Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Zamir Aleph

Ir para baixo 
+5
Fernando Salvado
Ghost4u
TD124
José Miguel
Nafty
9 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptyQua Jan 19 2022, 12:04

Nafty escreveu:
...Depois voçê salienta algo certo : - "Fica o objectivo de amelhorar o slew rate nas altas frequências assim que a simetria." Certo mas timbricamente falando, o primeiro vai antes e a resposta assim como a qualidade do grave, é uma  questão com quem eu andei muito tempo ás cabeçadas até que eu consegui resolver de forma satisfactoria. Foram muitos anos por detrás destes "gaps". O grave em válvulas foi sempre o calcanhar de Aquiles. Umas vezes não há grave suficiente, outras vezes há grave mas é como um borrão.....ter um grave vigoroso, controlado "punchy", sem borrar ou eclipsar nada nem desvirtuar nada, isso foi literalmente uma odiseia... 

Entendo perfeitamente e pelo que percebi o seu transformador de saida é uma espécie de pedra angular do seu circuito de potência... como no MC275 e isso por natureza é sempre complicado a afinar e a estabilisar. Estou contente que tenha chegado a bom porto e encontrado o seu grave perdido Wink

Nafty gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptyQua Jan 19 2022, 13:22

TD124 escreveu:

Entendo perfeitamente e pelo que percebi o seu transformador de saida é uma espécie de pedra angular do seu circuito de potência... como no MC275 e isso por natureza é sempre complicado a afinar e a estabilisar. Estou contente que tenha chegado a bom porto e encontrado o seu grave perdido Wink

Estimado TD
Sim o transformador cumpre várias funções mas não sei se o termo "pedra angular" é correcto porque o que será a pedra angular é o conceito.
O transformador cumpre várias funções que podiam ser cumpridas por elementos externos mas que eu incorporei tudo no transformador de saída.
No caso dos MCs, aí sim que o transformador é pedra angular na medida em que só transformador já é todo o conceito e o centro de todo o resto.
Na realidade o "Unit copled amplifier " que não é outra coisa que a fusão do "twin coupled Amplifier" de Norman Crowhurst.

Aqui tem o que foi o Twin coupled e a partir daqui, é facil entender o que o Sr MC fez quando chamou aos seus transformadores "Unit Coupled"

https://www.pearl-hifi.com/06_Lit_Archive/02_PEARL_Arch/Vol_01/Sec_03/190_Twin-coupled_Amplifier.pdf

Um abraço Senhor TD cheers

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptyQua Jan 19 2022, 16:57

Nafty escreveu:
...Sim o transformador cumpre várias funções mas não sei se o termo "pedra angular" é correcto porque o que será a pedra angular é o conceito...

Na minha modesta opinião e a partir de um determinado nivel de exigência o transformador de saida e o conçeito tornam-se inseparaveis... mesmo num modesto push-pull de EL84 em ultralinear o tipo de desfasador, de polarisação, a quantidade e tipo de feedback ou o valor da alta-tensão vão determinar as caracteristicas técnicas do transformador... é esse todo acoplado que vai formar o conçeito e não somente a topologia do circuito Wink

Qualquer designer de push-pull a vàlvulas tém uma obcessão primaria que é a simetria... tanto o Crowhurst quanto o McIntosh estavam conscientes disso e nada mudou até hoje pois o cathode coupled da Audio Research associado aos desfasadores Van Scoyoc nada é de outro do que variantes da carga partilhada entre anodo e catodo mas sempre com o mesmo objectivo pois a simetria é vista como o "abre-te sésamo" que promete pela via da realimentação de anular brutalmente a distorção, os outros beneficios aparentes mesmo se importantes são segundarios nmho...

Pessoalmente considero o desfasador como a parte mais dificil no desenho de um amplificador em push-pull... o resto vai se desenvolver naturalmente consoante! Outros véem as coisas diferentemente e é assim que o mundo me apareçe como mais bonito, com essas diferenças de visão...

Continue a busca do seu graal amigo Nafty... é um caminho solitario mas apaixonante, necessario  cheers

Nafty gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptyQui Jan 20 2022, 07:57

Estimado TD.
Na minha modesta opinião e a partir de um determinado nivel de exigência o transformador de saida e o conçeito tornam-se inseparaveis
Na minha modestissima opinião, qualquer coisa que venha acompanhada de modestia já é sábia.
Esta foi a minha experiencia no dominio Crowhurst/MC.

Zamir Aleph - Página 4 About_10

Zamir Aleph - Página 4 Aboutm10

Abandonei esta linha de investigação porque a relação de transformação e os transformadores eles mesmos me determinavam o TIMBRE e o timbre não me gostou.
Quero dizer, não se pode alterar aquilo que determinam os transformadores e de novo o que eles me determinaram não me gostou.
Quero dizer, no mundo do "SOAR" bem está bem, é um mais mas esse mundo do "SOA" bem a mim não me satisfaz.
Se a musica não me emociona, não seja adictiva e não sirva de terapia para a pancada que tenho, então para que me serve??
Razão pela qual  nunca me gostaram os MCs.
Á parte disso, eu não quero açeitar que o meu timbre o determine os transformadores sem que eu possa fazer nada ao respeito.
Um forte abraço TD
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptyQui Jan 20 2022, 13:11

Nafty escreveu:
... Esta foi a minha experiencia no dominio Crowhurst/MC.

Zamir Aleph - Página 4 Aboutm10

Abandonei esta linha de investigação porque a relação de transformação e os transformadores eles mesmos me determinavam o TIMBRE e o timbre não me gostou...

Bem complicado esse andar de saida e altamente realimentado... o ganho desse push-pull deve ser muito baixo e a afinagem deve ter sido um bom quebra cabeças. Com um desfasador paraphase na entrada poderia (teoricamente) ter aplicado duas realimentações simetricas entre o andar de potência e a entrada...

Nafty gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptyQui Jan 20 2022, 14:22

Não é mais nem menos realimentado que um MC senão tudo pelo contrário, ou seja, igual.
Lembro-me que media de espanto (de bem) e a distorção baixissima.
"Soava", igual que um MC mas isso para mim não me serve.
Agora bem, A afinagem, super simples, com o multivolta, ajustava a segunda harmonica a maxima potencia e isso era tudo.
Também tinha un ajuste para a terçeira harmonica que não apareçe no esquema.
Quanto há entrada balanceada, não me fazia falta....

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptyQui Jan 20 2022, 14:32

Nafty escreveu:
Não é mais nem menos realimentado que um MC senão tudo pelo contrário, ou seja, igual.
Lembro-me que media de espanto (de bem) e a distorção baixissima.
"Soava", igual que um MC mas isso para mim não me serve.
Agora bem, A afinagem, super simples, com o multivolta, ajustava a segunda harmonica a maxima potencia e isso era tudo.
Também tinha un ajuste para a terçeira harmonica que não apareçe no esquema.
Quanto há entrada balanceada, não me fazia falta....

2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptySex Mar 17 2023, 13:46

Boas tardes pessoal da pesada.
Tenho boas e más noticias.
Começando pelas boas, já todos nos tinham dado por desapareçidos em combate.
Acabando nas más, ........era boato, ESTAMOS DE VOLTA !!!!!!!! Zamir Aleph - Página 4 265963 Zamir Aleph - Página 4 310490

https://i.servimg.com/u/f71/19/68/54/37/20230211.jpg

https://i.servimg.com/u/f71/19/68/54/37/20230212.jpg

https://i.servimg.com/u/f71/19/68/54/37/20230210.jpg

Dito de outra forma, da minha parte e da parte do Luis, um abraço do tamanho do mundo (deste), para todos voçês.
En breve, mais episódios.
Nafty
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptySex Mar 17 2023, 15:28

Muito boas tardes caros amigos...
Bem aparecidos sejam depois de uma longa ausência.
Folgo em saber que estão bem e regozijo -me por saber que têm novidades do vosso trabalho. Aguardamos mais fotos e a descrição possível das vossas novas realizações.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptySex Mar 17 2023, 15:45

Nafty escreveu:

(...)
Acabando nas más, ........era boato, ESTAMOS DE VOLTA  !!!!!!!! Zamir Aleph - Página 4 265963 Zamir Aleph - Página 4 310490

Zamir Aleph - Página 4 20230215

Dito de outra forma, da minha parte e da parte do Luis, um abraço do tamanho do mundo (deste), para todos voçês.
En breve, mais episódios.
Nafty
Vou procurar ver mais notícias sobre as novidades... imagem e som.
Zamir Aleph - Página 4 20230312
Laughing

Partilhem as vossas aventuras, esse amplificador está um mimo, deste lado acompanharia com Pão-de-ló de Ovar. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13394
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 EmptyDom Mar 19 2023, 12:12

Zamir Aleph - Página 4 20230211Zamir Aleph - Página 4 20230312

Prezados,

Felicito o Nafty e o Luis por nutrirem a amizade, reunindo-se para visionarem os jogos do Real Madrid Club Fútbol ou do Maccabi Tel Aviv, num televisor de tecnologia veterana, pautado por imagem a preto e branco, em tamanho diminuto, o qual é impensável ser preterido por continuar em bom estado de funcionamento. Também realço que tratam bem o natural aparelho auditivo, mediante "gaveta" Studer.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

applesnowleo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Zamir Aleph - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Zamir Aleph   Zamir Aleph - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Zamir Aleph
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos semelhantes
-
» Amplificador de 1ª

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: