Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Maquina de lavar a ultra-sons

Ir para baixo 
+20
johnnys14
khayman
MASantos
AlfaTuga
retrorepair
Fernando Mota
Stinkfist86
Mário Franco
FBatista
fredy
Luis Filipe Goios
zaratustra
Mister W
Paulo André
Regivaldo Costa
anibalpmm
antpaubarcar
Milton
Rui Mendes
António José da Silva
24 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 14:58

Fica aqui o tópico para a máquina de lavar a ultra-sons. Maquina de lavar a ultra-sons  693932


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 15:02

Milton escreveu:
Porreiro !
Maquina de lavar a ultra-sons  754215
E como vais fazer ?
Compras só os transdutores e aplicas num recipiente inox , ou vais para uma solução mais simples ?


A ideia que tenho é a seguinte. Compro uma banheira de lavagem das existentes, mas quero que funcione da seguinte maneira. O requisito é que seja totalmente automática e passo a explicar.

O vinil entra na banheira do liquido de lavagem até meio, vai rodando lentamente durante uns 3 min., eleva-se sozinho do liquido para fora e arrancam as duas ventoinhas de secagem. Tudo num processo onde não tenho que estar presente a não ser para por e voltar a tirar o disco.

O que vos parece?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 15:59

Uma coisa que irá acontecer ao fim de uns 10 discos é que o líquido vai começar a descer à conta dos discos molhados que vão saindo.
Essa é fácil de resolver manualmente adicionando líquido de vez em quando.

Mas, a aspiração, com a sua sucção, não será melhor que o soprar ar (com pó) durante 2 minutos?  Maquina de lavar a ultra-sons  447836

A desvantagem da aspiração é que não seria automática certamente...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 16:04

Rui Mendes escreveu:
Uma coisa que irá acontecer ao fim de uns 10 discos é que o líquido vai começar a descer à conta dos discos molhados que vão saindo.
Essa é fácil de resolver manualmente adicionando líquido de vez em quando.

Mas, a aspiração, com a sua sucção, não será melhor que o soprar ar (com pó) durante 2 minutos?  Maquina de lavar a ultra-sons  447836

A desvantagem da aspiração é que não seria automática certamente...


Pelo que tenho lido, a vantagem do ultra-som é ser o melhor sistema de lavagem que existe e sem qualquer contacto. A ventilação, partindo do principio que é num local limpo, também não será grande problema. Se for, pode ser feita uma caixa acrílica para esse processo e com filtros nas ventoinhas.
Mas se as máquinas caras não têm e a malta fala maravilhas delas, penso que não será necessário.

Para já, os materiais estão praticamente escolhidos e a coisa mentalmente pensada.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 16:22

E esse DIY vai para que ordem de grandeza de valores?

É que essas máquinas prontas... upa, upa...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 16:27

Rui Mendes escreveu:
E esse DIY vai para que ordem de grandeza de valores?

É que essas máquinas prontas... upa, upa...


Ainda estou dependente de algum estudo sobre os dois motores que necessito para a tornar verdadeiramente automática, mas penso que tudo não excede as 100 libras.
Sai mais barato se fizer a coisa mais manual e prescindir dos automatismos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 18:59

António José da Silva escreveu:
Rui Mendes escreveu:
E esse DIY vai para que ordem de grandeza de valores?

É que essas máquinas prontas... upa, upa...


Ainda estou dependente de algum estudo sobre os dois motores que necessito para a tornar verdadeiramente automática, mas penso que tudo não excede as 100 libras.
Sai mais barato se fizer a coisa mais manual e prescindir dos automatismos.
100 libras ? Quanto custa só a banheira ?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 19:42

A unica máquina em conta e com as dimensões necessárias em largura (300mm), custa umas 60 e tal libras, mas é demasiado "matacona".

Como só quero fazer máquina para lavar um disco de cada vez, e que tem a haver com o facto de a querer automática, o que não é possível com vários discos lavados em simultâneo devido à secagem, estou a equacionar mandar fazer uma caixa por medida em acrílico e instalar-lhe o ultra som.
A ver vamos, tudo em estudo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 21:51



Boas,

Fico à espera de mais indicações, estou interessado, aquilo em Russo com o Fredy foi tanga com ajuda do Google...

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 22:02

Esse alguidar que falas deve ser o de 6 litros, mas estou a achar esse preço demasiado barato...onde é que vês isso a esses preços ?
Vais fazer a frio ou com aquecimento da água?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyQua Jan 07 2015, 22:07

Milton escreveu:
Esse alguidar que falas deve ser o de 6 litros, mas estou a achar esse preço demasiado barato...onde é que vês isso a esses preços ?
Vais fazer a frio ou com aquecimento da água?


A máquina está no/s mesmo link onde estão várias máquinas, mas curiosamente, as de 6L estão esgotadas.

Mas de toda a maneira, são demasiado desajeitadas para aquilo que pretendo.
Acho que vou optar por fazer tudo de raiz.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 15:58

Vamos aos updates.

As ideias de todos são sempre bem vinda, e uma que me deixou a pensar foi a do amigo Rui Mendes. E sendo assim, a máquina vai ter a ventilação de secagem filtrada e dentro da máquina para que o disco não seja bombardeado com alguma poeira que possa haver no ar. Bem pensado Rui e obrigado. Maquina de lavar a ultra-sons  754215

Decidi fazer a caixa em acrílico em vez de ser uma máquina de ultra-som comprada. Primeiro porque a máquina teria que ser a de 6.5 litros (por causa das dimensões do disco), o que encarecia em muito o projeto. Depois porque fica um grande calhamaço e seria algo não dedicado. A caixa que irei mandar fazer, será algo feito propositadamente para o efeito.
Na segunda, já devo de ter os desenhos com medidas (provisórias) feito em software de desenho técnico, que servirá para depois enviar à casa de acrílicos para ser feita a caixa.
Visto que isto ainda vai custar algum dinheiro para ficar como eu quero, será um projeto para uns dois meses (ou mais), para não ter que despender tudo de uma vez só.
Vou necessitar de várias coisas para fazer um máquina toda automática e de funcionalidade e aspeto profissional.
Algum do material:

Motor de movimento linear, motor de baixo rpm, micro-switches, ultra-som com alimentador, duas ventoinhas de 80x80 e filtros, um ou mais interruptores, relés etc.

Entretanto, fica aqui a primeira compra (motor linear).

Maquina de lavar a ultra-sons  219zbyx

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 16:28

António José da Silva escreveu:
amigo Rui Mendes.

Suspect Suspect Suspect

Já que vais fechar o espaço envolvente do disco, e como só vai ser um de cada vez, talvez a solução seguinte fosse a mais apropriada.

Vou tentar explicar sem desenho.

Os túneis de vento têm sempre as ventoinhas depois do sítio onde se quer o vento. Dessa forma o vento que passa (no disco neste caso) vai certinho e a todo o sítio da mesma forma.

Além disso, só é necessário uma ventoinha. Antes do disco pode estar então o filtro para o pó.
Depois da ventoinha, que entretanto já puxou o ar pelo sítio onde está o disco, já não é necessário nada e pode soprar livremente para o exterior.

O que falta aqui para isto funcionar é que o sítio onde passa o ar no disco deve ser relativamente apertado e não sei se isso dá jeito aos teus automatismos.

Fiz-me entender?

Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 16:30

Maquina de lavar a ultra-sons  Tunoret
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 16:32

Vou usar duas ventoinhas, uma de cada lado do disco, e ficam bastante próximos do mesmo. Penso que será a forma mais rápida de secar o LP.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 20:42

Há uns secadores de cabelo que têm um ionizador para retirar a estática do cabelo....não sei se isso não seria bom para o projeto...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 20:51

Milton escreveu:
Há uns secadores de cabelo que têm um ionizador para retirar a estática do cabelo....não sei se isso não seria bom para o projeto...

Não sei qual a praticabilidade da implementação e a sua vantagem.
As duas máquinas comerciais, usam ventilação (tipo computador).
Já tinha era pensado em instalar algum tipo de resistência para aquecer o ar, para a secagem ser mais rápida, mas não sei se é viável e/ou necessário.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 21:11

António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
Há uns secadores de cabelo que têm um ionizador para retirar a estática do cabelo....não sei se isso não seria bom para o projeto...

Não sei qual a praticabilidade da implementação e a sua vantagem.
As duas máquinas comerciais, usam ventilação (tipo computador).
Já tinha era pensado em instalar algum tipo de resistência para aquecer o ar, para a secagem ser mais rápida, mas não sei se é viável e/ou necessário.

A questão é que a secagem ventilada pode adicionar estática(digo eu) e esses secadores retiram a estática, e pode variar a temperatura...

Já sabes se vais usar agua aquecida ou fria na lavagem ?
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 21:13

Não tou a perceber patavina
então a maquina de ultrassons usa liquido? mas a limpeza não é por ultrassons? para que precisa então do liquido?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 21:42

anibalpmm escreveu:
Não tou a perceber patavina
então a maquina de ultrassons usa liquido? mas a limpeza não é por ultrassons? para que precisa então do liquido?


É o liquido que está numa vibração ultra-sónica e que vai lavar o disco.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 10 2015, 21:44

Milton escreveu:


A questão é que a secagem ventilada pode adicionar estática(digo eu) e esses secadores retiram a estática, e pode variar a temperatura...

Já sabes se vais usar agua aquecida ou fria na lavagem ?

Duvido que o ar só por si adicione estática, e para além disso, o Dr. Wack é muito anti-estático. Maquina de lavar a ultra-sons  491368

Mas logo se vê.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptyDom Jan 11 2015, 14:27

Entretanto, já adquiri o motor de rotação (15rpm) e já tenho os desenhos com medidas provisórias.


Maquina de lavar a ultra-sons  Nb2c8m

Maquina de lavar a ultra-sons  24zj5sz

Maquina de lavar a ultra-sons  S60ft0

E o motor.

Maquina de lavar a ultra-sons  31697rc


Agora estou a magicar se faço tudo com relés e temporizadores, ou se uso um pequeno plc.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySeg Jan 12 2015, 12:13

Entretanto já me decidi, e vou-me meter na aventura da programação de plc. Neste caso, o Arduino que é barato e com software de programação open-source.
Para além de aprender algumas coisas mais, dá para fazer todo o comando em linguagem de programação em vez de ter de fazer tudo por comando elétrico.
Neste caso, basta-me adicionar alguns pequenos relés.


http://www.ebay.co.uk/itm/UNO-R3-Arduino-MEGA328P-ATMEGA16U2-Compatible-Board-Microcontroller-USB-Cable-/131104180174?pt=UK_Computing_Other_Computing_Networking&hash=item1e866b07ce

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 16 2015, 07:14

Depois de uns dias de batalha em que o meu filho deu uma preciosa ajuda, mais a ajuda do meu colega de trabalho e a não menos valiosa ajuda do amigo Ave de Rapina (um grande obrigado e abraço pela disponibilidade), o código para o pequeno plc do Arduino UNO está pronto. Se alguém depois quiser, basta copiar para o Arduino.

//VARIAVEIS
int pin3 = 3; // motor rotação
int pin4 = 4; // ultra som
int pin5 = 5; // motor baixar

int pin6 = 6; // motor levantar
int pin7 = 7; // motor rotação
int pin8 = 8; // ventiladores

//FIM DAS VARIAVEIS

void setup()
{
pinMode(pin3, OUTPUT); // motor rotação
pinMode(pin4, OUTPUT); // ultra som
pinMode(pin5, OUTPUT); // motor baixar
pinMode(pin6, OUTPUT); // motor levantar
pinMode(pin7, OUTPUT); // motor rotação
pinMode(pin8, OUTPUT); // ventiladores

digitalWrite(pin3, HIGH); // motor rotação
digitalWrite(pin4, HIGH); // ultra som
digitalWrite(pin5, HIGH); // motor baixar

delay(180000);

digitalWrite(pin3, LOW); // motor rotação
digitalWrite(pin4, LOW); // ultra som
digitalWrite(pin5, LOW); // motor baixar
digitalWrite(pin6, HIGH); // motor levantar
digitalWrite(pin7, HIGH); // motor rotação
digitalWrite(pin8, HIGH); // ventiladores

delay(20000);

digitalWrite(pin6, LOW); // motor levantar
digitalWrite(pin7, HIGH); // motor rotação
digitalWrite(pin8, HIGH); // ventiladores

delay(180000);

digitalWrite(pin7, LOW); // motor rotação
digitalWrite(pin8, LOW); // ventiladores
digitalWrite(pin6, HIGH); // motor levantar

delay(6000);

digitalWrite(pin6, LOW); // motor levantar
}

void loop()
{
}

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 16 2015, 07:25

Já agora, para todos os que quiserem entrar neste mundo interessante da programação, tendo em conta que o Adruino é bastante barato, aqui fica este excelente site em português.


http://pplware.sapo.pt/hardware/mundo-arduino-vamos-comecar-a-programar/


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Regivaldo Costa
Membro AAP



Mensagens : 55
Data de inscrição : 24/10/2013

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 20:40

António José da Silva escreveu:
Já agora, para todos os que quiserem entrar neste mundo interessante da programação,  tendo em conta que o Adruino é bastante barato, aqui fica este excelente site em português.


http://pplware.sapo.pt/hardware/mundo-arduino-vamos-comecar-a-programar/

Olá,

Parabéns pela ideia.

Também desejo desejo ter uma máquina dessas, ou seja, que não seja necessário ações físicas do usuário/operador durante o processo. Bastar colocar o disco, ligar e depois retirar o disco após aviso da máquina que o disco já foi limpo. Muito bom isso!

Assim, estarei acompanhando a discussão de modo a tirar algum aprendizado.

Conheço alguma coisa de arduino e se precisar de algo, é só dizer.

Abraços,
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 21:03

Regivaldo Costa escreveu:


Conheço alguma coisa de arduino e se precisar de algo, é só dizer.

Abraços,


Muito obrigado pelo interesse. Já pensava que não havia ninguém a ligar a este projeto. Maquina de lavar a ultra-sons  933723

O Arduino está dominado para este efeito, mesmo que com um código bastante simples. É provável que ainda altere algumas coisas no programa, porque em principio vou alterar o motor linear por um outro. As razões não são fáceis de explicar, pelo menos para já, mas prendem-se com a praticabilidade da máquina visto que o outro tem um range maior. Este novo que estou a pensar usar, será perfeito para o efeito.
Como já disse anteriormente, tudo ficará documentado. Quem quiser fazer uma, terá toda a documentação. Desde o código pronto, esquema de ligações e desenhos da caixa.

Uma ideia que já tinha e que depois de muito vasculhar acho que já arranjei solução, será o ar aquecido para uma mais rápida secagem do disco.
O meu objetivo é que o processo de lavagem não exceda os 5/6min.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Regivaldo Costa
Membro AAP



Mensagens : 55
Data de inscrição : 24/10/2013

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 21:28

António José da Silva escreveu:
Regivaldo Costa escreveu:


Conheço alguma coisa de arduino e se precisar de algo, é só dizer.

Abraços,


Muito obrigado pelo interesse. Já pensava que não havia ninguém a ligar a este projeto. Maquina de lavar a ultra-sons  933723

Como já disse anteriormente, tudo ficará documentado. Quem quiser fazer uma, terá toda a documentação. Desde o código pronto, esquema de ligações e desenhos da caixa.

Uma ideia que já tinha e que depois de muito vasculhar acho que já arranjei solução, será o ar aquecido para uma mais rápida secagem do disco.
O meu objetivo é que o processo de lavagem não exceda os 5/6min.
Caro António,

Faço votos que continue com o projeto. É bem interessante e sem dúvida irei copiá-lo caso você chegue a um bom resultado (com certeza chegará).

Numa thread anterior, foi citado uma bacia de ultrasom. Não conheço muito bem como funciona o ultrasom e principalmente para o propósito de limpar discos (até já ouvir falar, mas nunca pesquisei a respeito).

Teria o link dessa bacia, apenas para que eu a conheça e leia a respeito?

Ah, penso que não seja necessário. Mas recentemente comprei um placa com 16 relés (já estou com ela) para um projeto particular, mas não vou trabalhar nesse projeto tão cedo. Caso esteja em Lisboa e queira pegar emprestado para depois comprar o que de fato irá necessitar, é só dizer. A placa que tenho em mãos é a do link abaixo.

http://www.ebay.de/itm/16-Kanal-Channel-Relay-12V-Relais-Module-for-Arduino-Raspberry-Pi-Opto-couple-/320935471571?pt=Bauteile&hash=item4ab93ea9d3

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo André
Membro AAP
Paulo André


Mensagens : 50
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 51
Localização : Barreiro

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 21:42

Excelente projeto António Maquina de lavar a ultra-sons  754215

Pelo que consigo verificar com esse codigo terás de desligar e ligar o arduino sempre que pretendas reeniciar o ciclo após colocares outro disco (corrige-me se estiver errado), não conseguirias alterar o codigo para utilizares um interruptor de pressão para dares inicio ao ciclo sem desligares o arduino?
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 21:42

António José da Silva escreveu:
Fica aqui o tópico para a máquina de lavar a ultra-sons.  Maquina de lavar a ultra-sons  693932

Granda maluco! Maquina de lavar a ultra-sons  317942

Se bem entendi vais fazer a "banheira" de acrílico... Não achas que ficava melhor (pelo menos mais resistente) em inox ou algo do género? Como estas:
Maquina de lavar a ultra-sons  RecordCleaner01_zpsd5d58ee7
Maquina de lavar a ultra-sons  RecordCleaner02_zpsaac9aa9e

Parabéns pela iniciativa e Boa Sorte
Maquina de lavar a ultra-sons  754215
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 21:49

Paulo André escreveu:
Excelente projeto António Maquina de lavar a ultra-sons  754215

Pelo que consigo verificar com esse codigo terás de desligar e ligar o arduino sempre que pretendas reeniciar o ciclo após colocares outro disco (corrige-me se estiver errado), não conseguirias alterar o codigo para utilizares um interruptor de pressão para dares inicio ao ciclo sem desligares o arduino?

Boa noite Paulo.

Bem observado. Maquina de lavar a ultra-sons  754215 O código atual, que decerto ainda terá alterações, funciona com o ligar e desligar do aparelho. É algo que se altera com facilidade, mas eu deixei (para já) assim, porque quero que realmente tudo desligue.
Mas é um caso a ver, isto está tudo em progressão, e os vossos inputs têm dado frutos. Maquina de lavar a ultra-sons  754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 21:56

Mister W escreveu:
António José da Silva escreveu:
Fica aqui o tópico para a máquina de lavar a ultra-sons.  Maquina de lavar a ultra-sons  693932

Granda maluco! Maquina de lavar a ultra-sons  317942

Se bem entendi vais fazer a "banheira" de acrílico... Não achas que ficava melhor (pelo menos mais resistente) em inox ou algo do género? Como estas:
Maquina de lavar a ultra-sons  RecordCleaner01_zpsd5d58ee7
Maquina de lavar a ultra-sons  RecordCleaner02_zpsaac9aa9e

Parabéns pela iniciativa e Boa Sorte
Maquina de lavar a ultra-sons  754215


Boas amigo Zé.

Essas máquinas têm vantagens e desvantagens.

A vantagem é ser já algo pronto a usar. A desvantagem é não ser dedicado ao que quero. É um grande calhamaço e custa (só a banheira) quase o que eu quero gastar no projeto (sem contar com as derrapagens orçamentais). lol!


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Regivaldo Costa
Membro AAP



Mensagens : 55
Data de inscrição : 24/10/2013

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 22:05

António José da Silva escreveu:
Paulo André escreveu:
Excelente projeto António Maquina de lavar a ultra-sons  754215

Pelo que consigo verificar com esse codigo terás de desligar e ligar o arduino sempre que pretendas reeniciar o ciclo após colocares outro disco (corrige-me se estiver errado), não conseguirias alterar o codigo para utilizares um interruptor de pressão para dares inicio ao ciclo sem desligares o arduino?

Boa noite Paulo.

Bem observado. Maquina de lavar a ultra-sons  754215  O código atual, que decerto ainda terá alterações, funciona com o ligar e desligar do aparelho. É algo que se altera com facilidade, mas eu deixei (para já) assim, porque quero que realmente tudo desligue.
Mas é um caso a ver, isto está tudo em progressão, e os vossos inputs têm dado frutos. Maquina de lavar a ultra-sons  754215
Num projeto dessa natureza, o melhor é fazer o protótipo usando os comandos manualmente. Estando tudo certo e funcional de forma manual, passa-se para a automatização dos comandos.

Assim, penso que não há porque se preocupar com essa parte de programação nesse primeiro momento.

[]'s,
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 22:13

Regivaldo Costa escreveu:
António José da Silva escreveu:
Regivaldo Costa escreveu:


Conheço alguma coisa de arduino e se precisar de algo, é só dizer.

Abraços,


Muito obrigado pelo interesse. Já pensava que não havia ninguém a ligar a este projeto. Maquina de lavar a ultra-sons  933723

Como já disse anteriormente, tudo ficará documentado. Quem quiser fazer uma, terá toda a documentação. Desde o código pronto, esquema de ligações e desenhos da caixa.

Uma ideia que já tinha e que depois de muito vasculhar acho que já arranjei solução, será o ar aquecido para uma mais rápida secagem do disco.
O meu objetivo é que o processo de lavagem não exceda os 5/6min.
Caro António,

Faço votos que continue com o projeto. É bem interessante e sem dúvida irei copiá-lo caso você chegue a um bom resultado (com certeza chegará).

Numa thread anterior, foi citado uma bacia de ultrasom. Não conheço muito bem como funciona o ultrasom e principalmente para o propósito de limpar discos (até já ouvir falar, mas nunca pesquisei a respeito).

Teria o link dessa bacia, apenas para que eu a conheça e leia a respeito?

Ah, penso que não seja necessário. Mas recentemente comprei um placa com 16 relés (já estou com ela) para um projeto particular, mas não vou trabalhar nesse projeto tão cedo. Caso esteja em Lisboa e queira pegar emprestado para depois comprar o que de fato irá necessitar, é só dizer. A placa que tenho em mãos é a do link abaixo.

http://www.ebay.de/itm/16-Kanal-Channel-Relay-12V-Relais-Module-for-Arduino-Raspberry-Pi-Opto-couple-/320935471571?pt=Bauteile&hash=item4ab93ea9d3

Abraços.

As máquinas são estas.

http://www.ebay.co.uk/itm/1-3L-3-2L-6-5L-Digital-Ultrasonic-Cleaner-Ultra-Sonic-Bath-Timer-Cleaning-Basket-/321262728443?pt=LH_DefaultDomain_3&var=&hash=item4accc034fb

mas a que tem dimensões minimas para o efeito, é a de 6.5 litros que custa mais ou menos 150 libras.

Quanto aos relés, já tinha pensado na solução da Arduino. Estou a ver o que será mais simples de implementar. A minha ideia será usar relés independentes de 6V.

Obrigado pela disponibilidade. Maquina de lavar a ultra-sons  754215


Entretanto, e depois de falar com algumas pessoas bastante bem informadas, nada limpa a findo como o ultra-som, o que me deixa com bastante vontade de levar o projeto avante.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 22:56

Boa sorte para o teu projeto, António.

Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 17 2015, 23:03

zaratustra escreveu:
Boa sorte para o teu projeto, António.



Bem preciso. Maquina de lavar a ultra-sons  933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 00:41

Pessoal.

Isto ou vai ficar uma grande m*&da, ou uma das melhores e mais práticas máquinas do planeta e arredores. Maquina de lavar a ultra-sons  265963

Aqui ficam os desenhos quase definitivos da máquina e já a contar com o "novo" motor linear que me veio resolver bastantes problemas.

Maquina de lavar a ultra-sons  K39nbr

Maquina de lavar a ultra-sons  2qdbxoj

Maquina de lavar a ultra-sons  23kdvg1

Maquina de lavar a ultra-sons  Fn71jt

Maquina de lavar a ultra-sons  302udzn


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 00:47

Maquina de lavar a ultra-sons  22692
Força aí, companheiro!
Maquina de lavar a ultra-sons  754215 Maquina de lavar a ultra-sons  754215
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 00:50

Luis Filipe Goios escreveu:
Maquina de lavar a ultra-sons  22692
Força aí, companheiro!
Maquina de lavar a ultra-sons  754215 Maquina de lavar a ultra-sons  754215


Mesmo com todo o arrependimento, já não há nada a fazer. Maquina de lavar a ultra-sons  758687

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 09:51

Se ficar boa fazes depois umas para o pessoal, já que essa vai ficar aí por terras da Majestade deles... Maquina de lavar a ultra-sons  809774
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 11:33

Olá

Gabo-te a paciência... Maquina de lavar a ultra-sons  754215 Maquina de lavar a ultra-sons  754215 Maquina de lavar a ultra-sons  754215

Mais uma compra conjunta e tens que fazer um monte de máquinas... smedley

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 12:11

Já disse que se ficar como eu julgo (não boa mas sim excelente....será?), lol!
ficam com os dados todos para fazer a vossa maquineta. Maquina de lavar a ultra-sons  310490

Entretanto, hoje durante a noite foi de grande insónia, e ás 4 da manhã estava a escrever o código para o novo motor linear que terá 3 fins de curso (micro-switch). Cá vai, bastante simples.


//VARIAVEIS
int pin3 = 3; // motor rotação
int pin4 = 4; // ultra som
int pin5 = 5; // motor baixar lavar

int pin6 = 6; // motor levantar secar
int pin7 = 7; // motor rotação
int pin8 = 8; // ventiladores
int pin9 = 9; // motor levantar tudo

//FIM DAS VARIAVEIS

void setup()
{
pinMode(pin3, OUTPUT); // motor rotação
pinMode(pin4, OUTPUT); // ultra som
pinMode(pin5, OUTPUT); // motor baixar lavar
pinMode(pin6, OUTPUT); // motor levantar secar
pinMode(pin7, OUTPUT); // motor rotação
pinMode(pin8, OUTPUT); // ventiladores
pinMode(pin9, OUTPUT); // motor levantar tudo

digitalWrite(pin3, HIGH); // motor rotação
digitalWrite(pin4, HIGH); // ultra som
digitalWrite(pin5, HIGH); // motor baixar lavar (paragem, fim de curso)

delay(180000);

digitalWrite(pin3, LOW); // motor rotação
digitalWrite(pin4, LOW); // ultra som
digitalWrite(pin5, LOW); // motor baixar
digitalWrite(pin6, HIGH); // motor levantar secar (paragem, fim de curso)
digitalWrite(pin7, HIGH); // motor rotação
digitalWrite(pin8, HIGH); // ventiladores


delay(180000);

digitalWrite(pin7, LOW); // motor rotação
digitalWrite(pin8, LOW); // ventiladores
digitalWrite(pin9, HIGH); // motor levantar tudo (paragem fim de curso)

delay(10000);

digitalWrite(pin9, LOW); //motor levantar tudo (desligar relé)




}

void loop()
{
}

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 13:39

António José da Silva escreveu:
Pessoal.

Isto ou vai ficar uma grande m*&da, ou uma das melhores e mais práticas máquinas do planeta e arredores.  Maquina de lavar a ultra-sons  265963

Maquina de lavar a ultra-sons  23kdvg1


Mas que lindo porta revistas! Maquina de lavar a ultra-sons  754215 Maquina de lavar a ultra-sons  754215

Arduino? Excelente pá!
Continua a postar o avanço dessa maquineta, oh Toninho!
Maquina de lavar a ultra-sons  754215 Maquina de lavar a ultra-sons  22692
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 13:43

Assim de repente : era muita fixe que começasse a haver uma linha de produtos "Audio Analógico de Portugal".

Podias começar por este :
Maquina de lavar a ultra-sons  5706023051658

Maquina de lavar a ultra-sons  265963
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 13:54

FBatista escreveu:
Assim de repente : era muita fixe que começasse a haver uma linha de produtos "Audio Analógico de Portugal".

Podias começar por este :
Maquina de lavar a ultra-sons  5706023051658

Maquina de lavar a ultra-sons  265963

Com tanta maldade na alma não há pregos que te colem na cruz Maquina de lavar a ultra-sons  933723
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 14:07

Mário Franco escreveu:
FBatista escreveu:
Assim de repente : era muita fixe que começasse a haver uma linha de produtos "Audio Analógico de Portugal".

Podias começar por este :
Maquina de lavar a ultra-sons  5706023051658

Maquina de lavar a ultra-sons  265963

Com tanta maldade na alma não há pregos que te colem na cruz Maquina de lavar a ultra-sons  933723

Como sabes o nosso amigo AJS, além de generoso, desmesurado e multifacetado competente é grande apreciador de marisco.

Deixa lá a minha caixinha de pregos Maquina de lavar a ultra-sons  310490
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySex Jan 23 2015, 14:17

FBatista escreveu:
]

Como sabes o nosso amigo AJS, além de generoso, desmesurado e multifacetado competente é grande apreciador de marisco.



Marisco e quase tudo o resto que se coma. Maquina de lavar a ultra-sons  933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Regivaldo Costa
Membro AAP



Mensagens : 55
Data de inscrição : 24/10/2013

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 24 2015, 01:22

António José da Silva escreveu:
Já disse que se ficar como eu julgo (não boa mas sim excelente....será?), lol!
ficam com os dados todos para fazer a vossa maquineta. Maquina de lavar a ultra-sons  310490

Entretanto, hoje durante a noite foi de grande insónia, e ás 4 da manhã estava a escrever o código para o novo motor linear que terá 3 fins de curso (micro-switch). Cá vai, bastante simples.
Caro António,

Deixo a sugestão de primeiro operacionalizar usando chaves manuais (ou até mesmo contato fio com fio, mas é mais perigoso) e estando tudo ok, automatizar com o arduino.

Não entendo como funciona os transdutores ultra sônicos. Assim, estou bastante curioso de como será.

[]'s,
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 24 2015, 01:39

Regivaldo Costa escreveu:

Caro António,

Deixo a sugestão de primeiro operacionalizar usando chaves manuais (ou até mesmo contato fio com fio, mas é mais perigoso) e estando tudo ok, automatizar com o arduino.

Não entendo como funciona os transdutores ultra sônicos. Assim, estou bastante curioso de como será.

[]'s,

Boas.


Está tudo já programado no Arduino, só me falta incorporar tudo e adquiri mais alguns componentes, entre eles uns relés da Arduino (8 relés), para ligar tudo.
É relativamente pacifico, basta ter todo o material para ajustar medidas e mandar fazer a caixa.

O ultra-som funciona a 40Khz e é este.

http://www.ebay.co.uk/itm/390741932925?_trksid=p2060778.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Maquina de lavar a ultra-sons  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Regivaldo Costa
Membro AAP



Mensagens : 55
Data de inscrição : 24/10/2013

Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  EmptySáb Jan 24 2015, 01:51

[quote="António José da Silva"]
Regivaldo Costa escreveu:

Boas.


Está tudo já programado no Arduino, só me falta incorporar tudo e adquiri mais alguns componentes, entre eles uns relés da Arduino (8 relés), para ligar tudo.
É relativamente pacifico, basta ter todo o material para ajustar medidas e mandar fazer a caixa.

O ultra-som funciona a 40Khz e é este.

http://www.ebay.co.uk/itm/390741932925?_trksid=p2060778.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
Caro António,

Ok, como já tem tudo programado, melhor já fazer tudo certo.

Interessante, o transdutor. Não me pareceu caro, se de fato resultar.

Usa-se somente um?

Já pergunto, porque dando certo este seu protótipo, comprarei para fazer uma cópia desse seu projeto.

Obrigado.

[]'s,
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Maquina de lavar a ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar a ultra-sons    Maquina de lavar a ultra-sons  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Maquina de lavar a ultra-sons
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Máquina de lavar de ultra sons das polacas com upgrade
» Máquina de limpeza por ultra-sons
» Maquina de Lavagem Vinil - Ultra Sons
» Máquina de lavar.
» Máquina de lavar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: