Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Manutenção em Linn Axis

Ir em baixo 
AutorMensagem
RMI

RMI

Manutenção em Linn Axis Empty
MensagemAssunto: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 13:09

Olá a todos.
Tenho um Linn Axis + Akito + K9 que tem tido muito pouco uso nos últimos anos e que está a pedir uma “ida à revisão”. O plano é:

Como ainda tem a correia original, acho que ao fim de 30 anos seja recomendável substitui-la, mesmo não notando problemas na velocidade de rotação. Encomendei um disco estroboscópico para averiguar se há flutuações ou arrasto. Também já vi que é fácil arranjar uma correia com recomendações no eBay. Se for Linn o preço dispara e muitos dizem não se justificar.

O Manual do Axis recomenda a troca/adição de óleo periódica. Tanto quanto sei óleo do tipo usado em máquinas de costura será adequado. Há quem diga que qualquer óleo do tipo 10W30 servirá. A Linn tem uns pequenos frascos com o óleo que têm a vantagem de ter a quantidade certa, se usar outro não sei que quantidade usar.

Finalmente, a agulha já deverá estar em final de vida (é a 2ª que uso), mas a cabeça é a original. É aqui que as coisas se complicam. Já não se encontram agulhas novas deste modelo e segundo li, ao fim de uns anos é conveniente trocar também a cabeça pois perde qualidades. Sei que a K9 é baseada na Audio Technica AT95E, e que há quem compre a agulha deste modelo como substituta, mesmo que o corpo em plástico não fique bem. Será melhor trocar o conjunto por um novo? Se sim, ir para a AT95e ou outro modelo, podendo até subir de escalão, o que muitos dizem ser justificável para este Linn? Modelos mencionados como possíveis substitutos:
- Ortofon 2M Red ou 2M Blue – Dizem que dado o tamanho são difíceis de montar no Akito. Também há quem diga que podem soar um pouco brilhantes…
- Nagaoka MP110 – Mais suave mas menos detalhada que as Ortofon.
- Rega Elys 2 – Pode soar agressiva segundo alguns.
- Goldring 1042 – É a Linn Adikt original. Gama mais alta.
- AT440ML - ?

Alguém tem experiencia com este modelos? O que recomendam?
Desde já agradeço os vossos comentários.
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 13:59

RMI escreveu:
Olá a todos.
Tenho um Linn Axis + Akito + K9 que tem tido muito pouco uso nos últimos anos e que está a pedir uma “ida à revisão”. O plano é:

Como ainda tem a correia original, acho que ao fim de 30 anos seja recomendável substitui-la, mesmo não notando problemas na velocidade de rotação. Encomendei um disco estroboscópico para averiguar se há flutuações ou arrasto. Também já vi que é fácil arranjar uma correia com recomendações no eBay. Se for Linn o preço dispara e muitos dizem não se justificar.

O Manual do Axis recomenda a troca/adição de óleo periódica. Tanto quanto sei óleo do tipo usado em máquinas de costura será adequado. Há quem diga que qualquer óleo do tipo 10W30 servirá. A Linn tem uns pequenos frascos com o óleo que têm a vantagem de ter a quantidade certa, se usar outro não sei que quantidade usar.

Finalmente, a agulha já deverá estar em final de vida (é a 2ª que uso), mas a cabeça é a original. É aqui que as coisas se complicam. Já não se encontram agulhas novas deste modelo e segundo li, ao fim de uns anos é conveniente trocar também a cabeça pois perde qualidades. Sei que a K9 é baseada na Audio Technica AT95E, e que há quem compre a agulha deste modelo como substituta, mesmo que o corpo em plástico não fique bem. Será melhor trocar o conjunto por um novo? Se sim, ir para a AT95e ou outro modelo, podendo até subir de escalão, o que muitos dizem ser justificável para este Linn? Modelos mencionados como possíveis substitutos:
- Ortofon 2M Red ou 2M Blue – Dizem que dado o tamanho são difíceis de montar no Akito. Também há quem diga que podem soar um pouco brilhantes…
- AT440ML - ?

Bom dia, desde já agradeço em nome de todos a sua entrada neste grupo de bem intencionados que gostam do audio e em particular, têm uma "panca" pelo audio analógico. lol!

Neste espaço existe uma regra de ouro que é apresentação no Fórum, antes de qualquer tópico anterior, no tópico que se chama precisamente, apresentação.

Apresente-se que nós gostamos de cuscar a vida dos outros! Manutenção em Linn Axis 933723

José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 14:27

Alexandre Vieira escreveu:

(...)

Apresente-se que nós gostamos de cuscar a vida dos outros!  Manutenção em Linn Axis 933723

Cuidado, o Alexandre é Administrador da:
Manutenção em Linn Axis Cusco-lsd-gear-oil-api-gl5-sae-80w-90-1l-010-001
Manutenção em Linn Axis 265963

Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 14:32

José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:

(...)

Apresente-se que nós gostamos de cuscar a vida dos outros!  Manutenção em Linn Axis 933723

Cuidado, o Alexandre é Administrador da:
Manutenção em Linn Axis Cusco-lsd-gear-oil-api-gl5-sae-80w-90-1l-010-001
Manutenção em Linn Axis 265963

Mas sou cada vez menos cuscos...O preço do barril de petróleo anda nas tuas da amargura.... Manutenção em Linn Axis 310490
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 14:36

É mesmo a altura ideal para lubrificar e salvar um Linn! Manutenção em Linn Axis 933723

Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 14:37

José Miguel escreveu:
É mesmo a altura ideal para lubrificar e salvar um Linn! Manutenção em Linn Axis 933723

Manutenção em Linn Axis 265963 Manutenção em Linn Axis 265963 Manutenção em Linn Axis 265963
RMI

RMI

MensagemAssunto: Apresentação   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 16:58

Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 17:07

Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 17:21

RMI escreveu:
Olá a todos.

- AT440ML - ?

Estimado RMI

A mudança de correia é sempre boa, porque uma correia mais elástica absorve melhor as vibrações do motor, o que normalmente torna tudo mais silencioso.

O óleo não faço ideia de qual o melhor, mas se a Linn tem e não é um preço demasiado elevado é usá-lo.

Quanto às células, já ouvi todas, só me posso prenunciar pela Nagaoka MP-11O porque convive comigo, acho-a bastante equilibrada com um bom balanço entre a informação e musicalidade, mas honestamente gostei mais do desempenho da MP-100 e da antiga MP-11 no meu sistema. Pode ser por via dos pré-phonos que tenho, ou o resto do sistema. Mas como vê se tenho 3 nagaokas é porque gosto imenso do som delas.

Claro que como vem sendo recorrente aqui no fórum se quiser uma coisa barata e que habitualmente tem agradado à muitos dos utilizadores por aqui, teste também uma shure M-75, que embora não seja o Santo Graal do audio é seguramente uma célula que agrada à maioria e muito compatível com a maior parte dos braços e sistemas.

Ficam aqui os meus 5 tostões... Manutenção em Linn Axis 22692
RMI

RMI

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 17:44

Obrigado Alexandre Vieira!
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis EmptyQua Abr 22 2020, 19:41

RMI escreveu:
Tenho um Linn Axis + Akito + K9 (...)

O Manual do Axis recomenda a troca/adição de óleo periódica. Tanto quanto sei óleo do tipo usado em máquinas de costura será adequado.  

(...) Finalmente, a agulha já deverá estar em final de vida (é a 2ª que uso), mas a cabeça é a original. (...) Modelos mencionados como possíveis substitutos:
- AT440ML - ?

Prezado RMI,

Ainda bem que possui o Axis ao invés do LP12! Contudo, não ligue muito a este encómio, porquanto, tem origem num ser alérgico ao modelo 12 da Linn.
Quanto à substância oleosa a utilizar no gira-bolachas, o óleo aplicado em máquinas de costuras é apropriado.
Nos modelos referidos para substituição da K9, em vez das  Ortofon e da 1042GX, prefiro as Goldring E1 e E3 e Sumiko Pearl.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Manutenção em Linn Axis   Manutenção em Linn Axis Empty

Manutenção em Linn Axis
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: