Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Suportes para colunas

Ir para baixo 
+7
João Henrique
Tony do Jazz
António José da Silva
luis lopes
Manel
r4f4
Ruben Pinto
11 participantes
AutorMensagem
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySeg Dez 08 2014, 22:44

Adquiri recentemente um par de colunas de madeira antigos para por enfeites de casa em mau estado eco o intuito de servirem para colocar colunas de som. Sei que não tem grande estabilidade mas enquadram-se no anbiente da sala  ecomo não sou muito exigente no som e foram muito baratas vai ser uma experiencia quer no restauro quer na adaptação para som.
Vamos ver como ficam.

Suportes para colunas Oszz1v
Ir para o topo Ir para baixo
r4f4
Membro AAP
r4f4


Mensagens : 289
Data de inscrição : 27/02/2013

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyTer Dez 09 2014, 00:21

sao bonitas
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyTer Dez 09 2014, 03:35

Tenho uns parecidos que a Maria usa para colocar vasos com plantas mas não são tão bonitos. Isso depois de restaurado deve ficar um "mimo". Suportes para colunas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyTer Dez 09 2014, 08:31

Vou tentar fazer alguma coisa daqui.São peças muito bonitas para quem gosta e servem para o efeito.
Como são muito altos o centro de gravidade fica no topo e não tem a estabilidade que se exige. as como não sou muito exigente nestas coisas do ouvido, vai servir muito bem.
Existem muitos por ai á venda nos usados em pedra/ mármore e que já tem outra estabilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyTer Dez 09 2014, 10:30

Se a parte de baixo for oca podes meter-lhe aí uns pesos.
Ir para o topo Ir para baixo
r4f4
Membro AAP
r4f4


Mensagens : 289
Data de inscrição : 27/02/2013

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyTer Dez 09 2014, 17:37

Vai documentar o processo de restauro?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyTer Dez 09 2014, 18:51

r4f4 escreveu:
Vai documentar o processo de restauro?
Posso fazer sim.
Contudo não pretendo ser perfeito no que vou fazer mas vamos ver o que sai.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyTer Dez 09 2014, 20:10

com um pouco de paciência, e materiais adequados,
vai sair um bom resultado.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySeg Dez 15 2014, 22:44

Manel escreveu:
Se a parte de baixo for oca podes meter-lhe aí uns pesos.

De facto há espaço para colocar uns pesos na parte de baixo. Pensei em mármore ou granito que depois posso colar na parte de baixo e dá mais consistência ao conjunto.

Existe um problema é que todo o conjunto é feito de madeira e a fixação da coluna central á base é feita num único ponto e é feito através de rosca o que não proporciona grande rigidez ao conjunto.
Suportes para colunas A1lajc
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySeg Dez 15 2014, 22:49

luis lopes escreveu:
com um pouco de paciência, e materiais adequados,
vai sair um bom resultado.

Estas peças estão em mau estado.
Foram atacadas pelo bicho e estão muito furadas.
Já foram tratadas com Xilofene.
A madeira está muito mal tratada pelo que vai requerer muito trabalho e despesas em material.
Deixo fotos do estado em que se encontram.
Suportes para colunas 2hq5wjp

Suportes para colunas 3022kgz

Suportes para colunas 2wrdxs9
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyTer Dez 16 2014, 23:15

Hoje comecei o restauro dos suportes e o primeiro passo foi desmontamos por completo e começar a eliminar o verniz velho com uma raspadeira e lixa,
Depois coloco fotos do trabalho em andamento
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySex Dez 26 2014, 12:18

Como tinha dito aqui vão as fotos da primeira parte do restauro.
O Primeiro passo passou pela desmontagem do conjunto o que foi fácil. Apenas uns pregos a retirar.
O conjunto é formado por uma base quadrada no fundo , um anel um poste e por fim um base no topo.
O próximo passo passou pela remoção do verniz e superfície de madeira mais degradada através da raspagem e lixar as peças planas tarefa relativamente fácil e rápida.
O passo seguinte foi conseguir fixar o poste que muito trabalhado numa posição estável que permitisse fazer um trabalho mais eficaz na remoção do verniz.
Aproveitei um torno grande de bancada e construí uma sustentação no outro topo para que a estabilidade fosse mais efectiva.
Feito este passo passei a  remoção de verniz. Uma vez que o poste é sempre redondo e em grande parte o verniz está em bom estado, a remoção é mais difícil e demorada.
Ficam algumas fotos do que está feito.
Suportes para colunas 8zmibd

Suportes para colunas 2rmtlq0

Suportes para colunas X5bl2f
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySeg Jan 12 2015, 14:35

Este fim de semana conclui o restauro dos suportes das colunas.
Após muito trabalho a raspar e a lixar( optei por não colocar massa para tapar as fendas e buracos existentes)  foi aplicado 3 demãos de tapa poros celuloso pois era o que havia cá em casa e o resultado final até ficou bom para o que se pertende.
Suportes para colunas 2itsy04
Suportes para colunas 25umlow
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySeg Jan 12 2015, 14:46

Ficou bem porreiro. Suportes para colunas 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Suportes para colunas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
r4f4
Membro AAP
r4f4


Mensagens : 289
Data de inscrição : 27/02/2013

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySeg Jan 12 2015, 16:23

nice Suportes para colunas 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySeg Jan 12 2015, 17:49

Quem os viu e quem os vê. Ficaram bem bons. Suportes para colunas 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Tony do Jazz
Membro AAP



Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 64
Localização : torres novas

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyTer Jan 13 2015, 22:07

Parabens ficaram otimas!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyQui Jan 15 2015, 11:41

A minha bancada de testes- lol!
Suportes para colunas Sqgwnb
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyQui Jan 15 2015, 11:47

Ruben Pinto escreveu:
Este fim de semana conclui o restauro dos suportes das colunas.
Após muito trabalho a raspar e a lixar( optei por não colocar massa para tapar as fendas e buracos existentes)  foi aplicado 3 demãos de tapa poros celuloso pois era o que havia cá em casa e o resultado final até ficou bom para o que se pertende.
Suportes para colunas 2itsy04
Suportes para colunas 25umlow

Antes de mais de realçar que o resultado está muito bom, parabéns.  Suportes para colunas 874774

Mas só foi aplicado tapa poros?  Suportes para colunas 447836

Não foi aplicado nenhum verniz? Nem uma mãozinha sequer?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyQui Jan 15 2015, 12:12

João Henrique escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Este fim de semana conclui o restauro dos suportes das colunas.
Após muito trabalho a raspar e a lixar( optei por não colocar massa para tapar as fendas e buracos existentes)  foi aplicado 3 demãos de tapa poros celuloso pois era o que havia cá em casa e o resultado final até ficou bom para o que se pertende.
Suportes para colunas 2itsy04
Suportes para colunas 25umlow

Antes de mais de realçar que o resultado está muito bom, parabéns.  Suportes para colunas 874774

Mas só foi aplicado tapa poros?  Suportes para colunas 447836

Não foi aplicado nenhum verniz? Nem uma mãozinha sequer?

De facto não foi aplicado nenhum verniz apesar de ter Verniz Celuloso Dyrup aspecto encerado em casa.
Sempre vou a tempo de aplicar.
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyQua Jan 28 2015, 10:30

Ruben Pinto escreveu:

De facto não foi aplicado nenhum verniz apesar de ter Verniz Celuloso Dyrup aspecto encerado em casa.
Sempre vou a tempo de aplicar.

Para quê?
O resultado final está muito bom
Ir para o topo Ir para baixo
AlfaTuga
Membro AAP



Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 53
Localização : Faro

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyQui Abr 09 2015, 17:18

Bem pensado, parabéns pelo trabalho!

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySex Abr 10 2015, 00:00

Não quero ferir susceptibilidades com o que vou dizer, mas os suportes em causa não serão os ideais para colunas monitoras, serão sim para fins decorativos, não quero com isto dizer que o trabalho em si não seja perfeito, que o é de certeza para o executante (falo por experiência própria, pois gosto de construir coisas). Amigo Ruben não fique chateado com o meu comentário, pois eu já construí uns suportes antes dos que tenho agora, pensando eu que eram bons mas o resultado foi mau pois não sabia que uma das coisas importantes nuns suportes é a sua massa estrutural quanto mais pesados mais torna as colunas com a ilusão de estarem "suspensas".
Um abraço e continuação de boas construções
Suportes para colunas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySex Abr 10 2015, 00:17

fernando3728 escreveu:
Não quero ferir susceptibilidades com o que vou dizer, mas os suportes em causa não serão os ideais para colunas monitoras, serão sim para fins decorativos, não quero com isto dizer que o trabalho em si não seja perfeito, que o é de certeza para o executante (falo por experiência própria, pois gosto de construir coisas). Amigo Ruben não fique chateado com o meu comentário, pois eu já construí uns suportes antes dos que tenho agora, pensando eu que eram bons mas o resultado foi mau pois não sabia que uma das coisas importantes nuns suportes é a sua massa estrutural quanto mais pesados mais torna as colunas com a ilusão de estarem "suspensas".
Um abraço e continuação de boas construções
Suportes para colunas 22692

Boa noite.
Agradeço a sua chamada de atenção.
Estamos aqui para aprender e/ou consolidar conhecimentos e trocar ideias e experiências.
Ha uma parte do seu texto que gostaria que explicasse melhor."..uma das coisas importantes nuns suportes é a sua massa estrutural quanto mais pesados mais torna as colunas com a ilusão de estarem "suspensas".
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySex Abr 10 2015, 00:33

Eu com isso quis dizer que as ressonâncias da coluna passam mais dificilmente para o solo.
Espero não estar a dizer nenhuma baboseira, mas se estou venham daí melhores explicações (atenção que não sou nenhum técnico de som) Suportes para colunas 936335
Ir para o topo Ir para baixo
tdpm
Membro AAP
tdpm


Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/01/2015

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptySex Abr 10 2015, 15:51

Olá Ruben

Para já deixa-me que te diga que são um par de suportes bastante bonitos e o trabalho que fizeste neles foi um mimo! Parabéns!

Também não sou um técnico de som profissional mas posso opinar..

O que o Fernando está a dizer também o pensei..Basicamente as colunas emitem muita vibração e é recomendado que se suspenda as colunas para que a vibração destas não cause outras vibrações por simpatia. Em alguns casos estas vibrações causam ressonâncias e efeitos sonoros indesejáveis a um audição equilibrada e até confortável.

De qualquer maneira aconselho-te a tornares a base mais solida e pesada. Se usares pedra mármore ou assim experimentar colar com colas industriais.

Podes também fazer uma plataforma de metal pesado onde encaixes os suportes.

Para "Suspender" as colunas podes utilizar esponjas acústicas difusoras entre a coluna e a madeira onde a pousas.



Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyDom Abr 12 2015, 20:08

tdpm escreveu:
Olá Ruben

Para já deixa-me que te diga que são um par de suportes bastante bonitos e o trabalho que fizeste neles foi um mimo! Parabéns!

Também não sou um técnico de som profissional mas posso opinar..

O que o Fernando está a dizer também o pensei..Basicamente as colunas emitem muita vibração e é recomendado que se suspenda as colunas para que a vibração destas não cause outras vibrações por simpatia. Em alguns casos estas vibrações causam ressonâncias e efeitos sonoros indesejáveis a um audição equilibrada e até confortável.

De qualquer maneira aconselho-te a tornares a base mais solida e pesada. Se usares pedra mármore ou assim experimentar colar com colas industriais.

Podes também fazer uma plataforma de metal pesado onde encaixes os suportes.

Para "Suspender" as colunas podes utilizar esponjas acústicas difusoras entre a coluna e a madeira onde a pousas.




Boas.
Agradeço as explicações e por acaso já sabia acerca deste tipo de situações.
Eu como não sou muito exigente e também um pouco duro de ouvido, ainda não me dei conta das tais vibrações, apesar de certamente elas existirem e por isso a única precaução que tomei foi colocar as tais esponjas na base das colunas.
Sobre as tais vibrações acredito que, e dependente do tipo de musica e o volume que se ouve elas são mais ou menos perceptíveis.
Obrigado pelos concelhos
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas EmptyDom Abr 12 2015, 20:49

Gostei da ideia e do resultado final!

De diferente, só teria convertido a base circular superior para uma rectangular à medida da base da coluna, para um "perfect fit".

Parabéns! Suportes para colunas 754215

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Suportes para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Suportes para colunas   Suportes para colunas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Suportes para colunas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: