Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda Colunas

Ir para baixo 
+6
agorgal
TS1lva
jpinto
Cylon
Pedro T.
TioRatinhas
10 participantes
AutorMensagem
TioRatinhas




Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/04/2017
Localização : Lisboa

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptySáb Jun 03 2017, 17:50


Boas a todos.

Decidi fazer um upgrade ao meu sistema, tenho um Standard SR-A402SW de 1972, 2x20W e colunas Telefunken L20 (pequeninas mas lixadas...).

Apesar de estar contente com as Telefunken, mandei vir um Nikko STA-5050 em optimo estado, e queria um novo par de colunas (vi umas Tandberg, das quais gosto do som delas) e gostava da opinião dos mais entendidos, sobre a qualidade destas, pois a impedância é variável: 4-8 ohm e 25W
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro T.
Membro AAP
Pedro T.


Mensagens : 201
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptySáb Jun 03 2017, 18:49

Não faço a mínima ideia acerca desse material, confesso.

A impedância é sempre variável, porque muda consoante a frequência. Daí os fabricantes referirem a impedância nominal, ie, média, que no caso será 4 ou 8 ohms.

Uma menor impedância (da coluna) pede mais corrente ao amplificador.
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Akai SR-630-B   Ajuda Colunas EmptyDom Mar 04 2018, 19:03

Depois de ter comprado o meu sistema de som Sanyo andei pelo OLX a ver de umas colunas baratuchas para lhe espetar. Encontrei um senhor em Odivelas que estava a vender umas Akai SR-630-B por cinco euros, pelo que as trouxe para casa.
Ajuda Colunas 930878645_1_1000x700_par-de-colunas-akai-sr-630-b-vila-franca-de-xira_rev005
Ajuda Colunas 930878645_2_1000x700_par-de-colunas-akai-sr-630-b-imagens_rev005
Ajuda Colunas 930878645_3_1000x700_par-de-colunas-akai-sr-630-b-som_rev005

Na altura liguei-as ao amplificador JA266 e, como não estava à espera de um som do outro mundo, não liguei muito ao que ouvia. Entretanto levei as minhas Wharfedale e o resto da cangalhada para a exposição. De regresso a casa, deixei as Wharfedale na caixa de origem, e decidi ligar as Akai ao meu Pioneer A-445.

Desde logo achei que o som era "suave demais". Mas como não podia comparar estas colunas com a nitidez das Wharfedale, deixei passar. Mas como, no entanto, o incómodo em cada nova escuta persistia, decidi investigar melhor, e eis que descubro que tudo o que é frequência - baixos, médios, e até agudos - estão a sair pelo woofer!!! Middle e tweeter estão mudos!
Ajuda Colunas 930878645_5_1000x700_par-de-colunas-akai-sr-630-b-lisboa_rev005
Ajuda Colunas 930878645_6_1000x700_par-de-colunas-akai-sr-630-b-_rev005
Ajuda Colunas 930878645_8_1000x700_par-de-colunas-akai-sr-630-b-_rev005

Claro que o som, assim, não é nada de jeito!!! Já abri as colunas, já andei a verificar as soldas dos crossovers e os condensadores e, aparentemente, está tudo em ordem. Também acho estranho que este sintoma aconteça em ambas as colunas, sinal de que, ou receberam um sinal que lhes estoirou com os médios e os agudos, ou de não gostam do amplificador, mas para isso teria de as ligar a outro, coisa que, de momento, não tenho por aqui - pelo menos operacional.

Assim de repente qual é a vossa opinião? Por acaso meti-as à venda no OLX de novo mas, agora que notei este sintoma, e enquanto não souber o que realmente se passa, decidi arquivá-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptySeg Mar 05 2018, 00:54

Primeiro verificava com um multimetro se os médios e os agudos têm continuidade, se não tiverem o mais certo é estarem queimados.
Os condensadores também já podem não estar em condições, se forem os originais já têm mais de 20 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptySeg Mar 05 2018, 09:13

Vou ver isso. Acho estranho é que tenham sido logo os dois middle e os dois tweeters a darem o berro de uma vez, mas o woofer continuarem a trabalhar.

Peço perdão pela ignorância, mas qual é a melhor maneira de configurar este que eu tenho cá por casa?
Ajuda Colunas RBVaEVfWcgqAOCrUAAFHpZbqp5Y423
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptySeg Mar 05 2018, 09:49

Com o comutador para baixo onde diz 200 ohm (rodar 180º da posição OFF como está na foto) e a ponta preta no buraco de baixo e a vermelha no do meio.

Eu primeiro testo a ver se está tudo bem com as pontas e o equipamento ou seja encosto uma ponta à outra e devo ter no visor zero ou um valor perto deste, depois é só medir entre os terminais de cada um dos altifalantes com as colunas desligadas do amplificador. Mantenha as pontas em contacto com os terminais dos altifalantes algum tempo até estabilizar o valor do visor por causa dos condensadores.

Deverá ter leituras por volta dos 6 ohm (não se admire que seja inferior).
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQui Mar 08 2018, 16:15

Cylon escreveu:
Vou ver isso. Acho estranho é que tenham sido logo os dois middle e os dois tweeters a darem o berro de uma vez, mas o woofer continuarem a trabalhar.

Peço perdão pela ignorância, mas qual é a melhor maneira de configurar este que eu tenho cá por casa?
Ajuda Colunas RBVaEVfWcgqAOCrUAAFHpZbqp5Y423

Se ainda assim não souberes usar o aparelho.

Desliga os fios do tweeter e médios, e testa cada um deles com uma pilha de 1,5v, se ouvires um barulhinho, ou cone a mexer, é pq em principio estão bons.

jpinto escreveu:
Com o comutador para baixo onde diz 200 ohm (rodar 180º da posição OFF como está na foto) e a ponta preta no buraco de baixo e a vermelha no do meio.

Eu primeiro testo a ver se está tudo bem com as pontas e o equipamento ou seja encosto uma ponta à outra e devo ter no visor zero ou um valor perto deste, depois é só medir entre os terminais de cada um dos altifalantes com as colunas desligadas do amplificador. Mantenha as pontas em contacto com os terminais dos altifalantes algum tempo até estabilizar o valor do visor por causa dos condensadores.

Deverá ter leituras por volta dos 6 ohm (não se admire que seja inferior).

Sim, para valores de impedâncias 4/6/8 ohms, é de esperar valores de resistência inferiores...
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQui Mar 08 2018, 16:26

Agora é que reparei, na foto do cross-over.

Com condensadores de 0,47uF para o tweeter, fica a emitir frequências fora do espectro audível, é normal que não os ouças. Ajuda Colunas 317942

Então se o médio, tiver um condensador igual... na foto não se consegue ver o valor.

Alguém deve ter andado a mexericar no cross-over, e meteu condensadores com valores errados.

Substitui os condensadores por um de 2,2uF ou mesmo de 3uF, e no máximo, 6uF/8uF para os médios.
E vais ver que eles começam a cantar...


Última edição por TS1lva em Qui Mar 08 2018, 19:15, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQui Mar 08 2018, 16:42

Experimenta antes, usar o mesmo valor dos condensadores tanto para o tweeter como para os médios, e testa...

Primeiro com valores mais baixos tipo 1uF, de certeza que com 3uF ou 3,3uF, isso já fica bom. Ajuda Colunas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQui Mar 08 2018, 22:54

Obrigado pela atenção e pelas respostas.

Ainda não testei as colunas novamente por preguiça e porque o meu multímetro tem os bornes da pilha lixados e ando há uns tempos para ver se lhe meto qualquer coisa que o ponha a funcionar, ou seja, mais preguiça pelo meio.

Ideias tenho muitas, preguiça também... Ajuda Colunas 707387

Quando puder a ver se digo qualquer coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptySex Mar 09 2018, 12:16

Cylon escreveu:
Obrigado pela atenção e pelas respostas.

Ainda não testei as colunas novamente por preguiça e porque o meu multímetro tem os bornes da pilha lixados e ando há uns tempos para ver se lhe meto qualquer coisa que o ponha a funcionar, ou seja, mais preguiça pelo meio.

Ideias tenho muitas, preguiça também... Ajuda Colunas 707387

Quando puder a ver se digo qualquer coisa.

Esquece o multímetro... podes testar com uma pilha, mas aposto que os altifalantes vão estar bons.

O problema está nos condensadores do cross-over.

Quando tiveres tempo, depois posta aí o resultado... Ajuda Colunas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptySáb Mar 10 2018, 01:32

Lá consegui arranjar os bornes do multímetro. À falta de solda, fixei os terminais com... um palito!

Pois é, meus caros. Fiz ambos os testes e vejo-me forçado a chegar à conclusão de que, anteriormente, algo de muito errado se passou com as colunas:
- no woofer a leitura do multímetro é de 5,7 Ohm. No middle e no tweeter, seja qual fôr a grandeza de medida, só me aparece "1  .";
- com a pilha, no woofer escuta-se um barulho que faz lembrar sopro num microfone. No middle e no tweeter não se escuta nada;
- por último, e quase numa operação suicida, liguei o middle directamente à saída direita do amplificador, estando este no mínimo. Rodei o botão um pouco enquanto tocava um CD; nem cheguei ao nível UM, mas nada. Nem sinal de vida!

Só testei numa das colunas, mas presumo que o resultado será idêntico na outra. Deverão, em algum momento, ter levado uma sobrecarga de tons elevados, talvez. Só espero é que não tenha sido o A-445 a dar cabo delas. Ou o JA-266, quem sabe. Mas é estranho que, quer a um, quer a outro amplificador, nunca lhes abri muito a goela com estas colunas!!!

Seja como fôr, entendo agora o preço de cinco euros. Como o prejuízo não foi muito, ando já para aqui com umas ideias no que toca a reutilizar uma caixita cheia de altifalantes canibalizados de televisores em fim de vida!
Ajuda Colunas 693932
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQua Jun 27 2018, 10:09

Ora boas!

Depois da chatice que tive com as minhas Wharfedale, e de as ter despachado ipsis verbis por trinta euros, eis que dei comigo a navegar pelo OLX a ver o que o mercado tinha para me oferecer.

A um Domingo de manhã, acabadinho de acordar, meto-me a navegar pelo OLX e eis que dou de caras com um anúncio de Odivelas, em que se estavam a vender umas colunas sem marca e com aspecto vintage por 10 euros! O anúncio havia sido colocado poucas horas antes e tratei de ligar - isto às nove da madrugada de um Domingo! Ninguém atendeu, como é óbvio!!! Sleep
Passado uma hora, nova tentativa! Ninguém atendeu, como é óbvio!!! Sleep
Envio mensagem a pedir imensas desculpas pelas chamadas àquela hora, e a perguntar se elas ainda estariam disponíveis! Só consegui contacto telefónico aí pelas onze. O vendedor confirmou-me a disponibilidade e o preço e, quando lhe perguntei a marca das ditas, ele disse que não sabia, pois eram artesanais. Fiquei um pouco de pé atrás mas, por dez euros, resolvi arriscar, e combinámos então para essa tarde de Domingo!

Assim que as vi fiquei logo encantado com as ditas e com o seu aspecto vintage - mesmo o que eu procurava para combinar com os meus Sanyo JCX 2250 KZ e TP 1014UM. Perguntei ao vendedor de onde é que elas tinham vindo, e ele disse-me que não sabia, que sempre as tinha conhecido assim em quarenta anos de vida. Ainda tive "direito", pelo preço, a uma (uma só) coluna Sony SS-NX1 que o vendedor me deu como subwoofer Question, e cujo destino mais certo é o OLX a cinco euros!

Chegado a casa, e depois de ter contraído duas hérnias inguinais bilaterais à conta de as trazer para o meu terceiro andar sem elevador, eis que as ligo ao A-445, e eis que tocam em todo o seu esplendor, sem chatices de mais, tirando um ou outro pormenor estético!
Ajuda Colunas Img_2011

As colunas já no meio das minhas tralhas! Tenho de arranjar maneira de aquilo ficar tudo arrumado!
Ajuda Colunas Img_2013

Se são artesanais, devem ter sido feitas por um profissional da altura, pois a caixa é muito bem construída e sólida!
Ajuda Colunas Img_2010

A traseira tem três pequenos orifícios.
Ajuda Colunas Img_2012

Os bornes traseiros não são muito práticos e pedem que adapte ao cabo QED uns garfos.
Ajuda Colunas Img_2015
Ajuda Colunas Img_2020

O tweeter esquerdo já levou tareia! O direito está em bom estado.
Os "tapa-pó" dos middles parecem já as tampas dos antigos potes de vidro dos iogurtes da UCAL!
Ajuda Colunas Img_2014

Os drivers têm algum pó e bolor que ainda não me dei ao trabalho de limpar.
Ajuda Colunas Img_2016
Ajuda Colunas Img_2017
Ajuda Colunas Img_2018
Ajuda Colunas Img_2019

Ao fim deste tempo todo as suspensões já não estão, como é óbvio, imaculadas. No entanto não vou avançar, para já, com qualquer substituição. Dado que elas têm apenas pequenos cortes e o som continua muito bom, estou a pensar colar aquelas aberturas de algum modo, e é sobre isso que queria pedir as vossas opiniões.

Como são colunas artesanais, e como não quis estar, para já, a desmontar os drivers tirei umas fotografias ao interior com o auxílio de lanternas de telemóvel. As especificações de cada um deles são estas - pelo que eu consegui ler:

Woofer JVC HSA 3001-01u
Middle JVC HSA 1206-01f
Tweter JVC HSA 0607-01s
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1370
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQua Jun 27 2018, 11:59

@ Cylon

Com a ajuda de fita adesiva pode recuperar a forma dos "tapa-pó". Não ficarão perfeitos mas com melhor aspecto...
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQua Jun 27 2018, 13:04

Obrigado, e por acaso já tentei! Ou a fita é má, ou o "tapa-pó" metálico é pouco maleável.

Neste momento a minha preocupação maior é remediar as suspensões dos woofers.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQua Jun 27 2018, 13:08

agorgal escreveu:
@ Cylon

Com a ajuda de fita adesiva pode recuperar a forma dos "tapa-pó". Não ficarão perfeitos mas com melhor aspecto...

Is sugerir precisamente isso. Smile

Essas colunas não são artesanais.

São possivelmente da JVC ou de outra marca que usa os altifalates da JVC.

As minhas Onkyo tinham os terminais traseiros iguais a esses.
Os altifalates das minhas Onkyo são estes:

Woofer JVC HSA 3015-01B 8 ohms 50w
Médio JVC HSA 1207-01M 8 ohms 10w
Tweeter JVC HSA 0607-01M 16 ohms 35w

A caixa é que pode eventualmente ter sido trocada pela original. Apenas digo isso porque os woofers têm precisamente a largura das caixas, ficando a faltar espaço para a colocação das grelhas frontais com tecido.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQua Jun 27 2018, 21:21

Não aconselho a fita-cola...

Já usei o aspirador e o alfinete com bons resultados:

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1370
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQui Jun 28 2018, 09:49

Cylon escreveu:
Obrigado, e por acaso já tentei! Ou a fita é má, ou o "tapa-pó" metálico é pouco maleável.

Neste momento a minha preocupação maior é remediar as suspensões dos woofers.

O único remédio para essas suspensões é umas novas. Não é caro e duram outros 10/12 anos...
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1370
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQui Jun 28 2018, 10:18

Cylon escreveu:


A traseira tem três pequenos orifícios.
Ajuda Colunas Img_2010


Estes buracos são estranhos, não parecem pórticos traseiros. Depois de reparadas as suspensões eu experimentaria tapar estes, mesmo que com umas rolhas, de forma a avaliar se são úteis ou prejudiciais ao comportamento das colunas.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyQui Jun 28 2018, 12:02

agorgal escreveu:
Cylon escreveu:


A traseira tem três pequenos orifícios.
Ajuda Colunas Img_2010


Estes buracos são estranhos, não parecem pórticos traseiros. Depois de reparadas as suspensões eu experimentaria tapar estes, mesmo que com umas rolhas, de forma a avaliar se são úteis ou prejudiciais ao comportamento das colunas.

Possívelmente como se tratam de caixas artesanais, quem as fabricou optou por três pórticos traseiros, de tamanhos diferentes. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyDom Jul 29 2018, 21:48

E se eu vos disser que a outra coluna, em vez de três, tem quatro buracos destes na traseira?! confused

Seja como fôr, devo dizer que já as liguei tanto ao Pioneer A-445, como ao Sanyo JCX 2250KZ, e posso adiantar que soam incomparavelmente melhor ligadas ao Sanyo. No Pioneer parece que os graves perdem vigor. Parecem quase colunas de PC!

Realmente, dá mesmo ideia de que vintage só combina com vintage da mesma altura...
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyDom Jul 29 2018, 23:07

Reparar cortes na suspensão é possível com alguma paciência.

Cortes finos e pequenos em que a borracha está junta: Retirar o altifalante e aplicar um pouco de silicone com um pincel por dentro, esta aplicação tem que ter uma espessura de mais ou menos 1mm, para que, quando secar, o silicone seja maleável, mas resistente ao mesmo tempo. Vendem-se embalagens tipo pasta de dentes para aplicar em lavatórios, etc.

Quando o corte está um pouco aberto, terá que se aplicar um pequeno retângulo de fita adesiva (de pano, forte e maleável) na parte de dentro e depois selar com silicone para que a fita não descole com o tempo. As quantidades e o tamanho da fita são regulados pelo senso comum, às vezes é difícil acertar á primeira porque o acesso pode ser difícil, eu uso uma pinça para aplicar o retângulo de fita.

No caso de a reparação ser feita com sucesso, pode-se pintar a suspensão para disfarçar as reparações. Só resulta com tinta de óleo preta, de boa qualidade (é cara) para pintura artística. É aplicada com cuidado com um bom pincel, picando ligeiramente a tinta com o pincel para ficar com uma estrutura tipo areia fina. A tinta demora pelo menos uma semana a secar, mas ao secar fica ainda mais fina mantendo uma ligeira textura ao toque que disfarça as imperfeições da suspensão. Fica como nova, a tinta de óleo está preparada para ser maleável e resistente nas telas e não abre fissuras com o tempo. Em termos de qualidade de som, não se nota diferença alguma pois todas as qualidades do movimento da borracha são mantidas.
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptySeg Dez 24 2018, 15:02

Boas!

Desaparafusei a pequena tampa dos conectores traseira! O crossover veio atrás e não pude puxar muito mais, que as ligações não permitiram! Tirei umas fotos...
Ajuda Colunas Img_2028
Ajuda Colunas Img_2029
Ajuda Colunas Img_2027

Aqui há uns dias fui com estas meninas a uma conceituada casa de reparações em Alvalade, para me verem das suspensões mas, derivado ao alto orçamento pedido para a reparação, vou optar por tentar eu mesmo remediar com o método do galvaorod, a ver se aguentam por mais uns anitos.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 80
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas EmptyTer Dez 25 2018, 02:18

Consulte a Som Duarte, bons preços, alta fiabilidade e competência, prazos demorados na entrega mas vale a pena, resolve problemas que noutos não têm solução...

Travª de Campo de Ourique, 5 - porta ?? - Lisboa

Tecnico som

Somduarte
Reparação de todo o tipo de Altifalantes
Bobines com Matriz em Kapton,Aluminio,Tela de vidro
Telem.933203112
somduarte@gmail.com
duartesom@zonmail.pt
duartesom@mail.pt


king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Conteúdo patrocinado





Ajuda Colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Ajuda Colunas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda Colunas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda- Escolha de colunas
» Ajuda Colunas sistema 5.1 e 4.0
» Ajuda na compra de colunas
» Ajuda a selecionar colunas
» Ajuda, Amplificação de Colunas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: