Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Reguladores de tensão e corrente

Ir para baixo 
+18
Cordovox
Fran
JP
PALUSE
M Figueiredo
mango
Ulrich
Serpigo
Nafty
jpamplifiers
MCA. HiFi
reirato
Milton
enxuto
Vodoo
lore
António José da Silva
Stereo
22 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Ulrich
Membro AAP



Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQua Jan 25 2012, 13:26

Viva,
então o MCA veio "abanar" o tópico, e o JPamp é que está a fazer o trabalho...


... Reguladores de tensão e corrente - Página 2 447836
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQua Jan 25 2012, 13:34

Obrigado Joaquim. Já tive o cuidado de dar umas dicas (por pm) ao criador do tópico só para se entender que a corrente (A) é algo que nunca está a mais como no inicio deu a entender. Nesse aspeto, não há a necessidade de ser "regulado". Um aparelho que consuma 1 A pode ser nos seus terminais 10A (ou mais) a sua disposição. Pareceu-me importante este esclarecimento para que não houvesse mais confusão entre a regulação da tensão que é algo de importante e a da corrente. Nao é por acaso que quando se estuda eletrotecnia, a comparação com a hidráulica é muito usada para se visualizar melhor o "fenómeno" elétrico.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQua Jan 25 2012, 13:36

Ulrich escreveu:
Viva,
então o MCA veio "abanar" o tópico, e o JPamp é que está a fazer o trabalho...


... Reguladores de tensão e corrente - Página 2 447836



Com alguma sorte nossa, teremos a visita dele também.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQua Jan 25 2012, 15:24

António José da Silva escreveu:
Obrigado Joaquim. Já tive o cuidado de dar umas dicas (por pm) ao criador do tópico só para se entender que a corrente (A) é algo que nunca está a mais como no inicio deu a entender. Nesse aspeto, não há a necessidade de ser "regulado". Um aparelho que consuma 1 A pode ser nos seus terminais 10A (ou mais) a sua disposição. Pareceu-me importante este esclarecimento para que não houvesse mais confusão entre a regulação da tensão que é algo de importante e a da corrente. Nao é por acaso que quando se estuda eletrotecnia, a comparação com a hidráulica é muito usada para se visualizar melhor o "fenómeno" elétrico.

Sim,
mas a regulação precisa da corrente independentemente da tensão tambem é muito importante em determinados circuitos, e já que fizeste a analogia com a hidaulica, imagina que queres encher um depósito de 1000 litros de àgua e que tens possibilidades de o encher instantaneamente porque tens à disposição um depósito ainda maior com abertura (regulação) suficientemente larga para cumprir essa função, corres o risco de partir o depósito devido á violencia do impacto, importa portanto que ele encha de uma forma suave (lentamente), ou seja regular o caudal, (regular a corrente) Da mesma forma se quizeres carregar um condensador, com a sua tensão máxima repentinamente, corres o risco avariar a fonte, uma vez que quando essa tensão é aplicada ao condensador ele porta-se como se fosse um curto circuito, atingindo nesse instante correntes elevadissimas relativamente ao que a fonte pode debitar, para evitar este problema um bom circuito deve ter aquilo a que se chama sofftstart que não é mais do que o tal circuito que vai controlar o carregamento (regular a corrente)que carrega o condensador.

este é um exemplo simples mas utilizado na prática. Sem este circuito normalmente os aparelhos usam um fusível sobre dimensionado para evitar que queime no inicio do processo de carregamento, quem tem que se aguentar à bronca é o transformador e os retificadores, o maior inconveniente é que depois quando existe um excesso de consumo no aparelho por qualquer avaria, o fusível não queima uma vez que está sobredimensionado, lá se foi a utilidade do fusível que era a de proteger o aparelho.
Espero não ter sido muito infeliz com os exemplos que dei, mas é instantaneo, até porque não tenho muita disponibilidade para estudar melhor os assuntos.




Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQua Jan 25 2012, 15:36

Sim, em certos casos isso também poderá ser importante. Já agora, como se faz para que a corrente não falte num amplificador áudio em todas as frequências da amplificação?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQua Jan 25 2012, 15:57

António José da Silva escreveu:
Sim, em certos casos isso também poderá ser importante. Já agora, como se faz para que a corrente não falte num amplificador áudio em todas as frequências da amplificação?

já me estás a baralhar hehehe.
de uma forma simples, é sabido que as frequencias baixas provocam maior consumo de energia em relação às freq. altas para a mesma potençia de saída, isto porque quanto menor é a freq. maior é o comprimento de onda, ora se o comprimento é maior quer dizer os circuitos em causa estão mais tempo a conduzir, (sem "descanso"). Claro que isto é tudo mais teórico, na prática a alimentação é calculada para as piores condições e a alimentação deve ter sempre disponivel energia suficiente e portanto este problema não existe, (se tudo estiver bem cálculado).
espero ter ajudado
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQua Jan 25 2012, 16:05

jpamplifiers escreveu:
António José da Silva escreveu:
Sim, em certos casos isso também poderá ser importante. Já agora, como se faz para que a corrente não falte num amplificador áudio em todas as frequências da amplificação?

já me estás a baralhar hehehe.
de uma forma simples, é sabido que as frequencias baixas provocam maior consumo de energia em relação às freq. altas para a mesma potençia de saída, isto porque quanto menor é a freq. maior é o comprimento de onda, ora se o comprimento é maior quer dizer os circuitos em causa estão mais tempo a conduzir, (sem "descanso"). Claro que isto é tudo mais teórico, na prática a alimentação é calculada para as piores condições e a alimentação deve ter sempre disponivel energia suficiente e portanto este problema não existe, (se tudo estiver bem cálculado).
espero ter ajudado

Sim, ajudastes e bastante. São estas "pequena" ajudas que vão ajudando a ir entendendo o todo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jan 26 2012, 13:47

em vez de sites brasileiros, que nunca se sabe quem os escreveu ou que literatura usaram, procurem pelo livro do Malvino.
O titulo original é Electronic Principals by Albert Malvino.
Há versão traduzida em PT BR disponivel em diversos sites de file sharing.
Ir para o topo Ir para baixo
M Figueiredo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 22/01/2012
Localização : Viseu

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jan 26 2012, 18:02



Mais um exemplo de um dispositivo muito comum para regular corrente: Todos nós conhecemos as lâmpadas fluorescentes. Todos ou quase todos sabemos que tem lá na armadura uma bobina (balastro). Este balastro é precisamente um regulador de corrente para que a lâmpada não se auto-destrua. Simples.

Os reguladores de tensão, são usados em todas as fontes de alimentação reguladas. Um exemplo dessa aplicação é o projecto também aqui conhecido PTPhones.

Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jan 27 2012, 00:26

Vivam caríssimos

Na realidade é necessário não criar falsas expectativas, eu não sou eng. de electrónica para que possa dar uma explicação teórica aprofundada do que são na realidade reguladores de tensão e de corrente constante.
Apenas sou um hobysta que em regime amador busca por todos os meios conhecimentos para desenvolver técnicas e equipamentos que reproduzam musica de acordo com o mínimo de estrago dessa ate suprema chamada musica.
As explicações teóricas do funcionamento, parecem-me ter sido já bem feitas pelo Jpamplifiers e penso mesmo o suficiente para todos entenderem do que se trata.
Para aqueles que não me conhecem, não podem esperar de mim grandes explicações técnicas acerca dos componentes e circuitos electrónicos. Podem contar comigo para colaborar na busca e aplicação de um possível circuito regulador e os seus efeitos e resultados na reprodução de áudio.
Sendo eu um incondicional utilizador de reguladores de corrente nos circuitos de áudio, ando há muitos anos em desenvolvimento de um circuito próprio com desenvolvimento meu.
Uma carolice que já me fez despender de uma quantidade de euros suficientes para comprar alguns quilos de reguladores de corrente e tensão fabricados e testados por projectistas de valor incontestado.
ALLEN WRITH o mais conhecido e reconhecido defensor de reguladores de corrente e tensão em todos os pré de qualquer categoria e detentor do mais completo regulador de corrente e tensão para audio, o super regulage.
Pode-se chegar à conclusão que tenho lido e feito muito tipo de estudos e experiências relacionados com a utilização destes circuitos. o que me levou a concluir que não nunca mais posso viver sem um regulador de corrente no circuito de alimentação de um pré.

Ao contrario do que foi dito por alguém, eu nada fiz para abanar o tópico, tenho é de antemão consciência que a matéria não é fácil ou acessível pelo que não pode ser posta no forum assim de uma forma leviana ... tipo ampli de phono a pilhas para o pessoal fazer.
Como disse penso que a parte teórica já foi muito bem explicada e QB, o link que o stereo colocou também aborda o assunto de uma forma interessante e esclarecedora. O amigo mfiguiredo dá um exemplo muito prático, mas é assim.
No áudio como se comporta: o espectro áudio será por norma de 20Hz a 20.000Hz, claro que uma baixa frequência de 100Hz tem um comportamento de carga completamente diferente comparada com o comportamento de uma carga com 10000hz, na reprodução musical a reprodução musical destas duas frequências podem passar-se quase em simultâneo o que cria uma carga com características de comportamentais resistivas diferentes e quase instantâneas.
Os convencionais reguladores de tensão não são suficientes para estabilizar a alimentação para a complexidade da carga, então aqui os reguladores de corrente com a sua característica impedância muito baixa regulam a corrente para que ela se mantenha mesmo em situações muito complexas de carga.
Os semi condutores incluindo as válvulas necessitam de uma corrente de trabalho, normalmente sempre assinalada nos circuitos teóricos, é muito importante que essa corrente se mantenha estável mesmo durante a complexidade e variação da resistencia da carga em função da frequência que está a ser reproduzida. Utilizam-se então estes circuitos e posso garantir que a sua utilização é extremamente eficaz para uma reprodução musical mais natural e silenciosa.

Este tema dá pano para mangas, mas para agora chega.

Quem tiver bagagem técnica pode satisfazer melhor a curiosidade de algum pessoal que pôs algumas questões, poderá esclarecer melhor os mais curiosos dos pormenores técnicos.

Com o desenrolar tentarei encontrar exemplos de utilização para publicação, esquemas pré-ampli que utilizam o recurso a estes reguladores para optimizar a linha de HT da alimentação.

Cumprimentos

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jan 27 2012, 00:35

Mas a corrente consumida não se mantém estável independentemente da frequência que o amp amplifica?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jan 27 2012, 09:44

António José da Silva escreveu:
Mas a corrente consumida não se mantém estável independentemente da frequência que o amp amplifica?


Vê lá se prestas mais atenção às aulas.

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 317942
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jan 27 2012, 10:10

jpamplifiers escreveu:
António José da Silva escreveu:
Mas a corrente consumida não se mantém estável independentemente da frequência que o amp amplifica?


Vê lá se prestas mais atenção às aulas.

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 317942


As informações são variadas e constantes e o entendimento é pouco. Mas se continuarmos a ter ajuda de quem sabe, a aprendizagem acaba por acontecer.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jan 27 2012, 19:01

MCA. HiFi escreveu:
Vivam caríssimos

Na realidade é necessário não criar falsas expectativas, eu não sou eng. de electrónica para que possa dar uma explicação teórica aprofundada do que são na realidade reguladores de tensão e de corrente constante.
Apenas sou um hobysta que em regime amador busca por todos os meios conhecimentos para desenvolver técnicas e equipamentos que reproduzam musica de acordo com o mínimo de estrago dessa ate suprema chamada musica.
As explicações teóricas do funcionamento, parecem-me ter sido já bem feitas pelo Jpamplifiers e penso mesmo o suficiente para todos entenderem do que se trata.
Para aqueles que não me conhecem, não podem esperar de mim grandes explicações técnicas acerca dos componentes e circuitos electrónicos. Podem contar comigo para colaborar na busca e aplicação de um possível circuito regulador e os seus efeitos e resultados na reprodução de áudio.
Sendo eu um incondicional utilizador de reguladores de corrente nos circuitos de áudio, ando há muitos anos em desenvolvimento de um circuito próprio com desenvolvimento meu.
Uma carolice que já me fez despender de uma quantidade de euros suficientes para comprar alguns quilos de reguladores de corrente e tensão fabricados e testados por projectistas de valor incontestado.
ALLEN WRITH o mais conhecido e reconhecido defensor de reguladores de corrente e tensão em todos os pré de qualquer categoria e detentor do mais completo regulador de corrente e tensão para audio, o super regulage.
Pode-se chegar à conclusão que tenho lido e feito muito tipo de estudos e experiências relacionados com a utilização destes circuitos. o que me levou a concluir que não nunca mais posso viver sem um regulador de corrente no circuito de alimentação de um pré.

Ao contrario do que foi dito por alguém, eu nada fiz para abanar o tópico, tenho é de antemão consciência que a matéria não é fácil ou acessível pelo que não pode ser posta no forum assim de uma forma leviana ... tipo ampli de phono a pilhas para o pessoal fazer.
Como disse penso que a parte teórica já foi muito bem explicada e QB, o link que o stereo colocou também aborda o assunto de uma forma interessante e esclarecedora. O amigo mfiguiredo dá um exemplo muito prático, mas é assim.
No áudio como se comporta: o espectro áudio será por norma de 20Hz a 20.000Hz, claro que uma baixa frequência de 100Hz tem um comportamento de carga completamente diferente comparada com o comportamento de uma carga com 10000hz, na reprodução musical a reprodução musical destas duas frequências podem passar-se quase em simultâneo o que cria uma carga com características de comportamentais resistivas diferentes e quase instantâneas.
Os convencionais reguladores de tensão não são suficientes para estabilizar a alimentação para a complexidade da carga, então aqui os reguladores de corrente com a sua característica impedância muito baixa regulam a corrente para que ela se mantenha mesmo em situações muito complexas de carga.
Os semi condutores incluindo as válvulas necessitam de uma corrente de trabalho, normalmente sempre assinalada nos circuitos teóricos, é muito importante que essa corrente se mantenha estável mesmo durante a complexidade e variação da resistencia da carga em função da frequência que está a ser reproduzida. Utilizam-se então estes circuitos e posso garantir que a sua utilização é extremamente eficaz para uma reprodução musical mais natural e silenciosa.

Este tema dá pano para mangas, mas para agora chega.

Quem tiver bagagem técnica pode satisfazer melhor a curiosidade de algum pessoal que pôs algumas questões, poderá esclarecer melhor os mais curiosos dos pormenores técnicos.

Com o desenrolar tentarei encontrar exemplos de utilização para publicação, esquemas pré-ampli que utilizam o recurso a estes reguladores para optimizar a linha de HT da alimentação.

Cumprimentos


aconselho a todos os verdadeiramente interessados a lerem com atenção o que o sr MCA aqui escreveu (e muito bem) principalmente no que diz respeito às variações da resist. de carga em função da frequençia. Há aqui muito para aprender em tão poucas linhas. Simples e conciso.
tem é que ser lido com atenção, senão ficam na mesmo, e tudo isto se torna inutil.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyDom Jan 29 2012, 22:11

Não tenho tido tempo para vir aqui, pois agora tenho uma situação um pouco mais complicada. Hoje tive que aproveitar para tratar das tarefas domésticas...

Bom, mas vejo que finalmente começa a «fazer-se luz». O que duvido é que a razão deste tópico esteja já clara.
Há uma tendência para as pessoas tomarem as coisas numa perspetiva individualista e daí que, por vezes, é preciso vir alguém, como o amigo Ferpina dizer para pararem de medir p*@$... porque se perde o norte. Acontece que isto é um fórum e o propósito é a partilha e se bem que se pode aqui apresentar coisas que nos pode encher de orgulho... também pode acontecer apenas a partilha.
E «aqui é que a porca torce o rabo». Quando abri este tópico foi para partilhar mais um entusiasmo que uma outra qualquer coisa. Podia realmente ser um projeto, ou algo que procurava e então pedia ajuda... Enfim, podia ser muita coisa, mas se não pedi ajuda nem apresentei nada senão apenas algo porque me entusiasmava, só poderia ser essa a partilha. E se alguém porventura partilhasse esse entusiasmo e vontade de explorar a matéria, seria melhor ainda.
Entretanto, tenho estado a estudar a matéria e, se não posto ainda nada de novo, não quer dizer que não haja nada. O tempo o dirá, mas isto é realmente uma matéria que, como diz o MCA, dá pano para mangas.

Como sabem, tenho mais projetos do que posso abraçar, mas mesmo assim faço por dar o meu modesto contributo a este fórum. E se este tópico parecer parado, não quer dizer que esteja esquecido. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
jpamplifiers
Membro AAP
jpamplifiers


Mensagens : 608
Data de inscrição : 16/09/2011
Localização : Sintra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyTer Jan 31 2012, 11:58

Quero continuar a colaborar neste tópico enquanto outros não têm disponibilidade, colaborar dentro dos meus conhecimentos poucos ou muitos é o que é, como se costuma dizer: quem dá o que tem, a mais não é obrigado”
No entanto não posso deixar de fazer algumas observações sobre o sucedido e que acho pertinentes, os senhores administradores que me perdoem, não é com a intenção de levantar mais polémica, mas creio que tenho o dever e o direito de o fazer.
Há determinadas afirmações que fazemos quando tentamos explicar algo, que só tem significado, se compreendem e se aceitam dentro do contexto em que foram ditas. Normalmente quando alguém pega numa única frase ou afirmação, a separa do seu contexto, o que se disse corre o risco de perder o seu verdadeiro significado, com prejuízo para quem o afirmou, quando isso é feito com maldade ou por desonestidade intelectual, ainda é mais grave. Exemplos disso são o pão de cada dia, pelo menos neste país, jornalistas e políticos são exímios neste exerçiçio.
Eu não criei regras novas, nem fórmulas matemáticas, não tenho capacidade para isso, digo montes de asneiras no meu dia a dia, mas quando vejo que estou errado, dá-me uma grande paz de espírito ter a oportunidade de pedir desculpa. Não é o caso nesta triste história, (antes fosse, pois eu pediria desculpa, e sentirme-ia muito melhor e não criaria dissabores a terceiros, que é o que mais me incomoda).
Não fiz ataques pessoais ao ponto de ofender alguém, o contrário é bem visível.
Como já disse, o que escrevi neste post, foi utilizado num outro completamente fora de contexto, com o único intuito de me ridicularizar, mesmo assim ele não perdeu validade, provei-o de todas as formas que me pediram, mas nas condições correctas para tal. Claro que também podia fazer o teste de forma a dar razão ao outro lado, bastando para isso não cumprir a tal regra que estava implícita na minha explicação no tal contexto a que a afirmação se referia.
Como já disse, para quem tiver dúvidas nada melhor que a prova prática para a qual estou disponível, não basta dizer que é assim, é necessário prová-lo.
deixo aqui as minhas sinceras desculpas a todos, pela culpa que me cabe em tudo isto,principalmente à administração.
sobre o assunto do tópico falarei de seguida.

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyTer Jan 31 2012, 12:10

A ajuda e tempo despendido por todos os que queiram participar é bem vinda.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyTer Jan 31 2012, 23:03

Obrigado pela companhia, jpamplifiers! Sinto assim mais vontade de partilha da minha curiosa aventura. Naturalmente que para quem parte para a descoberta a história que possa ter para contar ainda é demasiado curta. Mas o importante é a descoberta!

Estive a ler algo que, ainda que não tenha acabado já foi uma pequena mas boa experiência. É sobre a regulação com válvulas. O Allen W. usou-os, como muitos outros. Tempos que lá vão.
Eis o link:
http://greygum.net/sbench/sbench/reg1.html
Aqui pode-se observar os prós e os contras da regulação por válvulas.

Ele depois de estudar os transístores, acabou por chegar a um projeto (agora disponível em kit) que, segundo parece é do melhor. Naturalmente que podia ficar-me por comprar um e deixava o assunto arrumado, mas e a curiosidade?!... Eu quero compreender esta coisa!... O futuro não nos pertence!

Agora vou passar aos transístores. Logo que ache oportuno volto com alguma coisa. Entretanto, a participação é bem-vinda! Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jun 01 2012, 01:27

Orquestra
Olá a todos.
Para não deixar arrefecer o assunto, a tnt audio tem uma serie de testes de diferentes soluções para regulação de voltagem (Corrente continua)...

http://www.tnt-audio.com/clinica/regulators_noise1_e.html

O que eu necessito é de um regulador de corrente alterna (regulador de tensão), que permita receber 220v AC 50Hz e debitar 100V ou 110V AC muito bem reguladinhos da silva, para alimentar o motor de um gira de transmissão direta. Eu suspeito que as variações de velocidade no dominio do tempo podem ter a ver com alteração de tensão do setor. O gerador de pulsos tem a frequencia estável e como o controle do motor passa por variação de tensão dos pulsos, eu suspeito que os 220V AC tem a ver com a variação... Reguladores de tensão e corrente - Página 2 524928826
Um auto transformador dava para verificar a teoria, mas o preço é proibitivo...

Inté
Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jun 01 2012, 22:05

PALUSE escreveu:
Orquestra
Olá a todos.
Para não deixar arrefecer o assunto, a tnt audio tem uma serie de testes de diferentes soluções para regulação de voltagem (Corrente continua)...

http://www.tnt-audio.com/clinica/regulators_noise1_e.html

O que eu necessito é de um regulador de corrente alterna (regulador de tensão), que permita receber 220v AC 50Hz e debitar 100V ou 110V AC muito bem reguladinhos da silva, para alimentar o motor de um gira de transmissão direta. Eu suspeito que as variações de velocidade no dominio do tempo podem ter a ver com alteração de tensão do setor. O gerador de pulsos tem a frequencia estável e como o controle do motor passa por variação de tensão dos pulsos, eu suspeito que os 220V AC tem a ver com a variação... Reguladores de tensão e corrente - Página 2 524928826
Um auto transformador dava para verificar a teoria, mas o preço é proibitivo...

Inté
Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

Isso seria até fácil, mas eu acho que vale a pena tratar o assunto com com calma, para que haja tempo suficiente para estudar a melhor opção... É por isso que ainda não adiantei mais nada. Mas penso brevemente ter tempo e disposição para tratar esta matéria como ela merece ser tratada. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jun 01 2012, 22:15

PALUSE escreveu:
Orquestra
Olá a todos.
Para não deixar arrefecer o assunto, a tnt audio tem uma serie de testes de diferentes soluções para regulação de voltagem (Corrente continua)...

http://www.tnt-audio.com/clinica/regulators_noise1_e.html

O que eu necessito é de um regulador de corrente alterna (regulador de tensão), que permita receber 220v AC 50Hz e debitar 100V ou 110V AC muito bem reguladinhos da silva, para alimentar o motor de um gira de transmissão direta. Eu suspeito que as variações de velocidade no dominio do tempo podem ter a ver com alteração de tensão do setor. O gerador de pulsos tem a frequencia estável e como o controle do motor passa por variação de tensão dos pulsos, eu suspeito que os 220V AC tem a ver com a variação... Reguladores de tensão e corrente - Página 2 524928826
Um auto transformador dava para verificar a teoria, mas o preço é proibitivo...

Inté
Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Se calhar vou dizer um disparate, mas para além dos 110Volt não precisas da frequencia a 60Hz ?
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 02 2012, 20:50

50 ou 60 Hz é uma das questões a colocar e o mesmo relacionar esta matéria com aplicação a um circuito de áudio ou de apoio, como é o caso dos motos dos GD... que sebemos ser importante. Aliás, proponha mesmo abrir um tópico para tratar a alimentação dos GD, pois também eu estou interessado e quando puder vou pegar no meu Systemdeck... e dar-lhe toda a atenção que puder! Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

Mas para já vou deixar uma questão que, por pouco importante que pareça, pode servir pelo menos para tirar alguma dúvida. Falo de uma questão que parece dividir algumas opiniões... É sobre a questão de um circuito ser construído com a regulação de voltagem primeiro e seguido da regulação da corrente, ou ao contrário, primeiro a de corrente e depois a de voltagem. Ao que parece existem alguns argumentos válidos de ambas as partes, de quem defende uma ou outra configuração e a mim deixa-me espaço para estudo e necessidade de esclarecimento.
Claro que já tenho um ou outro desenho de circuito que pode servir para por o pré que estou a construir, mas a necessidade que sinto de esclarecimento e como também ainda não tenho algumas coisitas... vou procurando esclarecer dúvidas que vão surgindo. Talvez para mais alguém isto faça sentido. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 02 2012, 23:12

Milton escreveu:
[Se calhar vou dizer um disparate, mas para além dos 110Volt não precisas da frequencia a 60Hz ?
Orquestra
Boas a todos.
Não é pela frequencia do setor que a coisa se complica, pois o prato tem strob para 50Hz e 60Hz; mesmo que o motor desvie, está lá o strob e os ajustes para 33,(3) e 45 rpm.
A questão passa também de eu não saber se o o motor é assincrono ou sincrono, mas pelos disparates de drift da velocidade e pelo que consegui medir da frequencia do sinal de control, parece-me que é assincrono. A frequencia do sinal de control é estável, o que leva-me a suspeitar de variações de tensão e temperatura a provocar o problema.
Como é um gira de transmissão direta, o eixo roda a 0,5(5)Hz, um meio termo entre a centésima parte dos 50Hz e os 60Hz, para 33,(3) rpm. Para 45 rpm o eixo roda a 0,75 Hz.
De qualquer modo, a máquina nasceu com um transformador 220V-110V subdimensionado, instalado por dentro do caixote.
Contaminava o sistema com "humm" e debelitava o momento angular do motor. Depois de retirado o transformador e adaptado um exterior à extensão de alimentação, o ruido tornou-se minimo e o arranque ficou bem enérgico, com uma reacção de estabilização bem mais rápida do que a original.
Era uma máquina que dava o seu melhor no Japão e Estados Unidos, quase de certeza.
Eu atrevo-me a dizer que é uma máquina com um ruido melhor que -70db, actualmente. Em termos de rumble dá um "bigode" ao Pro-ject Xpression II e sobre este modelo já li um teste em que o Pro-Ject amanda-se para -70db de ruido... ??? Reguladores de tensão e corrente - Página 2 447836

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

Inté


Última edição por PALUSE em Sáb Jun 02 2012, 23:36, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 02 2012, 23:15

Quer dizer que está um pouco melhor, mas não resolvido. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 447836

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 02 2012, 23:42

[quote="António José da Silva"]Quer dizer que está um pouco melhor, mas não resolvido. [/quote]

Orquestra
Em termos de som está notóriamente melhor que quando novo. Em termos de estabilidade de velocidade, está melhor, devido à fonte, mas não resolvido o drift. É um defeito que mina este modelo... mas não o inibe de tocar e mostrar os beneficios do "viagra" - AKA "Transformador exterior de 220V AC para 110V AC com 50VA".
Claro que uns pezinhos mais modernos também ditaram alguma melhoria.

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 15:09

Eu bem que sou novo por aqui mas nao posso deixar de ler o que foi dito sem dizer algo (ainda me vão expulsar por isto) Cool : "que salada russa que aqui fizeram" !!

Não misturem o não misturável. Nas linhas de HT (linha de tensão anódica de um vulgar amplificador a válvulas) o "calcanhar de aquiles" é conseguir regular a tensão em função do caudal de corrente em determinado momento, ou seja mantê-la estável e com o minimo "ripple" possivel (entenda-se como uma espécie de ruido para quem nao está dentro do assunto). Para isso usavam-se alguns truques simples como usar o filtro de choke logo a seguir á valvula rectificadora antes do primeiro condensador, ou por exemplo usar um ou dois triodos de potência com a grelha a receber feedback do circuito para fazer o dito controlo, ou mesmo usar válvulas reguladoras específicas para o efeito. O uso de válvulas reguladoras era usado, por exemplo, em alguns sistemas Altec antigos. Tudo tem um reverso: O consumo de corrente era maior, as válvulas reguladoras não eram lá muito duráveis e como funcionavam por um principio de carga, quando se começavam a esgotar havia um "build-up" de tensão anormal na linha que alimentavam. Normalmente essa linha regulada alimentava as grelhas screen do andar de saída, a inversão de fase e a pre-amplificação. Se o andar de saída fosse de negativação fixa havia o risco de saturar placas e lá iam as válvulas á vida.

Isto é uma introdução ao conceito deste tipo de fontes, que ainda hoje em muitos casos sao usadas. Isto é tema que dava para encher folhas e folhas ....

Outra coisa é a estabilização.

A estabilização em AC é muito diferente da DC: É extraordináriamente simples. Imagine-se um rio onde a agua corre permanentemente por um gerador electrico. Enquanto o consumo de corrente é estável a força imposta ao gerador é igual, logo se o caudal for suficiente tudo está bem. E se o consumo aumentar? Há uma imposição de força ao gerador, com isto há mais atrito, ou mais resistencia ao caudal. Se o caudal nao for suficiente qual será uma solução simples? Uma barragem, ou por palavras ainda mais simples e directas, uma reserva de força.

Pouco mais podemos fazer que estabilizar a tensao fornecida pela EDP. Para isso colocamos estabilizadores, com reservas suficientes de força para o sistema. E é tao importante isto para um amplificador de potencia como para um pré ou uma fonte de sinal.

No caso dos transformadores de step-up, como os 220~110 ou vice versa (se nao estou em erro foi essa a questao principal deste tópico), na práctica, o "arcaboiço" minimo ideal de um transformador, em Watt´s, é igual ao dobro da potencia total consumida na tensão em que o dito aparelho a alimentar funciona. Por exemplo, um caso que me aconteceu á relativamente pouco tempo: Um gira discos Denon importado dos states que funciona a 110Volt e consome 20w. Um transformador de 50w serve bem, tendo ainda em conta que nesse transformador, mesmo de boa qualidade, há sempre uma variação minima da tensao do secundario em funçao do consumo.

Nao sei se isto serve de muito mas é uma tentativa de explicar um pouco as coisas.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 15:17

JP escreveu:
Eu bem que sou novo por aqui...



Novo mas com muito para ensinar a todos os que (como eu) pouco sabem. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 754215 Obrigado pela explicação.
E com alguma sorte nossa, não é "novo" aqui durante muito tempo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 15:30


Que excelente explicação, simples e conciso...

....curioso, como tudo se torna tão simples quando explicado de forma eficaz Reguladores de tensão e corrente - Página 2 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 15:56

Quem sabe, sabe Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

E então para mim, vai dar-me cá um jeitão, que já tenho dois transformadores 110-220 (comigo é assim, é logo aos dois de cada vez lol! ), e dentro de uma hora, vou buscar o dito cujo deck JVC KD-95
Reguladores de tensão e corrente - Página 2 15sattk
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 16:07

Fran escreveu:
Quem sabe, sabe Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

...já tenho dois transformadores 110-220 ...



Para teu bem, espero que sejam 220-110. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 936335


lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 16:08

António José da Silva escreveu:


Para teu bem, espero que sejam 220-110. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 936335


lol!


Reguladores de tensão e corrente - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 16:09

António José da Silva escreveu:
Fran escreveu:
Quem sabe, sabe Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

...já tenho dois transformadores 110-220 ...



Para teu bem, espero que sejam 220-110. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 936335


lol!
Reguladores de tensão e corrente - Página 2 249412
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 16:10

Fran escreveu:
António José da Silva escreveu:
Fran escreveu:
Quem sabe, sabe Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

...já tenho dois transformadores 110-220 ...



Para teu bem, espero que sejam 220-110. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 936335


lol!
Reguladores de tensão e corrente - Página 2 249412


assim está melhor Reguladores de tensão e corrente - Página 2 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 816
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 18:11

Vodoo escreveu:
Reguladores de tensão e corrente - Página 2 491368

É isso e mais algums coisita António.
O que utilizo é isto:

Regulação automática de tensão para protecção contra reduções e sobretensões.

E utilizo porque uma vez tive problemas com a EDP e como passei as passas do Algarve para me pagarem o prejuizo, resolvi não arriscar mais.

Porque s flutuações de tensão danificam gradualmente os componentes electrónicos, causando potenciais falhas prematuras.

Voodo, e onde é que arranjaste isso?. Preciso duma coisa dessas...
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 18:53

Cordovox escreveu:
Vodoo escreveu:
Reguladores de tensão e corrente - Página 2 491368

É isso e mais algums coisita António.
O que utilizo é isto:

Regulação automática de tensão para protecção contra reduções e sobretensões.

E utilizo porque uma vez tive problemas com a EDP e como passei as passas do Algarve para me pagarem o prejuizo, resolvi não arriscar mais.

Porque s flutuações de tensão danificam gradualmente os componentes electrónicos, causando potenciais falhas prematuras.

Voodo, e onde é que arranjaste isso?. Preciso duma coisa dessas...
Se falamos da mesma coisa, deverá ser um estabilizador de corrente, coisa que se usa muito aqui pela Terceira, devido aos picos e baixas de corrente
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyQui Jun 07 2012, 21:00

Como disse o JP, estabilizadores e reguladores são coisas bem diferentes. Também em termos de regulação as válvulas estão ultrapassadas. Nesta matéria os transístores estão a dar cartas.
Ainda que esteja num momento de puro estudo e nem tenha ainda passado às experiências, para quem etnha alguma impaciência, em termos de HT, que é a parte mais crítica... deixo um exemplo que tem boa aceitação. É uma amabilidade que felizmente acontecem de vez enquanto na net: o regulador Maida.

http://giaime.altervista.org/maida.html e o seu desenvolvimento: http://www.neurochrome.com/audio/?page_id=454
Ainda não estou plenamente satisfeito em termos teóricos - além de não ser fácil encontrar certos componentes - para começar com as experiências, mas fica já mais uma amostra. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jun 15 2012, 17:38

António José da Silva escreveu:
JP escreveu:
Eu bem que sou novo por aqui...



Novo mas com muito para ensinar a todos os que (como eu) pouco sabem. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 754215 Obrigado pela explicação.
E com alguma sorte nossa, não é "novo" aqui durante muito tempo.

Obrigado Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692


Ulrich escreveu:

Que excelente explicação, simples e conciso...

....curioso, como tudo se torna tão simples quando explicado de forma eficaz Reguladores de tensão e corrente - Página 2 754215

Obrigado Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jun 15 2012, 17:44

Stereo escreveu:
Como disse o JP, estabilizadores e reguladores são coisas bem diferentes. Também em termos de regulação as válvulas estão ultrapassadas. Nesta matéria os transístores estão a dar cartas.
Ainda que esteja num momento de puro estudo e nem tenha ainda passado às experiências, para quem etnha alguma impaciência, em termos de HT, que é a parte mais crítica... deixo um exemplo que tem boa aceitação. É uma amabilidade que felizmente acontecem de vez enquanto na net: o regulador Maida.

http://giaime.altervista.org/maida.html e o seu desenvolvimento: http://www.neurochrome.com/audio/?page_id=454
Ainda não estou plenamente satisfeito em termos teóricos - além de não ser fácil encontrar certos componentes - para começar com as experiências, mas fica já mais uma amostra. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

De acordo. As válvulas rectificadoras, no aspecto técnico, estão ultrapassadas. Há formas actuais muito melhores para se conseguirem resultados bons.
No entanto ainda há aquelas situações isoladas, como por exemplo no campo da musica em que pelo facto de uma valvula rectificadora ter fraca regulação, permite efeitos giros como alguma distorsão e um leque de harmonicas. Isso em amplificadores de guitarra e orgao (estilo hammond, farfisa, vox, rhodes, etc) é uma caracteristica a ter presente. Depois há musicos e musicos. Sao já questoes de gosto
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySex Jun 15 2012, 22:24

JP escreveu:
Stereo escreveu:
Como disse o JP, estabilizadores e reguladores são coisas bem diferentes. Também em termos de regulação as válvulas estão ultrapassadas. Nesta matéria os transístores estão a dar cartas.
Ainda que esteja num momento de puro estudo e nem tenha ainda passado às experiências, para quem etnha alguma impaciência, em termos de HT, que é a parte mais crítica... deixo um exemplo que tem boa aceitação. É uma amabilidade que felizmente acontecem de vez enquanto na net: o regulador Maida.

http://giaime.altervista.org/maida.html e o seu desenvolvimento: http://www.neurochrome.com/audio/?page_id=454
Ainda não estou plenamente satisfeito em termos teóricos - além de não ser fácil encontrar certos componentes - para começar com as experiências, mas fica já mais uma amostra. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

De acordo. As válvulas rectificadoras, no aspecto técnico, estão ultrapassadas. Há formas actuais muito melhores para se conseguirem resultados bons.
No entanto ainda há aquelas situações isoladas, como por exemplo no campo da musica em que pelo facto de uma valvula rectificadora ter fraca regulação, permite efeitos giros como alguma distorsão e um leque de harmonicas. Isso em amplificadores de guitarra e orgao (estilo hammond, farfisa, vox, rhodes, etc) é uma caracteristica a ter presente. Depois há musicos e musicos. Sao já questoes de gosto

Claro, não ponho de parte a ideia da rectificação a válvulas! Eu expliquei-me mal: eu falava das válvulas reguladoras e não das rectificadoras. Tenho o pré de phono Cornet 2 que é com rectificação a válvula e gosto muito! Espero ainda pegar neste tipo de rectificação para um pré de linha. Para já acho que estou no caminho certo; depois logo se verá.

Estou com nova matéria em estudo. Espero em breve começar com as experiências. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
É bom saber que há por aqui alguém que compreende a minha preocupação! Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 16 2012, 22:55

Orquestra

Caro JP, você conhece algum circuito apto a alimentar um motor AC; que consiga fornecer 110V AC estabilizados a partir do 220 AC?
Por o que li, as opções com triacs a cortarem o topo da sinusóide não são aconselháveis e dá para ter uma vaga ideia que o motor pode ter algum comportamento errático com partes do ciclo da onda a uma tensão constante ...

Cumprimentos

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyDom Jun 17 2012, 06:02

PALUSE escreveu:
Orquestra

Caro JP, você conhece algum circuito apto a alimentar um motor AC; que consiga fornecer 110V AC estabilizados a partir do 220 AC?
Por o que li, as opções com triacs a cortarem o topo da sinusóide não são aconselháveis e dá para ter uma vaga ideia que o motor pode ter algum comportamento errático com partes do ciclo da onda a uma tensão constante ...

Cumprimentos

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692


Também tens esta solução.


https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1876-pulley-50-60-hz


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JP
Membro AAP



Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Coimbra

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyDom Jun 17 2012, 11:07

PALUSE escreveu:
Orquestra

Caro JP, você conhece algum circuito apto a alimentar um motor AC; que consiga fornecer 110V AC estabilizados a partir do 220 AC?
Por o que li, as opções com triacs a cortarem o topo da sinusóide não são aconselháveis e dá para ter uma vaga ideia que o motor pode ter algum comportamento errático com partes do ciclo da onda a uma tensão constante ...

Cumprimentos

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692

Bem, com triacs não conheço mas também nao me parece boa ideia estar a eliminar picos de tensao (a cortar) para obter uma tensao com metade da tensao de pico a pico.. Mas posso dar uma sugestão e esta vale o que vale:

Queremos 110V ac com a mesma frequencia dos 220 correcto? Como a simplicidade é amiga do bom porque nao usar em primeiro lugar um transformador de 220 para 110 e aí usar um segundo transformador para estabilizar esses 110v ? Seguindo a ideia, por exemplo, dos antigos estabilizadores de tensao que eram usados no nosso país quando a 220 nao era "certa" .. Hoje em dia nao há grandes flutuações de tensao como em outros tempos e o uso deste tipo de montagem, além de fornecer a tensao correcta que queremos, tem a vantagem de nao alterar a frequencia. Num motor AC a não variação de frequencia é muito importante Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyDom Jun 17 2012, 15:43

António José da Silva escreveu:
PALUSE escreveu:
Orquestra

Caro JP, você conhece algum circuito apto a alimentar um motor AC; que consiga fornecer 110V AC estabilizados a partir do 220 AC?
Por o que li, as opções com triacs a cortarem o topo da sinusóide não são aconselháveis e dá para ter uma vaga ideia que o motor pode ter algum comportamento errático com partes do ciclo da onda a uma tensão constante ...

Cumprimentos

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692


Também tens esta solução.


https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1876-pulley-50-60-hz


Reguladores de tensão e corrente - Página 2 936335

Carissímo AJS, o meu Rotel RP-3000 é uma máquina de transmissão directa, assim como o seu Micro Seiki e as máquinas de lavar roupa da LG. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 265963

O link em questão é óptimo para se ajustar um gira com motor sincrono, feito para rodar a 60Hz para uma voltagem de sector com 50Hz ou vice-versa; com transmissão por correia. A parte do cáculo da rotação do motor é óptima, se bater certo! Os diâmetros são cálculo de fisica do antigo 8º. ano unificado (V_linear=Pi*F*Diâmetro)
O motor do RP-3000 tem 2 enrolamentos e trabalha a 100V-110V AC 50Hz ou 60Hz.

Inté
Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyDom Jun 17 2012, 15:45

PALUSE escreveu:

Carissímo AJS, o meu Rotel RP-3000 é uma máquina de transmissão directa, assim como o seu Micro Seiki e as máquinas de lavar roupa da LG. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 265963


Reguladores de tensão e corrente - Página 2 758687
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptyDom Jun 17 2012, 15:47

PALUSE escreveu:


Carissímo AJS, o meu Rotel RP-3000 é uma máquina de transmissão directa, assim como o seu Micro Seiki e as máquinas de lavar roupa da LG. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 265963





Nao me lembrei desse pormenor. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 265963

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 23 2012, 17:40

Saudações Reguladores de tensão e corrente - Página 2 468604

Já não entrava neste tópico a algum tempo e reparei que devido à ambiguidade inicial do que se pretende deste tópico se abordam todos e mais alguns assuntos relacionados com quase tudo o que é equipamento, neste caso de audio, mas não tarda que esteja mesmo a ser abordado um assunto relacionado com a regulação de velocidade do motor da máquina de lavar. Question Question Question Question Question Question Question

Claro que as pessoas que se deparam com problemas tentam expo-los, na tentativa de resolve-los. Não havendo uma linha defenida para este tema tudo vai ser abordado sem se chegar a qualquer conclusão.
Chamar a isto "reguladores de tensão e corrente" e não esclarecer o que se pretende, a que fim se destinam os reguladores, não é nada e origina esta confusão de assuntos sem se chegar a qualquer conclusão.
O principo do que é uma regulação de tensão e corrente já foi abordado e penso já ter sido compreendido.
Seria interessante que o autor do tópico esclarecesse melhor que tipo de reguladores pretende e a que se destinam Question Question . Sem isto nada há a abordar, pois a técnica de regulação é tão vasta e quase especifica para cada caso, que sem se saber o que se pretende é difissil manter em aberto o assunto. :&&$$&&:

Houve foristas que exposeram problemas com equipamentos AC e com a agravante de funcionarem com 110V e claro procuraram neste topico alguma resposta para os seus problemas.
Reguladores de corrente alterna propriamente ditos não existem, existem aqueles aparelhos utilizados aonde as variações de tensão da rede são muitas, mas estes aparelhos não regulam em função da carga mas sim em função da variação da fonte de energia. Portanto aonde não há fortes variações de tensão não se justificam.
Para regular tensão em função da carga tambem existem, trata-se de equipamentes brutalmente caros e que recebem a tensão AC da rede, transformam-na em DC e a partir daí "fabricam" uma nova tensão AC muito precisa com os ciclos absolutamente controlados.
As melhores casas de venda de equipamentos de audio dispõem para venda desses equipamentos, mas ... há sempre um mas! os preços desses briquedos ultrapassam normalmente os 5 000€ Reguladores de tensão e corrente - Página 2 865586

Para resolver o problema dos equipamentos de 110V, a melhor solução é sempre o transformador 230V - 110V e com a amperagem folgada em relação à carga para que não haja estrangulamento ou a propria destruição do transformador.

Cumprimentos
MCA

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 23 2012, 17:45

Pode ser que com a tua presença, este tópico ressuscite e possamos aprender mais umas coisas, mesmo leigos comuns. Mesmo que não se consiga entender tudo, algo há-de ficar. Reguladores de tensão e corrente - Página 2 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 23 2012, 18:52

Viva

Na verdade, não existe nenhum equipamento daqueles que todos gostamos muito, normalmente designados por Hight hend que não esteja repleto dessas coisas. É na realidade o que faz a diferença.
Certamente que toda a gente sabe ouvir essa diferença sónica existente nesses equipamentos (na maioria) mas uma coisa é certa, se no respeitante a amplificação está tudo inventado há muitos anos e por sinal muito bem inventado, então porque razão esses equipamentos soam melhor que os mais baratinhos ou achinezadas ??
A razão é mesmo essa, é na alimentação que está a diferença. Um bom circuito (e isso está mais que inventado) com uma alimentação regulada na tensão e na corrente faz a diferença que todos nos regalamos a ouvir.
Um bom gira-discos (tipo RB) por mais peso que tenha no prato para ter mais inercia, melhor caixa absorvente de inergia vibratória, melhor suporte para o motor, melhor suspensão (ou ausencia dela), melhores tolerância mecanica e melhors rolamentos, em nada se destingue dos restantes se não tiver uma boa alimentação super regulada em tensão e estabilizada em corrente. (O RB utiliza a melhor tensão regulada conhecida e com a melhor resposta RMS à variação resistiva da carga ... as baterias)
Caro amigo António isso é como tudo, até nós se tivermos uma alimentação regular e certinha temos um bom desempenho Twisted Evil Twisted Evil se pelo contrario a bucha escasseia e volta e meia a fome aperta, certamente que não daremos uma para a caixa e a vida é cheia de problemas.

Bom mas esta coisa das regulações, tratando-se de um assunto muito vasto, especifico e quse individual para cada caso não é facil ser abordado para a geral. No entanto há quem abode o assunto de uma forma simplista e genetralista, mas não é assim.
Para a geral podemos evidentemente abordar as coisas como principios basicos, o que fazem e a que se destinam, mas depois na prática as coisas são muito especificas.
Se os reguladores fossem asssim tão generalistas e de fácil aplicação, haveria disso à venda em qualquer canto e não há .... porque?? Precisamente pela complexidade e especividade da sua aplicação.
Conheço pessoas que adquiriram as celebres placas reguladoras estudadas pelo Allen Writh e não consegem afina-las apenas nos dois trimeres disponiveis, e apesar de disporem de um led no circuito para guia e uma literatura completa a acompanhar.

Como sabes eu sou um apologista inveterado da utilização dests circuitos, aliàs apesar de várias tentativas de me libertar deles , não consigo a separação.
Tenho muita experiencis na sua utilização, mas não aconselho ninguem a meter-se a fazer uma coisa destas em estilo DIY do tipo montar uma valvula como pré no circuito mais minimalista. O resultado pode ser pior que a sua não utilização. Estes circuitos podem entrar facilmente em oscilação em frequencias muito altas e degradar o sinal e a sua musicalidade.
Mesmo a montagem desses reguladores quando comprados no mercado não é fácil e é necessário algum conhecimento nesta area para a sua implatação no circuito. Mas que eles fazem a diferença lá isso fazem.

Apesar das dificuldades de ordem prática nada se perde em abordar o assunto e mandar umas papais, o pior é que quando se está a tentar entrar nessa abordagem prática, aparecem os nossos amigos mais entendidos em técnica de eletrónica e zás Reguladores de tensão e corrente - Página 2 43034 Reguladores de tensão e corrente - Página 2 848499 caem-nos em cima ... e pronto lá se acaba o topico porque a administração acha que está a ser fonte de conflito em vez de fonte de esclarecimento.

Bem vamos ver se há interesse e calma suficientes para tentarmos pelo menos criar um conceito geral da utilização desses maravilhosos circuitos e das dificuldades que apresentam na sua aplicação prática.

MCA








Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 23 2012, 19:12

Uma óptima ptima explicação, para quem percebe pouco como eu Reguladores de tensão e corrente - Página 2 754215

já agora:

Citação :
Para regular tensão em função da carga tambem existem, trata-se de equipamentes brutalmente caros e que recebem a tensão AC da rede, transformam-na em DC e a partir daí "fabricam" uma nova tensão AC muito precisa com os ciclos absolutamente controlados.
As melhores casas de venda de equipamentos de audio dispõem para venda desses equipamentos, mas ... há sempre um mas! os preços desses briquedos ultrapassam normalmente os 5 000€

Tipo isto

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 31341_1334001846846_0


Thanks Reguladores de tensão e corrente - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 23 2012, 19:38

MCA. HiFi escreveu:


Apesar das dificuldades de ordem prática nada se perde em abordar o assunto e mandar umas papais, o pior é que quando se está a tentar entrar nessa abordagem prática, aparecem os nossos amigos mais entendidos em técnica de eletrónica e zás Reguladores de tensão e corrente - Página 2 43034 Reguladores de tensão e corrente - Página 2 848499 caem-nos em cima ... e pronto lá se acaba o topico porque a administração acha que está a ser fonte de conflito em vez de fonte de esclarecimento.




Tanto a equipa AAP como os membros estão interessados em aprender e na partilha em geral. Se olhares para todos os muitos tópicos deste ainda jovem fórum, vês que a partilha é muita e constante. Estes temas mais difíceis não são excepção. Podem ser menos comentados devido a ignorância da maioria nestas questões, mas são seguidos com muito interesse.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 EmptySáb Jun 23 2012, 21:24

Amigo Ulrich,

Para lhe responder francamente, não conheço perfeitamente o funcionamento de uma UPS e como deve calcular cada fabricante deve utilizar meios diferentes para atingir o mesmo fim.
A UPS tem como finalidade alimentar um determinado equipamento quando existe falha de inergia na rede.
Aqui ela vai tranformar a energia DC acomulada nas baterias em energia AC edentica à da rede, nesta fase acredito que o principio de recuperação até seja mais limpo e regulado que o da propria rede.
Mas quando existe energia na rede a UPS deixa de "fabricar" energia e faz um baypass para que a energia da rede passe apenas por ela, retirando apenas um pouquinho para carregar as baterias internas.
Parece-me não ser o equipamento ideal para alimentar permanentemente um equipamento.

Os aparelhos que refiro, são equipamentos que não acomulam energia, apenas a rectificam a da rede para DC e apartir de uma tensão continua os seus circuitos "criam" uma energia electrica AC com uma frequancia de 50c/s identica à da rede mas purinha e quentinha acabada de fabricar e derectinha ao seu equipamento de audio sem interferencias, ruidos, oscilações (em principio).

António, eu sei que estamos perante pessoas elevadas e com o gosto pela partilha, estava apenas a descrever uma brincadeira.
Mas ... jé tem acontecido, e isso acontece com frequencia em tudo o que é português, há sempre uma malta disposta a puxar pelos galões e ... palavra pucha palavra, experiencias e mais outras demonstrações de conhecimento e lá vai disto .... Reguladores de tensão e corrente - Página 2 848499 (acho uma piada a este boneco, há há há), mas pronto, vou arranjar um tempinho e literatura para apresentar as minhas e outras experiencias.

MCA
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reguladores de tensão e corrente
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Tensão continua na saída de amplificador caseiro
» Sabem como se faz a manutenção de cabos de alta tensão
» Pulley 50/60 Hz
» Cabo de corrente
» Cabo de Corrente DIY

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: