Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Reguladores de tensão e corrente

Ir para baixo 
+18
Cordovox
Fran
JP
PALUSE
M Figueiredo
mango
Ulrich
Serpigo
Nafty
jpamplifiers
MCA. HiFi
reirato
Milton
enxuto
Vodoo
lore
António José da Silva
Stereo
22 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
MCA. HiFi
Membro AAP



Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Jun 23 2012, 21:24

Amigo Ulrich,

Para lhe responder francamente, não conheço perfeitamente o funcionamento de uma UPS e como deve calcular cada fabricante deve utilizar meios diferentes para atingir o mesmo fim.
A UPS tem como finalidade alimentar um determinado equipamento quando existe falha de inergia na rede.
Aqui ela vai tranformar a energia DC acomulada nas baterias em energia AC edentica à da rede, nesta fase acredito que o principio de recuperação até seja mais limpo e regulado que o da propria rede.
Mas quando existe energia na rede a UPS deixa de "fabricar" energia e faz um baypass para que a energia da rede passe apenas por ela, retirando apenas um pouquinho para carregar as baterias internas.
Parece-me não ser o equipamento ideal para alimentar permanentemente um equipamento.

Os aparelhos que refiro, são equipamentos que não acomulam energia, apenas a rectificam a da rede para DC e apartir de uma tensão continua os seus circuitos "criam" uma energia electrica AC com uma frequancia de 50c/s identica à da rede mas purinha e quentinha acabada de fabricar e derectinha ao seu equipamento de audio sem interferencias, ruidos, oscilações (em principio).

António, eu sei que estamos perante pessoas elevadas e com o gosto pela partilha, estava apenas a descrever uma brincadeira.
Mas ... jé tem acontecido, e isso acontece com frequencia em tudo o que é português, há sempre uma malta disposta a puxar pelos galões e ... palavra pucha palavra, experiencias e mais outras demonstrações de conhecimento e lá vai disto .... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 848499 (acho uma piada a este boneco, há há há), mas pronto, vou arranjar um tempinho e literatura para apresentar as minhas e outras experiencias.

MCA
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Jun 23 2012, 21:36

MCA. HiFi escreveu:

A UPS tem como finalidade alimentar um determinado equipamento quando existe falha de inergia na rede.
Aqui ela vai tranformar a energia DC acomulada nas baterias em energia AC edentica à da rede, nesta fase acredito que o principio de recuperação até seja mais limpo e regulado que o da propria rede.
Mas quando existe energia na rede a UPS deixa de "fabricar" energia e faz um baypass para que a energia da rede passe apenas por ela, retirando apenas um pouquinho para carregar as baterias internas.
Parece-me não ser o equipamento ideal para alimentar permanentemente um equipamento.



Já tínhamos tido uma abordagem ao tema da UPS onde se tinha dito que não só não é benéfico como é prejudicial.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Jun 23 2012, 21:50

Por aqui (Açores), é comum, usar-se estabilizadores de correntes, bem como aparelhómetros que garantem, durante um reduzido período de tempo, qq falha de energia.

Os estabilizadores de corrente, servem para colmatar qq pico (ou baixa) existente na voltagem da corrente eléctrica comum 220-240.

Agora se chegam a rigores tão elevados, isso já não sei, mas lá que asseguram, as variações de tensão aqui existentes, lá isso asseguram.

Cpts
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Jun 23 2012, 22:33


Em casos de irregularidade no fornecimento de inergia na rede, esses estabilizadores são um mal necessário.
Eu actualmente não conheço como funcionam, quando era miudo eles eram bastante usados, funcionavam com um brutal transformador que deveria ter várias tomadas de primário que eram comutadas de acordo com a queda e ainda umas bobines que entravam em serviço de acordo com as necessidades.
Mais tarde apareceram uns eletrónicos mais pequenos. Não sei se interferem na qualidade final do audio, mas não me parece que assim seja.
Os circuitos com valvulas têm uma tolerância grande às variações de tensão mas os transistorizados são bastante sensiveis a estes problemas.
Portanto no caso de irregularidades de fornecimento de energia da rede não é impeditivo a utilização desses estabilizadores.

Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Jun 23 2012, 23:59

MCA. HiFi escreveu:

Mas ... jé tem acontecido, e isso acontece com frequencia em tudo o que é português, há sempre uma malta disposta a puxar pelos galões e ... palavra pucha palavra, experiencias e mais outras demonstrações de conhecimento e lá vai disto .... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 848499 (acho uma piada a este boneco, há há há), mas pronto, vou arranjar um tempinho e literatura para apresentar as minhas e outras experiencias.


Eu prometo portar-me bem se continuar com essas maravilhosas e simples explicações Reguladores de tensão e corrente - Página 3 936335

Thanks Reguladores de tensão e corrente - Página 3 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyDom Jun 24 2012, 01:54

MCA. HiFi escreveu:

Em casos de irregularidade no fornecimento de inergia na rede, esses estabilizadores são um mal necessário.
Eu actualmente não conheço como funcionam, quando era miudo eles eram bastante usados, funcionavam com um brutal transformador que deveria ter várias tomadas de primário que eram comutadas de acordo com a queda e ainda umas bobines que entravam em serviço de acordo com as necessidades.
Mais tarde apareceram uns eletrónicos mais pequenos. Não sei se interferem na qualidade final do audio, mas não me parece que assim seja.
Os circuitos com valvulas têm uma tolerância grande às variações de tensão mas os transistorizados são bastante sensiveis a estes problemas.
Portanto no caso de irregularidades de fornecimento de energia da rede não é impeditivo a utilização desses estabilizadores.

Pesam com'ó cacete Reguladores de tensão e corrente - Página 3 317942

É corrente e conveniente, usar aqui para por estas bandas estabilizadores deste género, pois alguns aparelhos mais sensiveis, têm de ser "protegidos" de qq maneira, dessas altas/baixas que por vezes podem causar danos Reguladores de tensão e corrente - Página 3 809774

Cpts
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyDom Jun 24 2012, 10:31

Sim é conveniente nessas situações utilizar estabilizadores. É preferivel que arderem os transformadores dos nossos equipamentos.

No entanto quando da aquisição devemos contratar com o vendedor a possibilidade de troca no caso de esses estabilizadores provocarem ruidos (click's) na comutação.
No caso de ja possuirem algum em utilização, deverão ter cuidado com este promenor, caso gere eses ruidos deverá ser tentado anula-los internamente com condensadpores em paralelo com os relés de comutação.
Penso que os estabilizadores actuais, de funcionamento electrónico, já não padecem deste problema.

Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyDom Jun 24 2012, 12:23

MCA. HiFi escreveu:
Sim é conveniente nessas situações utilizar estabilizadores. É preferivel que arderem os transformadores dos nossos equipamentos.

No entanto quando da aquisição devemos contratar com o vendedor a possibilidade de troca no caso de esses estabilizadores provocarem ruidos (click's) na comutação.
No caso de ja possuirem algum em utilização, deverão ter cuidado com este promenor, caso gere eses ruidos deverá ser tentado anula-los internamente com condensadpores em paralelo com os relés de comutação.
Penso que os estabilizadores actuais, de funcionamento electrónico, já não padecem deste problema.

Eu tenho e uso um, mas no PC e afins, pois já uma vez tive problemas e foi uma chatice para que a EDA (Electricidade dos Açores), entidade fornecedora de energia aqui por estas bandas, me pagasse os danos causados.
Quiçá fará algum ruído, mas nunca notei nada, sem ser o apito pontual, que penso ser comum a todos (ou quase todos) os estabilizadores de corrente, quando a variação de corrente é grande, e o apito pontual mas repetitivo (durante uns 5 segundos), quando existe realmente um corte de energia.

Estou a pensar adquirir um para o meu sistemazinho, então só nessa altura poderei dar a minha opinião sobre a transmissão dos ruídos (clicks) que refere, na dita cuja transmissão.

Cpts


PS : tenho conhecimento da possibilidade de instalação de "descarregadores de fase" (penso que é assim que se designam) no Quadro Eléctrico, mas não sei se é possível fazê-lo, já com o Quadro montado (e acabado).

Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyDom Jun 24 2012, 13:17

Estas coisa não há nada como fazer a experiencia da sua utilização.

Se funcionar sem alterações no resultado final do som que gostamos...está bom. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyDom Jun 24 2012, 21:22

Viva Manuel,
Gosto de te ver por aqui! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692

Eu já tinha aconselhado e mesmo criado um tópico para a alimentação de GD, pois é uma matéria deveras importante. Isto porque esta matéria o merece! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Como dizes, estamos a lidar com algo que deve ser tratada pensando em casos específicos. E apesar de existirem alguns projectos e mesmo kits disponíveis na net, realmente isto tem que ser tratado com a maior delicadeza!

Eu tenho estado a estudar a matéria e procurar a melhor solução possível... até porque há coisas que se mostram nos limites... Por exemplo, o transformador certo, ou este ou aquele componente... Mas de alguma forma a coisa se irá resolver.
Estou mais perto que nunca de começar um regulador para o meu pré. O desenho está praticamente onde o quero... e mais dia menos dia passo à prática. Lá está, tenho que me contentar - pelo menos para já - com o transformador que tenho.

Logo que haja novidades, conto. Estou a começar umas feriazitas... Por isso, pode ser que seja desta. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySeg Jun 25 2012, 01:39

Orquestra
Exms. Srs
A questão da estabilização de tensão alterna não usufrui da mesma facilidade e oferta de soluções em ICs que a estabilização e conversão de voltagem (DC).
Infelizmente, eu não conheço um IC no mercado em que se tenha na folha de dados do componente um circuito a exemplificar a sua aplicação a estabilizar tensão para um determinado valor.
A maioria dos artigos disponiveis na internet referem montagens com tiristores e transformadores, não muito complexas, mas fica sempre em aberto o circuito que controla a abertura e fecho dos tiristores. As condições para o controle dos mesmos são referidas, mas falta o circuito de controle.
Para quem trabalha na área de projectos é possivel projectar e construir tal solução. Também é possivel que exista informação disponivel contra pagamento, sobre tal tipo de circuito, como em outras àreas, mas as soluções para regular AC como temos em DC, isso é que infelizmente não descubro!
Outro factor é o custo de tal projecto, que não deve ser nada simpático e consequentemente mais dispendioso que um equipamento moderno sem sensibilidade às variações de tensão do sector.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692

Au revoir...
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySeg Jun 25 2012, 19:41

Depois do que já foi dito sobre AC e DC continuar a pensar em regulação de AC só se for mesmo passar de AC para DC. Eu também tenho uma protecção contra picos, para proteger os aparelhos, agora, mais do que isso...
Eu tenho um Systemdeck, o qual penso ser com motor AC e que é super ruidoso. Se assim for, parece-me que é coisa para modificar. Mas isso fica para outra altura e outro tópico.
A estabilização de AC, como disse o Manuel, é algo caro. Naturalmente que poderia ficar mais económico sendo feito em FVM, mas isso não é fácil, pois mesmo falando apenas de transformadores, pode-se estar a falar de algum valor considerável. Se fosse algo que eu achasse relevante também gostaria de saber o que está em causa, mas penso que está em causa algo de mais razoável: como disse, mudar de motor...
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Jun 26 2012, 13:37

PALUSE escreveu:
Orquestra
Exms. Srs
A questão da estabilização de tensão alterna não usufrui da mesma facilidade e oferta de soluções em ICs que a estabilização e conversão de voltagem (DC).
Infelizmente, eu não conheço um IC no mercado em que se tenha na folha de dados do componente um circuito a exemplificar a sua aplicação a estabilizar tensão para um determinado valor.
A maioria dos artigos disponiveis na internet referem montagens com tiristores e transformadores, não muito complexas, mas fica sempre em aberto o circuito que controla a abertura e fecho dos tiristores. As condições para o controle dos mesmos são referidas, mas falta o circuito de controle.
Para quem trabalha na área de projectos é possivel projectar e construir tal solução. Também é possivel que exista informação disponivel contra pagamento, sobre tal tipo de circuito, como em outras àreas, mas as soluções para regular AC como temos em DC, isso é que infelizmente não descubro!
Outro factor é o custo de tal projecto, que não deve ser nada simpático e consequentemente mais dispendioso que um equipamento moderno sem sensibilidade às variações de tensão do sector.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692

Au revoir...

Lembrei-me de fazer uma pesquisa e afinal existem hoje produtos bem mais em conta do que o que eu pensava. Aqui está um: http://www.pixmania.com/pt/pt/522458/art/mge/estabilizador-evolution-6.html#pix-review
Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySeg Ago 06 2012, 19:27

Para dar algum movimento a este tópico, lembrei-me de postar a provável opção para os filamentos no meu novo projecto de pré-de-linha. Claro que com este calor não tenho vontade de pegar no ferro de soldar e por isso ainda não o fiz. Mas fica a ideia... Atenção que, uma vez mais, lembro o que o Manuel fez questão de lembrar: isto é algo de muito particular e apenas se aplica dentro de certas circunstâncias. Aliás, ainda nem defini o valor da resistência de corrente. Isto é algo que ainda irei verificar.
Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Rfilamentos


Para quem esteja mais interessado, se bem que acho ter já dito, a válvula em questão é a ECC88.

A parte de Alta tenção ainda está em estudo. Tenho já umas ideias, isto requer mais cuidado e experiências. Depois conto coisas... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySeg Ago 06 2012, 19:34

Já agora, aproveito para lembrar que um regulador, não só beneficia o circuito em termos sonoros, como é amigo das válvulas e, neste caso, este circuito actua também como arranque suave, pelo que, controla o montante de corrente e eleva a tensão suavemente de modo a não stressar a mesma, evitando que sofra um desgaste rápido.
Naturalmente que, a par disto, a alta voltagem deve ser ligada após um tempo, para apanhar o filamento já quentinho. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 491368
Como vêm, a regulação só traz benefícios. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
fmnp
Membro AAP
fmnp


Mensagens : 52
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 61
Localização : Montijo

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySeg Ago 06 2012, 22:34

Boas,

Citação :
Para dar algum movimento a este tópico, lembrei-me de postar a provável
opção para os filamentos no meu novo projecto de pré-de-linha. Claro que
com este calor não tenho vontade de pegar no ferro de soldar e por isso
ainda não o fiz. Mas fica a ideia... Atenção que, uma vez mais, lembro o
que o Manuel fez questão de lembrar: isto é algo de muito particular e
apenas se aplica dentro de certas circunstâncias. Aliás, ainda nem
defini o valor da resistência de corrente. Isto é algo que ainda irei
verificar.

Expandir esta imagem
Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Rfilamentos


Para quem esteja mais interessado, se bem que acho ter já dito, a válvula em questão é a ECC88.

A
parte de Alta tenção ainda está em estudo. Tenho já umas ideias, isto
requer mais cuidado e experiências. Depois conto coisas...

Gostava de partilhar (embora não seja especilista nesta matéria) que nas experiencias que fiz para uma fonte de alimentação DC (para digital), os condensadores de saida benefeciam imenso a resposta a transientes bem como a filtragem se for adoptado um "banco de condensadores" de varios valores diferentes e baixo ESR.

Ex. 100uF; 47uF, 10uF, 4,7 uF, (electroliticoslow ESR) mais 1,0 , 0,47, 0,1 uF ceramicos (ou até menos mas de utilidade já duvidosa).
De qualquer forma o exemplo indicado foi para o meu caso em que a tensão de saida era de 1A. Como regra geral, a soma da capacidade (em uF) deve ser metade do valor da tensão (em mV), para não colocar o IC a desligar-se por necessidade de carregar os condensadores e carga em simultaneo e ultrapassar a tensão admissivel de saida.

Tambem o condensador de entrada beneficia da distribuição da capacitancia por varios condensadores (ex. 4 x 4700 uF)
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySeg Ago 06 2012, 23:37

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 447836
Boas. Para que são necessários 2 reguladores em série, ainda por cima com 10000uF na trazeira, mesmo que a rectificação seja a meia onda? Esses LM com os 10uF na linha de controle de voltagem chegam aos -60db de ripple. Com um bom dissipador dá 1 A de corrente. Dependendo da corrente do filamento de aquecimento e quantas "jarras" vai "aquecer", um regulador chega para duas ECC88 . Estou completamente de acordo em fornecer corrente e voltagem continuas o mais limpas possivel para os filamentos de aquecimento. De certeza que vai evitar alguma contaminação de ruido aos restantes "elétrodos" do componente.
Fórmula para cálcular o ripple em função da capacidade e corrente consumida, numa fonte linear com rectificação de onda completa:

Vr(RMS)= I/(282,8427*C)


Vr= tensão de ripple ou "ruido residual"; I= Corrente a fornecer; C= Capacidade do condensador.

Para aquecer duas ECC88, temos num cenário bera I=0,75 A, com 10000uF de capacidade, então a tensão de ripple será de 0,27V RMS. Assim teremos um ruido de -24,5 db antes do regulador de voltagem.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 843159
Ir para o topo Ir para baixo
fmnp
Membro AAP
fmnp


Mensagens : 52
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 61
Localização : Montijo

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 07 2012, 00:28

Boas,

Uma coisa já aprendi no Audio...
As coisas nem sempre são o que parecem (ou deveriam de ser)... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 936335
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 07 2012, 01:08

fmnp escreveu:
Boas,

Uma coisa já aprendi no Audio...
As coisas nem sempre são o que parecem (ou deveriam de ser)... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 936335

Orquestra

Como em tudo na vida. Existem os "Irmãos" do templo Martélo, conhecidos por "Marrécos", "Matrécos" ou " Marrêtas", sempre a postos para nos apanharem distraídos!
smedley

Saindo da brincadeira, o facto de ter 2 reguladores não é problemático e a capacidade elevada na linha de controle, tembém não. O diodo está lá para descrregar o condensador se existir variações de voltagem na saida, para poderem ser detectadas no pino de controle. O que temos é uma carga lenta do condensador da linha de controle, para não brutalizar o filamento de aquecimento com 6,3 V a frio. Sabendo a corrente do pino de controle, e sabendo a relação de resistencias para o ajuste de voltagem de saida, que está na folha técnica do IC, podemos calcular o "Tau" ou tempo de carga do condensador para amornar o filamento quando se liga. Acho que é uma questão de equilibrio e bom senso.

Em caso de dúvidas sempre podemos oferecer uma medalha a este rafeiro...
smedley

Dessa forma, este tipo desenrasca tudo!


Inté

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
fmnp
Membro AAP
fmnp


Mensagens : 52
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 61
Localização : Montijo

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 07 2012, 09:52

Boas

A vantagem de ter um banco de condensadores é a filtragem dar-se a diferentes frequencias (ver mapas nos manuais dos fabricantes). Aliás os proprios recomendam. Desta forma consegue-se uma filtragem desde a gama audio até aos MHz.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 07 2012, 11:02

Vejo que, finalmente, este tópico começa a dar frutos... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692

Para alimentar as ECC88 vou precisar de 365mA, o que não me parece problemático. Mas o problema começa com o transformador que quero aproveitar. Este é de 15v. Isto, por um lado favorece a necessidade de corrente... mas exige capacidade de dissipação de calor, pelo que é necessário utilizar dissipadores.
Utilizo dois LM por duas razões, primeiro porque assim tenho uma melhor regulação, ou seja, mais sólida, tanto de tensão como de corrente, depois porque tenho 15v voltes para trabalhar - o que me dá muita margem de manobra.
Realmente considero que os primeiros 10000 uf são bastante, mas se são demais já não sei. Há quem use mais. Mas essa poderá ser uma das experiências a ter. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Também parece que não é usual neste tipo de regulador meterem diodos de protecção, mas eu por vezes sou um pouco «paranóico»... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 933723

O que me preocupa mais é a HT. Aqui é que me parece merecer mais atenção, pois é aqui que directamente a coisa se mistura no circuito de áudio. Se não fosse tão difícil a utilização da válvula rectificadora!... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 447836 Mas veremos. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 693932
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 07 2012, 20:20

Viva Fernando

Penso que arranjas-te aqui um problema quase sem fim ???? mas pronto ... já está deixa estar!!! e assim é que se aprende Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963

Gostaria de acompanhar o teu raciocinio, para isso necessitava de uma explicação técnica sumaria , do principio de funcionamento do circuito que apresentas-te, até pode ser que esteja a ver mal a coisa.

Bem se tens amor ao quadro electrico, aos pelos dos braços e aos carissimos componentes que utilizas, aconselho-te antes de partires para a HT fazer várias experiencias a nivel de filamentos, sempre são apenas 6,3V. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 07 2012, 20:42

Viva Manuel,
Eu quero mesmo que isto seja um bom exemplo de partilha e espero que este seja comum. E estou cá para aprender. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
De repente, não vejo onde está o erro. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 447836

Ainda hoje andei na pesquisa e esta matéria parece ter pano para mangas.
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 07 2012, 21:14

Repara que eu não disse que havia erro,
apenas me parece que a coisa (circuito que apresentas-te) não está bem equacionada e explicada. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 21181

Certamente que ao apresentares um esquema tens um conceito minimo do seu funcionamento, isto é basico Exclamation Exclamation
e é isso que é necessario explicar.

É essa explicação que eu gostaria que desses, para poder interpretar o teu raciocinio e desta forma saber se poderei partilhar algo que conheça ou se terei apenas que aprender e enriquecer os meus conhecimentos.
Não procuro nenhum erro teu, apenas isto ... lol!

Na realidade o assunto dá pano para mangas, mas se não for bem equacionado a grande maioria do pessoal que gosta de audio vai ficar de tal maneira preocupado que deixa de ouvir musica em proveito de sonhar em aplicar uns reguladores em tudo o que é sitio, até para carregar as pilhas. Sim os carregadores de pilhas e baterias no fundo são reguladores de corrente. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 07 2012, 21:42

Claro que importa clarificar e bem me preocupei em explicar isso. E logo que faça alguma experiência, conto o resultado. Se alguma coisa me explodiu na cara... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 933723
Para já ficou a ideia de aproveitar o transformador do «ptphones», que tem 15v para os filamentos e, como é um tanto elevado, aproveito até essa «oportunidade» para explorar este tipo de regulação. Não que precisasse de 15v, mas porque os tenho.
Então, começo com 1 LM317 que vai fazer a regulação da corrente, depois, o 2º LM317 vai fazer a regulação da tensão. Entretanto, a tensão ao passar por estes 2 «estágios» irá baixar um pouco sem precisar de esforço. Enfim, o resto, o melhor mesmo é mostrar os resultados... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 07 2012, 23:38

Não fiquei lá muito esclareciso acerca do conceito de funcionamento desse circuito.
Mas deu para entender que consta de dois circuitos um regula I e outro regula V.
Até aí já eu tinha chegado no primeiro relance.

Para tua informação a maioria dos reguladores LM317 são uma fonte de ruido, tendo até hoje sido encontrada apenas uma forma de anular esse ruido ... retirar os LM317.
O teu circuito em vez de um tem dois, isso medido no osciloscópio deve ser uma fanfarra a altas frequencias.
Podes dizer então que essas frequencias não são audiveis, pois, mas são como as "bufffaaaaassssss" não se ouvem mas cheiram que trazandam.
Neste caso não se ouvem mas podem criar oscilação no circuito e pronto ... passas a ter uma fanfarra com percursão dentro do circuito que supostamente seria destinado a iliminar problemas de riple na fonte.

Quando se desenha uma fonte de alimentação estamos numa cozinha requintada a preparar a alimentação de um circuito, quanto mais saudavel forem os alimentos melhor é o resultado, mas tudo depende do indeviduo, o que faz bem a uma pesso faz mal a outra e neste caso para que a alimentação seja saudável é necessário que se adapte na perfeição a cada "lateiro".
Portanto a que se destina a fonte de alimentação que desenhas-te Question Question Question Question

Tu respondes: A alimentar filamentos de uma valvula aplicada a audio, aonde interessa ser muito limpa, sem problemas de riple e sem quaisquer interferências que afetem os catodos que vão ser aquecidos (no Inverno e no verão) pelo filamentos.

Então eu respondo: Pelo que expus anteriormente e apesar da super regulação exibida, certamente esta não será a fonte de alimentação ideal para o fim que reclamas.

Depois existe o tal erro de conceção, que não vês: Tens uma carga de 730 mA que é o filamento da valvula, e tens um regulador de tensão que regula de cerca de 18V 6,3V, certo?? Então quanto é que vai ser a carga para que o regulador dissipe em calor este diferencial de inergia ????? vai ser muito, não estou com pachorra para contas, mas é mais que o consumo da propria valvula. E pior é que essa carga não é constante, quando a valvula está fria o consumo de inergia é maior do que passados meia hora em quie a valvula está super quentinha o consumo diminui. Portanto para teres permanentemente 6,3V no filamento a corrente varia muito principalte na primeira meia hora.

No circuito atrás disto tudo tens um regulador de corrente que te estabiliza uma corrente que supostamente vai ser dinamica. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 491368 Reguladores de tensão e corrente - Página 3 933723 que contradição Reguladores de tensão e corrente - Página 3 447836 .
Para resolver o problema podes arranjar um potenciometro motorizado com um comando que sentado a ouvir musica vais alterando o valor da resistencia por forma que às duas por três não tenhas corrente suficiente para o consumo do circuito. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 758687 . Podes então resolver o problema de uma forma mais prática vais analizando o consumo de corrente e regulas o regulador de corrente para o ponto maximo do consumo. Aqui vais-te deparar outro problema é quando o consumo de corrente cair com o aquecimento da valvula e do regulador de tensão este deixa de actuar, portanto a unica coisa que fará é ruido a altas frequencias.

Mas que raio de circuito que arranjas-te para regular a tensão e a corrente de um circuito que para o seu melhor funcionamento de nada disto necessita. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 675116 Não vamos regular o que não necessita de ser regulado, podemos correr o risco de nos rotolarem de estarmos a ser "ignorantes perfeicionistas". Reguladores de tensão e corrente - Página 3 491368

A escolha de uma fonte adaptada a cada caso é essencial para o exito de todo o circuito.

Os filamentos não são assim tão esquesitos do ponto de vista do valor da tensão, se analizares a informação de cada cada valvula verás que quando a referencia é 6,3V o indicador varia entre mais ou menos 0,5 voltes (depende da valvula), portanto para quê tanta regulação nos filamentos Question Question Reguladores de tensão e corrente - Página 3 447836 Question Question Poderá inclsivè serbastante prejudicial.
Bom então para garantir um fonte limpa e silenciosa, a rectificação deve ser de onda completa feita com diodos ultra rápidos e soft recovery isto para que não se tranformen em geradores e ruido, podem ser utilizados condensadores de 33 Nanos em paralelo com cada diodo. Deve ser utilizada uma bobine na ordem dos 15 micro henrys seguida da ponte rectificadora e logo um condensador de 10 000 uf Depoir uma resistencia de 1 a 10 R (6W) que além de servir de choque pode servir para fazer uma queda de tensão para que o regulador não aqueça muito, esta seguida de outro condensador de 10 000 uf. Aqui já temos uma alimentação ideal para filamentos
Mas neste caso tens que fazer uma segunda queda de tensão porque o tranformador disponível que é de 15V 1,5A, baixe para cerca de 10V. Estes 10V então podem (um mal menor) entrar no regulador de corrente que terá que sr afinado para 730mA que é o consumo de cada ECC88. Deves utilizar um regulador para cada canal, evitando assim que essa coisa arda e com a explusão fiques com os teus pelos dos braços chamuscados (do tipo coiote do bip bip).

Resta saber se o consumo da dissipação em calor deste circuito não ultrapassa a intensidade do transformador, 1,5 A. Para não correres o risco de ficar sem transformador faz a experiência sempre acompanhada de medidas de consumo.
Boa sorte






Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQua Ago 08 2012, 02:59

MCA. HiFi escreveu:
...Deves utilizar um regulador para cada canal...

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 843159
Estou compeltamente de acordo, apesar de não perceber patavina de válvulas. Evita-se assim uma possivel intermodulação e/ou interferencia entre os dois filamentos de aquecimento, se usarmos duas ECC88. Apesar da ECC88 ter uma blindagem entre os triodos, que está ligada ao pino 9, é possivel, se o componente for usado para ambos os canais, que a separação dos mesmos seja inferior, assim como a distorção de intermodulação possa a ser superior se usarmos toda a ECC88 para um canal. O filamento de aquecimento liga aos pinos 4 e 5 e é "comum" aos dois triodos. Na realidade estão em série e cada secção de aquecimento deverá usar 3V ???.
Mas sobre estes assuntos o Sr. MCA pode informar de forma mais correcta. Aquilo que eu escrevi é só por observação directa do documento técnico da ECC88.
Reguladores de tensão e corrente - Página 3 447836
Sobre o LM317, o IC garante 1,5A no minimo, podendo debitar 2,2A se tiver boa dissipação e o chip sair da produção com as caracteristicas "normais". Assim um IC destes pode aquecer quatro ECC88.
Assim a corrente passa a 1,5A, aproximadamente e o ripple antes do regulador duplica com os mesmos 10000uF. Se quiser usar um filtro em Pi, posso fornecer-lhe a expressão para o cálculo da inductância e da capacidade secundária, em função do ripple anterior e do que se desejar obter, visto já sabermos qual a corrente.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692

Que funcione tudo bem.

Inté
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQua Ago 08 2012, 10:02

Mesmo para os mais leigos, este tópico está muito interessante e instrutivo. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Reguladores de tensão e corrente - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQua Ago 08 2012, 11:51

PALUSE escreveu:
...
Sobre o LM317, o IC garante 1,5A no minimo, podendo debitar 2,2A se tiver boa dissipação ...

Viva Paluse,

cuidado com a utilização da palavra "garante". Isso é o limite maximo de corrente do IC, mas essa corrente nem sempre pode ser levada esse limite.

É necessário respeitar a dissipação maxima que o LM317 permite e que está dependente do dissipador e também da diferença entre tenção de entrada e tenção de saída.

Se estiverem a entrar cerca de 20V (Tranformador de 15VAC x 1.41 = 21VDC) no o exemplo que o Stereo deu e a sair 6,3V duvido que o LM 317 suporte 1,5A sem que a proteção termica interna do IC atue.

Agora se entrarem 9V e sairem 6,3V não haverá problema.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQua Ago 08 2012, 21:02

Fico contente de ver os frutos a surgir! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Apesar de alguma frustração, o que sinto é antes que vale a pena por vezes dizer algum disparate, pois ao menos podemos ter alguém que nos corrija. E conto com vocês para isso! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Um coisa que começa a dar que pensar também é a questão do transformador, que parece ser pouco atractivo para este projecto. A ver se não complica demais para ser aproveitado...
Para já, tenho que rever tudo isto. E aquilo que o amigo Manuel disse é uma possibilidade. A ver vamos.
Por enquanto, só posso é agradecer a vossa colaboração! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQua Ago 08 2012, 23:28

Paluse essa do Sr. MCA é boa, até pareço mais velho. Ainda não tenho idade para ser tratado assim. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 1213685197

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 21181

Poijé, Stereo não fiques triste ... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 424293 olha que é necessário coragem para dizer disparates num forum, não é para todos. Há muito boa gente que gostaria de dize-los mas tem vergonha. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963

Penso já ter explicado tudo acerca do que penso do circuito que publicas-te, volto a dizer que é inadquado e não faz sentido e pior tenho dúvidas que tenha qualquer função nas condições em que queres utiliza-lo. Mas se insistes ... bota para lá.

Vou ilustrar o assunto com um desenho do circuito que proponho para a alimentação dos filamentos, esta nunca falha e resulta. Experimenta .... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 707387 é um descanso.


Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Alimentaodeheaters001





Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQua Ago 08 2012, 23:49

carlomar escreveu:
PALUSE escreveu:
...
Sobre o LM317, o IC garante 1,5A no minimo, podendo debitar 2,2A se tiver boa dissipação ...

Viva Paluse,

cuidado com a utilização da palavra "garante". Isso é o limite maximo de corrente do IC, mas essa corrente nem sempre pode ser levada esse limite.

É necessário respeitar a dissipação maxima que o LM317 permite e que está dependente do dissipador e também da diferença entre tenção de entrada e tenção de saída.

Se estiverem a entrar cerca de 20V (Tranformador de 15VAC x 1.41 = 21VDC) no o exemplo que o Stereo deu e a sair 6,3V duvido que o LM 317 suporte 1,5A sem que a proteção termica interna do IC atue.

Agora se entrarem 9V e sairem 6,3V não haverá problema.

Cumprimentos

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 447836

Boas a todos.
A National garante 1,5A no minimo para esse IC. O "montador electricista" tem é que encostar o LM317 a um "tijolo de aluminio" (Dissipador Térmico) e ler as condições em que o o regulador suporta essa corrente. Para uma diferença de voltagem até 15V entre a entrada e a saida, para as caixas TO-220 e TO-3, essa é a corrente minima garantida.
Mas sinceramente acho essa voltagem de entrada desnecessárimente alta, a não ser que resdida perto do circulo polar Artico... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 933723

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692

Inté
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQui Ago 09 2012, 00:03

PALUSE escreveu:

Mas sinceramente acho essa voltagem de entrada desnecessário alta, a não ser que resdida perto do circulo polar Artico...

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963

Viva ,
eu também acho, mas compreendo que a ideia do Stereo é tentar poupar dinheiro aproveitando um transformador que já possui de outro projeto.

Eu no meu pré estou a usar esse mesmo transformador (do Ptphones) mas estou a "queimar" alguns volts antes do regulador(em tenção) por meio de várias resistências de 1ohm 5w em serie.
E as resistências aquecem bem! assim facilitamos a vida ao IC.

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQui Ago 09 2012, 00:58

smedley
(Não resisto a este "marréco")


Eu acho que o Stereo devia "agarrar" o esquema que o MCA enviou e se não quizer usar os LM pode colocar os reguladores 7806, levam menos componentes e dão 1A de corrente, podendo partilhar o mesmo dissipador, pois o terminal de massa (pino central) esta ligado ao dissipador do TO-220. Grande parte do ruido está reduzida pelos condensadores, inductancia e resistencia em série antes do regulador de voltagem.


Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692

Inté
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQui Ago 09 2012, 22:05

Eu até pensei comprar um transformador para servir os filamentos, mas o desafio também é algo que vale a pena... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 447836

Por acaso ainda hoje estive a ver algo do gênero que aqui é falado. Um caso é usar as resistências em série, mas tende a produzir muito calor. O outro é precisamente um caso de um transformador de 16v e utiliza algo parecido com o que o Manuel mostra...
Uma preocupação é normalmente o acesso aos materiais e neste caso não sei se será fácil arranjar por cá o choque. Mesmo por fora não é coisa muito fácil de arranjar, mas veremos.
Os dissipadores não será problema. As resistências de 5 ou 10w, penso que pode ser das bobinadas vulgares.
Pelo menos à partida esta parte está decidida. Agora o resto é que me vai mais trabalho!...

Obrigado, pessoal! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692 E em particular, obrigado Manuel! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySex Ago 10 2012, 21:18

Foi hoje à Dimofel ver se encontrava umas coisitas e, uma vez mais, decepção! Uma das coisas que procurava era uma bobine de choque para os filamentos. De bobines de choque só havia umas merdinhas. Sim, porque o caminho desta loja é mesmo esse: cada vez mais só tem merdinhas e cada vez menos espaço é reservado aos componentes de electrónica; cada vez mais têm lá é porcarias que se pode comprar em qualquer lado, como auscultadores, extensões... enfim, tudo menos aquilo que deveria ter. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 809774

Por isso, o que me deixa satisfeito é que por aqui, por vezes podemos ajudar-mo-nos em encomendas, pois já lá fora não é fácil, por cá a coisa está cada vez mais difícil!
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySex Ago 10 2012, 21:57

Stereo escreveu:
Foi hoje à Dimofel ... Uma das coisas que procurava era uma bobine de choque para os filamentos.
Pensaste que havia bobines para filamentos na Dimofel?

Também acreditas no pai natal? Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963

Como solução de recurso se tiveres por ai uma bobine de crossover com núcleo de ar, com um valor elevado experimenta. Se tivesses entre 5 e 10 mH já daria uma boa filtragem.

Usa o que tiveres. O importante é que seja núcleo de ar para não saturar com 1,5 ampere.


Há outro pormenor interessante no esquema que o MCA postou, e que ninguém comentou até agora, é que a bobine antes do primeiro condensadores vai baixar bastante a tenção.

Isto é caraterístico de uma filtragem LC. Isso não acontece em CLC.

Não sei quantificar a queda de tenção, mas talvez uns 40%, o que também vai baixar a potencia dissipada no IC.

Se alguém tiver por ai a formula para calcular a queda de tenção, será bem vindo.
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Ago 11 2012, 19:07

Não sei propriamente quem vende bobines para filamentos

Talvês na farnel tenham alguma coisa:

http://pt.mouser.com/Hammond/Passive-Components/Inductors/_/N-5gb4?P=1z0zldx&&SAP=true

Ou por aqui perto.

O tipo de bobine pode ser de ar (pouco usado nestes casos) ou com núcleo de ferro, estas ultimas para não saturarem por serem construidas com um entre ferro (air gap) e as laminas voltadas todas para o mesmo lado ( E para um lado e I para o outro).
A espessura do air gap é calculada para a potencia que a bobine foi desenhada.

O facto de ter colocado a bobine logo a segui à ponte, tem muitas vantagens ... sendo que tem esse resultado de fazer uma queda na tensão habitualmente obtida pla filtragem em PI, neste caso como assim o desejamos este facto é um factor positivo.
A queda depende igualmente da resistencia do bobine.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Ago 11 2012, 19:49

Naturalmente que pensando bem, em ternos orçamentais, utilizando uma bobine de choque ou optar por um outro transformador para as bobines, fica a dúvida. O tamanho da bobine também dá que pensar. Se uma que tenho à mão, de 1 mH já é grande...
A ver vamos... O importante é que já está bem claro que com os filamentos o assunto está «resolvido». Apenas falta encontrar a melhor opção, uma vez que por cá arranjar material é uma desgraça. Até transformadores para isto havia na Dimofel e agora praticamente não há nada.

Entretanto, já recebi as válvulas E88CC. São as normais da JJ, que para já servem. Recebi também uns condensadores para outras coisa...
A ver o que é que surge no horizonte, para quando esta vaga de calor passar eu começar a meter as mãos na massa! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 491368

Obrigado! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 843159
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Ago 11 2012, 20:31

As bobines de filamentos normalmente são na ordem dos 150 uH o teu caso (se quiseres utilizar esse transformador) 1,5A, é grandota pela sua intensidade.

As valvulas ECC88 são normalmente sensiveis ao tipo de construtor, quero com isto dizer que que esta valvula varia a sonoridade de acordo com o fabricante.

Eu pessoalmente gosto mais das 6922, parecem-me superar melhor este efeito. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Ago 11 2012, 22:01

Bom como falas-te de 15mH... Eu tenho aqui mais pequenas. Por exemplo, uma de 0.1 mH e poderia ainda desenrolar fio se fosse necessário.

Bem eu nisso também ainda tenho muito que aprender! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 933723 Estas têm a referência E88CC/6922 JJ. Não sei o que é que isto vale.
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySáb Ago 11 2012, 23:18

Stereo escreveu:
Bom como falas-te de 15mH...

Eu agora também fiquei com esta duvida:

15 mH - Milihenri
ou
150 uH - Microhenri

São valores muito diferentes porque 1000uH =1mH
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyDom Ago 12 2012, 10:07

Realmente está confuso

Então á asim o valor recomendado para o circuito que postei para filamentos será um indutor de 50 mH 2000 mA (.05 H 2 A). Existem modelos com mais potencia e indução, quanto mais indução melhor pode reduzir o condensador mas mais caro fica.

Há na PC : http://www.partsconnexion.com/hammond_choke_enc.html


As 6022 são a versão russa da ECC88, portanto equivalentes, ma existem diferenças estruturais nas valvulas originais.

As JJ costumam ser fiaveis mas um pouco duras, não conheço essas, mas darão para começar o projecto depois como vais de certeza arranjar uma coleção de modelos, logo verás as que te soam melhor. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 933723

Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyDom Ago 12 2012, 19:57

Pois é, ninguém disse que estas coisas são fáceis!... Por isso, ainda fica a dúvida se compre uma bobine de choque ou um transformador para os filamentos...

Sim, isto das válvulas também não é brincadeira. já tenho para aqui algumas que só estão a encher... Reguladores de tensão e corrente - Página 3 675116
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyDom Ago 12 2012, 22:06

Não entendo

Esse ou outro transformador não terão que levar a bobine de filtragem ????

Podes fazer a filtragem sem bobine, não é tão perfeito, mas como os condensadores são de elevada capacidade riple não vais ter, esse é o problema pincipal. Se fizeres o esquema que publiquei com o regulador de intensidade no final, superarás a faltra de bobine.
O pior é o aumento de tensão que terás que atenuar na resistencia entre os condensadores e vai aquecer e consumir muito
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySeg Ago 13 2012, 21:06

Percebido! Obrigado! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692

Tenho que ponderar bem nisto; ver se «controlo» as finanças e entretanto vou procurar noutros sítios, porque estes sacanas da Partsconnexion já me lixaram uma vez.
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySeg Ago 13 2012, 22:19

Vê na Mouser, nunca comprei lá nada, portanto não sei como trabalham

ao preço parece não ser nada disparatado e´uma Hammond

http://pt.mouser.com/ProductDetail/Hammond-Manufacturing/193T/?qs=sGAEpiMZZMsg%252by3WlYCkUz0dxeSDrDZIzQMlNcreww0%3d

Só esta bobine coloca-te os filamentos no silencio dos mortos. Não abuses de ICs.

Os sacanas da Partsconnexion já te enganaram várias vezes ... obriga-os a casar Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963 Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 14 2012, 00:10

MCA. HiFi escreveu:

Os sacanas da Partsconnexion já te enganaram várias vezes ... obriga-os a casar Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963 Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963
Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963 Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963 Reguladores de tensão e corrente - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyTer Ago 14 2012, 00:15

MCA. HiFi escreveu:
Vê na Mouser, nunca comprei lá nada, portanto não sei como trabalham

Já lá comprei e trabalham muito bem e rápido. Mas aquele preço acresce uns 20 e tal % de VAT e mais 20 euros de portes. Se ultrapassar os 65 euros de compras não se paga os portes.

Podíamos fazer uma compra conjunta, mas este mês não, pois tive de comprar um SUB. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 21181

Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptyQua Ago 15 2012, 00:27

carlomar escreveu:
MCA. HiFi escreveu:
Vê na Mouser, nunca comprei lá nada, portanto não sei como trabalham

Já lá comprei e trabalham muito bem e rápido. Mas aquele preço acresce uns 20 e tal % de VAT e mais 20 euros de portes. Se ultrapassar os 65 euros de compras não se paga os portes.

Podíamos fazer uma compra conjunta, mas este mês não, pois tive de comprar um SUB. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 21181


Ora aí está o que por aqui dá um jeitão! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692 A gente depois fala... Obrigado! Reguladores de tensão e corrente - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 EmptySeg Ago 27 2012, 17:39

Boas, não sei se tem alguma coisa a ver, mas descobri a fonte de ruido no meu sistema.

Quando ligo um telefone (siemens) o sistema começa logo com um ruido do caraças, tzzzz tzzzz bastante notável no Norbert, assim que desligo o telefone o ruido desaparece.

Uma coisa destas, ou seja um regulador de sei la o que resolveria a coisa?

Desculpem a linguagem, mas nao percebo mesmo nada do que falam e infelizmente não tenho tempo para estudar a coisa convenientemente. Reguladores de tensão e corrente - Página 3 936335
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reguladores de tensão e corrente   Reguladores de tensão e corrente - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reguladores de tensão e corrente
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Tensão continua na saída de amplificador caseiro
» Sabem como se faz a manutenção de cabos de alta tensão
» Pulley 50/60 Hz

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: