Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
| | Gira Discos Lenco L75 | |
|
+5Manel Milton João Henrique reirato aliens 9 participantes | Autor | Mensagem |
---|
aliens Membro AAP

Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 57 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
 | Assunto: Gira Discos Lenco L75 Qui Dez 31 2015, 16:15 | |
| Caros colegas adquiri no OLX, um Gira Discos Lenco L75 cujo o link vos vou deixar mais abaixo. gostaria que tecessem algumas opiniões e criticas acerca do mesmo e se pudessem ajudar na identificação da célula que nele está montada na unica foto visivel no anuncio, já li e ouvi algures que este gira até dá para fazer uns upgrades engraçados, ou seja a partida e um gira para uma boa base de partida. Cumprimentos
http://olx.pt/anuncio/gira-discos-lenco-l75-vintage-reservado-IDyBltH.html#d8cd0b360c | |
|  | | reirato Membro AAP

Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 78 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Qui Dez 31 2015, 17:43 | |
| Os LENCO são excelentes giradiscos e podem ser a base,o ponto de partida para grandes voos, podendo-se dizer sem grande exagero que o céu é o limite, pode você crer, haja conhecimentos e imaginação para tal!? ... Senão, vejam-se as realizações do grande Jean NANTAIS cujos trabalhos brilham a grande altura de qualidade, prestações e ... preço!? ... Não querendo presumir de comparações que não são razoáveis, repare aqui como ficou o meu depois de vestido por um bom alfaiate!? ... Parabéns pela escolha e sorte no resultado!! ...  | |
|  | | João Henrique Membro AAP

Mensagens : 1568 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 57 Localização : Lisboa
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Qui Dez 31 2015, 17:47 | |
| - reirato escreveu:
- Não querendo presumir de comparações que não são razoáveis, repare aqui como ficou o meu depois de vestido por um bom alfaiate!? ...
Um alfaite sim mas não foi um alfaiate qualquer. Isso é fruto de alta costura | |
|  | | aliens Membro AAP

Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 57 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Qui Dez 31 2015, 18:08 | |
| - João Henrique escreveu:
- reirato escreveu:
- Não querendo presumir de comparações que não são razoáveis, repare aqui como ficou o meu depois de vestido por um bom alfaiate!? ...
Um alfaite sim mas não foi um alfaiate qualquer. Isso é fruto de alta costura Com calma vagar e €€€ e depois quando o tiver a ver se o vou costurando, qual a melhor base de partida se calhar o plinth não? | |
|  | | aliens Membro AAP

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Dom Jan 03 2016, 18:45 | |
| - aliens escreveu:
- João Henrique escreveu:
- reirato escreveu:
Um alfaite sim mas não foi um alfaiate qualquer. Isso é fruto de alta costura Com calma vagar e €€€ e depois quando o tiver a ver se o vou costurando, qual a melhor base de partida se calhar o plinth não? Então não há para ai mais umas opiniões, criticas ajudas e outras que tais vá lá mandem cá para fora. | |
|  | | Milton Membro AAP

Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 61 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Dom Jan 03 2016, 21:44 | |
| Tambem comprei á pouco um L75 e estou convicto de que é mesmo um excelente giradiscos ! Este meu precisa dum plinto e dum braço que será o Ortofon as212.  Ps: Fica aqui um link com o restauro/upgrade/transformação dum L75. Achei interessante o desacoplamento do motor do chassis... | |
|  | | Manel Membro AAP

| |  | | Milton Membro AAP

Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 61 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Dom Jan 03 2016, 23:25 | |
| - Manel escreveu:
- Milton escreveu:
- Tambem comprei á pouco um L75 e estou convicto de que é mesmo um excelente giradiscos !
Este meu precisa dum plinto e dum braço que será o Ortofon as212.

Ps: Fica aqui um link com o restauro/upgrade/transformação dum L75. Achei interessante o desacoplamento do motor do chassis... É interessante é... Onde é que está o link??? Era só pra ver se estavas com atenção.... Tá aqui : http://analogicalsound.esforos.com/restauracion-de-un-lenco-l75-t13 | |
|  | | Manel Membro AAP

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Dom Jan 03 2016, 23:33 | |
| | |
|  | | Mister W Membro AAP

Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 56 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 13:39 | |
| - aliens escreveu:
- aliens escreveu:
- João Henrique escreveu:
- reirato escreveu:
Um alfaite sim mas não foi um alfaiate qualquer. Isso é fruto de alta costura Com calma vagar e €€€ e depois quando o tiver a ver se o vou costurando, qual a melhor base de partida se calhar o plinth não? Então não há para ai mais umas opiniões, criticas ajudas e outras que tais vá lá mandem cá para fora. Depende do estado... mas talvez fosse bom começar com uma limpeza e revisão geral: verificação e eventual substituição da roda, limpeza do cone, limpeza e lubrificação do veio/esfera, substitituição dos v-blocks do braço, etc. Com tempo e alguma paciência não creio que seja necessário gastar muito num alfaiate de renome. Com o L75 o céu é o limite, haja imaginação... e alguns euros. Apesar de não ser fundamental, um bom plinto e uma suspensão adequada fazem realmente a diferença. Eu não cortaria o chassis e preservaria o braço original, se tal for possível. Até eu que sou um nabo em matéria de DIY, conseguí levar a cabo um projecto do género. É certo que o periodo de gestação foi longo (uns três anos... com muitas paragens) mas o resultado é deveras satisfatório. Ainda faltam umas coisitas (uma base/pés com nivelamento, um armbord em acrílico ou metal, pintura do chassis, lacagem do plinto, etc.)... ideias não faltam. Quando estiver concluído coloco mais fotos... certamente antes de 2020.   | |
|  | | José Miguel Membro AAP

Mensagens : 9396 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 41 Localização : A Norte, ainda a Norte...
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 14:03 | |
| Caro Mister W, pode explicar a razão e a operação que fez no seu Lenco ao nível do prato? Já tinha visto pratos elevados, no seu até parecem ser dois encavalitados... Se não se importar, gostava de perceber a razão dessa transformação. | |

Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 56 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 16:28 | |
| - José Miguel escreveu:
- Caro Mister W, pode explicar a razão e a operação que fez no seu Lenco ao nível do prato?
Já tinha visto pratos elevados, no seu até parecem ser dois encavalitados...
Se não se importar, gostava de perceber a razão dessa transformação. José, são efectivamente dois pratos acopolados. Esta alteração, discutível como muitas outras, visa o aumento do peso e uma maior estabilidade. Para além de uma extensão do espigão, esta solução obriga a uma suspensão diferente da original. | |
|  | | aliens Membro AAP

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 16:34 | |
| [/quote Mister W]Depende do estado... mas talvez fosse bom começar com uma limpeza e revisão geral: verificação e eventual substituição da roda, limpeza do cone, limpeza e lubrificação do veio/esfera, substitituição dos v-blocks do braço, etc.[/quote Mister W]
Para já serão estes os passos a seguir, mas antes como vem com cabos de din de interligação será montar umas rca,s neste plinto de origem e uma ficha de corrente c/terra. | |

Mensagens : 9396 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 41 Localização : A Norte, ainda a Norte...
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 16:36 | |
| - Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
- Caro Mister W, pode explicar a razão e a operação que fez no seu Lenco ao nível do prato?
Se não se importar, gostava de perceber a razão dessa transformação. José, são efectivamente dois pratos acopolados. Esta alteração, discutível como muitas outras, visa o aumento do peso e uma maior estabilidade. Para além de uma extensão do espigão, esta solução obriga a uma suspensão diferente da original.
Agradeço-lhe a explicação e desde já permita-me que lhe diga: LINDO Lenco!!! Gosto muito destas peças, de resto como já viu aqui em casa finalmente temos o nosso Lenco afinado e silencioso, roda lindamente! Para chegarmos onde queremos é que talvez demoremos mais do que três anos, mas para já ele foi todo recondicionado e afinado, suspensão revista e está muito bem no plinto original branco. | |

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 16:47 | |
| - aliens escreveu:
- [/quote Mister W]Depende do estado... mas talvez fosse bom começar com uma limpeza e revisão geral: verificação e eventual substituição da roda, limpeza do cone, limpeza e lubrificação do veio/esfera, substitituição dos v-blocks do braço, etc.[/quote Mister W]
Para já serão estes os passos a seguir, mas antes como vem com cabos de din de interligação será montar umas rca,s neste plinto de origem e uma ficha de corrente c/terra. Um adaptador resolve...  | |

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 16:54 | |
- Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
Se não se importar, gostava de perceber a razão dessa transformação. José, são efectivamente dois pratos acopolados. Esta alteração, discutível como muitas outras, visa o aumento do peso e uma maior estabilidade. Para além de uma extensão do espigão, esta solução obriga a uma suspensão diferente da original.
Agradeço-lhe a explicação e desde já permita-me que lhe diga: LINDO Lenco!!!
Gosto muito destas peças, de resto como já viu aqui em casa finalmente temos o nosso Lenco afinado e silencioso, roda lindamente!
Para chegarmos onde queremos é que talvez demoremos mais do que três anos, mas para já ele foi todo recondicionado e afinado, suspensão revista e está muito bem no plinto original branco. Quem sabe se o meu não vai ficar também todo branco... mas essa (a cosmética) será a parte final do projecto. | |
|  | | aliens Membro AAP

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 17:49 | |
| - Mister W escreveu:
- aliens escreveu:
- [/quote Mister W]Depende do estado... mas talvez fosse bom começar com uma limpeza e revisão geral: verificação e eventual substituição da roda, limpeza do cone, limpeza e lubrificação do veio/esfera, substitituição dos v-blocks do braço, etc.[/quote Mister W]
Para já serão estes os passos a seguir, mas antes como vem com cabos de din de interligação será montar umas rca,s neste plinto de origem e uma ficha de corrente c/terra. Um adaptador resolve...
 Provalvelmen-te, nestas primeiras semanas, meses, terá ser com o adaptador, mas quero passar o mais rapido possivel para as rca,s pois ai poderei selecionar uns cabos com uma boa sonoridade, melhor de certeza dos que vem montados. | |
|  | | reirato Membro AAP

Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 78 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 18:37 | |
| Então, cá vai!? ... Eu, fruto das minhas tolices(!...), acabei por reunir um número incontável de peças desarmadas e soltas dos LENCO's das séries 75 e 78, desde plintos originais em madeira ou plástico, tampas e até alguns dos mais ínfimos componentes, alguns, por vezes, dos que são cotados como os de melhores resultados, porque durante a sua longa sequência de produção vários foram evoluindo e variando na forma e aspecto....      Dessa tralha tenho ali duas caixas cheias!? ... E! ... Mais um, completo e melhorado(!? ...) mas totalmente desarmado em casa do Rui Borges vai para três anos e não sai   | |

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 19:45 | |
| - Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
- Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
Gosto muito destas peças, de resto como já viu aqui em casa finalmente temos o nosso Lenco afinado e silencioso, roda lindamente!
Para chegarmos onde queremos é que talvez demoremos mais do que três anos, mas para já ele foi todo recondicionado e afinado, suspensão revista e está muito bem no plinto original branco. Quem sabe se o meu não vai ficar também todo branco... mas essa (a cosmética) será a parte final do projecto.
Permita-me que lhe diga: gosto muito desse seu plinto e do aspecto mais natural do material usado. Por mim os materiais nobres como a madeira (neste caso transformada) merecem estar presentes aos nossos olhos. O pormenor do apoio do braço também está muito bem | |

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 21:01 | |
- Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
- Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
Para chegarmos onde queremos é que talvez demoremos mais do que três anos, mas para já ele foi todo recondicionado e afinado, suspensão revista e está muito bem no plinto original branco. Quem sabe se o meu não vai ficar também todo branco... mas essa (a cosmética) será a parte final do projecto.
Permita-me que lhe diga: gosto muito desse seu plinto e do aspecto mais natural do material usado. Por mim os materiais nobres como a madeira (neste caso transformada) merecem estar presentes aos nossos olhos.
O pormenor do apoio do braço também está muito bem Eu entendo... e também gosto de alguns acabamentos (folha) de madeira mas é capaz de ficar muito caro. Também já pensei em escurecê-lo e envernizá-lo... ... mas acho que preferia uma coisa mais sóbria (branco ou cinza), deste género:  | |
|  | | João Henrique Membro AAP

Mensagens : 1568 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 57 Localização : Lisboa
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 21:16 | |
| - Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
Suspensão Mas o Lenco L75 com dois pratos não assenta diretamente no plinto? | |

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 21:19 | |
| - Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
- Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
- Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
Permita-me que lhe diga: gosto muito desse seu plinto e do aspecto mais natural do material usado. Por mim os materiais nobres como a madeira (neste caso transformada) merecem estar presentes aos nossos olhos.
O pormenor do apoio do braço também está muito bem Eu entendo... e também gosto de alguns acabamentos (folha) de madeira mas é capaz de ficar muito caro. Também já pensei em escurecê-lo e envernizá-lo...
... mas acho que preferia uma coisa mais sóbria (branco ou cinza), deste género:
 Que bela, belíssima escolha Esse tipo de plinto é muito bonito, mas mesmo gostando do que está lá em casa e que foi escolha da Luciana, olho para o seu tal como está e fico a pensar que esse plinto é muito bonito - talvez um verniz não muito escuro e ficava pronto  | |
|  | | aliens Membro AAP

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 22:41 | |
| - José Mi22:08:54guel escreveu:
- Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
- Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
- Mister W escreveu:
- José Miguel escreveu:
O pormenor do apoio do braço também está muito bem Eu entendo... e também gosto de alguns acabamentos (folha) de madeira mas é capaz de ficar muito caro. Também já pensei em escurecê-lo e envernizá-lo...
... mas acho que preferia uma coisa mais sóbria (branco ou cinza), deste género:
 Que bela, belíssima escolha
Esse tipo de plinto é muito bonito, mas mesmo gostando do que está lá em casa e que foi escolha da Luciana, olho para o seu tal como está e fico a pensar que esse plinto é muito bonito - talvez um verniz não muito escuro e ficava pronto  Após algumas vistas de olhos a procura de projectos diy, baseados no Lenco L75, braços e plinto, encontrei este conjunto que achei bastante interessante e no qual estou pensar, basear o meu projecto a médio longo prazo.  | |
|  | | Milton Membro AAP

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 22:56 | |
| Gosto muito deste :  | |

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 23:05 | |
| - Milton escreveu:
- Gosto muito deste :
 Como sou dado ao simples e apesar de tudo gosto do Lenco tal e qual como está lá em casa, para mim um projecto podia resumir-se a um apêndice:  Manteria o braço original e tudo, acrescentava essa liiiiiinda peça ao lado - Thomas Schick Fica a ideia de alternativa... Mas este seu "exemplar" é bem bonito e as cores funcionam. | |
|  | | Milton Membro AAP

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Seg Jan 04 2016, 23:12 | |
| | |
|  | | Manel Membro AAP

| |  | | TD124 Membro AAP

Mensagens : 8235 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 57 Localização : França
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Ter Jan 05 2016, 07:32 | |
| - aliens escreveu:
- ... será montar umas rca,s neste plinto de origem e uma ficha de corrente c/terra.
Olà amigo Aliens, a ficha de terra é uma boa ideia para a segurança, mas muitas vezes cria "ground loops" o que dà Hum/ruido e obriga a separar a massa do braço da massa do corpo do Lenco... Muitas vezes deixar o gira sém terra é a melhor solução para evitar dores de cabeça !!! | |
|  | | aliens Membro AAP

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Ter Jan 05 2016, 09:07 | |
| | |
|  | | Ghost4u Membro AAP

Mensagens : 12103 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Ter Jan 05 2016, 11:32 | |
| - TD124 escreveu:
- aliens escreveu:
- ... será montar umas rca,s neste plinto de origem e uma ficha de corrente c/terra.
Olà amigo Aliens, a ficha de terra é uma boa ideia (...) mas muitas vezes cria "ground loops" o que dà Hum/ruido (...) Muitas vezes deixar o gira sém terra é a melhor solução para evitar dores de cabeça !!! Prezado aliens, Tendo conhecimento dos efeitos secundários descritos pelo companheiro TD124, desde que possuo o Quatro Centenas e Uma Unidade, optei por anular a terra. Com melhores cumprimentos, 4u | |
|  | | aliens Membro AAP

| Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75 Ter Jan 05 2016, 17:25 | |
| - Milton escreveu:
- Gosto muito deste :
 Que belissimo conjunto este, estéticamente é lindissimo e sonoridade, em termos de conjunto prato braço deve de lá estar tudo tambem, digo eu, | |
|  | | Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Gira Discos Lenco L75  | |
| |
|  | | | Gira Discos Lenco L75 | |
|