Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Móvel DIY

Ir para baixo 
+13
Ghost4u
tfonseca
lore
Goansipife
johnnys14
MASantos
ricardo onga-ku
Stereo
luis lopes
anibalpmm
Milton
radarkadafi
Denon DL-103R
17 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyQua Jan 06 2016, 19:36

Ora, necessitando de um móvel com isolamento acústico por andares, estudando as opções mercado, achei que poderia eu próprio (junto com a Mulher que sempre me acompanha nas bricolages) fazer um móvel rack para os equipamentos que pouco a pouco vão chegando a casa. Bem, relativamente aos móveis (serão 2 com 3 prateleiras cada) irão ser de madeira maciça, para tal comprei ontem as 6 tábuas (60x50), 8 patas de madeira, algumas bases redondas de cortiça para colocar entre a base das patas e o chão, encomendei varios sets de spikes para fazer as respectivas interligações entre prateleiras, broca de madeira, buchas metálicas com rosca para embutir dentro da madeira, verniz de madeira para a proteger e escurecer. Ficam a faltar as ligações em madeira entre prateleiras que se ligarão junto com os spikes. No final, o preço total em material rondará os 300€ o que fica bem mais barato que encomendar algo do género já pronto.. agora resta saber se possuo o dom para executar tal trabalho...

Assim que estiver pronto mostro as fotos mas ainda irá demorar umas semanas. Até lá, aceito algumas sugestões de quem já embarcou em projectos similares.
Ir para o topo Ir para baixo
radarkadafi
Membro AAP
radarkadafi


Mensagens : 62
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 45
Localização : Porto

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyQua Jan 06 2016, 19:59

Excelente ideia!
Nada como algo feito por nós, ao nosso gosto e à nossa medida.
Infelizmente, a minha experiência em nada será útil, porque a única vez que me passou pela cabeça fazer algo parecido, o resultado foi para esquecer e a história acabou numa loja sueca...
Boa sorte e vai pondo aí umas fotos, para podermos acompanhar.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyQua Jan 06 2016, 20:17

O bambu parece ter caracteristicas sonicas interessantes e os diyers estao a usar as pranchas que se vendem no Ikea e por cá tambem já as vi no "Deborla"...

http://bottlehead.com/smf/index.php?topic=6626.0
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyQua Jan 06 2016, 20:58

aqui está uma ideia que já ando para concretizar há algum tempo

Ikea table

Móvel DIY Gi.mpl?u=31915&f=DIY_Ikea_Lyte_Rack_007
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyQui Jan 07 2016, 01:08

Mmmmmm, já comprei umas pranchas de pinho, mas ainda vou investigar essas pranchas de bambu no de borla (as do IKEA já vi que sofrem muito com a variação de temperatura e principalmente com a humidade pois tive aqui uma e curvava sempre que a humidade era mais elevada), se não forem muito caras as do De'Borla ainda troco, senão avanço com as de pinho... o MDF também tem boas propriedades isolantes, não é a toa que o Rui Borges as usa para as bases dos seus Gira Bolachas ...
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyQui Jan 07 2016, 20:30

é sempre bom ver o pessoal a trabalhar em projectos
Móvel DIY 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 08 2016, 09:32

Só umas coisitas...
A ressonância do material neste caso não me parece de grande importância.. Aqui penso que o «mais baratinho» MDF pode ser uma boa solução. O problema poderá ser como fazer o trabalho e os acabamentos...
E por outro lado, as ressonâncias, que se procura evitar com os spiks... vejo uma tendência no uso de 4 pés, o que para mim é um erro! 3 pés é o que aconselho, pela simples razão de que por muito bem assentes que estejam, haverá sempre um que estará com menor contacto efectivo e que acabará por ser um comunicador ou mesmo, uma fonte de de ressonância. O contacto precisa ser efectivo, caso contrário, não será alcançado o objectivo.
Boas aventuras!... Móvel DIY 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 08 2016, 11:04

anibalpmm escreveu:
aqui está uma ideia que já ando para concretizar há algum tempo

Ikea table

Móvel DIY Gi.mpl?u=31915&f=DIY_Ikea_Lyte_Rack_007


Não sei se será uma boa ideia...

O mais importante é utilizar um material denso tanto nas prateleiras como nas pernas para evitar as ressonâncias, e isso é pouco comum nos produtos da Ikea.
A rigidez do conjunto é igualmente importante.

R
Ir para o topo Ir para baixo
MASantos
Membro AAP
MASantos


Mensagens : 171
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 38
Localização : Estoril

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 08 2016, 16:12

Uma boa solução para pranchas solidas e maciças são os tampos de cozinha vendidos nas lojas estilo aki e leroy merlin e também no ikea. Ha uns de aglomerado, mas depois há outros feitos de blocos de madeira maciça colados. As do ikea já trazem acabamento mas é preciso cortar em casa, no aki e keroy merlin eles fazem o corte à medida sem custo acrescido.

Estes tampos custam uns 120-180euros conforme o tamanho e madeira, mas dão para fazer 4 ou 5 pratelerias e ainda as pernas.
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 09 2016, 15:29

Bem, depois de pesquisar materiais em várias lojas optei pela madeira maciça (pinho nórdico) com uma espessura de 2,8cm. Tenho umas de 1,8cm para fazer um duplo isolamento que talvez as use em cima. Hoje vou começar a fazer os acabamentos (arredondar os cantos) e fazer os vários furos que serão precisos parra as interligações. Amanhã e depois estarei na fase de envernizamento e proteção da madeira. Quanto as patas de interligação vão ser redondas em madeira maciça também. Espero mais logo colocar um a foto de algum do material que vou usar.
Ir para o topo Ir para baixo
johnnys14
Membro AAP
johnnys14


Mensagens : 559
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 52
Localização : Amadora

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 09 2016, 17:25

Eu após pesquisar vários tipos de mesas/móvel como lhe quiserem chamar acho que vou começar com algo dividido, isto é cada peça com uma prateleira, que acolhe 2 aparelhos, como tenho já 5 aparelhos e continua em fase de crescimento, então vou fazendo consoante, as minhas posses e necessidades como algo assim na imagem 
Móvel DIY Hrbiph
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 09 2016, 19:44

ricardo onga-ku escreveu:

Não sei se será uma boa ideia...

O mais importante é utilizar um material denso tanto nas prateleiras como nas pernas para evitar as ressonâncias, e isso é pouco comum nos produtos da Ikea.
A rigidez do conjunto é igualmente importante.

R

O amigo e também membro da administração deste Fórum - Ferpina - costuma chamar a esses XPTOs, que por vezes aparecem, de "Efeito de Placebo".

Eu não posso estar mais de acordo com ele Móvel DIY 843159
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyDom Jan 10 2016, 02:50

Isso nunca poderão chamar, efeito placebo; tem tudo um estudo científico que começa em distribuição de forças e também tem as propriedades dos diferentes materiais existentes (como nos cabos, prata é melhor que cobre, ponto!); se optarmos pela madeira que tem das melhores capacidades para evitar ressonâncias ainda há que aplicar um filtro para as diferentes tipos de madeira... MDF é um bom derivado de madeira pois usa uma resina específica para formar um complexo bem sólido (pena não ter conseguir encontrar na zona onde habito MDF com a espessura adequada). Prensados de madeira (tipo IKEA) não são boas ideias pois poderá haver zonas mais prensadas que outras, com resíduos de madeira +/- constantes. Optei pelo pinho nórdico pois é um material mais fácil de encontrar e tem propriedades isolantes razoáveis...

Um dos poucos estudos de ressonância em madeira que conheço é dos braços Reed; para quem interessar:

http://www.reed.lt/research/58-wood-vs-the-rest-testing-armtube-material


Última edição por Denon DL-103R em Dom Jan 10 2016, 12:59, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyDom Jan 10 2016, 03:34

Então aqui ficam algumas imagens (já prometidas) do início do projecto:

- patas ja no começo do envernizamento (pinho maciço)

Móvel DIY Ev2d20

- algum do material utilizado (diferentes brocas, spikes, colunas de interligação, roscas de embutir sendo 2 diferentes tamanhos - 6  e 8  mm)

Móvel DIY 2wpqdyq

- pormenor da circunferência onde irá assentar o spike

Móvel DIY Dlmfqf


To be continued...
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 15 2016, 21:02

Bem, após muito trabalho na última semana já está feito o protótipo n.1. Este protótipo é apenas para estudo apesar de ter apresentado boa estabilidade (eu sentei-me em cima do móvel), mas algumas coisas correram mal, principalmente a nível de marcações o que causou uns pequenos desvios em algumas patas de interligação (estas marcações vão correr melhor no móvel definitivo). As patas em baixo também não estão lineares com o resto das colunas mas isso também vai ser corrigido, de resto estou bastante contente com o resultado.

Agora não tenho tempo para produzir os 2 móveis finais (serão 2 iguais) que preciso para o sistema, mas em Março espero tê-los prontos.

Espero pelo vosso Feedback.

PS. O RB UNO foi apenas para servir de escala, já o arrumei novamente na caixa pois ainda estou à espera do braço para para a montagem final.


Móvel DIY Qp5ead

Móvel DIY 103egyu

Móvel DIY Bi2ia0

Móvel DIY Sb37kl
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 15 2016, 21:15

Qual foi a filosofia utilizada na concepção da estrutura?

Aparentemente cada conjunto prateleira/apoios liga ao próximo por meio de cones metálicos e se não estou em erro isso faz com que o móvel trabalhe como um todo em termos de ressonância.
Na minha óptica a prateleira do gira-discos devia estar isolada do resto do móvel (e não acoplada) de modo a evitar a transmissão de vibrações dos equipamentos que estão em baixo para o gira-discos e consequentemente para a célula.
Uma boa solução seria colocar uma câmara de ar ligeiramente cheia entre as duas prateleiras superiores, ou feltro e/ou cortiça, ou umas bolachas de sorbotano.
E talvez não fosse má ideia utilizar uma lajeia de granito ou ardósia para a prateleira superior.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 15 2016, 22:50

Parabéns! Está muito bom! Móvel DIY 22692
Eu apenas faria com 3 pernas em vez de 4. De resto, é isso mesmo! Móvel DIY 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 15 2016, 23:16

Ricardo,

A filosofia é a de a ressonância se dissipar pelas interligações nos quatro cantos da prateleira e para isso acho muito importante a linearidade. Outro aspecto interessante é a versatilidade pois poderá-se acrescentar ou diminuir mais módulos conforme as necessidades.
De qualquer forma confesso que a ideia não é minha, eu vi vários tipos de móveis e agradou-me mais esta, algo bom que eu consiga fabricar cá sem gastar um "balurdio".

Aqui fica o site da HiFi Racks, de onde fui buscar a ideia:

http://www.hifiracks.co.uk/hi-fi-racks/2/podium-reference

Agora tenho que pensar na melhor solução para a prateleira em cima; se reparar no site utilizam também spikes para a última prateleira mas eu concordo consigo que em cima deveria estar melhor isolado, pensava que por estar em deck duplo já seria suficiente. A câmera de ar é bem pensado mas esteticamente não irá ficar bem. O que poderia fazer era então colar uma placa de cortiça na prateleira em cima mas manter a ligacões dos spikes entre a ultima prateleira e o double deck, o que acha? Ou abandonar mesmo os spikes nestas duas prateleira e colar a placa de cortiça entre elas? o Gira Discos pesa cerca de 30 Kg, estar a acrescentar mais uma placa de granito tenho medo de estar a colocar muito peso na estrutura, e se colasse outra placa de cortiça em cima?

Obrigado pela sua opinião!
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 15 2016, 23:22

Obrigado pelo seu comentário STEREO.
Para mim, no caso do móvel acho que as forças exercitadas deverão ser distribuídas pela tábua de igual forma nos 4 cantos, não sei porque mas não me cabe na cabeça os 3 pontos de distribuição num móvel...

Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 15 2016, 23:29

Agora so falta arranjar um smartphone com uma app de sismografo e verificar quais as soluçoes que apresentam menos vibraçoes .
Ir para o topo Ir para baixo
johnnys14
Membro AAP
johnnys14


Mensagens : 559
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 52
Localização : Amadora

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySex Jan 15 2016, 23:40

Denon DL-103R escreveu:
Bem, após muito trabalho na última semana já está feito o protótipo n.1. Este protótipo é apenas para estudo apesar de ter apresentado boa estabilidade (eu sentei-me em cima do móvel), mas algumas coisas correram mal, principalmente a nível de marcações o que causou uns pequenos desvios em algumas patas de interligação (estas marcações vão correr melhor no móvel definitivo). As patas em baixo também não estão lineares com o resto das colunas mas isso também vai ser corrigido, de resto estou bastante contente com o resultado.

Agora não tenho tempo para produzir os 2 móveis finais (serão 2 iguais) que preciso para o sistema, mas em Março espero tê-los prontos.

Espero pelo vosso Feedback.

PS. O RB UNO foi apenas para servir de escala, já o arrumei novamente na caixa pois ainda estou à espera do braço para para a montagem final.


Móvel DIY Qp5ead

Móvel DIY 103egyu

Móvel DIY Bi2ia0

Móvel DIY Sb37kl


Parabéns Móvel DIY 754215 está muito bem.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 10:10

Denon DL-103R escreveu:
Ricardo,

A filosofia é a de a ressonância se dissipar pelas interligações nos quatro cantos da prateleira e para isso acho muito importante a linearidade. Outro aspecto interessante é a versatilidade pois poderá-se acrescentar ou diminuir mais módulos conforme as necessidades.
De qualquer forma confesso que a ideia não é minha, eu vi vários tipos de móveis e agradou-me mais esta, algo bom que eu consiga fabricar cá sem gastar um "balurdio".

Aqui fica o site da HiFi Racks, de onde fui buscar a ideia:

http://www.hifiracks.co.uk/hi-fi-racks/2/podium-reference

Agora tenho que pensar na melhor solução para a prateleira em cima; se reparar no site utilizam também spikes para a última prateleira mas eu concordo consigo que em cima deveria estar melhor isolado, pensava que por estar em deck duplo já seria suficiente. A câmera de ar é bem pensado mas esteticamente não irá ficar bem. O que poderia fazer era então colar uma placa de cortiça na prateleira em cima mas manter a ligacões dos spikes entre a ultima prateleira e o double deck, o que acha? Ou abandonar mesmo os spikes nestas duas prateleira e colar a placa de cortiça entre elas? o Gira Discos pesa cerca de 30 Kg, estar a acrescentar mais uma placa de granito tenho medo de estar a colocar muito peso na estrutura, e se colasse outra placa de cortiça em cima?

Obrigado pela sua opinião!

Bom dia,

A Hi-Fi News mediu com um acelerómetro os efeitos produzidos por cones e pés de borracha quando colocados entre uma coluna e um suporte:

"We can understand how the above idea might be wrong by considering another example of the use of “spikes” – a running shoe. Here the purpose is to increase the grip between two objects (shoe and ground) and hence transmit forces more efficiently. This example instantly shows that a cone or spike might not reduce the amount of actual force transmission, but actually help ensure effective transmission. Hence spikes and cones – far from “isolating” – might sometimes give a more effective link for vibrations to pass though.

In some recent issues of the audio magazine, ‘Hi Fi News’, Keith Howard used an accelerometer to measure the levels of vibration in various objects. When he tried measuring the vibrations produced in a loudspeaker stand by playing the speaker he found a result that surprised him. With the speaker unit sitting on cones the level of vibration of the stand was over one hundred times greater than if the cones were replaced with small rubbery feet. This indicates that cones are of doubtful use if the intention is to stop vibrations passing from the speaker to the stand, or to any other solid objects against which the speaker may sit. "

fonte - http://www.audiomisc.co.uk/cones/speak.html

Daí o meu comentário anterior; os cones estão de facto a ligar cada um dos andares pelo que as vibrações/ressonâncias serão transmitidas ao longo da estrutura em ambos os sentidos.

Não me parece que o design da HiFi Racks seja muito eficaz (é aliás uma característica típica dos fabricantes de acessórios).

Se a prateleira de cima tiver um rebordo (como um tabuleiro invertido) poderá esconder a câmara de ar.
A alternativa é experimentar fazer uma sanduíche com alguns dos materiais que indiquei acima; estou e ser que os melhores resultados serão obtidos combinando dois matérias, uma sanduíche mista por assim dizer.

Se tem um smartphone proponho que investigue de que modo pode utilizar o acelerómetro embebido neste para efectuar medições.

Bom trabalho!

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 10:49

Mas o objectivo não é passar as vibrações pelos apoios sucessivamente até ao chão?

Pode-se sempre recorrer a elementos finitos e simular isto.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 14:15

tfonseca escreveu:
Mas o objectivo não é passar as vibrações pelos apoios sucessivamente até ao chão?

Pode-se sempre recorrer a elementos finitos e simular isto.

Esse é o objectivo mas tanto quanto sei as vibrações/ressonâncias não são afectadas pela gravidade.
O conjunto cone+apoio produz uma ligação "dura" embora não rígida pelo que a energia passa de um elemento para o outro.

R
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 14:31

Não consigo perceber a lógica que apontas. O objectivo dos spikes é promover um apoio rígido, por via de aumento de pressão. Será normal as vibrações se propagarem e a gravidade promove essa propagação. Podemos tentar desenhar o diagrama equivalente para promover o raciocínio. Isto no fundo é um exercício de engenharia mecânica ou civil.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 14:39

tfonseca escreveu:
Não consigo perceber a lógica que apontas. O objectivo dos spikes é promover um apoio rígido, por via de aumento de pressão. Será normal as vibrações se propagarem e a gravidade promove essa propagação. Podemos tentar desenhar o diagrama equivalente para promover o raciocínio. Isto no fundo é um exercício de engenharia mecânica ou civil.

Segundo o meu raciocínio, que pode não estar correcto, a ligação rígida produzida pelo conjunto cone/apoio permite a passagem de ressonâncias em ambos os sentidos.
Ora tendo em conta a elevada sensibilidade da célula (que produz um sinal eléctrico de muitíssimo baixa intensidade com uma relação de sinal ruído igualmente débil), parece-me lógico que a prateleira do gira-discos esteja desacoplada do móvel e por conseguinte do resto dos equipamentos.

R
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 15:39

A gravidade entra em jogo pelas massas e consequente acção reação.

Mas, antes de tudo, qual é a fonte das vibrações? Para podermos determinar os apoios temos quais são as frequências em jogo.

Acho que temos que discutir as hipóteses básicas como por exemplo: chão é um apoio fixo ou tem impedância mecânica? Tratamo-lo como um conjunto mola-pistão? E os apoios? As prateleiras se não forem rígidas, nem faço ideia de como se faz a modelação das mesmas.

Bem, espero que os fabricantes façam isto seriamente ou simulem e depois meçam.
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 15:52

Segundo o que dizem os especialistas ,o spike transfere para o cone , mas o cone nao tranfere para o spike .
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 15:53

O melhor material até hoje estudado para evitar a ressonância sonora é a madeira maciça. Entre as madeiras a melhor (e muito difícil de arranjar) é Pau Brasil. Fonte de vibrações vão ser todos os equipamentos que emitem "barulho eléctrico".

Vou amadurecer a ideia para a ultima prateleira em forma de sanduíche, usando uma placa de cortiça com de 1 a 2 cm de espessura entre as 2 ultimas prateleiras em decaimento dos spikes.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 17:57

tfonseca escreveu:
A gravidade entra em jogo pelas massas e consequente acção reação.

Imagino que se esteja a referir aos efeitos da gravidade sobre a estrutura/prateleiras.
Na minha óptica o cone metálico assente numa base metálica efectua uma ligação "dura" e como tal transmite ressonâncias, como aliás ficou demonstrado pelo teste da HiFiNews.
É possível que a forma cónica "absorva" alguma energia que venha da base mas não deixa de se tratar de um ponto de transmissão.
Olhando para o cone parece simples assumir que a energia drena para o vértice mas tenho dúvidas que a forma cónica seja suficiente para impedir que o inverso também se verifique.

tfonseca escreveu:
Mas, antes de tudo, qual é a fonte das vibrações? Para podermos determinar os apoios temos quais são as frequências em jogo.

Os amplificadores têm transformadores que produzem vibrações; essas vibrações podem produzir ressonâncias nas prateleiras dependendo do material e da topologia das mesmas, o no caso destas serem rígidas e não absorventes as vibrações podem ser transmitidas pela estrutura se esta for igualmente rígida e não absorvente.

O próprio ar transmite vibrações (som), que afectam a estrutura e até a célula.

O pavimento também pode ser uma fonte de vibrações caso se trate de soalho tradicional com caixa de ar, e que vibra com o som e com a vibração das colunas caso estas estejam acopladas ao soalho por meio de cones.
Daí que seja vantajoso colocar o gira-discos numa prateleira fixa à parede:

Móvel DIY Wrcoiu

Mas o ideal mesmo é colocar o gira-discos fora da sala de audições.

tfonseca escreveu:
Acho que temos que discutir as hipóteses básicas como por exemplo: chão é um apoio fixo ou tem impedância mecânica? Tratamo-lo como um conjunto mola-pistão? E os apoios? As prateleiras se não forem rígidas, nem faço ideia de como se faz a modelação das mesmas.

No que se refere ao pavimento, depende da construção do edifício (laje de betão, abobadilhas cerâmicas sobre vigotas pré-fabricadas, soalho sobre vigas de madeira, etc.) e o revestimento (ladrilhos, alcatifa, taco colado, soalho tradicional, soalho flutuante, etc.).

Eu diria que para as prateleiras importa escolher uma combinação de materiais rígidos e absorventes, de modo a garantir estabilidade e atenuar as vibrações.
A frequência de ressonância depende de vário factores como a rigidez, a densidade e a composição do material em questão.
P. ex. um sino em bronze ressoa a uma frequência mais elevada do que um em madeira, a um nível de pressão sonora mais elevado e durante mais tempo); se não estou em erro, ao colarmos uma membrana de betume adesivo a ambos sinos iremos obter uma atenuação da intensidade e também da duração.
A topologia da prateleira também afecta a frequência de ressonância e a intensidade da mesma, como os sulcos que o Paulo td124 abriu na base do gira-discos que concebeu.

Pessoalmente eu optaria por uma estrutura em madeira por uma questão estética e pelas características do material (modo como ressoa), com um desenho que garantisse a estabilidade estrutural.
As estruturas metálicas tubulares são melhores condutoras de vibrações e ressoam a uma frequência mais próxima da gama de maior sensibilidade do ouvido (ver curvas isofónicas); a meu ver não devem ser usadas desassociadas de um material de absorção (p.ex. enchimento com uma espuma de poliuretano expansível ou algo do género), a menos que as prateleiras estejam desacopladas da estrutura.
Optaria também por utilizar madeira nas prateleiras, possivelmente em contraplacado devido à maior resistência ao empeno e ao facto de este material ser composto por várias camadas com as fibras/veios orientadas perpendicularmente em cada camada, produzindo eventualmente uma sanduíche com membrana de betume adesivo, cortiça ou algo do género.
As prateleiras seriam desacopladas da estrutura com apoios em material absorvente, p.ex. sorbotano.
Esta solução da Something Solid, que consiste em apoiar prateleiras de MDF+balsa num cabo (julgo que de nylon), também me parece interessante/eficaz:

Móvel DIY 35343cz

tfonseca escreveu:
Bem, espero que os fabricantes façam isto seriamente ou simulem e depois meçam.

Eu duvido que a maioria teste ou simule o que quer que seja.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 19:33

Actualmente tenho o gira discos em funcionamento (Pro-Ject RPM 1) separado dos restantes equipamentos pois assenta em uma prateleira que está na parede. A ressonância que ouço é muito alta, chega a ser desagradável quando não tem som a ser lido (com aquele famoso som vhuuuuuuu a vir do amplificador). Mas bem, aqui acredito que a ressonância poderá vir da má qualidade do braço e da má qualidade dos cabos do mesmo pois quando aperto o braço com a mão ou toco ligeiramente nos cabos a ressonância diminui um pouco. Por isso eu ter na ideia de uma braço com construção em madeira como é os caso dos da Reed onde foi feito um estudo das ressonâncias...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 19:39

Isso pode ser um ground loop.
Não tenho grande experiência com gira-discos mas talvez seja boa ideia iniciar um tópico específico para esse problema e com ajuda seja possível despistar a causa.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 21:55

Denon DL-103R escreveu:
Obrigado pelo seu comentário STEREO.
Para mim, no caso do móvel acho que as forças exercitadas deverão ser distribuídas pela tábua de igual forma nos 4 cantos, não sei porque mas não me cabe na cabeça os 3 pontos de distribuição num móvel...


Em 4 pés, há sempre um menos bem encostado, que poderá casar a «música inversa», com a trepidação, será então algum spike a fazer o toque-toque... Já no caso de serem apenas 3 pés, os mesmos terão forçosamente que ficar assentes. Claro que no caso terá que ser uma estrutura com mais profundidade, não só por causa do bom descanso, mas por causa da profundidade dos aparelhos e cabos. Algo assim... http://www.atacama-audio.co.uk/p/equinox-hi-fi-rs-4-shelf-rack-with-free-isolation-cone-pack/hifi-racks_equinox?pp=24
Se um dia fizer outro será provavelmente desse género, mas igualmente de 3 pés.
Eu também estou a pensar um dia fazer uma bases com cortiça, mas para amplificadores... Será com duas placas de MDF, com cortiça no interior.
Siga a música! Móvel DIY 438006128

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 22:21

Se o móvel for bem concebido terá pés reguláveis em altura e nesse caso o problema do pé menos encostado não se coloca.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 22:30

Encontrei uma foto do gira do Paulo:

Móvel DIY 2rfvupk
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySáb Jan 16 2016, 22:33

Caro Stereo, neste caso não se põe em causa o encosto das 4 patas pois estes spikes veem com ajuste e posso desenroscar ou enroscar (a partir do meio do cone) para compensar isso, aliás, eu certifiquei-me que todos os cantos estavam com eles bem encaixados e mesmo sem pesos em cima não havia um mínimo ruído de trepidação.
Em uma mesa retangular, se coloca-se apenas um apoio central atrás iria haver descompensação na distribuição das forças exercidas pelos equipamentos que já na sua maioria apresentam um formato retangular e que exercem a força em 4 cantos. Existem projectos de mesas audio com 3 pernas mas nunca elas poderão ser retangulares, a estrutura que sustentará a força terá que ser em forma de triângulo equilátero; mas esta é apenas a minha visão das coisas e de qualquer forma nunca fui o melhor dos alunos a matemática, estando a funcionar mais com o empirismo...
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyDom Jan 17 2016, 18:57

Começo por dizer que esta é uma área que nunca me interessei, por várias razões que as posso enumerar mais tarde. Mas, tenho andado a pensar neste assunto e dei por mim a ver o que era oferecido comercialmente. Sinceramente acho que a maior parte são simplesmente móveis, sem estudo sobre vibrações e ruído.

Paralelamente dei por mim a tirar o pó de alguns livros e consultar outros (apesar de ter tido algumas cadeiras de engenharia mecânica, nunca abordei estas questões). Das soluções comerciais a única que fez sentido para mim foi a da solid tech, em que existe amortecimento por conjuntos de pistões e molas.

Dos poucos estudos e patentes que vi (devem existir mais, certamente), as maiores preocupações são as vibrações geradas pelos gira-discos e sobretudo as vibrações provenientes da pressão sonora.

As do gira-discos, penso que a suspensão do mesmo trate do assunto. É um RB, não é?

Resta o som. Parece-me que um sistema de molas deverá ser o melhor, ajudado eventualmente por um material elástico. Um sistema semelhante ao da solid tech. Assim as prateleiras devem ser rígidas (elevado modulo de Young).

Outra abordagem será ter prateleiras desenhadas para absorver certas vibrações. Parece-me uma abordagem mais complicada.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyDom Jan 17 2016, 20:12

Se não estou em erro nenhum dos gira-discos concebidos pelo Rui Borges tem suspensão.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyDom Jan 17 2016, 22:33

A questão de ser assim ou assado, pode-se dizer que, no meu caso, é mais uma questão de mania que outra coisa. Mas sou assim mesmo... Móvel DIY 317942
Quanto aos supostos testes ou não-testes... nem comento... se as revistas dão estrelas a determinados produtos, também não me interessa... Enfim, as coisas têm as suas razões e eu não discuto as mesmas nesses termos. Por exemplo, tenho um móvel feito de tubos de ferro, da Target, com rodas. Não tem um aspecto por aí... mas posso colocar no lugar das rodas uns spikes e até encher de areia ou atabites. E o facto de encher de arreia... dá - quanto a mim - ainda melhor resultado que os spikes (neste caso também 4). Os outros de 3 pés também poderão ser «enchidos»... Móvel DIY 22692

Móvel DIY 1zcco7
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyDom Jan 17 2016, 22:47

Nos meus tempos de liceu também tive um móvel da Target igual a este que trazia a opção de utilizar rodas e spikes.

As prateleiras eram feitas de aglomerite folheada a vinil; as duas de baixo assentavam em 4 pequenos hemisférios de uma borracha flexível (talvez silicone), e a superior p/ gira-discos apoiava-se em spikes virados para cima, uma solução que me parece errada pois transmite as ressonâncias produzidas pelo gira-discos à estrutura metálica tubular.

Móvel DIY 2q2k6fp

R
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySeg Jan 18 2016, 02:14

E que tal prateleiras suspensas no tecto (pelo menos para o gira discos), também seria interessante; tipo isto:

Móvel DIY 24691909_000_a?$zoom2$


Última edição por Denon DL-103R em Ter Jan 19 2016, 00:34, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySeg Jan 18 2016, 09:27

Acho uma boa ideia mas essa solução não parece muito eficaz, é preferível levar cada um dos tirantes directamente até ao tecto.

O amigo do Paulo td124 com o sistema Onken tem uma solução semelhante para o leitor de CD, talvez ele encontre uma fotografia.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySeg Jan 18 2016, 19:45

Uma vez dormi numa cama assim, com 4 correntes presas no tecto, uma loucura Smile Escusado será dizer que ao mínimo movimento aquilo abanava por todos os lados, parecia um baloiço mas até gostei da ideia (assim para algo mais temático). Agora, será que as vibrações produzidas pelo gira-discos não provocarão mini deslocações da prateleira suspensa, ou já estou a viajar no pensamento? Estou a pensar um pouco como a minha experiência na cama...

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySeg Jan 18 2016, 20:21

O Holbein Menesez, audiófilo brasileiro famoso pelo experimentalismo com que pautava a sua prática, também suspendeu o seu gira-discos do tecto.
Para evitar esse balanço colocou uma quilha na parte inferior da prateleira que mergulhava num contentor cheio de lubrificante muito denso.
Imagino que essa solução fosse muito eficaz.
Procurei uma foto mas não me lembro onde a vi...

R
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySeg Jan 18 2016, 23:28

Denon DL-103R escreveu:
E que tal prateleiras suspensas no tecto (pelo menos para o fira discos), também seria interessante; tipo isto:

Móvel DIY 24691909_000_a?$zoom2$

Ora aqui está um bom princípio, mas não desta forma. os cabos a prumo nos cantos, sim.
Fica aqui uma série de soluções... hanging shelves
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyTer maio 17 2016, 19:17

Finalmente, após um árduo trabalho finalizei os 2 móveis que tinha planeado! O lugar onde está o Lenco é para ser trocado pelo RB UNO e em baixo vai levar a fonte de alimentação. O Viriatus assenta num duplo deck mas decidi colocar uns pés de isolamento da ISONOE. O RB UNO terá várias camadas de isolamento por isso não coloquei o duplo deck (nem os pés da ISONOE iriam aguentar com o peso pois estes têm limite de 25Kg). Nos pés da base apliquei uma borracha natural para reduzir vibrações externas e ter um melhor amortecimento do conjunto.
O mais complicado confesso que foi a aplicação de verniz nas tábuas (eu como não tenho grande jeito para aplicar verniz, coube a minha cara metade essa árdua tarefa, assim como lixar e arredondar os cantos das prateleiras), e por fim, as marcações para os spikes que teriam que ficar ao milésimo de milímetro de forma a tudo encaixar perfeitamente.
Aqui ficam as fotos da empreitada:

Móvel DIY F0w9s2

Móvel DIY 2q0rtxv

Móvel DIY Rs91lw

Móvel DIY Fuq52a

Móvel DIY 2hgfztx

Móvel DIY 2ur1p4m

Móvel DIY 30m79mr

Móvel DIY 95wsoj


Última edição por Denon DL-103R em Qua maio 18 2016, 02:01, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
johnnys14
Membro AAP
johnnys14


Mensagens : 559
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 52
Localização : Amadora

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyTer maio 17 2016, 22:29

Boas, mas que bem que ficou o teu móvel, parece mesmo que foi comprado numa loja da especialidade, também já ando a que tempos a pensar numa coisa semelhante mas no meu caso teria de ter mais algumas prateleiras, já agora quanto é que gastaste só num móvel?
Ir para o topo Ir para baixo
Denon DL-103R
Membro AAP
Denon DL-103R


Mensagens : 298
Data de inscrição : 27/11/2015
Idade : 42
Localização : Madrid

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyQua maio 18 2016, 01:52

Obrigado pelo elogio johnnys14!
Quanto a preços, um móvel com 4 prateleiras, só com os spikes rondam os 200€ de material.

Material:
-Tábuas de madeira maciça (pinho nórdico seria o ideal mas só encontrei pinho comum no AKI);
-Pés da base e pés de interligação (por acaso são de pinho nórdico - AKI);
-Spikes (do ebay);
-Sem fim (roscas para embutir na madeira, do bricomarché);
-Verniz (2 cores do AKI);
-Rolos de pintura e tinas (os melhores para verniz são os de lacagem - AKI);
-Brocas de madeira (diam de 8 e 10mm) + 1 broca específica para as circunferências onde embuti as anilhas onde os spikes encaixam.

Se quiseres aqueles pés da ISONOE para isolar vibrações acrescenta mais uns 120€ para um set de 4.

Agora em relação ao trabalho que isto deu... Móvel DIY 2613325421... mas está feito! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
johnnys14
Membro AAP
johnnys14


Mensagens : 559
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 52
Localização : Amadora

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptyQui maio 19 2016, 00:43

Pois é, fica muito bonito, e com bom gosto, vai chegar o dia em que vou ter de arranjar um igual. Móvel DIY 22692 gracias
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY EmptySeg maio 23 2016, 23:32

Felicito pela estupenda obra de mesas projectadas para acomodar o sistema!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Móvel DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Móvel DIY   Móvel DIY Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Móvel DIY
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Móvel Hi-Fi
» Móvel HI-Fi
» movel hi-fi
» movel rack
» Móvel em metal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: