Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Apresentação - Rui Pimentel

Ir para baixo 
+4
José Miguel
TD124
galvaorod
Rui V Pimentel
8 participantes
AutorMensagem
Rui V Pimentel

Rui V Pimentel


Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2020
Idade : 42
Localização : Ponta Delgada

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySex Set 11 2020, 01:12

Olá. Sou o Rui de Ponta Delgada, 39 anos. Desde muito novo tive um pé na música, sobretudo devido ao meu pai e avô paterno (ambos músicos). Apesar de ter tido formação não sou músico, no entanto mantenho um pequeno estúdio em casa de forma a dar continuidade ao prazer de tocar instrumentos (teclados/sintetizadores, guitarras e bateria eletrónica). Felizmente sou de uma geração que ainda apanhou os vinis e bobines dos pais e tios, as k7 onda a malta fazia as suas mix-tapes e toda a transferência que se seguiu para o digital. Apesar de ouvir e apreciar muita música de vários géneros, nunca tive uma grande colecção de álbuns e desde os meus 20 anos que a maioria do música que ouvia era por mp3, alterando nos últimos tempos para o streaming (Spotify).

Certa noite, após assistir uns videos no de um VJ, percebi o que estava a faltar quando ouvia musica - não lhe estava a dar a devida atenção. Costumo a comparar com o ler em papel ou livro em comparação em a um ecrã de computador ou telemóvel - pessoalmente prefiro o primeiro e muitas vezes tenho necessidade de imprimir textos para ler com mais atenção.

Comecei por arranjar o gira discos que era do meu pai (Phillips 7114) - limpeza, pequena afinação e comprei uma agulha compatível no ebay. Como não tinha um amplificador, comprei um pequeno pré-amplificador de phono na amazon e comecei a apreciar uns discos que pedi emprestado. Rapidamente reparei que era este o caminho que queria seguir e decidi investir num sistema hi-fi dedicado pois precisava de algo mais envolvente a nível sonoro.
Deparei-me com este fórum logo após ter feito a encomenda do último equipamento. Das poucas leituras que fiz fiquei logo com pena de não vos ter conhecido mais cedo.
Visto que só agora estou a começar na alta-fidelidade e audiofilia espero aprender muito com a comunidade e ao mesmo tempo dar o meu contributo!

Bem haja a todos!

Meu sistema inicial:
Gira Discos Philips f7114 synchro drive + pré-amplificador phono HAMA PA506 + Colunas de Estúdio M-Audio BX5 D2

Novo sistema (a chegar):
Gira Discos REGA Planar 1 (sem pré-amplificação)
Amplificador Integrado Denon PMA-600NE
Leitor CDs Denon DCD-600NE
2 Colunas POLK T50
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySex Set 11 2020, 10:08

Bem vindo


Muitos apreciadores de música não dão atenção ou são até negligentes com o sistema de som. Conheci vários casos perdidos de pessoas com centenas ou milhares de discos ou cds, em que a música faz mesmo parte da vida delas, com aparelhagens descuidadas e colunas no chão, atrás do sofá, etc.

Rui V Pimentel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySex Set 11 2020, 10:45

Rui V Pimentel escreveu:

... Novo sistema (a chegar):
Gira Discos REGA Planar 1 (sem pré-amplificação)
Amplificador Integrado Denon PMA-600NE
Leitor CDs Denon DCD-600NE
2 Colunas POLK T50
Divirta-se com o novo sistema, participe e và dando noticias  cheers

Apresentação - Rui Pimentel 96146

Rui V Pimentel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySex Set 11 2020, 11:31

O belíssimo Arquipélago dos Açores aqui representado, que bom ler novidades que se passam desse lado. Wink

Durante o ano de 2017 habitei na Horta, não levei a tralha toda comigo, mas ainda consegui trazer uns poucos discos que comprei na feira de velharias da cidade.

Está bem lançado com esse novo sistema, leia e participe por aqui, mas cuidado... há por aqui muita gente que o pode levar a apanhar um vírus mais perigoso que o Covid, o da Upgradite. dvil

Não se esqueça de vir apresentar o sistema quando ele chegar, umas fotografias são obrigatórias.

Por falar em fotografias, coloque uma desse seu actual, pode muito bem inspirar outros a começar com pezinhos de lã e a evoluir mais tarde. Wink


Apresentação - Rui Pimentel 96146

Rui V Pimentel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Rui V Pimentel

Rui V Pimentel


Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2020
Idade : 42
Localização : Ponta Delgada

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySex Set 11 2020, 12:20

José Miguel escreveu:
O belíssimo Arquipélago dos Açores aqui representado, que bom ler novidades que se passam desse lado. Wink

Durante o ano de 2017 habitei na Horta, não levei a tralha toda comigo, mas ainda consegui trazer uns poucos discos que comprei na feira de velharias da cidade.

Está bem lançado com esse novo sistema, leia e participe por aqui, mas cuidado... há por aqui muita gente que o pode levar a apanhar um vírus mais perigoso que o Covid, o da Upgradite. dvil

Não se esqueça de vir apresentar o sistema quando ele chegar, umas fotografias são obrigatórias.

Por falar em fotografias, coloque uma desse seu actual, pode muito bem inspirar outros a começar com pezinhos de lã e a evoluir mais tarde. Wink


Apresentação - Rui Pimentel 96146

Irei com certeza partilhar convosco o novo equipamento e o existente. Quanto ao upgradite não estou vacinado para esse bicho... apanho-o com grande facilidade, normalmente duas vezes ao ano, antes do Natal e a meio do ano - engraçado que coincide com o subsídio de férias! smedley

Em breve trarei notícias e fotos!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySex Set 11 2020, 13:03

Estou mesmo a ver... a esse sistema ainda se vão juntar uns cabitos jeitosos.

Aqui há gente mesmo malandra e sempre pronta a desencaminhar. Apresentação - Rui Pimentel 933723

Rui V Pimentel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySáb Set 12 2020, 10:16

Apresentação - Rui Pimentel Bem_vindo

Rui V Pimentel escreveu:
(...) Visto que só agora estou a começar na alta-fidelidade e audiofilia espero aprender muito (...)

Audiófilia = doença de ouvidos. Aprenda a prevenir-se de tal patologia.

Rui V Pimentel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ReginaldoSchiavini
Membro AAP
ReginaldoSchiavini


Mensagens : 408
Data de inscrição : 07/02/2012
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptyDom Set 13 2020, 21:36

Boa noite Rui, seja bem vindo.

Sendo você de Ponta delgada, permita-me fazer algumas perguntas: há bons técnicos para reparo de vintages ai nos açores? acha-se boas ofertas de equipamentos e fitas k7, Reel to reel etc? O correio é muito caro em relação ao continente? Caso você compre algo de audio no resto da europa..costuma ser ágil ou demora demais?
Conheço bem a realidade do continente, pois lá morei por um tempo, mas nas ilhas....

um abraço e obrigado.

Reginaldo

Apresentação - Rui Pimentel 936335

Rui V Pimentel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Rui V Pimentel

Rui V Pimentel


Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2020
Idade : 42
Localização : Ponta Delgada

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySeg Set 14 2020, 11:44

ReginaldoSchiavini escreveu:
Boa noite Rui, seja bem vindo.

Sendo você de Ponta delgada, permita-me fazer algumas perguntas: há bons técnicos para reparo de vintages ai nos açores? acha-se boas ofertas de equipamentos e fitas k7, Reel to reel etc? O correio é muito caro em relação ao continente? Caso você compre algo de audio no resto da europa..costuma ser ágil ou demora demais?
Conheço bem a realidade do continente, pois lá morei por um tempo, mas nas ilhas....

um abraço e obrigado.

Reginaldo

Apresentação - Rui Pimentel 936335

Caro Reginaldo,

Eu não tenho muito conhecimento relativamente a reparação de equipamentos vintage. Actualmente é muito difícil encontrar um bom técnico, inclusive conheci um caso de alguém que teve mesmo que enviar para o continente. Outro factor negativo aqui nos Açores tem a ver com a humidade elevada/ambiente marítimo que dificulta muito na conservação dos equipamentos vintage - situação piora exponencialmente se os equipamentos não são utilizados. Creio que a comunidade de equipamentos vintage nos Açores é muito reduzida comparativamente ao Continente (com a devida proporção).

Relativamente ao correio/portes, acho que o seu custo é razoável. O problema está mesmo no tempo de envio que pode variar muito (agravou-se muito este ano com a pandemia e o aumento de compras online). Para pequenos volumes às vezes compensa utilizar o serviço expresso/avião pois chega numa questão de dias (2-3 dias úteis). Quando os volumes seguem por via marítima o prazo é de 1-2 semanas, no entanto com facilidade se verifica atrasos de mais 1 ou 2 semanas por questões de logística (contentores cheios, condições atmosféricas, etc).

Cumprimentos,
R Pimentel

ReginaldoSchiavini gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ReginaldoSchiavini
Membro AAP
ReginaldoSchiavini


Mensagens : 408
Data de inscrição : 07/02/2012
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySeg Set 14 2020, 15:22

Olá Rui. Desconfiava mesmo da carencia de tecnicos por ai. Quem tem vintages.. tem que ter bons tecnicos por perto.
O que mais me assusta, de facto, é a maresia. Sofro deste mal aqui no Rio de Janeiro e estou sempre a praguejar. Pelos vistos ai é ainda pior. A única solução é ter um quarto so para o som com janelas fechadas e desumidificador ligado 24h. Dentro de uns dois meses saberei se me mantenho carioca ou viro insular. Um abraço e obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptyQua Set 16 2020, 15:56

Apresentação - Rui Pimentel 468604
Ir para o topo Ir para baixo
Rui V Pimentel

Rui V Pimentel


Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2020
Idade : 42
Localização : Ponta Delgada

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySex Set 25 2020, 15:48

Apresentação - Rui Pimentel 2020-010

[em atualização]

Primeiras impressões:
Gira Discos REGA Planar 1 - Adquiri pela simplicidade, boas reviews, bem como ter algo para fazer uns upgrades. O som produzido é razoável. Como já vi aqui no forum, não é um equipamento que recomendo. Vou ficar com ele pois pretendo efetuar as seguintes alterações:

Projeto #1 (Urgente): Reduzir o ruído na banda dos 50 Hz (Hummm). Alterar o braço com a adição de um cabo de terra dedicado. Este giradiscos não possui um fio de terra - o braço está ligado internamente à malha do canal de audio L. Adicionando o fato do cartucho de fábrica REGA Carbon ter saída de 2.5mV tenho a necessidade de amplificar um pouco mais o som trazendo consigo todo o ruído parasita.

Projeto #2: Substituir o cartucho por outro melhor: Rega Bias 2 or Elys 2 - Até posso considerar de outra marca mas aí terei que corrigir eventuais diferenças de altura.

Amplificador Integrado Denon PMA-600NE: Parece-me bem construído. Não tenho muita base de comparação mas diria que o som é tendencialmente mais "quente" do que neutro - o que já tinha mais ou menos noção. Muito satisfeito com o equipamento.

Leitor CDs Denon DCD-600NE: competente. Experimentei vários formatos/marcas desde audio a mp3 sem quaisquer problemas.

2 Colunas POLK T50: Fiquei extremamente agradado com o som e construção - por 275€ o par, é fenomenal! Os dissipadores frontais dão muito jeito pois não necessito de afastar muito as colunas da parede.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySex Set 25 2020, 19:03

Caro Rui, essa sala ganhou uma forma cuidada, parabéns. Wink

Ainda agora recebeu o Rega, certo? 
Tenha calma com os potenciais upgrades, a parte do ruído produzido a partir da cablagem do braço parece pertinente, escalar muito em termos de célula já não sei - o equilíbrio é, na maior parte das vezes, o segredo.
Algum ruído também poderá vir do pré de phono, não conheço o seu amplificador, estou apenas a levantar alternativas - num sistema com gira-discos, o pré de phono é uma parte de grande importância.

Outra coisa, isso das colunas terem o pórticp de bass reflex na frente não invalida a necessidade de avançar as colunas, há muita informação sobre o assunto. Experimente avançar as colunas para a frente do móvel, ou seja, uns quantos centímetros do ponto onde estão. Elas poderão gostar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySáb Set 26 2020, 17:40

Rui V Pimentel escreveu:
Apresentação - Rui Pimentel 2020-010

[em atualização]

Primeiras impressões: ...

Não sei como soa ... mas gosto da imagem. O sistema numa simples mesa branca, as duas guitarras no chão e a estàtua no estilo da ilha de pascoa, os painéis acusticos na parede ... simples, giro e eficaz, Parabens  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Rui V Pimentel

Rui V Pimentel


Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2020
Idade : 42
Localização : Ponta Delgada

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySeg Set 28 2020, 10:57

José Miguel escreveu:

Algum ruído também poderá vir do pré de phono, não conheço o seu amplificador, estou apenas a levantar alternativas - num sistema com gira-discos, o pré de phono é uma parte de grande importância.

Caro JM, fiz um teste com um simples fio, ligando a massa do amplificador a uma parte metálica do braço e fez uma diferença da noite para o dia - basicamente o que vou fazer é esta ligação de forma definitiva.

José Miguel escreveu:

Outra coisa, isso das colunas terem o pórticp de bass reflex na frente não invalida a necessidade de avançar as colunas, há muita informação sobre o assunto. Experimente avançar as colunas para a frente do móvel, ou seja, uns quantos centímetros do ponto onde estão. Elas poderão gostar. Wink

Concordo e feito. Sim elas gostaram Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySeg Set 28 2020, 13:04

Boa tarde!!

É isso mesmo, por vezes pequenas alterações fazem grandes diferenças e apenas custam o tempo dedicado. Wink

Vá dando notícias da evolução.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySeg Set 28 2020, 20:55

Apresentação - Rui Pimentel 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Djlitss
Membro AAP
Djlitss


Mensagens : 896
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 57
Localização : Chaves

Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel EmptySex Out 23 2020, 11:38

Boas

Apresentação - Rui Pimentel 468604

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Apresentação - Rui Pimentel Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação - Rui Pimentel   Apresentação - Rui Pimentel Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apresentação - Rui Pimentel
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentação Luis Pimentel
» Apresentação
» Apresentação + Apresentação do meu gira discos
» Apresentação
» Apresentação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação-
Ir para: