Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Comprar sistema tuner/amplificador antigos

Ir para baixo 
+4
reirato
Alexandre Vieira
José Miguel
JorgeM
8 participantes
AutorMensagem
JorgeM




Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2020

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 16:50

Boa tarde.
Estou a pensar em comprar um amplificador/tuner antigo, que me dê a possibilidade de posteriormente ligar um gira discos (que hei-de ainda comparar, em principio um dual ou sanyo antigos)
Que acham destes amplificadores, Sanyo DCX 4000L, Marantz 2215 BL e Grundig RTV800? Dotado de umas boas colunas, darão um bom som?
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 17:33

Boa tarde Jorge!

Não sei se já se apresentou, mas em todo o caso deixo as boas-vindas aqui mesmo. Wink

Para que possa ser melhor ajudado, convém que partilhe mais informações. Por exemplo:
Que colunas pensa ligar ao receiver?
Tamanho da sala?
Está aberto a alternativas?
Qual o seu orçamento?
De onde é? (para que se possam partilhar alternativas válidas)

A questão do "bom som" é a questão de um milhão de euros... o que é para si bom som?

Em princípio esses três amplificadores que colocou terão uma sonoridade típica da década de fabrico, algo para o "quente" e menos pormenorizado, mas muito agradável de se ouvir.

Alternativas...

Da Sanyo eu iria para esta linha:
https://www.olx.pt/anuncio/receiver-vintage-sanyo-IDFRvCY.html#f043998696


Ir para o topo Ir para baixo
JorgeM




Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2020

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 18:59

Chamo-me Jorge e sou de Vila Real. Estou a pensar gastar 200 euros no rádio/amplificador e 80 euros em colunas. Relativamente ao som, nitido e sem ruído. A sala onde será instalado o sistema tem no máximo 40 m2. Não necessito de um amplificador com muita potência, pois ouço música com som moderado. Se puderem dizer outras alternativas do rádio/amplificador e também de colunas, agradecia.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 19:17

Por onde começar... caro Jorge, a divisão do seu orçamento não me parece nada bem, por princípio as colunas levam mais do que o amplificador.

Se já tem colunas em vista, partilhe o modelo. Pode ser que tenha encontrado uma boa pechincha, mas 200/80 parece-me mal dividido.

Pelo que entendo quer mesmo um receiver dos anos 70, certo? Ou pondera amplificador e sintonizador separado?
Ir para o topo Ir para baixo
JorgeM




Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2020

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 19:47

Gostei desse sanyo, mas a minha compra tem que ser o máximo até ao Porto, pois pretendo ver e ouvir o equipamento e se tiver que me leslocar para longe, fica mais caro a viagem do que o equipamento. Sim o amplificador e sintonizador podem ser separados. Às colunas também queria vintage e posso subir o valor. Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 21:09

O Sanyo indicado pelo Companheiro José Miguel é um excelente amplificador, aliás é da altura em que a Sanyo só fazia coisas boas.

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 22:28

JorgeM escreveu:
Gostei desse sanyo, mas a minha compra tem que ser o máximo até ao Porto, pois pretendo ver e ouvir o equipamento e se tiver que me leslocar para longe, fica mais caro a viagem do que o equipamento. Sim o amplificador e sintonizador podem ser separados. Às colunas também queria vintage e posso subir o valor. Obrigado

O meu conselho é: defina o orçamento e respeite-o.

Neste momento, depois de espreitar na diagonal o olx, não vejo nada "vintage" entre Vila Real e Porto que lhe possa servir bem.

Esse Marantz 2215 ficará por quanto?

As colunas não podem ser mais modernas, como estas:
https://www.olx.pt/anuncio/colunas-de-suporte-monitoras-phonar-veritas-m2-IDFZvJn.html
Ou estas:
https://www.olx.pt/anuncio/monitor-audio-ma-8i-colunas-IDG7A0b.html
Ir para o topo Ir para baixo
JorgeM




Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2020

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 22:59

Obrigado pela ajuda. O marantz custa 250 euros. Dado às colunas serem bem mais caras do que estava a contar, o preço do amplificador terá que ser em mais baixo do que este valor
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 23:07

Olhem-me estes!...
Comprar sistema tuner/amplificador antigos Safe_image.php?d=AQFa8a1M_B90e2tD&w=584&h=389&url=https%3A%2F%2Flh3.googleusercontent
Vintage anos 60  ao mais alto nível!?….

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 23:12

JorgeM escreveu:
Obrigado pela ajuda. O marantz custa 250 euros.  Dado às colunas serem bem mais caras do que estava a contar, o preço do amplificador terá que ser em mais baixo do que este valor

Tem um Marantz 2216b no Porto, o anúncio refere 220 euros. Tente negociar o valor, tente 190...
https://www.olx.pt/anuncio/receivers-clssicos-vintage-vrias-marcas-IDywzAr.html


https://www.olx.pt/anuncio/colunas-de-som-hifi-studio-speaker-e-amplificadores-IDFVtAD.html
Nesse anúncio tem uma JPW por 150, tente negociar para 110... quase que entra no orçamento.

Gostava de ajudar mais, mas a oferta está mesmo curta.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyTer 22 Dez - 23:15

reirato escreveu:
Olhem-me estes!...
(...)
Vintage anos 60  ao mais alto nível!?….

king
Esses devem fugir ao orçamento, mas se estiverem parados... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
JorgeM




Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2020

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyQua 23 Dez - 10:39

Bom dia
Tenho as seguintes dúvidas, se me puderem esclarecer, agradecia.
Comparando um amplificador com potência de saída de 20 wats por canal e outro amplificador com saída de 60wats por canal, esta diferença vai-se refletir na qualidade do som ou só no volume? Qual será o mínimo de potência de saída por canal satisfatório para potenciar um gira discos no espaço de uma sala? Considerando um amplificador de 20 wats por canal, necessitarei de umas colunas iguais às que foram aconselhadas, com potência de 75 wats.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyQua 23 Dez - 11:31

Bom dia!

Vai para aí uma confusão daquelas, mas vou tentar ajudar. Para começar uma pergunta: que referências de som tem, já ouviu algum sistema de que gostou?


Um amplificador com 20watts por canal em 8ohm poderá ser mais do que suficiente para a sua sala, desde que as colunas tenham uma boa/alta sensibilidade - o número que aparece em db's nas características das colunas.
Por exemplo: umas colunas com 90 db's de sensibilidade, com 20 watts chega e sobra, não irá rodar o botão de volume nem próximo de meio, talvez apenas um quarto... para atingir o mesmo volume com umas colunas de 86 db's de sensibilidade, já terá que rodar um pouco mais o botão de volume.

Isto que digo é uma parte, mas há outra muito importante.

Os watts de um amplificador não servem apenas para pensar se vai tocar alto ou baixo, pense que as colunas precisam de movimento e paragem. Watts não dizem tudo, mas para colocar os cones a mexer é preciso força, que não é o mesmo que falar em volume alto ou baixo.
Por exemplo, se não vai ouvir muito alto, não vai querer perder todos os pormenores, pois não?

Ou seja, comparar 20 com 60 watts só faz sentido se soubermos que colunas esses amplificadores vão amplificar... eu posso dizer-lhe que um amplificador com 1 watt chega e sobra para algumas colunas e para encher uma sala maior do que a sua. Wink


Colunas como as que eu referi poderão entregar-lhe melhor a Música, obviamente que terá que experimentar e ouvir, para verificar se gosta e é o que procura.

Nada o impede de ir buscar umas como estas: https://www.olx.pt/anuncio/colunas-jamo-sl-100-norueguesas-raras-IDG4VoD.html#2b4f247b30

O ideal seria ouvir essas e as outras, para verificar que existem diferenças facilmente audíveis.

O mesmo aplica-se ao amplificador... não foi por acaso que perguntei se teria que ser um vintage.

Pode tentar o Marantz ou algo como isto: https://www.olx.pt/anuncio/receptor-amplificador-technics-sa-200-IDFLKWd.html#0d100ee86c

Algo mais moderno terá um som diferente, como estes: https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-rotel-ra-931-IDG53Il.html#b18b3e0bd2
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-nad-304-IDFzQJ9.html#1e9b92c71d
Talvez se surpreenda com as diferenças de som, mas os olhos também comem e depois teria que procurar um sintonizador.


Resumindo: o ideal é sempre saber o que se quer, para se procurar aquilo que nos pode dar o que queremos. Smile

Se quer a estética dita "vintage", para os valores que apresenta, terá um som tendencialmente mais opaco, "quente", cheio, mas agradável de ouvir.
Se quer um pouco de estética e som mais "transparente", tente ver uma mistura dos dois mundos, um amplificador dos 70's com umas colunas mais recentes.
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyQua 23 Dez - 12:41

Ola! JorgeM seja bem vindo, eu sou de Vila Real se precisares de ajuda podes mandar MP, eu ajudo no que for preciso.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
joevalve
Membro AAP
joevalve


Mensagens : 226
Data de inscrição : 02/08/2010
Localização : marquês - porto

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptySáb 26 Dez - 19:41

Meu caro Jorge M

Se fosse a si, eu procurava ouvir alguns equipamentos antes de se meter às cegas a comprar o que quer que seja.

Ainda com a agravante de querer ouvir gira discos pois isso implicará um gira discos e uma célula decente, uma unidade de amplificação com um phono aceitável, etc etc.

Do pouco que sei de audio, para mim a fonte é o mais importante, depois a amplificação e casamento de ambos (a tal sinergia) se traduzirá no som final que colunas adequadas se encarregarão de nos trazer para audição.

Você quer começar por um Sanyo ou por um Dual por serem baratos ou porque os conhece ? Não me parece boa ideia, há gira discos bem mais interessantes para serem fonte principal.

Eu compreendo que o dinheiro quando é pouco limita as opções mas penso será preferivel poupar mais uns trocos para depois comprar algo em condições em vez de se precipitar e arrepender-se depois.

Já passei por esse dilema e a "sede de ir ao pote" fez-me gastar dinheiro sem necessidade o que me levou depois a fazer o tal upgrade até encontrar o som compativel com o meu gosto pessoal.

Fique bem e não se precipite porque bom e barato há pouca coisa.

jose
Ir para o topo Ir para baixo
JorgeM




Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2020

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyDom 27 Dez - 11:58

Muito obrigado pela ajuda. Vou tem em conta o que foi recomendado.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
JorgeM




Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2020

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptySeg 28 Dez - 13:38

Que marcas e modelos de gira discos recomendam? Thorens? Novo ou usado?
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptySeg 28 Dez - 17:50

Thorens, Lenco, Technics, Pioneer , estes  usados. Novos Rega ou Project, mas há mais marcas de usados e novos.Se compra usado ou novo? Se souber comprar usado, isto é se souber verificar se o gira-discos está em boas condições é indiferente. Se não, e se tem medo de ser enganado, compre novo.Com 200€ já compra um Technics usado .... Novos ficam por cerca de 300€ os Rega e Project de entrada gama.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptySeg 28 Dez - 19:58

O "nbaptista" já disse quase tudo, o que não faltam são marcas de gira-discos, mas tudo depende do seu orçamento e do desempenho que espera obter - tal e qual como na conversa sobre o amplificador e colunas.

Já comprou o amplificador e colunas?

Pense no orçamento que tem e no que quer, eu aconselho este (1º!):
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-golring-gr-1-IDG7rk7.html#0f380b8722

Se não estou em erro, esse é basicamente um Rega P2, tem o famoso braço RB250 (só o braço vale mais do que isso).

Num outro estilo, este é uma boa alternativa:
https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-vinil-sanyo-quartz-plus-q-25-IDFJR31.html#0f380b8722


Para comprar usado precisa levar um disco que conheça bem, escute com cuidado. Leve também uma aplicação chamada RPM instalada no telefone (se der), para ver se as rotações estão bem. No Sanyo nem é preciso, ele tem estroboscópio, mas não custa nada.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JorgeM




Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2020

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyQua 30 Dez - 16:03

Sem querer incomodar muito.
Qual é a primeira impressão que têm destes gira discos:
Akai AP-100C
Pioneer PL 516
Pioneer PL115D
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyQua 30 Dez - 16:20

Eu apenas conheço o Pioneer PL-516, é o que está num loja que frequento e serve de ponto de escuta.

Parece-me um gira-discos sólido, quero dizer, não o irá deixar ficar mal.


Na minha opinião a referência a bater é o Golring GR 1, o do anúncio que deixei em cima. Entendo que a estética o possa deixar a pensar, mas até 150 euros eu teria esse em conta.
Se o Pioneer estiver mais barato e a funcionar correctamente, pode ser uma solução interessante. Verifique se a célula/agulha está em bom estado, caso contrário terá que somar mais 30 euros ao preço.
Ir para o topo Ir para baixo
JorgeM




Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2020

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyDom 3 Jan - 21:38

Olá a todos.
Este fim de semana adquiri um amplificador "Sanyo DCX 4000L" e o gira discos "Pioneer PL516" e estou super contente com as escolhas que fiz. Como ainda não tive tempo de comprar colunas, atualmente estou a utilizar umas emprestadas por um familiar.
A ligação entre o amplificador e as colunas, é efetuada por dois cabos descarnados, cada cabo resulta em dois fios, com ligação nos equipamentos em (+ e -).
Se eu pretender adquirir umas colunas deste género conforme me foi recomendado (https://www.olx.pt/anuncio/colunas-de-suporte-monitoras-phonar-veritas-m2-IDFZvJn.html)
a entrada nas colunas é diferente. Que tipo de cabo necessito para esta ligação? Ou terei que pensar noutro tipo de colunas?
No que se refere à agulha do gira discos é recente, mas quem mo vendeu disse que é uma agulha das mais baratas. Recomendam-me alguma marca de agulhas? É fácil de instalar ou terá que ser numa casa especializada?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13338
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptyDom 3 Jan - 23:32

Pode utilizar os cabos descarnado nessas colunas. Porém, se são ideais para esse sistema...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos EmptySeg 4 Jan - 9:07

Os cabos serão o menor dos problemas, para já pense em escutar as colunas com o seu receiver - "obrigatório"!!

Não vá experimentar as colunas sem esse Sanyo, ele pode muito bem casar com as colunas, mas há sempre a hipótese do resultado não ser o melhor. Vá com calma, teste tudo.

Quanto aos cabos: pode usar assim como tem, essas peças que vê nas colunas são parafusos, desaperta e coloca lá o cabo, depois volta a apertar bem.
A pessoa que vende as colunas tem um conjunto de cabos já terminados, mas não sei se darão para o Sanyo... pode comprar terminhações para os cabos que tem, é outra ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty
MensagemAssunto: Re: Comprar sistema tuner/amplificador antigos   Comprar sistema tuner/amplificador antigos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Comprar sistema tuner/amplificador antigos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Comprar Tuner
» Ajuda para comprar um tuner
» Que amplificador e colunas devo comprar até 500€?
» Ajuda para comprar um sistema completo.
» Comprar o primeiro sistema...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: