Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Escova anti-estática (carbon fiber)

Ir para baixo 
+5
Fernando Salvado
Alexandre Vieira
Ghost4u
José Miguel
amnesiac.kid_A
9 participantes
AutorMensagem
amnesiac.kid_A
Membro AAP
amnesiac.kid_A


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 25
Localização : Barcelos

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyQua Out 03 2018, 23:52

Boa noite!

Encomendei isto,

https://www.ebay.com/itm/Professional-Anti-Static-Vinyl-Record-Cleaning-Cleaner-Pad-Brush-Audio-Stylus/232127312551?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

há cerca de um mês e chegou hoje. Fi-lo porque queria uma escova deste género e esta estava a um bom preço. Boas reviews, também. Acham que é seguro? Pelo preço, dá-me a impressão de que será fracota e queria evitar estragar os meus discos. Será que há uma diferença muito grande entre esta e as de gama superior?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyQui Out 04 2018, 02:56

Bom dia!!

Essa escova é parecida com quase todas as outras, não deve ter problemas com ela - use-a com cuidado, claro, o que ela faz é tirar o pó de superfície.


Para melhor limpeza dos discos há outras soluções e muita informação por aqui, caso ainda não se tenha aventurado na lavagem. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyQui Out 04 2018, 09:51

Tal como José Miguel referiu, essa escova é parecida com outras de diferentes marcas; numas, os pelos ostentam maior rigidez, noutras, nem por isso. Será uma questão de gosto.
Ir para o topo Ir para baixo
amnesiac.kid_A
Membro AAP
amnesiac.kid_A


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 25
Localização : Barcelos

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyQui Out 04 2018, 11:58

Vou usá-la, sendo assim. Obrigado Smile
Já lavei um disco, mas de uma forma muito rudimentar. Pano de microfibra, detergente sem adição de perfumes e coisas do género (não consegui encontrar nenhum que mencionasse sequer o pH no rótulo, para procurar um neutro) e acabar com água destilada, e o disco ficou a soar bem. Sei que há melhores formas de os lavar, que devem ser todas, mas não tenho máquina.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyQui Out 04 2018, 23:19

Ouvi dizer que existem umas escovas que apagam as faixas dos discos... Escova anti-estática (carbon fiber) 447836
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyQui Out 04 2018, 23:33

Alexandre Vieira escreveu:
Ouvi dizer que existem umas escovas que apagam as faixas dos discos... Escova anti-estática (carbon fiber) 447836

São estas!?
https://www.ebay.com/itm/Professional-Anti-Static-Vinyl-Record-Cleaning-Cleaner-Pad-Brush-Audio-Stylus/232127312551?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649
affraid
dvil
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyQui Out 04 2018, 23:48

José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Ouvi dizer que existem umas escovas que apagam as faixas dos discos... Escova anti-estática (carbon fiber) 447836

São estas!?
https://www.ebay.com/itm/Professional-Anti-Static-Vinyl-Record-Cleaning-Cleaner-Pad-Brush-Audio-Stylus/232127312551?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649
affraid
dvil

Exactamente! Escova anti-estática (carbon fiber) 843159

Esse meu "amigo" logo lhe deu para limpar a coleção toda naquele dia.

Os discos ficaram lisos, segundo ele logo após a primeira passagem. Escova anti-estática (carbon fiber) 491368

Ir para o topo Ir para baixo
amnesiac.kid_A
Membro AAP
amnesiac.kid_A


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 25
Localização : Barcelos

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySex Out 05 2018, 10:35

Eu usei-a ontem no meu Magical Mystery Tour e não reparei em nada significativo, nem para o melhor, nem para o pior, mas não gosto de pôr os discos com pó/qualquer tipo de partículas a rodar, portanto serviu para o efeito.
Mas agora isso preocupa-me... e será só esta em específico ou todas as de fibra de carbono? Alguma que aconselhem?
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySex Out 05 2018, 17:03

amnesiac.kid_A escreveu:
Eu usei-a ontem no meu Magical Mystery Tour e não reparei em nada significativo, nem para o melhor, nem para o pior, mas não gosto de pôr os discos com pó/qualquer tipo de partículas a rodar, portanto serviu para o efeito.
Mas agora isso preocupa-me... e será só esta em específico ou todas as de fibra de carbono? Alguma que aconselhem?

Escova anti-estática (carbon fiber) Big_27ac03bd74ef4b75a95d0c62aaae7405

Eu também não aconselho estas.

A não ser que a sujidade esteja muito entranhada. Escova anti-estática (carbon fiber) 491368
Ir para o topo Ir para baixo
amnesiac.kid_A
Membro AAP
amnesiac.kid_A


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 25
Localização : Barcelos

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySex Out 05 2018, 18:35

Alexandre Vieira escreveu:
amnesiac.kid_A escreveu:
Eu usei-a ontem no meu Magical Mystery Tour e não reparei em nada significativo, nem para o melhor, nem para o pior, mas não gosto de pôr os discos com pó/qualquer tipo de partículas a rodar, portanto serviu para o efeito.
Mas agora isso preocupa-me... e será só esta em específico ou todas as de fibra de carbono? Alguma que aconselhem?

Escova anti-estática (carbon fiber) Big_27ac03bd74ef4b75a95d0c62aaae7405

Eu também não aconselho estas.

A não ser que a sujidade esteja muito entranhada. Escova anti-estática (carbon fiber) 491368

O que posso fazer para tirar o pó superficial e estática dos discos antes de cada audição, então?
Ir para o topo Ir para baixo
amnesiac.kid_A
Membro AAP
amnesiac.kid_A


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 25
Localização : Barcelos

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySex Out 05 2018, 18:35

Alexandre Vieira escreveu:
amnesiac.kid_A escreveu:
Eu usei-a ontem no meu Magical Mystery Tour e não reparei em nada significativo, nem para o melhor, nem para o pior, mas não gosto de pôr os discos com pó/qualquer tipo de partículas a rodar, portanto serviu para o efeito.
Mas agora isso preocupa-me... e será só esta em específico ou todas as de fibra de carbono? Alguma que aconselhem?

Escova anti-estática (carbon fiber) Big_27ac03bd74ef4b75a95d0c62aaae7405

Eu também não aconselho estas.

A não ser que a sujidade esteja muito entranhada. Escova anti-estática (carbon fiber) 491368

O que posso fazer para tirar o pó superficial e estática dos discos antes de cada audição, então?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: escova anti estática   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySex Out 05 2018, 20:32

Muito boas noites a todos...e boas audições

Quanto ás escovas , creio que a antiestática seve APENAS para eliminar a electricidade estática dos discos; para remover alguma sugidade ou poeira convém utilizar outra escova embebida com um pouco de alcool isopropílico.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySex Out 05 2018, 21:36

amnesiac.kid_A escreveu:


O que posso fazer para tirar o pó superficial e estática dos discos antes de cada audição, então?

Hoje é dia/noite de festa, recordar a boa década de noventa e os Clubes/Discotecas...
Escova anti-estática (carbon fiber) Imag0816

Para quem quiser, no Jardim em frente à Torre dos Clérigos...


Como se limpam as poeiras!?!
Bem, essa escova serve, mas já vi aqui a velha técnica de passar levemente o disco pela camisola... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySex Out 05 2018, 21:41

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySex Out 05 2018, 23:18

Milton escreveu:
Aconselho a leitura deste tópico
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3639-escovas-de-carbonoupgrade?highlight=carbono

Esse tópico foi escrito ainda estávamos na vigência do anterior acordo ortográfico. Escova anti-estática (carbon fiber) 447836

Desde então a tecnologia evoluiu imenso, especialmente a tecnologia ao nível do audio vintage. Escova anti-estática (carbon fiber) 491368
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySáb Out 06 2018, 09:47

Olá
Tive em tempos uma escova de Carbon Giber anti estática...
Achei que fazia o mesmo que outra escova normal de veludo fazia...

Tira o pó superficial apenas sem provocar qualquer dano aos discos.

Actualmente lavo os discos e depois dou-lhe com a Pistola
Escova anti-estática (carbon fiber) 71ZGG%2B1sHTL._SX425_
para retirar a estática.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySáb Out 06 2018, 11:09

fredy escreveu:
(...) Actualmente lavo os discos e depois dou-lhe com a Pistola para retirar a estática.

Trata-se de um tratamento funcional, dissemelhante à banha da cobra. Bom conselho!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySáb Out 06 2018, 14:50

amnesiac.kid_A escreveu:
Vou usá-la, sendo assim. Obrigado Smile
Já lavei um disco, mas de uma forma muito rudimentar. Pano de microfibra, detergente sem adição de perfumes e coisas do género (não consegui encontrar nenhum que mencionasse sequer o pH no rótulo, para procurar um neutro) e acabar com água destilada, e o disco ficou a soar bem. Sei que há melhores formas de os lavar, que devem ser todas, mas não tenho máquina.

Há muito tempo que não lavo discos mas lavei muitos com água da torneira e detergente da louça.

Colocava o disco sobre uma toalha de banho, depois aplicava água com o chuveiro, em seguida o detergente e passava várias vezes com um pincel no sentido das espiras.

Depois enxaguada com o chuveiro até sair todo o detergente.

Tinha cuidado para não riscar.

Depois enxugava com toalha.

Em seguida colocava num gira discos destinado a esse fim (tinha uma agulha barata mas em bom estado de conservação, a ideia era não estragar o disco e ao mesmo tempo "sacrificar" a agulha sem grande prejuízo) e aplicava com um pincel álcool isopropílico (comprei um garrafão de 2 litros na farmácia).

Este tratamento era dado a discos que comprava já usados e com uma certa idade.

Alguns discos embora estivessem com uma aparência razoável largavam lixo para a agulha durante as primeiras
3 ou 4 passagens.

É fácil imaginar que se o disco não for tocado depois da lavagem, o pó e o líquido da lavagem fazem uma bela argamassa que ficará depositada nas espiras.

Conclusão, era uma pincelada.

Mas fica-se com uma noção do que se acumula nas espiras.


Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySáb Out 06 2018, 17:12

fredy escreveu:
Olá
Tive em tempos uma escova de Carbon Giber anti estática...
Achei que fazia o mesmo que outra escova normal de veludo fazia...

Tira o pó superficial apenas sem provocar qualquer dano aos discos.

Actualmente lavo os discos e depois dou-lhe com a Pistola
Escova anti-estática (carbon fiber) 71ZGG%2B1sHTL._SX425_
para retirar a estática.

Fredie

Isso parece uma arma da guerra das estrelas. Escova anti-estática (carbon fiber) 447836

Caramba o que pessoal inventa hoje em dia. É por isso que digo que o audio vintage está cada vez mais tecnológico!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySáb Out 06 2018, 17:14

Ghost4u escreveu:
fredy escreveu:
(...) Actualmente lavo os discos e depois dou-lhe com a Pistola para retirar a estática.

Trata-se de um tratamento funcional, dissemelhante à banha da cobra. Bom conselho!

A banha da cobra é boa para limpar os discos de forma dissemelhante?

affraid
Ir para o topo Ir para baixo
amnesiac.kid_A
Membro AAP
amnesiac.kid_A


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 25
Localização : Barcelos

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyDom Out 07 2018, 10:34

Fiquei cético quanto à minha escova e não pretendo usá-la mais, em princípio. Um pano de microfibra servirá para limpar o pó antes de pôr o disco a tocar (tanto aqueles maiores como os que se usam para limpar as lentes dos óculos). O problema é que, à partida, vai induzir estática, mas sempre é melhor que estragar o disco com a escova.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyDom Out 07 2018, 11:36

amnesiac.kid_A escreveu:
Fiquei cético quanto à minha escova e não pretendo usá-la mais, em princípio. Um pano de microfibra servirá para limpar o pó antes de pôr o disco a tocar (tanto aqueles maiores como os que se usam para limpar as lentes dos óculos). O problema é que, à partida, vai induzir estática, mas sempre é melhor que estragar o disco com a escova.

Não estraga o disco, mas também não é nada de espacial para o limpar. Mas eu tenho tido melhor experiência com a escova clássica de veludo. Essa é óptima para descarregar a estática.

Os dedinhos tocam apenas na parte de metal da escova e não pode ter uns ténis calçados, senão não faz a descarga. eléctrica.


Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyDom Out 07 2018, 12:13

Alexandre Vieira escreveu:
amnesiac.kid_A escreveu:
Fiquei cético quanto à minha escova e não pretendo usá-la mais, em princípio. Um pano de microfibra servirá para limpar o pó antes de pôr o disco a tocar (tanto aqueles maiores como os que se usam para limpar as lentes dos óculos). O problema é que, à partida, vai induzir estática, mas sempre é melhor que estragar o disco com a escova.

Não estraga o disco, mas também não é nada de espacial para o limpar. Mas eu tenho tido melhor experiência com a escova clássica de veludo. Essa é óptima para descarregar a estática.

Os dedinhos tocam apenas na parte de metal da escova e não pode ter uns ténis calçados, senão não faz a descarga. eléctrica.



Caro "amnesiac.kid_A"

Não se pode dizer que os amigos aqui pelo forum, e no que a este tópico diz respeito, o tenham ajudado muito*. Não, a escova que usa não estraga os discos nem será muito pior ou muito melhor que a escova clássica da veludo. O problema das escovas é que contribuem para que parte do pó mais fino se entranhe nas espiras do disco, aumentando assim o ruído "batata frita" que tanto detestamos.
As escovas são razoáveis para a limpeza superficial mas nada eficientes numa limpeza profunda. Esta só é conseguida com uma lavagem cuidada, normalmente feita por processo mecânico ou ultra-sons e com recurso a líquidos cujas fórmulas são apontadas noutros tópicos nesta secção do forum. Se realmente pretender apostar na escuta de vinil é imprescindível que no seu orçamento inclua um sistema de lavagem de discos. Se o orçamento for "largo" um com aspiração ou ultra-sons será o mais indicado. Se o orçamento for apertado um sistema manual, utilizando uma boa fórmula para o líquido será o suficiente. Dá trabalho, obriga a paciência e gosto pelos discos mas compensa a nível de qualidade de reprodução dos discos. Se o orçamento nem para isto der uma simples bacia de plástico, um pincel largo de pelo muito macio, uma das fórmulas já indicadas e muita, muita paciência, ajudam a eliminar, se não todo, pelo menos muito do ruído que se houve num disco sem qualquer lavagem. Finalizada a lavagem e subsequente secagem umas capas interiores novas e está feito!

*E depois queixam-se que o forum perde audiência...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyDom Out 07 2018, 13:09

agorgal escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
amnesiac.kid_A escreveu:
Fiquei cético quanto à minha escova e não pretendo usá-la mais, em princípio. Um pano de microfibra servirá para limpar o pó antes de pôr o disco a tocar (tanto aqueles maiores como os que se usam para limpar as lentes dos óculos). O problema é que, à partida, vai induzir estática, mas sempre é melhor que estragar o disco com a escova.

Não estraga o disco, mas também não é nada de espacial para o limpar. Mas eu tenho tido melhor experiência com a escova clássica de veludo. Essa é óptima para descarregar a estática.

Os dedinhos tocam apenas na parte de metal da escova e não pode ter uns ténis calçados, senão não faz a descarga. eléctrica.



Caro "amnesiac.kid_A"

Não se pode dizer que os amigos aqui pelo forum, e no que a este tópico diz respeito, o tenham ajudado muito*. Não, a escova que usa não estraga os discos nem será muito pior ou muito melhor que a escova clássica da veludo. O problema das escovas é que contribuem para que parte do pó mais fino se entranhe nas espiras do disco, aumentando assim o ruído "batata frita" que tanto detestamos.
As escovas são razoáveis para a limpeza superficial mas nada eficientes numa limpeza profunda. Esta só é conseguida com uma lavagem cuidada, normalmente feita por processo mecânico ou ultra-sons e com recurso a líquidos cujas fórmulas são apontadas noutros tópicos nesta secção do forum. Se realmente pretender apostar na escuta de vinil é imprescindível que no seu orçamento inclua um sistema de lavagem de discos. Se o orçamento for "largo" um com aspiração ou ultra-sons será o mais indicado. Se o orçamento for apertado um sistema manual, utilizando uma boa fórmula para o líquido será o suficiente. Dá trabalho, obriga a paciência e gosto pelos discos mas compensa a nível de qualidade de reprodução dos discos. Se o orçamento nem para isto der uma simples bacia de plástico, um pincel largo de pelo muito macio, uma das fórmulas já indicadas e muita, muita paciência, ajudam a eliminar, se não todo, pelo menos muito do ruído que se houve num disco sem qualquer lavagem. Finalizada a lavagem e subsequente secagem umas capas interiores novas e está feito!

*E depois queixam-se que o forum perde audiência...

Embora o tópico fosse acerca de escova de limpeza, o nosso amigo agorgal fez uma resenha bem mais profunda e acerta acerca do tema. Contribuindo para que o fórum tivesse uma maior profundidade.

É seguir as instruções e levar avante. Escova anti-estática (carbon fiber) 22692

Ir para o topo Ir para baixo
amnesiac.kid_A
Membro AAP
amnesiac.kid_A


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 25
Localização : Barcelos

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySeg Out 08 2018, 11:37

A escova era só mesmo para tirar o pó superficial antes de cada audição, não para uma limpeza profunda. O que receava era se a escova que comprei no eBay, por sinal muito barata comparativamente à da AudioQuest e da Pro-Ject, danificava os discos.
Quanto a limpeza, para já fiz como indiquei, água destilada e detergente. Um dia devo adquirir algo melhor, talvez pelo Natal. Penso que falam muito da Knosti (?). É esta? https://www.thomann.de/pt/knosti_schallplattenwaschgeraet.htm
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySeg Out 08 2018, 11:55

amnesiac.kid_A escreveu:
A escova era só mesmo para tirar o pó superficial antes de cada audição, não para uma limpeza profunda. O que receava era se a escova que comprei no eBay, por sinal muito barata comparativamente à da AudioQuest e da Pro-Ject, danificava os discos.
Quanto a limpeza, para já fiz como indiquei, água destilada e detergente. Um dia devo adquirir algo melhor, talvez pelo Natal. Penso que falam muito da Knosti (?). É esta? https://www.thomann.de/pt/knosti_schallplattenwaschgeraet.htm

Ė isso mesmo. Não é a mais prática mas custa muito menos do que uma com aspiraçāo. E, se bem utilizada, os resultados sāo bons. O liquido que acompanha tem recebido críticas algo desfavoráveis, pessoalmente prefiro preparar uma soluçāo com àgua destilada, alcool isopropilico e umas gotas de um detergente que contenha um agente repelente de água. Um bom detergente de louça ou, melhor ainda, um agente humedecedor para filme fotográfico, Agepon ou Ilfotol, por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySeg Out 08 2018, 15:23

agorgal escreveu:
amnesiac.kid_A escreveu:
A escova era só mesmo para tirar o pó superficial antes de cada audição, não para uma limpeza profunda. O que receava era se a escova que comprei no eBay, por sinal muito barata comparativamente à da AudioQuest e da Pro-Ject, danificava os discos.
Quanto a limpeza, para já fiz como indiquei, água destilada e detergente. Um dia devo adquirir algo melhor, talvez pelo Natal. Penso que falam muito da Knosti (?). É esta? https://www.thomann.de/pt/knosti_schallplattenwaschgeraet.htm

Ė isso mesmo. Não é a mais prática mas custa muito menos do que uma com aspiraçāo. E, se bem utilizada, os resultados sāo bons. O liquido que acompanha tem recebido críticas algo desfavoráveis, pessoalmente prefiro preparar uma soluçāo com àgua destilada, alcool isopropilico e umas gotas de um detergente que contenha um agente repelente de água. Um bom detergente de louça ou, melhor ainda, um agente humedecedor para filme fotográfico, Agepon ou Ilfotol, por exemplo.

Já agora é colocar as medidas/partes de cada um dos compostos. Relativamente ao agente para filme fotográfico é uma novidade. Escova anti-estática (carbon fiber) 22692
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySeg Out 08 2018, 16:13

100ml alcool isopropilico, 900ml de água destilada, 4/5 gotas de agente humedecedor/molhante (detergente ou Ilfotol/Agepon/Foto-flo).


Aqui fala-se de outra fórmula que, dizem, dá excelentes resultados, eu nunca usei:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t528-dr-wack-cw-a-lavagem-a-bom-preco-e-outras-mistelas
Ir para o topo Ir para baixo
amnesiac.kid_A
Membro AAP
amnesiac.kid_A


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 25
Localização : Barcelos

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptySeg Out 08 2018, 22:03

E sem aspiração, a solução vai deixar resíduos nos grooves, pós-limpeza?
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyTer Out 09 2018, 14:15

agorgal escreveu:
100ml alcool isopropilico, 900ml de água destilada, 4/5 gotas de agente humedecedor/molhante (detergente ou Ilfotol/Agepon/Foto-flo).


Aqui fala-se de outra fórmula que, dizem, dá excelentes resultados, eu nunca usei:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t528-dr-wack-cw-a-lavagem-a-bom-preco-e-outras-mistelas

Quais são as marcas das soluções para fotos? Escova anti-estática (carbon fiber) 447836
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyTer Out 09 2018, 15:07

amnesiac.kid_A escreveu:
E sem aspiração, a solução vai deixar resíduos nos grooves, pós-limpeza?

Condição "sine qua non": água destilada + agente molhante (se existirem múltiplas lavagens: na última)

Deixar os discos a escorrer/secar por si sem a utilização de qualquer tipo de pano e em local isento de pó.

A água destilada é isenta de sais/minerais, daí ao secar não deixar marcas nem resíduos. O agente molhante destina-se a facilitar o escorrer da água sem formação de gotículas.
(O segredo dos copos ficarem sem qualquer mancha após lavagem reside exatamente na existência de um agente molhante no detergente...)

Claro que uma máquina com aspiração faz um serviço um pouco melhor...
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyTer Out 09 2018, 15:16

Alexandre Vieira escreveu:
agorgal escreveu:
100ml alcool isopropilico, 900ml de água destilada, 4/5 gotas de agente humedecedor/molhante (detergente ou Ilfotol/Agepon/Foto-flo).


Aqui fala-se de outra fórmula que, dizem, dá excelentes resultados, eu nunca usei:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t528-dr-wack-cw-a-lavagem-a-bom-preco-e-outras-mistelas

Quais são as marcas das soluções para fotos? Escova anti-estática (carbon fiber) 447836

Ilfotol (Ilford)
Agepon (Agfa)
Foto-flo (Kodak)

Qualquer um destes. Os fabricantes poderão não ser os mesmos, a Ilford faliu há alguns anos mas uma outra empresa continua a fabricar o produto. O mesmo acontece com as outras marcas.

A minha escolha habitual (Ilfotol) tem a ver com a minha utilização deste produto na revelação de filmes (muito mais crítica a existência de manchas ou resíduos num filme negativo ou positivo fotográfico do que no vinil) na qual, e na maioria das vezes, utilizava química Ilford (também a maioria dos filmes que usei eram desta marca). Os outros produtos usam fórmulas semelhantes.

São bastante mais caros que o simples lava-louça Fairy. (Pela minha experiência este detergente é o que deixa os copos mais bonitos - não uso outro Escova anti-estática (carbon fiber) 936335 )
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyTer Out 09 2018, 15:48

agorgal escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
agorgal escreveu:
100ml alcool isopropilico, 900ml de água destilada, 4/5 gotas de agente humedecedor/molhante (detergente ou Ilfotol/Agepon/Foto-flo).


Aqui fala-se de outra fórmula que, dizem, dá excelentes resultados, eu nunca usei:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t528-dr-wack-cw-a-lavagem-a-bom-preco-e-outras-mistelas

Quais são as marcas das soluções para fotos? Escova anti-estática (carbon fiber) 447836

Ilfotol (Ilford)
Agepon (Agfa)
Foto-flo (Kodak)

Qualquer um destes. Os fabricantes poderão não ser os mesmos, a Ilford faliu há alguns anos mas uma outra empresa continua a fabricar o produto. O mesmo acontece com as outras marcas.

A minha escolha habitual (Ilfotol) tem a ver com a minha utilização deste produto na revelação de filmes (muito mais crítica a existência de manchas ou resíduos num filme negativo ou positivo fotográfico do que no vinil) na qual, e na maioria das vezes, utilizava química Ilford (também a maioria dos filmes que usei eram desta marca). Os outros produtos usam fórmulas semelhantes.

São bastante mais caros que o simples lava-louça Fairy. (Pela minha experiência este detergente é o que deixa os copos mais bonitos - não uso outro Escova anti-estática (carbon fiber) 936335 )


Eu acho genial o uso desses agentes levantes na formula. E será fácil arranjar?

Já agora onde estão as fotos reveladas. Eu adoro fotografia.

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyTer Out 09 2018, 16:00

Alexandre Vieira escreveu:



Eu acho genial o uso desses agentes levantes na formula. E será fácil arranjar?

Já agora onde estão as fotos reveladas. Eu adoro fotografia.


Numa loja que venda química para fotografia (Colorfoto, por exemplo) ou pela internet.
Não se trata de fotos (normalmente essas não necessitam de agente molhante) mas sim de película fotográfica destinada a posterior ampliação ou projecção.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyTer Out 09 2018, 23:19

agorgal escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:



Eu acho genial o uso desses agentes levantes na formula. E será fácil arranjar?

Já agora onde estão as fotos reveladas. Eu adoro fotografia.


Numa loja que venda química para fotografia (Colorfoto, por exemplo) ou pela internet.
Não se trata de fotos (normalmente essas não necessitam de agente molhante) mas sim de película fotográfica destinada a posterior ampliação ou projecção.

Escova anti-estática (carbon fiber) 22692

Um tópico que estava entrar em comédia, mea culpa! Revelou-se muito útil. Obrigado Agorgal!
Ir para o topo Ir para baixo
amnesiac.kid_A
Membro AAP
amnesiac.kid_A


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/07/2018
Idade : 25
Localização : Barcelos

Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) EmptyQui Out 11 2018, 20:27

Obrigado a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Escova anti-estática (carbon fiber) Empty
MensagemAssunto: Re: Escova anti-estática (carbon fiber)   Escova anti-estática (carbon fiber) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Escova anti-estática (carbon fiber)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Escova anti-estática
» "Carbon Fiber Brush"
» pistola anti estática
» Anti-alias and anti-image filtering
» Escova de discos e agulha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: