Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Mostrem o vosso sistema digital!

Ir para baixo 
+8
galvaorod
neo_2018
JPEREIRA
mannitheear
reirato
Alexandre Vieira
TD124
ricardo.canelas
12 participantes
AutorMensagem
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptyQui Fev 03 2022, 16:37

Quero ver a cadeia digital dos habitantes analógicos do fórum. O que usam como fonte, transporte, o que for para ouvir música armazenada digitalmente.

Começo aqui eu:

Portátil a correr Roon como servidor de música. Ficheiros locais, em NAS e streaming passam por aqui.
» Rede internal »
Transporte/streamer a correr como Roon bridge. Como está em rede está isolado do ruido do portátil. Pode correr em wifi (não ideal) ou por cabo (bom). Também tem interfaçe upnp, pelo que posso fazer stream directo sem qualquer outro software (sem roon por exemplo) a partir de um dispositivo na rede, quer em bit perfect quer com upsampling e afins.
» usb »
Sanskrit 10th MKⅡ. Bom dac, rídiculamente bom para o preço.
» rca » Amplificador


O sistema está em fluxo, estou em conversações para arranjar um DAC diferente, há planos para melhorar o transporte e o servidor de música. Abrirei tópicos novos quando lá chegar!

TD124 e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptyQui Fev 03 2022, 17:13

Aqui nada mudou desde hà muito tempo:

Leitor de ficheiros e streamer Pop Corn C-200 modificado. Não està ligado à rede e funciona como leitor dos ficheiros que estão num disco rigido interno. Serve de leitor de Cd quando me apareçem por aqui com um disco...

Ligação em Spdif (coaxial) com o Dac externo.

Dac externo com DIR por software (Anagram) e chip AKM... saida analogica hibrida não balanceada.


Voilà, pelo momento chega e isto jà dura hà muito cheers

PS: Penso substituir um destes dias o Pop Corn, quando tiver tempo e vontade sobretudo mas como não faço streaming para as escutas sérias a coisa vai sendo adiada e adiada ano apòs ano... se o leitor não avariar talvez seja nunca Laughing

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptySex Fev 04 2022, 21:41

NuForce one ligado ao computador.

Micromega Dac Bit Stream

E pronto já chega!

Mostrem o vosso sistema digital! 22692

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptySex Fev 04 2022, 23:52

Eu sou campeão da iliteracia digital(!!!)...

Apenas ligo o PC  (usb<>usb) aqui ,
Mostrem o vosso sistema digital! K4IjgBq-D0RDhQ0m8_nI0ReeIRElnQkEvPG3CJ2FaOrMHfVviaohEdJC4nQfzxjC26Cdp4zCuxmFTpXA0MahMxzC5FFY-polcgWFL4Unl9Y1EvdmaFWV3l1NAnrGyJC7tvsuhjKrpswqZAHHYW-ebA_y-XSUOMbEz3bvLzRm2nnHt8peH7sN9R-5rUe4w1AwYkjcGUGHiZREFbCvO9F_IgA2HuY7SjitBCGZQq9kRongzFZ_h1-JuXJVJooVFITi_RabCNVGRIfLCR6t0RIpD8yZtMJSOfoQU2BujInoQBeOZ3u010vAglpRB8b_SEJLINGWsOcWLPQoV58JguRPnAA4VizC7NLWPWHoJfgfOgGjD7HPpjtTJGaF-o9hzeWhVXQUUQ7gOsWJ2szUPRVBTtoTlBlcokAw5jqqlvCT35cFq22y3xkLbyKDoRPH-O6rDqFyrBERx7egqYjp5fnhyp29sJQgHgT5a1J7zpMxC9SW5Euz_mYMUrPZWyJoK_bjhCIyWhByhKXEzibvYzo_CPyPzlZMG2hMIPzjl8D-XdqsklNS7_djgDVz3hGOOJXvd7Z8kAWAwBYgDg5GRamEZRyqN6Q7rTgxogxrMaxoFw-bZk-mQ8VXH5Na-PerwqC95uyjmxvRWEvUWoL4NtgIzpiSgYpp0FcUvvj6Xt8ZUXwUpNeCKrV5HCHCo-mjxjkEqGDr-sjGWy08viY9FeQZpis=w1251-h938-no?authuser=0
Mostrem o vosso sistema digital! 58855bd82c5b1_AyonACD2s.jpg.504c0d0feef789a5dce19ee0573608d7
E o Ayon disponibiliza-me o DAC de boa vontade...

Mas como o PC está na sala ao lado o cabo USB é de 5 metros e convoca um zumzum, fraquinho mas que fica lá ao fundo e não me agrada por aí além!...

king

ricardo.canelas e Rui B. gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptySáb Fev 05 2022, 10:54

The digital system here has evolved to the status quo which is much more complex than I wanted or anticipated.

- Intel NUC i7 based Roon Rock server with integrated SSD and in a passive silent case

- LPSU for the NUC (and the network switch)

- Cocktail Audio X50D digital streamer player with integrated SSD and a CD drive for ripping and burning CD's

- USB cable  split un the source side into 5V power and USB signal path leads

- LPSU for the USB cable

- USB Reclocker Mutec MC-3 USB which generates a SPDIF signal on the output with exact waveform and low jitter

- 10 MHz Mutec ultra low jitter masterclock for the Reclocker


- S/PDIF cable

- AnTiTon Enigma hybrid DAC


Essentially needed are only the components in bold typo, the green one is for convenience and the blue ones for improving sound quality.

As a result of all these measures I thing with some music the difference is small, with other it seems quite huge. Let me try to describe one aspect at the example of the track, "No Matter What" from the Metheny/Scofield/Swallow/Stewart album "I Can See Your House From Here". I'm addicted to the unique  Steve Swallow bass solo on the track which goes singing, swinging and soft from the tone range of a guitar (when he takes over from Pat Metheny) down to deep bass.
I listend these track countless times, for pleasure and as test track for controlling the evenness of bass response. What always in the past was a bit odd were the beautifully spotted cymbal notes by Bill Stewart, which sounded a bit dark and artificial. Now, with the digital chain in the current state, the cymbals are still dark, but sound now natural and fully evolved in attack, decay and overtone structure.

TD124, JPEREIRA e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptySáb Fev 05 2022, 14:27

Olá

O meu também é simples PC  ligado por USB ao DAC da Analog Devices 1862, e ligado ao amplificador
Mostrem o vosso sistema digital! Img_2017

Disco rígido de 1 TB e é música que nunca mais acaba

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptySáb Fev 05 2022, 18:46

NAD T758 V3 ligado à rede de casa, NAS com 8TB de filmes/musica, e Computador/Telefone com aplicação BLUOS para ligação ao NAD.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptySáb Fev 05 2022, 19:17

TD124 escreveu:


Leitor de ficheiros e streamer Pop Corn C-200 modificado. Não està ligado à rede e funciona como leitor dos ficheiros que estão num disco rigido interno. Serve de leitor de Cd quando me apareçem por aqui com um disco...

Ligação em Spdif (coaxial) com o Dac externo.


Eh, parecido com o que eu uso, um popcorn a-410 ligado a um dac e um disco externo com flacs, também tenho adiado a mudança ou o upgrade...


Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptyDom Fev 06 2022, 18:22

DAC mui semelhante - CD1SX
Streamer Auralic Aries 1a geração
O USB com 0,75m não chateia Mostrem o vosso sistema digital! 936335

Já por aqui andou RB Pi3B que cumpria os minimos olimpicos...e um Advance Acoustic StreamPro+power bank muito interessante como streamer, não tanto como dac.

Abraços

reirato escreveu:
Eu sou campeão da iliteracia digital(!!!)...

Apenas ligo o PC  (usb<>usb) aqui ,
Mostrem o vosso sistema digital! K4IjgBq-D0RDhQ0m8_nI0ReeIRElnQkEvPG3CJ2FaOrMHfVviaohEdJC4nQfzxjC26Cdp4zCuxmFTpXA0MahMxzC5FFY-polcgWFL4Unl9Y1EvdmaFWV3l1NAnrGyJC7tvsuhjKrpswqZAHHYW-ebA_y-XSUOMbEz3bvLzRm2nnHt8peH7sN9R-5rUe4w1AwYkjcGUGHiZREFbCvO9F_IgA2HuY7SjitBCGZQq9kRongzFZ_h1-JuXJVJooVFITi_RabCNVGRIfLCR6t0RIpD8yZtMJSOfoQU2BujInoQBeOZ3u010vAglpRB8b_SEJLINGWsOcWLPQoV58JguRPnAA4VizC7NLWPWHoJfgfOgGjD7HPpjtTJGaF-o9hzeWhVXQUUQ7gOsWJ2szUPRVBTtoTlBlcokAw5jqqlvCT35cFq22y3xkLbyKDoRPH-O6rDqFyrBERx7egqYjp5fnhyp29sJQgHgT5a1J7zpMxC9SW5Euz_mYMUrPZWyJoK_bjhCIyWhByhKXEzibvYzo_CPyPzlZMG2hMIPzjl8D-XdqsklNS7_djgDVz3hGOOJXvd7Z8kAWAwBYgDg5GRamEZRyqN6Q7rTgxogxrMaxoFw-bZk-mQ8VXH5Na-PerwqC95uyjmxvRWEvUWoL4NtgIzpiSgYpp0FcUvvj6Xt8ZUXwUpNeCKrV5HCHCo-mjxjkEqGDr-sjGWy08viY9FeQZpis=w1251-h938-no?authuser=0
Mostrem o vosso sistema digital! 58855bd82c5b1_AyonACD2s.jpg.504c0d0feef789a5dce19ee0573608d7
E o Ayon disponibiliza-me o DAC de boa vontade...

Mas como o PC está na sala ao lado o cabo USB é de 5 metros e convoca um zumzum, fraquinho mas que fica lá ao fundo e não me agrada por aí além!...

king
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptySeg Fev 07 2022, 08:35

JPEREIRA escreveu:
...O meu também é simples PC  ligado por USB ao DAC da Analog Devices 1862, e ligado ao amplificador
Mostrem o vosso sistema digital! Img_2017...

Isso é que é minimalismo audiofilo... o Jorge està em plena fase de DIY extremo, Bravo!!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptySeg Fev 07 2022, 10:05

Roon Nucleus, ligado à rede + Marantz HD-DAC 1 + Roon Media Player + WD Element HD, para ficheiros DSD e Flac

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptyTer Fev 08 2022, 22:23

Olá

td124 escreveu:

Isso é que é minimalismo audiofilo... o Jorge està em plena fase de DIY extremo, Bravo!!! cheers

Amigo TD124, sim na verdade enveredei pelo DIY porque quem tem amigos tem tudo, um amigo fez a fonte de alimentação, outro amigo montou a placa com os componentes e respetivos AD , uma placa do chinês para aceitar usb e a coisa resultou muito bem.
Agora que está de forma que não é para mexer mais, tenho medo de estragar o que está bom, vou colocar numa caixa para ficar com um ar mais audiófilo lol!
A vida é cada vez mais corrida e o tempo voa, então vamos nos acomodando a estas inovações mais
cómodas Mostrem o vosso sistema digital! 491368

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Mellowship

Mellowship


Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/10/2018
Idade : 45
Localização : Porto

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptyQui Jun 02 2022, 13:16



O meu sistema digital é complexo.

Começa com dois raspberry Pi:

Um Pi3 a correr o Moode Audio, ligado a um disco externo de 500 Gb com música maioritariamente em FLAC, mas alguma em DSD também, e ainda uns MP3 antigos. Este Pi3 está na secretária, ligado por USB a um DAC DIY baseado num ESS Sabre cuja referência não me lembro, mas que custou uns 12 € vindo da RPC, e que por sua vez está ligado a um amplificador de auscultadores DIY, com fonte de alimentação DC ou baterias (2x9v), baseado no amplificador da Grado.

Este Pi3 serve de NAS para outro Pi4, também a correr o Moode Audio. Ambos os Pi estão ligados por WiFi.

O Pi4 está no sistema principal, ligado por USB a um SMSL M500, que por sua vez está ligado a um amplificador de auscultadores híbrido Loxjie P20 pelas saídas balanceadas, e ao PrimaLuna Prologue One pelas saídas single-ended.

O SMSL tem ainda outras entradas: SPDIF coaxial do leitor de CD; Toslink da TV; Toslink da MiBox s.

O input dos Raspberry Pi através do Moode Audio pode ser o seguinte:
- Directo a partir do disco externo;
- Por NAS do disco externo do Pi3 para o Pi4;
- Bluetooth;
- Spotify Connect;
- UPNP usando o mConnect, que por sua vez pode agregar um conjunto de fontes. No meu caso uso o Tidal, e o mConnect, como tem acordo com o consórcio MQA, possibilita a passagem deste formato para o SMSL M500, que é compatível.

Relativamente às desvantagens:
- Na maior parte do tempo, o sistema funciona bem e está sempre pronto para ligar da forma que desejo. Claro que a complexidade traz algumas limitações, e quando um dos Raspberry não está a responder da melhor forma, o sistema pode sofrer;
- Em certos meios, parece quase pecado ligar um Pi por USB a um DAC. De facto, o Pi3 tem essa limitação, pois partilha a alimentação das portas USB com um conjunto de outros inputs/outputs, nomeadamente as LAN, com consequências possíveis o ruído. Por causa disso, está tudo em WiFi. O Pi4 não tem esse problema, e é bastante mais rápido que o Pi3.
- O Moode Audio pode ter uma curva de aprendizagem íngreme para a maior parte dos utilizadores.

E às vantagens:
- Barato. No total, gastei uns 85 euros nos 2 RPi já com caixas e fontes de alimentação originais incluídas. Há bastante material desse à venda em segunda-mão, de muito pessoal que compra para fazer uns projetos académicos e depois deixa de ter utilidade para aquilo. O Moode Audio é gratuíto, sem subscrições e funciona muito bem. O mConnect tem um preço de uns 4 ou 6 euros na Google Play store.  
- Polivalente e integrado. Tenho acesso a toda a média em dois sistemas, e se tivesse mais sistemas, apenas teria que adicionar mais um RPi.
- Qualidade de som. O Moode Audio não brinca em serviço e consegue pegar no RPi e transformá-lo num servidor muito competente para lidar com ficheiros audio com a menor interferência possível de quaisquer outros processos, sem necessidade de quaisquer configurações adicionais. Fazer o mesmo com um PC Windows seria extremamente complexo. O Pi só está "lá". Se estiver sempre ligado está pronto. Se for preciso desligar, demora cerca de 1-2 minutos a iniciar e a correr o Moode. Relativamente a ruídos, quebras, etc, nunca notei rigorosamente nada (excepto no Pi3 a correr alguns ficheiros DSD, mas não no Pi4). E como tenho como DAC principal o SMSL M500, que tem as melhores valências na entrada USB, nem sequer pensei em usar os RPi com hats. Tenho, sim, algum cuidado em colocar o Pi4 relativamente afastado do resto do sistema, principalmente de outros transformadores (ex.: os trafos de output do PrimaLuna) e de outros aparelhos wireless.

Portanto, recomendo que, para quem tenha alguma facilidade em aprender interfaces de utilizador novos, que testem este tipo de soluções com RPi e Moode Audio. Aprende-se muito e faz muito, mas mesmo muito sentido em termos de custo/benefício.

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ruibranco47
Membro AAP



Mensagens : 93
Data de inscrição : 05/03/2017

Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! EmptyQua Jul 27 2022, 18:54

O melhor sistema DIGITAL que eu tenho são as minhas caixas de vinyl UD1S da Mofia (DSD 256 transferido para vinyl).

P.S.:
cancelei tudo o que tinha deles em preorder, isto é um Thriller mas é para eles, para mim não Obrigado!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mostrem o vosso sistema digital! Empty
MensagemAssunto: Re: Mostrem o vosso sistema digital!   Mostrem o vosso sistema digital! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mostrem o vosso sistema digital!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A que carro comparavam o vosso sistema?
» Como é que está distribuido o investimento no vosso sistema (principal)?
» Ajuda para montar sistema digital
» Tratado de Lisboa - Eu já vivi o vosso «futuro»...
» Onde montam e afinam a célula do vosso gira-discos?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: