Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe

TABULA RASA...

Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Goansipife
Membro AAP

TABULA RASA... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Fev 07 2019, 14:45

A coisa parece prometer..., mas conta lá mais coisas

O gira é feito de base por ti?

O que esteve por detrás deste projecto?

Que célula é aquela, afinal, pois parece ser a que ficou?

Em baixo vejo aquilo que parece ser um amplificador integrado. É verdade? Também é um projecto teu? Como é?

Enfim... Não quero parecer curioso. Quero mesmo ser cusca smedley
lol!
TD124
Membro AAP
TD124

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Fev 07 2019, 15:40

Goansipife escreveu:
O gira é feito de base por ti?

Sim!... o gira é baseado nas dimensões do antigo gira "Matiére" que eu construia na minha antiga marca nos anos 2005/2012 e que tinha um corpo alveolar cheio de areia. Neste gira, o corpo é rigido e sém areia mas alterna compositos modernos afim de dispersar as vibrações, sendo então naturalmente muito rigido e auto-amorteçedor ...

O que esteve por detrás deste projecto?

Foi um amigo que atravessa a mesma crise do que eu (simplicidade  Wink ) e que vendeu o seu gira Avid e pediu-me para lhe fazer algo de simples visualmente, epurado mas com grande desempenho. Como ando eu mesmo às voltas em busca do meu proximo gira que tém que soar como o Anti-Lenco mas sém o tamanho e complexidade ... então parti nesta direção afim de experimentar e se possivel, encontrar novos horizontes...

Que célula é aquela, afinal, pois parece ser a que ficou?

O corpo da célula ficou pelo momento e é o de uma Shelter 201 (Sumiko Pearl), mas experimentei vàrios diamantes de marcas diferentes e actualmente està com um Shure eliptico (foi um quebra cabeça a montar). Pareçe-me ser esta combinação o bom numero do loto musical neste caso ... e nas medidas com o osciloscopio também, então vai ficar assim pelo momento, até o meu amigo ouvir e decidir  Wink

Em baixo vejo aquilo que parece ser um amplificador integrado. É verdade? Também é um projecto teu? Como é?

Se falas do aparelho em madeira, não é um amplificador mas um préamplificador hybrido para três "ribbon" microfones! Trata-se de uma encomenda do museu de instrumentos das Las Palmas e é feito para gravar antigos cravos e pianosfortes franceses recentemente restaurados. Foi feito para arquivar o som (timbre) dos instrumentos historicos e permitir de criar uma biblioteca do timbre dos antigos instrumentos feitos em frança! Então nada a ver com um integrado se falas desse aparelho...

Enfim... Não quero parecer curioso. Quero mesmo ser cusca smedley

Não hà problema ... abraço  cheers  

Membro AAP
Goansipife

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Fev 07 2019, 18:41

Isso só não promete, como é, pelos vistos uma caso bem sério e bem pensado.

Muito Obrigado por teres a paciência de explicar-me o projecto. Ora aí está algo que seria muito interessante dar uma voltinha no Audio Vintage/PortugÁudio 2019.

Agora mais a sério, vê lá se consegues mesmo aparecer. Casa tens. O resto...

Abraço cheers
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQui Fev 07 2019, 20:06

Depois da apresentação do novo gira-discos por palavras e imagens, o desafio lançado pelo Gonçalo merece a melhor resposta. Wink

Ainda estou longe de saber se poderei ir a Lisboa naqueles dias, mas a multiplicação de apresentações só valorizaria o evento.

Mais uma vez parabéns pela construção e evolução do sistema!
TD124
Membro AAP
TD124

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Fev 08 2019, 11:12

Goansipife escreveu:
... Agora mais a sério, vê lá se consegues mesmo aparecer. Casa tens. O resto...

Obrigado Gonçalo (e José Miguel)... vamos a ver como a coisa dà pelos meus lados! No entanto e apesar que por ai apareça, o gira não estarà comigo (este pelo menos) pois o proprietàrio jà anda a pedir por ele ... então sera ou serão outras coisas ... isso não faltarà !!!

Abraço cheers

Membro AAP
Ghost4u

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySex Fev 08 2019, 14:15

Prezado TD124,

Por termos tomado conhecimento que o gira-bolachas apreciado no capítulo estético não o acompanhará, traga os objectos de bibelot que lhe aprouver e registos discográficos nos formatos que considere oportuno.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
TD124
Membro AAP
TD124

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyTer Mar 12 2019, 21:15

Ghost4u escreveu:
... Por termos tomado conhecimento que o gira-bolachas apreciado no capítulo estético não o acompanhará, traga os objectos de bibelot que lhe aprouver e registos discográficos nos formatos que considere oportuno. ...

O objecto (bibelot) que me devia acompanhar até ao Portugáudio é este na foto ... infelismente as coisas não correram como pensava em termos de disponibilidade. Trabalhei com afinco para acabar este gira rapidamente e teria sido um prazer de partilhar o meu novo gira pessoal com voçês todos! Estou muito satisfeito e enfim escuto vinilos com grande prazer e com o desempenho que procurava desde o meu Anti-Lenco...

Apesar da simplicidade aparente é um gira deveras complexo que incorpora muitas astucias e aspectos técnicos derivados dos outros giras que tenho feito nos ultimos 20 anos. O motor e prato são de um Thorens TD160 ... e tudo o resto é novo e original. O braço é um Audiomods modificado em vàrios aspectos. De uma certa maneira é o começo do novo sistema pois é o primeiro elemento que vai ficar. Pelo momento estou encantado ...
TABULA RASA... - Página 2 117

TABULA RASA... - Página 2 213

Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyTer Mar 12 2019, 21:34

No tópico dedicado às fotografias macro já havia denunciado essa bela peça, mas agora podemos ver de forma completa.

Os nossos parabéns pela construção e pela capacidade de manter uma linha estética que é perfeitamente identificável, ao mesmo tempo que se afasta das linhas (industriais...) que hoje dão corpo às peças de audio.

Esse gira-discos e alguns dos amplificadores que já partilhou fariam uma excelente parelha (ainda no campo da estética), faltam umas colunas (além das "Cubos") e um DAC (!?!) para fechar um sistema.

Não vou entrar nas questões técnicas, apenas repito o elogio ao braço escolhido.

Parabéns!! Wink Wink
Goansipife
Membro AAP
Goansipife

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyTer Mar 12 2019, 21:52

O gira é liiinnnnndooooo!

O braço parece-me contemplar uma estrutura e uma construção muito interessante. Contudo, e penso que preferes a minha sinceridade, não gosto do aspecto do tubo, origem Rega, todo esburacado como um queijo suíço.

Desculpa amigo. Mas, quanto a braços, sou mais conservador e clássico.

Do resto, e partindo do princípio daquilo que já ouvi teu e do sentido de som que me pareceu perceber, não tenho então dúvidas de que tocará maravilhosamente

Parabéns TABULA RASA... - Página 2 754215 TABULA RASA... - Página 2 754215

cheers
TD124
Membro AAP
TD124

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Mar 13 2019, 09:41

José Miguel escreveu:
... Os nossos parabéns pela construção e pela capacidade de manter uma linha estética que é perfeitamente identificável, (...) apenas repito o elogio ao braço escolhido. ...

Goansipife escreveu:
O gira é liiinnnnndooooo! (...) não gosto do aspecto do tubo, origem Rega, todo esburacado como um queijo suíço. ...

Obrigado pelas vossas palavras que me tocam cheers No que diz respeito ao braço, ele não faz a unanimidade estéticamente ném aqui ... ném mesmo entre voçês como vejo Wink . Se o gira é visto como muito bonito pelas pessoas que o conheçem tanto homéns que mulheres, jà o braço é diferente pois hà os que adoram e os que detestam. Os buracos tipo queijo "emmental" são de origem do braço e não sou responsavel por eles ... contentei-me de mudar os rolamentos de origem por outros em ceramica e fazer algumas pequenas modificações nos detalhes mecanicos!!!...

Este gira que não possui nenhuma suspensão ném desacoplagem mecanica affraid , està a ultrapassar as minhas expectativas e enche-me de gozo auditivo. Toca a trabalhar sobre o phono que serà o proximo elo do sistema ...

cheers

Membro AAP
Ghost4u

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Mar 13 2019, 20:39

Prezado TD124,

Ao invés de aparência industrial, gosto de gira-bolachas em madeira, com aspecto simples. Felicito pela construção que, até ao momento, em nada defraudou as expectativas do seu construtor (quiçá, tenha superado).

Com melhores cumprimentos,
What a Face
TD124
Membro AAP
TD124

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySab Mar 16 2019, 12:54

Ghost4u escreveu:
... Ao invés de aparência industrial, gosto de gira-bolachas em madeira, com aspecto simples. Felicito pela construção que, até ao momento, em nada defraudou as expectativas do seu construtor (quiçá, tenha superado). ...

Amigo Ghost, obrigado pelas suas palavras repletas de razão pois o objecto superou (supera) todas as espectativas que pude ter durante a sua criação. Teria sido uma honra para mim de mostrà-lo na vossa sala em sua companhia, do Fernando e do amigo Nafty … por isso tão apressadamente me lançei na sua construção. Mas, como diz o ditado americano "If you want to see God laugh, tell him your plans...", então resigno-me a dizer que sera para uma proxima, se Deus me fizer esse favor ...
TABULA RASA... - Página 2 118

O sistema que era minimalista torna-se com o tempo e com as variações de material ultra-minimalista! Tenho emprestado actualmente um phono da Project (muito correcto efectivamente) o que me motiva a fabricar o novo "traductor de vinilos" muito rapidamente. Apesar do aspecto extrêmamente idiossincrático do sistema, e por paradoxal que pareça, devo dizer que obtenho muito prazer com ele e além do esperado. Uma forma de natural que não exclui o desempenho é audivel por todos e cria o respeito. Cada vez mais sinto uma certa apreensão no que diz respeito à evolução do sistema … pois quero avançar sém perder o que tenho que me faz pensar à frase do Picasso "... toda uma vida para aprender a pintar como uma criança"! Aprecio a escuta descontraida, elegante e transparente que este sistema me proporciona !!!...
TABULA RASA... - Página 2 214

O gira encontrou um lugar preponderante em menos de uma semana e surpreende-me dia apos dia. Ao contrario do Garrard que criava uma atmosfera orgânica, sensual e envolvente este desvia a escuta para os lados da luz, da abertura. Paradoxalmente e tal era a intenção, as suas caracteristicas sonoras posicionam-o algures entre um DD e um Roda, apesar de ser um gira a correia! As sonoridades são ràpidas, ciseladas e diferenciadas sém excesso de definição o que preserva uma escuta liquida, coerente. A extração do ritmo é potente e cheia de "groove" fazendo pensar a um gira a roda, mas com um recorte perfeito e sém enfase no baixo-médio. O novo phono vai ter que integrar os elementos nécessarios à progressão sém desvio subjectivo … o desafio està lançado !!!...

Membro AAP
Ghost4u

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptySab Mar 16 2019, 20:26

TD124 escreveu:
(...) o objecto superou (supera) todas as espectativas que pude ter durante a sua criação. Teria sido uma honra para mim de mostrà-lo na vossa sala em sua companhia, do Fernando e do amigo Nafty …

Na próxima edição, teremos o privilégio de o acolher, ficando o espaço FantasPina reservado para si e para o Nafty.
TD124
Membro AAP
TD124

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Abr 17 2019, 15:45

TD124 escreveu:
... O novo phono vai ter que integrar os elementos nécessarios à progressão sém desvio subjectivo … o desafio està lançado !!!...

Esta foi a ultima frase que escrevi e não podia imaginar nesse momento até que ponto a integração de um "novo phono" iria mudar a minha apreciação inicial. Ainda não tenho o meu phono definitivo mas fiz um que vai com o "penultimo" gira que fiz para um amigo e que aqui mostrei, é este:
TABULA RASA... - Página 2 Two10

No momento que fiz este aparelho acima tinham-me emprestado um phono que eu produzia na minha antiga marca. Como conheço-o bem e fabriquei-o durante quase 10 anos é fàcil de deduzir a sonoridade de um novo gira com ele … simplesmente porque estou habituado. Mas quando fiz o meu novo gira jà não tinha esse phono aqui em casa mas um Project também emprestado … ora o ultimo phono que fiz veio perturbar o equilibrio que me agradava tanto. O som tornou-se mais claro e quase com projeções nos altos médios e o grave demasiado seco, com rapidez mas falta de estructura. Esta escuta limpa e pouco eufonica perturbou-me um pouco mas compreendi a razão ràpidamente. Afim de não modificar o meu gira sém estar certo do problema, agarrei no gira da foto que ainda està aqui e no Garrard e puz ambos a tocar com o novo phono. Rapidamente compreendi que o phono não estava em causa, mas sim o meu gira-discos. Eu tinha escrito recentemente:
TD124 escreveu:
... Este gira que não possui nenhuma suspensão ném desacoplagem mecanica  affraid , està a ultrapassar as minhas expectativas e enche-me de gozo auditivo. Toca a trabalhar sobre o phono que serà o proximo elo do sistema ...

Compreendi que o problema estava exactamente nesta ausência total de desacoplagem, e no meu pecado de orgulho de não ter utilisado essa técnica. Se todos os giras desde os anos cinquenta possuém um sistema de decoplagem das vibrações … quem sou eu para pretender o contrario. Evitei o desacoplamento afim de obter rapidez e impacto nos atques de nota, mas o preço a pagar é demasiado caro pois ganhei agressividade. Então este fim de semana decidi de desacoplar o motor e introduzir o sistema de amortecimento progressivo do eixo como jà tinha utilisado no passado. Podem ver pela foto estes dois elementos hoje … assim que o ultimo phono:
TABULA RASA... - Página 2 Phono_10

O som mudou evidentemente e actualmente tento encontrar um bom equilibrio ao nivel da elasticidade da desacoplagem. Apesar de ter perdido impacto, ganhei em dinamica o que é inexplicàvel pelo momento. Vou continuar a trabalhar e ver até aonde posso ir com isto … estou deveras perturbado pelo momento!!!...

Membro AAP
mannitheear

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 EmptyQua Abr 17 2019, 17:32

Looking at the photos I'm surprised and delighted again how very nice, well and lovingly each small detail of your devices is made even the hidden ones which a normal user will never see! Despite I know this attitude yet very well from the anTiTon devices I own myself its always a pleasure to see more of it!

Biz Paulo!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: TABULA RASA...   TABULA RASA... - Página 2 Empty

TABULA RASA...
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação :: O meu sistema-
Ir para: