Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)

Ir para baixo 
+4
reirato
Milton
FBatista
Mário Franco
8 participantes
AutorMensagem
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptyQui Jul 23 2015, 18:37

Aqui está com todos os requintes de malvadez

Destaque para a base giratória onde se fixa o altifalante

Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptySex Jul 24 2015, 18:49

Dá ideia que o tipo já tem alguma prática no assunto. Jeito e dedos leves bastam para o trabalho ficar bem feito.

E sem dúvida que a base giratória faz a diferença, que é como quem diz : a ferramenta correcta ajuda e muito no trabalho.

Mas, alguma regra de ouro o tipo quebrou, visto que ninguém atende ao tópico para um simples comentário. Hummm : o tipo não alinhou o cone para grande pesar dos puristas.  Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 936335 Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 265963
É a este género de malvadez que te referes Mário? lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptySex Jul 24 2015, 18:57

FBatista escreveu:
Dá ideia que o tipo já tem alguma prática no assunto. Jeito e dedos leves bastam para o trabalho ficar bem feito.

E sem dúvida que a base giratória faz a diferença, que é como quem diz : a ferramenta correcta ajuda e muito no trabalho.

Mas, alguma regra de ouro o tipo quebrou, visto que ninguém atende ao tópico para um simples comentário. Hummm : o tipo não alinhou o cone para grande pesar dos puristas.  Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 936335 Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 265963
É a este género de malvadez que te referes Mário? lol!

Não. Referia-me à base e ao uso de um peso para fazer descer o cone antes da colagem.

A questão do alinhamento nem sequer me apercebi porque não sabia que era possível fazê-lo. Pensava que era "medido a olho". lol!

Agora o ferramental impressionou-me porque está bem concebido.


Última edição por Mário Franco em Sex Jul 24 2015, 19:11, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptySex Jul 24 2015, 19:07

Eu fiquei a pensar se o tal peso para fazer o cone descer não fará tambem uma especie de alinhamento...
Mesmo que e já me tenha cruzado com esse video no youtube é sempre bom vê-lo aqui...

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 754215
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptySex Jul 24 2015, 19:29

Mário Franco escreveu:
FBatista escreveu:
Dá ideia que o tipo já tem alguma prática no assunto. Jeito e dedos leves bastam para o trabalho ficar bem feito.

E sem dúvida que a base giratória faz a diferença, que é como quem diz : a ferramenta correcta ajuda e muito no trabalho.

Mas, alguma regra de ouro o tipo quebrou, visto que ninguém atende ao tópico para um simples comentário. Hummm : o tipo não alinhou o cone para grande pesar dos puristas.  Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 936335 Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 265963
É a este género de malvadez que te referes Mário? lol!

Não. Referia-me à base e ao uso de um peso para faxer descer o cone antes da colagem.
A questão do alinhamento nem sequer me apercebi porque não sabia que era possível fazê-lo. Pensava que era "medido a olho". lol!
Agora o ferramental impressionou-me porque está bem concebido.

Na prática neste caso é medido a olho : mas acho que o peso, a qualidade da cola, a camada empregue e o kit de unhas final ajudaram a distribuir forças do aro com o cone, etc. E o trabalho acaba por ficar bem feito.

O peso no diafragma central, penso que será para alinhar verticalmente ambas as superfícies a colar.

Eu, como sou um elefante numa loja de porcelanas, no que toca a trabalho manual mais sensível, fico sempre impressionado com quem trabalha as coisas como se fosse fácil.

Bom Video! Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptySex Jul 24 2015, 19:55

FBatista escreveu:
Mário Franco escreveu:
FBatista escreveu:
Dá ideia que o tipo já tem alguma prática no assunto. Jeito e dedos leves bastam para o trabalho ficar bem feito.

E sem dúvida que a base giratória faz a diferença, que é como quem diz : a ferramenta correcta ajuda e muito no trabalho.

Mas, alguma regra de ouro o tipo quebrou, visto que ninguém atende ao tópico para um simples comentário. Hummm : o tipo não alinhou o cone para grande pesar dos puristas.  Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 936335 Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 265963
É a este género de malvadez que te referes Mário? lol!

Não. Referia-me à base e ao uso de um peso para faxer descer o cone antes da colagem.
A questão do alinhamento nem sequer me apercebi porque não sabia que era possível fazê-lo. Pensava que era "medido a olho". lol!
Agora o ferramental impressionou-me porque está bem concebido.

Na prática neste caso é medido a olho : mas acho que o peso, a qualidade da cola, a camada empregue e o kit de unhas final ajudaram a distribuir forças do aro com o cone, etc. E o trabalho acaba por ficar bem feito.

O peso no diafragma central, penso que será para alinhar verticalmente ambas as superfícies a colar.

Eu, como sou um elefante numa loja de porcelanas, no que toca a trabalho manual mais sensível, fico sempre impressionado com quem trabalha as coisas como se fosse fácil.

Bom Video! Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 22692

E em relação aos puristas sabes o que diz o ditado: "Qualquer burro come palha, é preciso é saber dar-lha" Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 936335

Bom fim de semana que vou terminar a sessão. Para a semana há mais. 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptySex Jul 24 2015, 20:18

O Fernando Duarte é um artista para trabalhos em material antigo e de valor  pela sua raridade o que conleva à sua elevada cotação.

Executou para mim restauros em drivers raros e valiosos da CORAL em dois Beta's e num Flat, ficaram como novos, e restituiu muito valor ás peças que lhe entreguei e por um valor muito, muito ajustado!


Somduarte
Trav. Campo de Ourique, 5, porta ?....
Reparação de todo o tipo de Altifalantes
Bobines com Matriz em Kapton,Aluminio,Tela de vidro

Telem.933203112

somduarte@gmail.com
duartesom@zonmail.pt
duartesom@mail.pt


2cclzes

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Filipe M

Filipe M


Mensagens : 28
Data de inscrição : 25/07/2015
Localização : Sintra

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: JBL Speaker 2226 Recone    Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptySáb Jul 25 2015, 19:08

Para alguns que nunca tenham visto como se monta o kit completo, este video é bastante interessante

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fivemilliondollarsite.com/
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptyDom Ago 02 2015, 18:06

Boas, a base é a bucha de um torno acoplado a outra base com um rolamento cónico, para poder rodar levemente e sem vibrações, temos vários sistemas desses na fabrica onde trabalho, para aplicação de colas em peças redondas, em relação á colagem e á centragem do amortecedor, a centragem fica bem feita com a ajuda do aro exterior que é colocado no final, e só depois ele acerta no cone, sem aquele aro é mais complicado de centrar o amortecedor mas também se faz.
O que dá mais trabalho é tirar o velho e deixar tudo limpinho, porque ali ele já tem a papinha toda feita, foi só meter cola e juntar o amortecedor.
Já mudei alguns e já bobinei alguns, temos é que treinar com altifalantes que não prestem para depois tentarmos fazer bem nos bons, com paciência tudo se faz.

A necessidade é mestra do engenho Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 22692
Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptySeg Ago 03 2015, 17:03

Acabei agora de centrar o cone a um altifalante da TANNOY, um DUAL CONCENTRIC dos douradinhos, com um gerador de funções mais um amplificador e algum silencio e muita paciência, metendo o gerador a gerar uns frequência entre os 10 a 20Hz, e a pouco e pouco achar a posição correcta, em que a bobine não faça ruido algum a não ser o das baixas frequências, estas frequências servem para deslocar o cone de forma a termos movimento, assim é possível achar um ponto em que o altifalante fique a trabalhar bem, sem o resmalhar que alguns fazem.
Dá trabalho mas vale a pena ver o ressoltado do trabalho, agora é só voltar para a sua caixinha e ficar a bombar 5*.

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptyTer Ago 04 2015, 21:48

Muito interessante! Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 22692 As minhas expectativas até subiram um pouco!... Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 933723
Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptyTer Ago 04 2015, 23:26

Pois como não é a primeira vez que o faço tal trabalho, já á alguma pratica também nesta área, da centragem e também da bobinagem, o problema é quando aparecem bobines com a secção do fio em quadrado em vez de redondo, ai a coisa complica, mas com alguma paciência a coisa vai, mas não faço isto para fora só em alguns casos especiais, não compensa monetariamente perder tempo a reparar altifalantes, ao menos aqui na zona onde resido.
Tenho alguma facilidade em arranjar fio para fazer as bobines, tenho acesso a maquinas de bobinar, tornos para fazer os moldes das bobines, colas para fazer a impregnação, também a estufas de secagem, tenho um pouco a vida facilitada nesse aspecto.

Mas sem tentar fazer é que não se aprende nada.

E não nos podemos esquecer de que até aprendemos alguma coisa com aqueles que não sabe nada.
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptyQua Ago 05 2015, 00:29

Concordo : muito interessante!
Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) 754215
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) EmptyQui Ago 27 2015, 18:09

reirato escreveu:
O Fernando Duarte é um artista para trabalhos em material antigo e de valor  pela sua raridade o que conleva à sua elevada cotação.

Executou para mim restauros em drivers raros e valiosos da CORAL em dois Beta's e num Flat, ficaram como novos, e restituiu muito valor ás peças que lhe entreguei e por um valor muito, muito ajustado!


[b]Somduarte
Trav. Campo de Ourique, 5, porta ?....
Reparação de todo o tipo de Altifalantes
Bobines com Matriz em Kapton,Aluminio,Tela de vidro

Obrigado pela partilha, é sempre bom saber onde se podem efectuar este tipo de reparações !

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)   Reparação da suspensão num altifalante (Refoam) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reparação da suspensão num altifalante (Refoam)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» IMF Super Compact MkII reparação de altifalante de médios...ufa!
» Refoam
» Refoam
» Ajuda montagem de suspensão Thorens 166 MKII
» Thorens TD160 Suspensão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: