Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 DSD Myth - Grimm Audio

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyQui Nov 13 2014, 10:43

O fabricante Holandês Grimm Audio publicou um artigo interessante sobre o DSD.


DSD Myth

DSD is hot.
True, the concept is so seductive: simply one bit, at a very high sampling rate, producing a signal which is near-analogue.
Is DSD the best possible sound quality?
Yes and no.
There is no simple answer, alas.

The problem is that the format alone does not tell the whole story.
Pure, original, ‘native’ DSD using truly 1-bit dsd converters for A-to-D AND D-to-A can sound stunning.
If the converters are done right technically of course (implementation, layout, components, etc), and if the subsequent amplification isn’t bothered by the relatively high levels of high- frequency noise specific to DSD.

But most SACD-players and ‘DoP’ capable DAC’s are not equipped with 1-bit DAC chips.
And of the recordings on SACD’s and DSD internet downloads, the vast majority is not pure, native DSD but has seen many different phases, starting perhaps as 5 bit inside the A-to-D converter, being converted to 24 bit PCM for editing and ending as 1 bit DSD after mastering.
Meaning they all have undergone one or more conversions including going back to 1 bit DSD, which is not a lossless process in itself.
If you want maximum sound quality once a recording is in a PCM format, you’re better off listening to it in PCM than to a flawed DSD transformation of the latter.

This article will explain why.

continua -> http://www.grimmaudio.com/site/assets/files/1088/dsd_myth.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyQui Nov 13 2014, 11:08

DSD Myth - Grimm Audio 22692 Excelente artigo!
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyQui Nov 13 2014, 19:00

Tenho andado a ler sobre o assunto pois estou a pensar em comprar um DAC dsd e não chego a nenhuma conclusão.
Há por aí imensos artigos, comparações de ficheiros, de DACs, etc. mas no fim não parece haver um opinião consensual.
Nuns casos não se notam diferenças, noutras notam-se mas são devido às conversões dos ficheiros, noutras são devidas à implementação dos DACs, noutras devidas à ligação usada (firewire, usb, etc.). DSD Myth - Grimm Audio 317942
O que acham os colegas do fórum sobre o formato DSD?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyQui Nov 13 2014, 19:13

Pelo que tenho lido, ou seja, de um ponto de vista técnico, trata-se de um bom formato para digitalização de masters analógicos (embora o resultado esteja como sempre dependente do cuidado com que foi efectuada a masterização).

Mas o DSD não é editável pelo que se torna menos interessante para gravação digital já que obriga a uma dupla conversão DSD>PCM e PCM>DSD.
Além disso há editoras a vender edições DSD e HD que foram convertidas a partir de originais Redbook (16/44,1).

Os apreciadores de música erudita têm mais sorte porque as gravações deste género musical são geralmente mais minimalistas, logo mais adequadas ao formato.

Convém ainda ter em conta que alguns amplificadores são afectados negativamente pelo ruído ultra-sónico intrínseco ao formato.
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyDom Nov 16 2014, 13:52

A quantidade de lixo ultrasónico gerado pelo DSD não é bricadeira, e tenho alguns ficheiros recentes que dão alguns problemas com alguns sistemas, nota-se hiss em altas frequências.
Eu por mim ando encantado com alguns ficheiros DXD (24/352) que comprei recentemente. E acho que mesmo a 24/192 já prefiro PCM a DSD.
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyDom Nov 16 2014, 15:24

MikeF escreveu:
A quantidade de lixo ultrasónico gerado pelo DSD não é bricadeira, e tenho alguns ficheiros recentes que dão alguns problemas com alguns sistemas, nota-se hiss em altas frequências.
Eu por mim ando encantado com alguns ficheiros DXD (24/352) que comprei recentemente. E acho que mesmo a 24/192 já prefiro PCM a DSD.

Mas isso não será por má implementação do DAC que deveria ter filtros para isso?
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyDom Nov 16 2014, 17:00

Não só, Manel. Por exemplo, se usaram um master em DSD para produzir um PCM, muitas vezes o PCM fica com montes de lixo nas altas frequências... E depois não é o DAC que filtra.
IMO, é uma má produção... deviam ter filtrado sim.

O único DAC que tenho cá que recebe DSD nativo não tem problemas com isso. Mas se usar esses ficheiros com outros DACs há hiss a mais.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyDom Nov 16 2014, 22:19

MikeF escreveu:
Não só, Manel. Por exemplo, se usaram um master em DSD para produzir um PCM, muitas vezes o PCM fica com montes de lixo nas altas frequências... E depois não é o DAC que filtra.
IMO, é uma má produção... deviam ter filtrado sim.

O único DAC que tenho cá que recebe DSD nativo não tem problemas com isso. Mas se usar esses ficheiros com outros DACs há hiss a mais.

Dois exemplos de CDs (CD layer) masterizados a partir de SACD (CD layer):

DSD Myth - Grimm Audio 2a9sjuw
Pentatone

DSD Myth - Grimm Audio 64qxkm
BIS

R
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyDom Nov 16 2014, 22:58

MikeF escreveu:
Não só, Manel. Por exemplo, se usaram um master em DSD para produzir um PCM, muitas vezes o PCM fica com montes de lixo nas altas frequências... E depois não é o DAC que filtra.
IMO, é uma má produção... deviam ter filtrado sim.

O único DAC que tenho cá que recebe DSD nativo não tem problemas com isso. Mas se usar esses ficheiros com outros DACs há hiss a mais.

Boas Miguel

A minha questão era mais com DACs que aceitem DSD e façam eles próprios a conversão para analógico. Aí têm que contar com esses problemas, porque senão terão sido mal concebidos.

Sobre ficheiros...ui, ui. Como saber o que estamos a comprar? Comprar ficheiros DSD que foram produzidos a partir de masters gravados a pensar em CD red book, provavelmente não adiantará nada em relação a um ficheiro PCM 44.1KHz.

Portanto a minha duvida é mais no contesto geral. Será que vale a pena apostar no DSD ou nem por isso? Será que é superior ao PCM HD?
Será que há oferta com qualidade suficiente de gravações que justifique a aquisição de um DAC DSD?

DSD Myth - Grimm Audio 447836
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptyDom Nov 16 2014, 23:36

Manel escreveu:
MikeF escreveu:
Não só, Manel. Por exemplo, se usaram um master em DSD para produzir um PCM, muitas vezes o PCM fica com montes de lixo nas altas frequências... E depois não é o DAC que filtra.
IMO, é uma má produção... deviam ter filtrado sim.

O único DAC que tenho cá que recebe DSD nativo não tem problemas com isso. Mas se usar esses ficheiros com outros DACs há hiss a mais.

Boas Miguel

A minha questão era mais com DACs que aceitem DSD e façam eles próprios a conversão para analógico. Aí têm que contar com esses problemas, porque senão terão sido mal concebidos.

Sobre ficheiros...ui, ui. Como saber o que estamos a comprar? Comprar ficheiros DSD que foram produzidos a partir de masters gravados a pensar em CD red book, provavelmente não adiantará nada em relação a um ficheiro PCM 44.1KHz.

Portanto a minha duvida é mais no contesto geral. Será que vale a pena apostar no DSD ou nem por isso? Será que é superior ao PCM HD?
Será que há oferta com qualidade suficiente de gravações que justifique a aquisição de um DAC DSD?

DSD Myth - Grimm Audio 447836

Tenho curiosidade em saber quantas editoras, mesmo de música erudita, editam gravações DSD que não passaram por um formato PCM.
Acho que se calhar nem sequer a BIS, a Channel Classics ou a Pentatone vendem DSD puro...

R
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptySeg Nov 17 2014, 01:03

ricardo onga-ku escreveu:
Manel escreveu:
MikeF escreveu:
Não só, Manel. Por exemplo, se usaram um master em DSD para produzir um PCM, muitas vezes o PCM fica com montes de lixo nas altas frequências... E depois não é o DAC que filtra.
IMO, é uma má produção... deviam ter filtrado sim.

O único DAC que tenho cá que recebe DSD nativo não tem problemas com isso. Mas se usar esses ficheiros com outros DACs há hiss a mais.

Boas Miguel

A minha questão era mais com DACs que aceitem DSD e façam eles próprios a conversão para analógico. Aí têm que contar com esses problemas, porque senão terão sido mal concebidos.

Sobre ficheiros...ui, ui. Como saber o que estamos a comprar? Comprar ficheiros DSD que foram produzidos a partir de masters gravados a pensar em CD red book, provavelmente não adiantará nada em relação a um ficheiro PCM 44.1KHz.

Portanto a minha duvida é mais no contesto geral. Será que vale a pena apostar no DSD ou nem por isso? Será que é superior ao PCM HD?
Será que há oferta com qualidade suficiente de gravações que justifique a aquisição de um DAC DSD?

DSD Myth - Grimm Audio 447836

Tenho curiosidade em saber quantas editoras, mesmo de música erudita, editam gravações DSD que não passaram por um formato PCM.
Acho que se calhar nem sequer a BIS, a Channel Classics ou a Pentatone vendem DSD puro...

R

Não sei responder a essa pergunta e as minhas dúvidas passam por aí. Será que nesta fase, não estaremos a assistir a algo como a prensagem de vinil a partir de masters digitais ???? DSD Myth - Grimm Audio 447836
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio EmptySeg Nov 17 2014, 01:23

O Jared da Channel parece-me suficientemente fanático por DSD para vender ficheiros DSD nunca passados por PCM. E são bons, gosto muito das gravações da Channel. Os outros não sei.

Agora, a amostra de DSD que conheço - os ficheiros que tenho e sobretudo os SACD que tenho, não são melhores que a maioria dos ficheiros que tenho a 24/192, nem que os que tenho a 24/358...

Mas gostava de experimentar mais DSD a 5.6(128)... a Channel só tem a 2.8(64)!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DSD Myth - Grimm Audio Empty
MensagemAssunto: Re: DSD Myth - Grimm Audio   DSD Myth - Grimm Audio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
DSD Myth - Grimm Audio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Video compara Grimm LS1be, Dutch&Dutch 8C, ATC SCM100A
» Audio Vintage/ Audio Experience - Facebook
» Audio-Foruns-Audio
» Audio-GD
» DSD Audio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: