Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Evolução de colunas ao longo dos anos

Ir para baixo 
+8
fredy
Fernando Salvado
galvaorod
resolectric
TD124
José Miguel
Ghost4u
nbaptista
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP



Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Jan 01 2020, 14:19

Experimente ouvir coisas diferentes, sem experiências não há solução - ler sobre o tema é bom (leia os tópicos que referi, porque os sistemas por melhores que sejam não fazem tudo bem e cada um deve saber o que privilegia mais - até aqui já foram dados testemunhos diferentes e há quem procure "a" e quem procure "b"), mas coleccionar referências é melhor solução. Wink

Caso vá a Vila do Conde, leve o seu amplificador e escute atentamente, talvez descubra pistas sobre o caminho a fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Jan 01 2020, 19:56

Estou a ponderar comprar umas colunas pelo OLX. o vendedor diz que envia á cobrança pelos CTT, agora queria saber se o transporte é fiável ou se é melhor contratar uma transportadora!As colunas são monitoras, mas tenho sempre algum receio por ser material frágil como os woofers, ou não haverá problema?O vendedor tem as caixas de origem, aquilo vem tudo bem embalado!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Jan 01 2020, 20:01

Bem embaladas as colunas (novas) viajaram até Portugal... Com certeza não foram feitas cá. Wink

Não compensa ir experimentar?


Andam umas Spendor novinhas no olx, serão essas!?! Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Jan 01 2020, 20:10

José Miguel escreveu:


Andam umas Spendor novinhas no olx, serão essas!?! Rolling Eyes
Não, são umas Epos K1 de 2014 por 190€. Wink


Última edição por nbaptista em Qua Jan 01 2020, 20:12, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Jan 01 2020, 20:11

Essas já conhece, certo?
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Jan 01 2020, 20:13

José Miguel escreveu:
Essas já conhece, certo?
Exato, já as ouvi e gostei bastante!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Jan 01 2020, 20:15

Vá dando notícias e depois partilhe a sua experiência de escuta.

Boa sorte com a compra. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Mar 05 2020, 20:47

Bem, a minha demanda por colunas ainda não terminou,mas desisti de comprar as Epos pois estou a pensar em comprar antes umas colunas do princípio deste século, tipo Spendor, Proac ou outras. Depois venho a este espaço pedir conselhos e links de colunas para venda, digo desde já que o meu orçamento será cerca dos 600€.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Mar 05 2020, 21:08

Ainda ontem partilhei dois anúncios, um de umas Harbeth e outro de umas Spendor... Também há umas quantas Proac pelo olx.

Nunca tive perante umas Proac (ainda que já tenha escutado uma réplica das D18), mas é uma marca com a qual me quero cruzar - curiosidade.


Tem dois modelos dentro do orçamento no olx...


Pergunta: já ouviu alguma dessas marcas?
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Mar 05 2020, 21:18

Ainda não! Só as Proac...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Mar 05 2020, 21:21

Então siga, amplificador na mão e vá ouvir as duas...

As Harbeth parecem estar novas.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Mar 05 2020, 21:27

De momento não me convém fazer mais despesas, tive uns gastos extraordinários recentemente.Mas quando estiver disposto a comprar as colunas, venho aqui ao fórum.Essas Harbeths e Spendors são baseadas numas colunas da BBC, não são?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Mar 05 2020, 21:53

Sim, elas não andam longe das LS3/5a...

Pode ler muito sobre elas, por exemplo aqui:
https://www.stereophile.com/standloudspeakers/1293harbeth/index.html

Não faltam análises em vídeo no youtube...

Até conseguir partir para uma compra, tente escutar outros modelos, há muitos a aparecer no mercado.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Mar 06 2020, 13:31

E estas…
Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Safe_image.php?d=AQBCdNX6he485hhx&w=540&h=282&url=https%3A%2F%2Flh3.googleusercontent
Caixas CABASSE, Prao com drivers CORAL, Flat 6 - Colunas full range apropriadas para espaços 20/25 m2.

Ou estas…
Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Safe_image.php?d=AQDKcgQqQSFKPU6w&w=540&h=282&url=https%3A%2F%2Flh3.googleusercontent
Caixas DYNAUDIO, com drivers CORAL, Beta 8 -  Colunas full range apropriadas para espaços 25/35 m2.

Experiência muito envolvente e agradável!

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui maio 14 2020, 12:05

O que me dizem destas colunas Rega RX1, que estão na Audioteam a um preço muito simpático?
https://audioteam.pt/product/rega-rx1-colunas-de-som/
Seriam para substituir as minhas Epos M 15 de chão.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui maio 14 2020, 12:22

nbaptista escreveu:
O que me dizem destas colunas Rega RX1, que estão na Audioteam a um preço muito simpático?
https://audioteam.pt/product/rega-rx1-colunas-de-som/
Seriam para substituir as minhas Epos M 15 de chão.

Eu fui representante da Rega e Epos durante anos ... o som da duas marcas é diferente e ainda por cima està a comparar monitoras com colunas de chão. O ideal é ir à Audioteam e escutar com o seu amplificador! Se forem do seu agrado então jà tém a sua resposta...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui maio 14 2020, 12:44

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Sans_t14

Visto que se fala aqui da "evolução das colunas ao longo dos anos" ... deixo esta que é boa Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 2613325421
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui maio 14 2020, 13:29

TD124 escreveu:


Eu fui representante da Rega e Epos durante anos ... o som da duas marcas é diferente e ainda por cima està a comparar monitoras com colunas de chão.
Exato, terei que as ouvir, idealmente com o meu amplificador. Já ouvi Rega há muitos anos atrás e têm uma sonoridade diferente das Epos.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Nov 18 2020, 19:32

O que me dizem dumas Mission QX-2 por 280€ no OLX? Em relação ás Epos li que têm mais grave e são mais frontais e com mais “punch”!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Nov 18 2020, 20:16

o bichinho maroto da troca voltou a atacar!?! Smile

Eu não conheço essas colunas, mas hoje há mesmo muita competição nos preços mais acessíveis, experimentou algumas nos últimos tempos? (Elac, Triangle, Klipsch, ...)


Já foram colunas referidas em alguns lugares, eu aconselho a escutar as Triangle Borea 3, novas custam 400 euros. Pode experimentar em Aveiro, na José Lopes Marques.

Bem sei que o preço é outro, mas vale pelo menos a experiência para poder saber o que pode encontrar. Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Nov 18 2020, 20:26

José Miguel escreveu:


Bem sei que o preço é outro, mas vale pelo menos a experiência para poder saber o que pode encontrar. Wink
Essas Triangle têm boas críticas e realmente poder ouvir é uma mais valia.As reviews valem o que valem, mas ás vezes o gosto dos críticos pode sêr diferentes dos nossos.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQua Nov 18 2020, 20:34

Repare que eu tive o cuidado de perguntar se tem ouvido coisas novas e sugeri a experiência. Wink

Eu posso gostar das colunas e você não, pelo que a conversa tem que acontecer sempre com essa possibilidade no horizonte.

Na minha opinião, já lhe disse isso, creio que deve tentar escutar algumas coisas diferentes. Numa loja tem a vantagem de poder levar o seu amplificador e ligar dois ou três pares de colunas.

Fica a sugestão. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Nov 19 2020, 17:49

José Miguel escreveu:
Repare que eu tive o cuidado de perguntar se tem ouvido coisas novas e sugeri a experiência.
Wink
Realmente tenho mesmo que ouvir e depois tomar uma decisão.É um conjunto de experiências como refere, senão arriscamos a comprar umas colunas e ficar insatisfeito passado uns meses.Estava um pouco equivocado, obrigado por me chamar á razão! Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Nov 19 2020, 18:44

Há uma tendência para se poupar nas palavras, no caso das colunas eu creio que as coisas ficam sérias o suficiente para se ir lá com bonecos.

Repare que nota diferenças com a troca de cabos, alguns de valores semelhantes e da mesma marca, agora imagine a troca de colunas... bem, é melhor pensar duas vezes!

Para um orçamento curto já vão aparecendo algumas alternativas e com sonoridades bem distintas. Por exemplo, na loja que eu referi pode experimentar duas colunas bem diferentes na forma de apresentar a Música. Essas Triangle BR3, as Klipsch RP 600M, as Monitor Audio, ... Há mais alternativas para esses preços, mas essas já lhe vão dar muito em que pensar, muito mesmo.

O problema de perguntar o que os outros pensam sobre "x" ou "y" coisa reside, na maior parte das vezes, na falta de experiência própria. É como ir ao balcão das Finanças e pedir um impresso de IMI... mas que impresso? Para que finalidade?

Já sabemos que quer umas colunas para uma sala de pequenas dimensões, mas que tipo de som prefere?

Até 1000 euros não há milagres, então que características prefere encontrar numas colunas pequenas?

A imagem/palco em princípio não deverá ser um problema, mas... quer uma muito focada, mas com alguma perda precoce nos dois extremos e médios sedosos? Quer uma imagem avançada, com o extremo alto atenuado e as médias baixas e baixas frequências mais "vivas"? Quer ouvir o detalhe mais pequenito, ter um tweeter capaz de lhe dar tudo até lá acima, mas o extremo grave a cair mais cedo? Palco na sua cara ou lá ao fundo entre as colunas e dessa linha para trás? Prefere equilíbrio tonal e de todo o espectro, abrindo mão de de alguma extensão e capacidade de foco?

A isto some o seu amplificador, que deve levar para experimentar. Se ele já tem tendência para o "brilho", então é melhor afastar-se de colunas com tweeters mais prenunciados. Se ele for mais "relaxado", então pode olhar para colunas com tendência mais brilhante e de pormenor. Se ele tem boa capacidade de meter cá fora as baixas frequências, pode procurar colunas que tendem a pedir esse tipo de esforço. ...


Como vê, isto é apenas um pouco de conversa. Não se trata apenas de "há o gosto pessoal", pois independentemente do gosto pessoal, as coisas têm características que podem ser partilhadas, pois aparecem na audição.

Nós apostamos em colunas de caixa selada depois de uma bela experiência (também da ideia de concepção de colunas assim). Gostamos do som que elas produzem, não descem tão baixo como as de pórtico (para o tamanho da caixa das nossas, se tivessem pórtico desceriam bem mais), mas as baixas frequências aparecem rápidas e secas, precisas, orgânicas.


Talvez mais pessoas troquem ideias sobre este assunto, pois apesar de não ser daqueles que considera absolutamente fundamental começar o sistema pelas colunas, elas serão o elo de ligação com a sala e os nossos ouvidos, logo um dos elementos mais importantes a conhecer para não acontecer como diz - passado uns meses voltar a pensar-se em troca. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Nov 19 2020, 19:51

José Miguel escreveu:

Talvez mais pessoas troquem ideias sobre este assunto, pois apesar de não ser daqueles que considera absolutamente fundamental começar o sistema pelas colunas, elas serão o elo de ligação com a sala e os nossos ouvidos, logo um dos elementos mais importantes a conhecer para não acontecer como diz - passado uns meses voltar a pensar-se em troca. Wink

Quando o bicho da mudança/evolução está no corpo está-se sempre a pensar nisso! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Nov 19 2020, 20:33

Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:

Talvez mais pessoas troquem ideias sobre este assunto, pois apesar de não ser daqueles que considera absolutamente fundamental começar o sistema pelas colunas, elas serão o elo de ligação com a sala e os nossos ouvidos, logo um dos elementos mais importantes a conhecer para não acontecer como diz - passado uns meses voltar a pensar-se em troca. Wink

Quando o bicho da mudança/evolução está no corpo está-se sempre a pensar nisso! lol!

Às vezes há qualquer coisa de errado com outro componente do sistema e nesse caso mudar de colunas não é solução.

Evolução é identificar a causa do problema e resolvê-la.

Mudança é não fazer ideia, ler umas coisas e jogar à batalha naval. B3, B4 e B5? Água!


Alexandre Vieira e rjbv17 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Nov 20 2020, 09:06

ricardo onga-ku escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:

Talvez mais pessoas troquem ideias sobre este assunto, pois apesar de não ser daqueles que considera absolutamente fundamental começar o sistema pelas colunas, elas serão o elo de ligação com a sala e os nossos ouvidos, logo um dos elementos mais importantes a conhecer para não acontecer como diz - passado uns meses voltar a pensar-se em troca. Wink

Quando o bicho da mudança/evolução está no corpo está-se sempre a pensar nisso! lol!

Às vezes há qualquer coisa de errado com outro componente do sistema e nesse caso mudar de colunas não é solução.

Evolução é identificar a causa do problema e resolvê-la.

Mudança é não fazer ideia, ler umas coisas e jogar à batalha naval. B3, B4 e B5? Água!



Basta mudar uma das premissas!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Nov 20 2020, 10:39

Alexandre Vieira escreveu:


Basta mudar uma das premissas!

Qual? Rolling Eyes

A evolução das colunas é algo inquestionável, assim como da amplificação e fontes. Contudo quando se fecha o discurso na trincheira do "gosto" não é de evolução que se fala... talvez se fale mais de mudança, pois trata-se de mudar para aconchegar o "gosto".


Como o tópico tem o nome "evolução das colunas", creio que a premissa a mudar é: aprender a escutar.

Com experiências variadas poderão ser identificadas as características das colunas e evolução das mesmas. Para orçamentos curtos não há milagres, antes compromissos.

Faz anos que o digo por aqui: não julgo um erro acabarmos a escolher colunas com menos fidelidade ou mais assinatura sónica, erro é não o reconhecer. Wink

ricardo onga-ku gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Nov 20 2020, 11:02

Estava-me a referir ao sistema. Basta mudar um elemento e muitas vezes tem que se refazer tudo de novo...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Nov 20 2020, 11:13

Alexandre Vieira escreveu:
Estava-me a referir ao sistema. Basta mudar um elemento e muitas vezes tem que se refazer tudo de novo...

Eu percebi Alexandre. Wink

Creio que isso não tem que acontecer sempre, por isso o Ricardo chamou a atenção para o conhecimento das várias partes do sistema e eu acabei a alongar mais o assunto.

Quando não se sabe de onde vem mesmo o "problema", tenta-se mudar o mais óbvio. Nem sempre isso resolve...

Olhe para cima e eu disse que entre as colunas e a sala há a ligação mais directa, mas entre as mesmas colunas e amplificação deve existir cuidado na escolha (quer por questões de timbre, assinatura, potência, ...).

As colunas evoluíram de facto, até 1000 euros consegue-se ouvir muito bem e para todos os gostos e exigências. A pergunta que resta é: quem está a comprar ou procurar sabe o que quer, precisa, procura?

Podemos acabar como no balcão das Finanças, a pedir um papel e não saber que papel precisamos mesmo.

O mesmo raciocínio aplico à troca de cabos... Smile

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Nov 20 2020, 14:09

A Imacustica tem nas oportunidades umas Proac Tablette 50 por 550€. São monitoras mas já devem têr uns anos, no entanto penso que são seladas, tipo ls3/5a .Estás colunas de vez em quando aparecem na Imacustica.
https://www.imacustica.pt/pt/catalogo/oportunidades-2/colunas/tablette-50/
José Miguel,
Compreendo o seu raciocínio, tem que haver uma evolução e não mudança, e para isso é necessário ouvir, comparar e questionar.


Última edição por nbaptista em Sex Nov 20 2020, 19:35, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Nov 20 2020, 14:38

Essas Proac têm dois pórticos na parte de trás.

A Imacustica representa a marca, por isso costuma ter... permite aos clientes evoluírem.

Quanto ao resto, é a forma que vejo como possível. Ter experiências com essas peças nem sempre é fácil, mas tente. E pode colocar os olhos nessas Proac, compare com outras mais recentes. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Nov 20 2020, 16:01

Eu Proac já ouvi, em shows da Imacustica, e gostei.Mas convinha ouvir com o meu amplificador...A sonoridade não estava muito longe das Epos, pareceu- me.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Nov 20 2020, 16:49

(isto nem parece meu, mas aqui vai...) A resposta dessas Proac parece-me curta, as baixas frequências desaparecerão bastante cedo (70Hz) - isso diz o próprio fabricante, pode até ser antes (dependendo da amplificação, fonte e sala).

Eu nunca as ouvi, confesso que continuo sem saber o que é isso do "som Proac", mas a marca deixa-me curioso desde que entrei para este fórum e ouvi falar muito das também pequenas Tablette Anniversary.

Já ouvi algumas vezes umas réplicas das Proac Response D18 numa sala bem pequena e fiquei encantado com as colunas... apesar do tamanho da sala, acusticamente pouco tratada, as colunas apresentam uma coerência e equilíbrio de assinalar, os dois extremos do espectro muito bem definidos e extensos.

O tamanho das colunas pode não dizer tudo sobre elas, pode até nem dizer nada. Numa sala pequena, mas com algum poder de absorção das ondas sonoras, até pode conseguir encaixar umas colunas capazes de descer um pouco mais que as Tablatte 50, ganhando assim mais qualquer coisa quando ouvir Rock ou Electrónica, Jazz com maiores formações ou um simples piano de concerto nas notas mais baixas.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Nov 20 2020, 19:30

Estas Proac  são seladas e perfeitas para pequenos espaços.É pena é o preço Upa, Upa
https://www.imacustica.pt/pt/catalogo/stereo/colunas/colunas-monitoras/tablette-10/
A vêr se em Janeiro passo pelo JLMarques em Aveiro para ouvir as Triangle e a nova série Anniversary da B&W Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySáb Nov 21 2020, 09:49

nbaptista escreveu:
Estas Proac  são seladas e perfeitas para pequenos espaços. É pena é o preço Upa, Upa
https://www.imacustica.pt/pt/catalogo/stereo/colunas/colunas-monitoras/tablette-10/ ...

Estão 230€ mais baratas do que aqui ... jà dà para comprar uns bons suportes de coluna Laughing

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySáb Nov 21 2020, 10:24

José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Estava-me a referir ao sistema. Basta mudar um elemento e muitas vezes tem que se refazer tudo de novo...

Eu percebi Alexandre. Wink

Creio que isso não tem que acontecer sempre, por isso o Ricardo chamou a atenção para o conhecimento das várias partes do sistema e eu acabei a alongar mais o assunto.

Quando não se sabe de onde vem mesmo o "problema", tenta-se mudar o mais óbvio. Nem sempre isso resolve...

Olhe para cima e eu disse que entre as colunas e a sala há a ligação mais directa, mas entre as mesmas colunas e amplificação deve existir cuidado na escolha (quer por questões de timbre, assinatura, potência, ...).

As colunas evoluíram de facto, até 1000 euros consegue-se ouvir muito bem e para todos os gostos e exigências. A pergunta que resta é: quem está a comprar ou procurar sabe o que quer, precisa, procura?

Podemos acabar como no balcão das Finanças, a pedir um papel e não saber que papel precisamos mesmo.

O mesmo raciocínio aplico à troca de cabos... Smile

Bom trabalho! Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 2441895546

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Set 02 2021, 21:38

Ouvi hoje umas Q Acoustics 3020 e até gostei delas,mas o sistema em que estavam inseridas limitou um pouco a escuta!Mas deu para perceber um pouco como colunas mais modernas com novos materiais soam.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Set 02 2021, 21:49

nbaptista escreveu:
Ouvi hoje umas Q Acoustics 3020 e até gostei delas,mas o sistema em que estavam inseridas limitou um pouco a escuta!Mas deu para perceber um pouco como colunas mais modernas com novos materiais soam.

O uso do carbono e a impressão em 3D são tecnologias que muitos fabricantes têm desenvolvido, com bons resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Set 02 2021, 23:01

Realmente não sei se faz muito sentido opôr o som mais actual ao mais "antigo". O mais importante não será a qualidade, há aparelhos antigos que ainda soam bem. Não será isso mais um argumento de vendas, em que alguns ainda "caem", como seria o meu caso, se tivesse comprados as Epos K1i?O mais importante não será o projeto em si, se resultou não será o passar dos anos que o vai pôr em causa, digo eu!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Set 03 2021, 09:14

nbaptista escreveu:
Realmente não sei se faz muito sentido opôr o som mais actual ao mais "antigo". O mais importante não será a qualidade, há aparelhos antigos que ainda soam bem. Não será isso mais um argumento de vendas, em que alguns ainda "caem", como seria o meu caso, se tivesse comprados as Epos K1i?O mais importante não será o projeto em si, se resultou não será o passar dos anos que o vai pôr em causa, digo eu!

Bom dia!

Em parte eu concordo com a sua última posição, ou seja, um projecto bem feito/conseguido vai durar mais tempo como relevante ou "actual". A este nível, lembro-me muitas vezes de uma frase que me foi dita pelo Paulo (TD124): gastar mais de uma só vez sairá mais barato do que gastar pouco muitas vezes. Smile

Isto que digo vai ao encontro do que diz, mas há um grande "se": de que tipo de projecto estamos mesmo a falar?

Cada tempo é marcado por uma estética e nós, por muito que queiramos, não escapamos aos valores maiores do nosso tempo, como os estéticos por exemplo. Uma coluna comprada hoje pode representar, em qualquer faixa de preços, uma busca pela "fidelidade" ou uma busca por uma certa "assinatura" sónica, mas quase todas as colunas compradas hoje terão a marca do tipo de som que se procura por estes dias - creio que isto é a base da popular ideia que encerra a crença que hoje tudo soa semelhante e bem. Obviamente que um bom projecto sairá caro e colunas mais caras têm tudo para durar mais como relevantes e actuais.

Isto para dizer que o tempo de vida de um aparelho a mim diz-me pouco, mas dificilmente não se nota que o tempo passou. Nunca ouvi um equipamento dos anos 70 ou 80 que tocasse como os mais actuais, por isso creio que a comparação pode ser saudável, desde logo para percebermos (1) do que precisamos e/ou (2) do que gostamos.

As coisas mudaram de facto, não é um argumento de vendas. Os níveis de definição e pormenor que se conseguem com "pequenas" colunas hoje é incrível, mas pode-se preferir um som mais "encoberto/relaxado" das ditas vintage e nisso não há nada de errado - é preferência. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Set 03 2021, 09:14

Olá

Sejam colunas antigas ou novas... com mais ou menos evolução, existem muitos bons exemplos de marcas que têm colunas boas e más dentro da sua gama, o importante é encontrarmos as colunas que nos agradam, cá por casa continuam as Sanyo de 1977 e têm sido confrontadas com muitas e mais novas, mas acabam por ficar sempre.


O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...

Fredie

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Set 03 2021, 22:11

Estas Epos apesar de já terem alguns anos(mais de 10) vão ficando no sistema. Penso que as Q acoustics seriam mais um passo para o lado ...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySáb Set 04 2021, 13:26

José Miguel escreveu:
A este nível, lembro-me muitas vezes de uma frase que me foi dita pelo Paulo (TD124): gastar mais de uma só vez sairá mais barato do que gastar pouco muitas vezes. Smile


Uma enorme verdade, que cada vez mais tenho-a como adquirida.
Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyTer Set 07 2021, 09:31

nbaptista escreveu:
Estas Epos apesar de já terem alguns anos(mais de 10) vão ficando no sistema.

Em nada foi por acaso que, quando solicitou parecer sobre as novas Meninas Falantes da Epos, duvidei que se tratasse de upgrade...
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptyQui Set 09 2021, 02:58

Ghost4u escreveu:

Em nada foi por acaso que, quando solicitou parecer sobre as novas Meninas Falantes da Epos, duvidei que se tratasse de upgrade...
Agora com o que sei através da experiência, dou-lhe razão.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Jan 21 2022, 19:48

O que me dizem destas Totem Mite na Audioteam por 489€? Não tenho possibilidades de as ouvir, mas se não se adequarem posso sempre vendê-las sem perder dinheiro.
https://www.audioteam.pt/product/colunas-totem-mite-retoma-bom-estado/
O Jorge Alves gosta muito delas, diz que são muito refinadas.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: AE 300   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySex Jul 01 2022, 13:02

Boas,
Tenho a oportunidade de trocar o amp densen por umas Acoustic Energy 300 na Exaudio, o problema é que não as posso ouvir antes. Alguém conhece as AE? Têm um som suave ou agressivo, frontal ou recuado?Qualquer informação adicional agradecia desde já!
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySáb maio 13 2023, 01:01

Tenho neste momento a tocar no meu sistema umas monitoras Wharfedale 10.1. Como tinham dito, o som é mais detalhado que as Epos M 15 por serem mais recentes.Alguem conhece as Wharfedale?
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySáb maio 13 2023, 10:20

nbaptista escreveu:
Tenho neste momento a tocar no meu sistema umas monitoras Wharfedale 10.1. Como tinham dito, o som é mais detalhado que as Epos M 15 por serem mais recentes.Alguem conhece as Wharfedale?


As 10.1 tocam melhor e mais consistentemente do que as 10.7, eu já tive as duas e achava que de facto a marca tinha investido muito mais em desempenho nas colunas monitoras do que as de chão e topo de gama. São boas colunas, goste-se ou não da marca.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 EmptySáb maio 13 2023, 12:50

São boas colunas, as Wharf 10.1 , compreendo agora pq ás vezes o preço não é tudo.Um projeto muito interessante, tocam muito bem com detalhe e boa resolução. Provavelmente vou colocar as Epos á venda.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Evolução de colunas ao longo dos anos   Evolução de colunas ao longo dos anos - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Evolução de colunas ao longo dos anos
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» THE GREAT LEAP FORWARD - Como o equilíbrio tonal mudou ao longo dos anos
» Evolução lógica
» colunas bipolares MC-audio B3
» evolução do homem...
» Colunas até 250€

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: