por feliz se com a minha idade ouvisse acima dos 16KHz...


Não é fácil não. O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 933723 Infelizmente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySex Mar 09 2012, 18:06

Cá o meu sistema tem dias O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 936335
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 80
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySex Mar 30 2012, 17:06

ricardo onga-ku escreveu:
Como a maioria dos humanos não consegue ouvir frequências acima dos 20KHz convém gravar o som para um PC e analisá-lo com software adequado, por exemplo o Audacity.

Não se ouve, mas...

Sente-se!...

Embora não apreendendo, tanto as baixas frequências ( por baixo dos 20Hz do tristemente famoso Redbook ) como as altas acima dos ditos 20Khz, pela via do nosso limitado aparelho auditivo, ambas as gamas, alta e baixa, são perceptíveis sensorialmente pela pressão sonora que exercem em todo o corpo, as baixas e muito baixas, ou pelas vibrações sonoras pròpriamente ditas que envolvem a cabeça na sua globalidade, as sobreagudas.

A não ser assim, como justificar o uso destas jóias:

TOWNSHEND Audio, Maximum Supertweeters
O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Townshend-Supertweeters_4

Tannoy ST200 Super TweeterO nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? TANST200

Murata Manufacturing Company ES103 Spherical Super Tweeter
O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? HIFI%20010

Trenner & Friedl, Super tweeter BRILLIANT
O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? TN-BRILLIANT-TWEETER-2

Todos eles cobrindo frequências bem para além dos 60Khz e com preços estratosféricos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySex Mar 30 2012, 20:59

Caro Reirato para alêm de têr toda a razão na sua observação e de tudo aquilo que sabemos há muito tempo sobre quêm ouve o quê e por isso sêr tudo como afirma Ricardo onga-ku e outras personagens é que o CD se encontra em declínio tal como os ATRAC MD´s e afins e MPtretas lossy´s e não sei o quêm mais comprimido e cortado e tudo o mais.
Mas de qualquer forma e sêm querer levantar qualquer tipo de diversão infundamentada basta verificar este estudo cientifico do DR.Tadashi Nishimura sobre o Mecanismo HUMANO de percepção periférica da audição ultra-sônica e depois cada um que tire as suas conclusões.

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378595511000074

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySáb Mar 31 2012, 09:58

reirato escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Como a maioria dos humanos não consegue ouvir frequências acima dos 20KHz convém gravar o som para um PC e analisá-lo com software adequado, por exemplo o Audacity.

Não se ouve, mas...

Sente-se!...

Embora não apreendendo, tanto as baixas frequências ( por baixo dos 20Hz do tristemente famoso Redbook ) como as altas acima dos ditos 20Khz, pela via do nosso limitado aparelho auditivo, ambas as gamas, alta e baixa, são perceptíveis sensorialmente pela pressão sonora que exercem em todo o corpo, as baixas e muito baixas, ou pelas vibrações sonoras pròpriamente ditas que envolvem a cabeça na sua globalidade, as sobreagudas.

A não ser assim, como justificar o uso destas jóias:

TOWNSHEND Audio, Maximum Supertweeters

Tannoy ST200 Super Tweeter

Murata Manufacturing Company ES103 Spherical Super Tweeter

Trenner & Friedl, Super tweeter BRILLIANT

Todos eles cobrindo frequências bem para além dos 60Khz e com preços estratosféricos.

Bem eu poderia dizer que os fabricantes apenas estão a capitalizar sobre a enorme credulidade dos audiófilos que papam tudo o que lhes vendem mas isso seria maldade da minha parte...

lol! Cool Razz

Os preços estrato-esféricos explicam-se facilmente: os audiófilos mais crédulos, especialmente no mercado Norte Americano, são aqueles que mais gastam em equipamentos high-end; o preço é par eles uma espécie de garante de qualidade...coitados.

Este senhor escreveu um artigo interessante sobre o assunto onde suspeita que os super-tweeters são audíveis porque a frequência de corte não é suficientemente alta e como tal aumentam a intensidade do extremo agudo audível:

http://www.audiomisc.co.uk/supertweet/coherence.html

Daí que existam audiófilos a afirmar que ouvem alterações/melhorias até com o leitor de CDs como fonte.
E é óbvio que se as ouvem elas estão dentro do limiar de audição 20-20.000Hz (embora seja possível que estejam a imaginar que ouvem por sugestão).
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySeg Abr 02 2012, 14:56

Tendo em conta que uma emissão FM não contém som acima dos 18KHz era interessante saber se alguém nota uma notória falta de extensão nos agudos.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySeg Abr 02 2012, 15:20

ricardo onga-ku escreveu:
Tendo em conta que uma emissão FM não contém som acima dos 18KHz era interessante saber se alguém nota uma notória falta de extensão nos agudos.



Ora ai está um facto interessante que desconhecia.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyTer Abr 03 2012, 21:15

ricardo onga-ku escreveu:
Tendo em conta que uma emissão FM não contém som acima dos 18KHz era interessante saber se alguém nota uma notória falta de extensão nos agudos.

Eu noto e bem! Aliás, não é por acaso que certos tweters... são demasiado agressivos para os meus ouvidos! O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 809774 A gama alta com a distorção... é simplesmente horrível, como se estivessem a furar os tímpanos! O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyTer Abr 03 2012, 21:39

ricardo onga-ku escreveu:
Tendo em conta que uma emissão FM não contém som acima dos 18KHz era interessante saber se alguém nota uma notória falta de extensão nos agudos.

então é por isso scratch , eu sempre pensei que as emissoras exageravam nos baixos...

Já agora Ricardo, como podemos contornar o problema? se é que é possível scratch
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyQua Abr 04 2012, 09:42

Ulrich escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Tendo em conta que uma emissão FM não contém som acima dos 18KHz era interessante saber se alguém nota uma notória falta de extensão nos agudos.

então é por isso scratch , eu sempre pensei que as emissoras exageravam nos baixos...

Já agora Ricardo, como podemos contornar o problema? se é que é possível scratch

Não é possível.
Encontrei este gráfico com o espectro de frequência de uma emissão FM onde se vê nitidamente o sinal piloto aos 19KHz:

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 800px-Frequency_Spectrum_FM-Radio
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyQua Abr 04 2012, 12:59

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 22692

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 4019496139
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3791
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyQua Abr 04 2012, 14:55

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 843159 Eu nunca tive dúvidas que iria aprender muito com vocês O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 693932 O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyQua Abr 04 2012, 15:08

Goansipife escreveu:
O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 843159 Eu nunca tive dúvidas que iria aprender muito com vocês O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 693932 O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 2441895546


Ou ficar mais baralhado. O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyQua Abr 04 2012, 20:10

ricardo onga-ku escreveu:
Ulrich escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Tendo em conta que uma emissão FM não contém som acima dos 18KHz era interessante saber se alguém nota uma notória falta de extensão nos agudos.

então é por isso scratch , eu sempre pensei que as emissoras exageravam nos baixos...

Já agora Ricardo, como podemos contornar o problema? se é que é possível scratch

Não é possível.
Encontrei este gráfico com o espectro de frequência de uma emissão FM onde se vê nitidamente o sinal piloto aos 19KHz:

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 800px-Frequency_Spectrum_FM-Radio


Para mim isto não é nada estranho... é algo que facilmente noto. Mesmo considerando que a DL103 sempre foi uma peça muito utilizada nas rádios e que aqui ouço um som bem diferente, não será preciso ir por aí, basta ouvir um qualquer disco e depois ouvir o mesmo num dos meus (inclusive o mesmo...) sistemas.
Não sei qual a razão, se para evitar alguma distorção... mas desde que me lembro, sempre ouvi a rádio desta forma.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos AR Moraes
Membro AAP
Marcos AR Moraes


Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/05/2013
Idade : 64
Localização : London - UK | Rio de Janeiro - BR

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySáb Ago 03 2013, 23:48

António José da Silva escreveu:
c_n_m escreveu:
O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 447836 já me daria por feliz se com a minha idade ouvisse acima dos 16KHz...


Não é fácil não. O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 933723 Infelizmente.

Acho que na próxima semana farei uma audiometria ... O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 758687
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySáb Ago 03 2013, 23:50

Marcos AR Moraes escreveu:


Acho que na próxima semana farei uma audiometria ... O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 758687


Gostaria de saber os resultados, se calhar, as baixas e altas frequências já se confundem, o que é bom, só tens que comprar um sub.O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 265963 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptySáb Ago 17 2013, 23:55

Creio que a pergunta é direccionada aos sistemas que reproduzem e não aos ouvidos, que não reproduzem, mas que ouvem!

Sistemas como por exemplo: amplificadores, reproduzem sim bem acima dos 20 kHz. Ou seja, dispendem uma parte do seu trabalho (potência) a amplificar frequências superiores a 20kHz que a maioria de nós, não vai ouvir; frequências essas que eventualmente recebam na sua entrada (input).

Por outro lado, no contexto de avaria, pode acontecer um amplificador começar a oscilar em frequências inaudíveis que no fundo é a mesma coisa que anteriormente escrevi, exceptuando que essa frequência não foi introduzida no input do amplificador, mas que por avaria surgiu algures no seu circuito e irá aparecer na saída do mesmo, com possíveis consequências para as colunas.

Já se as fontes fornecem sinais superiores a 20 kHz: digitais não sei! Analógicas : provavelmente sim! Nunca experienciei este aspecto.
Mas células de GD : de certeza que reproduzem!

Pessoalmente não acho útil reproduzir frequências que não oiço.
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyDom Ago 18 2013, 00:42

FBatista escreveu:


Pessoalmente não acho útil reproduzir frequências que não oiço.
Igualmente!

Nao sou nem cão nem elefante!!!!!

Dizem que se sente!! Expliquem lá isso!
É que pelos vistos diz-se que se sente, mas qual a comprovação! Entendidos? Nao são os mesmos reviewers que tanto criticamos?

Daqui a nada dizem que sentimos frequências acima dos 100Khz ou 200Khz e vamos todos atraz

E eu nao faço depilação!! Portanto Ate tenho pelos para sentir as vibrações no ar!
Mambo jumbo! Pelo menos para mim!
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyDom Ago 18 2013, 04:46

ricardo onga-ku escreveu:


Encontrei este gráfico com o espectro de frequência de uma emissão FM onde se vê nitidamente o sinal piloto aos 19KHz:

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 800px-Frequency_Spectrum_FM-Radio
Orquestra 
Pelos vistos, a coisa só respira até os 14KHz. O tom de referencia para identificar a janela da matriz (L-R) a jusante, que é modulada em AM, enquanto a montante do tom de referencia temos a matriz (L+R) modulada em FM; cortesia da Alemanha pós 1ª Guerra Mundial, que se encontrava proibida de emitir em AM.
Sieg heil, wir verwenden Frequenzmodulation!
O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 317942
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? EmptyTer Ago 20 2013, 08:26

Excelente tópico. Já agora, naquela amostra da emissão FM que parece ser cortada um pouco acima dos 14kHz, numa antena 2 é assim tambem, ou ainda se prolonga até aos 18/19 kHz?O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? 447836 

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty
MensagemAssunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?   O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como o vinil reproduz um tom fixo
» Nakamichi 125-E um deck acima da média
» Teste de audição 20Hz a 20kHz
» Sistema stereo integrado com sistema AV
» Até ao nosso encontro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: