Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda para comprar um sistema completo.

Ir para baixo 
+5
luis carrilho
TD124
Alexandre Vieira
José Miguel
Novato
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Novato




Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2020

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyDom Mar 22 2020, 20:05

Muito boa noite a todos,

Como expliquei na minha apresentação sou completamente leigo na matéria.

Quero adquirir um sistema de raíz porque não tenho nem nunca tive nada deste género. O sistema é para colocar numa sala de 50m2. Prefiro material novo, o orçamento é incrivelmente baixo, 500 euros (vi aqui num tópico ao lado colunas a 70k?!?!). É doable? Ou valor mínimo para ser doable?

Deixem as vossas sugestões para o orçamento ou para o valor mínimo que achem necessário.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyDom Mar 22 2020, 22:45

Antes de outra coisa, pense em material usado!!

Os componentes de um sistema não envelhecem mal, se bem tratados, eles vão durar muito e sem problemas.

500 euros não é um mau orçamento para três peças usadas, novas já me parece complicado - tudo depende da exigência, claro.


Se quer ter uma boa experiência com um sistema, eu sugiro usado:
https://www.vilasound.pt/oportunidades/
Nessa loja pode ver gira-discos (Thorens) e amplificador (Cyrus)... Tente negociar.


https://www.imacustica.pt/pt/catalogo/oportunidades/?p=2
A Imacustica tem algumas coisas.


Estou a referir lojas, mas no olx há mais oferta e caso abra essa possibilidade, então os euros poderão esticar mais.

Em Coimbra:
https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td280-mkiii-IDEVHfl.html
Tente negociar e mais tarde poderá trocar para uma célula melhor.

https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-nad-3020i-IDAn4Al.html
Um clássico, mas tente baixar o valor...

https://www.olx.pt/anuncio/rega-ara-IDEjuek.html
Tente negociar...

Fora de Coimbra há mais e diferente...

Ah! A estética também conta, deixe algumas referências, conte que peças ouviu e como ouviu na loja.


Última edição por José Miguel em Dom Mar 22 2020, 23:16, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyDom Mar 22 2020, 23:08

Novato escreveu:
Muito boa noite a todos,

Como expliquei na minha apresentação sou completamente leigo na matéria.

Quero adquirir um sistema de raíz porque não tenho nem nunca tive nada deste género. O sistema é para colocar numa sala de 50m2. Prefiro material novo, o orçamento é incrivelmente baixo, 500 euros (vi aqui num tópico ao lado colunas a 70k?!?!). É doable? Ou valor mínimo para ser doable?

Deixem as vossas sugestões para o orçamento ou para o valor mínimo que achem necessário.

Cumprimentos.

Faz uns anos fizemos num Portugaudio uma Sala que tinha como título "- 500 paus." a Ideia era com artigos (em segunda mão) obter um resultado decente. E conseguimos.

Esta sala infelizmente mais tarde por via de dois companheiros menos bem afamados do fórum, Ferpina e Frias. Ficou conhecida pela Manhosa sala 16....não me lembro bem porquê... Ajuda para comprar um sistema completo. 447836 Mas adiante e de facto desde que as peças estejam em condições conseguirá uma gama muito superior de som.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t10272-a-famosa-e-manhosa-sala-16?highlight=sala+16


A minha última compra é um conjunto de 1984 que me está a deixar siderado... Ajuda para comprar um sistema completo. 843159
Ir para o topo Ir para baixo
Novato




Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2020

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyDom Mar 22 2020, 23:40

Viva,

Eu tenho preferência por novo, pois como leigo não faço a mínima ideia de como verificar o estado do equipamento e se o mesmo está a um preço justo.

Essa solução de usado em loja poderá ser interessante.

Os 500 euros não são fixos, mais uma vez foram fixados pela minha falta de experiência nisto do áudio. Da minha experiencia de vida, quando nos estamos a iniciar em algo, não vale a pena gastar muito dinheiro, porque, em geral, vai ser um equipamento cuja a vida útil vai ser muito curta.

No entanto, se me disserem que por 1000 ou 1500 ou até 2000 se compra algo já de excelente nível e me orientarem na escolha, o orçamento pode já ser completamente diferente.

Eu não sei qual será o sweet spot em termos de preço nisto do áudio analógico.

Para verem a minha ignorância no assunto, falaram em célula e eu não faço ideia do que estão a falar. Se puderem indicar tópicos em que possa estudar também agradeço.

O equipamento que está na fnac de coimbra não sei qual é, mas não deve ser nada de outro mundo porque o funcionário informou-me que apesar de não estar à venda o mesmo teria um valor de mil e poucos euros (tudo).

A estética prefiro clássica e o som do da FNAC era muito envolvente muito intimista, aconchegante não sei explicar melhor, mas tinha corpo, enquanto a musica que ouvimos no PC parece não ter alma, é muito artificial.

Muito obrigado pela paciência e pelas sugestões.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyDom Mar 22 2020, 23:44

Novato escreveu:
Viva,

Eu tenho preferência por novo, pois como leigo não faço a mínima ideia de como verificar o estado do equipamento e se o mesmo está a um preço justo.

Essa solução de usado em loja poderá ser interessante.

Os 500 euros não são fixos, mais uma vez foram fixados pela minha falta de experiência nisto do áudio. Da minha experiencia de vida, quando nos estamos a iniciar em algo, não vale a pena gastar muito dinheiro, porque, em geral, vai ser um equipamento cuja a vida útil vai ser muito curta.

No entanto, se me disserem que por 1000 ou 1500 ou até 2000 se compra algo já de excelente nível e me orientarem na escolha, o orçamento pode já ser completamente diferente.

Eu não sei qual será o sweet spot em termos de preço nisto do áudio analógico.

Para verem a minha ignorância no assunto, falaram em célula e eu não faço ideia do que estão a falar. Se puderem indicar tópicos em que possa estudar também agradeço.

O equipamento que está na fnac de coimbra não sei qual é, mas não deve ser nada de outro mundo porque o funcionário informou-me que apesar de não estar à venda o mesmo teria um valor de mil e poucos euros (tudo).

A estética prefiro clássica e o som do da  FNAC era muito envolvente muito intimista, aconchegante não sei explicar melhor, mas tinha corpo, enquanto a musica que ouvimos no PC parece não ter alma, é muito artificial.

Muito obrigado pela paciência e pelas sugestões.

Cumprimentos.

Então comecemos pelo princípio. Em que suporte ouve ou pensa ouvir música?

Ficheiros computador?

Cd?

Vinil?

Isto para falar dos formatos mais populares...

Ajuda para comprar um sistema completo. 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Novato




Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2020

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyDom Mar 22 2020, 23:50

Atualmente apena no PC.

Mas estava a pensar mudar para o vinil. Embora efetivamente o CD teria a vantagem de ter centenas de CDs antigos que espero ainda funcionarem. Vinil tenho 0! Existiram na família mas já desapareceram há muito.

Mas penso que usando o mesmo amplificador e colunas poderei usar leitor de CD e gira discos. Ou estou equivocado?

Cumprimentos.

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyDom Mar 22 2020, 23:52

Se me permite...

Gosto da forma honesta como se coloca, por isso aqui vai:

Vá a lojas da especialidade e escute várias soluções.

Patamares de orçamento 500 ou 2000 euros não são comparáveis.


Por exemplo, se quer algo para durar e entrar a sério, não compre por opinião de outros, vá a lojas (várias) e experimente com calma.

Há mais lojas com peças usadas ou de exposição, por isso poderá confiar.

Um exemplo:
https://audioteam.pt/product/gira-discos-rega-rp8/

Esse gira-discos pode entrar num sistema de 2000 euros e vai durar muitos anos.

Para o acompanhar pode seguir com peças usadas compradas em loja, outras lojas...


Para 500 euros/sistema, pode ver um Rega P1, talvez o que ouviu na Fnac, mas não é a mesma coisa, percebe?

Pense, para já não está fácil ir às lojas, mas gastar de uma vez pode gerar poupanças... As trocas ficam caras. Wink

Ir para o topo Ir para baixo
Novato




Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2020

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyDom Mar 22 2020, 23:56

Em Coimbra há alguma loja com bastante oferta que se possa ouvir?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 00:08

Em Coimbra não sei, tem em Aveiro a José Marques Lopes - com algumas marcas catitas.


Tem a VilaSound em Vila do Conde, recomendo a visita, cado pense lá ir, fale com o Gustavo e diga o que gostava de ouvir, valor para as três peças.

Lisboa e Porto tem algumas...


É possível construir um sistema por 500 euros, novo e com bons resultados é complicado, mas usado já se consegue algo.


Eu alerto para a necessidade de escutar/experimentar porque é fundamental ter referências, caso contrário será complicado definir bom/mau, gosto/não gosto.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 10:11

Novato escreveu:
... Eu tenho preferência por novo, pois como leigo não faço a mínima ideia de como verificar o estado do equipamento e se o mesmo está a um preço justo. ...

Nesse caso và para o novo pois serà garantido e alguém lhe explicarà como ligar tudo. È importante no inicio, aonde tudo pareçe complicado, de ter paz de espirito. Se a compra do novo o assegura ... siga essa direção !!!

Novato escreveu:
... O equipamento que está na fnac de coimbra não sei qual é, mas não deve ser nada de outro mundo porque o funcionário informou-me que apesar de não estar à venda o mesmo teria um valor de mil e poucos euros (tudo). ...

Seria interessante de se informar sobre esse material, pois foi esse que o seduziu. Mesmo se o orçamento é um pouco mais do que o dobro que pretende, e visto que pode esticar ... o ideal é de se interessar ao sistema que lhe deu vontade de seguir esse caminho. Pode encontrar melhor, pior, mais barato ou mais bonito ... mas talvez não vai encontrar esse som do qual tanto gostou e nesse caso ficarà decepcionado ...

Novato escreveu:
... A estética prefiro clássica e o som do da  FNAC era muito envolvente muito intimista, aconchegante não sei explicar melhor, mas tinha corpo, enquanto a musica que ouvimos no PC parece não ter alma, é muito artificial. ...

A "estética sonora" (som) é como a estética fisica (forma) ... se gostou de uma, não é certo que và gostar das outras pelo menos imediatamente. Repito, aconselho a que se interesse ao material que ouviu e que procure obter o mesmo. Exactamente o mesmo e depois amanhã serà um outro dia e logo verà se quer evoluir ... ou não !

Volte à FNAC para ver se a sedução continua a fazer efeito e informe-se sobre o material que ouviu Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 10:26

Não é muito comum, mas neste caso estou em desacordo parcial com o Paulo. Smile

A questão do "novo" eu entendo, daí ter começado por referir usados de lojas confiáveis. Por exemplo, na VilaSoumd as experiências são possíveis e as comparações também. Mais, o proprietário percebe umas coisas daquilo e explica tudo com cuidado - é paciente.

A Imacustica é uma loja de referência, com usados eles são um pouquinho mais "apertados", mas com jeito tudo se consegue.

Quando contactamos a AudioTeam, ficamos com uma boa imagem, desde logo porque as explicações honestas até nos afastaram da compra que tínhamos em mente.


Quanto a comprar o que está na Fnac, é nessa parte que estou em desacordo...

Para quem não tem referências, o ideal é seguir o caminho mais longo, mas mais cuidado e avisado.

Sem experimentar pelo menos Dois (pelo menos 2!) sistemas dentro da faixa de preço 1000/2000 euros, o risco de compra é grande, porque há muita coisa em jogo, desde logo o equilíbrio entre as três peças.


Eu apostaria na calma e nas experiências, Aveiro fica perto e lá pode ouvir marcas como Atoll, Nad, Rega, B&W, Arcam, KEF, Focal, ...

Pense nisso!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 10:45

José Miguel escreveu:
... Para quem não tem referências, o ideal é seguir o caminho mais longo, mas mais cuidado e avisado. ...

Quém jà ouviu algo do seu agrado, e se tém a possibilidade, compra "exactamente" o que ouviu !!!...

Mas isto não ajuda em nada o amigo Novato. Como digo sempre, pedir ajuda para um primeiro sistema num forum e rezar ... dà exactamente o mesmo resultado Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 11:04

TD124 escreveu:

(...)
Mas isto não ajuda em nada o amigo Novato. Como digo sempre, pedir ajuda para um primeiro sistema num forum e rezar ... dà exactamente o mesmo resultado Laughing


Com isso estamos de acordo!! Wink

Quando o Novato referiu a possibilidade de subir o orçamento e falou no preço do que ouviu na Fnac, para mim ficou tudo claro: não comprar sem experimentar.


Seria útil, para ajudar no caminho que será feito por ele, perceber se ele ouviu o tal sistema sentado, com tempo, num canto/sala da loja? Compara o que ouviu com o computador? Com o som do carro?

Talvez seja eu que olhe para esses euros com cuidado excessivo, mas estamos nesta fase e não faltará tempo para pensar no sistema.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 11:12

Novato escreveu:
Atualmente apena no PC.

Mas estava a pensar mudar para o vinil. Embora efetivamente o CD teria a vantagem de ter centenas de CDs antigos que espero ainda funcionarem. Vinil tenho 0! Existiram na família mas já desapareceram há muito.

Mas penso que usando o mesmo amplificador e colunas poderei usar leitor de CD e gira discos. Ou estou equivocado?

Cumprimentos.


Bom dia

Eu vou tentar-lhe dar as minhas certezas (que valem o que valem), porque o gosto é de cada um, mas pode ouvir quando a quarentena findar este sistema em várias lojas no país.


Que amplificador novo compraria neste momento tendo em atenção um dado orçamento:


CAMBRIDGE AUDIO AMPLIFICADOR ESTÉREO CXA 80 que está a um preço impressionante na Maquisom

https://www.maquimsom.pt/catalog/product_info.php/manufacturers_id/142/products_id/65009924/MSsid/5et02jb153ngd5inf59ijbpv33

Este amplificador permite mais tarde com a compra do CAMBRIDGE AUDIO RECEPTOR AUDIO BLUETOOTH BT100 - para ouvir música do computador, tlm, relógio, etc..etc..

https://www.maquimsom.pt/catalog/product_info.php/manufacturers_id/142/products_id/20060061/MSsid/5et02jb153ngd5inf59ijbpv33

Atenção que os preços são dos mais baratos que encontrei na europa, com a vantagem de ser um agente português.


Já o ouvi e achei que estamos perante uma máquina quase imbatível pelo preço, fiz a comparação com amplificadores do dobro do preço e este era o que gostava mais e não era o único.

Um som cheio, seguro, dinâmico e com potência suficiente para ouvir música mais alto (que pessoalmente gosto).

Depois é um amplificador que tem a vantagem de ter um bom dac o que lhe permite ligar um qualquer leitor de cd mesmo baratinha e obter um bom som, ou mesmo a televisão e ouvir o canal MEZZO com muita qualidade. Um verdadeiro canivete suiço. Penso que depois quando comprar um gira-discos, opte por comprar um pre-phono (que é o amplificador da célula dos gira-discos com cabeça - que se liga ente o gira-discos e o amplificador).

Colunas de som que colocaria a tocar com ele?

TANNOY COLUNAS REVOLUTION XT 6 F

Encontrei estas em Espanha na Supersonido, casa que lhes faço compras faz 8 anos sem qualquer problema.

https://www.supersonido.es/p/tannoy-revolution-xt-6f-dw

São colunas excepcionais par ao preço, com um recorte finíssimo, uma boa dinâmica e acima de tudo um equilíbrio tonal que me agradou muito. E ainda para mais ouvi-as com o amplificador que enuncio. E gostei mesmo muito do resultado final.

Com estes três elementos: Amplificador, receptor bluetooth e colunas. Tem um sistema muito bom com aparelhos novos.

Depois faltam os cabos de interligação de colunas.

Recomendo como entrada de gama este. Tive a versão anterior, vendi-o e fiquei com saudades, porque tem equaliza o sistema com uma gama média e resolução muito interessante para o preço. Os cabos são elementos importantes no sistema e com estes já tem um belo ponto de partida.

https://www.supersonido.es/p/the-chord-company-clearway-

Deixo aqui aquilo que faria com o seu orçamento. Com base no preço, conhecimento das peças em apreço.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 11:20

Penso que é isto que vem à procura, mata um bocado a busca, mas ajuda imenso a ter um norte, que acho que aquilo que vem à procura. Se conseguir ouvir este sistema, pode até servir de base de comparação. Eu não me importava nada de o ter... Aliás esteve quase a vir cá para casa como prenda de anos.

Mas atacou-me o bicho vintage e acabei por comprar um Cambridge Audio, com mais uns aninhos.. lol!


Este:

Ajuda para comprar um sistema completo. A75
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 11:23

E o gira-discos!? dvil

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 11:34

José Miguel escreveu:
E o gira-discos!? dvil



Primeiro começa a ouvir a música no sistema que consegue, cds e ficheiros.

Depois mais tarde compra um gira discos, ou não...


Por uma questão de funcionalidade eu oiço mais música em formato digital que em disco e tenho muitos discos.

Mas se compra-se agora um gira discos novo e dou muita razão ao Fernando Mota e ao Ghost, quando disseram que a AT era a melhor escolha pelo preço em gira-discos, e na altura eu nem sequer lhes dei razão, compraria este:


Audio-Technica AT-LPW40WN equipado com a  AT-VM95SH

Ajuda para comprar um sistema completo. Galeria29633-002

Já o ouvi e para além de gostar da aparência e robustez (exterior) gostei do que ouvi (silêncio absoluto no rodar), claro que lhe colocaria but for sure that i put a shure there  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 11:39

Mas amigo "ZÉ MI"

Não vamos complicar, mas antes simplificar a vida do nosso amigo.

Que sistema compraria até 2000 euros novo, para o ajudar na escolha?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 11:48

Não vejo nada de errado nas sugestões do Alexandre e de alguma forma fiz as minhas...

Novas eu teria outras referências, mas é normal, não conheço nenhuma das sugestões do Alexandre.

Experimentar esse sistema que o Alexandre recomenda é um princípio, em Aveiro pode apostar num Atoll com B&W... Em Vila do Conde num Keces com Dali... Na AudioTeam num Rega Brio com Rega Rs3...

Coisas assim!!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 11:53

José Miguel escreveu:
Não vejo nada de errado nas sugestões do Alexandre e de alguma forma fiz as minhas...

Novas eu teria outras referências, mas é normal, não conheço nenhuma das sugestões do Alexandre.

Experimentar esse sistema que o Alexandre recomenda é um princípio, em Aveiro pode apostar num Atoll com B&W... Em Vila do Conde num Keces com Dali... Na AudioTeam num Rega Brio com Rega Rs3...

Coisas assim!!

Este Cambridge é mesmo, na minha opinião, muito bom José Miguel. Raramente falo assim de aparelho, porque sou sempre reservado porque só gosto de dar certezas ao que vive comigo em casa. Mas este esteve quase a vir para casa e só não veio porque tenho o sistema da sala ao meu gosto tão equilibrado que não me apetecia desmontar e ter o trabalho de o vender. Aliás não gosto de pessoas em casa para me virem comprar o quer que seja. Em casa só entram os amigos e convidados. É o meu castelo lol!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 12:07

Eu acredito, ainda por cima tem um Primare e isso já diz algo de si e do termo de comparação. Smile


Repare numa coisa, eu não acredito em facilitismo, mas acredito na experiência e na construção de conhecimento. Twisted Evil

Foi por isso que referi a necessidade de ouvir e não tenho grandes dúvidas que o sistema desenhado pelo Alexandre possa fazer arrepiar muitos, desde logo quem tem como comparação o computador.


Faço uma sugestão mais morosa, mas honestamente creio ser a mais correcta - não descartava o mercado de usados, nem que fosse para uma Shure. Ajuda para comprar um sistema completo. 933723
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 15:36

Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:
Não vejo nada de errado nas sugestões do Alexandre e de alguma forma fiz as minhas...

Novas eu teria outras referências, mas é normal, não conheço nenhuma das sugestões do Alexandre.

Experimentar esse sistema que o Alexandre recomenda é um princípio, em Aveiro pode apostar num Atoll com B&W... Em Vila do Conde num Keces com Dali... Na AudioTeam num Rega Brio com Rega Rs3...

Coisas assim!!

Este Cambridge é mesmo, na minha opinião, muito bom José Miguel. Raramente falo assim de aparelho, porque sou sempre reservado porque só gosto de dar certezas ao que vive comigo em casa. Mas este esteve quase a vir para casa e só não veio porque tenho o sistema da sala ao meu gosto tão equilibrado que não me apetecia desmontar e ter o trabalho de o vender. Aliás não gosto de pessoas em casa para me virem comprar o quer que seja. Em casa só entram os amigos e convidados. É o meu castelo lol!
Atenção que a tua definição de bom som é extremamente duvidosa!!! dvil

Os Cambridge antigos,como os que compráste recentemente,ainda vá...mas de há uns Anos pra cá,o som da Cambridge é intragável (na minha opinião e gosto pessoal),sim é muito definido,detalhado e coiso e tál,mas ao mesmo tempo é frio,analtico,eu diria agreste...não imagino suportar uma tarde inteira a ouvir isso,mas...para alguem habituado a ouvir musica no PC,até pode ser uma "transição suave"!!! smedley
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 15:39

luis carrilho escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:
Não vejo nada de errado nas sugestões do Alexandre e de alguma forma fiz as minhas...

Novas eu teria outras referências, mas é normal, não conheço nenhuma das sugestões do Alexandre.

Experimentar esse sistema que o Alexandre recomenda é um princípio, em Aveiro pode apostar num Atoll com B&W... Em Vila do Conde num Keces com Dali... Na AudioTeam num Rega Brio com Rega Rs3...

Coisas assim!!

Este Cambridge é mesmo, na minha opinião, muito bom José Miguel. Raramente falo assim de aparelho, porque sou sempre reservado porque só gosto de dar certezas ao que vive comigo em casa. Mas este esteve quase a vir para casa e só não veio porque tenho o sistema da sala ao meu gosto tão equilibrado que não me apetecia desmontar e ter o trabalho de o vender. Aliás não gosto de pessoas em casa para me virem comprar o quer que seja. Em casa só entram os amigos e convidados. É o meu castelo lol!
Atenção que a tua definição de bom som é extremamente duvidosa!!! dvil

Os Cambridge antigos,como os que compráste recentemente,ainda vá...mas de há uns Anos pra cá,o som da Cambridge é intragável (na minha opinião e gosto pessoal),sim é muito definido,detalhado e coiso e tál,mas ao mesmo tempo é frio,analtico,eu diria agreste...não imagino suportar uma tarde inteira a ouvir isso,mas...para alguem habituado a ouvir musica no PC,até pode ser uma "transição suave"!!! smedley

Dizes isso porque não gostas da fotografia? lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 15:45

Alexandre Vieira escreveu:
luis carrilho escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:
Não vejo nada de errado nas sugestões do Alexandre e de alguma forma fiz as minhas...

Novas eu teria outras referências, mas é normal, não conheço nenhuma das sugestões do Alexandre.

Experimentar esse sistema que o Alexandre recomenda é um princípio, em Aveiro pode apostar num Atoll com B&W... Em Vila do Conde num Keces com Dali... Na AudioTeam num Rega Brio com Rega Rs3...

Coisas assim!!

Este Cambridge é mesmo, na minha opinião, muito bom José Miguel. Raramente falo assim de aparelho, porque sou sempre reservado porque só gosto de dar certezas ao que vive comigo em casa. Mas este esteve quase a vir para casa e só não veio porque tenho o sistema da sala ao meu gosto tão equilibrado que não me apetecia desmontar e ter o trabalho de o vender. Aliás não gosto de pessoas em casa para me virem comprar o quer que seja. Em casa só entram os amigos e convidados. É o meu castelo lol!
Atenção que a tua definição de bom som é extremamente duvidosa!!! dvil

Os Cambridge antigos,como os que compráste recentemente,ainda vá...mas de há uns Anos pra cá,o som da Cambridge é intragável (na minha opinião e gosto pessoal),sim é muito definido,detalhado e coiso e tál,mas ao mesmo tempo é frio,analtico,eu diria agreste...não imagino suportar uma tarde inteira a ouvir isso,mas...para alguem habituado a ouvir musica no PC,até pode ser uma "transição suave"!!! smedley

Dizes isso porque não gostas da fotografia? lol! lol! lol! lol!
Só estiveste bem em recomendar as Tannoy com o Cambridge,pq com umas B&W de tweeters metálicos,um gajo até sangrava dos ouvidos!!! Ajuda para comprar um sistema completo. 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 15:46

luis carrilho escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
luis carrilho escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:
Não vejo nada de errado nas sugestões do Alexandre e de alguma forma fiz as minhas...

Novas eu teria outras referências, mas é normal, não conheço nenhuma das sugestões do Alexandre.

Experimentar esse sistema que o Alexandre recomenda é um princípio, em Aveiro pode apostar num Atoll com B&W... Em Vila do Conde num Keces com Dali... Na AudioTeam num Rega Brio com Rega Rs3...

Coisas assim!!

Este Cambridge é mesmo, na minha opinião, muito bom José Miguel. Raramente falo assim de aparelho, porque sou sempre reservado porque só gosto de dar certezas ao que vive comigo em casa. Mas este esteve quase a vir para casa e só não veio porque tenho o sistema da sala ao meu gosto tão equilibrado que não me apetecia desmontar e ter o trabalho de o vender. Aliás não gosto de pessoas em casa para me virem comprar o quer que seja. Em casa só entram os amigos e convidados. É o meu castelo lol!
Atenção que a tua definição de bom som é extremamente duvidosa!!! dvil

Os Cambridge antigos,como os que compráste recentemente,ainda vá...mas de há uns Anos pra cá,o som da Cambridge é intragável (na minha opinião e gosto pessoal),sim é muito definido,detalhado e coiso e tál,mas ao mesmo tempo é frio,analtico,eu diria agreste...não imagino suportar uma tarde inteira a ouvir isso,mas...para alguem habituado a ouvir musica no PC,até pode ser uma "transição suave"!!! smedley

Dizes isso porque não gostas da fotografia? lol! lol! lol! lol!
Só estiveste bem em recomendar as Tannoy com o Cambridge,pq com umas B&W de tweeters metálicos,um gajo até sangrava dos ouvidos!!! Ajuda para comprar um sistema completo. 265963

Olha que é mesmo um excelente conjunto. Viva muito bem com esse conjunto. E toca musicas com mais que dois músicos ao mesmo tempo....não é como outros... dvil

Mas este tópico, não é baralhar é para ajudar o nosso amigo na escolha.

Se achares que por este preço consegues um outro sistema, coloca que é para o nosso amigo ter uma opinião esclarecedora e opções de escolha.

Obrigado Ajuda para comprar um sistema completo. 22692


Última edição por Alexandre Vieira em Seg Mar 23 2020, 16:03, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 16:03

Fora de brincadeiras,a minha opinião em relação á questão do amigo novate é a seguinte:

Comprar um sistema com 3 péças novas (fonte/amplificador e colunas) por 500€ é possível,mas é deitar dinheiro fora pq se estará a comprar coisas mesmo muito muito fraquinhas e rapidamente a pessoa percebe que no som,a qualidade paga-se,não é preciso entrar em loucuras,mas uma media de 160€ por aparelho é mesmo muito pouco (e nem falamos de cabos de coluna e interconnect) e honestamente...pra isso mais vale continuar a ouvir musica no PC!!Rolling Eyes

Com esses 500€ no mercado de usados,já acredito eu e arranje aí um conjuntozinho a tocar razoavelmente!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 16:22

Ou então quem sabe ver as coisas de outra perspectiva,pra quem quer um som de boa qualidade (sem pretenções audiófilas),com um design atraente e moderno (á prova de gostos femininos) e até novo em folha dentro do seu orçamento,que tál algo da Ruark Audio que até é representada por uma das melhores lojas Nacionais a Audioteam??

Dê uma vista de olhos á gama: https://audioteam.pt/produtos/som-compacto/

Tem aqui desde aparelhos com capacidade de streaming,até outros com leitor de cd e Bluetooth e posso-lhe garantir que tocam muito bem,mas claro,a curta distancia,não é pra encher uma sala de 50m2!!Wink
É só mais uma sugestão. Ajuda para comprar um sistema completo. 22692
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 16:56

RuarK...!?!?


Vamos lá baralhar isto e ainda mostrar que o mercado de usados pode oferecer propostas válidas:

https://www.olx.pt/anuncio/rega-rs5-IDEPLO4.html#38792c4d3b
Colunas quase novas...

https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td-150-mk-ii-ortofon-as-212-at-IDFqhkW.html#67d9c0badc
Gira-discos com pinta.

https://www.olx.pt/anuncio/rega-brio-r-IDFhCVJ.html#76a42efab4
Amplificador capaz...

Ou este:
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-integrado-creek-evolution-50-a-IDFwOax.html#b6f3d4b109


Ficam três peças por menos de 2000 euros, todas recentes! Ajuda para comprar um sistema completo. 936335


Última edição por José Miguel em Seg Mar 23 2020, 17:06, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 16:59

José Miguel escreveu:
RuarK...!?!?


Vamos lá baralhar isto e ainda mostrar que o mercado de usados pode oferecer propostas válidas:

https://www.olx.pt/anuncio/rega-rs5-IDEPLO4.html#38792c4d3b
Colunas quase novas...

https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td-150-mk-ii-ortofon-as-212-at-IDFqhkW.html#67d9c0badc
Gira-discos com pinta...

https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td-150-mk-ii-ortofon-as-212-at-IDFqhkW.html#67d9c0badc
Amplificador capaz...

Ou este:
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-integrado-creek-evolution-50-a-IDFwOax.html#b6f3d4b109


Ficam três peças por menos de 2000 euros, todas recentes! Ajuda para comprar um sistema completo. 936335
Eu tenho muitas duvidas que o Homem tenha vontade de gastar 2000€ de rajada num hobby em que ainda está a dar os primeiros passos!!! Rolling Eyes
Temos que ter a noção que nem toda a gente tem (ou irá ter) uma "doença" tão grave quanto a nossa!!! Ajuda para comprar um sistema completo. 265963


Última edição por luis carrilho em Seg Mar 23 2020, 17:08, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 17:06

luis carrilho escreveu:

Eu tenho muitas duvidas que o Homem tenha vontade de gastar 2000€ de rajada num hobby em que ainda está a dar os primeiros passos!!! Rolling Eyes

Eu apenas segui as palavras do estimado Novato!!

Eu concordo com o que disse, por 500 euros novo será complicado, mas nos usados creio que já se vai a algum lugar - o mercado para já anda estranho e caro, vamos ver como evolui.


Vale a pena pensar num investimento de 1200 euros (tudo negociado, deve chegar) para muito tempo, se o hobby for para levar a sério?
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 17:10

José Miguel escreveu:
luis carrilho escreveu:

Eu tenho muitas duvidas que o Homem tenha vontade de gastar 2000€ de rajada num hobby em que ainda está a dar os primeiros passos!!! Rolling Eyes

Eu apenas segui as palavras do estimado Novato!!

Eu concordo com o que disse, por 500 euros novo será complicado, mas nos usados creio que já se vai a algum lugar - o mercado para já anda estranho e caro, vamos ver como evolui.


Vale a pena pensar num investimento de 1200 euros (tudo negociado, deve chegar) para muito tempo, se o hobby for para levar a sério?

Basta pensar um bocadinho...se o Homem até por 500€ queria novo,se fosse pra gastar 1200/1500 ia querer usado??? Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 17:20

Creio que fica claro nas minhas intervenções que as partilhas servem para elucidar. Wink


Desde a primeira intervenção que apelo às experiências em loja para ele verificar do que são capazes diferentes peças/equipamentos. O Mercado de usados requer mais confiança/conhecimento, mas como eu disse, partilhei para "mostrar que tem propostas válidas".


Colunas semelhantes às RS5 podem ser escutadas na AudioTeam...

O Brio-r pode ser escutado na AudioTeam...

O Thorens é a excepção, mas acredito que não vá deixar ficar mal.

Aí está a lógica da partilha.
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 17:31

José Miguel escreveu:
Creio que fica claro nas minhas intervenções que as partilhas servem para elucidar. Wink


Desde a primeira intervenção que apelo às experiências em loja para ele verificar do que são capazes diferentes peças/equipamentos. O Mercado de usados requer mais confiança/conhecimento, mas como eu disse, partilhei para "mostrar que tem propostas válidas".


Colunas semelhantes às RS5 podem ser escutadas na AudioTeam...

O Brio-r pode ser escutado na AudioTeam...

O Thorens é a excepção, mas acredito que não vá deixar ficar mal.

Aí está a lógica da partilha.

De qualquer forma,entrar neste Mundo logo com colunas da rega...ninguém merece!!! dvil dvil dvil

Ajuda para comprar um sistema completo. 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Novato




Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2020

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 18:18

Boa tarde,

Desde já agradecer os contributos de todos.

Eu gostei mesmo do sistema da FNAC, agora com esta quarentena é que não sei quando é que o conseguirei ouvir de novo. O sistema nem estava junto aos equipamentos que estavam à venda mas sim dos Vinis.

Escutei de pé e ao longe (primeiramente) e o que me chamou a atenção foi ser um som aconchegante e intimista.

Não sei se influencia a escolha mas não oiço música muito alto e apesar de a sala ter 50m2 o espaço onde será mais provável ouvir música será relativamente perto do local das colunas.

Também não sei se é importante, mas o que oiço mais é clássica e rock. Claro que se o sistema for baseado no digital poderei ouvir também as musicas da adolescência (metal).

Para ajudar à festa a mulher quer algo que seja esteticamente agradável.

Devem estar a pensar o gajo é teso e exigente. Mas como disse os 500 euros eram uma ideia inicial, baseada no pressuposto de que ia ser um equipamento de iniciação. Se for algo já com qualidade e capacidade para durar, pode duplicar, triplicar ou no limite quadruplicar.

Cumprimentos,

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 18:29

Novato escreveu:
Boa tarde,

Desde já agradecer os contributos de todos.

Eu gostei mesmo do sistema da FNAC, agora com esta quarentena é que não sei quando é que o conseguirei ouvir de novo. O sistema nem estava junto aos equipamentos que estavam à venda mas sim dos Vinis.

Escutei de pé e ao longe (primeiramente) e o que me chamou a atenção foi ser um som aconchegante e intimista.

(...)


Quando alertei em cima para as condições de escuta, estava mesmo a pensar num cenário desses: escuta em lugar aberto.

Em casa e numa sala desse tamanho, o ideal é mesmo encontrar o cantinho certo e montar tudo: pense num triângulo de lado iguais, uma das pontas será o seu lugar e as outras duas pontas são as colunas.
Ajuda para comprar um sistema completo. Setting-up-your-Hi-Fi-speaker-for-best-sound-4
Mais ou menos isso. Wink


Ouvir em volume moderado não é mau, hoje encontram-se colunas com bom detalhe desde volumes baixos.


Vá procurando e divirta-se com esse processo, é uma bela parte da coisa. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
jmarcedo
Membro AAP
jmarcedo


Mensagens : 75
Data de inscrição : 11/07/2012
Idade : 49
Localização : Coimbra

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptySeg Mar 23 2020, 23:55

Olá novato,

Em Coimbra não temos quase nenhum sítio onde ouvir aparelhos de áudio. Em tempos a FNAC tinha uma zona de áudio, mas agora nesse sítio vendem batedeiras e máquinas de café...

Tens por aqui algumas sugestões interessantes para início de conversa. O meu primeiro sistema teria um valor global de pouco mais de 500€. Mas foi há 10 anos...
Aproveitei umas promoções de lojas mainstream, tipo FNAC e Worten (Gira-discos Project RPM 1 e B&W 601), e depois de ler muito por aí, comprei um Dynavox, porque sempre me fascinou esse tipo de tecnologia, ao qual sou fiel até hoje.

Nos últimos dez anos comprei e vendi muitos "zingarelhos", dei muitos saltos positivos (e alguns ao lado, para ser benevolente) e conheci gente fantástica que sabe muito e tem muita experiência neste nosso hobby. Esta é a maior e mais importante lição: a experiência de comprar equipamentos a outros colegas de foruns como este (infelizmente quase todos os antigos fóruns acabaram por ser fechados) e mesmo de foruns estrangeiros, é muito boa. Dificilmente te enganam - atenção que não é impossível - e ajudam-te e deixam-te ouvir antes de comprar.

É uma pena estarmos nestes tempos de reclusão, porque senão convidava-te a vires ouvir o meu sistema (que está algo debilitado, mas ainda assim está audível).

No que puder ser útil, é só dizeres!

Abraço,
Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 11:14

Olá

Tentando ajudar...

Colunas excelentes... com uma relação preço qualidade difícil de bater... o ano passado estiveram em 2 salas diferentes do Audio Vintage e surpreenderam muita gente...

https://www.ebay.com/itm/Eltax-Monitor-III-Award-Winning-Bookshelf-Speakers-Pair-Black-NEW/183177413820?epid=78041759&hash=item2aa63984bc:g:dsUAAOSwC4Va0Oqj

Receiver Stereo... não conheço este modelo... mas já ouvi o modelo acima e não achei nada mau...

https://www.supersonido.es/p/yamaha-rn402d

Já ouvi o modelo acima deste e gostei tembém
um pouco mais caro mas já tem entrada Phono MM
https://www.supersonido.es/p/denon-dra-800h

Mais que 500€... mas... é tudo uma questão de opções.
É apenas uma sugestão...
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 15:09

fredy escreveu:
Olá

Tentando ajudar...

Colunas excelentes... com uma relação preço qualidade difícil de bater... o ano passado estiveram em 2 salas diferentes do Audio Vintage e surpreenderam muita gente...

https://www.ebay.com/itm/Eltax-Monitor-III-Award-Winning-Bookshelf-Speakers-Pair-Black-NEW/183177413820?epid=78041759&hash=item2aa63984bc:g:dsUAAOSwC4Va0Oqj

Receiver Stereo... não conheço este modelo... mas já ouvi o modelo acima e não achei nada mau...

https://www.supersonido.es/p/yamaha-rn402d

Já ouvi o modelo acima deste e gostei tembém
um pouco mais caro mas já tem entrada Phono MM
https://www.supersonido.es/p/denon-dra-800h

Mais que 500€... mas... é tudo uma questão de opções.
É apenas uma sugestão...
Fredie
Confirmo,essas Eltax são mesmo muito boas,eu próprio não me importava de umas num segundo sistema!!! Ajuda para comprar um sistema completo. 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Novato




Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2020

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 16:26

jmarcedo escreveu:
Olá novato,

Em Coimbra não temos quase nenhum sítio onde ouvir aparelhos de áudio. Em tempos a FNAC tinha uma zona de áudio, mas agora nesse sítio vendem batedeiras e máquinas de café...

Tens por aqui algumas sugestões interessantes para início de conversa. O meu primeiro sistema teria um valor global de pouco mais de 500€. Mas foi há 10 anos...
Aproveitei umas promoções de lojas mainstream, tipo FNAC e Worten (Gira-discos Project RPM 1 e B&W 601), e depois de ler muito por aí, comprei um Dynavox, porque sempre me fascinou esse tipo de tecnologia, ao qual sou fiel até hoje.

Nos últimos dez anos comprei e vendi muitos "zingarelhos", dei muitos saltos positivos (e alguns ao lado, para ser benevolente) e conheci gente fantástica que sabe muito e tem muita experiência neste nosso hobby. Esta é a maior e mais importante lição: a experiência de comprar equipamentos a outros colegas de foruns como este (infelizmente quase todos os antigos fóruns acabaram por ser fechados) e mesmo de foruns estrangeiros, é muito boa. Dificilmente te enganam - atenção que não é impossível - e ajudam-te e deixam-te ouvir antes de comprar.

É uma pena estarmos nestes tempos de reclusão, porque senão convidava-te a vires ouvir o meu sistema (que está algo debilitado, mas ainda assim está audível).

No que puder ser útil, é só dizeres!

Abraço,
Jorge

Obrigado Jorge, efetivamente esta quarentena limita bastante esta pesquisa. Mas tenho aproveitado para ler sobre áudio (quanto mais leio mais confuso fico). E pelo que li, escutar o teu sistema só mesmo por carolice porque só as colunas devem ser uma fortuna.
fredy escreveu:
Olá

Tentando ajudar...

Colunas excelentes... com uma relação preço qualidade difícil de bater... o ano passado estiveram em 2 salas diferentes do Audio Vintage e surpreenderam muita gente...



Receiver Stereo... não conheço este modelo... mas já ouvi o modelo acima e não achei nada mau...



Já ouvi o modelo acima deste e gostei tembém
um pouco mais caro mas já tem entrada Phono MM

Mais que 500€... mas... é tudo uma questão de opções.
É apenas uma sugestão...
Fredie

Fredy adorei a estética desse receiver da Yamaha!! Desculpem a ignorância mas esse receiver faz de amplificador certo? E a questão que alguém lá atrás aborda, do DAC para poder ligar um leitor de CD, esse receiver tem?

Agora uma questão não técnica, esse link das colunas é para um vendedor inglês, com a saída do UK da UE, isso não vai parar na alfandega?

Gostei mesmo das tuas sugestões!

Na supersonido há o seguinte pack por 999 euros

Yamaha R-N402D + Q3050i embora significativamente mais caro que ao sugerido, vale a diferença?

Obrigado a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Novato




Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2020

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 16:33

Novato escreveu:
jmarcedo escreveu:
Olá novato,

Em Coimbra não temos quase nenhum sítio onde ouvir aparelhos de áudio. Em tempos a FNAC tinha uma zona de áudio, mas agora nesse sítio vendem batedeiras e máquinas de café...

Tens por aqui algumas sugestões interessantes para início de conversa. O meu primeiro sistema teria um valor global de pouco mais de 500€. Mas foi há 10 anos...
Aproveitei umas promoções de lojas mainstream, tipo FNAC e Worten (Gira-discos Project RPM 1 e B&W 601), e depois de ler muito por aí, comprei um Dynavox, porque sempre me fascinou esse tipo de tecnologia, ao qual sou fiel até hoje.

Nos últimos dez anos comprei e vendi muitos "zingarelhos", dei muitos saltos positivos (e alguns ao lado, para ser benevolente) e conheci gente fantástica que sabe muito e tem muita experiência neste nosso hobby. Esta é a maior e mais importante lição: a experiência de comprar equipamentos a outros colegas de foruns como este (infelizmente quase todos os antigos fóruns acabaram por ser fechados) e mesmo de foruns estrangeiros, é muito boa. Dificilmente te enganam - atenção que não é impossível - e ajudam-te e deixam-te ouvir antes de comprar.

É uma pena estarmos nestes tempos de reclusão, porque senão convidava-te a vires ouvir o meu sistema (que está algo debilitado, mas ainda assim está audível).

No que puder ser útil, é só dizeres!

Abraço,
Jorge

Obrigado Jorge, efetivamente esta quarentena limita bastante esta pesquisa. Mas tenho aproveitado para ler sobre áudio (quanto mais leio mais confuso fico). E pelo que li, escutar o teu sistema só mesmo por carolice porque só as colunas devem ser uma fortuna.
fredy escreveu:
Olá

Tentando ajudar...

Colunas excelentes... com uma relação preço qualidade difícil de bater... o ano passado estiveram em 2 salas diferentes do Audio Vintage e surpreenderam muita gente...



Receiver Stereo... não conheço este modelo... mas já ouvi o modelo acima e não achei nada mau...



Já ouvi o modelo acima deste e gostei tembém
um pouco mais caro mas já tem entrada Phono MM

Mais que 500€... mas... é tudo uma questão de opções.
É apenas uma sugestão...
Fredie

Fredy adorei a estética desse receiver da Yamaha!! Desculpem a ignorância mas esse receiver faz de amplificador certo? E a questão que alguém lá atrás aborda, do DAC para poder ligar um leitor de CD, esse receiver tem?

Agora uma questão não técnica, esse link das colunas é para um vendedor inglês, com a saída do UK da UE, isso não vai parar na alfandega?

Gostei mesmo das tuas sugestões!

Na supersonido há o seguinte pack por 999 euros:

Yamaha R-N402D + Q3050i, embora significativamente mais caro que ao sugerido, vale a diferença?

Obrigado a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
jmarcedo
Membro AAP
jmarcedo


Mensagens : 75
Data de inscrição : 11/07/2012
Idade : 49
Localização : Coimbra

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 16:35

Meu caro,

O meu sistema não está à venda! Era só para ouvires um sistema a tocar bem e trocarmos umas ideias sobre audiofilia e todo este mundo em que apenas agora estás a iniciar!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 16:42

jmarcedo escreveu:
Meu caro,

O meu sistema não está à venda! Era só para ouvires um sistema a tocar bem e trocarmos umas ideias sobre audiofilia e todo este mundo em que apenas agora estás a iniciar!

Abraço!
Ajuda para comprar um sistema completo. 754215

A iniciativa de ajudar e permitir esse momento é mesmo de aplaudir!

Começar com uma referência como a desse sistema é muito bom. Além de experimentar, pode tirar dúvidas e perceber o que se vai escrevendo por aqui. Wink



edit: curiosamente o gira-discos é um Thorens TD 160, velhinho apenas na idade.
Ir para o topo Ir para baixo
Novato




Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2020

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 16:56

jmarcedo escreveu:
Meu caro,

O meu sistema não está à venda! Era só para ouvires um sistema a tocar bem e trocarmos umas ideias sobre audiofilia e todo este mundo em que apenas agora estás a iniciar!

Abraço!

Viva,

Eu percebi! Apenas estava a comentar que era um referencial já muito à frente! A mais valia seria mesmo o conversar e tirar dúvidas, o que já era excelente.

Descobri que a supersonido tem imensos packs! Estou deliciado a ver isto, é pena as lojas portuguesas não seguirem mais este modelo.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 16:58

Novato escreveu:
jmarcedo escreveu:
Meu caro,

O meu sistema não está à venda! Era só para ouvires um sistema a tocar bem e trocarmos umas ideias sobre audiofilia e todo este mundo em que apenas agora estás a iniciar!

Abraço!

Viva,

Eu percebi! Apenas estava a comentar que era um referencial já muito à frente! A mais valia seria mesmo o conversar e tirar dúvidas, o que já era excelente.

Descobri que a supersonido tem imensos packs! Estou deliciado a ver isto, é pena as lojas portuguesas não seguirem mais este modelo.

Cumprimentos.


Mas nem sempre tem os melhores preços. Atenção a isso, mas são gente séria o.k? Já estive na Loja deles em Bilbao e vendem de tudo até panelas lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 17:01

Já me vi nesta situação, neste e em outros fóruns, e confesso que é exasperante a forma como, por vezes (e apenas por vezes!) não se ajuda. Por outro lado, reconheço que é muito difícil obter ajuda de quem já vai muito adiante nisto. É preciso muita presença de espírito e uma maior dose de empatia de quem tem um Rolls Royce ou que faz questão que seu carro tenha estofos em couro e bancos aquecidos, dar conselhos a quem quer comprar um bom carro utilitário.

Eu por mim continuo com meu utilitário - qualquer dia faço o upgrade de colunas, talves«z - e dou conselho a quem está a começar (como eu) que não se mace muito com "escutar" o que gosta mais. Até isso é um processo de amadurecimento e aprendizagem, que pode começar com um sistema mais modesto.

Abaixo dos 500? Em 2018, reiniciei-me nestas coisas comprando o meu Technics SL-D303, colunas Mission 731i e amplificador Technics SU-500 por 450eur - tudo modelos originais, portanto usados, a funcionar na perfeição e assim continuam. Isto num local, ali em Cedofeita, no Porto. Portanto, é possível.

Neste aspecto, fica aqui um primeiro conselho: comprar a quem tem negócio (por oposição a vendedor ocasional), incluindo visita a loja aberta a público, dá um conforto adicional, uma vez que pode ver as máquinas a funcionar e tratar-se-á de alguém que se preocupará com a relação comercial de um cliente presente e futuro.

Depois disso comprei um leitor de CDs novo - Yamaha CD-S300 - por 200eur. Portanto, tudo entry level.

Portanto, é comprar algo decente e depois comprar música: boas edições em vinil ou cd, se essas forem as fontes de eleição, e não sobreanalizar. Porquê? Porque quando todos nos apaixonámos por música, escutávamos música em cassetes gravadas TDK ou Maxwell, type III, enfiadas em radio gravadores portáteis ("boom box"), porque não havia dinheirito para mais. Mais tarde, lá veio o GD, com a agulha e célula que veio, discos de edições portuguesas ("de caca") e era curtir! Hoje em dia, depois de "velhos", é que nos deu estas manias da audiofilia - desculpem-me os audiófilos de sempre!

Mais? Talvez os foristas possam aconselhar no equilibrio entre o que pagar pelas três componentes. Fonte e colunas creio ser o mais importante e das duas, há quem defenda que as colunas são muito importantes - a ponto de dizerem que deve pesar uns 50% no preço final do sistema. Portanto, num sistema de 600eur, deixar 250-300eur para colunas. Depois, pensar num GD vintage até 200-250eur, procurando um amplificador vintage me torno de 100-200. Mas haverá aqui outras opiniões, nada disto são regras de ouro.


De resto, lembremo-nos de quantas variáveis depende ter um "bom som", agulhas, células, DACs, cabos, amplificadores, colunas e... os nossos ouvidos e educação musical. Mais uma vez, desculpem-me os veteranos nisto, mas metade disto é uma grande treta - principalmente para nós meros mortais. Boas escutas!
Ir para o topo Ir para baixo
Novato




Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2020

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 17:06

Alexandre Vieira escreveu:
Novato escreveu:
jmarcedo escreveu:
Meu caro,

O meu sistema não está à venda! Era só para ouvires um sistema a tocar bem e trocarmos umas ideias sobre audiofilia e todo este mundo em que apenas agora estás a iniciar!

Abraço!

Viva,

Eu percebi! Apenas estava a comentar que era um referencial já muito à frente! A mais valia seria mesmo o conversar e tirar dúvidas, o que já era excelente.

Descobri que a supersonido tem imensos packs! Estou deliciado a ver isto, é pena as lojas portuguesas não seguirem mais este modelo.

Cumprimentos.


Mas nem sempre tem os melhores preços. Atenção a isso, mas são gente séria o.k? Já estive na Loja deles em Bilbao e vendem de tudo até panelas lol! lol! lol!

Acredito, obrigado pela indicação. Mas presumo que sejam "casamentos" testados que no fundo é o que estou à procura.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 17:18

Novato escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Novato escreveu:
jmarcedo escreveu:
Meu caro,

O meu sistema não está à venda! Era só para ouvires um sistema a tocar bem e trocarmos umas ideias sobre audiofilia e todo este mundo em que apenas agora estás a iniciar!

Abraço!

Viva,

Eu percebi! Apenas estava a comentar que era um referencial já muito à frente! A mais valia seria mesmo o conversar e tirar dúvidas, o que já era excelente.

Descobri que a supersonido tem imensos packs! Estou deliciado a ver isto, é pena as lojas portuguesas não seguirem mais este modelo.

Cumprimentos.


Mas nem sempre tem os melhores preços. Atenção a isso, mas são gente séria o.k? Já estive na Loja deles em Bilbao e vendem de tudo até panelas lol! lol! lol!

Acredito, obrigado pela indicação. Mas presumo que sejam "casamentos" testados que no fundo é o que estou à procura.

Cumprimentos.

Eu já deixei o meu... Ajuda para comprar um sistema completo. 22692
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 17:26

DOMC escreveu:

(...)

Eu por mim continuo com meu utilitário - qualquer dia faço o upgrade de colunas, talves«z - e dou conselho a quem está a começar (como eu) que não se mace muito com "escutar" o que gosta mais. Até isso é um processo de amadurecimento e aprendizagem, que pode começar com um sistema mais modesto.

Abaixo dos 500? Em 2018, reiniciei-me nestas coisas comprando o meu Technics SL-D303, colunas Mission 731i e amplificador Technics SU-500 por 450eur - tudo modelos originais, portanto usados, a funcionar na perfeição e assim continuam. Isto num local, ali em Cedofeita, no Porto. Portanto, é possível.
(...)

O Sistema que temos em casa está descrito num tópico e revejo-me muito na frase que deixei a negrito... a escolha do sistema actual foi decidida pela via da Experiência/Aprendizagem.
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13083-lenco-e-tal-a-caminhada-ate-aos-dias-de-hoje-final-de-2019#316168


Algumas experiências mudaram a nossa forma de ver tudo isto, aprendemos muito com elas. Não interessa se a experiência foi com um sistema de 100 euros ou 250.000 euros... com ambos aprendemos.


Comprar um sistema é como comprar um carro... mais ou menos. Define-se um orçamento, pensa-se no uso e parte-se para test-drives.

Vamos evitar todos os erros? Não...

Evitam-se compras completamente erradas?
Sim...

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13217-como-comprar-um-sistema-de-audio-benchmark-media-systems

É uma metáfora, mas dá para perceber que compras avisadas são potencialmente mais acertadas. Wink


Divirta-se a procurar, tente experimentar, repito, é uma parte que dá muito gozo.
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 17:41

Alexandre Vieira escreveu:
Novato escreveu:
jmarcedo escreveu:
Meu caro,

O meu sistema não está à venda! Era só para ouvires um sistema a tocar bem e trocarmos umas ideias sobre audiofilia e todo este mundo em que apenas agora estás a iniciar!

Abraço!

Viva,

Eu percebi! Apenas estava a comentar que era um referencial já muito à frente! A mais valia seria mesmo o conversar e tirar dúvidas, o que já era excelente.

Descobri que a supersonido tem imensos packs! Estou deliciado a ver isto, é pena as lojas portuguesas não seguirem mais este modelo.

Cumprimentos.


Mas nem sempre tem os melhores preços. Atenção a isso, mas são gente séria o.k? Já estive na Loja deles em Bilbao e vendem de tudo até panelas lol! lol! lol!
Também posso confirmar, é uma loja de confiança,já lá comprei carradas de coisas ao longo dos Anos e nunca tive o mais pequeno problema!!! Ajuda para comprar um sistema completo. 22692
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. EmptyTer Mar 24 2020, 19:09

Novato escreveu:
Boa tarde,

Para ajudar à festa a mulher quer algo que seja esteticamente agradável.


Ah pois. Tem que ter o WAF Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda para comprar um sistema completo. Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para comprar um sistema completo.   Ajuda para comprar um sistema completo. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda para comprar um sistema completo.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Sistema completo para despachar
» Ajuda para Gira-Discos / Sistema de som
» Ajuda onde comprar parafusos para afixação de celuas
» Ajuda para escolha de sistema
» Ajuda/Sugestão para sistema de som

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: