Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 opinião sobre agulha DUAL E

Ir para baixo 
+6
lore
luis lopes
António José da Silva
Bulldozer
Ferpina
BAILOTE
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySex Jun 24 2011, 18:25

caros amigos

Alguem me pode opinar acerca da qualidade desta agulha e fazer um comparativo com outras iguais ou melhores dentro do mesmo preço.

Obrigado cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyDom Jun 26 2011, 22:53

Qual agulha? Dual E? E, quê?

Básicamente as células que equipavam os GD DUAL eram se fabricação ORTOFON.

_________________
opinião sobre agulha DUAL E Signat10
opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10 opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySex Jul 08 2011, 01:02

Provavelmente refere-se às agulhas compatíveis de marca branca que se vendem a preços bastante atractivos e com um "E" estampado, certo?

Qualidades sónicas à parte, nunca experimentei nenhuma e muito sinceramente, nestas coisas do analógico e do vinil em particular prefiro confiar as espiras dos meus discos a uma empresa com experiência e reputação na área.

Pegando no exemplo das OM10, entre pagar 15€ por uma agulha dessas ou pagar 25€ por uma original Ortofon, a escolha é óbvia para quem preza a sua colecção e a garantia de qualidade sonora.

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySex Jul 08 2011, 06:08

Bulldozer escreveu:


Pegando no exemplo das OM10, entre pagar 15€ por uma agulha dessas ou pagar 25€ por uma original Ortofon, a escolha é óbvia para quem preza a sua colecção e a garantia de qualidade sonora.


Perfeitamente de acordo. Esse braço tem o sistema de encaixe da Dual, ou uma headshell normal?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  opinião sobre agulha DUAL E 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySex Jul 08 2011, 10:40

António José da Silva escreveu:
Bulldozer escreveu:


Pegando no exemplo das OM10, entre pagar 15€ por uma agulha dessas ou pagar 25€ por uma original Ortofon, a escolha é óbvia para quem preza a sua colecção e a garantia de qualidade sonora.


Perfeitamente de acordo. Esse braço tem o sistema de encaixe da Dual, ou uma headshell normal?

Se for o Dual 505-2 que o BAILOTE mencionou no seu tópico o encaixe da headshell no braço é proprietário da Dual mas a headshell leva células com mount standard (1/2").
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySeg Jul 11 2011, 12:17

Caros Amigos

Estive de ferias pelo que por pouco tempo troquei as ondas de frequência pelas do mar.

Só agora reparei nos vossos comentarios pelo que agradeço a ajuda.

Para comparar o som desta Dual E com as ortofon terei de arriscar e comprar uma ortofon será que a diferença sonora é significativa??

Até 40euros qual a melhor agulha?? opinião sobre agulha DUAL E 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySeg Jul 11 2011, 16:53

Mantendo a célula original, até esse preço terá que ser a OM10

Aliás, até 40€ consegue mesmo comprar a célula completa com agulha OM10:

http://cgi.ebay.de/Ortofon-OM-10-OM10-Tonabnehmer-NEU-/260301728091?pt=Plattenspielerzubeh%C3%B6r&hash=item3c9b31295b
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySeg Jul 11 2011, 17:48

Obrigado Bulldozer

Mas esta OM 10 tem uma frequância de resposta dentro do normal e será faz muita diferença da minha Dual??

Será aconselhavel comprar o conjunto celula/agulha ? ou só agulha?

Estas OM são mesmo de origem ortofon ??

Consegue descrever o som que caractriza esta OM 10?

Será que por pouco mais não se consegue uma frequência de resposta mais alargada tipo 10-30?

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySeg Jul 11 2011, 18:37

E uma coisa destas?

http://cgi.ebay.co.uk/Audio-Technica-110-E-AT110E-Cartridge-NEW-/200510419207?pt=Turntable_Parts_Accessories&hash=item2eaf5a3107

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  opinião sobre agulha DUAL E 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 10:12

Bom Dia caros Amigos

Tenho um pedido de desculpas a fazer ao amigo Bulldozer pois não reparei na pergunta que me fez sobre a agulha de marca branca "E" e efectivamente comfirmo a sua afirmação o que consequentemente eleva a minha expectativa relativamente a este Dual 505-2 e leva-me a comprar uma nova celula .
Aqui no Algarve vi uma Ortofon E5 por 35 euros (só agulha) será uma gama abaixo da OM10?

O que dizem da stylus?
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 12:52

BAILOTE, é deste gira-discos que nos estamos a referir? É que uma foto também ajudava , assim como outra da célula.

opinião sobre agulha DUAL E 505-2a

Tens aqui http://www.vinylengine.com/library/dual/cs-505.shtml alguma informação sobre o GD. Registas-te, é de borla, e tens acesso aos manuais.

Como escrevi anteriormente e segundo sei a DUAL não fabrica células nem agulhas, pelo que encomenda o seu fabrico à ORTOFON, mas com o nome DUAL e com uma referência começada por E-xxx. Já tive dois GD DUAL e assim era.

A tua busca por uma célula até aos EUR 40.00 não será uma salto qualitativo, mas sim para o lado ou mesmo para trás. Mas tu ainda não nos disseste que célula é que trás, E qualquer coisa é muito vago. Concerteza haverá na agulha ou no corpo da célula mais qualquer coisa escrita.

E pelo que li nos posts atrás, é capaz de haver alguma confusão... A célula (cartridge) é composta pelo seu corpo e pela agulha (stylus) que pode ser amovível ou não. Normalmente é, mas tens o caso da Denon que não, na maioria dos seus modelos. Qualquer agulha não dá em qualquer célula. Há sim, agulhas do mesmo fabricante que dão no mesmo corpo da célula, caso das OM5, 10, 20,... por ex.

Esse braço aceita células com um peso total entre 4,5g e 10g.

Neste ebayer tens muita coisa por onde escolher:
http://shop.ebay.com/williamthakker/m.html?_nkw=&_armrs=1&_from=&_ipg=&_trksid=p3686

_________________
opinião sobre agulha DUAL E Signat10
opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10 opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 13:18

obrigado fernando

O meu é esse Dual mas com caixa de fibra e estou a pensar numa agulha OM 10 mas nunca mandei vir nada do ebay será seguro??

Estou a pensar construir uma caixa em granito ou xisto mas vamos vêr se consigo separa-lo da caixa.

Um abraço opinião sobre agulha DUAL E 843159
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 13:30

BAILOTE escreveu:
obrigado fernando

O meu é esse Dual mas com caixa de fibra e estou a pensar numa agulha OM 10 mas nunca mandei vir nada do ebay será seguro??

Estou a pensar construir uma caixa em granito ou xisto mas vamos vêr se consigo separa-lo da caixa.

Um abraço opinião sobre agulha DUAL E 843159

Mas qual é a célula que lá está? E está boa?

_________________
opinião sobre agulha DUAL E Signat10
opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10 opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 15:36

Ferpina: E-xxx?

Todos os Dual CS505 (do -2 ao -4) que conheço vinham equipados com células de referência DN-xxxE, onde a DN-165E era equivalente à Ortofon OM10 e a DN-168E à OM20.

A segunda geração dos CS505-4 passou a vir com células OMB10 da Ortofon (abandonaram o rebranding).

Nunca ouvi falar de referências E-xxx, mas corrige-me se estiver enganado Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 16:02

Bulldozer escreveu:
Ferpina: E-xxx?

Todos os Dual CS505 (do -2 ao -4) que conheço vinham equipados com células de referência DN-xxxE, onde a DN-165E era equivalente à Ortofon OM10 e a DN-168E à OM20.

A segunda geração dos CS505-4 passou a vir com células OMB10 da Ortofon (abandonaram o rebranding).

Nunca ouvi falar de referências E-xxx, mas corrige-me se estiver enganado Smile

Tive um DUAL CS-450 com DUAL DMS 25xE e um outro DUAL CS-503-1 com Dual DMS 249E, e que não passavam de meras Ortofons. A referência das agulhas seriam DN-2xxE. Nunca tive um 505, mas a idéia que tenho é a mesma dos outros modelos.
Mas efectivamente, as minhas desculpas, onde está E-xxx, deveria estar xxxE. Involuntáriamente fui induzido no erro da referência dada pelo BAILOTE Embarassed

Aqui uma foto da célula do meu ex 503-1
opinião sobre agulha DUAL E Imagem274

_________________
opinião sobre agulha DUAL E Signat10
opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10 opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 16:56

Ferpina

Peço desculpa pela má indução mas a celula que tenho não é Dual apenas tem um E e é toda preta penso que o Antonio tem razão em ser de marca branca, apesar de tudo até toca bem agora imagino com uma OM10 ou equivalente opinião sobre agulha DUAL E 317942

Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 17:27

Se a célula é toda preta é porque se trata da célula original da Dual.

Tenho quase a certeza que esse "E" está estampado somente na agulha (removível) e não na célula.

À partida poderá comprar só a agulha que, tendo em conta a célula em questão, deverá ser uma das seguintes:

- Dual DN165E (equivalente à OM10 da Ortofon)
- Dual DN168E (equivalente à OM20 da Ortofon)
- Ortofon Stylus 5E (OM5E)
- Ortofon Stylus 10 (OM10)
- Ortofon Stylus 20 (OM20) - mais de 60€
- Ortofon Stylus 30 (OM30) - mais de 120€
- Ortofon Stylus 40 (OM40) - mais de 170€

Sendo que as duas últimas não recomendo pelo elevado investimento face ao pouco retorno que o GD irá oferecer.
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 18:01

comfirmo Bulldozer

Então se a celula é Dual é o mesmo que dizer que é Ortofon e se a diferença se justificar em termos sonoros irei adquirir uma OM 20 (agulha).

Obrigado pela ajuda opinião sobre agulha DUAL E 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 18:03

https://2img.net/r/ihimizer/i/dscf27021.jpg/https://2img.net/r/ihimizer/i/dscf26991.jpg/

Aqui fica umas fotos do bicho e do meu sistema.

opinião sobre agulha DUAL E 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 18:03

BAILOTE escreveu:
comfirmo Bulldozer

Então se a celula é Dual é o mesmo que dizer que é Ortofon e se a diferença se justificar em termos sonoros irei adquirir uma OM 20 (agulha).

Obrigado pela ajuda opinião sobre agulha DUAL E 2441895546

Eu tive ambas no meu ido Dual e a diferença existe e para bem melhor. Mas não te prendas pelas agulhas de origem da ortofon (das quais não sou grande fã) pois há vida para além dessas células. Just my two cents.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  opinião sobre agulha DUAL E 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 18:07

Opss...correu mal

desculpem... opinião sobre agulha DUAL E 936335 opinião sobre agulha DUAL E 317942 https://2img.net/r/ihimizer/i/dscf26992.jpg/



opinião sobre agulha DUAL E Dscf26992

Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 18:20

António José da Silva escreveu:
Mas não te prendas pelas agulhas de origem da ortofon (das quais não sou grande fã) pois há vida para além dessas células. Just my two cents.

Ora nem mais! Se a questão é gastar o mínimo possível para ter uma qualidade aceitável, faz sentido investir numa agulha nova.

Caso contrário, se o orçamento o permitir, há outras opções bem interessantes. Eu próprio ando mortinho para experimentar uma AT, mas tenho que me controlar e dar uso às que ainda tenho aqui por estrear Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 20:13

Bom começo a perceber que as AT têm mais reputação sonora que as OM .

sendo que o meu Dual suporta uma AT de 1/2" haverá alguem que tenha alguma celula para vender ao amigo bailote? opinião sobre agulha DUAL E 491368

Vou dar uma volta no Ebay

Até já opinião sobre agulha DUAL E 693932
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 20:24

o que dizem de uma AT 95E (celula e agulha) por 35euros?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 20:27

BAILOTE escreveu:
o que dizem de uma AT 95E (celula e agulha) por 35euros?

Por incrível que pareça, já ouvi falar muito bem dessa célula. Mas acho que por amor à paixão chamada musica, vale mais poupar um pouco e ir logo para algo comprovadamente bom.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  opinião sobre agulha DUAL E 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 20:31

posso te dizer que neste momento tenho uma
AT 95e. e gosto do som.
conselho que me foi dado pelo nbunuel.
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 21:21

estamos a falar de uma AT 120E não é Antonio... Orquestra ou haverá outras AT com preços dentro dos 50Eurios????
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 21:35

AT120E dentro dos 50€ é um achado! Se encontrar disso em algum lado, avise!!

Se não conseguir chegar à AT120E (cerca de 80€), opte pela AT110E que tem uma maior compliance do que a AT95E e será naturalmente mais adequada ao braço ULM do Dual.
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyTer Jul 12 2011, 21:38

Obrigado antonio

será que o Dual merece o investimento???
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySex Jul 15 2011, 12:33

A pergunta não era para mim mas eu respondo na mesma.

Segundo algumas opiniões, o único risco na AT120E é ser uma célula que poderá eventualmente soar demasiado sibilante. Naturalmente que isto depende do setup de cada um (andar phono, amplificador, colunas), mas no geral esta célula está muito bem cotada para os braços ULM dos Dual.
Em relação ao investimento, não tenho dúvidas que o Dual merece! Mesmo que mais tarde venha a trocar de GD, a AT120E será sempre uma célula a manter, partindo do pressuposto que o braço seja compatível (ex: Thorens TD160).

Pessoalmente vou ter a oportunidade de testar a AT120E (encontrei uma em segunda mão) no meu Dual muito em breve. Assim que tiver o andar phono e a célula também posso deixar feedback se achar pertinente.
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySex Jul 15 2011, 15:11

antes de mais tenho de pedir desculpa ao prestavel Bulldozer porque tratei-o por Antonio sendo que a questão foi efectivamente para si o que agradeço desde já a resposta.

Actualmente tenho o Dual ligado ao Roksan Kandy Mk3 e a trabalhar com uma colunas Triangle Polaris que possuêm uns medios fabulosos.O Roksan surpreendeu-me com o andar de phono que penso ser responsavel pela qualidade sonora que vem do Dual.

Vou tentar comprar uma AT120E em segunda mão tambem ou peço á minha sogra para trocar a minha celula com a o pioneer parado á uma data de anos e tem uma cabeça AT105 praticamente nova.

Noutro Forum verifiquei mais adeptos da OM10 onde salientam o detalhe e a transparência relativamente á AT...Qual será o veredicto???

Boas Audições
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySex Jul 15 2011, 15:51

BAILOTE escreveu:
antes de mais tenho de pedir desculpa ao prestavel Bulldozer porque tratei-o por Antonio sendo que a questão foi efectivamente para si o que agradeço desde já a resposta.

Actualmente tenho o Dual ligado ao Roksan Kandy Mk3 e a trabalhar com uma colunas Triangle Polaris que possuêm uns medios fabulosos.O Roksan surpreendeu-me com o andar de phono que penso ser responsavel pela qualidade sonora que vem do Dual.

Vou tentar comprar uma AT120E em segunda mão tambem ou peço á minha sogra para trocar a minha celula com a o pioneer parado á uma data de anos e tem uma cabeça AT105 praticamente nova.

Noutro Forum verifiquei mais adeptos da OM10 onde salientam o detalhe e a transparência relativamente á AT...Qual será o veredicto???

Boas Audições

Tudo depende do gosto pessoal de cada um e do sistema onde se insere, mas eu acho a Ortofon para o lado do "aborrecido".

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  opinião sobre agulha DUAL E 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySex Jul 15 2011, 16:07

Será que com o Roksan Kandy e as triangle polaris a AT120E casa bem??

Agora sim,Obrigado Antonio
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySáb Jul 16 2011, 14:22

António José da Silva escreveu:
Tudo depende do gosto pessoal de cada um e do sistema onde se insere

Tudo dito! Nesta matéria não há verdades absolutas, quanto muito subjectivas.

No entanto, comparar a OM10 a uma AT120E será um duelo desequilibrado...

Permita-me uma recomendação, uma vez que está a considerar a OM10.
Também da Ortofon tem a 510 MkII, uma célula que já não é fabricada (as agulhas ainda são) e que começou a passar despercebida desde que as OM chegaram.
Actualmente pode ser adquirida completa com agulha por menos de 50€ (veja na Alrica) tendo o bónus de ser construída com o mesmo gerador VMS utilizado nas SuperOM.

Comprei uma em tempos por carolice e acabei por já não voltar a meter a OM10 a uso. Entretanto já comprei uma agulha nova na Alrica e definitivamente é uma célula com uma sonoridade menos "aborrecida". E à semelhança do que acontece com a OM, tem 4 agulhas diferentes para fazer upgrade: a 510, 520, 530 e 540 (equivalentes à OM10, 20, 30 e 40).

Fica a nota para baralhar mais um pouco Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyDom Jul 17 2011, 14:04

Boa Dica

não só não baralha como só ajuda pois o meu conhecimento na area começa só agora a ganhar alguns contornos...já agora o que me diz da AT 105 ?? opinião sobre agulha DUAL E 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySex Jul 29 2011, 22:32

Pessoalmente não conheço nenhuma das AT, o que sei é daquilo que vou lendo. Sobre essa AT105 que refere não se encontra muita informação...a agulha é conica e a tracking force é entre 1.5-2.5g. Parece-me ser uma célula de compliance média.

Se não quer ir pela AT120E, eu sugeria que optasse pela AT110E que se encontra por uns acessíveis 50€ e tem uma compliance elevada para o braço do Dual.

Uma nota: apesar de ter uma sonoridade e preço interessante, exclua as Grado. Estou actualmente a testar uma Grado Black com o Dual 505-2 que restaurei e infelizmente esta célula capta algum ruído electromagnético do motor, o famoso "hummm" (mais acentuado à medida que se aproxima do centro do disco). Para quem ouve música a volumes baixos, não é intrusivo, mas de qualquer forma não recomendo...tenho que testar esta célula com o Dual 505-4 cujo prato está ligado à terra (o que não acontece no 505-2).
De qualquer forma esta célula tem uns baixos e médios pronunciados (mas muito musicais), não sendo certamente a melhor combinação para o seu amp+colunas.
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySáb Jul 30 2011, 10:44

OK ,agradeço a partilha sobre essas grado e quanto á AT105 está arrumada para voltar a montar no GD Pioneer da minha sogra pois tentei montá-la no Dual e saltá-va muito ,pareceu-me que estava partida ou então o Dual mal afinado para a AT ,voltei a colocar a ortofon e já toca novamente se bem que me parece agora que os agudos soam por vezes um pouco distorcidos...é que á uma semana atrás tirei o gira da caixa de fibra do Dual e construi uma caixa em nogueira maciça o que até surpreendeu no aspecto geral e na ressonância, mas acontece que ao tirar e pôr o gd na caixa varias vezes desregulei o contrapeso e como nunca afinei um GD resolvi lêr um site aqui disponiblizado e tentei afinar mas o contrapeso como sabe não tem escala por isso ando um pouco aos papeis embora o braço parece nivelado pois não cai para cima nem demora a levantar, a medida do peso está em 2 e o anti skating igualmente, ainda assim os agudos parecem algo distorcidos mas nem sempre.será a montagem da cabeça ortofon ??? os buracos dos parafusos da cabeça permitem regulação um pouco para trás ou frente ,não me recordo como estava anteriormenmte mas agora está sensivelmente a meio mas não dá para ter a percepção se está direito, o que me aconselham? o Vodoo vai enviar-me um site onde posso adquirir uma plataforma grafica quadriculada para colocar no prato...Faz alguma diferença se encostar os parafusos da cabeça tudo para um dos lados???

cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySáb Jul 30 2011, 10:51

O contrapeso do Dual não necessita de ter escala, visto que não é ele que vai colocar o peso na agulha (VTF). Para colocares o peso correto aconselhado pelo fabricante fazes o seguinte. Peso lateral a 0, anti-skating a 0. Desenroscas um pouco o contra-peso até o braço ficar suspenso no ar em perfeito equilíbrio. Assim que estiver em equilíbrio, colocas no peso lateral o valor que pretendes (em gramas) para a agulha. Quanto a se está afinado ou não, só um protractor o poderá dizer.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  opinião sobre agulha DUAL E 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySáb Jul 30 2011, 11:19

oK Antonio vou fazer isso quando chegar a casa parece que já percebi a logica da coisa e se calhar aproveito para desenroscar os parafusos e coloca-los noutra posição. Darei feed back e se possivel com as prometidas fotos da nova indumentária do Dual.

Entretanto vão deixando uns dinheiritos de parte porque adquiri de um amigo uma valiosa colecção de cerca de 70 vinis de varios estilos musicais que vão desde ORIGINAIS de mozart e beethoven(rarissimos) a rolling stones,rod Stuwart,Bahouse,rock sinfonico,Cure,e muitos outros... bounce
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySáb Jul 30 2011, 11:23

BAILOTE escreveu:


Entretanto vão deixando uns dinheiritos de parte porque adquiri de um amigo uma valiosa colecção de cerca de 70 vinis de varios estilos musicais que vão desde ORIGINAIS de mozart e beethoven(rarissimos) a rolling stones,rod Stuwart,Bahouse,rock sinfonico,Cure,e muitos outros... bounce


Parabéns pela aquisição. Não te esqueças da higiene intima dos ditos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  opinião sobre agulha DUAL E 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySáb Jul 30 2011, 13:14

estou a tratar do assunto

Boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySáb Jul 30 2011, 16:04

Hum...caro BAILOTE, parece-me que terá que perder algumas horas a aprofundar os conhecimentos sobre a afinação de um GD, montagem de células, etc.

Não adianta nada investir em células novas se depois não tem know-how para as montar. E a julgar pela experiência que descreveu, é isso mesmo que está a acontecer.

A AT105 que montou não tocou devidamente por má afinação. Há uma série de variáveis a ter em conta sempre que se monta uma célula diferente (já mencionadas pelo AJS) e o seu desconhecimento acabou por proporcionar uma má experiência com a AT bem como desafinar a Ortofon que estava montada (logo que desaperte a célula da shell, é obrigatório voltar a afinar com um protractor).

Se o amigo BAILOTE for da zona de Leiria, terei todo o prazer em ajudá-lo nessa tarefa e dar-lhe a conhecer os princípios básicos da afinação.

Senão, tem aqui um artigo em português bastante detalhado nesta matéria: http://www.audiorama.com.br/howto_capsula.htm
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptySáb Jul 30 2011, 19:35

Olá Pedro Bailote,
Acrescentando ao que o André escreveu, tens no link http://www.enjoythemusic.com/freestuff.htm dois instrumentos porreiros e que podes fazer o download.
Tens um strob para veres se tens as rotações +/- certas e principalmente tens um protractor que podes fazer o download e depois imprimir.
Tens que fazer um furo certinho na folha de papel e no sítio que vais colocar no eixo do prato. Depois é só seguir as instruções. A ponta da agulha tem que bater certa nos dois pontos assinalados. É só deslocar um "catroga" a célula para a frente ou para trás e quando estiverem coincidentes é apertar os parafusos. Está alinhada.
Depois disso é calibrares o braço do teu GD e acertá-lo para o peso recomendado da tua célula, não esquecendo de pôr o anti-skating no mesmo valor.

Como és do Algarve, é só fornecer-me 15 dias de férias na Quinta do Lago, também pode ser no Four Seasons e tratamos disso numa tarde em conjunto com umas jolas. Somos quatro. Não leves a sério... estou mesmo a sério!

_________________
opinião sobre agulha DUAL E Signat10
opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10 opinião sobre agulha DUAL E Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyDom Jul 31 2011, 18:44

Caros Amigos

A vossa ajuda ´foi opinião sobre agulha DUAL E 2441895546 parece que a coisa já está afinada e o GD está pronto e aqui ficam as fotos, espero boas criticas porque deu muito trabalhinho opinião sobre agulha DUAL E 22692

opinião sobre agulha DUAL E Dscf27461

opinião sobre agulha DUAL E Dscf27471

opinião sobre agulha DUAL E Dscf27481

opinião sobre agulha DUAL E Dscf27491

opinião sobre agulha DUAL E Dscf27501



opinião sobre agulha DUAL E 447836


Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyDom Jul 31 2011, 18:51

Coloquei as fotos no tópico onde essa beldade merece estar exposta. opinião sobre agulha DUAL E 754215
E a afinação. Ficou porreiro?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  opinião sobre agulha DUAL E 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyDom Jul 31 2011, 19:02

parece que sim, estou satisfeito...e os olhos tambem comem...obrigado por merecer o vosso previlégio...como as coisas podem mudar, com vontade e paixão... opinião sobre agulha DUAL E 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyDom Jul 31 2011, 19:04

BAILOTE escreveu:
parece que sim, estou satisfeito...e os olhos tambem comem...obrigado por merecer o vosso previlégio...como as coisas podem mudar, com vontade e paixão... opinião sobre agulha DUAL E 22692


É uma maneira maravilhosa de ouvir musica. Para mim, o único formato que me enche as medidas em todos os aspetos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  opinião sobre agulha DUAL E 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyDom Jul 31 2011, 19:14



Curiosos esses pes do gira ...
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyDom Jul 31 2011, 19:50

Grande aspecto, Pedro. Diferente e muito interessante. Tem qualquer coisa de teutónico, o plinto, não o Dual claro.

Digamos que é um um plinto Wagneriano do séc. XXI.

Agora estamos todos interessados em saber qual a assinatura sónica do plinto.

Parabéns e um abraço,

MJ
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E EmptyDom Jul 31 2011, 20:09

Saíu acima das minhas expectativas...acho que foi fruto do fruto proibido, ou seja, um gajo leva a vida a sonhar com os hight-end da audo show e nunca sai do sonho...pelo menos ,agora consegui enganar os meus sentidos visuais.... opinião sobre agulha DUAL E 22692

Agradeço o elogio Wagneriano, fico satisfeito por olhar para este GD como uma peça de arte, foi esse o meu objectivo opinião sobre agulha DUAL E 843159 opinião sobre agulha DUAL E 843159
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





opinião sobre agulha DUAL E Empty
MensagemAssunto: Re: opinião sobre agulha DUAL E   opinião sobre agulha DUAL E Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
opinião sobre agulha DUAL E
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Opinião sobre gira-discos Dual 1225
» Opiniao sobre PL 501 e SX 690
» Opinião sobre as B&W DM 302
» opinião sobre Audolici SVP-01
» Opiniao sobre colunas LTC

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: