Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Preciso de conselhos da comunidade

Ir para baixo 
+2
luis lopes
nvenda
6 participantes
AutorMensagem
nvenda




Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/02/2017

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptyQui Fev 23 2017, 12:23

Bom dia a todos,

Feita a minha apresentação no sitio correto. Espero ser este o sitio correto para pedir ajuda sobre o tópico, colunas.

Comprei um Dual 601 e um Harman/Kardon 330b.

Faltam-me as devidas colunas.

A minha sala são sensivelmente 5 metros por 6 metros. Sendo que as colunas ficarão na parede dos 6 metros.

O amplificador não debita muitos watts (o valor que se encontra mais regularmente são 17 watts embora não seja consensual). Não acho que seja uma limitação para a sala que tenho mas suspeito que não será toda a coluna que tira o partido correto do amplificador.

Gostava muito de partilhar fotos do material mas não consigo postar aqui o link do google álbum onde as guardei..

Na thread de apresentação já me mostraram alguns negócios interessantes, sim senhora, mas não se falou propriamente do tipo de coluna que devo procurar.
Com jeito estou a dizer uma boa quantidade de disparates mas isso, perdoem-me que vem da minha ignorancia sobre este assunto em particular Smile Por algum motivo estou a pedir ajuda à comunidade Smile hehehe

Bom, lá para Abril, conto ter um orçamento de 100 a 200€ para o melhor para de colunas possível!

Neste momento está o sistema ligado a duas colunas de um sistema de som de tv e o som é agoniante Smile

Quero essencialmente perceber como tirar o melhor partido do material que tenho Smile

Agradeço desde já a colaboração de todos.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptyQui Fev 23 2017, 14:27

Podes comprar monitoras com suporte
Ou então de chão ( depende do gosto )
Se escolheres colunas mais sensíveis, melhor
Quantos mais dB tiverem melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
nvenda




Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/02/2017

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptyQui Fev 23 2017, 15:12

luis lopes escreveu:
Podes comprar monitoras com suporte
Ou então de chão ( depende do gosto )
Se escolheres colunas mais sensíveis, melhor
Quantos mais dB tiverem melhor.

Confesso que tanto podem ser de chão ou bookshelve. É indiferente.
Sensibilidade, check! Gostava mt de deitar as mãos a umas colunas com 90dB pelo menos.

e 4 ohms ou 8 ohms?
Se as colunas disserem que aceitam amplificadores de 30 a 100 watts. Devo considera-las na mesma ou passar à frente?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro T.
Membro AAP
Pedro T.


Mensagens : 201
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptyQui Fev 23 2017, 20:26

Desconheço o amplificador, mas colunas com 4 ohms de impedância nominal vão ser mais difíceis de alimentar do que umas com 8 ohms. Isto genericamente porque a impedância muda com as frequências.
O ideal é mesmo ouvir o amp com colunas, mas normalmente as marcas têm essas potências recomendadas por boas razões...
Ir para o topo Ir para baixo
nvenda




Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/02/2017

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptySex Fev 24 2017, 11:11

Pedro T. escreveu:
Desconheço o amplificador, mas colunas com 4 ohms de impedância nominal vão ser mais difíceis de alimentar do que umas com 8 ohms. Isto genericamente porque a impedância muda com as frequências.
O ideal é mesmo ouvir o amp com colunas, mas normalmente as marcas têm essas potências recomendadas por boas razões...

Uma impedância menor torna-se mais difícil de alimentar? Essa informação é nova para mim. Estava convencido que as colunas com 4 ohms iam tirar mais partido dos watts.

Qual o motivo para serem mais difíceis de alimentar?
Eu lamento a minha ignorancia mas o meu background é marketing e tenho alguma dificuldade de seguir estas variáveis.

Obrigado já pela dica!
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptySex Fev 24 2017, 14:58


Vamos lá por partes:

1- Os Watts de um amplificador, poderá interessar mas não são condição sine qua non, para por umas colunas de baixa impedância anunciada e baixa sensibilidade a tocar e a tocar bem. Mais importante que a potência eléctrica (Watts) de um amplificador, é a corrente debitada (Ampere) e a "geração" de damping factor (factor de amortecimento), que está, em grande parte ligado à corrente debitada;
2- Os fabricantes de coluna informam da impedância, uns chamando de impedância nominal, outros de impedância média, outros (mais sérios) informando do nível mais baixo de impedância a que a coluna chega. Na verdade, umas colunas, por exemplo de 8 Ohm, não mantém na transdução de um sinal eléctrico em sinal musical, sempre a 8 Ohm. Muitas descem até aos 2, 3, Ohm e até menos, motivando mais dificuldades à sua condução por um amplificador;
3- Impedância é a carga resistiva total de um circuito em CA (Corrente Alterna). Ora, quanto menor for a impedância de uma coluna, menor é essa carga resistiva e maior é a exigência de controlo por parte do amplificador, se não, existirá algum "destrambelho" no som. De um modo muito generalista e simplificado, é isto que se passa;
4- Assim as colunas que descem, ou têm uma variação muito grande, na faixa de impedâncias, pedem / sugam muita potência (Watts) aos amplificadores, mas não é absolutamente evidente que, um amplificador de baixa potência, não consiga conduzir umas colunas que tenham uma faixa de impedâncias entre 6 e 4 Ohm e uma sensibilidade de 87 db / W / m. Vai tudo depender de múltiplos factores, mas essencialmente da configuração / arquitectura electrónica do amplificador;
5 - Aqui nasce outro conceito: a Sensibilidade, medida em decibéis (db), por um Watt de potência (W), à distância auditiva de um metro (m). Por outras palavras, a dimensão de sensibilidade da coluna para se por a "cantar" e a ser ouvida;
6- Nas configurações dos sistemas antigos, até por volta de meados dos anos 80 do séc passado, como a potência "bem conseguida" dos amplificadores era baixa, normalmente as colunas que os acompanhavam tinham sensibilidades de 90 e mais db/w/m e impedâncias a atingirem 16 e mais Ohm. Todavia geram muitos outros problemas, para os conceitos actuais de audições. Entre esses, problemas de coloração harmónica, que é uma concito mais complexo de explicar, mas no fundo implica menor transparência e neutralidade, no processo musical em curso, até por causa dos materiais disponíveis com que eram construídas .
7- Hoje-em-dia, umas colunas com impedância elevada e/ou sensibilidade elevada, são muito caras, quando bem construídas, pelo que nem sempre se justifica, visto que a potência bem conseguida dos amplificadores actuais (alguns..., outros  Preciso de conselhos da comunidade 809774 ), assim como o damping factor, elevaram-se também. Um amplificador, bem construído, com 100 ou 200 Watts por canal a 8 Ohm, com um damping factor de 500 (bastante elevado), com uma colunas de 8/6 Ohm a 95 db/W/m, por exemplo, não há muita necessidade de puxar pelo volume e se o fizermos, poderemos estar a gerar distorções, até porque tudo depende também das dimensões da sala de audição e da sua acústica e mais umas coisinhas  Preciso de conselhos da comunidade 491368 .

Conclusões:
1- Os amplificadores, não se medem aos Watts para serem bons!
2- Os bons casamentos com as colunas são mais importantes que os valores de medições e especificações. Há que experimentar;
3- São os nossos ouvidos, os melhores seleccionadores daquilo que deveremos comprar e do que deveremos rejeitar.
 cheers
Ir para o topo Ir para baixo
nvenda




Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/02/2017

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptySex Fev 24 2017, 15:42

Goansipife escreveu:

Conclusões:
1- Os amplificadores, não se medem aos Watts para serem bons!
2- Os bons casamentos com as colunas são mais importantes que os valores de medições e especificações. Há que experimentar;
3- São os nossos ouvidos, os melhores seleccionadores daquilo que deveremos comprar e do que deveremos rejeitar.
 cheers

Bom antes demais, obrigado pela explicação. Aprendi bastante e corrigi algumas das noções erradas que tinha.
Uma das coisas mais diretas é nao estar tão preocupado com os 4 ohms Very Happy
Sobre as conclusões, a 1 já a tinha como adquirida Smile
a 2 leva-me a uma conclusão simples que é o chamado, estou lixado Very Happy e a 3 tb nao é mt benéfica porque os meus ouvidos não são mt experientes em definir bom som e mau som.

Muito obrigado pela explicação. Quando comprar farei o possivel para levar o amp e liga-lo às colunas.

Pelo que li, e nao há muita informação disponível na net, quem tem ou teve este modelo gostou bem dele. Eu vou ter de aguardar até ter umas colunas decentes em casa.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptySex Fev 24 2017, 17:03

nvenda escreveu:
(...)
Sobre as conclusões, a 1 já a tinha como adquirida Smile
a 2 leva-me a uma conclusão simples que é o chamado, estou lixado Very Happy e a 3 tb nao é mt benéfica porque os meus ouvidos não são mt experientes em definir bom som e mau som.

(...)

Tem graça que eu também sou surdo que nem as portas, e por 2 razões:

- Primeiro porque não sou, nem pretendo ser um audiófilo e muito menos daqueles que pretende ouvir com aproximação absoluta da realidade e definir se o mais esquisito pint&l$0 é loiro ou moreno. Não tenho capacidade para isso. Não pretendo ter. Acho isso uma chatice. Portanto, sou SURDO!

- Em segundo lugar, já tentei por várias vezes ouvir com os ouvidos desses experientes "ouvidinhos d'oiro" e não consegui. Cheguei à conclusão pericial da física, que é impossível colocar os ouvidos dessa gente experiente, em ambos dos lados da minha cabeça. Logo, portanto e mais uma vez, continuei sendo SURDO!

Todavia cheguei a uma conclusão deveras rara: Preciso de conselhos da comunidade 933723

- É que os tais experientes audiófilos, também não conseguem perceber nem experienciar o quanto sou SURDO!

Preciso de conselhos da comunidade 933723

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptySex Fev 24 2017, 17:50

Goansipife escreveu:

Vamos lá por partes:

1- Os Watts de um amplificador, poderá interessar mas não são condição sine qua non, para por umas colunas de baixa impedância anunciada e baixa sensibilidade a tocar e a tocar bem. Mais importante que a potência eléctrica (Watts) de um amplificador, é a corrente debitada (Ampere) e a "geração" de damping factor (factor de amortecimento), que está, em grande parte ligado à corrente debitada;
2- Os fabricantes de coluna informam da impedância, uns chamando de impedância nominal, outros de impedância média, outros (mais sérios) informando do nível mais baixo de impedância a que a coluna chega. Na verdade, umas colunas, por exemplo de 8 Ohm, não mantém na transdução de um sinal eléctrico em sinal musical, sempre a 8 Ohm. Muitas descem até aos 2, 3, Ohm e até menos, motivando mais dificuldades à sua condução por um amplificador;
3- Impedância é a carga resistiva total de um circuito em CA (Corrente Alterna). Ora, quanto menor for a impedância de uma coluna, menor é essa carga resistiva e maior é a exigência de controlo por parte do amplificador, se não, existirá algum "destrambelho" no som. De um modo muito generalista e simplificado, é isto que se passa;
4- Assim as colunas que descem, ou têm uma variação muito grande, na faixa de impedâncias, pedem / sugam muita potência (Watts) aos amplificadores, mas não é absolutamente evidente que, um amplificador de baixa potência, não consiga conduzir umas colunas que tenham uma faixa de impedâncias entre 6 e 4 Ohm e uma sensibilidade de 87 db / W / m. Vai tudo depender de múltiplos factores, mas essencialmente da configuração / arquitectura electrónica do amplificador;
5 - Aqui nasce outro conceito: a Sensibilidade, medida em decibéis (db), por um Watt de potência (W), à distância auditiva de um metro (m). Por outras palavras, a dimensão de sensibilidade da coluna para se por a "cantar" e a ser ouvida;
6- Nas configurações dos sistemas antigos, até por volta de meados dos anos 80 do séc passado, como a potência "bem conseguida" dos amplificadores era baixa, normalmente as colunas que os acompanhavam tinham sensibilidades de 90 e mais db/w/m e impedâncias a atingirem 16 e mais Ohm. Todavia geram muitos outros problemas, para os conceitos actuais de audições. Entre esses, problemas de coloração harmónica, que é uma concito mais complexo de explicar, mas no fundo implica menor transparência e neutralidade, no processo musical em curso, até por causa dos materiais disponíveis com que eram construídas .
7- Hoje-em-dia, umas colunas com impedância elevada e/ou sensibilidade elevada, são muito caras, quando bem construídas, pelo que nem sempre se justifica, visto que a potência bem conseguida dos amplificadores actuais (alguns..., outros  Preciso de conselhos da comunidade 809774 ), assim como o damping factor, elevaram-se também. Um amplificador, bem construído, com 100 ou 200 Watts por canal a 8 Ohm, com um damping factor de 500 (bastante elevado), com uma colunas de 8/6 Ohm a 95 db/W/m, por exemplo, não há muita necessidade de puxar pelo volume e se o fizermos, poderemos estar a gerar distorções, até porque tudo depende também das dimensões da sala de audição e da sua acústica e mais umas coisinhas  Preciso de conselhos da comunidade 491368 .

Conclusões:
1- Os amplificadores, não se medem aos Watts para serem bons!
2- Os bons casamentos com as colunas são mais importantes que os valores de medições e especificações. Há que experimentar;
3- São os nossos ouvidos, os melhores seleccionadores daquilo que deveremos comprar e do que deveremos rejeitar.
 cheers

Goansipife escreveu:

Tem graça que eu também sou surdo que nem as portas, e por 2 razões:

- Primeiro porque não sou, nem pretendo ser um audiófilo e muito menos daqueles que pretende ouvir com aproximação absoluta da realidade e definir se o mais esquisito pint&l$0 é loiro ou moreno. Não tenho capacidade para isso. Não pretendo ter. Acho isso uma chatice. Portanto, sou SURDO!

- Em segundo lugar, já tentei por várias vezes ouvir com os ouvidos desses experientes "ouvidinhos d'oiro" e não consegui. Cheguei à conclusão pericial da física, que é impossível colocar os ouvidos dessa gente experiente, em ambos dos lados da minha cabeça. Logo, portanto e mais uma vez, continuei sendo SURDO!  

Todavia cheguei a uma conclusão deveras rara: Preciso de conselhos da comunidade 933723

- É que os tais experientes audiófilos, também não conseguem perceber nem experienciar o quanto sou SURDO!

Preciso de conselhos da comunidade 933723

cheers


Ora aqui estão duas excelentes explicações!  Preciso de conselhos da comunidade 754215

Até eu consigo perceber... Preciso de conselhos da comunidade 936335

_________________
Preciso de conselhos da comunidade Signat10
Preciso de conselhos da comunidade Vu-1_z10 Preciso de conselhos da comunidade Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptySex Fev 24 2017, 21:07

Toda a verdade muito bem explicada. Acontece é que há amp,s em que revelam uma clareza extraordinária com baixa potência, que não fazem mexer as colunas e depois há aqueles com força e garra, onde a clareza e transparência é menor.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro T.
Membro AAP
Pedro T.


Mensagens : 201
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade EmptySáb Fev 25 2017, 17:48

Ah, os audiófilos com ouvidos dourados que conseguem ouvir o que mais ninguém consegue. No Júlio de Matos também há pacientes que ouvem coisas que mais ninguém escuta.

Não conseguiria explicar melhor (nem sequer tão bem) como está acima.
Se eu começasse do zero hoje compraria primeiro as colunas e depois o resto...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Preciso de conselhos da comunidade Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de conselhos da comunidade   Preciso de conselhos da comunidade Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Preciso de conselhos da comunidade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» comunidade de maluquinhos
» Apresentação a toda a comunidade
» Minha singela apresentação perante toda a comunidade AAP
» Conselhos de amplificador
» Conselhos para começar...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: