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Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
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António José da Silva
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MensagemAssunto: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptySáb Dez 13 2014, 18:05

Quem dos ilustres membros é que sabe de que ano é o primeiro braço tangencial?

Pelos vistos, é de 1910. affraid


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5uAnv4EiVTQ

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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptySáb Dez 13 2014, 18:26

Olá
Até já naquela altura sabiam o que era melhor... 1º tangencial (?) 22692 1º tangencial (?) 22692
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smedley
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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptySáb Dez 13 2014, 18:27

fredy escreveu:
Olá
Até já naquela altura sabiam o que era melhor... 1º tangencial (?) 22692 1º tangencial (?) 22692
Orquestra
smedley


Em minha opinião, um design digno do gramofone. dvil


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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyDom Dez 14 2014, 00:07

Acabei de ouvir um gira com um braço desses em casa do Fredy e raisparta,que aquilo estava a tocar mesmo bem. 1º tangencial (?) 754215
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António José da Silva
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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyDom Dez 14 2014, 07:01

luis carrilho escreveu:
..um gira com um braço desses...


O braço do Fredy é de 1910 ou o é o Fredy que é de 1910? 1º tangencial (?) 758687

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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyDom Dez 14 2014, 09:21

Não faco ideia quanto e' que essa tecnologia para a leitura de vinilo apareceu, mas julgo que os Japoneses estavam sempre na crista da onda e na vanguarda da tecnologia. A National-Technics estava sempre na vanguarda e produziram alguns equipamentos com essa tecnologia, julgo...

No meu tempo de escola todos os meses convivia com tangenciais, ou seja quando chegava a altura de fazer os celebres pontos vulgo exames e os recebia as positivas que tirava eram sempre a' Tangente. 1º tangencial (?) 265963
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António José da Silva
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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyDom Dez 14 2014, 09:52

Mozarteano escreveu:
...mas julgo que os Japoneses estavam sempre na crista da onda e na vanguarda ...



Bom, ai provavelmente teremos que ir por partes. É que nos primórdios, os japoneses não são mais do que os primeiros grandes "copiadores" daquilo que se desenvolvia na Europa e na América. Eles pouco desenvolviam.
Depois de muito copiarem, é que montaram uma industria forte e começaram a desenvolver ou melhorar o existente.

Fica aqui um site com o desenvolvimento dos tangenciais e onde podes ver que no desenvolvimento, pouco há de input japonês.      


http://www.soundfountain.com/amb/ttrabco.html


Não é por acaso que muita gente intitula a China de "novo Japão" no que diz respeito a aproveitar ideias dos outros.

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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyDom Dez 14 2014, 11:06

António José da Silva escreveu:
luis carrilho escreveu:
..um gira com um braço desses...


O braço do Fredy é de 1910 ou o é o Fredy que é de 1910? 1º tangencial (?) 758687
Boa pergunta... 1º tangencial (?) 447836

smedley
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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyDom Dez 14 2014, 12:21

António José da Silva escreveu:
Mozarteano escreveu:
...mas julgo que os Japoneses estavam sempre na crista da onda e na vanguarda ...



Bom, ai provavelmente teremos que ir por partes. É que nos primórdios, os japoneses não são mais do que os primeiros grandes "copiadores" daquilo que se desenvolvia na Europa e na América. Eles pouco desenvolviam.
Depois de muito copiarem, é que montaram uma industria forte e começaram a desenvolver ou melhorar o existente.

Fica aqui um site com o desenvolvimento dos tangenciais e onde podes ver que no desenvolvimento, pouco há de input japonês.      


http://www.soundfountain.com/amb/ttrabco.html


Não é por acaso que muita gente intitula a China de "novo Japão" no que diz respeito a aproveitar ideias dos outros.

Obrigado pelo link. Ja' conhecia e de facto e' muito bom.

Quanto ao facto de os japoneses serem os grande copiadores, bom, ja não partilho da ideia,  estamos a falar de realidades e culturas bem diferentes em materia de audio, quer na europa, na asia  ou nos USA, cada civilização tinha as suas referencias.
A europa desenvolveu a sua cultura no audio talvez uma pouco mais tarde do que que na asia, mais concrectamente no Japao, não nos podemos esquecer que as primeiras células de leitura se não estou em erro foram criadas pelos japoneses, e tudo o resto por ai adiante.

Eu não sou historiador de audio nem pouco mais ou menos, e em electrónica sou uma verdadeira nódoa, mas desde os meus 12 anos e na mediada do possível e de acordo com as fases que atravessei na adolescência como qualquer um de nos, ia bebendo a literatura que havia e me chegava a's maos na altura e quando ia, apesar de ser muito novo a Inglaterra também ia vendo umas coisas, e as fontes que ia tendo não me pareciam ser duvidosas, acreditara mais nas fontes da altura do que nas de hoje...mas isso seria tema para outro debate, um dia talvez...por agora não...

A revistas de audio que havia na altura em Portugal, nos  finas dos anos 70 e inicio dos 80 eram diminutas, eram Inglesas de grosso modo e uma ou duas, e havia também um ou outro DIY nacional que nos tempos livres ia fazendo umas coisas em termos de amplificação, com fontes alem-fronteiras, Inglesas, e ou Americanas quando chegavam. As japonesas era mais complicado a menos que o dialecto estivesse ao alcance desses maduros nacionais para se basearem na concepção de equipamentos...

Sempre achei a industria de audio oriunda da terra do sol nascente, neste caso Japao, a melhor, a mais apurada, a mais esmiucada ou seja, aquela que sempre foi ao fundo da questão,  a mais transparente, a mais douradora, a mais combatente, aquela que sempre eu o peito as balas audiofilas, enfim, olhe-se para tras e veja-se o caminho que a industria japonesa de audio fez, em termos de analógico e amplificação, única no mundo, não 'a volta a dar e ponto final.
Lembro na altura que muitos profissionais que hoje demonstram equipamentos de milhares em eventos de audio, diziam sobre a engenharia do audio japonês no equipamentos: Maquinas de  combate...tudo dito, eram profissionais que diziam, não fui eu que inventei.

Na europa, claro, a Gra-Bretanha ja se sabe, outra grande referencia também em analógico, amplicacao e colunas, os famosos QuadII, e as famosas colunas electrostáticas, os famosos Michell, Nothingham Analogue, talvez do melhor que se fez na materia.

Os Helveticos obviamente também deixaram um grande e forte legado  em materia de analógico, também ja' todos sabemos.

Nos USA, o que me chegava mais aos ouvidos e a muitos de nos que ja andavam nestas andanças do audio como amadores e como hobbie na altura eram os Conrad Johnson os mais badalados e ''mais tarde os Mcinstosh'' mais coisa menos coisa, muito esparsamente chegava outra cultura americana em termos de audio. O japao fez o que tinha a fazer e muito bem na minha opinião, o que e' bom divulgou-se e todos nos consumimos japonês, verdade ou mentira?

Quanto a' china ser o novo Japão, eh pa' julgo ser complicado essa analogia, nunca ouvi, mas se dizes, a fama e desta não se livram tao cedo, que os chineses vao tendo por esse mundo fora, e' que o apesar do copianco ser o forte,  o resultado final costumava ser uma forte desgraça.

Eu prefiro um equipamento japonês feito com profundidade, com o habitual  tutano do que  10 ou 20 equipamentos chineses por ''muito melhor aspecto'' que possam ter. Nos dias de hoje não sei, de quando em vez ate' vou vendo algum equipamento manufacturado na china mas que não entra nos circuitos comerciais, diria,''jeitosinho'', pelo menos 'a primeira vista...mas enfim, como vou dizendo varias vezes, times are changing...
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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyDom Dez 14 2014, 16:26

Olá

Citação :
AJS escreveu...
O braço do Fredy é de 1910 ou o é o Fredy que é de 1910?
luis carrilho escreveu...
Boa pergunta...

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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyDom Dez 14 2014, 19:39

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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyQua Dez 17 2014, 11:30

Mozarteano escreveu:
António José da Silva escreveu:
Mozarteano escreveu:
...mas julgo que os Japoneses estavam sempre na crista da onda e na vanguarda ...



Bom, ai provavelmente teremos que ir por partes. É que nos primórdios, os japoneses não são mais do que os primeiros grandes "copiadores" daquilo que se desenvolvia na Europa e na América. Eles pouco desenvolviam.
Depois de muito copiarem, é que montaram uma industria forte e começaram a desenvolver ou melhorar o existente.

Fica aqui um site com o desenvolvimento dos tangenciais e onde podes ver que no desenvolvimento, pouco há de input japonês.      


http://www.soundfountain.com/amb/ttrabco.html


Não é por acaso que muita gente intitula a China de "novo Japão" no que diz respeito a aproveitar ideias dos outros.

Obrigado pelo link. Ja' conhecia e de facto e' muito bom.

Quanto ao facto de os japoneses serem os grande copiadores, bom, ja não partilho da ideia,  estamos a falar de realidades e culturas bem diferentes em materia de audio, quer na europa, na asia  ou nos USA, cada civilização tinha as suas referencias.
A europa desenvolveu a sua cultura no audio talvez uma pouco mais tarde do que que na asia, mais concrectamente no Japao, não nos podemos esquecer que as primeiras células de leitura se não estou em erro foram criadas pelos japoneses, e tudo o resto por ai adiante.

Eu não sou historiador de audio nem pouco mais ou menos, e em electrónica sou uma verdadeira nódoa, mas desde os meus 12 anos e na mediada do possível e de acordo com as fases que atravessei na adolescência como qualquer um de nos, ia bebendo a literatura que havia e me chegava a's maos na altura e quando ia, apesar de ser muito novo a Inglaterra também ia vendo umas coisas, e as fontes que ia tendo não me pareciam ser duvidosas, acreditara mais nas fontes da altura do que nas de hoje...mas isso seria tema para outro debate, um dia talvez...por agora não...

A revistas de audio que havia na altura em Portugal, nos  finas dos anos 70 e inicio dos 80 eram diminutas, eram Inglesas de grosso modo e uma ou duas, e havia também um ou outro DIY nacional que nos tempos livres ia fazendo umas coisas em termos de amplificação, com fontes alem-fronteiras, Inglesas, e ou Americanas quando chegavam. As japonesas era mais complicado a menos que o dialecto estivesse ao alcance desses maduros nacionais para se basearem na concepção de equipamentos...

Sempre achei a industria de audio oriunda da terra do sol nascente, neste caso Japao, a melhor, a mais apurada, a mais esmiucada ou seja, aquela que sempre foi ao fundo da questão,  a mais transparente, a mais douradora, a mais combatente, aquela que sempre eu o peito as balas audiofilas, enfim, olhe-se para tras e veja-se o caminho que a industria japonesa de audio fez, em termos de analógico e amplificação, única no mundo, não 'a volta a dar e ponto final.
Lembro na altura que muitos profissionais que hoje demonstram equipamentos de milhares em eventos de audio, diziam sobre a engenharia do audio japonês no equipamentos: Maquinas de  combate...tudo dito, eram profissionais que diziam, não fui eu que inventei.

Na europa, claro, a Gra-Bretanha ja se sabe, outra grande referencia também em analógico, amplicacao e colunas, os famosos QuadII, e as famosas colunas electrostáticas, os famosos Michell, Nothingham Analogue, talvez do melhor que se fez na materia.

Os Helveticos obviamente também deixaram um grande e forte legado  em materia de analógico, também ja' todos sabemos.

Nos USA, o que me chegava mais aos ouvidos e a muitos de nos que ja andavam nestas andanças do audio como amadores e como hobbie na altura eram os Conrad Johnson os mais badalados e ''mais tarde os Mcinstosh'' mais coisa menos coisa, muito esparsamente chegava outra cultura americana em termos de audio. O japao fez o que tinha  a fazer e muito bem na minha opinião, o que e' bom divulgou-se e todos nos consumimos japonês, verdade ou mentira?

Quanto a' china ser o novo Japão, eh pa' julgo ser complicado essa analogia, nunca ouvi, mas se dizes, a fama e desta não se livram tao cedo, que os chineses vao tendo por esse mundo fora, e' que o apesar do copianco ser o forte,  o resultado final costumava ser uma forte desgraça.

Eu prefiro um equipamento japonês feito com profundidade, com o habitual  tutano do que  10 ou 20 equipamentos chineses por ''muito melhor aspecto'' que possam ter. Nos dias de hoje não sei, de quando em vez ate' vou vendo algum equipamento manufacturado na china mas que não entra nos circuitos comerciais, diria,''jeitosinho'', pelo menos 'a primeira vista...mas enfim, como vou dizendo varias vezes, times are changing...

Esqueceste-te de mencionar os Holandeses que eram os reis e senhores em hifi e os alemães que eram outra grande referência como eles próprios se intitulavam neste tipo de equipamentos com a norma Din 45.500.

1º tangencial (?) 491368

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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyQua Dez 17 2014, 12:37

ducar escreveu:


Esqueceste-te de mencionar os Holandeses que eram os reis e senhores em hifi e os alemães que eram outra grande referência como eles próprios se intitulavam neste tipo de equipamentos com a norma Din 45.500.

1º tangencial (?) 491368



E contrariamente aos japoneses (pelo menos na genesis da questão), com desenvolvimento realmente próprio.

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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyQua Dez 17 2014, 16:25

António José da Silva escreveu:
ducar escreveu:


Esqueceste-te de mencionar os Holandeses que eram os reis e senhores em hifi e os alemães que eram outra grande referência como eles próprios se intitulavam neste tipo de equipamentos com a norma Din 45.500.

1º tangencial (?) 491368



E contrariamente aos japoneses (pelo menos na genesis da questão), com desenvolvimento realmente próprio.

Sim, muito devemos a eles.
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MensagemAssunto: Re: 1º tangencial (?)   1º tangencial (?) EmptyQui Dez 18 2014, 10:48

Os links são interessantes, mas, mesmo assim a história dos tangenciais fica muito incompleta, faltam os Americanos Eminent technology - braços que resultam da tentativa de fazer um tangencial acessível, leve (para ser compatível com gd suspensos) e com algumas características inimitáveis (como o ajuste do VTA em arco para não alterar a posição exacta da célula); os Suecos Airtangent ( para muitos considerados os melhores de sempre e que incluíam ajuste do vta por comando remoto para se poder ouvir do ponto de audição); os também americanos Rockport ( refinamentos dos princípios deste últimos), da eslovénia o recente Kuzma airline, da Inglaterra os acessíveis Trans.fi etc, etc.etc.

Abraço,

Seven
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