Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 TABULA RASA...

Ir para baixo 
+14
JPEREIRA
antpaubarcar
reirato
Ghost4u
TD124
Alexandre Vieira
Mário Franco
António José da Silva
EMCS
Denon DL-103R
Goansipife
João Henrique
mannitheear
Pierre
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP



Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyTer Mar 17 2020, 18:10

Ora aí está algo que vale a pena olhar!! Wink

Não sei como, mas não tinha visto esta entrada e partilha, agora vim espreitar e dou de caras com um cubo que impõe respeito.

Não conheço os drivers dessa marca, pelo menos não me recordo de os ouvir, mas com 21cm (8"), esse driver deve conseguir articular bem e chegar longe.


Paulo, esse cubo é selado ou tem atrás algum pórtico?


Quanto à "moda" das mono-via... Elas têm uma certa magia a criar som e a "imagem", não sei se será o caso, mas elas podem partir corações e deixar a razão com dúvidas. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyTer Mar 17 2020, 18:38

TABULA RASA... - Página 4 1213685197 TABULA RASA... - Página 4 1213685197 TABULA RASA... - Página 4 1213685197 TABULA RASA... - Página 4 1213685197

Muito sui generis esse Design!

De facto quando o homem quer e tem talento faz coisas divinas. Muitos parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQua Mar 18 2020, 11:24

José Miguel escreveu:
... Paulo, esse cubo é selado ou tem atrás algum pórtico?

Ném um ném outro ... o cubo possui um "filtro aperiodico" que é uma especie de disco com fibras densas e calibradas (como um portico semi-selado) que abaixa o Q da coluna e simula uma carga selada de 25% mais grande. Esta tecnica permite de abaixar a distorção, linearisa a impedância do sistema e permite um melhor controlo do grave e dos médios ... guardando as vantagens da caixa selada. No interior um labirinto anti-retorno de onda foi criado e não existe absorvente nenhum no interior. Sendo uma mono-via não hà filtro, apenas uma correção de impedância do altifalante para facilitar a carga com qualquer amplificador ...

Quanto à "moda" das mono-via... Elas têm uma certa magia a criar som e a "imagem", não sei se será o caso, mas elas podem partir corações e deixar a razão com dúvidas. Smile

Qualquer produto audio de qualidade que faça o seu trabalho perfeitamente pode partir corações, é simplesmente uma questão de afinidade pessoal. Quanto a deixar a razão com duvidas não creio que as mono-vias sejam mais adaptadas a isso que outros tipos de colunas. Naturalmente elas possuém qualidades unicas de coerência e de transparência quando são bem feitas ... e téem também vàrios defeitos. Como em qualquer produto de audio a "arte" consiste em sublimar as qualidades e diminuir os defeitos e isto é um eterno compromisso ...

As mono-vias com aparelhos de fraca potência apareçe como um "must" audiofilo apresentado com mais qualidades do que as que possuém realmente ... tocando mais o coração do que a razão. Ora o coração é necessario e fundamental para amar os seres ... mas no audio a razão prevaleçe, sempre Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQua Mar 18 2020, 11:27

Alexandre Vieira escreveu:
... Muito sui generis esse Design! ...

Tens razão ... mas o aspecto ludico do audio nunca deve ser subestimado! O prazer é importante na vida ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQua Mar 18 2020, 13:37

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... Muito sui generis esse Design! ...

Tens razão ... mas o aspecto ludico do audio nunca deve ser subestimado! O prazer é importante na vida ...

cheers

De todo...Aliás para mim é muito importante a beleza das peças e o conceito.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 14:02

TABULA RASA... - Página 4 0010

Uma escuta ontém com o Arno orginal (Single Ended 1.5W) permitiu de verificar a alta-sensibilidade dos Cubos mono-via assim que as grandes capacidades de acelaração e abertura. Mostrou também os defeitos jà patentes com o Arno II, ou seja, predominância do médio e tendência para a agressividade em passagens complexas e carregadas nos médios agudos, como o jazz. Um filtro corrector é necessario então para linearisar a zona do médio/agudo e dar uma escuta mais civilisada às colunas. Este compromisso é sempre complicado pois é evidente que as colunas vão ganhar coisas e perder outras, mas a linearidade é algo de fundamental. Fiz os filtros e montei tudo nas caixas ...
TABULA RASA... - Página 4 3310

Efectivamente os filtros fizeram o trabalho para os quais foram concebidos. A sensibilidade desceu de 95dB até 90/91dB e o médio/agudo està muitissimo mais integrado com o baixo médio e alto grave. A escuta é globalmente linear e muito elegante, com um toque inglês ... sém feltrado mas com um véu global, aquela "opacidade" tipica de muitas colunas inglesas. Globalmente a escuta é muito melhor, mais neutra e linear mas a perda é enorme como esperado. A rapidez desapareceu assim que o caracter espontaneo da escuta. A definição é menor também assim que a tranparência. Isto mostra que as mono-vias para dar grandes resultados necessitam de altifalantes excelentes ... e geralmente muito caros. No audio, tudo é um eterno compromisso ...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 14:31

O Paulo já conhecia esse driver ou entrou numa experiência completamente nova dadas as actuais limitações?

Pergunto isto porque já tem a experiência das suas, o conhecimento do driver que usou... Porque não tentar uma solução com esse driver e uma caixa "cubo"?

Equacionou uma caixa ao estilo mini-monitora, um pouco mais longa (altura) e profunda?


São perguntas de curiosidade, desde logo porque gosto de ver esse tipo de projecto a desenvolver-se. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 15:45

José Miguel escreveu:
O Paulo já conhecia esse driver ou entrou numa experiência completamente nova dadas as actuais limitações?

Pergunto isto porque já tem a experiência das suas, o conhecimento do driver que usou... Porque não tentar uma solução com esse driver e uma caixa "cubo"?

Equacionou uma caixa ao estilo mini-monitora, um pouco mais longa (altura) e profunda? ...

Como disse, este projecto é o de um amigo e é para juntar ao seu Arno II na sua agência de arquitectura. Ele queria que fosse um cubo por uma questão de estética (sempre importante para os arquitectos Wink ) e as colunas deviam poder ser positionadas sobre uma estante design. Foi ele que encontrou um kit da Visaton que correspondia a estas exigências e eu fiz a caixa e estou simplesmente a optimisar o resultado ...

Não tenho vocação a fazer colunas e não é a minha profissão, então estas experiências permitem-me simplesmente de aprender e brincar um pouco. Os meus drivers são modelos feitos sob medida então não podem ser replicados e neste projecto não se tratava de fazer colunas de chão para escuta domestica, mas fazer colunas para uma sala de trabalho e escuta quotidiana durante um tempo longo sém fatiga auditiva ...

Jà conhecia este driver que é bom, mas em colunas de chão ... num cubo o resultado é outro, mas de todas as maneiras tém sempre que ser corrigido. Para usar uma mono-via sém correção nehuma é necessario drivers de altissima qualidade, o que custa caro, e utilisà-los na geometria de caixa mais adaptada às suas caracteristicas técnicas. Aqui são colunas que custam em material 500€ no todo ... não é possivel de pedir mais. Mas o resultado é bom, superior em alguns aspectos a muitas colunas do mercado custando duas ou três vezes mais ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 16:15

O Paulo permite acompanhar o desenvolvimento do projecto e isso já é muito. Wink

Eu tinha percebido que as colunas tinham destino traçado, não sabia que o kit tinha sido encontrado pelo seu amigo.

Para escuta diária e acompanhar as rotinas laborais, isso promete!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 16:18

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
O Paulo já conhecia esse driver ou entrou numa experiência completamente nova dadas as actuais limitações?

Pergunto isto porque já tem a experiência das suas, o conhecimento do driver que usou... Porque não tentar uma solução com esse driver e uma caixa "cubo"?

Equacionou uma caixa ao estilo mini-monitora, um pouco mais longa (altura) e profunda? ...

Como disse, este projecto é o de um amigo e é para juntar ao seu Arno II na sua agência de arquitectura. Ele queria que fosse um cubo por uma questão de estética (sempre importante para os arquitectos Wink ) e as colunas deviam poder ser positionadas sobre uma estante design. Foi ele que encontrou um kit da Visaton que correspondia a estas exigências e eu fiz a caixa e estou simplesmente a optimisar o resultado ...

Não tenho vocação a fazer colunas e não é a minha profissão, então estas experiências permitem-me simplesmente de aprender e brincar um pouco. Os meus drivers são modelos feitos sob medida então não podem ser replicados e neste projecto não se tratava de fazer colunas de chão para escuta domestica, mas fazer colunas para uma sala de trabalho e escuta quotidiana durante um tempo longo sém fatiga auditiva ...

Jà conhecia este driver que é bom, mas em colunas de chão ... num cubo o resultado é outro, mas de todas as maneiras tém sempre que ser corrigido. Para usar uma mono-via sém correção nehuma é necessario drivers de altissima qualidade, o que custa caro, e utilisà-los na geometria de caixa mais adaptada às suas caracteristicas técnicas. Aqui são colunas que custam em material 500€ no todo ... não é possivel de pedir mais. Mas o resultado é bom, superior em alguns aspectos a muitas colunas do mercado custando duas ou três vezes mais ...

cheers

Como já havia referido, são lindíssimas. TABULA RASA... - Página 4 1213685197
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 16:40

Hi Paulo,

great story of the Big Cubo!!!!

Heretic question: did you consider to correct the speaker digitally, for example in the playback software or in a DAC?

Biz
Manfred

...listening to Ali Farka Touré and Ry Cooder with Arno II, 20 W and 95 dB TABULA RASA... - Página 4 3832313845

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 16:54

mannitheear escreveu:
...Heretic question: did you consider to correct the speaker digitally, for example in the playback software or in a DAC?

...listening to Ali Farka Touré and Ry Cooder with Arno II, 20 W and 95 dB  TABULA RASA... - Página 4 3832313845

It's Pierre's Cubo's and they're intended to go in his office at Montpellier ... he wants to keep it simple !!!...

But its an interesting speaker and in his use this fits really well what he expect !!!

Biz man and give work to Arno ... he loves to sing cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 17:06

José Miguel escreveu:
O Paulo permite acompanhar o desenvolvimento do projecto e isso já é muito. Wink
...
Para escuta diária e acompanhar as rotinas laborais, isso promete!

Como expliquei no inicio deste topico esta direção em relação às mono-vias era um caminho pessoal, não universal. Felismente ou infelismente (consoante a pessoa Wink ) os bons resultados que obti com as minhas colunas, multiplicado pelo Arno II criou uma moda por aqui, quase um dogma! No entanto hà que ver as coisas como elas são ... e uma mono via é interessante quando ela atinge as qualidades nas quais ela é superior às outras tecnologias, sém possuir grandes defeitos em paralelo. Neste caso a coisa é diferente e trata-se de uma mono-via que soa mais como uma duas-vias perfeitamente afinada. Em si jà é muito bom, mas as qualidades de coerência, transparência, rapidez e abertura são menos pronunciadas ...

Espero poder ainda arranhar algumas qualidades e amelhorar um pouco a coisa cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 17:15

Não sei se será asneira, mas cá vai...

Dado o tamanho do driver e a descida de sensibilidade, o Arno do seu amigo (20 watts, certo?) não permitirá mais qualquer coisa - rapidez e abertura, pelo menos?

Mesmo a transparência e a coerência tonal poderá aumentar, por nestas coisas anda tudo ligado. Rolling Eyes


Vá dando nota da evolução. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 17:23

José Miguel escreveu:
... Dado o tamanho do driver e a descida de sensibilidade, o Arno do seu amigo (20 watts, certo?) não permitirá mais qualquer coisa - rapidez e abertura, pelo menos?

Mesmo a transparência e a coerência tonal poderá aumentar, por nestas coisas anda tudo ligado. Rolling Eyes ...

Ele tém "praticamente" o mesmo Arno que eu e o Manfred !!!... não vejo por que razão o seu faria coisas que o meu não faz. Se estàs a pensar no Arno original de 1.5W, isso foi apenas uma experiência para brincar com um SE acoplado a mono-vias de alta sensibilidade ontém ... mas as colunas estão a ser optimisadas com o meu Arno II evidentemente.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 17:35

TABULA RASA... - Página 4 317942
Erro meu!!!

Li a experiência com o Arno original e fiquei com isso em mente.


Não me recordo se já lhe perguntei, mas o Paulo já ouviu algo da Voxativ?

Cruzei-me com um artigo/entrevista ao Holger Adler e o trabalho dele é interessante.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 17:41

José Miguel escreveu:
... Não me recordo se já lhe perguntei, mas o Paulo já ouviu algo da Voxativ?

Cruzei-me com um artigo/entrevista ao Holger Adler e o trabalho dele é interessante.

Não, ném sabia que tal marca existia! Pelo que venho de ver eles utilisam altifalantes da Lowther !!!...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 17:52

Creio que não usam, se bem me lembro o Holger Adler trabalhou com a Lowther e tem imenso respeito pela marca, mas hoje faz tudo de raiz - ou quase.

Eles fabricam na Alemanha, cones em madeira, caixas, magnetos... Creio que é isso.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 19:56

Quisera eu quem me fizesse umas caixas dedicadas a sério(!) para estes meus CORAL, Beta

TABULA RASA... - Página 4 Sgp4aQGkcQHvpiBedyAeRuqY6yg8zyjBSVTLa9NxTL2szugmHRLXPHi0cEJP69g0z5s70oO46FMTRZNyjX-UZqKk4XoryVBsrWw9SA5lNwX_y5i8B9iPdgNOPuXiiYZbEEzCHZwRrsWmSblAibbBe647Fzf1NBznKrtOn3FhcwQJ4WHZfB1y6GsoP8sfe2dvAZfZHXYSpxSX08OcMBRB6BbIjj2yoWvl245RRyIViW_mAl-73VLxzILNFbv5HgMGfeFuAikglM3XUKonSzTXCIMhc6CSqpf480DVuik1vTrmVhWtuxUUM2sNrwqpjAD_kwMGQxnxVg6YVXY57txf_7g9Mu_GAYh-46-a2cNWJw61_LqM32MofeiGjfewirKahOBLfBCrf2_j6_pViKeg1rQ66kF-XDJ9tLzXOWqAHw8tVVmliLD8ZXA5gggy1SmxfUSTPlaIkNp41qVQPeNI1d2JxE5fAmsHoVQ_weNzCqM-vOodcRJQuKgrgVEb9mH-egV9VLP8DFTwW90rbRp69D17Ko0PZloBpfOrvIWODlEHFr7o-reBC4Fnr1KYZXIwPwm5SPeYDKf-4-KJwx4CV-djQ0TzmvzgkXoWFjGAXoTI2IWTolViesXEBiLdWN3wL-36nJLB_3v8nvx2UqKH_zbRGpa5Htok2ckbia3BQ6KGN4ZOddUvNS5_GiM_=w622-h933-no
TABULA RASA... - Página 4 QnUVOxrw_Trxjzomk8xNUxggmsnooacLIJ0gY7YcV9snLj7GLCvTJ9bsjxwkAnYUy_Z1uJEhOPp3RmKzAjSzJ5SSyyWFV9PJcsBap1HBUFVNp0nhvYZXnUsR20HSIRCEk2AwJtLQsZXgvi10y8Gzv02hjdhyvnvsuhjHz9kUnlCh-X4Zylz4jRybOAQZ2feZ8KRVocYjoAGtire6vR9o2TuqXxASzyEELWbmF-BaABebLvylMwJl9yfiZ0AxLQFnIGwIXGoQP4-H4DhCeKskyt_eiZJWT9DzNZRI-JKfg67Mb0Hpi9dYgOSCnPRXa20CpuZUTauHeVcC3TkTA1KC0dtXXIwKYnWASXlR8SdbA3c64vNGNSUEY8R7dbK6Auvjvld5_nLR41Hp1u4yetzj2L7wDjTQIltUFbbhr5Pb0EJt4ZofIpKf2qjAz25vNovUWAOVBS10-PrBF3cNIBJo7KN71p8LIkz9d9_4N_oxpZLxTCklm5lEIEKXreQKF26itRZHhvRQic3mWT5LDcuhQGskOOuNrPq53PBlvwua8AeRfW3YBsTzDwqVHtHFDCEbn7HysNmarG8Q2NOah9SwBkoM_PuLHeTyUhVx14YetUShsh4vXqF8EGi1Eis_wXrFOfygCBZ2sZHOlHVDC6QE15Fiiegz45E_oRmGOYiAtRTGItItNiFagTW6ldlO=w622-h933-no

Mas só em sonhos!?…

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 19:59

Caro Reirato, eu conheço quem o faça, basta vir para estes lados. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 19:59

reirato escreveu:
Quisera eu quem me fizesse umas caixas dedicadas a sério(!) para estes meus CORAL, Beta

TABULA RASA... - Página 4 Sgp4aQGkcQHvpiBedyAeRuqY6yg8zyjBSVTLa9NxTL2szugmHRLXPHi0cEJP69g0z5s70oO46FMTRZNyjX-UZqKk4XoryVBsrWw9SA5lNwX_y5i8B9iPdgNOPuXiiYZbEEzCHZwRrsWmSblAibbBe647Fzf1NBznKrtOn3FhcwQJ4WHZfB1y6GsoP8sfe2dvAZfZHXYSpxSX08OcMBRB6BbIjj2yoWvl245RRyIViW_mAl-73VLxzILNFbv5HgMGfeFuAikglM3XUKonSzTXCIMhc6CSqpf480DVuik1vTrmVhWtuxUUM2sNrwqpjAD_kwMGQxnxVg6YVXY57txf_7g9Mu_GAYh-46-a2cNWJw61_LqM32MofeiGjfewirKahOBLfBCrf2_j6_pViKeg1rQ66kF-XDJ9tLzXOWqAHw8tVVmliLD8ZXA5gggy1SmxfUSTPlaIkNp41qVQPeNI1d2JxE5fAmsHoVQ_weNzCqM-vOodcRJQuKgrgVEb9mH-egV9VLP8DFTwW90rbRp69D17Ko0PZloBpfOrvIWODlEHFr7o-reBC4Fnr1KYZXIwPwm5SPeYDKf-4-KJwx4CV-djQ0TzmvzgkXoWFjGAXoTI2IWTolViesXEBiLdWN3wL-36nJLB_3v8nvx2UqKH_zbRGpa5Htok2ckbia3BQ6KGN4ZOddUvNS5_GiM_=w622-h933-no
TABULA RASA... - Página 4 QnUVOxrw_Trxjzomk8xNUxggmsnooacLIJ0gY7YcV9snLj7GLCvTJ9bsjxwkAnYUy_Z1uJEhOPp3RmKzAjSzJ5SSyyWFV9PJcsBap1HBUFVNp0nhvYZXnUsR20HSIRCEk2AwJtLQsZXgvi10y8Gzv02hjdhyvnvsuhjHz9kUnlCh-X4Zylz4jRybOAQZ2feZ8KRVocYjoAGtire6vR9o2TuqXxASzyEELWbmF-BaABebLvylMwJl9yfiZ0AxLQFnIGwIXGoQP4-H4DhCeKskyt_eiZJWT9DzNZRI-JKfg67Mb0Hpi9dYgOSCnPRXa20CpuZUTauHeVcC3TkTA1KC0dtXXIwKYnWASXlR8SdbA3c64vNGNSUEY8R7dbK6Auvjvld5_nLR41Hp1u4yetzj2L7wDjTQIltUFbbhr5Pb0EJt4ZofIpKf2qjAz25vNovUWAOVBS10-PrBF3cNIBJo7KN71p8LIkz9d9_4N_oxpZLxTCklm5lEIEKXreQKF26itRZHhvRQic3mWT5LDcuhQGskOOuNrPq53PBlvwua8AeRfW3YBsTzDwqVHtHFDCEbn7HysNmarG8Q2NOah9SwBkoM_PuLHeTyUhVx14YetUShsh4vXqF8EGi1Eis_wXrFOfygCBZ2sZHOlHVDC6QE15Fiiegz45E_oRmGOYiAtRTGItItNiFagTW6ldlO=w622-h933-no

Mas só em sonhos!?…

king


Eu não queria dizer isto, mas não estão a ficar um bocadinho amarelados!?...

TABULA RASA... - Página 4 933723
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 20:11

Pudera… com quase cinquenta anos de vida(!!!) muito bons estão eles!?….

Mas ainda têm à volta de 100dB de sensibilidade!

king


Última edição por reirato em Sáb Mar 21 2020, 20:13, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 20:13

reirato escreveu:
Pudera… com quase cinquenta anos de vida(!!!) muito bons estão eles!?….

king

TABULA RASA... - Página 4 265963 TABULA RASA... - Página 4 265963 TABULA RASA... - Página 4 265963
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySáb Mar 21 2020, 20:15

reirato escreveu:
Pudera… com quase cinquenta anos de vida(!!!) muito bons estão eles!?….

Mas ainda têm à volta de 100dB de sensibilidade!

king

Caixa maior, tenha pena deles... Aí tão apertados!!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyDom Mar 22 2020, 10:19

José Miguel escreveu:
reirato escreveu:
Pudera… com quase cinquenta anos de vida(!!!) muito bons estão eles!?….

Mas ainda têm à volta de 100dB de sensibilidade!

king

Caixa maior, tenha pena deles... Aí tão apertados!!

O José Miguel tém razão ... na Net existém vàrios exemplos de caixas TQWT adaptadas a receber os Coral. Basta levar o esquema a um carpinteiro e pedir um orçamento. Visto que são altifalantes de 21 cm as caixas vão ser là para o grande ... mas o amplificador pode ser là para o pequeno! Com 2 ou 3W a coisa jà vai fazer muito barulho Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 16:42

TABULA RASA... - Página 4 P1090230

Disse que iria tentar arranhar mais algumas qualidades a este projecto e assim fiz. Estava frustrado pela perda de algumas qualidades subjectivas e ao mesmo tempo contente de ter encontrado mais linearidade e neutralidade. Fiz vàrias experiências com componentes de diferentes gamas no filtro e acabei por encontrar um compromisso que me deu o sorriso. As colunas ganharam em coerência que actualmente està fantàstica (como se espera de umas mono-via) assim que no delineado musical. Existe uma melhor sensação de abertura e de vivacidade que se acompanham de uma bela transparência. Os ataques e extinção das notas são coerentes no tempo e na dinâmica o que contribui a uma escuta rapida, clara e impetuosa. A ausência de agressividade ném de brilho ponctual, acompanhado por uma banda baixa bem articulada, conduz a uma escuta credivel, realista. A energia é boa devido ao tamanho dos drivers e das colunas distilando uma escuta generosa e estimulante. Estou muito contente e vou-me ficar por aqui no que diz respeito a estes grandes cubos ...
TABULA RASA... - Página 4 P1090231
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 17:11

venha o próximo projecto!!! TABULA RASA... - Página 4 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 17:23

Muito bem TABULA RASA... - Página 4 754215

Podias colocar um "tubo" para nós termos uma vaga ideia de como toca...

Também podemos ir a França, mas se calhar nessa altura já têm caruncho... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 17:45

Alexandre Vieira escreveu:
... Podias colocar um "tubo" para nós termos uma vaga ideia de como toca...

Também podemos ir a França, mas se calhar nessa altura já têm caruncho... lol!

Seria com prazer, mas não tenho ideia de como se faz ... seria necessario meter a video na vimeo ou no Youtube penso, vou ver como fazer a coisa pois nunca fiz ...

Quanto a vir a frança vai ser necessario esperar um pouco e o problema é que elas jà estarão na agência do dono. As caixas destas colunas foram feitas no fim de semana antes do confinamento, ele envernizou-as no domingo e trouxe-me as caixas na segunda-feira, dia em que o confinamento oficial começou ao meio-dia. Ele vive aqui ao lado e até agora ainda não nos vimos ... e ele não escutou os seus bébés, està triste mas é assim. Todos os amigos telefonam para saber como soam mas como não nos podemos ver estão em pulgas. Penso que no dia em que o confinamento vai acabar vamos fazer uma grande festa e festejar os cubos devidamente ... esperando que ninguém apanha esse Covid-19 e que tudo isto seja historia antiga. Pelo momento são as "minhas" colunas actuais mas jà tenho saudades das minhas pequenotas ... amanhã jà vão tocar de novo e estas vão descansar um pouco !...

A Alice gosta muito destes cubos ... é sinal que devem ter algumas qualidades Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 17:52

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... Podias colocar um "tubo" para nós termos uma vaga ideia de como toca...

Também podemos ir a França, mas se calhar nessa altura já têm caruncho... lol!

Seria com prazer, mas não tenho ideia de como se faz ... seria necessario meter a video na vimeo ou no Youtube penso, vou ver como fazer a coisa pois nunca fiz ...

Quanto a vir a frança vai ser necessario esperar um pouco e o problema é que elas jà estarão na agência do dono. As caixas destas colunas foram feitas no fim de semana antes do confinamento, ele envernizou-as no domingo e trouxe-me as caixas na segunda-feira, dia em que o confinamento oficial começou ao meio-dia. Ele vive aqui ao lado e até agora ainda não nos vimos ... e ele não escutou os seus bébés, està triste mas é assim. Todos os amigos telefonam para saber como soam mas como não nos podemos ver estão em pulgas. Penso que no dia em que o confinamento vai acabar vamos fazer uma grande festa e festejar os cubos devidamente ... esperando que ninguém apanha esse Covid-19 e que tudo isto seja historia antiga. Pelo momento são as "minhas" colunas actuais mas jà tenho saudades das minhas pequenotas ... amanhã jà vão tocar de novo e estas vão descansar um pouco !...

A Alice gosta muito destes cubos ... é sinal que devem ter algumas qualidades Laughing

Não duvido, o que gostava de viajar por essas estradas agora quase vazias, atravessar os pirineus, só para estar ai nessa zona encantadora a ouvir musica e ver a paisagem. Claro que o vinho seria bem vindo (adoro um bom vinho francês) bem como uma boa

TABULA RASA... - Página 4 Miam

Cassolette... TABULA RASA... - Página 4 1213685197
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 18:25

Alexandre Vieira escreveu:
... o que gostava de viajar por essas estradas agora quase vazias, atravessar os pirineus, só para estar ai nessa zona encantadora a ouvir musica e ver a paisagem. Claro que o vinho seria bem vindo (adoro um bom vinho francês) bem como uma boa ... Cassolette...

TABULA RASA... - Página 4 P1090319

Não é uma cassolette ... mas estou a preparar uma "Macarronade à la saucisse de Montbélliard" com dois copos de Rosé dum vinhedo aqui ao lado para ajudar a esperar que a massa esteja cozida. Quando vieres eu faço-te este prato tipico daqui que é uma delicia ... simples, perfumado e gostoso. De la pure cuisine sudiste à la française ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 19:05

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... o que gostava de viajar por essas estradas agora quase vazias, atravessar os pirineus, só para estar ai nessa zona encantadora a ouvir musica e ver a paisagem. Claro que o vinho seria bem vindo (adoro um bom vinho francês) bem como uma boa ... Cassolette...

TABULA RASA... - Página 4 P1090319

Não é uma cassolette ... mas estou a preparar uma "Macarronade à la saucisse de Montbélliard" com dois copos de Rosé dum vinhedo aqui ao lado para ajudar a esperar que a massa esteja cozida. Quando vieres eu faço-te este prato tipico daqui que é uma delicia ... simples, perfumado e gostoso. De la pure cuisine sudiste à la française ...

cheers

Depois de um prato desses, adormecia a meio do filme do Kubrik TABULA RASA... - Página 4 707387
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 20:21

antpaubarcar escreveu:
...Depois de um prato desses, adormecia a meio do filme do Kubrik TABULA RASA... - Página 4 707387

Eis o resultado! e não se preocupe, isto é compativel com a "Laranja" do Kubrick e regado com um Pic St Loup em escutando Beethoven ainda mais  Laughing

TABULA RASA... - Página 4 P1090321
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 20:23

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... o que gostava de viajar por essas estradas agora quase vazias, atravessar os pirineus, só para estar ai nessa zona encantadora a ouvir musica e ver a paisagem. Claro que o vinho seria bem vindo (adoro um bom vinho francês) bem como uma boa ... Cassolette...

TABULA RASA... - Página 4 P1090319

Não é uma cassolette ... mas estou a preparar uma "Macarronade à la saucisse de Montbélliard" com dois copos de Rosé dum vinhedo aqui ao lado para ajudar a esperar que a massa esteja cozida. Quando vieres eu faço-te este prato tipico daqui que é uma delicia ... simples, perfumado e gostoso. De la pure cuisine sudiste à la française ...

cheers

Olha que ainda não jantei...!!!

Muito obrigado mas esse vou cobrar!


TABULA RASA... - Página 4 491368
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 20:36

Temos que trocar pratos de massa...
TABULA RASA... - Página 4 Img-2016
... E de escuta. Wink


De inspiração Italiana, mas com recheio de fumeiro bem nosso. Smile

A Música no ar está entregue a Caetano Veloso e no copo Murganheira bruto...
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 20:51

E eu que comi um cachorro com queijo e bebi uma cerveja sem álcool...
Parabéns TD124 belo prato, o Pic St Loup não conheço!
Parabéns também José Miguel bela massa e melhor Murganheira!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 21:13

Está em trânsito e em trabalho?

Deste lado, eu e a Luciana lá nos vamos ocupando com processos longos, como o da massa feita desde a farinha e ovos... Rolling Eyes


Esta tarde o trabalho ocupou-me mais do que esperava, mas é assim.
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 23:32

Não, estou em casa há 11 dias!
Hoje fiz o almoço e já não tive vontade de fazer o jantar...revi o A Clock Work Orange e amanhã haverá mais música e mais...
Divirtam- se👍
Ps: Sómente prevenção!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptySeg Mar 23 2020, 23:52

Quando li cerveja sem alcool e cachorro, pensei na possibilidade de estar a trabalhar ...

Por coincidência, eu e a Luciana estamos em casa desde Terça-feira, na quarta eu deveria ter ido trabalhar, mas já não deu...

Apesar de tudo, por aqui as coisas estão calmas e só não lhe digo para vir cá, porque este é mesmo tempo de pausa - depois disto, se passar por aqui chame. Wink


Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyTer Mar 24 2020, 00:22

Agradeço mas os tempos são de recato, não faltarão oportunidades futuras🙂
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyTer Mar 24 2020, 08:31

TD124 escreveu:
TABULA RASA... - Página 4 P1090230

Disse que iria tentar arranhar mais algumas qualidades a este projecto e assim fiz. Estava frustrado pela perda de algumas qualidades subjectivas e ao mesmo tempo contente de ter encontrado mais linearidade e neutralidade. Fiz vàrias experiências com componentes de diferentes gamas no filtro e acabei por encontrar um compromisso que me deu o sorriso. As colunas ganharam em coerência que actualmente està fantàstica (como se espera de umas mono-via) assim que no delineado musical. Existe uma melhor sensação de abertura e de vivacidade que se acompanham de uma bela transparência. Os ataques e extinção das notas são coerentes no tempo e na dinâmica o que contribui a uma escuta rapida, clara e impetuosa. A ausência de agressividade ném de brilho ponctual, acompanhado por uma banda baixa bem articulada, conduz a uma escuta credivel, realista. A energia é boa devido ao tamanho dos drivers e das colunas distilando uma escuta generosa e estimulante. Estou muito contente e vou-me ficar por aqui no que diz respeito a estes grandes cubos ...
TABULA RASA... - Página 4 P1090231

Não participei muito neste teu post, porque esperava que a minha 'profecia' acerca dos teus projectos, mais tarde ou mais cedo viria a confirmar-se: "gostas da perfeição - a tua - e és suficientemente obcecado e empenhado até a atingires" TABULA RASA... - Página 4 754215 TABULA RASA... - Página 4 754215

Agora, sempre te digo, que as minhas experiências com monovias, apesar de parcas, são de grande admiração dos projectos - principalmente pela estética - e de entusiasmo de escuta no imediato.

Contudo, tenho dúvidas, até agora e das que ouvi, que conseguisse conviver com elas por muito tempo, exactamente pelas mesmas razões que nos teus [i]post[i] acima, disseste. Espero, em breve, poder mudar de opinião.

Ainda por cima, nunca ouvi umas colunas monovia que tivessem, como suportes, uns vasos cheios de rolhas de cortiça, que, como sabes, é um óptimo sistema acústico.

Certamente que todas as melhorias que foste desenvolvendo contribuíram, e de que maneira, para o resultado final que te satisfizesse, mas esses suportes na foto devem contribuir igualmente. Portanto, terás de arranjar uns idênticos para o teu amigo Pierre Laughing

Parabéns TABULA RASA... - Página 4 874774

Grande Abraço
Gonçalo
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyTer Mar 24 2020, 11:45

Goansipife escreveu:
... Contudo, tenho dúvidas, até agora e das que ouvi, que conseguisse conviver com elas por muito tempo, exactamente pelas mesmas razões que nos teus post acima, disseste. Espero, em breve, poder mudar de opinião. ...

O entusiasmo de alguns audiofilos levou à criação de dogmas técnicos e mesmo a sobrevalorisar umas quantas tecnologias ... as mono-vias são uma delas. A pretendida relação de amor entre as mono-vias e os aparelhos a vàlvulas de fraca potência (SE sobretudo) são um dos mitos audiofilos e na realidade muito poucos destes sistemas dão uma compléta satisfação musical. As pessoas que vivem com esta tecnologia gabam as qualidades e omitem os defeitos ... ora estes ultimos podem ser inaceitàveis, mas é aqui que a subjectividade entra em jogo e a maxima do Fredie torna-se implacàvel, e verdadeira. As colunas mono-vias não são colunas como as outras, são uma tecnologia marginal como as cornetas, os painéis electroestàticos ou os isodinâmicos ... mas, se a grande maioria das colunas são electrodinâmicas de vàrias vias não é por acaso. Eu segui este caminho pelas razões que expuz no inicio sém nunca pretender que ele fosse ou possa ser universal, pois não o é. Apesar dos bons resultados que obtive nas minhas experiências desde o inicio desta saga, ainda não cheguei ao ponto que me tinha fixado:

TD124 escreveu:
... mas busco um som equilibrado, dinamico, rapido, coerente e se possivel transparente. Penso que os "full-range" modernos sejam uma boa escolha na direção para a qual me inclino. Inicialmente era apenas uma sensação ora que actualmente começa a ser uma pequena crença ... talvez no fim se conseguir chegar aonde penso se torne numa convição! ...

Estas ultimas experiências ajudam-me a pensar que talvez possa chegar a bom porto, mas em contrapartida criam convições profundas. Um par de colunas mono-via poderà eventualmente pretender à excelência sonora se o projecto for visto do angulo do sistema e não das colunas. Quero dizer com isto, que o amplificador deve ser integrado (mesmo a sala) na incognita afim de pensar o tudo em sistema e não nos elementos individuais. Se eu conseguir fazer as colunas definitivas com um amplificador que as enalteça e vice-versa ... é possivel que chegue a bom porto e que o sistema seja diferente subjectivamente, mas objectivamente tão equilibrado quanto o que tinha dantes. Evidentemente que esse sistema não poderà ser replicado e tal não é o objectivo ... mas terei encontrado um sistema que me corresponde e que terei prazer a escutar quotidianamente. trabalho sém pressão actualmente pois as minhas colunas com o Arno dão-me muito prazer ... mas jà tenho um olho nas colunas mais grandes com um amplificador Single Ended hibrido. Serà esse o momento de verdade e o possivel sistema definitivo. Se não funcionar como quero, um par de ProAc Ref8Sig com o Arno II é o paraiso e ocupa pouco espaço  Wink  !!!...

Tudo isto para dizer que tens razão nas duvidas quanto às mono-vias, pois muito raramente funcionam tão bem quanto se pretende e raramente sobrevivem ao teste do tempo. Se um dia ouvires um par que te entusiasme tém cautela, pois não serão que as colunas mas o sistema que serão a considerar. O que venho de dizer jà é vàlido num sistema convencional ... mas num sistema mono-via é primordial !!!...

Abraço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyTer Mar 24 2020, 13:49

TD124 escreveu:
[...]
... mas terei encontrado um sistema que me corresponde e que terei prazer a escutar quotidianamente. trabalho sém pressão actualmente pois as minhas colunas com o Arno dão-me muito prazer ... mas jà tenho um olho nas colunas mais grandes com um amplificador Single Ended hibrido. Serà esse o momento de verdade e o possivel sistema definitivo. Se não funcionar como quero, um par de ProAc Ref8Sig com o Arno II é o paraiso e ocupa pouco espaço  Wink  !!!...

Abraço cheers

Em primeiro lugar antevejo que vem aí mais um desafio. Bravo! TABULA RASA... - Página 4 874774

Em segundo lugar, venho a perceber que és um arreigado admirador das colunas ProAc. Bravo! TABULA RASA... - Página 4 843159 Também sou TABULA RASA... - Página 4 491368, pese embora tenha menos oportunidades de ouvi-las do que gostaria. Chegaram a estar na minha wishlist - ProAc Response D30R - mas (e o distribuidor nacional sabe disso) quando não se conjugam todos os "astros", nomeadamente na disponibilidade de quem pode proporcionar uma: experiência -uma audição mais cuidada e assertiva no nosso próprio espaço - um vislumbrar de venda mais do que meramente potencial - e, por último, uma concretização de compra - então, segue-se outro caminho.

Volto a repetir a minha máxima e forma de estar neste hobby. "Prefiro perder um equipamento, do que perder um amigo.

Deixando isso para trás, proponho-te, agora, que experimentes, se puderes, as Ref8Sig com as actuais Tablete 10 Signature.

Quer umas quer outras só as ouvi, a bem dizer, de fogacho, mas fique muito bem impressionado à primeira "ouvidela"

Experimenta, e depois conta aqui as tuas impressões.

Abraço
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQua Mar 25 2020, 11:21

TD124 escreveu:
Se não funcionar como quero, um par de ProAc Ref8Sig com o Arno II é o paraiso e ocupa pouco espaço  Wink  !!!...

... because of the fascination with Arno Amp on my large speakers I am currently neglecting the ProAc Ref8Sig a bit... TABULA RASA... - Página 4 936335
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQua Mar 25 2020, 11:32

mannitheear escreveu:
TD124 escreveu:
Se não funcionar como quero, um par de ProAc Ref8Sig com o Arno II é o paraiso e ocupa pouco espaço  Wink  !!!...

... because of the fascination with Arno Amp on my large speakers I am currently neglecting the ProAc Ref8Sig a bit... TABULA RASA... - Página 4 936335

... and it's possible that is a one way journey!?
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQua Mar 25 2020, 13:24

José Miguel escreveu:
mannitheear escreveu:
TD124 escreveu:
Se não funcionar como quero, um par de ProAc Ref8Sig com o Arno II é o paraiso e ocupa pouco espaço  Wink  !!!...

... because of the fascination with Arno Amp on my large speakers I am currently neglecting the ProAc Ref8Sig a bit... TABULA RASA... - Página 4 936335

... and it's possible that is a one way journey!?

For me, I don't think so! I listened only very shortly with the ProAc driven by Arno Amp but that was really very good and magical involving.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQua Mar 25 2020, 13:28

Goansipife escreveu:
... Em primeiro lugar antevejo que vem aí mais um desafio. Bravo! ...

Deixando isso para trás, proponho-te, agora, que experimentes, se puderes, as Ref8Sig com as actuais Tablete 10 Signature.

Quer umas quer outras só as ouvi, a bem dizer, de fogacho, mas fique muito bem impressionado à primeira "ouvidela" ...

Olà Gonçalo!... não, não hà novo desafio pois o que vivo hoje é simplesmente a fase preparatoria para a etapa seguinte. Desde o inicio disse que as minhas experiências tinham como objectivo de validar escolhas tecnicas afim de prosseguir com os meus mais grandes alti-falantes que tenho e montar um grande amplificador que também tenho as peças. Tudo jà estava programado desde o inicio, visto os bons resultados posso agora passar à etapa seguinte ...

Não pude comparar "directamente" as Ref8Sig e as Tab10Sig, mas visto o meu conhecimento ultra-profundo das Ref8Sig posso desde jà te dizer que são duas colunas diferentes. As Tab10Sig e de mesmo que as Anniversary são colunas mais empaticas em relação aos elementos associados. São colunas menos pontiagudas na transparência, na definição e no recorte permitindo escutas mais suaves e "neutras" com um leque de elementos mais vasto. As Ref8Sig continuam a ser as "Divas" que sò funcionam com os aparelhos ao nivel delas o que limita e muito os casamentos. Mas são nmho umas das maiores colunas que existém e o padrão na categoria, sempre o disse ...

PS: O amigo do Manfred deu caso disso quando as ouviu com o Arno Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQua Mar 25 2020, 13:33

mannitheear escreveu:
... because of the fascination with Arno Amp on my large speakers I am currently neglecting the ProAc Ref8Sig a bit...

That poor Arno must deal with Extremi, Ref8Sig and the Stax Cans !!!... he needs some help, maybe a Big Brother will help him to take care of all these tasks !!!

Mine just have to care about Pierre's Cubo's lol!

Biz Man and take care of you and your family ... and give work to the Arnoamp TABULA RASA... - Página 4 58893
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQua Mar 25 2020, 14:00

TD124 escreveu:

That poor Arno must deal with Extremi, Ref8Sig and the Stax Cans !!!... he needs some help, maybe a Big Brother will help him to take care of all these tasks !!!

Yes but not at the same time. And he does that very well!

TD124 escreveu:

PS: O amigo do Manfred deu caso disso quando as ouviu com o Arno  Wink

Yes again! My other amps got sometimes some good aspects of the Ref8Sig's sound - but it was never comprehensive and always had defects...
(the Extremi are kind of divas, too.)

Biz Paulo

Hugs@all!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQui Abr 16 2020, 11:09

TABULA RASA... - Página 4 P1090347

Apòs algumas semanas com os grandes Cubos voltei às minhas colunas e com grande prazer. Apesar de uma pressão sonora inferior, tudo o resto é bem melhor e sém comparação. Trabalhei um pouco a posição das colunas assim que a orientação em direção do ponto de escuta e enfim enchi o compartimento inferior com areia ... jà estão mais pesadas. Encontro de novo um palco independente das colunas e com um excelente recorte, a posição nas três dimensões dos musicos é estàvel e coerente. As vozes são vibrantes e incarnadas dando o sentimento de estarem na sala, a ilusão de vida e o natural são patentes. O DAC do amigo Manfred tém uma grande influência no resultado é certo, mas volto a ficar impressionado com o Arnoamp. Este DAC é um produto elaborado e muito mais pretencioso técnicamente que o amplificador, seria de esperar que este ultimo se encontre ultrapassado pela associação ... e não é o caso, diria mesmo que ele sublima a fonte digital. Encontro-me a redescobrir muitas obras e a encontrar sensações proximas da escuta com os auscultadores. Uma escuta rapida, definida, vibrante, espacializada e com um toque orgânico ... arriscaria mesmo a expressão de toque analogico...
TABULA RASA... - Página 4 P1090410

Tudo isto são boas novidades que anunciam um futuro radioso ... e no entanto não posso me impedir de estar circunspecto, diria mesmo timorato em relação aos proximos passos. Não hà nada mais dificil no audio do que encontrar um bom equilibrio ... e não hà nada mais simples do que estragar esse equilibrio, mesmo e sobretudo com boas intenções. Não sei se o amplificador definitivo terà as mesmas qualidades e possa ultrapassar este ... não sei se as novas colunas podem ir mais longe que estas em todos os pontos. Fazer melhor em alguns pontos é sempre possivel, fazer melhor em todos os pontos quando se està no equilibrio é ousado e muito complicado. Mais do que arruinar o equilibrio, temo perder a atração que o sistema provoca em mim, a maneira como ele me convida à escuta das obras e o deleite nas suas nuances. Tenho o sentimento de estar muito perto do objectivo que me tinha fixado, ora que estou apenas a um terço do caminho ... este paradoxo incomoda-me!...
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 EmptyQui Abr 16 2020, 20:35

Great to see the beautiful DAC which will be here in the future!

That it works well with the Arno is very good of course but after some weeks with the Arno it does not surprise me very much. As I wrote in the other topic, here I've achieved also a kind of balance which works well with all kinds of music and often I'm surprised by recordings with "average" sonics.

Perhaps the balance is a bit on the "violent" side currently but I enjoy very much the power, speed and attack which the Arno amp delivers effortless with the high efficiency speakers, no matter if it's a drumset, tympani or an orchestral crescendo - but also filigrane music like the Kronos Quartet has finally now attack and body, airiness and space! The presentation is very nuanced, "true" and uncolored while dynamic peaks remain uncut...I see nothing where the Arno amp falls short, it serves the music as well as the sound!!!!

And I think it will be even more subtle, natural and "breathing" with the Enigma DAC!
The place in the shelf is free and the Raspberry Pi / Volumio / Allo DigiOne streamer is ready!

Now I'm very curious for the further evolution of your system! What kind of amp will replace the Arno amp - and the greatest challenge will probably lie in the speakers to maintain all strengths but increase the low band and the dynamic capabilities.

TABULA RASA... - Página 4 874774

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





TABULA RASA... - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
TABULA RASA...
Ir para o topo 
Página 4 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação :: O meu sistema-
Ir para: