Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty
MensagemAssunto: Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.   Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. EmptyQua Mar 10 2021, 16:46

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. ANP-322193467-560x371

RIP

https://www.dutchnews.nl/news/2021/03/dutch-inventor-of-the-audio-cassette-tape-dies-aged-94/?fbclid=IwAR3rShLt0C8cojxatpQkxjYM2Ki083vhxRbmTtuVf9nZDTCx2DpDNzo-8m0
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty
MensagemAssunto: Re: Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.   Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. EmptySáb Mar 13 2021, 12:17

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. BB1ex2CR

Lou Ottens, engenheiro holandês que mudou a indústria musical com a invenção da cassette áudio portátil, e que rivalizou com a Sony no lançamento do disco compacto (CD), morreu aos 94 anos, anunciou a Philips.

Lou era um homem extraordinário que amava tecnologia, embora as suas invenções tivessem um começo modesto", referiu em comunicado a empresa holandesa, para a qual Ottens trabalhou durante décadas.

Frustrado com o grande tamanho das bobinas do “magnetófono”, sistema de registo áudio desenvolvido pela Philips, Ottens dedicou-se durante anos a desenvolver uma versão portátil, o que viria a conseguir em 1962 com a cassette.

A cassete foi inventada por enfado com o gravador que já existia, foi tão simples como isso”, disse Ottens numa entrevista à imprensa holandesa.

A pequena dimensão da cassette tornou a música, pela primeira vez, facilmente portátil, além de dar a uma nova geração a possibilidade de combinar vários registos, com compilações das suas músicas preferidas.  

Entre a década de 1960 e 1980, 100 mil milhões de cassettes foram vendidas em todo o mundo.

Também sob liderança de Ottens, a Philips lançou-se então numa corrida com a japonesa Sony para o desenvolvimento de outra tecnologia audio revolucionária, o CD.

Mas no caso do disco compacto, foram os japoneses os pioneiros, tal como no leitor portátil de cassettes (`walkman´), algo que o próprio Ottens confessou ser uma frustração profissional.

"Ainda dói não termos tido um" `walkman´, disse o engenheiro da Philips à imprensa holandesa.

A avaliar pelas estatísticas mais recentes, a invenção de Ottens está a tornar-se de novo popular e poderá sobreviver-lhe ainda por muitos anos: em 2018, as vendas de cassettes nos Estados Unidos aumentaram 23%, para 219 mil, segundo a Nielsen Music.

_________________
Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Signat10
Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Vu-1_z10 Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Vu-1_z10

Cordovox e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty
MensagemAssunto: Re: Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.   Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. EmptyDom Mar 21 2021, 17:15

Para mim a K7 é algo que està ligado intimamente à adolescência (anos 80) ... hoje é um formato que não pratico ném para o qual tenho um interesse qualquer, fora historico! È no ambito do que venho de dizer que faço a minha vénia a esse senhor que mereçe o nosso respeito pois ele democratisou a musica gravada 2cclzes

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty
MensagemAssunto: Re: Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.   Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. EmptySeg Mar 22 2021, 10:57

TD124 escreveu:
Para mim a K7 é algo que està ligado intimamente à adolescência (anos 80) ... hoje é um formato que não pratico ném para o qual tenho um interesse qualquer, fora historico! È no ambito do que venho de dizer que faço a minha vénia a esse senhor que mereçe o nosso respeito pois ele democratisou a musica gravada 2cclzes

cheers

Tens toda a razão, e acrescento a portabilidade da música, ou seja, ouve-se o que quer e só para si mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty
MensagemAssunto: Re: Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.   Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. EmptySeg Mar 22 2021, 11:33

As cassetes cheiravam bem quando novas, depois de comprar, tirava o plástico protetor e colocava logo a penca encostada ao plástico novo, ainda sem gordura, agarrava o toque, não deixava os dedos deslizar e snifava o cheiro a novo, ligeiramente impregnado de químicos. As BASF tinham um cheiro diferente das TDK, assim como as Maxwell.
Quando comprei um CD pela primeira vez, não cheirava a nada, que desilusão.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty
MensagemAssunto: Re: Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.   Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. EmptySeg Mar 22 2021, 11:46

galvaorod escreveu:
As cassetes cheiravam bem quando novas, depois de comprar, tirava o plástico protetor e colocava logo a penca encostada ao plástico novo, ainda sem gordura, agarrava o toque, não deixava os dedos deslizar e snifava o cheiro a novo, ligeiramente impregnado de químicos. As BASF tinham um cheiro diferente das TDK, assim como as Maxwell.
Quando comprei um CD pela primeira vez, não cheirava a nada, que desilusão.


Adorei a descrição e, sem mais, o aroma retornou à memória! Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. 58893
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty
MensagemAssunto: Re: Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.   Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. EmptySeg Mar 22 2021, 11:59

galvaorod escreveu:
As cassetes cheiravam bem quando novas, depois de comprar, tirava o plástico protetor e colocava logo a penca encostada ao plástico novo, ainda sem gordura, agarrava o toque, não deixava os dedos deslizar e snifava o cheiro a novo, ligeiramente impregnado de químicos. As BASF tinham um cheiro diferente das TDK, assim como as Maxwell.
Quando comprei um CD pela primeira vez, não cheirava a nada, que desilusão.

O nosso amigo galvaorod pelas suas reminiscências fez-me pensar à passagem das madeleines, trecho do livro “Em Busca do Tempo Perdido” de Marcel Proust:

Mas no mesmo instante em que aquele gole, de envolta com as migalhas do bolo, tocou o meu paladar, estremeci, atento ao que se passava de extraordinário em mim. Invadira-me um prazer delicioso, isolado, sem noção da sua causa. Esse prazer logo me tornara indiferentes as vicissitudes da vida, inofensivos os seus desastres, ilusória a sua brevidade, tal como o faz o amor, enchendo-me de uma preciosa essência: ou antes, essa essência não estava em mim; era eu mesmo. Cessava de me sentir medíocre, contingente, mortal.

De onde me teria vindo aquela poderosa alegria? Senti que estava ligado ao gosto do chá e do bolo, mas que o ultrapassava infinitamente e não devia ser da mesma natureza. De onde vinha? Que significava? Onde aprendê-la? Bebo um segundo gole em que não encontro nada demais que no primeiro, um terceiro que me traz um pouco menos que o segundo. É tempo de parar, parece que está diminuindo a virtude da bebida. É claro que a verdade que procuro não está nela, mas em mim.
cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty
MensagemAssunto: Re: Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.   Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. EmptyQui Mar 25 2021, 10:21

As K7´s têm sempre uma enorme nostalgia no seu manejo. E Lembro-me das horas imensas que "ganhei" a fazer compilações, a gravar o som da frente do António. Lembro-me de um deck que tinha da Akai e do som que fazia quando lhe carregava no Recording. Dava um estalo assustador, parecia sempre que era a última gravação. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty
MensagemAssunto: Re: Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.   Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lou Ottens o Holandês que inventou a audio cassete faleceu aos 94 anos de Idade.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» cassete limpeza audio tdk
» Converter Audio digital para cassete
» Alan Blumlein, o homem que inventou a estereofonia
» Compra conjunta AAP/Golden Pavilion Music (II)
» IDADE DA PEDRA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: