Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda: problema ao descer a agulha

Ir para baixo 
+6
lpg
Pierre
taunus
António José da Silva
anibalpmm
jdomingos
10 participantes
AutorMensagem
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyTer Jan 03 2017, 11:27

Gostaria de saber a vossa opinião para uma situação que me está a acontecer com o meu novo Pro-ject Elemental.

A situação é a seguinte: quando faço descer a agulha na zona inicial dos discos (automativamente através do "cue level"), acontece frequentemente um pequeno "salto" na direção do interior do disco, e por vezes este "salto" passa por cima de uma, duas ou três ranhuras. Por outras palavras, a agulha faz um pequeno "skip" que para além de fazer um barulho desagradável também não me parece muito bom para a saúde da agulha.

Não me parece que seja um comportamento normal, e nunca me aconteceu no gira-discos anterior.

Já exclui ser uma cabeça/agulha danificada, uma vez que já coloquei uma nova e o sintoma manteve-se mais ou menos com a mesma intensidade.

Em relação ao "anti-skating", no meu GD não é regulável.

O "tracking weight" é o correcto para a minha OM 5e (1,75g). Meço com uma balaça da Ortofon. Também penso ter a agulha alinhada.

Esta situação só acontece se iniciar o disco na zona inicial, aquela faixa que não tem nada (nome?). Se fizer a agulha iniciar na parte da música, já não acontece.

Alguma ideia do que poderá estar a acontecer? Obrigado. Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyTer Jan 03 2017, 11:45

jdomingos escreveu:
Gostaria de saber a vossa opinião para uma situação que me está a acontecer com o meu novo Pro-ject Elemental.

A situação é a seguinte: quando faço descer a agulha na zona inicial dos discos (automativamente através do "cue level"), acontece frequentemente um pequeno "salto" na direção do interior do disco, e por vezes este "salto" passa por cima de uma, duas ou três ranhuras. Por outras palavras, a agulha faz um pequeno "skip" que para além de fazer um barulho desagradável também não me parece muito bom para a saúde da agulha.

Não me parece que seja um comportamento normal, e nunca me aconteceu no gira-discos anterior.

Já exclui ser uma cabeça/agulha danificada, uma vez que já coloquei uma nova e o sintoma manteve-se mais ou menos com a mesma intensidade.

Em relação ao "anti-skating", no meu GD não é regulável.

O "tracking weight" é o correcto para a minha OM 5e (1,75g). Meço com uma balaça da Ortofon. Também penso ter a agulha alinhada.

Esta situação só acontece se iniciar o disco na zona inicial, aquela faixa que não tem nada (nome?). Se fizer a agulha iniciar na parte da música, já não acontece.

Alguma ideia do que poderá estar a acontecer? Obrigado. Jorge
Experimenta passar o VTF para 2,0gr para ver o que acontece
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyTer Jan 03 2017, 15:44

Tenta ver se o suporte do elevador fica mesmo afastado do braço quando está assente no disco.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Jan 07 2017, 11:14

Voltando a este problema. Experimentei aumentar o VTF para o máximo do intervalo permitido da agulha (2g) e o problema manteve-se. Observei o elevador como o António sugeriu, e desce uns 3 mm do braço, pelo que não me parece ser por ai.

Neste momento estou a iniciar os discos já na parte musical e evitar a faixa inicial, pois sinto que estou a desgastar a agulha com tantos saltos. Não sei o que fazer mais. Ontem até fez um duplo skip.

Na minha opinião de iniciado parece-me um problema de anti-skating (não sei a tradução). Quando a a gulha desce a sensação que fico é que quer ir demasiadamente depressa para o interior. No entanto o anti-skating não é regulável no Elemental. Já começo a pensar que deveria ter gasto mais uns tostões numa coisa melhor.

Outra hipótese que ponho é ser derivado dos meus (poucos) discos terem quase todos uma pequena curvatura (Wrap. Quase todos comprados na FNAC, mas este é assunto para outro post). É muito ligeira, mas poderá ser o suficiente para dar um empurrão à agulha quando esta desce?
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 50
Localização : Maia

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Jan 07 2017, 12:38

Não tenho sugestões para te dar para poderes resolver o teu problema, até porque a minha experiência é pouca. Só vim aqui dizer que o único vinil que tenho comprado na FNAC também essa essa curvatura, parece meio empenado. Não tem interferência no audio, mas irrita-me um pouco quando está a girar ver aquele sobe e desce. Todos os meus discos antigos estão perfeitos, só este novo parece um raquítico. Ajuda: problema ao descer a agulha 809774
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Jan 07 2017, 12:38

Tenta ver outra situação:

Repara com atenção, se o corpo da célula roça no disco.
Poderá ser o mat (onde acenta o disco) que seja alto (espessura) demais, e juntamente com o tracking force provoque o contacto com a célula.
Se for, a solução é substituir por um mat mais fino.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Jan 07 2017, 14:09

Faz uma coisa. Na "meia lua" onde assenta o braço, limpa a borracha (se for borracha) com um algodão embebido num pouco de álcool para tirar sujidade e gordura.
Depois tenta de novo sff.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Jan 07 2017, 15:03

António José da Silva escreveu:
Faz uma coisa. Na "meia lua" onde assenta o braço, limpa a borracha (se for borracha) com um algodão embebido num pouco de álcool para tirar sujidade e gordura.
Depois tenta de novo sff.

Estás a referir-te ao elevador?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Jan 07 2017, 15:14

jdomingos escreveu:
António José da Silva escreveu:
Faz uma coisa. Na "meia lua" onde assenta o braço, limpa a borracha (se for borracha) com um algodão embebido num pouco de álcool para tirar sujidade e gordura.
Depois tenta de novo sff.

Estás a referir-te ao elevador?


Sim, onde o braço "repousa em cima".

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Jan 07 2017, 15:41

António José da Silva escreveu:
jdomingos escreveu:
António José da Silva escreveu:
Faz uma coisa. Na "meia lua" onde assenta o braço, limpa a borracha (se for borracha) com um algodão embebido num pouco de álcool para tirar sujidade e gordura.
Depois tenta de novo sff.

Estás a referir-te ao elevador?


Sim, onde o braço "repousa em cima".

Limpei mas não notei diferença. Também não achei que estivesse sujo, até porque é novo com poucas semanas.
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySeg Jan 09 2017, 22:53

o gira-discos está assente numa base nivelada ou o gira-discos está nivelado?
(se não tiveres uma bolha de nível para o efeito coloca um nível tipo "pedreiro" no prato em várias direcções ou instala uma app de spirit level no telefone e coloca o telefone no prato...)
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyTer Jan 10 2017, 22:08

lpg escreveu:
o gira-discos está assente numa base nivelada ou o gira-discos está nivelado?
(se não tiveres uma bolha de nível para o efeito coloca um nível tipo "pedreiro" no prato em várias direcções ou instala uma app de spirit level no telefone e coloca o telefone no prato...)

Depois de muita experimentação com várias aplicações de nivelamento para o Android cheguei à conclusão que o gira-discos não estava perfeitamente nivelado!

A causa do meu problema está aparentemente identificada, pelo que o meu obrigado a todos.

Neste momento quando baixo a agulha na zona inicial sem nada, ou apanha logo uma ranhura, ou se não apanha dá um salto instantâneo para a ranhura mais próxima, fazendo um ligeiro "pop" (já não salta várias ranhuras). Pergunto: isto já é um comportamento normal, ou ainda preciso aperfeiçoar a nivelação?

Desculpem a pergunta básica mas já não me lembro o que fazia o meu GG anterior.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 06:28

jdomingos escreveu:
Pergunto: isto já é um comportamento normal, ou ainda preciso aperfeiçoar a nivelação?

Desculpem a pergunta básica mas já não me lembro o que fazia o meu GG anterior.


Nenhuma pergunta é básica e todas são bem vindas.

Esse comportamento não é normal. O normal é a agulha descer e começar exactamente no sitio onde cai, seja em que lugar desças o braço. Se o comprastes numa loja e novo, o melhor seria dares lá um pulo com ele.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 09:07

Ele é realmente novo e comprado em loja. No entanto já quebrei um dos fios (azul) que liga à cabeça, tendo-o prendido no sitio. Penso que isto retira-me a garantia.

Tentando perceber o que se passa: se o GG/prato está plano, se o VTF está correto, a agulha não está danificada ou desalinhada, o braço parece-me paralelo ao prato, o elevador funciona bem, sobra o antiskating? Que por acaso não é regulável no Elemental... Estou a pensar bem?

Já agora acrescento um dado, quando desço manualmente a agulha verifica-se o mesmo comportamento, embora com menor intensidade.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 09:27

Tenta experimentar aumentar o VTF e ver o que acontece. Se tiveres alguém com uma balança, verifica que o peso é mesmo aquele que estás a colocar.



_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 15:15

jdomingos,
Esse giradiscos, de entrada de gama, tem um conceito plug&play, ou seja, a única coisa que deverias ter feito era nivela-lo corretamente...! o VTF e o antiskating são ajustados em fábrica para a célula em questão e não era suposto teres mexido nem na célula nem no peso...!
Contacta o representante da marca para resolveres a questão e não "estragues" mais isso...

PS. Esse giradiscos, que já ouvi, é muito honesto para o preço que tem mesmo apesar das suas limitações... as análises tb são unânimes nesse sentido!
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 16:21

lpg escreveu:
jdomingos,
Esse giradiscos, de entrada de gama, tem um conceito plug&play, ou seja, a única coisa que deverias ter feito era nivela-lo corretamente...! o VTF e o antiskating são ajustados em fábrica para a célula em questão e não era suposto teres mexido nem na célula nem no peso...!
Contacta o representante da marca para resolveres a questão e não "estragues" mais isso...

PS. Esse giradiscos, que já ouvi, é muito honesto para o preço que tem mesmo apesar das suas limitações... as análises tb são unânimes nesse sentido!

Tive que mexer no VTF pois fiz o upgrade para uma OM10 (1.5g). Ele vem com a OM5e (1,75g). Tenho uma balança daquelas tipo baloiço da Ortofon. Vou tentar mexer mais uma vez com o peso como sugeriu o António José e ver o que acontece, embora já o tenha feito antes.

Neste momento também ponho a hipótese de poder ser um problema dos discos. Pelo que li em forums internacionais há discos que podem causar este "skip" inicial, e como tenho poucos (9 LPs), pode ser simplesmente má sorte. Logo vou baixar a agulha em todos individualmente para ver se deteto um padrão.

Ainda não é altura de levar ao representante, acho que este hobby tem também muito de experimentação e desafio, e quero primeiro tentar resolver as coisas por mim próprio.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 17:07

jdomingos escreveu:

Neste momento também ponho a hipótese de poder ser um problema dos discos. Pelo que li em forums internacionais há discos que podem causar este "skip" inicial, e como tenho poucos (9 LPs), pode ser simplesmente má sorte. Logo vou baixar a agulha em todos individualmente para ver se deteto um padrão.

Ainda não é altura de levar ao representante, acho que este hobby tem também muito de experimentação e desafio, e quero primeiro tentar resolver as coisas por mim próprio.


Duvido muito que seja dos discos. Tenho muitas centenas deles e em nenhum isso acontece (pelo menos que me lembre).


Sim, a experimentação vai servido para um gajo ganhar experiência. Vai-se lendo, vendo e fazendo o que também tem o seu encanto. Mas neste teu caso, é algo de frustrante...penso eu.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 17:28

Se fosse comigo, pegava na peça e ia até aqui:

Núcleo Empresarial da Junqueira
Rua de Entre Muros, 54 – AU
2660-395 S. Julião do Tojal
Email: comercial@supportview.pt
Tef: 21 868 61 01 / 02
Fax: 21 868 61 03


EDIT:
Ou ao local onde o compraste. Aliás... começava por aqui!
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 18:32

É possível verificar se o "antiskating" pré-configurado está correto? Li algures que se colocar o peso do VTF a zero e colocar o braço na direção do eixo a flutuar (sem o prato), poderei observar se ele se move para fora ou não, e assim ter uma noção da existência de antiskating?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 19:10

jdomingos escreveu:
É possível verificar se o "antiskating" pré-configurado está correto? Li algures que se colocar o peso do VTF a zero e colocar o braço na direção do eixo a flutuar (sem o prato), poderei observar se ele se move para fora ou não, e assim ter uma noção da existência de antiskating?


Esse método serve de pouco ou nada. O anti-skating se estiver "activo" vai sempre "puxar" o braço para dentro, portanto, no sentido do interior do disco. Mas um pouco mais ou menos de anti-skating não justifica esse comportamento nas espiras iniciais do disco, a não ser que fosse algo se extremo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 21:37

A descrição feita para o "skip" inicial - se acontecer apenas na faixa de entrada do Lp - parece-me normal. Todos fazem isso, pois nem sempre a agulha entra directamente onde devia.

Caso esse salto aconteça no meio de uma faixa a conversa muda, mas eu testaria o meio de uma faixa e mais nada.
Se entrar bem, mexer parece-me desnecessário.

Digo eu!

Ir para o topo Ir para baixo
WamaKota
Membro AAP
WamaKota


Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/05/2016
Idade : 39
Localização : Lisboa

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 22:20

José Miguel escreveu:
A descrição feita para o "skip" inicial - se acontecer apenas na faixa de entrada do Lp - parece-me normal.

Confesso que nunca vi a acontecer-me isso, tenho LP's novos e antigos e um GD que sobe, aponta e baixa a agulha automaticamente...

Da minha pouca experiência, não me parece que seja normal... a não ser que o disco gire ao contrário do que a agulha está à espera! Ajuda: problema ao descer a agulha 317942
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 22:28

Nunca fui muito bom a apontar e abandonei a tropa antes de ir para a carreira de tiro... Smile

A descrição parece-me ser de um acontecimento "normal", uma vez que na faixa de entrada a agulha bate e faz sempre um ruído maior assim como acontece a entrada - directa ou não - no "groove".

Atenção que falo da faixa de entrada e não da primeira faixa do álbum. Wink


Posso estar a ler mal, pior, estar a projectar algo que não é o que acontece neste caso.
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 22:39

O que me está a acontecer é que a agulha desce na faixa de entrada, e salta instantaneamente para o groove mais próximo (ainda na faixa de entrada). Ao fazer este movimento faz um "pop". Por vezes o salto é de 2 ou 3 ranhuras de modo que até pode saltar para o inicio da 1a faixa musical.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 22:40

jdomingos escreveu:
O que me está a acontecer é que a agulha desce na faixa de entrada, e salta instantaneamente para o groove mais próximo (ainda na faixa de entrada). Ao fazer este movimento faz um "pop". Por vezes o salto é de 2 ou 3 ranhuras de modo que até pode saltar para o inicio da 1a faixa musical.


Volto a dizer que isso não é normal.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 22:42

Experimente baixar a agulha no meio da primeira faixa, salta?

Pelo que descreve creio que não acontecerá...
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 22:44

Nesse caso não tenho qualquer problema. Nunca fez skip a meio de músicas ou quando largo a agulha já na música. E o som parece-me bom sem qualquer vestigio de problema ou distorção.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyQua Jan 11 2017, 22:52

Ainda por cima não há distorção... Eu quase que aposto que o que descreve é normal, mas eu uso o gira-discos com as minhas mãos de fada e nem sempre acerto ali...
Ajuda: problema ao descer a agulha Record-vinyl-microgrooves02-1500-85a0c5550440364f572d1e768a96a82b

Onde parece que sou o único a não acertar... "grooves" distantes uns dos outros. Ajuda: problema ao descer a agulha 447836
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySex Jan 13 2017, 14:45

Fazendo um update... Neste momento o comportamento descrito reduziu-se, depois de nivelar o GD, e diminuir o peso VTF, e também chego à conclusão que acontece mais nos discos com curvatura.

Também observo que o salto na esmagadora maioria das vezes é de apenas para a ranhura mais próxima, o que, segundo o António respondeu, não deixa de ser um comportamento errado. Só salta 2, 3 ou 4 quando "largo" a agulha mesmo no limite da extremidade do disco.

Também observo que o comportamento descrito não é assim tão raro, e acontece a muita gente sobretudo com Project's e Audio-Techica's... Isto pela leitura de inúmeros posts em fórums internacionais. Inúmeras são as teorias mas poucas certezas.

Neste momento iniciar a música muito perto da 1ª faixa é a solução aceitável até mais investigação...
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySex Jan 20 2017, 14:24

Não será o elevador do braço que está a descer muito rápido? ou seja não estará a deixar cair a agulha no disco em vez de o fazer suavemente?
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyTer Jan 24 2017, 15:52

jpinto escreveu:
Não será o elevador do braço que está a descer muito rápido? ou seja não estará a deixar cair a agulha no disco em vez de o fazer suavemente?

Bem, fazendo um último update... Experimentei outro Project Elemental relativamente novo e o comportamento é igual. Portanto concluo que é mesmo assim, provavelmente normal em gira-discos mais baratos, e de o dono cair ligeiramente para o lado do perfeccionismo. Como gosto do aspeto e do som da máquina, e não quero gastar muito mais euros, resta-me fazer pontaria sempre para o inicio da primeira faixa.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyTer Jan 24 2017, 16:21

jdomingos escreveu:
jpinto escreveu:
Não será o elevador do braço que está a descer muito rápido? ou seja não estará a deixar cair a agulha no disco em vez de o fazer suavemente?

Bem, fazendo um último update... Experimentei outro Project Elemental relativamente novo e o comportamento é igual. Portanto concluo que é mesmo assim, provavelmente normal em gira-discos mais baratos, e de o dono cair ligeiramente para o lado do perfeccionismo. Como gosto do aspeto e do som da máquina, e não quero gastar muito mais euros, resta-me fazer pontaria sempre para o inicio da primeira faixa.


Em giras que ja tive e onde o elevador era algo a dar para o bruto, eu auxiliava a descida manualmente para que a agulha fizesse o contacto com a suavidade que se deseja. Podes experimentar para ver se melhora nessa questão.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Fev 04 2017, 01:46

Bom... depois de vender o Elemental no OLX, pois desconfiava que estava defeituoso, e comprar outro novo na Amazon, eis que tudo se mantinha igual!

O skip inicial ao baixar a agulha na borda exterior;
Após algum uso, as agulhas inclinadas... Sempre no mesmo sentido.
O cantilever com os discos a rodar também sempre a "empinar" para a esquerda.
O teste em disco sem nada... Onde o braço parecia o Ben Jonhson a correr para a meta (para o centro).

Tudo sintomas a caminhar para o mesmo... Ausência de Anti-skating.

De notar que tudo o que podia ser alinhado neste Gira estava corretamente alinhado com os instrumentos corretos (Tracking Weight e alinhamento da agulha).

Então deu-me na ideia de construir um daqueles instrumentos de anti-skating tipo anzol de pesca. E depois de algum trabalho e muita paciência, eis que fez-se luz... Acabou completamente o salto inicial (a agulha desce e fica no sítio), acabou a agulha/cantilever entortado, e até o som parece mais potente e definido.

Pois é... o anti-skating. Porém a publicidade ao Elemental diz taxativamente: O Anti-skating vem perfeitamente configurado de fábrica (e eu adiciono que não pode ser regulado... e até adiciono que não há nada para regular, pois ele simplesmente não está implementado).

Anti-skating pré-regulado... é um perfeita mentira. O anti-skating simplesmente não existe no Elemental.

Não sai bem, em minha opinião nem o Fabricante (Pro-ject) nem o representante que a vende (Supportview). Esta máquina danifica os discos e estraga as agulhas. Também não sai bem que dá pontuação máxima a esta máquina em Reviews.

Vou nos tempos mais próximos ficar com ele, pois com o anti-skating feito em casa que lhe adicionei funciona bem. E com o dinheiro que já gastei com esta situação, também terei que adiar a próxima compra.

Desculpem-me o desabafo!
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Fev 04 2017, 01:50

António José da Silva escreveu:
Esse método serve de pouco ou nada. O anti-skating se estiver "activo" vai sempre "puxar" o braço para dentro, portanto, no sentido do interior do disco. Mas um pouco mais ou menos de anti-skating não justifica esse comportamento nas espiras iniciais do disco, a não ser que fosse algo se extremo.

Caro António, o anti-skating ativo vai puxar o braço para fora, não para dentro! Certo? Nem acredito que estou a corrigir um expert!! Smile

E sim, uma vez que é algo extremo (completa ausência de anti-skating) justifica o comportamento.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Fev 04 2017, 06:11

jdomingos escreveu:


Caro António, o anti-skating ativo vai puxar o braço para fora, não para dentro! Certo? Nem acredito que estou a corrigir um expert!! Smile

E sim, uma vez que é algo extremo (completa ausência de anti-skating) justifica o comportamento.



Exacto, a "skating" que é um fenómeno natural "puxa" para dentro e o anti-skating compensa para fora. Foi erro meu na descrição.

Já agora, uma foto de como ficou feito esse anti-skating caseiro. bounce

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySáb Fev 04 2017, 11:08

Neste momento estou a experimentar um anti-skating alternativo e mais simples que também está a funcionar... Muito básico e à base de um lápis, no entanto parece-me funcionar bem e melhor que a cana de pesca.

Ajuda: problema ao descer a agulha Uc?export=download&id=0B-X_7KcV51nvMjF3TXRxLTUtWEE

O contacto entre o lápis e o braço é deslizante (enrolei o braço com lã naquela zona) e não oferece qualquer resistência à medida que o lápis vai subindo, com o girar do disco.

A dificuldade foi encontrar a inclinação certa de modo a manter o Tracking Weight correto e aplicar o anti-skating também na medida certa. O anti-skating é um bocado a olho, mas tudo parece estar bem. Não há skipping, a agulha perfeitamente direita quando o disco roda.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySeg Fev 06 2017, 17:56

Posso estar a ver mal e também não sei como instalou a linha de pesca mas esta solução do lápis não me parece melhor. O lápis está a criar uma força que não é somente no plano horizontal mas também é no plano vertical o que interfere com o tracking e o movimento vertical que deve ser o mais livre possível. A adicionar temos o atrito que o lápis tem quando o braço se move em ambos os planos.

Neste braço possivelmente não será fácil criar um sistema de anti-skating que não interfira no movimento vertical mas penso que o sistema tradicional com um fio muito fino e um peso será o mais "fácil" e mais eficaz.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySeg Fev 06 2017, 18:12

jpinto escreveu:
Posso estar a ver mal e também não sei como instalou a linha de pesca mas esta solução do lápis não me parece melhor. O lápis está a criar uma força que não é somente no plano horizontal mas também é no plano vertical o que interfere com o tracking e o movimento vertical que deve ser o mais livre possível. A adicionar temos o atrito que o lápis tem quando o braço se move em ambos os planos.




100% de acordo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda: problema ao descer a agulha 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jdomingos




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/12/2016
Idade : 48
Localização : Azeitão

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptySeg Fev 06 2017, 23:58

jpinto escreveu:
Posso estar a ver mal e também não sei como instalou a linha de pesca mas esta solução do lápis não me parece melhor. O lápis está a criar uma força que não é somente no plano horizontal mas também é no plano vertical o que interfere com o tracking e o movimento vertical que deve ser o mais livre possível. A adicionar temos o atrito que o lápis tem quando o braço se move em ambos os planos.

Neste braço possivelmente não será fácil criar um sistema de anti-skating que não interfira no movimento vertical mas penso que o sistema tradicional com um fio muito fino e um peso será o mais "fácil" e mais eficaz.

Vocês querem-me estragar a minha grande invenção!!

Agora mais a sério, acho que embora as observações sobre os vetores de força estejam corretas, penso, embora a simplicidade do engenho, ele funciona. Pois sendo a força do lápis exercida na diagonal, essa força vai dividir-se/transmitir-se ao braço: na horizontal - o anti-skating, e na vertical - no Tracking Weight (neste caso diminui-o). Desde que estas duas variáveis estejam na medida correta, o engenho funciona... na minha modesta opinião.
Não difere de qualquer outro sistema de anti-skating, nos seus fundamentos, penso.

Quanto à resistência do lápis contra o braço... pode ser uma questão. Mas como disse coloquei fio de lã fofa no braço e o lápis é revestido de uma tinta muito escorregadia. Não sinto que haja ali qualquer resistência relevante. Mas é uma questão pertinente.

A ideia da cana de pesca é esta: https://www.henleydesigns.co.uk/ui/product/ProductGalleryPopup.aspx?ProductID=821&curimg=prod_large_27_4_2012_277.png

O que fiz foi uma coisa muito artesanal, mas um sistema destes ficaria concerteza melhor no meu Gira do que o lápis, e claro funcionaria melhor, tal como o jpinto aconselha. A considerar a compra.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha EmptyTer Fev 07 2017, 09:01

O sistema que referi é o que apresenta nas imagens.

O problema está mesmo na cana de pesca (ou seja na escala), como coloca-la nesse braço sem dar cabo dele. Não tenho as dimensões da cilindro que fica horizontal mas parece ser comprido pelo que começava por atar a linha de pesca ao redor desse cilindro e ver se resulta.

O suporte por onde passa o fio de pesca posso sugerir aparafusar numa base pesada para não ter de fazer furos na GD.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda: problema ao descer a agulha Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ajuda: problema ao descer a agulha Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda: problema ao descer a agulha
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Agulha NOS AKG P25MD35 - problema
» Problema com braço e/ou agulha - Rega Planar 2
» ajuda - problema no amp
» problema no Roksan-peço ajuda
» Ajuda : Substituição da Agulha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: