Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda com o meu gira discos

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Pemi Almeida




Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/04/2023
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQua Jul 19 2023, 20:39

Boa noite a todos,

Tenho um problema com a minha aparelhagem que não estou a conseguir resolver, daí procuro a vossa ajuda para ver se já alguém passou por algo semelhante ou se alguém sabe o que é este problema.

Então, a minha aparelhagem (gira-discos+colunas+amplificador) são dos inícios dos anos 70 e estiveram guardadas num sótão até virem parar às minhas mãos, mas mal experimentei estava tudo em pack. Acontece que um dia, ao ouvir um disco, notei uma leve distorção no áudio do canal esquerdo numa das músicas. Não tinha reparado nisto antes mas pensei que já devia lá estar e que fosse problema do disco. Comecei a ouvir a mesma distorção em mais duas músicas e achei muito estranho, porque não acontecia antes. Como era o único disco com este problema julguei ser desgaste ou algo do género. A distorção começou a ficar bastante mais nítida e eu não sabia o que se passava. Troquei as colunas e os cabos e não vinha daí então lembrei me que a agulha podia estar gasta ou torta e comprei uma nova mas nada mudou. De repente, o efeito notava-se em todos os meus discos e mal dava para ouvir algo em condições. Percebi então que era alguma coisa anormal e que o problema também não estava nos discos. Levei o gira-discos para arranjar e disseram-me que não encontraram nenhum problema, nem maus contactos nem nada, apenas o limparam por dentro e devolveram-mo. Para minha surpresa, chego a casa e aquilo está com um som impecável outra vez...
Acontece que já se passaram uns mesinhos e tem estado tudo ótimo até que ontem estava a ouvir um disco (que comprei há não muito tempo como novo) e pareceu me soar de forma diferente do habitual. Ouvi com mais atenção e lá está aquela leve distorção denovo, mas antes era sempre no canal de áudio esquerdo e ontem aconteceu no direito. Receio que seja o mesmo problema de antes, já que nunca se chegou a detetar onde estava o problema. Alguém faz ideia do que possa estar a acontecer aqui? Obrigado

Nota: o gira-discos está ligado ao amplificador, mas se ouvir ou rádio ou cassetes não noto o tal defeito, apenas ao ouvir os meus discos.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQui Jul 20 2023, 13:15

Uma primeira abordagem:
Se a distorção (consegue descrever esta distorção?) só acontece num canal experimente inverter a posição nos RCA's de ligação ao amplificador. A distorção mantém-se ou inverte-se?
Se se inverter o problema está no gira-discos: alinhamento da célula-agulha, má fixação deste conjunto à concha, problema com cabos (os do braço e/ou os RCA's de saída).
Se não se inverter: tudo aponta para um problema originado na secção de pré-amplificação "phono" do amplificador. Nesta última situação não notaria nada com as cassetes e rádio pela simples razão que o sinal destes não passa pela pré-amplificação "phono".

Deixo-lhe aqui um vídeo sobre como afinar um gira-discos. Mesmo não podendo seguir todos os passos fica com uma ideia de como melhorar a qualidade da reprodução:
Ir para o topo Ir para baixo
Pemi Almeida




Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/04/2023
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptySeg Jul 24 2023, 21:45

Boa tarde,

Desta vez resolveu-se trocando a agulha. Não tinha reparado mas estava um pouco torta agora que a troquei. Em relação ao que aconteceu há uns tempos, era algo do género de um barulho de raspar a início, e parecia ser da agulha ou do disco desgastado, mas de repente mal começava a ouvir um disco qualquer parecia que o áudio estava muito menos nítido, como se o som não estivesse a sair bem e então em partes em que o som dos instrumentos ou da voz era mais alto parecia que se misturava tudo, era quase como se certos sons fossem demasiado fortes para serem reproduzidos e se tornavam em ruído que se misturava com a música. Aumentar ou diminuir o volume não alterava nada se bem me lembro.
O gira discos não tem RCAs, tem um cabo DIN com 5 pinos que o liga à entrada Phono do amplificador, daí não ter mexido nesse cabo.
Fiquei foi sempre na dúvida do que seria o problema, na altura não me disseram se alinharam a agulha ou não, disseram me que não encontraram nada, também verificaram os cabos do braço e estavam bons e que deram uma limpadela naquilo por dentro. O senhor disse que poderia estar relacionado com os condensadores mas não estava muito convencido disso. Poderia vir daí o problema? Creio que não esteja no amplificador já que esse não foi para arranjar, só levei o gira discos na altura.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyTer Jul 25 2023, 14:18

Pemi Almeida escreveu:
Boa tarde,

Desta vez resolveu-se trocando a agulha. Não tinha reparado mas estava um pouco torta agora que a troquei. Em relação ao que aconteceu há uns tempos, era algo do género de um barulho de raspar a início, e parecia ser da agulha ou do disco desgastado, mas de repente mal começava a ouvir um disco qualquer parecia que o áudio estava muito menos nítido, como se o som não estivesse a sair bem e então em partes em que o som dos instrumentos ou da voz era mais alto parecia que se misturava tudo, era quase como se certos sons fossem demasiado fortes para serem reproduzidos e se tornavam em ruído que se misturava com a música. Aumentar ou diminuir o volume não alterava nada se bem me lembro.
O gira discos não tem RCAs, tem um cabo DIN com 5 pinos que o liga à entrada Phono do amplificador, daí não ter mexido nesse cabo.
Fiquei foi sempre na dúvida do que seria o problema, na altura não me disseram se alinharam a agulha ou não, disseram me que não encontraram nada, também verificaram os cabos do braço e estavam bons e que deram uma limpadela naquilo por dentro. O senhor disse que poderia estar relacionado com os condensadores mas não estava muito convencido disso. Poderia vir daí o problema? Creio que não esteja no amplificador já que esse não foi para arranjar, só levei o gira discos na altura.

Na maioria dos gira-discos antigos (os convencionais, que necessitam de pré-amplificador de phono) o sinal lido pela agulha vai directamente para este pre-amplificador (daí a entrada phono específica) localizado no próprio amplificador. Não há nenhum circuito electrónico no percurso.
Diria que o que ouve é o resultado de uma agulha gasta, torta ou o conjunto célula-agulha muito mal alinhado.

Se identificar a marca e modelo dos aparelhos a ajuda pode ser mais eficiente.

Ir para o topo Ir para baixo
Pemi Almeida




Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/04/2023
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQua Jul 26 2023, 23:56

O meu gira-discos é um Philips 22-GA-308. O anti-skating e o peso já os tinha regulado anteriormente com a ajuda de um manual online que encontrei mas de facto ainda não vi se a agulha está bem alinhada ou não portanto pode mesmo vir daí. Vou proceder ao alinhamento com a ajuda do vídeo que mandou mas questiono-me se no caso de a agulha estar mal alinhada, mesmo o peso e o anti-skating estando ajustados, poderá causar algum dano aos discos?

Já agora, sabe onde é possível encontrar peças para o meu gira-discos? O elevador do braço não está a funcionar por falta de uma pecinha levando me a ter de por a agulha nos discos manualmente. Tentei procurar no ebay peças mas está dificil arranjar uma compatível. Já encontrei algumas mas não vendem individualmente, teria de comprar o gira-discos. Vou tentar mandar foto da pecinha que me falta e de como está o meu para ver se me consegue ajudar. Muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Pemi Almeida




Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/04/2023
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQui Jul 27 2023, 00:02

Não estou a conseguir enviar as fotografias, aparece-me a seguinte mensagem

"Não foi possível enviar o arquivo : o espaço de armazenamento para usuários foi ultrapassado. (Espaço restante : 0 Kb)"
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQui Jul 27 2023, 14:54

Pemi Almeida escreveu:
Não estou a conseguir enviar as fotografias, aparece-me a seguinte mensagem

"Não foi possível enviar o arquivo : o espaço de armazenamento para usuários foi ultrapassado. (Espaço restante : 0 Kb)"

Não sei se, atendendo a ser novo aqui pelo AAP, com apenas 5 mensagens, já pode incluir fotos. Ou então a foto ser demasiado grande.

Pode encontrar um manual de utilizador aqui: https://www.vinylengine.com/library/philips/ga-308.shtml

Para descarregar o manual tem que se inscrever mas é gratuito.

O manual de serviço (penso que não está completo mas é o único que encontro) pode ser encontrado aqui: https://elektrotanya.com/philips_22ga308_turntable.pdf/download.html

Note-se que este modelo pode ser equipado de um pré-phono interno (22 GH 905) como extra. É fácil descobrir se está instalado: uma pequena caixa retangular, visivel retirando a tampa inferior (no manual, pág. 3 e fig. 10)) onde convergem os fios vindos do braço e os que saem para o amplificador (ficha DIN). Se for este o caso o gira-discos não deve ser ligado a uma entrada "phono" mas sim "aux". Se o conjunto gira-discos/amplificador for Philips esta questão não se porá, presumo.

Uma vez que a distorção que ouve não é permanente tudo indica que seja problemas com a agulha: em discos sujos ou com pó, ao serem lidos, deixam grande parte dos resíduos presos à agulha. Isto provoca um som muito desequilibrado e distorcido, em situações extremas cria uma almofada e o braço corre o disco sem respeitar os sulcos. Será o caso?

Ir para o topo Ir para baixo
Pemi Almeida




Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/04/2023
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQui Jul 27 2023, 16:26

Boa tarde, abri o gira discos e de facto tem o tal pré-amplificador. Não fazia ideia que o tinha, esteve este tempo todo ligado na entrada Phono...mudei agora para aux. Quanto ao amplificador é de uma marca japonesa chamada Suruga. Não consigo encontrar praticamente nada a seu respeito na net.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQui Jul 27 2023, 17:19

Pemi Almeida escreveu:
Boa tarde, abri o gira discos e de facto tem o tal pré-amplificador. Não fazia ideia que o tinha, esteve este tempo todo ligado na entrada Phono...mudei agora para aux. Quanto ao amplificador é de uma marca japonesa chamada Suruga. Não consigo encontrar praticamente nada a seu respeito na net.

E o resultado? Melhorou ou piorou?

Será isto:
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQui Jul 27 2023, 17:30

Também aparece como Rexton SE4416...
Ir para o topo Ir para baixo
Pemi Almeida




Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/04/2023
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQui Jul 27 2023, 18:56

Ainda não ouvi assim com atenção, experimentei pôr um disco mas o som não me pareceu muito diferente. Vou ouvir com mais cuidado mas quanto ao amplificador é quase quase igual a esse que mandou, mas pesquisei por rexton e apareceu me um mesmo idêntico com a única diferença de ter Rexton estampado em vez de Suruga. Pode ser que agora eu encontre informações mais específicas acerca do amplificador
Ir para o topo Ir para baixo
Pemi Almeida




Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/04/2023
Localização : Porto

Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos EmptyQui Jul 27 2023, 22:06

Agora depois de ouvir com atenção noto algumas leves diferenças no som. Fiquei com a sensação de que o som sai um pouco mais alto e um pouco mais nítido. Quanto ao amplificador ainda estou a fazer alguma pesquisa  Ajuda com o meu gira discos 1f609
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com o meu gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com o meu gira discos   Ajuda com o meu gira discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com o meu gira discos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: