Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Espaço de escuta

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
pguerreiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/10/2021
Localização : Coimbra

Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Espaço de escuta   Espaço de escuta EmptyTer Nov 30 2021, 06:16

Bom dia,

Aqui por casa a "Maria" estava farta de ver o equipamento de som na sala de estar e decidiu "ceder" o terceiro quarto que temos aqui em casa.

Já lá enfiei o equipamento e neste momento só tem um rack com o equipamento, as colunas e uma cadeira (que será substituida por um sofá) (tem também umas tralhas mas que a seu tempo serão arrumadas/despachadas do espaço).

Neste momento está assim:

Espaço de escuta 110

Espaço de escuta 210

A parede da janela é mais baixa porque é de umas águas furtadas.

O que é que me aconselham para tirar melhor proveito do espaço?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Re: Espaço de escuta   Espaço de escuta EmptyTer Nov 30 2021, 09:50

pguerreiro escreveu:
...O que é que me aconselham para tirar melhor proveito do espaço?

Espaço de escuta 11010

Tém aqui vàrias etapas para uma escuta à volta do ponto verde:

1- Descolar as colunas da parede de tràs de 20 a 30cm...

2- Orientar as colunas no sentido das linhas pretas...

3- Descolar o sofà da parede de uns 20cm...

4- Meter um tapete no chão em azul...

5- Se possivel ou necessario meter um tapete mural por detràs da zona de escuta em azul...

Pode fazer isto por etapas e và dizendo o resultado cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Re: Espaço de escuta   Espaço de escuta EmptyTer Nov 30 2021, 13:48

Já estão aqui boas dicas para afinar o sistema e espaço, eu apenas acrescento algumas perguntas e consequentes opiniões.

Que colunas comprou? (estava à procura, não me recordo do modelo que comprou)

Dependendo do tipo de colunas, o avanço face à parede traseira poderá ser maior (muito maior até). Com colunas pequenas eu não ficaria nos 3 metros de distância, pelo menos para começar. Tentaria os 2 metros de distância face ao sofá, depois 2,15, depois 2,30 metros. Isto já respeitando o avanço do sofá face à parede que fará costas.

O teto é assimétrico, pensa ouvir música em volume generoso?

Caso pense, pode testar colocar as colunas na parede da janela e assim fica com as reflexões teto/chão simétricas.

Ficam as ideias, ter uma sala dedicada pode ser muito bom! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Re: Espaço de escuta   Espaço de escuta EmptyTer Nov 30 2021, 19:48

Como não está "amarrado" à estética vá experimentando várias localizações para as colunas.

Os baixos podem ser problemáticos, tente ver primeiro qual a posição colunas/posição de escuta que tenha os baixos mais credíveis. O facto de o tecto não ser direito pode ser benéfico.

Colocar as colunas mais afastadas da parede vai dar mais profundidade no palco mas pode dar cabo dos baixos.

Após ter a posição das colunas que dê uns baixos credíveis e alguma profundidade no palco comece a tratar da focagem de modo a não ficar com um buraco sonoro no centro.
Se apontar as colunas para o ponto de escuta vai perder palco lateral e ficar tudo muito concentrado ao centro, o truque é jogar com o toe in (angulo) e a distancia entre as colunas. Nem sempre as colunas muito afastadas dão bons resultados principalmente numa sala que é praticamente quadrada.

Atenção à reverberação da sala se bater as palmas no meio da sala e sentir que o som continua é porque existe reflexões a mais.
Na parede atrás das colunas ao centro não coloque material absorvente coloque algo que faça difusão (difração). No ponto de primeira reflexão pode usar difusão (estante com livros de dimensões diferentes ou algo que não seja liso) ou absorção (normalmente painéis acústicos).
Se absorver muito o som o resultado vais ser pouco vivo e sem palco o contrário fica estridente, por isso depende também dos gostos de cada um a quantidade de absorção e difração do som.
Ir para o topo Ir para baixo
pguerreiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/10/2021
Localização : Coimbra

Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Re: Espaço de escuta   Espaço de escuta EmptyTer Nov 30 2021, 20:32

José Miguel escreveu:
Já estão aqui boas dicas para afinar o sistema e espaço, eu apenas acrescento algumas perguntas e consequentes opiniões.

Que colunas comprou? (estava à procura, não me recordo do modelo que comprou)

Dependendo do tipo de colunas, o avanço face à parede traseira poderá ser maior (muito maior até). Com colunas pequenas eu não ficaria nos 3 metros de distância, pelo menos para começar. Tentaria os 2 metros de distância face ao sofá, depois 2,15, depois 2,30 metros. Isto já respeitando o avanço do sofá face à parede que fará costas.

O teto é assimétrico, pensa ouvir música em volume generoso?

Caso pense, pode testar colocar as colunas na parede da janela e assim fica com as reflexões teto/chão simétricas.

Ficam as ideias, ter uma sala dedicada pode ser muito bom! Wink

Acabei por comprar as Dali Spektor 2.

Será que seria mais benéfico elas ficarem encostadas à parede que é mais baixa? Não preciso de volume por aí além...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Re: Espaço de escuta   Espaço de escuta EmptyTer Nov 30 2021, 20:54

pguerreiro escreveu:
... Acabei por comprar as Dali Spektor 2...

Essas colunas téem um portico traseiro então o que eu disse deixa de ser valido! A distância entre as colunas e a parede de tràs deve estar entre 15 e 30 cm consoante o nivel de grave que lhe agrade... mais afastadas menos de grave e mais proximas da parede aumentação do nivel de graves... se muito afastadas a influência do portico desapareçe e os graves reproduzidos serão em radiação directa e por isso muito atenuados!...

Và dizendo o seu sentir...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Re: Espaço de escuta   Espaço de escuta EmptyTer Nov 30 2021, 22:11

Eu ouvi essas colunas bem colocadas afastadas da parede traseira, gostei. Não se pode esperar de umas colunas desse tamanho graves que se sintam no peito, ainda pior com volume moderado. O que se pode esperar é uma apresentação coerente, onde os baixos não invadem os médios (por exemplo).


Três metros de distância entre o sofá e as colunas parece-me excessivo, eu tentaria dois metros. Os mesmos dois metros de distância entre as duas colunas, dois metros e pouco. A Dali diz para não fechar o ângulo, por isso eu começaria com as colunas a apontar para a frente - eu ouvi assim e a imagem era boa, em linha com as colunas.

Como diz que não vai usar volume alto, rodar a sala pode não ser necessário. Eu referi isso por conseguir simetria, mas sei que já é apontar ao pormenor. Wink

Estou de acordo com os conselhos dados aqui: teste e veja o que é melhor para si e na sua sala, mexer no posicionamento é gratuito e faz muita diferença, é divertido. Smile

jpinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
pguerreiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/10/2021
Localização : Coimbra

Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Re: Espaço de escuta   Espaço de escuta EmptyQua Dez 01 2021, 02:43

José Miguel escreveu:
Eu ouvi essas colunas bem colocadas afastadas da parede traseira, gostei. Não se pode esperar de umas colunas desse tamanho graves que se sintam no peito, ainda pior com volume moderado. O que se pode esperar é uma apresentação coerente, onde os baixos não invadem os médios (por exemplo).


Três metros de distância entre o sofá e as colunas parece-me excessivo, eu tentaria dois metros. Os mesmos dois metros de distância entre as duas colunas, dois metros e pouco. A Dali diz para não fechar o ângulo, por isso eu começaria com as colunas a apontar para a frente - eu ouvi assim e a imagem era boa, em linha com as colunas.

Como diz que não vai usar volume alto, rodar a sala pode não ser necessário. Eu referi isso por conseguir simetria, mas sei que já é apontar ao pormenor. Wink

Estou de acordo com os conselhos dados aqui: teste e veja o que é melhor para si e na sua sala, mexer no posicionamento é gratuito e faz muita diferença, é divertido. Smile

Neste momento o sofá ainda não está lá e por isso tenho uma cadeira a cerca de uns 2 metros. Faz um triângulo perfeito com as duas colunas. Até fui medir.

Se as pusesse na parede mais baixa ia ter a janela a meio. Não iria ficar pior, mesmo com uma cortina? O que me chama mais à atenção é ser simétrico.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Re: Espaço de escuta   Espaço de escuta EmptyQua Dez 01 2021, 09:54

Bom dia!

A janela no meio, com cortina, não deverá ser um problema. As paredes, chão, teto são superfícies duras e provocam reflexão - daí a boa dica de verificar os ecos da sala com palmas.

Outra boa dica é do tapete no chão e algo suave na parede por trás do sofá. É importante a sala ter alguma coisa que a ocupe. Wink


Para explicar melhor a questão da simetria:
Espaço de escuta Reflection_Points_400x250

O som bate nas paredes mais próximas das colunas (laterais e traseira), bate no teto e chão, bate na parede por trás do seu ponto de escuta. E depois bate, bate, bate. ... as primeiras reflexões são as mais "importantes", é por isso que a simetria ajuda.

Nada disto é uma ciência exacta, por isso testar é fundamental. Wink

jpinto e mrcharliemancini gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Espaço de escuta Empty
MensagemAssunto: Re: Espaço de escuta   Espaço de escuta Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Espaço de escuta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A escuta analitica (ou critica)
» Após uma escuta fartei-me da palha! :)
» Outras (novas) opções de escuta...
» Utilitários p/ posicionamento de colunas e ponto de escuta
» Aliena-se por falta de espaço...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral :: Acústica-
Ir para: