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 The ten biggest audio lies...

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ricardo onga-ku
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MensagemAssunto: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQua 18 Set 2013 - 13:03

Olà,

Eis um velho debate que alimentou os forums hà algum tempo e que hoje està um pouco esquecido. Hà uns anos atràs o Peter Aczel do Audio Critic, tinha escrito um artigo sobre, as dez maiores mentiras do Audio, que fez muito barulho à saida. Concrétamente ele estabeleceu um lista que eu traduzo em baixo, resumindo a problemàtica do sujeito :

1-Os cabos : Os cabos não téem som, então comprar um cabo de marca é deitar dinheiro fora…

2-As vàlvulas : Os transistores são superiores às vàlvulas no audio, mas poucos fazem caso…

3-O som analogico : O CD é superior ao analogico em quase todos os pontos…

4-Os testes de escuta :
Ninguém ouve diferenças nos testes de escuta cegos ou ABX…

5-A realimentação negativa : A realimentação negativa não estraga o som de um aparelho…

6-A queima dos componentes : A queima dos componentes não modifica a escuta…

7- A dupla cablagem : A dupla cablagem não modifica a estrutura do som…

8-Os estabilizadores de tensão :
Estabilisar a corrente e filtrà-la é uma aldrabiçe…

9-O tratamento dos CD : O tratamento dos CD, não modifica o equilibrio sonoro destes …

10-As orelhas de ouro : As pessoas que entendem quase tudo, não existém…

Então e voçês ?... que opinião téem acerca deste sujeito …

Até+
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Milton
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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQua 18 Set 2013 - 14:31

Fiquei sem perceber se isso são afirmações em que ele acredita ou se são as grandes mentiras do áudio ou ambas....
scratch 
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ricardo onga-ku
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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQua 18 Set 2013 - 15:32

Não resisto a comentar:

1-Os cabos : Os cabos não téem som, então comprar um cabo de marca é deitar dinheiro fora…

Apenas o sinal tem/é som; os cabos são meros condutores de sinal, uns melhores outros piores.
Gastar dinheiro em cabos caros e depois usar um par de colunas com um potencial de desempenho medíocre é um disparate.
Cabos são acessórios - não lêem, não amplificam nem transduzem o sinal - e como tal a sua importância num sistema é reduzida.


2-As vàlvulas : Os transistores são superiores às vàlvulas no audio, mas poucos fazem caso…

Tanto as válvulas como os transístores são adequados à sua função de amplificar o sinal desde que utilizados em topologias eficazes e emparelhados com colunas que apresentem uma carga adequada às características dessas topologias.

3-O som analogico : O CD é superior ao analogico em quase todos os pontos…

Concordo, mas não vou entrar nesse campo minado dos pontos que pouco me interessa.
Se utilizarmos fontes de leitura de desempenho equivalente, uma boa gravação é reproduzida com maior fidelidade (menos adulteração do sinal) a partir de um CD bem remasterizado do que de um LP igualmente bem remasterizado.


4-Os testes de escuta : Ninguém ouve diferenças nos testes de escuta cegos ou ABX…

Eu diria antes que ninguém vê diferenças nas escutas ABX, e isso tem um enorme impacto na nossa opinião.
As escutas subjectivas requerem uma metodologia muito rigorosa (excelente tema para um tópico) para que sejam realmente eficazes e não devem ter como finalidade a degustação: avaliar o desempenho e escutar música são tarefas distintas.


5-A realimentação negativa : A realimentação negativa não estraga o som de um aparelho…

Nunca efectuei escutas comparativas sobre este aspecto mas o bom senso e a minha experiência levam-me a crer que isso só é verdade se a realimentação for mal implementada e/ou usada de forma abusiva.
Infelizmente os meus conhecimentos técnicos não são suficientes para aprofundar a minha resposta...


6-A queima dos componentes : A queima dos componentes não modifica a escuta…

Errado!
A queima dos componentes resulta na destruição dos mesmos e é o fim da escuta.

Mas as suspensões e aranhas dos altifalantes e as suspensões dos cantileveres das células de leitura de vinil, ambos sistemas mecânicos, alteram as suas características com o uso e isso afecta o seu desempenho.


7- A dupla cablagem : A dupla cablagem não modifica a estrutura do som…

Existem três características reais de um condutor que afectam o sinal: inductância-L, resistência-R e capacidade-C...e uma ilusória que é a imaginação infinita do cérebro humano.
Variações numa delas podem afectar mais ou menos o sinal (dependendo da característica e de outros factores relacionados com o sistema) e como tal é lógico que a dupla cablagem pode alterar o sinal (especialmente se não tivermos escolhido uns cabos adequados à sua tarefa).


8-Os estabilizadores de tensão : Estabilisar a corrente e filtrà-la é uma aldrabiçe…

Se não estou em erro, qualquer equipamento electrónico bem concebido inclui um circuito de estabilização e filtragem de corrente.

9-O tratamento dos CD : O tratamento dos CD, não modifica o equilibrio sonoro destes …

Há vários artigos na PubMed que provam a eficácia do Paracetamol em casos de CDs com crises de enxaqueca...

10-As orelhas de ouro : As pessoas que entendem quase tudo, não existém…

Procurar diferenças através da escuta, esse terrível vírus criado nos laboratórios das maléficas revistas de audio, é uma patologia que afecta muitos audiófilos e que os impede de ouvir música...muitos enlouquecem de tão obcedados pelo som dos aparelhos de reprodução.

R pirat


Última edição por ricardo onga-ku em Qua 18 Set 2013 - 19:05, editado 13 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQua 18 Set 2013 - 15:35

Caro TD124,
Mais do que os problemas de concepção/fabrico dos monoblocos Jadis, este sim é um tópico extremamente perigoso... lol!  

No entanto, admiro-lhe a coragem de ter levantado estes pontos (alguns certamente mais credíveis do que outros) que irão concerteza alimentar algumas discussões interessantes... ou não.

Pela forma demasiado assertiva como expõe os seus pontos de visto, parece-me que o autor teve como principal objectivo, lançar a polémica junto de alguns segmentos de consumidores de audio. Seria interessante que o autor desenvolvesse e justificasse cada um dos seus pontos...

Em relação ao ponto 3. creio que seria mais compreensível se ele tivesse referido que "o digital é superior ao analogico em quase todos os pontos…" em vez de generalizar essa pretensão num formato como o CD...

Também não entendo como é que se pode afirmar que "estabilisar a corrente e filtrá-la é uma aldrabiçe". Admito perfeitamente que os filtros de corrente não tragam quaisquer melhoramentos em termos de desempenho (som), mas não me parece que estabilizar a corrente de salas (como a minha, por exemplo) de edifícios com 40 anos e instalações eléctricas deficientes, possa ser considerado uma aldrabice...

Um Abraço
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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQua 18 Set 2013 - 17:59

Milton escreveu:
Fiquei sem perceber se isso são afirmações em que ele acredita ou se são as grandes mentiras do áudio ou ambas....
scratch 
Mister W escreveu:
Caro TD124,
Mais do que os problemas de concepção/fabrico dos monoblocos Jadis, este sim é um tópico extremamente perigoso... lol!  

No entanto, admiro-lhe a coragem de ter levantado estes pontos (alguns certamente mais credíveis do que outros) que irão concerteza alimentar algumas discussões interessantes... ou não.

Pela forma demasiado assertiva como expõe os seus pontos de visto, parece-me que o autor teve como principal objectivo, lançar a polémica junto de alguns segmentos de consumidores de audio. Seria interessante que o autor desenvolvesse e justificasse cada um dos seus pontos...
...

Um Abraço
Olà Milton e Mister W,

voçês téem razão, da maneira que apresento as coisas o topico é incompreensivel e então perigoso...

Vamos ao começo e deixo o link para o topico (em PDF) original em inglês que é:

http://www.google.fr/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.theaudiocritic.com%2Fback_issues%2FThe_Audio_Critic_26_r.pdf&ei=Odo5Uu-PHMXK0wWZuIGQDw&usg=AFQjCNFidoItf70lJpqhCRKfiEpWKUz9SQ

Eu pelo momento não digo nada, o que fiz foi meter os dez pontos que o autor considera como sendo mentiras em audio, e que ele explica (no sentido dele) porquê. À frente meti, um pequeno resumo meu para que os que não conhecem o artigo possam perceber de que mentira se trata, mas fiz depressa e talvez tenha dado uma impressão errada, então as minhas sinceras desculpas. Assim quando escrevo:
1-Os cabos : Os cabos não téem som, então comprar um cabo de marca é deitar dinheiro fora…
1-Os cabos : em negrito é a primeira mentira, mencionada pelo autor
Os cabos não téem som, então comprar um cabo de marca é deitar dinheiro fora… (é o meu resumo do texto dele em relação aos cabos)... e assim devem ser vistos os outros pontos seguintes!...

Pelo momento não exprimo o meu ponto de vista em nada, mas peço o vosso!... apos leitura é claro Wink 

Até+
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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQui 19 Set 2013 - 16:43

Olà,

o Mister W tém razão quando vê algo de perigoso neste topico..., pois pelo mundo fora este artigo, assim que as conversas à volta que ele criou, tornaram-se em cenas de boxe verbal, às vezes extremamente violentas...

Como explicar então, que pessoas que téem como paixão comum, a escuta da musica e dos elementos que a permitem, se tornem em inimigos viscerais ao ponto de se insultarem uns aos outros face a este tema ???...

Pessoalmente penso que o que està em jogo, é que este problema mete os audiofilos face a uma questão extremamente intima, pois diz respeito às convições, crenças, certezas e evidências de cada um. De uma certa maneira é um debate de religião, aonde cada um vai fazer apelo ao seu livro sagrado para defender o seu ponto de vista, sém mesmo se questionar sobre a honestidade intelectual do caminho defendido...

As duas religiões dominantes em audio são os objectivistas e os subjectivistas..., o que para resumir, divide-se entre os que pensam que a unica verdade em audio é de ordem ciêntifica, esta ultima podendo explicar todos os fenomenos (objectivista=ciêntifico), e os que acreditam nos sentidos deles, e que créem que hà algo de outro a ter em conta (subjectivista=empirico)... evidentemente que este debate é jà falseado pela cultura individual de cada um, assim que pelas crenças individuais...

Os dois grupos recusam-se a se açeitar nas diferências e antagonismos, pois evidentemente o audio é ou ciêntifico ou empirico... ele não pode ser os dois, pois seria grave..., seria o fim das certezas..., e os dois grupos estão de acordo sobre um ponto que é:... mais vale acreditar em algo (mesmo se não estou de acordo) do que em nada !!!... e este dualismo dura "desde a nascensa do Linn LP12", no ocidente...

Os asiàticos são diferentes, pois as religiões dominantes pregam "o caminho do meio", ou seja' entre a via da ciência e do empirismo, escolher o equilibrio entre os dois afim de guardar a lucidez. Não aderir a uma via extrema, de qualquer lado que seja, mas escolher sempre o equilibrio e a harmonia, no pensar e no sentir !...

Efectivamente visto assim estou enganado na primeira descrição que expuz... pois não hà duas visões ou crenças mas três... o que aumenta a complexidade da coisa, ou que fecha o debate e faz a paz geral...

Penso, para dar a minha opinião pessoal sobre este sujeito, que este artigo foi escrito com honestidade e grandeza de espirito por um objectivista..., então no ponto de vista dele, efectivamente estas dez mentiras são insultantes em relação ao seu modo de pensar, e ao qual ele crê!..., mas na escala mais vasta do pensamento humano, visto na sua globalidade... é apenas um ponto de vista, respeitàvel, sincéro e/mas pessoal !...

Então vou-me manifestar sobre o primeiro ponto deste tema (Os cabos), dando a minha opinião, muito pessoal é certo. Durante muitos anos fui um inimigo dos que defendiam o som dos cabos, pois não ouvia nenhuma diferença notàvel, que não pudesse ser explicada pela ciência, protocolo ou mesmo pela psicoacustica. E as diferenças quando as ouvia, eram de um nivel débil, e em algum caso suficientemente importantes para marcar positivamente ou negativamente a qualidade da escuta. Em bom ateu e sem nunca ter visto nem sentido Deus, para mim ele não existia e ponto final. E um dia ouvi cabos que me fizeram mentir, e que me provocaram um colapso, pois desmoronaram tudo no qual acreditava. Então hoje jà não sou ateu, mas sou agnostico, partilhado entre a ideia que não posso provar que Deus existe, mas que o sinto, então fiz como os que combati durante anos,... agarrei na carta visa e comprei os cabos em questão... e até hoje não me arrependo !...

Este ponto de vista para mim é vàlido, para os cabos e para praticamente os dez pontos da lista !...

Até+

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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQui 19 Set 2013 - 17:00

TD124 escreveu:


Então vou-me manifestar sobre o primeiro ponto deste tema (Os cabos), dando a minha opinião, muito pessoal é certo. Durante muitos anos fui um inimigo dos que defendiam o som dos cabos, pois não ouvia nenhuma diferença notàvel, que não pudesse ser explicada pela ciência, protocolo ou mesmo pela psicoacustica. E as diferenças quando as ouvia, eram de um nivel débil, e em algum caso suficientemente importantes para marcar positivamente ou negativamente a qualidade da escuta. Em bom ateu e sem nunca ter visto nem sentido Deus, para mim ele não existia e ponto final. E um dia ouvi cabos que me fizeram mentir, e que me provocaram um colapso, pois desmoronaram tudo no qual acreditava. Então hoje jà não sou ateu, mas sou agnostico, partilhado entre a ideia que não posso provar que Deus existe, mas que o sinto, então fiz como os que combati durante anos,... agarrei na carta visa e comprei os cabos em questão... e até hoje não me arrependo !...

Este ponto de vista para mim é vàlido, para os cabos e para praticamente os dez pontos da lista !...

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Penso que esse será o ponto fulcral, que é a experiência de cada um. E em relação aos cabos, a tua experiência mostra que fazem mesmo pouca diferença, porque se alguém como tu que já ouviu e comparou centenas/milhares de produtos, levou tanto tempo até aparecerem os "tais" que fizeram a diferença, isso diz-me que, apesar de poderem haver diferenças, elas são mesmo bastante raras.

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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQui 19 Set 2013 - 18:02

António José da Silva escreveu:
TD124 escreveu:

...
Este ponto de vista para mim é vàlido, para os cabos e para praticamente os dez pontos da lista !...

Até+

Penso que esse será o ponto fulcral, que é a experiência de cada um. E em relação aos cabos, a tua experiência mostra que fazem mesmo pouca diferença, porque se alguém como tu que já ouviu e comparou centenas/milhares de produtos, levou tanto tempo até aparecerem os "tais" que fizeram a diferença, isso diz-me que, apesar de poderem haver diferenças, elas são mesmo bastante raras.
Meu amigo Antonio,

tens perfeitamente razão, todos temos..., e nunca disse que todos os cabos eram completamente diferentes...

A questão que se põe é de saber se hà diferenças importantes entre cabos... e hoje sou obrigado de dizer sim!... mesmo se é bastante raro (no meu caso) de viver essa experiência... mas como dizem os françeses "a excepção faz a regra", então as diferenças entre cabos podem ser perfeitamente audiveis... mesmo se não hà (ou poucas) explicação ciêntifica para este caso ...

Abraço
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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQui 19 Set 2013 - 19:04

Quando um audiofilo ouve o seu som em casa gera um sentimento de posse que vai influenciar e determinar determinada crença então é natural que vá defender aquilo que sente e não só aquilo que ouve porque se o mesmo audiofilo ouvir o mesmo sistema na casa de um estranho ou numa exposição vai gerar sentimentos diferentes daquele que tem em sua casa e isso faz soar diferente mas ele não sabe bem porquê.
A expetativa que um individuo alimenta até ter o sistema, a forma como o recebe em sua casa, os elogios ou criticas que ouve, o seu estado psicologico e animico ou até de saude tudo isto vai conduzir uma paixão pelos aparelhos visuais e que se reforçam aquando da audição seja sozinho ou acompanhado e depois disso seguramente irá ouvir vezes sem conta o que não acontece na casa de um amigo ou numa exposição.
Esta minha ideia resume aquilo que determina as frases " gosto mais de ouvir este do que aquele" ou "o mais importante é estar satisfeito com o que tenho" normalmente utilizadas para concluir e pacificar as tais discussões á volta da crença audiofila de cada um.

Um Sistema começa na energia electrica e não acaba nas colunas como a maioria fala, um sistema está energeticamente ligado aos nossos sentidos visuais,auditivos,sinestesicos e condicionado por um organismo muito complexo que conduz estes impulsos eletricos até ao nosso cerebro e não acaba neste porque como referi anteriormente as barreiras ou motivações sociais,pessoais,familiares,geneticas,etc...tambem transportam as nossas emoções e paixões que por fim se convertem em comportamentos bons ou maus.

Todas essas mentiras só o são para quem sente que são e são verdades para quem sente que são verdades.

Por isso não há que ter receio de expor ideias nossas ou dos outros e tê-las como perigosas há é que balisar as pessoas com piores comportamentos e dar-lhes a oportunidade de se corrigirem como certamente já aconteceu a todos de formas diferentes claro...porque somos todos diferentes ...mas iguais certo?
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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQui 19 Set 2013 - 20:22

Relativamente à lista em apreço, considerando que:
-Não sou, nem nunca fui, parte interessada na industria de equipamentos e acessórios para Audio;
-Apenas estou na posição de utilizador e em matérias de âmbito tecnológico sou uma verdadeira loira platinada;
-Que eu saiba não sou surdo ou com quaquer defeito auditivo;
-Os sistemas para reprodução sonora são constituídos por fontes,componentes passivos,processamento de sinal
e reprodução sonora;
oferece-me dizer o seguinte:
1.Como elementos passivos os cabos não têm som; têm, ou não, características próprias para a função que desempenham
no sistema e aí as suas qualidades intrínsecas definem e determinam o desempenho do conjunto; é assim como utilizar
o TGV na linha do Tua;
2.Como utilizador, uso válvulas em analógico e transistors em digital; desde que o resultado final esteja dentro do meu intervalo
de expectativas, è-me indiferente;
3.O CD é uma visão redutora ( e ultrapassada) do processamento de som por via digital;agora, os equipamentos digitais que tenho
ouvido nada ficam a dever, enquanto sistemas de reprodução sonora, aos analógicos do mesmo campeonato;
4.Nada tenho contra os testes de escuta cegos, afinal trata-se de ouvir!! Agora, como processo de qualificação ou diagnóstico
tenho cá pra mim que são uma perfeita idiotice;
5.Alguém, qualificado, post uma explicação sobre esta matéria;
6.Pegar fogo ao equipamento implica desde logo a impossibilidade de o ouvir; agora, que certos componentes soam de forma
diferente após um período de rodagem é um facto, já passei por isso várias vezes (umas para pior outras para melhor);

Na verdade, na verdade vos digo que, agora, vou jantar
Continua
Inté
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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptyQui 19 Set 2013 - 20:30

stardrake escreveu:

Na verdade, na verdade vos digo que, agora, vou jantar
Continua
Inté
Mário

Sendo assim, bom jantar. lol! 

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MensagemAssunto: Re: The ten biggest audio lies...   The ten biggest audio lies... EmptySex 20 Set 2013 - 9:51

Quanto aos cabos e do fraco mas honesto conhecimento de fisica que tenho posso dizer que o que fará diferença auditiva será o material condutor, ou seja, se existir uma grande diferença de materiais condutores tipo cobre e prata ou ouro dependendo do nivel auditivo de cada um existirá seguramente diferença agora uns podem ouvir mais ou menos outros nada. Quanto ao resto é blindagem para impedir a interferÊncia de frequências externas parasitas e depois há questões micro fisicas que são utilizadas para apenas distinguir os cabos e justificar os respetivos preços assim como a partir dos anos 80 os fabricantes de amplificadores começaram a utilizar a DHT (distorção armonica total) como criterio de avaliação de um aparelho sendo que o normal ouvido não consegue ouvir tais diferenças e desta forma será como as bruxas que ninguem vÊ mas que há,há...
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