Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Primeiras edições, quem as tem, como são?

Ir para baixo 
+26
nbunuel
anibalpmm
Manel
Luis Filipe
Rui Mendes
Bluegirl
Fernando Mota
EMCS
BladeRunner
Pierre
Luis Filipe Goios
luis lopes
zaratustra
afonso
stardrake
José Carvalho
chicosta
Jorge Ferreira
Mozarteano
Ferpina
Ulrich
Cocharro
Fran
António José da Silva
Milton
fjbl
30 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
Ulrich
Membro AAP



Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQui Nov 29 2012, 22:23

fjbl escreveu:


Não tenho uma ideia miserabilista do País e dos Portugueses, mas este é um problema recorrente, e neste caso o vinil nacional estava em bom estado, não passou pelas agruras da juventude, simplesmente é pior. Qual a razão? Não gosto de duvidar da competência técnica de ninguém, pelo que me questiono. Não teria a VC (e outras) acesso aos melhores masters? Ou seria a tecnologia dísponivel para o "cut" medíocre? Ou os Portugueses sofrem de algum problema crónico de deficit auditivo?


Matrizes fracas e corrompidas, vinilo reutilizado e não virgem...fizeste bem em introduzir esta temática que , penso eu , nunca foi muito aprofundada aqui no fórum Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQui Nov 29 2012, 23:47

fjbl escreveu:


Não tenho uma ideia miserabilista do País e dos Portugueses, mas este é um problema recorrente, e neste caso o vinil nacional estava em bom estado, não passou pelas agruras da juventude, simplesmente é pior. Qual a razão? Não gosto de duvidar da competência técnica de ninguém, pelo que me questiono. Não teria a VC (e outras) acesso aos melhores masters? Ou seria a tecnologia dísponivel para o "cut" medíocre? Ou os Portugueses sofrem de algum problema crónico de deficit auditivo?




A avaliar por muita coisa feita cá pela Diapasão e Orfeu, sou levado a crer que havia cá quem entendesse da coisa. E também é bom dizer que foi prensado muita coisa má em UK, Alemanha e América só para mencionar algumas zonas do planeta.

A verdade é que há bom e mau feito em todo o lado, e o fórum nesse aspeto é mais uma mais valia para podermos alcovitar uns com os outros, aquilo que vale mesmo a pena.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Nov 30 2012, 00:18

Boas,
fjbl escreveu:
... Para tirar duvidas sentei o meu filho no sofá (22 anos), que não liga nada a estas questões de som, e não foi preciso rodar durante muito tempo as bolachas para ele me dizer - este é muito pior, parece que desapareceram alguns dos músicos!? (nacional) ...
Não conheço o vinil em questão, mas, e sem querer pôr em causa as capacidades auditivas do teu filho, qual é a tua opinião?
Achas o mesmo que ele?

Cpts
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Nov 30 2012, 18:48

Fran escreveu:
Boas,
fjbl escreveu:
... Para tirar duvidas sentei o meu filho no sofá (22 anos), que não liga nada a estas questões de som, e não foi preciso rodar durante muito tempo as bolachas para ele me dizer - este é muito pior, parece que desapareceram alguns dos músicos!? (nacional) ...
Não conheço o vinil em questão, mas, e sem querer pôr em causa as capacidades auditivas do teu filho, qual é a tua opinião?
Achas o mesmo que ele?

Cpts

O facto do meu rapaz não ligar a estas questões e não saber o objectivo da curta audição é que torna o teste mais realista, ou seja, colocar um ouvinte "normal" perante uma escolha simples;
O som é diferente?
De qual gostas mais? Consegues definir porquê?

A questão é que a diferença é tão óbvia, que em qualquer sistema minimamente capaz, não é preciso estar propenso para este tipo de problemática para notar as diferenças. Sem ser especialmente dotado em termos técnicos e auditivos o que eu posso dizer é que " o desaparecimento dos músicos", resulta do seguinte;

A edição alemã tem uma transparência muito superior, a definição dos vários instrumentos, assim como o impacto e clareza dos mesmos é de superior qualidade. O palco sonoro formado pelo efeito estereofónico ganha outra dimensão, em largura e altura (mais óbvio) e até em profundidade. Estas diferenças tornam a audição em algo muito mais agradável e realista (há mais coisas e mais espaço entre elas) parecendo que existem mais músicos e instrumentos.

A razão de este facto ser recorrente nas edições nacionais, e de uma forma tão óbvia, é que me deixa perplexo. Qual a razão? Se calhar não há uma, são várias, masters disponibilizados, sistema de "cut" e opções técnicas tomadas (masterização diferente?), processo de fabrico dos stampers, prensagem e por fim a qualidade do vinilo, O resultado final é que é diferente, normalmente para pior.

De qualquer maneira estamos a falar de um universo pequeno de situações em que tenho possibilidade de fazer comparações, mas regra geral o resultado é este e quando isso não acontece, ao analizar as bolachas normalmente encontro; Masterdisk ou Sterling, etc, ou seja, uma parte importante do processo (masterização e eventualmente os stampers) não é de realização nacional. Dá que pensar...é que ainda tenho muito vinil nacional...se soubesse o que sei hoje. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 936335

Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Nov 30 2012, 18:55

Ok, thanks Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 22692

Sempre ouvi dizer que as prensagens nacionais, e na sua generalidade, ficam muito a dever a outras.
As espanholas, ainda são piores.

USA, UK, Holanda e Alemanha, eram raínhas nas prensagens.


PS : falo no passado, porque me refiro, a discos não de agora, pois esses, deconheço
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Nov 30 2012, 19:00

fjbl escreveu:

O facto do meu rapaz não ligar a estas questões e não saber o objectivo da curta audição é que torna o teste mais realista, ou seja, colocar um ouvinte "normal" perante uma escolha simples;
O som é diferente?
De qual gostas mais? Consegues definir porquê?

A questão é que a diferença é tão óbvia, que em qualquer sistema minimamente capaz, não é preciso estar propenso para este tipo de problemática para notar as diferenças. Sem ser especialmente dotado em termos técnicos e auditivos o que eu posso dizer é que " o desaparecimento dos músicos", resulta do seguinte;

A edição alemã tem uma transparência muito superior, a definição dos vários instrumentos, assim como o impacto e clareza dos mesmos é de superior qualidade. O palco sonoro formado pelo efeito estereofónico ganha outra dimensão, em largura e altura (mais óbvio) e até em profundidade. Estas diferenças tornam a audição em algo muito mais agradável e realista (há mais coisas e mais espaço entre elas) parecendo que existem mais músicos e instrumentos.

A razão de este facto ser recorrente nas edições nacionais, e de uma forma tão óbvia, é que me deixa perplexo. Qual a razão? Se calhar não há uma, são várias, masters disponibilizados, sistema de "cut" e opções técnicas tomadas (masterização diferente?), processo de fabrico dos stampers, prensagem e por fim a qualidade do vinilo, O resultado final é que é diferente, normalmente para pior.

De qualquer maneira estamos a falar de um universo pequeno de situações em que tenho possibilidade de fazer comparações, mas regra geral o resultado é este e quando isso não acontece, ao analizar as bolachas normalmente encontro; Masterdisk ou Sterling, etc, ou seja, uma parte importante do processo (masterização e eventualmente os stampers) não é de realização nacional. Dá que pensar...é que ainda tenho muito vinil nacional...se soubesse o que sei hoje. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 936335


Gostei muito desta tua explicação demonstrativa, eu também penso assim, ainda não tenho conhecimentos para explicar a diferença o que é certo é que a noto e prefiro sempre a qualidade à quantidade, ainda no outro dia fiz uma tardada só a ouvir gravações fantásticas, escolhidas a dedo, e cheguei ao fim da tarde deliciado em sem aquela sensação de ouvidos cansados... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Nov 30 2012, 22:18

Fran escreveu:
Ok, thanks Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 22692

Sempre ouvi dizer que as prensagens nacionais, e na sua generalidade, ficam muito a dever a outras.
As espanholas, ainda são piores.

USA, UK, Holanda e Alemanha, eram raínhas nas prensagens.


PS : falo no passado, porque me refiro, a discos não de agora, pois esses, deconheço


Será que é a prensagem (operação mecânica que consiste em gravar, por pressão, as espiras de um stamper metálico, numa bolacha de vinil) o factor mais determinante nas diferenças qualitativas? Certamente que é importante, mas eu tenho a convicção que o problema está maioritáriamente noutro ponto da cadeia. Vou explanar a minha ideia sobre o assunto retirando da equação, inclusive, a questão das diferenças entre as edições nacionais e UK ou USA, por exemplo, porque nesse caso acho que é um acumular sucessivo de pequenos passos de menor qualidade que culminam num resultado pior.

Alguns membros deste fórum, e muito bem, compram edições audiófilas ( mofi, analogue, etc) e nesse caso a probabilidades de grande qualidade são muito elevadas, toda a cadeia de produção é excelente e o resultado não podia ser diferente. O problema é o preço (entre 30 e 60 €) e com esse valor compra-se muita coisa no mercado de usados, é uma questão de opção.
Se a opção recair sobre edições regulares onde é que devemos centrar a busca? Nas edições originais?
Eu digo que é um bom principio, porque nos aproximamos o maís possível das master tapes, do conceito original sonoro, e mais importante evitamos o resto da cadeia analógica de cópia da cópia da cópia. É claro que se a gravação original for má, pouco se pode fazer, se o problema for da masterização... remasteriza-se, é o que fazem as editoras audiófilas, que independentemente da qualidade original procuram sempre melhorar o resultado final.
O resto do processo também é importante, do laquer até ao stamper, mas por incrível que pareça, e porque o controlo de qualidade é muito apertado, a fiabilidade é elevadissima em qualquer fábrica e o stamper é uma cópia fiel do laquer. Aqui o problema tem mais a ver com a situação dos stampers serem utilizados excessivamente. A prensagem e qualidade do vinil também contam, mas do excesso de utilização dos stampers e da eventual falta de qualidade do vinil e prensagem resultam normalmente os seguinte defeitos;
Ruídos espúrios, empenos, momentâneas distorções sonoras, furação descentrada etc, isto é, raramente influem na sonoridade geral, no palco sonoro, no desequilibrio tonal etc,
Na minha opinião - se em todo o processo não forem cometidos erros crassos - o que mais contríbui para as diferenças sónicas são as decisões tomadas aquando do "cut" do vinil (masterizações) e claro, não será indiferente a qualidade da vertente tecnológica.

Resumindo, o processo de masterização ou remasterização é demasiado importante para ser ignorado, um excelente carro conduzido por um cidadão normal ou pelo Alonso são coisas diferentes.

Acho que o Fran quando se referiu a prensagens, não se estava a referir apenas ao processo mecânico, eu é que aproveitei a deixa para me "esticar" um bocadito.
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 01 2012, 11:45

fjbl escreveu:
... Acho que o Fran quando se referiu a prensagens, não se estava a referir apenas ao processo mecânico, eu é que aproveitei a deixa para me "esticar" um bocadito.
Exacto Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 22692 , prensagem como o produto final, o disco em si própriamente dito, e não como uma das fases do seu fabrico, pois o conhecimento sobre todo o processo de fabrico do vinil, naquele tempo, era só mesmo para meia-dúzia, já que a informação que havia, era escassa.

Fizeste bem em te "esticares" um bocadito Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 754215
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQui Dez 06 2012, 18:33


10 CC - DECEPTIVE BENDS

MERCURY 9102 502 UK 1977

MATRIZ; 9102502 1Y // 3 MELY+ERIC+GRAHAM+PAUL LOVE YOU !
9102502 2Y // 3 MELYS

Bem... de acordo com a matriz pode tratar-se de um recut (3), mas neste caso em termos sónicos o facto será irrelevante, mesma masterização e mesmo "master cut", Melvyn Abrahams.
Capa dupla, laminada (não encontro fabricante), capa interior em castanho com liricas e informação técnica. A arte gráfica ficou a cargo da Hipgnosis. Os rótulos (mercury) são em azul.
Sónicamente é mais um excelente trabalho deste masterizador, ainda não encontrei um albúm dos 10 CC que não fosse excelente nesse aspecto (este é o terceiro).



Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1615490-1232308736

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1615490-1235340825
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Dez 07 2012, 16:05

Tenho por cá este bootleg raríssimo da Patti Smith.
Alguém tem conhecimento acrescido ao disco?

PATTI SMITH "SUPERBUNNY"

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Superbunny

Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Dez 07 2012, 17:05

Pierre escreveu:
Tenho por cá este bootleg raríssimo da Patti Smith.
Alguém tem conhecimento acrescido ao disco?

PATTI SMITH "SUPERBUNNY"

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Superbunny

Conhecimento não tenho, mas tens alguma info na net (parece que são registos ao vivo, de uma tournée de finais de 1975 e inicios de 1976) :

http://theamazingkornyfonelabel.wordpress.com/2012/11/27/zap-7890-patti-smith-superbunny/

http://www.allmusic.com/album/superbunny-mw0000918244

http://www.oceanstar.com/patti/info/bootlegs.htm#vinyl
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Dez 07 2012, 18:15

Fran escreveu:
Pierre escreveu:
Tenho por cá este bootleg raríssimo da Patti Smith.
Alguém tem conhecimento acrescido ao disco?

PATTI SMITH "SUPERBUNNY"

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Superbunny

Conhecimento não tenho, mas tens alguma info na net (parece que são registos ao vivo, de uma tournée de finais de 1975 e inicios de 1976) :

http://theamazingkornyfonelabel.wordpress.com/2012/11/27/zap-7890-patti-smith-superbunny/

http://www.allmusic.com/album/superbunny-mw0000918244

http://www.oceanstar.com/patti/info/bootlegs.htm#vinyl

Obrigado Fran.

Já tentei colocar no ebay a raridade mas os tipos são muito exigentes de burocracias!
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 55
Localização : Carcavelos

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 18:03

Continuando com a Patti Smith,

Tenho este Album (NM)

PATTI SMITH-HORSES

ARTY 122 UK 1975

Penso que é uma 1ª prenssagem.

No entanto, os meus amigos mais entendidos poderão dar-me opinião?

[url=Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Imagem0308]Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Imagem0309o]

Mais uma herança dos meus queridos pais.

Obg.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 18:53

Deve ter inscrito de cada lado junto à label A-1U e B-1U respectivamente, a seguir a ARTY 122.

_________________
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Signat10
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10 Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 18:54

José Carvalho escreveu:
... ARTY 122 UK 1975

Penso que é uma 1ª prenssagem ...
Nop, quer dizer, até pode, mas de UK, já que a edição original supostamente é dos States.

Arista AL 4066
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 19:14

Hum... acho que na 1ª prensagem UK os rótulos são azul escuro e a grafia a azul claro. O original é USA, como foi dito, e a respectiva 1º prensagem tem de certeza "Sterling" ou "SS" e a assinatura de R. Ludwid (RL).
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 19:26

fjbl escreveu:
Hum... acho que na 1ª prensagem UK os rótulos são azul escuro e a grafia a azul claro...

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 491368

_________________
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Signat10
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10 Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 55
Localização : Carcavelos

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 19:27

Ferpina escreveu:
Deve ter inscrito de cada lado junto à label A-1U e B-1U respectivamente, a seguir a ARTY 122.


Estive a ver e de fato está inscrito em cada um dos lados A-1U e B-1U.

Os meus amigos são um poço de conhecimento!!

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 22692

Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 20:03

Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 55
Localização : Carcavelos

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 20:15

fjbl escreveu:
Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.

No lado A-1U estão inscritas as seguintes iniciais G.O

No lado B-1U está R.R

??
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 21:05

fjbl escreveu:
Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.

José Carvalho escreveu:
fjbl escreveu:
Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.

No lado A-1U estão inscritas as seguintes iniciais G.O

No lado B-1U está R.R

??

Tenho esse disco, made in UK, e existem de cada lado mais 2 caracteres que mesmo com óculos não consigo decifrar, não me parecendo qualquer um deles, letras.

_________________
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Signat10
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10 Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Dez 08 2012, 21:06

José Carvalho escreveu:
fjbl escreveu:
Face às matrizes expostas, não restam dúvidas, os rótulos serão então em azul claro. Fico curioso, existe mais alguma coisa no dead wax? O amigo José Carvalho é que podia espreitar mais uma vez.

No lado A-1U estão inscritas as seguintes iniciais G.O

No lado B-1U está R.R

??



Pois... também não sei o que significam.
Estive a navegar, e parece que com essa matriz há exemplares com ambos os tipos de rótulos.
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyDom Dez 16 2012, 19:13

DIRE STRAITS - LOVE OVER GOLD

VERTIGO 6359 109 UK 1982

MATRIZ; lado A - 6359109 A UK (manuscrito)
MASTERDISK HW 6359109 A// 1 (TRIÂNGULO) 130 (Maquinado excepto
HW)
lado B - 6359109 B UK (manuscrito)
MASTERDISK HW 6359109 B// 2 (TRIÂNGULO) 130 (Maquinado excepto
HW)

Este é bastante difícil determinar qual foi efectivamente a 1ª prensagem do original UK.
Nos créditos a masterização é atribuída a Ludwig (RL) da masterdisk NY. Há poucos dias um forista britânico afirmava que tinha tês versões deste albúm, todas britânicas, todas Masterdisk, mas de três masterizadores diferentes, Ludwig (RL), Howie Weinberg (HW) e Bill Kipper (BK), no entanto como não divulgou as matrizes fiquei com as mesmas dúvidas.
O lógico seria que a 1ª prensagem fosse RL, quer USA quer UK, mas se assim for como é que aparece um laquer A // 1 no exemplar que tenho (HW)!!
Outro aspecto curioso é saber quais os rótulos da 1ª prensagem, os cor de laranja ou os esverdeados "spaceship"?
Bem de qualquer maneira existem uma série de países cuja edição tem o "selo" masterdisk, o que significa que existe uma certa uniformidade nas prensagens e masterizações, assim como, provavelmente, uma série relativamente elevada de laquers provenientes da masterdisk, com cuts de pelo menos três engenheiros.

A edição que tenho é de capa simples, em cartâo laminado com acabamento brilhante, capa interior preta com grafia em branco, e os rótulos são os Vertigo cor de laranja.




Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1024257-1275632720

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1024257-1334095419
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Fev 08 2013, 22:31

THE TEARDROP EXPLODES - WILDER

MERCURY 6359056 UK 81

Matriz; 6359056 A1 // (triângulo) EM ARUN
6359056 B2 // (triângulo) EM ARUN

Primeira prensagem deste original da banda britânica Teardrop Explodes, que fez parte do movimento "new wave" das ilhas Britânicas.
Tendo em conta as matrizes, a masterização e o cut foram da responsabilidade de Arun Chakraverty, engenheiro da Master Room de Londres.
A capa é simples, em cartão com acabamento brilhante (não descortino fabricante), a capa interior é branca, com grafia em dourado. Os rótulos são da Mercury em tom de azul médio. O exemplar que tenho é uma cópia promocional (na contra capa, e colocada na gráfica tem uma pequena caixa com; "promotional copy not for resale"), destinada à Capital Radio 194 !!, cujo funcionário do arquivo teve a infeliz ideia de colar na capa, um rótulo com dimensões generosas e que a descaracterizou.
Os Teardrop foram uma banda interessante que vageou algures entre o rock e o synth pop e este album é um dos meus preferidos dos anos oitenta, talvez porque tive a oportunidade de de os ver ao vivo, num fabuloso e épico concerto que eles deram no nosso CBGB, o saudoso Rock Rendez-Vous.


Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-359865-1332458998
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-359865-1332459031
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-359865-1332459058
Ir para o topo Ir para baixo
BladeRunner
Membro AAP
BladeRunner


Mensagens : 256
Data de inscrição : 22/01/2013
Localização : V. N. de Gaia - Porto

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Fev 09 2013, 01:38

fjbl escreveu:
Aqui vai outro;

STRANGLERS - LIVE (XCERT)

Identificação; United Artists UAG 30224 UK 1979

Matriz - Lado A - UAG 30224 A 1U Porky prime cut

Lado B - UAG 30224 B 1U Pecko

Mais um com as bolachas assinadas por George Peckham, mas aqui sinceramente não o recomendo sónicamente, embora o problema não seja provávelmente da masterização ou do "cut", mas sim da captação dos concertos que me parece técnicamente insatisfatório. Mas há quem aprecie a rude beleza do disco, afinal estamos a falar dum concerto de punk music....1 2 3 4...gabba gabba hey.

... à espera de ser tocado...

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 090220134588_zpsad13574a
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 090220134590_zpsf74aa54a
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Fev 09 2013, 22:23


PETE TOWNSHEND - ALL THE BEST COWBOYS HAVE CHINESE EYES

ATCO RECORDS K 50889 UK 1982

MATRIZ; K 50889 A1 timtom cbs
K 50889 B1

Tendo em conta que a editora é a ATCO, provavelmente o original será EUA. Esta será a 1ª prensagem UK. O albúm é omisso quanto à autoria da masterização, mas de acordo com a matriz nesta edição ela ficou a cargo de Tim Young ( Timtom) da CBS UK.
Capa dupla em cartão, com acabamento mate (não descortino fabricante), capa interior com fundo branco contendo liricas, informações técnicas e duas imagens a preto e branco. Os rótulos são em tom de antracite.

As imagens são edição USA, mas a grafia é similar.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1104330-1192318240
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1104330-1192318246
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1104330-1240861326
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Fev 15 2013, 21:08


GRAHAM PARKER and the RUMORS – THE PARKERILLA
VERTIGO 6641 797 1978 UK

MATRIZ; 9199 573 1y // 1 A PORKY PRIME CUT
9199 573 2y // 1 PECKO
9199 574 1y//1 A PORKY PRIME CUT
9199 574 2Y // 1

Primeira prensagem deste duplo ao vivo de Graham Parker, isto é , três lados são vivo e o quarto é uma gravação de estúdio. Na gravação ao vivo o cut do vinil é da autoria de George Peckham. O último lado não está assinado pelo que possivelmente o cut foi feito por outra pessoa.
Capa dupla em cartão, com acabamento mate, as capas interiores são as tradicionais brancas e os rótulos são os Vertigo “spaceship” .
Musicalmente Parker vagueia entre o Pub Rock e a New Wave, mas este duplo, devo confessar é perfeitamente esquecível.



Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-760656-1349604928-1699Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-760656-1320598035
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQui Mar 07 2013, 13:29

THE WHO – THE WHO BY NUMBERS
POLYDOR DE LUXE 2490 129 UK 1975
MATRIZ; AA 2490129 1 Y 1 TML – M / AA 2490129 2 Y 1 TML – M

Este é do capa em que se desenha os membros da banda unindo a numeração impressa na capa. A capa é de tom amarelado fabricada por MacNeil Press Lda e a primeira prensagem é numerada na contra- capa. Este exemplar é o nº 83090. A capa interior é branca. Os rótulos são os Polydor, com a mesma cor do clube que paga ao Jorge Jesus.

A produção foi de Glyn Johns e masterização é de Doug Sachs, Mastering Lab.(TML).
A TML costumava replicar as “mothers” (metalurgicamente , penso eu) atribuindo ao original a letra M (master), ao duplicado a letra S (slave)e por vezes realizava um triplicado; X.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-578207-1314788407
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-578207-1310147504
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-578207-1310147520
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQui Mar 07 2013, 15:11

THE WHO – THE WHO BY NUMBERS
POLYDOR DE LUXE 2490 129 UK 1975
MATRIZ; AA 2490129 1 Y 1 TML – M / AA 2490129 2 Y 1 TML – M

Interessante essa particularidade da primeira prensagem ser numerada na contra- capa.
Desconhecia por completo!
O meu exemplar Polydor 24 80 309 não exibe esse número Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 2613325421


_________________
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Signat10
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10 Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQui Mar 07 2013, 22:27

Ferpina escreveu:
THE WHO – THE WHO BY NUMBERS
POLYDOR DE LUXE 2490 129 UK 1975
MATRIZ; AA 2490129 1 Y 1 TML – M / AA 2490129 2 Y 1 TML – M

Interessante essa particularidade da primeira prensagem ser numerada na contra- capa.
Desconhecia por completo!
O meu exemplar Polydor 24 80 309 não exibe esse número Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 2613325421

Com esse número de catálogo a edição não será UK, mas sim Australiana, ou Alemã. De qualquer modo se possuir matrizes TML em termos sónicos não haverá diferenças assinaláveis.
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Mar 08 2013, 13:12


LINDISFARNE – FOG ON THE TYNE
CHARISMA CAS 1050 UK 1971
MATRIZ; CAS 1050 A 1 U PORKY / CAS 1050 B 1 U PECKIE

Banda Britânica da área do FolK Rock, com uma pitada de psicadelismo. A capa (dupla) tem um tom pouco comum, violeta, e foi fabricada por E. J. Day Group. A capa interior é a clássica branca, com patente nº.
Os rótulos são os denominados pink label e têm um aspecto bem “vintage”.
Esta primeira prensagem é um “porky prime cut”, masterização e “cut” por George Peckham, que assina as bolachas.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1301134-1207837834
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1301134-1219916852
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1301134-1219916866
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQui maio 16 2013, 19:33

THE TUBES – WHAT DO YOU WANT FROM LIVE
A & M RECORDS AMLM 68460 UK 1978

Matrizes: (entre várias inscrições, as mais importantes)
AMLM 68460 A1 KENDUN B JG ENGLAND
AMLM 68460 B1 KENDUN B JG ENGLAND
AMLM 68460 C1 KENDUN B JG ENGLAND
AMLM 68460 D1 KENDUN B JG ENGLAND

Álbum duplo, ao vivo, gravado no Hammersmith Odeon, Londres, em Novembro de 77, pela banda punk norte americana The Tubes.
Esta é a 1ª prensagem UK, o original será USA, mas neste caso esse facto não será muito relevante. A ficha técnica indica que a mixagem e masterização ficaram a cargo P. Henderson e R. Farr da Kendun Records (Califórnia), mas não consegui encontrar o nome destes técnicos no historial da Kendun. Encontrei sim foi, além do fundador, Kent Duncan, (que costuma assinar kendun), o nome de John Golden que certamente corresponde ao JG (manuscrito) destas matrizes ( o KENDUN B, foi estampado). Independentemente de quem masterizou, pelo menos o cut deste laquer foi da autoria de John Golden.
Capa dupla, fabricada por Gothic Print Finishers, Londres. As capas interiores são constituídas por imagens de artigos da imprensa sobre a banda.
Bem, tive a oportunidade de ver esta rapaziada, no Dramático, em 79, num concerto que na altura deu muito que falar, quer pelo concerto, quer pelo ambiente e acontecimentos que o rodearam. Além disso este foi um dos meus primeiros concertos (na época vi também Rory Galhager e Dr Feelgood e já não me lembro da sequência temporal) o que é sempre marcante. O pavilhão estava nitidamente sobrelotado, um calor infernal, e uma atmosfera irrespirável que obrigou a que “crentes e não crentes” ajoelhassem e participassem na maior “pedra” colectiva dos concertos em Portugal. O ambiente pré concerto foi memorável, os punks invadiram as praias da vila, as “tias” e as meninas da linha fugiram a sete pés, e a praia ficou pejada de garrafas de vinho e cerveja, e de pessoal a tomar banho em cuecas ou completamente vestidos e com botas militares. Lembro-me perfeitamente de ver um punk, trajado a rigor, em plena praia a dar banho a um pato, preso por uma corrente e respectiva coleira de picos. Antes e depois do concerto, houve vários pequenos tumultos, cargas policiais e pedrada com fartura.
Por um dia Cascais transformou-se em King`s Road.


Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2198826-1271109914

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2198826-1271110017

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2198826-1271110042
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyTer maio 21 2013, 18:22


AMERICA – HOMECOMING
WARNER BROS RECORDS K46180 (BS 2655) UK 1972

MATRIZ; K 46180 A1 RAYS / K46180 B1 RAYS

O Original será USA , pelo que esta é a 1ª prensagem da edição UK. A edição é omissa quanto ao processo de masterização mas a matriz revela que nesta edição UK o “cut” foi realizado por Ray Staff (RAYS) dos Trident Studios, Londres.
A capa é tripla e foi fabricada por Robor Lda . A capa interior é completamente branca e os rótulos da WB são em verde claro (ervilha).

Não sou própriamente um grande fâ dos América, mas é um trabalho agradável e sónicamente é muito competente.



Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-948564-1316614157

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-948564-1316614181Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-948564-1286108289
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyTer maio 21 2013, 18:24

fjbl escreveu:

AMERICA – HOMECOMING
WARNER BROS RECORDS K46180 (BS 2655) UK 1972

MATRIZ; K 46180 A1 RAYS / K46180 B1 RAYS

O Original será USA , pelo que esta é a 1ª prensagem da edição UK. A edição é omissa quanto ao processo de masterização mas a matriz revela que nesta edição UK o “cut” foi realizado por Ray Staff (RAYS) dos Trident Studios, Londres.
A capa é tripla e foi fabricada por Robor Lda . A capa interior é completamente branca e os rótulos da WB são em verde claro (ervilha).

Não sou própriamente um grande fâ dos América, mas é um trabalho agradável e sónicamente é muito competente.



Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-948564-1316614157

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-948564-1316614181Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-948564-1286108289

Nao sei qual a minha edição, mas sei que é um fantástico álbum. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex maio 31 2013, 21:55


THE STRANGLERS - IV RATTUS NORVEGICUS
UNITED ARTISTS UAG 30045 UK 1977

MATRIZ; UAG 30045 A1 U JONZ / UAG 30045 B1 U

Edição original, 1ª prensagem, ou se quisermos ser mais precisos estes “stampers” foram primeiramente utilizados numa edição limitada, acompanhada de um single.
Masterização e “cut” do vinil da responsabilidade do masterizador britânico John Dent (JONZ).
Capa simples, predominantemente em preto com fotografia da banda. A capa interior segue o mesmo principio apresentando os 4 cantos cortados.
Os rótulos têm a imagem de um rato ao por do sol.


Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1237818-1305195258

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1237818-1202846410
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex maio 31 2013, 22:23

Controlem-se.

Ir para o topo Ir para baixo
EMCS
Membro AAP
EMCS


Mensagens : 506
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 54
Localização : Perto do mar... Móóóó!!!

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex maio 31 2013, 23:13

THE BEATLES - WITH THE BEATLES
PALOPHONE MONO PMC 1206 PCS 3045 UK
RECORDING FIRST PUBLISHED 1963


MATRIZ: XEX 447-1N GRD / XEX 448-1N GOA
CAPA/CONTRACAPA: PRINTED AND MADE BY GARROD & LOFTHOUSE Ltd.

Pelos vistos é uma 1ª prensagem, acho que as edições a mono deveriam ter outro tipo de nomenclatura penso eu, não sou ai muito espert na matéria!!!
O rótulo é preto com o Logo e Parlophone a amarelo e as letras das músicas em prateado
O disco é um bocado grosso e está para a idade em óptimas condições audíveis e a capa e cotracapa também....
Foi um Super achado de um Tio que mo deu, sabendo que eu gostava de discos!!!
A meu ver aho que está 7*******
Para mim é uma auténtica obra musical!!!

Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Jun 01 2013, 00:20

Boa malha.
Segundo o Discogs a 1ª prensagem é esta:

http://www.discogs.com/Beatles-With-The-Beatles/release/4194015

Penso que todas as bolachas com as matrizes 1N serão do 1º "laquer" e portanto semelhantes em termos sónicos.
Ir para o topo Ir para baixo
EMCS
Membro AAP
EMCS


Mensagens : 506
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 54
Localização : Perto do mar... Móóóó!!!

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Jun 01 2013, 00:44



Afinal É mesmo...

Vai ser bem preservado!!!
Muito Obrigado pela informação...
Abração BEATLEMANÍACO e sobretudo ÁUDIO ANALÒGICO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
EMCS
Membro AAP
EMCS


Mensagens : 506
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 54
Localização : Perto do mar... Móóóó!!!

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySáb Jun 01 2013, 00:46

António José da Silva escreveu:
fjbl escreveu:

AMERICA – HOMECOMING
WARNER BROS RECORDS K46180 (BS 2655) UK 1972

MATRIZ; K 46180 A1 RAYS / K46180 B1 RAYS

O Original será USA , pelo que esta é a 1ª prensagem da edição UK. A edição é omissa quanto ao processo de masterização mas a matriz revela que nesta edição UK o “cut” foi realizado por Ray Staff (RAYS) dos Trident Studios, Londres.
A capa é tripla e foi fabricada por Robor Lda . A capa interior é completamente branca e os rótulos da WB são em verde claro (ervilha).

Não sou própriamente um grande fâ dos América, mas é um trabalho agradável e sónicamente é muito competente.



Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-948564-1316614157

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-948564-1316614181Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-948564-1286108289

Nao sei qual a minha edição, mas sei que é um fantástico álbum. Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 754215

Verdadeiramente é uma bela peça musical... SIM SENHOR!!!!
A ver se um dia o apanho!!!
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQui Jun 06 2013, 23:43

ELVIS COSTELLO - ALMOST BLUE

F BEAT XXLP 13 1981 UK

MATRIZ; XXLP 13 A1 TOWNHOUSE / XXLP 13 B1 TOWNHOUSE


Aventura Country & Western estilo Nashville de Elvis costello.

Capa simples, laminada, impressa por Robot Limited, capa interior preta. Os rótulos são em vermelho. Penso que a capa saiu com algumas variantes, isto é; as mesmas fotografias mas o tom de fundo varia ente o azul e um verde azulado. A cópia cá de casa é de tom esverdeado.
A masterização e cut foi da responsabilidade da TOWNHOUSE.

Uma excelente produção de Billy Sherrill com engenharia de Ron Reynolds e o resultado sónico é excelente. O resultado musical é bem mais discutível.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1232943-1368129657-2617

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1232943-1368129684-5598

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1232943-1368129670-9726
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Jun 07 2013, 00:17

[quote="fjbl"]THE WHO – THE WHO BY NUMBERS
POLYDOR DE LUXE 2490 129 UK 1975
MATRIZ; AA 2490129 1 Y 1 TML – M / AA 2490129 2 Y 1 TML – M

Este é do capa em que se desenha os membros da banda unindo a numeração impressa na capa. A capa é de tom amarelado fabricada por MacNeil Press Lda e a primeira prensagem é numerada na contra- capa. Este exemplar é o nº 83090. A capa interior é branca. Os rótulos são os Polydor, com a mesma cor do clube que paga ao Jorge Jesus.

A produção foi de Glyn Johns e masterização é de Doug Sachs, Mastering Lab.(TML).

A TML costumava replicar as “mothers” (metalurgicamente , penso eu) atribuindo ao original a letra M (master), ao duplicado a letra S (slave)e por vezes realizava um triplicado; X.


Aqui vai uma correcção respeitante à Mastering Lab (TML) e aos laquers, que não correspondem em nada ao que tinha divulgado e que também tinha obtido de um site sobre a matéria. esta foi retirada do Discogs e acho que faz mais sentido.

The Mastering Lab
Profile:
The Mastering Lab is a mastering studio established in 1967 by audio engineer Doug Sax in Hollywood, California. It is now in Ojai, California.
The Mastering Lab used three different lathes to cut records: two Scully lathes indicated by the letters TML-M and TML-S, and a Neumann lathe indicated by the letters TML-X.
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Jun 07 2013, 20:49

BAD COMPANY – BAD COMPANY
ISLAND RECORDS ILPS 9279 1974 UK

MATRIZ; ILPS 9279 A1U / ILPS 9279 B1U

1ª prensagem da edição original desta banda Britânica cujos membros são oriundos dos Free, King Crimson e Moott the Hople.
Capa dupla, em negro, fabricada por Robor Limited, design da Hipgnosis, tendo no interior fotografias da banda em concerto. A capa interior que tenho não deve ser a origina,l uma vez que publicita álbuns da editora EMI Harvest. Os rótulos são vermelhos.
Na contra capa a indicação técnica é que masterização foi realizada na Mastering Lab, LA, no entanto a matriz não tem TML.

As imagens não são desta edição mas a grafia é similar


Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-4379455-1363339028-6215Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-4379455-1363339049-3245
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-4379455-1363339063-4921

Tá na hora da bola...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySex Jun 07 2013, 21:36

Os velhos e bons Bad Company. Os meus primeiros dois álbuns deles foram adquiridos em 1981. Foi o Run With The Pack e o Desolation Angels.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyDom Jun 09 2013, 23:33


THE STRANGLERS – LA FOLIE
LIBERTY LBG 30342 UK 1981
MATRIZ; LBG 30342 A1U TOWNHOUSE / LBG 30342 B1U TOWNHOUSE

Original UK, 1ª prensagem, masterização da Townhouse.

Capa simples, com acabamento brilhante, constituída por uma fotografia estilizada da banda sobre fundo negro. Rótulos em negro. Mais um dos Stranglers, este é o do “super hit” Golden Brown, com uma bela harmonia de piano e contrabaixo.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-544293-1365479262-3803

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-544293-1365479332-3354

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-544293-1365479393-7533


Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyTer Jun 11 2013, 23:09

YARDBYRDS - REMEMBER THE YARDBIRDS

STARLINE - EMI SRS 5069 UK 1971

MATRIZ; SRS 5069 A1 / SRS 5069 B1


Colectânea dos Yardbirds, editada pela Starline que era básicamente uma sub-editora da EMI vocacionada para edições económicas. O pior é que se trata daquelas edições de "falsa" estereofonia, ou seja o mono é processado electrónicamente para simular esse efeito.
Não há qualquer indicação de masterização na bolacha, a capa é simples, fabricada por Garrod & Lofthouse Lda, a capa interior é a regular em branco. Os rótulos são da Starline, em azul petróleo.
Sónicamente é fraquito.



Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1629726-1267699097
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1629726-1267698763
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySeg Jun 24 2013, 21:18

JETHRO TULL   -  TOO OLD TO ROCK`N`ROLL TOO YOUNG TO DIE
CHRYSALIS  CHR  1111           1976       UK


Matriz;
CHR – 1 – 1111  (W1)   A1   1ST    SET   SIDE ONE     EG
CHR -?- 1111   B1    (W1)     1ST    SET    SIDE  TWO  EG
 
Original, 1ª prensagem UK deste álbum dos J. Tull. Não descortino nenhuma assinatura do masterizador e a ficha técnica é omissa.
Capa dupla fabricada por Shorewood  Packaging  Lda, a capa interior é a típica em papel branco. Os rótulos da Chrysalis são em verde claro.
É um álbum conceptual, cuja narrativa é apresentada sob a forma de tiras de banda desenhada na contra capa interior. Foi um dos trabalhos menos populares da banda.

Só consegui imagens da edição USA, mas são similares.Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2575410-1365637370-2923Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2575410-1365637384-9003Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2575410-1291235865
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2575410-1291236297
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptySeg Jun 24 2013, 21:25

fjbl escreveu:
JETHRO TULL   -  TOO OLD TO ROCK`N`ROLL TOO YOUNG TO DIE
CHRYSALIS  CHR  1111           1976       UK


Matriz;
CHR – 1 – 1111  (W1)   A1   1ST    SET   SIDE ONE     EG
CHR -?- 1111   B1    (W1)     1ST    SET    SIDE  TWO  EG
 
Original, 1ª prensagem UK deste álbum dos J. Tull. Não descortino nenhuma assinatura do masterizador e a ficha técnica é omissa.
Capa dupla fabricada por Shorewood  Packaging  Lda, a capa interior é a típica em papel branco. Os rótulos da Chrysalis são em verde claro.
É um álbum conceptual, cuja narrativa é apresentada sob a forma de tiras de banda desenhada na contra capa interior. Foi um dos trabalhos menos populares da banda.

Só consegui imagens da edição USA, mas são similares.Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2575410-1365637370-2923Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2575410-1365637384-9003Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2575410-1291235865
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-2575410-1291236297


Estou longe da minha cópia e não sei qual será (provavelmente. não será uma 1ª), mas a ver se me lembro de ver qual a edição. Em todo o caso, belo disco.Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fjbl
Membro AAP



Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 61
Localização : Massamá

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQua Jun 26 2013, 23:09

RENAISSENCE – TURN OF THE CARDS
BTM RECORDS    RCA  BTM 1000   UK     1974

Matriz;
BTM  1000  A1E      /  BTM 1000 B2E

1ª prensagem da edição original UK desta banda de Folk-Rock. Nada de especial nas bolachas, masterizador desconhecido. A matriz do lado B poderia indicar um “recut” (B2E), mas não encontrei  referência à existência de um laquer B1E.  Capa simples fabricada por Tinsley-Robor Lda. Capa interior branca. Rótulos da BTM em tom creme.
O vinil é ligeiramente mais pesado que as edições regulares, a gravação e trabalho técnico é de qualidade e o resultado sónico é  bom.

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1267441-1335739998

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1267441-1335740016

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 R-1267441-1335740033
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQua Jun 26 2013, 23:50

Desde há uns tempos largos, que não consigo ver as tuas fotos. Serei só eu? Ou será o servidor de alojamento onde as colocas?

_________________
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Signat10
Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10 Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 EmptyQui Jun 27 2013, 00:05

Eu vejo-as em todo o seu esplendor.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras edições, quem as tem, como são?   Primeiras edições, quem as tem, como são? - Página 5 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeiras edições, quem as tem, como são?
Ir para o topo 
Página 5 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Edições Portuguesas
» Novas edições
» Edições Blue Note 45rpm
» Planeta DeAgostini - Edições da Blue Note.
» Comparação entre formatos ou edições

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: