Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Maquina de lavar a ultra-sons

Ir para baixo 
+20
johnnys14
khayman
MASantos
AlfaTuga
retrorepair
Fernando Mota
Stinkfist86
Mário Franco
FBatista
fredy
Luis Filipe Goios
zaratustra
Mister W
Paulo André
Regivaldo Costa
anibalpmm
antpaubarcar
Milton
Rui Mendes
António José da Silva
24 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
Milton
Membro AAP



Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptySeg Jan 04 2016, 21:56

Os tanques de 6 litros penso que são o indicado e no ebay há muitos...

http://www.ebay.co.uk/itm/Ultrasonic-Cleaner-Drainage-System-6L-Liter-Stainless-Steel-Bracket-380W-/201388312013?hash=item2ee3adc5cd:g:facAAOSw~gRVpMcb
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptySeg Jan 04 2016, 22:27

Este que tenho no trabalho é de 9 Litros, mas já vi que se estão a esticar e muito no preço. Obrigado Milton.
Mas será que com essa frequência não danificará os discos?
O melhor é experimentar
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptySeg Jan 04 2016, 22:42

Fernando Mota escreveu:
Este que tenho no trabalho é de 9 Litros, mas já vi que se estão a esticar e muito no preço. Obrigado Milton.
Mas será que com essa frequência não danificará os discos?
O melhor é experimentar

Acho nao danifica nada...penso que são as mesmas que são usadas pelos diyers que se vê na net...
Tenho discos para servirem de cobaias...
Nao sei é qual será preferivel, se a digital ou as outras...
Seria interessante comandar o motor que roda os discos com o mesmo temporizador do tanque
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptySeg Jan 04 2016, 22:48

Vou investigar e se for bom, se calhar mando vir lá de fora. Até que nem os digitais são caros
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 00:10

Essas máquinas são porreiras, mas como diz o Milton, só as de 6 litros, porque se for menos que isso, não cabe lá um LP.
A minha tem estado parada mas não esquecida.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 00:33

Milton escreveu:
Os tanques de 6 litros penso que são o indicado e no ebay há muitos...

http://www.ebay.co.uk/itm/Ultrasonic-Cleaner-Drainage-System-6L-Liter-Stainless-Steel-Bracket-380W-/201388312013?hash=item2ee3adc5cd:g:facAAOSw~gRVpMcb
Isso parece muito porreiro
era só acrescentar um motor para rodar os discos, pelo menos é o que parece para um ignorante destas coisas electrónicas como eu

aqui está uma ideia de como montar o motor

TNT


Última edição por anibalpmm em Ter Jan 05 2016, 00:44, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 00:36

anibalpmm escreveu:
Milton escreveu:
Os tanques de 6 litros penso que são o indicado e no ebay há muitos...

http://www.ebay.co.uk/itm/Ultrasonic-Cleaner-Drainage-System-6L-Liter-Stainless-Steel-Bracket-380W-/201388312013?hash=item2ee3adc5cd:g:facAAOSw~gRVpMcb
Isso parece muito porreiro
era só acrescentar um motor para rodar os discos, pelo menos é o que parece para um ignorante destas coisas electrónicas como eu


Existe muito projecto na net usando essas maquinetas, e foi isso que há muito tempo atrás me inspirou. Eu é que quis desenvolver algo mais dedicado.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ave_Rapina
Membro AAP



Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/03/2014

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 02:15

Hi,
Here is the pcb controller that replicates the klaudio machine with some more fancy features.

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 2ymj31e.

Updates Soon.

Happy 2016 Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 08:27

Fernando Mota escreveu:
Bem, já que o nosso ADMINISTRADOR não tem paciência para o seu protótipo, vou deixar aqui um incentivo para ele da minha parte.
Hoje quando cheguei de uma assistência técnica fora da empresa, deparei-me com este zingarelho em cima da minha bancada.

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Vr6muu

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Jq02gi

Perguntei ao meu chefe o que é que isto fazia em cima da minha bancada de trabalho, ao qual ele respondeu: "É para tu testares com peças sujas, para ver se funciona."
É claro que pensei logo nas bolachas negras, mas comecei a pensar se a frequência com que a máquina trabalha, não iria danificar os discos, foi então que vi algumas características da máquina atrás dela.

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 303ep3c

A máquina americana da Klaudio, utiliza por exemplo 200W de potência nos ultra-sons, só não dizem a frequência.
Portanto, se calhar quando ninguém tiver a ver (horas vagas) vou tentar com um disco velho que tenha.
Já perguntei quanto custava, se fosse para mim, disseram-me que ficava +ou- 500€.
Logo vejo se vale a pena, até para depois fazer o resto (motor rotativo, etc, etc)
Um abraço

Boas a todos!

Fernando Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 22692

Quem me dera que quando chegasse ao trabalho o chefe me deixasse uma cena dessas na mesa!

Um 2016 cheio de bons sons, ultrasons e experiências!!!
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 15:22

Boas,

Eu tenho tido boas experiências com uma de 6L. Na altura que andei a investigar, apenas a de 6L tinha capacidade para colocar um disco na vertical. Existiam claro tanques bem maiores onde podiam colocar o disco inteiro na horizontal, mas aparte o facto de se ter de proteger o rótulo (que seria de simples resolução), o problema mesmo era o custo da máquina e o tamanho da mesma.

Cumps,

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 18:55

2 ou 3 perguntas de iniciante e de quem não percebe patavina do assunto

O tanque tem aquecimento, este liga sempre que os ultrasons são ligados?
depois da lavagem como é feita a secagem?
quanto tempo dura a lavagem?
o liquido de lavagem dá para quantas lavagens?
é que 6l é muita liquido para lavar só um disco, digo eu que não percebo nada do assunto
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 19:50

anibalpmm escreveu:
2 ou 3 perguntas de iniciante e de quem não percebe patavina do assunto

O tanque tem aquecimento, este liga sempre que os ultrasons são ligados?
depois da lavagem como é feita a secagem?
quanto tempo dura a lavagem?
o liquido de lavagem dá para quantas lavagens?
é que 6l é muita liquido para lavar só um disco, digo eu que não percebo nada do assunto

Os tanques têm aquecimento regulavel desde o zero até á max temperatura que não sei qual é.
Há quem use uma solução com água+surfactante+alcool isopropilico e isso facilita a secagem ao ar livre como com a Knosti, Mas tambem há que faça e use uma especie de secador com ar forçado.
Os tanques têm um temporizador e cabe-nos a nós avaliar o tempo que os discos estão mergulhados e a rodar. Essa rotação pode ser motorizada ou manual, por exemplo rodar os discos 45º a cada minuto ou menos. o tempo tambem depende da sujidade do disco.
Os tanques de 6 litros dão para lavar até 8 discos de cada vez.
Vê este topico :
http://www.lencoheaven.net/forum/index.php?topic=3044.30
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 19:53

Milton escreveu:
anibalpmm escreveu:
2 ou 3 perguntas de iniciante e de quem não percebe patavina do assunto

O tanque tem aquecimento, este liga sempre que os ultrasons são ligados?
depois da lavagem como é feita a secagem?
quanto tempo dura a lavagem?
o liquido de lavagem dá para quantas lavagens?
é que 6l é muita liquido para lavar só um disco, digo eu que não percebo nada do assunto

Os tanques têm aquecimento regulavel desde o zero até á max temperatura que não sei qual é.
Há quem use uma solução com água+surfactante+alcool isopropilico e isso facilita a secagem ao ar livre como com a Knosti, Mas tambem há que faça e use uma especie de secador com ar forçado.
Os tanques têm um temporizador e cabe-nos a nós avaliar o tempo que os discos estão mergulhados e a rodar. Essa rotação pode ser motorizada ou manual, por exemplo rodar os discos 45º a cada minuto ou menos. o tempo tambem depende da sujidade do disco.
Os tanques de 6 litros dão para lavar até 8 discos de cada vez.
Vê este topico :
http://www.lencoheaven.net/forum/index.php?topic=3044.30

Atenção que eu tambem nao percebo patavina disto ! aquilo que digo aqui baseia-se no senso comum e naquilo que vou lendo e vendo pela net...
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Jan 05 2016, 20:20

Milton escreveu:
anibalpmm escreveu:
2 ou 3 perguntas de iniciante e de quem não percebe patavina do assunto

O tanque tem aquecimento, este liga sempre que os ultrasons são ligados?
depois da lavagem como é feita a secagem?
quanto tempo dura a lavagem?
o liquido de lavagem dá para quantas lavagens?
é que 6l é muita liquido para lavar só um disco, digo eu que não percebo nada do assunto

Os tanques têm aquecimento regulavel desde o zero até á max temperatura que não sei qual é.
Há quem use uma solução com água+surfactante+alcool isopropilico e isso facilita a secagem ao ar livre como com a Knosti, Mas tambem há que faça e use uma especie de secador com ar forçado.
Os tanques têm um temporizador e cabe-nos a nós avaliar o tempo que os discos estão mergulhados e a rodar. Essa rotação pode ser motorizada ou manual, por exemplo rodar os discos 45º a cada minuto ou menos. o tempo tambem depende da sujidade do disco.
Os tanques de 6 litros dão para lavar até 8 discos de cada vez.
Vê este topico :
http://www.lencoheaven.net/forum/index.php?topic=3044.30

bom para já e a partir da tua informação Milton e não sabendo eu se a limpeza com ultrasons é melhor que a de uma maquina de aspiração parece haver algumas desvantagens
- não é pratico para lavar só um disco
- é necessário secagem em seguida

e algumas vantagens
lavar 8 discos de cada vez parece ser bem bom para quem tem muitos para lavar
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyQui Jan 07 2016, 15:23

Tendo em conta a dimensão do tanque de 6L e a potência dos transdutores de ultrasons  típicas destas máquinas, eu não colocaria mais do que 5 discos para lavar simultaneamente, e isto seria o máximo teórico : para uma frequencia de ultrasons de 40kHz (a mais comum) a distância entre picos das ondas estacionárias geradas no fluido ronda os 2cm, pelo que colocando os discos de forma a que ficassem a cerca de 2,5cm das paredes do tanque, e 2,5cm entre si dá os tais 5 discos... claro que se tiverem uma máquina com transdutores de 80kHz (bem melhor por vários motivos, infelizmente pior para a carteira...) a distância passa para 1cm pelo que já podem ter mais discos, etc...

Mesmo com o racional acima há que ter em conta que a dispersão das ondas no tanque não é perfeitamente uniforme (existem zonas onde a potência de limpeza é maior do que noutras), pelo que da minha experiência (tenho uma com 6L/40kHz), não utilizaria mais do que 2 ou 3 discos simultaneamente.

Em relação ao calor tenham em conta que o próprio funcionamento dos transdutores faz aquecer o líquido, pelo que aparte o aquecimento controlado do líquido pelo termostato, a temperatura pode facilmente chegar aos 50C e ultrapassar se estiverem a utilizar a máquina continuamente durante 2-3h, pelo que em caso de preverem uma utilização intensiva (lol) devem ter isto em conta.

Quanto ao tempo, normalmente um ciclo de 10, 12mins em rotação lenta ou como já foi dito, rodando alguns graus a cada x minutos, é suficiente. Se alguma sujidade não sai nesse tempo, normalmente só com acção mecânica...escovinha e líquido de limpeza e ultrasons de novo.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyQui Jan 07 2016, 15:34

khayman escreveu:
Tendo em conta a dimensão do tanque de 6L e a potência dos transdutores de ultrasons  típicas destas máquinas, eu não colocaria mais do que 5 discos para lavar simultaneamente, e isto seria o máximo teórico : para uma frequencia de ultrasons de 40kHz (a mais comum) a distância entre picos das ondas estacionárias geradas no fluido ronda os 2cm, pelo que colocando os discos de forma a que ficassem a cerca de 2,5cm das paredes do tanque, e 2,5cm entre si dá os tais 5 discos... claro que se tiverem uma máquina com transdutores de 80kHz (bem melhor por vários motivos, infelizmente pior para a carteira...) a distância passa para 1cm pelo que já podem ter mais discos, etc...

Mesmo com o racional acima há que ter em conta que a dispersão das ondas no tanque não é perfeitamente uniforme (existem zonas onde a potência de limpeza é maior do que noutras), pelo que da minha experiência (tenho uma com 6L/40kHz), não utilizaria mais do que 2 ou 3 discos simultaneamente.

Em relação ao calor tenham em conta que o próprio funcionamento dos transdutores faz aquecer o líquido, pelo que aparte o aquecimento controlado do líquido pelo termostato, a temperatura pode facilmente chegar aos 50C e ultrapassar se estiverem a utilizar a máquina continuamente durante 2-3h, pelo que em caso de preverem uma utilização intensiva (lol) devem ter isto em conta.

Quanto ao tempo, normalmente um ciclo de 10, 12mins em rotação lenta ou como já foi dito, rodando alguns graus a cada x minutos, é suficiente. Se alguma sujidade não sai nesse tempo, normalmente só com acção mecânica...escovinha e líquido de limpeza e ultrasons de novo.


Se recuares um pouco neste tópico, irás ver uns estudos levados a cabo pelo membro ave de rapina que mostram uma simulação das ondas ultra som dentro do recipiente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyQui Jan 07 2016, 15:35

anibalpmm escreveu:
2 ou 3 perguntas de iniciante e de quem não percebe patavina do assunto

O tanque tem aquecimento, este liga sempre que os ultrasons são ligados?
depois da lavagem como é feita a secagem?
quanto tempo dura a lavagem?
o liquido de lavagem dá para quantas lavagens?
é que 6l é muita liquido para lavar só um disco, digo eu que não percebo nada do assunto


Respondendo a cada uma das questões :

- Na minha máquina o aquecimento pode ser ligado ou não. Tem no entanto de ter em conta que o próprio funcionamento da máquina faz aquecer o fluido de limpeza, pelo que um funcionamento contínuo de 2-3h pode elevar a temperatura de 30-35C para perto dos 50C dependendo da temperatura ambiente.

- Eu tiro os meus e aspiro-os. O processo é manual - há quem simplesmente tire os discos e deixe a secar ao ar.

- 10 - 12 mins de banho costuma ser suficiente.

- Na minha não necessito de colocar os 6L, pois isso faria o liquido chegar ao rótulo do disco - 4,5 - 4,75L acho que chega. Já cheguei a lavar cerca de 30-35 com o mesmo líquido, sem problemas, mas claro vai depender da quantidade de lixo que vem nos discos. Se tiveres muitos para limpar podes sempre lavar os menos sujos primeiro e deixar os mais sujos para o fim. Há quem filtre as impurezas do liquido periodicamente (tira as impurezas em suspensão mas claro há que ter em conta que a eficácia do liquido irá diminuir com o tempo, de qualquer das formas).

Cumprimentos,
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyQui Jan 07 2016, 16:05

khayman escreveu:
anibalpmm escreveu:
2 ou 3 perguntas de iniciante e de quem não percebe patavina do assunto

O tanque tem aquecimento, este liga sempre que os ultrasons são ligados?
depois da lavagem como é feita a secagem?
quanto tempo dura a lavagem?
o liquido de lavagem dá para quantas lavagens?
é que 6l é muita liquido para lavar só um disco, digo eu que não percebo nada do assunto


Respondendo a cada uma das questões :

- Na minha máquina o aquecimento pode ser ligado ou não. Tem no entanto de ter em conta que o próprio funcionamento da máquina faz aquecer o fluido de limpeza, pelo que um funcionamento contínuo de 2-3h pode elevar a temperatura de 30-35C para perto dos 50C dependendo da temperatura ambiente.

- Eu tiro os meus e aspiro-os. O processo é manual - há quem simplesmente tire os discos e deixe a secar ao ar.

- 10 - 12 mins de banho costuma ser suficiente.

- Na minha não necessito de colocar os 6L, pois isso faria o liquido chegar ao rótulo do disco - 4,5 - 4,75L acho que chega. Já cheguei a lavar cerca de 30-35 com o mesmo líquido, sem problemas, mas claro vai depender da quantidade de lixo que vem nos discos. Se tiveres muitos para limpar podes sempre lavar os menos sujos primeiro e deixar os mais sujos para o fim. Há quem filtre as impurezas do liquido periodicamente (tira as impurezas em suspensão mas claro há que ter em conta que a eficácia do liquido irá diminuir com o tempo, de qualquer das formas).

Cumprimentos,

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 22692 Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 22692 Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyQui Jan 07 2016, 16:16

Com o relançar deste tópico, lá vou ter que me empenhar na fase final do projecto e acabar a maquineta.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyQui Jan 07 2016, 18:30

António José da Silva escreveu:
Com o relançar deste tópico, lá vou ter que me empenhar na fase final do projecto e acabar a maquineta.

Isso seria excelente - assim quando criares a tua máquina automágica vou sentir-me motivado a criar a estrutura para rodar os discos automaticamente na minha máquina em vez de o fazer manualmente :



Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 936335 Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 936335
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyQui Jan 07 2016, 22:36

A minha experiência vai ser adiada para o Sábado que estiver a trabalhar na empresa (Fevereiro), pois tenho de nessa altura tirar o líquido que puseram para limpeza de peças (tóxico) e limpar bem o depósito antes de por lá algum disco. Entretanto vou-me entretendo a fazer um suporte e um veio para o por a girar dentro da máquina.
Ainda bem que acordei o nosso administrador para ele continuar o trabalho em vez de cair no esquecimento.
Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 707387
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Regivaldo Costa
Membro AAP



Mensagens : 55
Data de inscrição : 24/10/2013

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptySáb Mar 05 2016, 23:35

Senhores,

Penso que para ultra som a bacia tenha que ser de plástico ou alumínio (preferencial). Mas hoje fui na feira da ladra (Lisboa) e achei esse objeto, o qual acredito que dê para fazer alguma adaptação para uso como máquina de lavar vinil, ou até mesmo para este projeto. Essa parte central é uma peça giratória e que possui um motor.

Só não comprei para tentar fazer algo nesse sentido, porque estou a morar temporariamente em Portugal e logo estarei retornando ao Brasil. Só me esqueci de perguntar quanto a pessoa estava pedindo pelo objeto, mas pelo que percebi deveria ser baratinho.

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 2csckxv
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1321
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptySáb Mar 05 2016, 23:53

Regivaldo Costa escreveu:
Senhores,

Penso que para ultra som a bacia tenha que ser de plástico ou alumínio (preferencial). Mas hoje fui na feira da ladra (Lisboa) e achei esse objeto, o qual acredito que dê para fazer alguma adaptação para uso como máquina de lavar vinil, ou até mesmo para este projeto. Essa parte central é uma peça giratória e que possui um motor.

Só não comprei para tentar fazer algo nesse sentido, porque estou a morar temporariamente em Portugal e logo estarei retornando ao Brasil. Só me esqueci de perguntar quanto a pessoa estava pedindo pelo objeto, mas pelo que percebi deveria ser baratinho.

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 2csckxv

Uma centrifugadora de laboratório? E pelo aspecto, "vintage"...
Ir para o topo Ir para baixo
Regivaldo Costa
Membro AAP



Mensagens : 55
Data de inscrição : 24/10/2013

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyDom Mar 06 2016, 00:04

Citação :
Uma centrifugadora de laboratório? E pelo aspecto, "vintage"...

Pois, e cabe um LP com folga. Acho que daria para adaptar de alguma forma.

Acho que naqueles tubos centrais saem ar (acho!) o que seria ideal para o processo final de limpeza. Teria que ser uma adaptação bem engenhosa.[/quote]
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1321
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyDom Mar 06 2016, 04:52

Se é o tipo de centrifugadora que parece os tubos são bases para um determinado tipo de provetas. Não deve ser fácil adaptar a lavadora porque não está preparada para levar líquidos.
Ir para o topo Ir para baixo
Regivaldo Costa
Membro AAP



Mensagens : 55
Data de inscrição : 24/10/2013

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyDom Mar 06 2016, 19:34

agorgal escreveu:
Se é o tipo de centrifugadora que parece os tubos são bases para um determinado tipo de provetas. Não deve ser fácil adaptar a lavadora porque não está preparada para levar líquidos.

Sim, verdade. Talvez seja um sítio para se encaixar tubos de ensaio. Ali me parece ter um motor de alta rotação é ao rodar a quela peça central, me parecia está sob rolamentos devido a maciez. Mas ainda penso que dê para fazer algo.
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptySeg Abr 11 2016, 14:23

khayman escreveu:

Isso seria excelente - assim quando criares a tua máquina automágica vou sentir-me motivado a criar a estrutura para rodar os discos automaticamente na minha máquina em vez de o fazer manualmente :


Entretanto adicionei um mecanismo de rotação dos discos - suporte em mdf com elevação regulável (manual) para colocar os discos no eixo, e controlo de velocidade do motor; agora já posso deixar aquilo a lavar enquanto vou fazer outra coisa...

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Oi6ohk

Em fase de testes com um disco oferecido por um ilustre membro do fórum Smile

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 25zrnk4

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 1h7dee

Existem ainda algumas pequenas sujidades mais resistentes no disco - reparem que até já se vê o vinyl a brilhar, sem escovar/esfregar o mesmo :

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 2ikxkk7

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 S6146r

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptySeg Abr 11 2016, 15:51

Parece que isso afinal resulta. Se ainda resta alguma sujidade, é aumentar o tempo de lavagem...digo eu.


Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptySeg Abr 11 2016, 23:21

O problema é se aumentando o tempo de lavagem, não vai aumentar também a temperatura?????
2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
khayman
Membro AAP
khayman


Mensagens : 166
Data de inscrição : 04/05/2015

Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 EmptyTer Abr 12 2016, 10:06

Fernando Mota escreveu:
O problema é se aumentando o tempo de lavagem, não vai aumentar também a temperatura?????
2cclzes

Na minha experiência, o ideal é começar com uma temperatura de lavagem de cerca de 35-40C; a utilização da máquina durante 20 mins vai elevar a temperatura mais um pouco - 3, 4C, no entanto, se a máquina for continuamente utilizada durante por ex. 1h30, a temperatura vai subir até aos 50C. Isto vai claro depender da temperatura ambiente e quantidade de líquido na máquina.

Por volta dos 51C, 52C, é possível ver alguma deformação temporária do disco (a parte dentro do líquido aquece e expande ligeiramente). É importante que o disco seja mantido a rodar - no disco que testei, assim que o mesmo foi retirado do banho, voltou exactamente ao ponto anterior, sem qualquer deformação - este tipo de comportamento acontece também na máquina AudioDesk, uma versão comercial automatizada que custa >2500€.

Embora o PVC puro tenha uma temperatura muito baixa a partir da qual começa a decompor-se (70C), são adicionados estabilizadores térmicos ao mesmo que passam essa temperatura para cerca de 140C. De qualquer das formas, o produto torna-se maleável muito antes, a partir de uns 100C e tendo em conta o que estamos a limpar, não convém chegar perto desse ponto Smile

Este método, mesmo com temperaturas de 50C é bem mais seguro, a meu ver, do que por exemplo a limpeza a vapor, onde as temperaturas são bem maiores e o aquecimento é menos uniforme, levando a um muito maior stress térmico na peça.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Maquina de lavar a ultra-sons
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos semelhantes
-
» Máquina de lavar de ultra sons das polacas com upgrade
» Máquina de limpeza por ultra-sons
» Maquina de Lavagem Vinil - Ultra Sons
» Máquina de lavar.
» Máquina de lavar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: