Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 EQ IEC para NAB Ajuda

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

EQ IEC para NAB Ajuda Empty
MensagemAssunto: EQ IEC para NAB Ajuda   EQ IEC para NAB Ajuda EmptyTer Jul 14 2015, 08:05

Boas,

Abro novo tópico por ser uma questão aparte, embora já abordado noutros estou com um problema.

Ontem ao digitalizar uma fita com um programa bastante interessante sobre o Banco Espirito Santo do ano 1991, deparei-me com que foi gravada com EQ IEC, mas o meu R2R lê em NAB.

Para fazer as edições básicas utilizo antes de publicar o software Soundforge v10 e não consigo atinar com os parâmetros de equalização.

Num interesante texto colocado pelo nosso amigo Milton existe a solução para um circuito, mas pensei que digitalmente conseguiria corregir e "converter" de IEC para NAB, mas não parece fácil. Nesse mesmo texto o autor explica e coloca gráficos com "soluções" de como inverter as frequências, mesmo assim não estou certo em se estou a fazer as coisas bem.

Neste caso é pena porque a fita e o programa são interessantes e o som é terrível com uma equalização que não é a certa, uma verdaeira dor de cabeça. Para já o que o articulista refere é mesmo verdade: das melhores e mais "estaveis" EQ é a NAB a 7-1/2 "Set" com o quál felizmente encontro mais nas fitas que possuo.

Qualquer ajuda ou dica é bemvinda, eu gosto de aprender Smile

Abraço para todos!

PD: Encontrei esta tabela: http://home.comcast.net/~mrltapes/eq-shift-tables.pdf parece chinÊs, mas com calma e se alguêm puder ajudar com dicas, penso que lá chego...
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

EQ IEC para NAB Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda   EQ IEC para NAB Ajuda EmptyTer Jul 14 2015, 10:27

As fitas têm destas coisas...
Podes ter aí outro problema que é uma diferença de azimute do que gravou para o que vai reproduzir...
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

EQ IEC para NAB Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda   EQ IEC para NAB Ajuda EmptyTer Jul 14 2015, 11:00

Pois...entre outras "issues".

Outro problema é conseguir identificar se foi bem gravada ou não, se foi em estúdio ou localmente. As gravações locais costumam ter pior som e as fitas de qualidade baixa (algumas em acetato )

Fitas coladas (edited) que com os anos a cola secou e partem deixando residuos..."Sindrome grude" etc...esses problemas há e não há muito a fazer. Tentar recuperar o que lá está gravado "at once"

A questão das EQ é que espero não ter que fazer um hardware upgrade e conseguir atinar e resolver pela via de software.

abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

EQ IEC para NAB Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda   EQ IEC para NAB Ajuda EmptyTer Jul 14 2015, 12:34

salsapica escreveu:


A questão das EQ é que espero não ter que fazer um hardware upgrade e conseguir atinar e resolver pela via de software.

abraço!

Ou isso ou arranjares um RtR IEC/CCIR baratucho...

Ou...melhor ainda...um RtR com as duas eQ e com 3 velocidades...isso é que era !
Como o Philips N4520...

http://www.quoka.de/hifi-audio-tv-video-foto/plattenspieler-tonband/c7215a152443180/philips-tonbandgeraet-n-4520.html
Ir para o topo Ir para baixo
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

EQ IEC para NAB Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda   EQ IEC para NAB Ajuda EmptyTer Jul 14 2015, 12:49

Não é má ideia, já até pensei nisso...só que entra por uma porta e vou ter que sair pela outra. Entre discos, livros, instrumentos, cd's, dois giras, uma mesa de mistura, o R2R e não muita coisa (os amps e columnas estão guardados, assim como um leitor de minidisc, etc...)...os gatos...a minha mulher espancava-me EQ IEC para NAB Ajuda 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Cocharro
Membro AAP



Mensagens : 1688
Data de inscrição : 05/08/2011
Idade : 47
Localização : Alto Alges

EQ IEC para NAB Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda   EQ IEC para NAB Ajuda EmptyTer Jul 14 2015, 16:24

salsapica escreveu:
Não é má ideia, já até pensei nisso...só que entra por uma porta e vou ter que sair pela outra. Entre discos, livros, instrumentos, cd's, dois giras, uma mesa de mistura, o R2R e não muita coisa (os amps e columnas estão guardados, assim como um leitor de minidisc, etc...)...os gatos...a minha mulher espancava-me EQ IEC para NAB Ajuda 265963

Sofremos todos do mesmo mal ahahha EQ IEC para NAB Ajuda 317942 EQ IEC para NAB Ajuda 317942
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/pages/Vinyl-Garage/189844294473841
salsapica
Membro AAP
salsapica


Mensagens : 248
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 50
Localização : Varadero, Cuba e Lisboa

EQ IEC para NAB Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda   EQ IEC para NAB Ajuda EmptyTer Jul 14 2015, 19:28

nem imaginas a cara quando viu o R2R no escritório no sítio da impressora e a dita no chão EQ IEC para NAB Ajuda 865586
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





EQ IEC para NAB Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda   EQ IEC para NAB Ajuda Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
EQ IEC para NAB Ajuda
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ajuda
» Ajuda
» Ajuda
»  Capas interiores Analogis / Knosti / Acessórios (VI)
» Ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: