Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Grandes Dac's (Baratos)

Ir para baixo 
+4
Mellowship
neo_2018
mannitheear
TD124
8 participantes
AutorMensagem
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQui Jan 28 2021, 08:46

Um topico aqui ao lado acordou-nos do nosso torpor, sobretudo a mim, e lembrou-nos que actualmente uma boa fonte digital jà não é obrigatoriamente sinônimo de preço elevado. O fenomeno não é de hoje mas desde o ano passado esta realidade acentuou-se ao ponto de se tornar perturbante mesmo para os audiofilos habituados aos altos e baixos do mercado do audio. Se falo do ano passado é simplesmente porque os sucessivos confinamentos ligados à COVID criaram novas necessidades à volta da escuta musical. A presença de vàrias pessoas em permanência pela casa, o teletrabalho, as reuniões pelo Zoom, a promiscuidade nos espaços pequenos, assim que a necessidade de desanuviar e escapar ao clima pesante e por vezes surrealista desta crise sanitaria conduziu a novos habitos de escuta. Jà ném conto o numero de pessoas amigas ou conhecidas que me telefonaram para pedir conselhos para uns auscultadores, dacs ou amplificadores de auscultadores para utilisar com o computador, de preferência baratos! Assim vi aparecer em pouco tempo, Iem's, Dac's com saida para auscultadores, RaspDac's, Can's, Leitores de ficheiros portateis e outros produtos habitualmente associados ao audiofilo estudante, ou seja, aos putos tesos que gostam de ouvir a musica com qualidade! Ora, os audiofilos são como os gatos pois finos, desconfiados, altivos, bipolares ... mas também são curiosos e brincalhões então os mais corajosos integraram alguns desses brinquedos nos seus prestigiosos sistemas, fizeram comparações e ficaram admirados com os resultados. Neste topico que està aberto a todos como é claro vamos abordar esses pequenos Dac's que podem ser integrados em qualquer sistema e dar um prazer equivalente ou superior aos produtos mais caros e por vezes de marcas prestigiosas. Sei que o preço é subjectivo e que o barato ou caro depende da carteira de cada um ... mas no audio considero que um produto que custa o preço de um pequeno cabo de marca, ou menos, é verdadeiramente barato!...

Sò tenho dois ou três que posso meter aqui pois são os unicos que escutei que me pareçem corresponder ao objectivo anunciado mais acima ... mas conto com voçês para que esta lista cresça e se torne um ponto de referência para os nossos colegas que estejam interessados num produto deste tipo...

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQui Jan 28 2021, 16:35

Hm, here I can share only a tipp which fits only halfway into this topic, and with two reservations:

The Beyerdynamic Impacto

I bought the Impacto Universal from the German online shop of Beyerdynamic for 49,- € instead of 329,- €.

There are 2 versions: essential and universal, as far as I can see the universal version is unfortunately yed sold out.
Impacto essential: connectivity to Android smartphones and tablets (USB-OTG), PCs and laptops.
Impacto universal (with battery pack): fully flexible use on Apple and Android end devices (with USB OTG), PCs and laptops.

Reservation one: the output is constructed as 2 * 3,5mm headphone jack (male) which fits out of the box only for the Beyerdynamic models T 1 (2. Generation), T 5 p (2. Generation), Amiron home und Aventho wired.
Therefore I soldered an adapter with 2 3,5mm headphone jacks (female) which I had by chance in my tinkerbox and one of the common 3,5 mm to 6,25 mm adaptor which I have many left. With such an adaptor other headphones can be connected to the Impacto.

Reservation two: the power of the Impacto is nor very high, the numbers are even discouraging. But in real live, it works very well, although not extremely loud, with the T1 (600 Ohms), excellent with the Audio Technica ATH R70x (440 Ohms, but very efficient) and the Porta Pro. But I would it not recommend with a DT-880 (600 Ohm) or the Sennheiser HD 580 Jubilee (HD 600).

The sound with computer or smartphone is surprisingly detailed and cultivated, and because it is so small it can be used on the go, outside or simply carried to the next room where is no equipment.

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQui Jan 28 2021, 19:22

Eu sugiro que consultem a seguinte lista:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?pages/Audio_Equipment_Reviews/

Filtrem por DAC, Recommended, seleccionem uma gama de preços.
Com base nisso, terão um conjunto de modelos que foram detalhadamente analisados.

Não é necessário que encarem a análise como o destino final, mas apenas para obter informação, comparar modelos e caracteristicas, de forma a seleccionar um conjunto de modelos que correspondam ao que se pretende.

Como ponto de partida, parece-me o melhor processo de escolha.

Depois é tentar ouvir ...

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Mellowship

Mellowship


Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/10/2018
Idade : 45
Localização : Porto

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptySáb Jan 30 2021, 22:19

Há anos que queria actualizar o meu sistema com um DAC, mas os preços...
Até começar a ver reviews de DAC's chineses. Feitos por gente de respeito.
Há coisa de um ano e pouco tenho aqui um SMSL M500.
Descodifica tudo. DSD, MQA, tudo.
Tem 4 entradas digitais (USB, coax, 2x toslink).
Tem output balanceado.
Tem amplificador de auscultadores. E muito competente.

Está a descodificar por USB um Raspberry Pi 4 com o Moode Áudio, que por sua vez faz Spotify Direct, e stream UPnP do Tidal vida mConnect, além de ter internet radio e de estar ligado a outro Pi via UPnP que está na secretaria e que, por sua vez, está ligado a um disco de 500 GB cheio de música, alguma em DSD.
Também lá tenho ligado um leitor de CD NAD, a televisão e uma Xiaomi box s.

Está ligado vida single ended ao PrimaLuna, e via XLR a outra coisa chinesa, um amplificador híbrido de auscultadores loxjie P20.

O amplificador de auscultadores integrado no smsl é single ended, e quase quase chega para meter uns AKG k340 a mexer. Por isso, dá para tudo. O loxjie dá um pouco mais de headroom, de corrente e um cheirinho de válvula.

O melhor disto tudo? O SMSL custou cerca de 340. O loxjie cerca de 80.

Alexandre Vieira, masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyDom Jan 31 2021, 12:03

Apresento-vos o meu canivete suíço

O NUFORCE ICON 1


Grandes Dac's (Baratos) Icon-colors


Comprei-o faz uns bons anos, já por cá passaram alguns mas eles mantém-se aqui para as curvas.

Bem este tópico é sobre DACS mas este aparelho é bem mais que isso, vou descrever-lo:

Antes de mais falamos de uma peça que pode ser usada como:

DAC
Amplificador
Amplificador de Headphones
Pré-amplificador (que surpreende muito).


ICON em si é uma bela peça de engenharia em miniatura. A caixa de alumínio tem um aspecto belissimo quase sexy, com aquelas curvas arredondadas convida a segurá-la com algum mimo. O tamanho dos botões, as proporções da caixa, a cor e até mesmo o pequeno suporte elegante que permite que fique na posição vertical de modo a ocupar um espaço mínimo na secretária ou estante.

Há um botão seletor de fonte e um para controlar o volume que também botão liga / desliga o aparelho e outro para escolher uma das três fontes. Deixo aqui uma pequena discrição técnica do mesmo que retirei do site da marca:

Entradas: RCA; USB (compatível com USB 1.1, 2.0); Minijack estéreo de 3,5 mm
Saídas de alto-falante (conectores RJ45 com revestimento de ouro de 15 mícrons de espessura). NuForce RJ45 para cabos de alto-falante com plugue banana são fornecidos com NuForce Icon.
Saída de fone de ouvido:
Saída máxima a 32 ohm Carga: 31,25mW
THD (20Hz ~ 20KHz): <0,03%
Resposta de frequência de frequência (20Hz ~ 20KHz): <-1dB
Conexão de saída de linha (para subwoofer)
USB DAC: compatível com USB 1.1, 2.0. Taxa de bits nativa de USB: 32-48 kHz, 16 bits
Potência = 12WX2. Potência de pico = 15WX2
THD + N = 0,05%, 1kHz, 2W a 4 ohms de carga. THD + N = 0,06%, 1kHz, 2W a 8 ohms de carga.
Largura de banda de potência: 26Hz ~ 50kHz, -1dB, 1W @ 4ohm de carga
SNR = 84 db a 7W @ 8ohm
Taxa de amostragem máxima: 48kHz
Resolução: 16 bits
Relação S / N: 98dB

Existem três tipos diferentes de entrada no ICON, RCA padrão, USB, para conexão a um computador, e um conector para conectar algo como um MP3 player ou telemóvel. O facto de ser capaz de conectar o ICON diretamente a um computador significa que ele possui um DAC interno (USB) que funciona extremamente bem em ambiente Apple o que é bastante raro. Há também um conector de saída de fone de ouvido na frente do ICON, pois também pode ser usado como um amplificador externos de headphones. O que torna um pequeno dispositivo bastante versátil!

Normalmente uso como dac externo ao computador ligado a um DECK para masterizar o sinal e posterior ao amplificador.

Longe de ter uma enorme taxa de resolução, é muito competente para ouvir rádio através da internet ou ficheiros que tenho armazenado no computador, e surpreende bastante o seu som que é muito melhor que as especificações técnicas aparentemente poderiam fazer querer.

Como amplificador uso-o muitas vezes quando alugo uma casa de férias usando-o com as minhas JBL Control 1 e é surpreendente como o conjunto apesar de ter um som pequeno ter um som bastante agradável, desde que permanecendo dentro de suas capacidades de saída de baixa potência, ele oferece um desempenho musical sólido e competente, com graves muito bons e faixa média a alta bastante suave, capaz mesmo de reproduzir padrões musicais complexos (muitos instrumentos e vozes ao mesmo tempo).
Parece dinâmico e, desde que as caixas de som tenham sensibilidade adequada e a sala não seja muito grande, é fácil "encher" a sala com seu som. Já o teste como amplificador de colunas como Monitor Audio RX6, B&W 602 e claro das penas B&W 686 e surpreende olhar para o pequeno  a conseguir fazer as mesmas extrair som.

Na verdade, gosto muito deste ICON, pode não ter como DAC a resolução se outros, mas tem um som muito "humano" e definido. Considerando seu preço de venda (faz cerca de 10 anos 200,00 euros), ele tem muito para oferecer, especialmente quando comparado com seus concorrentes.

O  som  (transparente, preciso, sem esforço) tornam o Icon numa excelente maneira de construir um sistema HiFi de entrada sem assaltar um banco e como DAC que é o que este tópico trata, esta peça tem-me ensinado que não são as especificações que tornam o dac melhor ou pior mas o conjunto de todos os seus elementos. Por aqui já passaram alguns DACS, mas este mantém-se firme e atenção que após cerca de 10 anos, numa área que tem evoluído constantemente, esta peça já a pontos de se tornar jurássica.

Claro que não servirá para os amantes de ficheiros de alta resolução, não de todo a solução, mas garanto que este conjunto Computador, em uso já o arcaico BIT PERFECT, Icon 1 e deck para masterizar o sinal é a final um conjunto muito interessante e económico.

Abraços e saúde!

masa e Mellowship gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyDom Jan 31 2021, 18:43

Mellowship escreveu:
Há coisa de um ano e pouco tenho aqui um SMSL M500.
Que é simplesmente um dos DAC's com melhor avaliação no ASR:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/smsl-m500-dac-and-hp-amp-review.9606/

Mellowship gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Mellowship

Mellowship


Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/10/2018
Idade : 45
Localização : Porto

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyDom Jan 31 2021, 18:50

neo_2018 escreveu:
Mellowship escreveu:
Há coisa de um ano e pouco tenho aqui um SMSL M500.
Que é simplesmente um dos DAC's com melhor avaliação no ASR:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/smsl-m500-dac-and-hp-amp-review.9606/

O que contribui para provar que o preço já não é factor decisivo para a qualidade, apesar deste até não ser muito barato em comparação com outros bem avaliados que lá andam, mas oferece muitas funcionalidades.
Pelo menos dá para experimentar o tal do MQA, que não é mau de todo.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptySeg Fev 01 2021, 09:15

Grandes Dac's (Baratos) Smsl-s10

Este impressionou-me quando o escutei, muito bom ... SMSL Sanskrit MKII

Custa à volta de 100/110€ Wink

Alexandre Vieira e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptySeg Fev 01 2021, 12:55

TD124 escreveu:
Grandes Dac's (Baratos) Smsl-s10

Este impressionou-me quando o escutei, muito bom ... SMSL Sanskrit MKII

Custa à volta de 100/110€ Wink

E em termos "estéticos" é lindíssimo!
Ir para o topo Ir para baixo
subdias
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 61
Localização : LEIRIA

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Grandes Dac's (Baratos)    Grandes Dac's (Baratos) EmptySeg Fev 01 2021, 14:55

Olá a todos.
Há dois ou três anos também fui picado pela digitalite, praticamente arrumei o gira bolachas (sacrilégio num forum dedicado ao audio analógico).
Comecei com um Topping D50 ( 200€) que avariou a secção usb e que a Audiophonics fez o favor de trocar por um D50S.
Pelo meio comprei um Chord Mojo que só uso esporádicamente, uma das razões é a comodidade de uso de um comando, a outra é a gama média superior do Topping.
O Topping D50S permite a mudança do opamp buffer de saída e como tenho comichão nos dedos experimentei meia dúzia (é mais barato) e fiquei-me por um Burson V6 vivid, encareceu o aparelho mas vale cada euro investido.
Uso duas fontes de alimentação, uma ifi e uma power bank Xiaomi, a diferença sonora não é muito significativa, favoravel à power bank.
Ando com vontade de subir de escalão, mas tenho receio de estar só a dar um passo ao lado.
Como aqui pelos lados de Leiria e arredores não há onde experimentar, vou continuar a ler as criticas e as audições dos outros, pode ser que me decida (€€€€€).
De qualquer das formas estou de acordo com o tópico lançado, é impressionante a qualidade de som que sai de um aparelho de pouco mais de 200 euros (quando o comprei).

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptySeg Fev 01 2021, 18:18

TD124 escreveu:
... SMSL Sanskrit MKII
Mais um situado na categoria de melhores da classe:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/smsl-sanskrit-10th-mk-ii-dac-review.12148

A conclusão resume num paragrafo a melhor forma de abordar estes equipamentos actualmente:
"These mini "pocket" DACs are changing the game with their excellent performance and budget prices. There is really no excuse to use sub-par DACs or spend orders of magnitude for boutique DACs with far worse performance."
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyTer Fev 02 2021, 10:43

neo_2018 escreveu:
TD124 escreveu:
... SMSL Sanskrit MKII
Mais um situado na categoria de melhores da classe:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/smsl-sanskrit-10th-mk-ii-dac-review.12148
...

Estou contente que desta vez o Audio Precision da ASR esteja de acordo com os meus ouvidos ou vice-versa Laughing

Mais a sério, a escuta foi feita ontém pela segunda vez e estou à espera que o amigo me empreste para me fazer uma ideia mais aprofundada ... agradou-me mesmo muito e preferi-o à escuta do Zen, vamos a ver aqui em casa como se comporta com os Can's Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyTer Fev 02 2021, 15:39

neo_2018 escreveu:
(...)
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/smsl-sanskrit-10th-mk-ii-dac-review.12148

A conclusão resume num paragrafo a melhor forma de abordar estes equipamentos actualmente:
"These mini "pocket" DACs are changing the game with their excellent performance and budget prices. There is really no excuse to use sub-par DACs or spend orders of magnitude for boutique DACs with far worse performance."

Caro Neo_2018,

Eu sabia que havia de chegar o momento onde poderia clarificar os meus maus fígados com o Sr. Amirm (penso que seja homem, sexo masculino)

Até à parte da frase que coloquei em negrito, não tenho nada a objetar na dialética, embora não conheça de todo o equipamento em causa, mas aceito que seja um excelente equipamento e pelo preço (mesmo sendo exclusivamente um DAC), é muito bom saber destas produções.  Grandes Dac's (Baratos) 22692

A parte que coloquei a negrito é que é pior e que nos afasta da opinião global sobre este senhor.

Bastava-lhe dizer o mesmo, ou com a mesma intenção, colocando tão somente 2 palavras, retirando uma:

A colocar e a retirar:

- Colocando: "Alguns [outros] (Some [others])", retirando: boutique
- Colocando: "Algumas vezes" (sometimes), e ficando a frase: «sometimes with far worse performance»

É que num blogue público, convém termos algum cuidado com as palavras e as frases. Não para sermos carreiristas e politicamente corretos, mas tão só por uma questão de elegância (inteligência verbal) e civilidade (honestidade / seriedade)

Como diria o Diácono Remédios: "Não havia nexexidade".

cheers

subdias gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyTer Fev 02 2021, 18:20

Goansipife escreveu:
neo_2018 escreveu:
(...)
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/smsl-sanskrit-10th-mk-ii-dac-review.12148

A conclusão resume num paragrafo a melhor forma de abordar estes equipamentos actualmente:
"These mini "pocket" DACs are changing the game with their excellent performance and budget prices. There is really no excuse to use sub-par DACs or spend orders of magnitude for boutique DACs with far worse performance."

... Até à parte da frase que coloquei em negrito, não tenho nada a objetar na dialética, ... A parte que coloquei a negrito é que é pior e que nos afasta da opinião global sobre este senhor. ...

Compreendo o que dizes e subscrevo de uma certa maneira mas o problema é mais profundo do que a dialéctica, é a convição publica profunda de cada um que està em jogo. O Art Dudley da Stereophile chateou-me muito com o seu fetichismo à volta do TD124 (não eu) ou do Garrard 301 (não o meu) ... o amirm chateia-me com o seu fetichismo à volta do seu Audio Precision ... talvez a verdade, ou uma das verdades, esteja pelo meio!...

Estamos de novo a cair na polarisação actual entre as diferentes maneiras de ver (analisar) o mundo do audio! Como escrevi jà hà muitos anos na "autopsia da alta-fidelidade" esta disciplina nasceu objectiva e tornou-se subjectiva no inicio dos anos 70 e ainda andamos a limpar o lixo à frente da porta e a separar o orgânico do inorgânico. È tempo de ver as coisas de uma maneira mais global e assim de melhor nos respeitar-mos...

Não hà segredos ném magia ném milagres, mas também não hà aldrabões a cada esquina Wink

cheers

Goansipife, Alexandre Vieira e subdias gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyTer Fev 02 2021, 23:59

Goansipife escreveu:

É que num blogue público, convém termos algum cuidado com as palavras e as frases. Não para sermos carreiristas e politicamente corretos, mas tão só por uma questão de elegância (inteligência verbal) e civilidade (honestidade / seriedade)

Como diria o Diácono Remédios: "Não havia nexexidade".


Não percebo o reparo.

Há inúmeros produtos a um preço muito superior com um desempenho técnico muito inferior.
Não é opinião de A ou B, é um facto que é comprovado pela análise de dezenas de produtos, efectuadas com um "Audio Precision APx555".
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQua Fev 03 2021, 10:35

neo_2018 escreveu:


Não percebo o reparo.

Há inúmeros produtos a um preço muito superior com um desempenho técnico muito inferior.
Não é opinião de A ou B, é um facto que é comprovado pela análise de dezenas de produtos, efectuadas com um "Audio Precision APx555".

Caro neo_2018,

É simples perceber o reparo e usando as próprias palavras do Companheiro.

Dizer que «Há inúmeros produtos a um preço muito superior com um desempenho técnico muito inferior», não magoa nada nem ninguém. Para além de ser uma verdade, como em tudo na vida. Dizer isto sim, parece-me uma verdade absoluta e comprovada por toda a gente, pois certamente que toda a gente já teve uma experiência destas, pelo menos, uma vez na vida. Não ofende!

E também é verdade a frase do Amirm trad.: «Estes mini DACs de bolso estão mudando o jogo [entenda-se mercado] com seu excelente desempenho e preços acessíveis. Não há realmente nenhuma desculpa para usar DACs de qualidade abaixo da média...». O que ele escreve a seguir é que já pode magoar / ofender pois ele escreve-o num espaço, que ele próprio tornou público.

Se nós os dois nos encontrarmos e, numa conversa de café, entre nós, alguém disser: «Face às propostas de mercado atuais, não há necessidade de gastar toneladas de dinheiro em adquirir um equipamento de boutique, quando existem inúmeros, menos renomeados e mais baratos, com performances muito maiores». Não se passa nada. Não vem, daí, mal nenhum ao mundo! Mas, dizer isto num espaço público, já me parece menos correto e menos sensato.

cheers

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQua Fev 03 2021, 10:41

Goansipife escreveu:

Se nós os dois nos encontrarmos e, numa conversa de café, entre nós, alguém disser: «Face às propostas de mercado atuais, não há necessidade de gastar toneladas de dinheiro em adquirir um equipamento de boutique, quando existem inúmeros, menos renomeados e mais baratos, com performances muito maiores». Não se passa nada. Não vem, daí, mal nenhum ao mundo! Mas, dizer isto num espaço público, já me parece menos correto e menos sensato.

Discordo completamente.
É para isso que este tipo de forums existe, para informar e ajudar a fazer escolhas conscientes e informadas.

Ir para o topo Ir para baixo
subdias
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 61
Localização : LEIRIA

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQua Fev 03 2021, 11:30

De quando em vez gosto de mandar uns bitaites.
Será que alguém já fez um review ao Audio Precision APx555 do Sr. Amirn?
Quantos de nós já fizemos compras baseadas nas especificações e tivemos grandes decepções, assim como o fizemos pelas criticas e sucedeu o mesmo?
Tenho dois dac's comprados quase na mesma altura, um relativamente bem cotado no audiosciencereview, o outro mal cotado, gosto de ouvir ambos, até porque a escuta é subjectiva, nem todos gostamos de ouvir o mesmo e da mesma forma.
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQua Fev 03 2021, 11:46

subdias escreveu:

Será que alguém já fez um review ao Audio Precision APx555 do Sr. Amirn?
Sim, é considerado o "Gold standard" em equipamentos de medição de audio:
- https://audioxpress.com/article/fresh-from-the-bench-audio-precision-apx555-b-series-audio-analyzer (Review completa aqui: https://audioxpress.com/files/attachment/2707)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQua Fev 03 2021, 12:50

neo_2018 escreveu:
... É para isso que este tipo de forums existe, para informar e ajudar a fazer escolhas conscientes e informadas.

Caro neo_2018, para mim um forum é um sitio de partilha à volta de um tema especifico ... para a defesa do consumidor existém associações e mesmo organismos de estado, aqui pelo menos. Os construtores são obrigados de comunicar as "especificações legais" dos aparelhos deles e a conformidade com as normas em vigor ... se não tiverem os meios de o fazer em interno então um laboratorio independente certificado pelo estado pode-o fazer, não é necessario um forum. Quanto à escolha "consciente" isso leva-nos até ao campo da psicologia pois não creio que todas as pessoas de um forum partilhem a mesma noção de "consciência" no momento da compra...

Para mim, uma escolha "consciente" de um produto de audio é antes de tudo ter experimentado e escutado ... os outros factores serão segundarios. Para si uma escolha "consciente" serà o conhecimento do desempenho técnico do produto ... e entre nòs dois existe ainda uma multitude de pessoas para as quais a escolha "consciente" terà como base outros elementos, não somos crianças que devem dar a mão. Que seja um Audio Precision ou um Stanford Research Systems ou o meu PicoScope 4262 nenhum deles diz como um aparelho soa, eles medem e é tudo, são uma ferramenta. Essa medida para si é a finalidade, para mim é uma indicação e para outros ela é sém interesse ... pois mesmo uma medida deve ser interpretada e correlacionada.

Se ler este artigo da ASR Bottlehead Crack vai ver como um aparelho com medidas muito màs impressionou o amir durante a escuta com os auscultadores HD650 ... portanto mesmo sém as medidas esse aparelho jà era célebre na comunidade DIY em associação com esses Sennheiser, ninguém teve necessidade de um Audio Precision para saber o que escutava e se o achava bom ou não...

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQua Fev 03 2021, 13:06

TD124 escreveu:
neo_2018 escreveu:
... É para isso que este tipo de forums existe, para informar e ajudar a fazer escolhas conscientes e informadas.

Caro neo_2018, para mim um forum é um sitio de partilha à volta de um tema especifico ... para a defesa do consumidor existém associações e mesmo organismos de estado, aqui pelo menos. Os construtores são obrigados de comunicar as "especificações legais" dos aparelhos deles e a conformidade com as normas em vigor ... se não tiverem os meios de o fazer em interno então um laboratorio independente certificado pelo estado pode-o fazer, não é necessario um forum. Quanto à escolha "consciente" isso leva-nos até ao campo da psicologia pois não creio que todas as pessoas de um forum partilhem a mesma noção de "consciência" no momento da compra...

Para mim, uma escolha "consciente" de um produto de audio é antes de tudo ter experimentado e escutado ... os outros factores serão segundarios. Para si uma escolha "consciente" serà o conhecimento do desempenho técnico do produto ... e entre nòs dois existe ainda uma multitude de pessoas para as quais a escolha "consciente" terà como base outros elementos, não somos crianças que devem dar a mão. Que seja um Audio Precision ou um Stanford Research Systems ou o meu PicoScope 4262 nenhum deles diz como um aparelho soa, eles medem e é tudo, são uma ferramenta. Essa medida para si é a finalidade, para mim é uma indicação e para outros ela é sém interesse ... pois mesmo uma medida deve ser interpretada e correlacionada.

Se ler este artigo da ASR Bottlehead Crack vai ver como um aparelho com medidas muito màs impressionou o amir durante a escuta com os auscultadores HD650 ... portanto mesmo sém as medidas esse aparelho jà era célebre na comunidade DIY em associação com esses Sennheiser, ninguém teve necessidade de um Audio Precision para saber o que escutava e se o achava bom ou não...

cheers

Concordo literalmente, e como já escrevi este tipo de aparelhos que mede tudo, torna o audio aborrecido, eu tive aqui antes de mudar o meu SET, três amplificadores de marcas diferentes, com preços entre o 3.500 euros e os 5000 euros com tipologias e soluções diferentes e soavam-me todos muito idênticos. Ou seja, padronizar (através da engenharia espectral) leva ao aborrecimento. MAs como diz o PAULO são uma ótima ferramenta, mas o fim não pode o de ser alcançar aqueles valores específicos, mas antes auxiliar ao desenvolvimento de outro modo o audio qualquer dia torna-se tão aborrecido como os penteados na Coreia do Norte. lol!

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQua Fev 03 2021, 13:33

Pois é Paulo...,


Um exemplo concreto:

Review do XTZ EDGE A2-300 Review (amplifier)
Thread - amirm - date Jan 16, 2021

"Conclusions
I started the review liking the enclosure. But then got a bit more jaded with unbalanced only inputs, and higher than expected noise level, high frequency dependency on both frequency response and distortion+noise. Then again, performance is still above average compared to many amplifiers I have tested. This produced a quandary for me. I could recommend it and justify it. At the end, I decided to not recommend it but without strong feelings one way or the other. You have the data to decide for yourself.»


Aquilo que sublinhei, demonstra no mínimo falta de honestidade / seriedade intelectual

Então... É sim, ou sopas? Em que é que ficamos?  

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQua Fev 03 2021, 16:28

Goansipife escreveu:
... "Conclusions...Then again, performance is still above average compared to many amplifiers I have tested. This produced a quandary for me. I could recommend it and justify it. At the end, I decided to not recommend it but without strong feelings one way or the other. You have the data to decide for yourself.»

Aquilo que sublinhei, demonstra no mínimo falta de honestidade / seriedade intelectual

Então... É sim, ou sopas. Em que é que ficamos?  ...

Não seria tão assertivo quanto tu Gonçalo, diria mesmo que ao contràrio é honesto e normal ... mas é aqui que apareçem os limites do exercicio da ARS e vou-me explicar:

Se amanhã decidires com honestidade e seriedade de fazer uma hierarquia do material de audio do tipo medalha de ouro (excelente), medalha de madeira (médio) e medalha de pedra (mau) ... vais ter que decidir sobre quais elementos de base os classificas e estes podém ser objectivos, subjectivos ou mixtos. A ASR decidiu de estabeleçer a hierarquia exclusivamente a partir das medidas, tal é o direito deles e nmho é a unica originalidade do conçeito. Fazes-te emprestar por um fabricante um bom aparelho de medida e analisas publicamente todos os aparelhos que te passam pelas mãos ... no fim fazes uma hierarquia em escolhendo uma medida que te pareçe ser a mais importante, no caso deles é o sinad, ou seja, a soma entre a distorção e o ruido...

Até aqui tudo pareçe pragmatico, objectivo e sém falha pois efectivamente a medida não mente, ela não diz por si sò como soa um aparelho integrado num sistema X, mas diz exactamente como ele se comporta em laboratorio! No entanto eu jà vejo aqui uma forma de "subjectivismo" na escolha do sinad como o elemento mais importante num grupo de medidas ... eu pessoalmente faria a minha hierarquia a partir da estabilidade da distorção em função da frequência e outra pessoa poderia ser ainda uma outra medida ou um grupo de medidas que lhe pareçem melhor designar a qualidade técnica de um aparelho ... jà estamos a nos afastar do consenso técnico no audio e a entrar em zonas de turbulência objectivistas...

Mas vamos prosseguir adiante! Como gostas de musica, tens um sistema em casa e que ao mesmo tempo estàs consciente que a medida não diz tudo pois preferes mais escutar uma guitarra Fender Stratocaster com um amplificador a vàlvulas Mesa Boogie do que com um transistorisado da Gallien Krueger ... vais de vez em quando dar uma "orelhada" aos aparelhos que medes para ver como soa a coisa, e às vezes o som no sistema é inversamente proporcional à medida. Podes açeitar isto como uma excepção mas também podes ver aqui o limite do teu exercicio pois neste caso a correlação entre a medida e a escuta é simplesmente falsa...

Também podes analisar (medir) um aparelho que se encontre no espaço médio (medalha de madeira) mas que se inclina para o lado da medalha de ouro e nesse momento não saber o que dizer, pois és tu que fazes o arbitro, o juiz mesmo. Podes esconder que ele se inclina para o lado do bom e nesse momento és falso e desonesto ... podes dizer a verdade e continuar a classificà-lo como medalha de madeira deixando aos outros a escolha final, foi o que ele fez e é honesto no sentido em que falo ... mas aqui apareçe uma grande falha intelectual!

O que parecia ser uma implacàvel maquina logica torna-se à sua maneira uma maquina com falhas e submetida à lei da excepção e da subjectividade ... hà momentos aonde a logica não chega e a escolha faz-se à "moda antiga" pelo meio da subjectividade. Não é um problema ném da ASR ném da HiFi Choice pois contornar um rochedo pela direita ou pela esquerda é sempre a mesma coisa ... é o problema da honestidade da hierarquia no audio se o objectivismo e o subjectivismo não estiverem reunidos e com o mesmo degrau de exigência. Ainda vou acabar por gostar da Stereophile  Laughing

cheers

Goansipife, Alexandre Vieira e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptyQua Fev 03 2021, 17:04

Goansipife escreveu:
"Conclusions
I could recommend it and justify it. At the end, I decided to not recommend it but without strong feelings one way or the other. You have the data to decide for yourself.[/u]»


Aquilo que sublinhei, demonstra no mínimo falta de honestidade / seriedade intelectual


Temos efectivamente opiniões diferentes, eu acho que não pode haver maior honestidade intelectual: apresenta uma analise objectiva, ponderando os prós e os contras não se sente à vontade para recomendar ou não, e deixa a cada um a interpretação da análise.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptySeg Fev 22 2021, 13:33

Grandes Dac's (Baratos) Smsl-s10

Gabei e continuo a gabar o som deste Dac SMSL que espero ter aqui em casa brevemente para fazer escuta com os auscultadores e aprofundar as suas qualidades. O amigo que o comprou tém feito tanta publicidade ao aparelho que jà vàrias pessoas o compraram à nossa volta e estão felizes! A unica nuvem que cobre este céu azul e que é partilhada por vàrias pessoas é um problema no interruptor ou quando se acende o aparelho. Aparentemente, regularmente é necessario carregar vàrias vezes no botão para que o aparelho se acenda e doutras vezes apesar de estar aceso o som não sai como se o aparelho tivesse dificuldades na inicialisação...

Fica o "aviso à navegação" com a devida duvida em relação ao dito caso pois não o verifiquei ... e isto pode estar ligado a uma série de produção exclusivamente! Direi mais desde que tenha testado e controlado o fenomeno...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Rstuyvesant
Membro AAP



Mensagens : 197
Data de inscrição : 16/07/2013

Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) EmptySeg Fev 22 2021, 15:21

Caríssimos

Esse SMSL usa um chipDAc da AKM, desenvolvido no âmbito de uma tecnologia velvet sound - verita proprietária da maraca.
Ora, gostava de colocar à vossa consideração:
Asahi Kasei Microdevices (AKM) has appointed Daishin Kashimoto, 1st Concertmaster of the Berlin Philharmonic, as brand ambassador for VELVET SOUND, AKM’s brand concept for audio ICs. Kashimoto earnestly endorses AKM’s philosophy to completely recreate the original sound including the artist’s intention, and as brand ambassador he will help AKM convey this to more people.

Mesmo que de puro marketing se trate, a inclusão deste detalhe merece todo o meu respeito e, talvez faça uma diferença prévia na procura de soluções técnicas.

Citando, novamente:
There is sound beyond sound.  The sound beyond what our ears can hear is critical to the experience.
The experience is more important than the measurement.
AKM's years of experimentation have yielded a multitude of techniques to create sound that resonates, emotionally.


P.s: viva o digital... analógico.

https://velvetsound.akm.com/eu/en/technology/
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Grandes Dac's (Baratos) Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes Dac's (Baratos)   Grandes Dac's (Baratos) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Grandes Dac's (Baratos)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dacs e leitores de CD
» DACS de qualidade
» dacs, cabos, etc....
» HAT DACs para Raspberry Pi e outras modificações
» NAB Hub's baratos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: