Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O que é o som de alta-fidelidade?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O que é o som de alta-fidelidade? Empty
MensagemAssunto: O que é o som de alta-fidelidade?   O que é o som de alta-fidelidade? EmptyQui Set 17 2020, 18:07

Um artigo muito bem escrito pelo produtor Mitch “Mitchco” Barnett, traduzido pelo Google (versão original aqui).


O que é o som de alta-fidelidade?

Vejo essa pergunta feita com frequência em fóruns de áudio e há muitas respostas variadas, dependendo do ponto de vista de cada um. Os pontos de vista variam desde a capacidade de recriar a performance, até seu pessoal de entretenimento, e tudo mais.

Para este artigo, o contexto para o que é um som de alta-fidelidade é a proximidade com que nossos sistemas reproduzem o sinal de entrada. Para qualificar ainda mais o contexto, estou discutindo o último componente da cadeia de reprodução do som: os alto-falantes nos quartos. A intenção deste artigo é ser educacional.

O Processamento de Sinal Digital (DSP) em áudio já percorreu um longo caminho ao longo dos anos e hoje temos ferramentas de software DSP sofisticadas à nossa disposição que nos permitem modelar o alto-falante “ideal”. Podemos usar este modelo como uma “referência” e comparar o modelo com o que acontece no mundo “real”. Ou seja, comparar o sinal de entrada para o alto-falante e o resultado que chega aos nossos ouvidos na posição de escuta.

É possível reproduzir com fidelidade o sinal de entrada para nossos ouvidos na posição de escuta sem qualquer frequência ou distorção no domínio do tempo. Além das medições objetivas, a seção de audição subjetiva caracteriza, em detalhes, como a reprodução de som de alta-fidelidade deve “soar”. Novamente, isso é do ponto de vista dos alto-falantes nos quartos.

Este é o link para a seção de audição subjetiva para pessoas que desejam pular a parte técnica. Tentei manter as explicações técnicas o mais simples possível para transmitir a intenção, mas também forneço links para referências e pesquisas adicionais para aqueles que estão interessados ​​em mais detalhes.

(Eu "pulei" a parte técnica)

Descrição subjetiva de ouvir som de alta-fidelidade

“É possível reproduzir uma gravação estéreo em uma sala comum, de forma que os ouvintes tenham a ilusão de que os dois alto-falantes desapareceram. Quando fecham os olhos, podem facilmente imaginar que estão presentes no espaço de gravação, enquanto ouvem a cena de áudio fantasma à sua frente. ” Siegfried Linkwitz

Eu acredito totalmente nisso, pois ouço isso todos os dias do meu sistema de alta-fidelidade. A razão pela qual adoro ouvir música é para ficar maravilhada. Estou sempre procurando maneiras de obter o máximo do que está na gravação. Eu quero ouvir a expressão completa da performance. Ser capaz de reproduzir a música (ou seja, sinal) fielmente (sem frequência ou distorção no domínio do tempo chegando aos nossos ouvidos) nos leva lá. Vamos falar sobre esses dois parâmetros técnicos de uma perspectiva subjetiva sobre como um som de alta-fidelidade "soa".


Resposta de frequência:

Com uma resposta de frequência suave dentro e fora do eixo, obtemos a representação tonal conforme registrada na mídia digital. Com certeza, há uma grande variedade de gravações com respostas de frequência variadas, mas eu descobri com frequência que existe um ponto ideal. Por exemplo, como o alvo Harman mencionado anteriormente, onde quase todas as gravações que tenho soam bem, algumas melhores que outras, mas todas boas. Resposta de frequência neutra, significando que nenhuma frequência se destaca da outra. O equilíbrio não soa muito brilhante, nem muito monótono, mas apenas certo com a quantidade certa de graves que soam uniformes, sólidos, transitórios e cristalinos.

O que muitas vezes é esquecido é o quão bem as respostas de frequência de cada canal combinam entre si. Isso é absolutamente essencial para uma imagem phantom central estéreo sólida como uma rocha e uma imagem estéreo geral. Veja a resposta de frequência original de John onde ambos os canais não correspondem e são dependentes da frequência. Isso é o que embaça a imagem do centro fantasma e / ou o que chamamos de vagueamento fantasma ou imagem fraca do centro fantasma. Algumas frequências soam centralizadas, outras soam vindo de mais um lado da imagem estéreo do que do outro e até vice-versa em outra faixa de frequências. Isso não apenas destrói a imagem central fantasma, mas também a própria imagem estéreo. E ainda mais exacerbado se a configuração e / ou sala for assimétrica.

Quando ouço uma gravação mono em um sistema de alta-fidelidade, a imagem é nítida e central. Quero dizer, como um ponto virtual “ponto” emanando bem no centro, na altura do olho. Não há desvio fantasma em direção a um alto-falante ou outro, apenas ponto morto, em toda a faixa de frequência. Dado que muito poucos de nós temos configurações simétricas em salas simétricas onde uma metade é uma imagem espelhada da outra metade, a única maneira de corresponder a resposta de frequência dos canais a esse nível de exatidão e de alta-fidelidade é usando DSP.


Resposta de tempo:

Existem dois aspectos na resposta do tempo e como os percebemos subjetivamente ao ouvir música. Um é a “uniformidade” de baixa frequência do som. Lembrando a apresentação de JJ, para baixas frequências, nossos ouvidos ouvem uma combinação de som direto e som ambiente. O som da sala ocorre ao longo do tempo. Além da correção de frequência que fornece aquela resposta suave do som direto, queremos essa resposta suave ao longo do tempo também, seguindo a resposta ideal como se tudo viesse do alto-falante sem contribuição da sala. Isso é para baixas frequências normalmente abaixo da frequência de transição da sala.

A experiência de audição subjetiva com o baixo suave, tanto o som direto quanto ao longo do tempo, fornece graves cristalinos e sem "saliências". Sentir-se sólido e morto, sem qualquer desvio do centro ao longo do tempo. Para muitos, é a primeira vez que se ouve de fato como os graves que vêm de seu sistema podem ser claros e uniformes.

O segundo aspecto é o alinhamento de tempo, onde todo o som direto chega aos seus ouvidos ao mesmo tempo. Observe apenas entre cada driver de alto-falante individual, mas também entre canais estéreo. Subjetivamente, para meus ouvidos, o impacto transitório, mesmo com subs, é imediato. Uma corda de violão dedilhada tem aquele estalo que você ouve como se o violão real estivesse na sala. Eu realizei esse experimento e é notável como parece perto da coisa real.

Os benefícios da imagem estéreo, visto que os dois canais também chegam aos seus ouvidos precisamente ao mesmo tempo, junto com todos os transdutores de alto-falante alinhados no tempo. Aos meus ouvidos, o palco sonoro ou imagem realmente foca e a largura e altura da imagem vão além das dimensões físicas dos alto-falantes. A localização dos instrumentos e vocais na imagem 2D é sólida, precisa e não varia com a frequência.

A outra área que acho que o alinhamento do tempo realmente melhora a experiência de escuta é a profundidade de campo na gravação. Ou dito de outra forma, eu posso ouvir mais profundamente / por mais tempo na gravação do que nunca. A restauração da altura e largura da imagem estéreo agora tem uma profundidade equivalente de restauração de campo e se estende como se não houvesse parede frontal, assim como através do espelho ...


Conclusão:

Espero que as pessoas tenham achado o artigo educativo. Os links apontam para excelentes pesquisas, algumas delas um acúmulo de décadas de comparação de experimentos de escuta subjetiva com medições objetivas. Essa pesquisa se desenvolveu em padrões modernos e significativos para medir alto-falantes e melhorar seus designs, com o benefício indo para o consumidor. Isso é especialmente verdadeiro ao usar o padrão de medição CTA 2034A, pois também fornece uma estimativa razoável de como o alto-falante vai soar na sala de estar, pelo menos de uma perspectiva de resposta tonal.

Com sofisticados geradores de filtros DSP e computadores poderosos, pode-se modelar facilmente o alto-falante “ideal”. Também podemos comparar a coluna ideal com o mundo real das colunas em salas onde ouvimos espectáculos musicais maravilhosos. Medimos (e ouvimos!) Distorções no domínio da frequência e do tempo com alto-falantes em salas. Por meio de filtragem DSP sofisticada, somos capazes de restaurar o sinal ao "ideal". Claro, alguns preferem um pouco mais graves ou mais agudos, mas há uma distribuição padrão baseada em minha pesquisa e tendo medido dezenas de sistemas diferentes em salas de todo o mundo.

A frequência e a resposta de tempo não são todos os atributos que compõem o que é um som de alta-fidelidade. E quanto à distorção harmônica total (THD), por exemplo? Bem, a menos que você esteja ouvindo uma distorção audível do alto-falante porque os alto-falantes são muito pequenos e / ou ineficientes para atingir o "nível de referência" sem ouvir a distorção na sala de audição, fico um pouco, "O que, me preocupa?" Estou apenas dando uma advertência para as pessoas que podem ter a impressão de que não sinto que existem outros parâmetros que afetam o som de alta-fidelidade. Tem. Mas no grande esquema das coisas, e em relação a todos os outros dispositivos digitais e eletrônicos a montante, os alto-falantes nas salas representam a maior divergência do ideal em relação a qualquer outro componente do sistema.

Eu gostaria de dar a palavra final a John, que foi generoso o suficiente para me deixar usar seu sistema como um exemplo e, o mais importante, ouviu a diferença em seu sistema em primeira mão:

Em primeiro lugar, obrigado por apresentar meu sistema e minha sala em seu artigo muito completo e muito técnico que descreve os benefícios de usar um software DSP bem projetado e executado para obter o melhor som possível em qualquer sala. É claro que uma coleção de bons equipamentos cuidadosamente configurados em qualquer sala deve quase garantir um ótimo som. Isso é verdade se você tiver uma sala projetada para uma acústica perfeita. Olhando minhas fotos, definitivamente não é o caso. Ainda assim, feliz como eu estava com o resultado, pensei que a influência do layout da minha sala era prejudicial para o som geral. Um filtro DSP bem projetado com base nas leituras da minha sala o levaria a outro nível.

Como ouço música principalmente do Tidal ou Qobuz via Roon, decidi usar essa plataforma e o Audiolense, uma ferramenta de software DSP poderosa, para ajustar o som. Funcionou? Sim, posso dizer com certeza que fez uma grande diferença em como a música soa no meu quarto agora. Resumindo, os instrumentos e vocais estão muito mais focados e espaçados no palco agora. O espectro de frequência agora está distribuído de maneira muito mais uniforme, sem picos e vales perceptíveis. O baixo, os médios e os altos soam agora mesmo e em material bem gravado, você sente que está lá. Por fim, por melhor que sejam todos os eletrônicos, acho que os alto-falantes, seu design e execução fizeram a maior diferença. Afinal, eles produzem o som, e é glorioso. Acho que finalmente cheguei a um ponto em que posso dizer, É ISSO!

Alexandre Vieira e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

O que é o som de alta-fidelidade? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é o som de alta-fidelidade?   O que é o som de alta-fidelidade? EmptyQui Set 17 2020, 18:30

Eu destacaria esta frase como o Santo Graal do audio Smile
ricardo onga-ku escreveu:
Mas no grande esquema das coisas, e em relação a todos os outros dispositivos digitais e eletrônicos a montante, os alto-falantes nas salas representam a maior divergência do ideal em relação a qualquer outro componente do sistema.

Altifalantes > DSP > >> >> >> >> >> >> > Tudo o resto ...

A propósito, o sistema de calibração Dirac é um sistema que usa uma "Mixed-phase correction", corrigindo as vertentes de resposta de frequência e de tempo.

ricardo onga-ku e EuricoB gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que é o som de alta-fidelidade?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alta-fidelidade a quê?
» Historias de/em Alta Fidelidade...
» Autopsia da Alta-fidelidade
» Revistas de alta fidelidade
» Uma pequena história da Alta Fidelidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: