Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Substituição de agulha ou "upgrade"

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
pguerreiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/10/2021
Localização : Coimbra

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 09:54

Bom dia,

Tenho um Pro-ject Primary E desde o verão de 2019 e pergunto-me se não estará na altura de trocar a agulha (uma Ortofon OM 5E). Como é que vocês sabem que está na hora?

Agora fico também com outras dúvidas. O meu gira discos não tem grandes hipóteses de afinação para grandes upgrades. Pensei que posso substituir esta Ortofon OM 5E por uma Ortofon OM10 (será que fico a ganhar? É que a diferença de preço são uns 10€, por aí...) mas fico na dúvida porque a minha actual tem 1.75gr de peso e a Ortofon OM10 tem 1.5gr. Será que não corro o risco dela saltar em discos mais empenados?


Melhores cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 10:19

Bom dia PGuerreiro,

Levanta algumas questões interessantes, desde logo a de saber quando trocar de célula/agulha.
Ouve alguma distorção que não ouvia? Falta de detalhe?

Uma agulha durará mais ou menos tempo dependendo do uso que lhe dá. A nossa tem quase dois anos, infelizmente temos usado pouco (já não é usada todos os dias, mas é todas as semanas e com alguns discos) e ela ainda tem muita vida pela frente. Wink

Depois fala de pesos, mas esses pesos são o Tracking Force, ou seja, o peso/pressão que se deve usar para o contacto da agulha com os discos - as agulhas não são todas iguais, os cortes do "diamante", as suspensões, o material do estilete, ...

Pelo que vi, o peso real das agulhas OM é todo o mesmo.

Isto do áudio é uma aventura, por isso vou deixar uma sugestão até mais baratinha: Audio Technica AT-VM95E.

Essa célula completa custa 50 euros, dependendo da loja, mais ou menos euro. Eu gosto dela, tem um bom equilíbrio tonal e boa definição, boa separação de canais (ajuda a construir a imagem)... atenção, aqui em casa é uma Ortofon que temos, mas de outra gama.

Fica a partilha, caso decida a troca do conjunto. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1306
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 10:22

pguerreiro escreveu:
Bom dia,

Tenho um Pro-ject Primary E desde o verão de 2019 e pergunto-me se não estará na altura de trocar a agulha (uma Ortofon OM 5E). Como é que vocês sabem que está na hora?

Agora fico também com outras dúvidas. O meu gira discos não tem grandes hipóteses de afinação para grandes upgrades. Pensei que posso substituir esta Ortofon OM 5E por uma Ortofon OM10 (será que fico a ganhar? É que a diferença de preço são uns 10€, por aí...) mas fico na dúvida porque a minha actual tem 1.75gr de peso e a Ortofon OM10 tem 1.5gr. Será que não corro o risco dela saltar em discos mais empenados?


Melhores cumprimentos

Definitivamente sim, o ganho é considerável. E se for para a OM20 ainda melhor. Quanto aos discos empenados não me posso pronunciar mas a opinião que tenho deles é que são um caso perdido, só se aproveitam as capas... para a decoração da sala de escuta!
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1306
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 10:37

Perdoe-me o José Miguel mas sou um pouco entusiasta da Ortofon OM... Talvez o desenho da célula e correspondente agulha me influencie. Mas os resultados da audição também contam, claro. E a vantagem de permitir com a mesma célula evoluir nas agulhas (não sendo a única a permitir isto). 5, 10, 20, 30, 40... assim o fundo financeiro o permita!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 10:39

Há empenos e empenos!! Laughing

Infelizmente acontece encontrar discos com ligeiros empenos, pouco significativos e que não se fazem ouvir - já ficamos com alguns assim, devolver significaria ficar sem o disco. Quando o empeno lembra uma montanha-russa, o melhor é trocar e/ou devolver, pois ouve-se e não vale a pena ficar com um disco assim.

O tracking force mais alto ou mais baixo não vai resolver isto... para o PGuerreiro compreender melhor, o valor para que deve olhar é o tracking ability e verá que a OM 10 tem um valor mais alto.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 10:52

agorgal escreveu:
Perdoe-me o José Miguel mas sou um pouco entusiasta da Ortofon OM... Talvez o desenho da célula e correspondente agulha me influencie. Mas os resultados da audição também contam, claro. E a vantagem de permitir com a mesma célula evoluir nas agulhas (não sendo a única a permitir isto). 5, 10, 20, 30, 40... assim o fundo financeiro o permita!

Não tem de pedir perdão por nada! Wink

Eu já ouvi até à OM20, um amigo comprou um gira-discos usado que vinha com a 10 e ele tinha a 5 completa lá por casa, depois trocou para a 20. Não disse nem vou dizer mal das Ortofon, a 5 parece-me pouco detalhada, por isso me lembrei da Audio Technica.

A possibilidade de evoluir sem troca da célula é uma vantagem que a Ortofon oferece, neste caso e tendo em conta o gira-discos, a 10 poderá ser um bom equilíbrio - o preço da 20 é elevado.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1306
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 11:41

José Miguel escreveu:
agorgal escreveu:
Perdoe-me o José Miguel mas sou um pouco entusiasta da Ortofon OM... Talvez o desenho da célula e correspondente agulha me influencie. Mas os resultados da audição também contam, claro. E a vantagem de permitir com a mesma célula evoluir nas agulhas (não sendo a única a permitir isto). 5, 10, 20, 30, 40... assim o fundo financeiro o permita!

Não tem de pedir perdão por nada! Wink

Eu já ouvi até à OM20, um amigo comprou um gira-discos usado que vinha com a 10 e ele tinha a 5 completa lá por casa, depois trocou para a 20. Não disse nem vou dizer mal das Ortofon, a 5 parece-me pouco detalhada, por isso me lembrei da Audio Technica.

A possibilidade de evoluir sem troca da célula é uma vantagem que a Ortofon oferece, neste caso e tendo em conta o gira-discos, a 10 poderá ser um bom equilíbrio - o preço da 20 é elevado.

A grande diferença entre a 5 e a 10 reside na primeira ser esférica e a segunda elíptica. Bastante mais detalhe mas também mais susceptibilidade aos defeitos e sujidade no disco para a 10. Consoante o número vai crescendo vai o desenho da agulha subindo de patamar. E também a qualidade de reprodução, a leitura dos defeitos... e o preço!

Diria que a 5 é pobre e a 10 confortavelmente remediada.

Mas, e como todos sabemos, a agulha é apenas um elemento, com outros a montante e a jusante, todos eles constituindo uma cadeia cuja força depende do elo mais fraco.

A AT VM95 é, sem a mais pequena dúvida, digna herdeira da AT 95, uma solução óptima para sistemas de baixo orçamento (como o José Miguel muito bem discorre num outro tópico mais abaixo deste fórum) e, penso eu, bem melhor que a Ortofon OM5. Já com a OM10 eu tenho as minhas dúvidas.

Curiosamente tenho ambas as duas (a AT95 e a OM10) instaladas em gira-discos de construção e época diferente, amplificados por equipamentos diferentes e com colunas muito diferentes. Com objectividade não as posso comparar. Numa escuta subjectiva diria que a OM10 "toca" bastante melhor. Mas poderei estar a ser injusto para com a AT95...

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
pguerreiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/10/2021
Localização : Coimbra

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 12:13

Muito obrigado pelas respostas. Acho que vou mesmo para a OM10.

Costumam comprar as agulhas onde? Já vi na Amazon.es a 49€.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 12:17

pguerreiro escreveu:
Muito obrigado pelas respostas. Acho que vou mesmo para a OM10.

Costumam comprar as agulhas onde? Já vi na Amazon.es a 49€.

Ebay. Normalmente conseguem-se melhores preços
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1306
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 12:18

pguerreiro escreveu:
Muito obrigado pelas respostas. Acho que vou mesmo para a OM10.

Costumam comprar as agulhas onde? Já vi na Amazon.es a 49€.


Por exemplo, aqui:
https://www.thakker.eu/en/needles/ortofon-stylus-10-for-super-om-10-genuine-stylus/a-5907/
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1306
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 12:25

O meu conselho é que opte por uma genuína Ortofon OM10. Poderá encontrar no mercado, e a preços mais convidativos, agulhas com a mesma referência mas de fabricantes independentes. Sendo que, em alguns casos, estes fabricantes apresentam agulhas que ultrapassam a qualidade das originais (algumas Jicco, por exemplo) normalmente, e nesta gama, não aconselho esta opção.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 12:28

Vou recomendar a leitura deste topico aqui no forum
Shure 75

Tenho encontrado preços bastante atrativos em usados nesta celula.
Eu ja estou servido mas se calhar ainda vou buscar mais uma.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 13:05

Ruben Pinto escreveu:
Vou recomendar a leitura deste topico aqui no forum
Shure 75

Tenho encontrado preços bastante atrativos em usados  nesta celula.
Eu ja estou servido mas se calhar ainda vou buscar mais uma.

Aqui moram três e não são demais! Substituição de agulha ou "upgrade" 707387
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" EmptySeg Nov 01 2021, 14:33

Alexandre Vieira escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Vou recomendar a leitura deste topico aqui no forum
Shure 75

Tenho encontrado preços bastante atrativos em usados  nesta celula.
Eu ja estou servido mas se calhar ainda vou buscar mais uma.

Aqui moram três e não são demais! Substituição de agulha ou "upgrade" 707387
Quais?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Substituição de agulha ou "upgrade" Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição de agulha ou "upgrade"   Substituição de agulha ou "upgrade" Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Substituição de agulha ou "upgrade"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Substituição Agulha - ATN125LC
» Ajuda : Substituição da Agulha
» Substituição de agulha e cartucho
» Substituição da agulha Audio Technica VM95e por AT EN ou AT ML
» Upgrade Shure M75-6 (Agulha)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: