Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Converter Vinil em Cd e Limpesa

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySex Ago 07 2015, 21:17

Boa noite

Precisa de saber como converter Vinil em CD.

Coleciono discos e já li muita coisa sobre a sua limpesa, mas sobre as suas capas
continua a ter algumas duvidas, como são usados precisava de um produto que
desinfecta-se, mas que não remove-se a tinta.
Se alguem utiliza detergente neutro para limpara discos, poderia-me indicar qual?

Obrigado pela vossa disponiblidade.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySex Ago 07 2015, 21:20

não era mau, uma apresentação,...(primeiro)
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySex Ago 07 2015, 21:26

Desculpa sou novo nisto, o que gostariam de saber?
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySex Ago 07 2015, 21:29

Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySex Ago 07 2015, 21:59

têns uns tópicos sobre limpeza manual
e com maquina, dá uma vista de olhos.
existem varias maneiras e produtos baratos,
claro depois convem mudar as capas internas dos discos
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySex Ago 07 2015, 22:05

Vou dar uma leitura nesses tópicos, de qualquer forma, as capas que me estou a referir é a
própria caixa de cartão. Como a posso limpar e desinfetar sem remover a tinta?
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySex Ago 07 2015, 22:13

produtos não tenho ideia,...
pois não pode ser abrasivo,
certo ou errado??....
https://www.youtube.com/watch?v=jgLdcaWQI3M
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySex Ago 07 2015, 22:19

Exato, não pode ser abrasivo.
Na primeira vez que limpei uma capa utilizei álcool, e parte da capa ficou desbotada. Também depende
das capas.
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySeg Ago 10 2015, 10:41

Para limpar capas, a primeira coisa é perceber que tipo de capa é...

Nem sempre é fácil remover autocolantes, assinaturas ou notas nas mesmas.

Nomalmente,  se consegue remover autocolantes por exemplo, nas capas laminadas, mas quase sempre ficam vestígios de cola que devem ser removidos com muito cuidado.

Com respecto a assinaturas ou notas escritas nas capas, se for tinta permanente é uma chatice.

Meu concelho:

Capas escritas ou com "stickers" que não sejam laminadas, nem tocar....com o risco de dar cabo da mesma piorando seu estado.

Capas destruidas pela humidade, abertas dos lados, ect...consegui recuperar duas ou tres, restaurar-las.

Em dois casos se tratavam dos EP's da Filarmónica Fraude, consegui mediante um proceso um pouco complicado de explicar aqui, mas que basicamente consistiu em limpar só o pó do bolor e colar-las sob cartulina de 150 g com acetato de polivinil...conhecida como cola branca, de preferencia boa...

Mexer em capas só se estiverem quase para ir para ou lixo ou colar bordas por exemplo, resto...."RingWear", autocolantes, grafittis etc...é preferível fazer de conta que não incomodam...

Utilizar químicos nas capas é muito perigoso, estamos a falar de trabalho gráfico...as cores podem sofrer alterações, assim como pode enfraquecer o papel (cartolina) amarelecer, etc...água, alcool...também não...instantânemante até podem ficar com melhor aspecto, mas passado pouco tempo vão ficar piores...p
o aspirar, fungos depois de "secos" tentar não aspirar...com as narinas dvil
Ir para o topo Ir para baixo
Samuel Resendes
Membro AAP
Samuel Resendes


Mensagens : 1031
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 54
Localização : Ponta Delgada

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySeg Ago 10 2015, 11:28

Quase Todas as vezes que eu me meti a descolar Etiquetas e selos das capas deu asneira, por isso desisti de os tirar, em relação a capas descoladas nas bordas superior e inferior eu uso fita dupla face da fina, fica um luxo, é recortar umas tirinhas e colar e dar um aperto na capa.

Converter Vinil em Cd e Limpesa 22692
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySeg Ago 10 2015, 11:56

Samuel Resendes escreveu:
Quase Todas as vezes que eu me meti a descolar Etiquetas e selos das capas deu asneira, por isso desisti de os tirar, em relação a capas descoladas nas bordas superior e inferior eu uso fita dupla face da fina, fica um luxo, é recortar umas tirinhas e colar e dar um aperto na capa.

Converter Vinil em Cd e Limpesa 22692  

A maior parte das fitas colas possuem um Ph que pode com o tempo vir a dar chatices entre outras formas de deterioro. Se o resultado satisfaz tudo ok...

Eu costumo utilizar acetato de polivinil...cola branca com baixo teor de água. A cola branca ajuda noutro aspecto: fortalece as bordas das capas descoladas e "isola". Aplico com um pincel fino tomando cuidado para não colar em demasia o interior factor que provocaría dificuldade para introducir o disco na capa.

Outro problema chato no caso das edições Gatefold é o sufrimento do spin...curioso é que nalgumas edições raras o spin acaba por mostrar o mesmo padrão de marcas ou deterioro. Este factor longe de devaluar uma capa, ajuda a diferenciar uma edição original de uma cópia....ou de outras edições menos raras.

O caso mais flagrante é o White Album que muita malta tenta arranjar uma capa em melhores condições e estraga a pintura, porque os originais além de trazer "Stereo" na parte traseira o Spin faz um vinco nos mesmos sitios....digamos que certas edições possuem uma espécie de "marcas dactilares" que se tentamos modificar damos cabo...

Voltando a cena de colar...cola branca é minha dica...funciona e é um agente silencioso muito dificil de se notar que a capa esteve descolada... caso se queira vender no futuro...Notar, porque provar que foi colada com cola branca não é tão difícil, mas não posso explicar aqui os truques e segredos todos... dvil
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySeg Ago 10 2015, 13:41

Na limpeza das capas, para além da remoção se assinaturas ou autocolantes, o que mais me preocupa
é a sua desinfetação. No fundo o meu receio é apanhar uma doença infecto contagiosa, não sei se tal é possivel ou se é apenas paranoia minha.

Este fim de semana passado,  conheci um Senhor numa feira de antiguidades que também coleciona, e ele disse-me que limpava as capas com lipa vidros, tipo Ajax. Isto faz de algum modo sentido ou é recomendavel?
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySeg Ago 10 2015, 14:03

Não é paranoia...qualquer objecto como os discos de vinil com suas capas podem acumular poeiras e fungos no transcurso de anos guardados, que inhalados podem provocar doenças respiratórias...no caso de outros suportes a história se complica por causa de reacções químicas, mas no vinil e capas não...é mais poeiras e fungos....ou uma que otra pulga agarrada a uma espira caso algum canídeo audiófilo fosse habitante do recinto onde o disco andou anos...


Agora a parte dramática:

Não querendo alimentar paranoias existe o caso  de ratos audiófilos que gostam de discos...de roer capas o que é um caso grave de possível transmisão de doenças mortais, principalmente pela urina...muito cuidado com discos que as capas apresentem pontas roidas o marcas evidentes de terem estado em ambiente ratífero...

Existem desinfestantes hospitalares. Manipular desifectantes requer muitos cuidados, muitos são perigosos agentes químicos.

O Metanal ou Formol que e altamente volátil pode ser utilizado nas capas pulverizando-o , mas cuidado porque é cancerígeno, nesse caso utilizar luvas, mascara, óculos, etc (até cuecas de chumbo eu utilizaria se fosse radioactivo) e em ambiente arejado longe de animais domesticos como pasarinhos ou gatos......o Ajax não mata microbios ou bactérias...penso eu.

Tenta investigar sobre desinfectantes hospitalares ou falar com pessoal médico, de laboratório ou de enfermagem...

Há empresas que vendem productos quimicos específicos para a industria hospitalar  ...para desinfestar. Os cloretos são corrosivos, mas há productos nessa área.(Hospitalar) muito específicos e que não seriam corrosivos para as capas...

O caso mais agravante....ratos affraid


Última edição por salsapica em Seg Ago 10 2015, 14:17, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa EmptySeg Ago 10 2015, 14:14

Este Texto em castelhano pode ilucidar sobre alguns desinfectantes e funções:

http://www.insht.es/InshtWeb/Contenidos/Documentacion/FichasTecnicas/NTP/Ficheros/401a500/ntp_429.pdf

O alcool isopropilico pelos vistos anda no mesmo grupo, mas tudo o que tiver alcool pode diluir tinta se não secar rápidamente...

Repito e alerto para o facto de que todos os cuidados com productos quimicos é pouco...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty
MensagemAssunto: Re: Converter Vinil em Cd e Limpesa   Converter Vinil em Cd e Limpesa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Converter Vinil em Cd e Limpesa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» knosti, onde comprar?
» Braço de limpesa
» limpesa de discos
» limpeza de discos vinil
» Converter CD em Vinyl

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: