Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ligar dois giras a um pré

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQua Jul 14 2010, 05:23

Boa noite.
Sabendo que há muitas maneiras de matar pulgas, qual será a melhor forma de ligar dois gira-discos a um pré com uma entrada phono?
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQua Jul 14 2010, 08:18

Bom dia,

Suponho que na sua questão esteja implícito o ligar permanentemente.

A forma mais simples é utilizar um comutador. Como nos pré-amplificadores que posuem duas entradas de gira-discos. Comutador esse que deverá actuar nos dois conductores de cada canal. Escusado será mencionar que o comutador deverá ser de boa qualidade. Afinal sempre é mais um componente a inserir no circuito.

Outra forma, mais dispendiosa, e dependendo da qualidade do andar de phono do seu pré, é adquirir um pré de phono (já agora MM/MC) e ligá-lo a uma entrada Aux do seu pré-amplificador.

Já utilizei ambos os sistemas com bons resultados.

Cumprimentos,

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
*©uℓto do Ʋıƞıℓ ®
Membro AAP



Mensagens : 1377
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 50
Localização : Terra da Capa Rica

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQua Jul 14 2010, 08:28

Existe pre phono com duas entradas para esses casos.

Se o seu amplificador o tiver incorporado ai liga directamente um dos gd e liga o pré a uma outra entrada. Já fiz isso aqui em casa e resultou bem.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQua Jul 14 2010, 09:36

Isso é algo que me arrependo quando mandei fazer o meu pré. É que o homem faz aquilo com duas e três entradas e respectivo selector. A pesar de não me fazer falta hoje, poderá vir a fazer falta amanhã.
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré    Ligar dois giras a um pré EmptyQua Jul 14 2010, 21:38

OK, até aqui estou a acompanhar.

1. Acabei de "reformar" o deck, como tal, tenho uma entrada livre (Tape 2). Pelos vistos, posso ligar um gira aí, sem perdas em relação à entrada específica Phono(?).

2. Outra hipótese será comprar um pré de Phono (MM/MC, no meu caso, para já, só haverá MM mas, nunca se sabe...), com duas entradas. Neste caso o pré-phono receberá dois sinais (de dois giras), terá um comutador tipo A/B ou 1/2, ligando ao amplificador através da entrada Phono. Correcto?

No caso de optar pela segunda situação, podem-me guiar no processo (marcas, modelos, links)? Neste momento só conheço os pré-phono da NAD e da Pro-Ject (penso que nenhum deles tem entrada dupla, para receber sinal de dois giras).
Obrigado pela paciência. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré    Ligar dois giras a um pré EmptyQua Jul 14 2010, 23:55

Alguém me sabe dizer se "isto" serviria os meus propósitos?

Luxman AS-4 (III) Pin Plug-type Channel Selector
Ligar dois giras a um pré Luxmanas4iiipinplugtype

Luxman AS-4 (III) Pin Plug-type Channel Selector
Ligar dois giras a um pré Luxmanas44pinplugtypech

E aqui...
http://www.phonopreamps.com/

Ainda ando "a nadar"... Question
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQui Jul 15 2010, 00:07

Isso resolve o problema, só não sei se a qualidade será boa. Se o preço não for problema tens aqui estes com duas entradas.... Smile)__((:


http://www.phonophono.de/Ynagra_vps.php3?Kennung=
Ir para o topo Ir para baixo
alex
Membro AAP
alex


Mensagens : 50
Data de inscrição : 14/07/2010

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQui Jul 15 2010, 00:31

Na minha opinião comutar o áudio logo há saída das células não é a melhor solução. Poderá ser a mais económica ou talvez não!
A melhor opção passará por adquirir outro pré de fono fazer a ligação ao amplificador integrado nos input aux-1, aux2 ,tape2 ou cd isto se estiverem disponíveis.

Já agora os input tape não tem sensibilidade para funcionar com conexão directa há célula, o sinal de áudio terá que ser tratado primeiramente por um pré de fono que além de aumentar o sinal o corrigirá segundo as normas RIAA (Recording Industry Association of America).

Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQui Jul 15 2010, 01:21

OK, obrigado, a coisa começa a tomar rumo.

Vou nadar mais um bocadinho na net......

Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQui Jul 15 2010, 15:07

alex escreveu:
Na minha opinião comutar o áudio logo há saída das células não é a melhor solução. Poderá ser a mais económica ou talvez não!
A melhor opção passará por adquirir outro pré de fono fazer a ligação ao amplificador integrado nos input aux-1, aux2 ,tape2 ou cd isto se estiverem disponíveis.

Já agora os input tape não tem sensibilidade para funcionar com conexão directa há célula, o sinal de áudio terá que ser tratado primeiramente por um pré de fono que além de aumentar o sinal o corrigirá segundo as normas RIAA (Recording Industry Association of America).


Caro forista Alex,

Seria possível desenvolver a sua opinião quanto à solução da comutação ser feita à entrada?
Onde deveria ser feita essa comutação?

Cumprimentos,

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
alex
Membro AAP
alex


Mensagens : 50
Data de inscrição : 14/07/2010

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQui Jul 15 2010, 19:35

Caro Mario ,os meus cumprimentos antes de mais pelo novo fórum.

Não sou favorável a comutação dos sinais vindos das células devido ao baixos níveis de sinais envolvidos, tipicamente para Phono MM 2.5mV/100 ohms em comparação com os níveis há entrada do input AUX de 150mV/39K ohms do amplificador-integrado vindos da saída do pré de phono.
No exemplo dado, se o comutador tiver uma perda de1 mV nos seus contactos significará que o sinal vindo da célula terá uma perda de 40% por outro lado se a comutação se fizer há saida do pré phono de 150mv a mesma perda de 1mV significará apenas 0,66%.
Teremos que ter em conta outros aspectos como a imunidade contra as interferências rádioelectricas ,assim como os custos dos comutadorese e o ruido produzido nas colunas aquando da comutação entre células.

Se estamos a falar de HI-Fi a minha filosofia é quanto mais directa for a ligação entre dois componentes de audio menos perdas de sínal haverá ,logo melhor qualidade.


Última edição por alex em Qui Jul 15 2010, 23:56, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQui Jul 15 2010, 21:04

Caro Alex,

Muito obrigado pela sua resposta.

De facto, quanto menor for o trajecto do sinal, melhor.

Infelizmente em alta-fidelidade, como na vida, temos que estabelecer compromissos e prioridades.

Reportando-nos aos pré-amplificadores que possibilitam duas entradas Phono, a comutação faz-se no início. Se outras comutações houver (por exemplo, selecção de cargas para uma MC), essa comutação também se faz junto da fonte. É óbvio que será necessário um comutador/selector de qualidade.
Se o comutador em questão apresentar uma perda de 1mV, não serve para rigorosamenre nada.
Inclusive, se estivermos em presença de sinais provenientes de células MC de baixo ganho, nem existirá sinal à saída.

As interferências, e os ruídos são fácilmente elimináveis, e sem custos significativos.

De todos os pré-amplificadores que tenho, aquele que tem o andar de Phono que mais gosto ― um Audio Research ― tem provisão para ligação de duas células.
Mas também uso uma comutação externa, com 3 entradas, que ligam ao andar Phono de um pré-amplificador Luxman.

No caso do forista Zaratustra, e não conhecendo nem as células que pretende ligar, nem a disponibilidade financeira, mantenho que a melhor alternativa seria a compra de um andar Phono (mesmo usado).

Cumprimentos,

Mário



Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptyQui Jul 15 2010, 22:28

Pois, no meu caso, não estamos a falar em material de primeira. Tudo MM. Neste momento um "plastificado" Panasonic SL-H401 Direct Drive e, a chegar, um vintage TD 160, com cabeça Shure V15III.
Nunca se sabe como evoluirá a situação. Mas, a natureza humana indica-nos o caminho... "quero melhor"... É (quase) certo que o vintage suplantará o plástico!
Neste momento não tenho nenhum pré-phono e só tive contacto visual com um Pro-Ject e um NAD (preços baratinhos). Procuro conhecer o patamar seguinte (em termos de custo) e não material mais carote (tipo Nagra, Luxman).
O NAD 306 tem entrada dedicada phono e comutador MM/MC, no entanto, o volume sonoro do vinil, é significativamente menor do que o de qualquer outra entrada.

Obrigado pelos comentários.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
*©uℓto do Ʋıƞıℓ ®
Membro AAP



Mensagens : 1377
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 50
Localização : Terra da Capa Rica

Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré EmptySex Jul 16 2010, 09:02

zaratustra escreveu:
Pois, no meu caso, não estamos a falar em material de primeira. Tudo MM. Neste momento um "plastificado" Panasonic SL-H401 Direct Drive e, a chegar, um vintage TD 160, com cabeça Shure V15III.
Nunca se sabe como evoluirá a situação. Mas, a natureza humana indica-nos o caminho... "quero melhor"... É (quase) certo que o vintage suplantará o plástico!
Neste momento não tenho nenhum pré-phono e só tive contacto visual com um Pro-Ject e um NAD (preços baratinhos). Procuro conhecer o patamar seguinte (em termos de custo) e não material mais carote (tipo Nagra, Luxman).
O NAD 306 tem entrada dedicada phono e comutador MM/MC, no entanto, o volume sonoro do vinil, é significativamente menor do que o de qualquer outra entrada.

Obrigado pelos comentários.

Caro colega, falando por experiência própria no uso dos aparelhos citados (Project e Nad) o que lhe posso transmitir é que são aparelhos que ficam muito aquém do desejável, isto após audição de outros aparelhos do segmento.

No entanto pelos valores de mercado (em 2ª mão), pode servir durante uns tempos para o que pretende.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ligar dois giras a um pré Empty
MensagemAssunto: Re: Ligar dois giras a um pré   Ligar dois giras a um pré Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ligar dois giras a um pré
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Giras loucos
» Analise à velocidade dos giras
» Dez giras para a historia...
» Os dez melhores giras
» Quantos giras tens em ação?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: