Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Flat ou Loudness ?

Ir para baixo 
+5
JCF
Luis Filipe Goios
Vodoo
lore
Milton
9 participantes
AutorMensagem
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptyDom Fev 27 2011, 22:30

Sei vou estar mais perto de ser cruxificado com esta questão, que para os "audiófilos " "sérios" é tabu.
Mas pergunto quantos de nós não nos sentimos tentados a usar o botão de loudness, e em que circunstâncias o usam, se é que o têm...
E os botões de tonalidade, usam ?
E porque é que alguns fabricantes de HiFi continuam a teimar em incluir uma coisa que ninguem admite usar ???
Será ilegitimo usar esses controlos, como forma de suprir as dificuldades do sistema?

Está aberto o debate..
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptyDom Fev 27 2011, 22:41

dificuldades do sistema , e ou falta de qualidade das gravaçoes ?
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptyDom Fev 27 2011, 22:48

lore escreveu:
dificuldades do sistema , e ou falta de qualidade das gravaçoes ?
Ou, como dizia o outro, ambas as duas ??
E nem precisam de ser simultaneamente...
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptyDom Fev 27 2011, 23:15

Flat ou Loudness ? 447836

Muito bêm postado Caro Milton, esta materia dá pano para mangas.
Bêm no meu caso nunca uso taís controlos e sempre que possivel desactivo-os porque os detesto e á muitos anos que assim procedo e se algo não está bêm penso que não é por ai que a coisa irá melhorar.

Flat ou Loudness ? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptyDom Fev 27 2011, 23:52

Caro Milton,
Está lançada a discussão, seja por dificuldade do sistema ou gravação ou do ouvido, haverá sempre
" ambas as duas " ou seja " ambas as três ou mais ".
Para mim, flat.
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 00:06

O meu amplificador não tem loudness nem botões de tonalidade. Tem quatro entradas, um botão de volume e outro atras para ligar e nada mais. Em regra não sinto necessidade de regular nada. Um sistema bem equilibrado não precisa desse tipo de afinações.

No quarto tenho o Cambridge A500 que tb tem o botão de by-pass sempre activado e uma vez mais não sinto necessidade de loudness ou botões de tonalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 08:12

Caro Milton,

Muito interessante este tópico e o debate que para aqui trouxeste.

Em primeiro lugar, e de acordo com o meu pensamento quanto ao modo como os audiófilos, melómanos e outros mortais ouvem música nos seus sistemas, cada qual tem o seu gosto, as suas preferências e os seus compromissos. Se gostam de ouvir de costas, com um ouvido tapado, com o botão de »Loudness« »on«, isso é assunto privado e... chispe. Cada um terá as suas razões.

Se analisarmos a questão, por exemplo do »Loudness«, podemos verificar que tem toda a razão de existir e sendo uma correcção psicoacústica, deve ser considerada como uma forma artificial de reproduzir música em determinadas circunstâncias. Serve para um fim, mas de facto é algo artificial.

No que diz respeito aos comandos de tonalidade, e como muito bem diz o forista lore, a sua existência ficou a dever-se principalmente à necessidade de correcção que certas gravações exigiam. Sendo que quase nunca se consegue corrigir a falta ou o excesso de sal depois de um alimento cozinhado, também pouco se pode fazer a uma gravação mal »temperada« mas os botõezinhos de tonalidade sempre davam uma pequena ajuda. Inclusive fabricantes como a Quad tinham um sistema de variação da tonalidade bastante sofisticado e eficiente.
Sendo certo que os circuitos de tonalidade constituem mais um elemento na cadeia dos circuitos dos pré-amplificadores, também é certo que será mais um factor de degradação do som que terá que percorrer mais uns metros de cabo e de componentes. Daí que os fabricantes, aproveitando a onda audiófila da altura, deixaram de incluir circuitos de tonalidade nos equipamentos o que lhes facilitava a vida de três modos,
1- Estavam na moda
2- O fabrico do equipamento ficava mais barato.
3- Não temiam degradar os seus equipamentos com circuitos de tonalidade mal desenhados.

Entre o desaparecimento dos comandos de tonalidade e os comutadores para desactivar os mesmos, apareceu de tudo. Tens inclusivamente o caso de um pré-amplificador que mesmo não tendo comandos de tonalidade tem um comutador de »bypass« que liga directamente a saída do andar de phono ao andar de saída do pré eliminando qualquer outro circuito ― »balance« »tape monitor« ―, é mesmo »directos«

Entretanto apareceu um gajo com um certo nome no meio que resolveu lançar um pré-amplificador cheio de rodinhas para alterar tonalidades, que custava um balúrdio e que fez furor. Ainda se transacciona por valores inacreditáveis e ainda há relativamente pouco tempo apareceu aqui no AAP numas fotos de um hiper sistema, algures no Oriente. Era de facto uma paleta áudio.

Terminando que a prosa já vai longa, não tenho rigorosamente nada contra a utilização deste tipo de comandos desde que quem o faz tenha a consciência de que,
1- Se servem para corrigir defeitos do sistema, é sempre preferível tentar que o sistema não apresente esses defeitos.
2- Se servem para corrigir defeitos de gravação, são sempre um compromisso.
3- Quem não tem cão, caça com gato.

SA,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 08:35

No caso do Sansui do Milton, o Loudness está muito bem pensado e é útil. Só funciona quando o volume está baixo, e desaparece assim que se aumenta mais o som. Nunca tinha visto uma funcionalidade assim, e quando me foi demonstrado, notou-se a vantagem de tal ideia. Os engenhocas da Sansui tiveram uma ideia brilhante.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Flat ou Loudness ? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4992
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 21:12

no meu sansui 661
em relação as tonalidades estão no 0.
no loudness uso raramente em certos cd´s no volume baixo.
também uso o filtro de ruido em relação a certas estações FM.
e o MONO sempre com vinil mono.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:04

luis lopes escreveu:
no meu sansui 661
em relação as tonalidades estão no 0.
no loudness uso raramente em certos cd´s no volume baixo.
também uso o filtro de ruido em relação a certas estações FM.
e o MONO sempre com vinil mono.

ainda bem que falas nisso, porque o meu AU555a é um prodigio na quantidade de controlos de tonalidade, e outros...
[img]Flat ou Loudness ? 51367738055efb4251c0z[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:05

Esse Sansui tem muita pinta, Milton...!
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:11

Obrigado Zara, e toca muito bem, tambem
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:14

zaratustra escreveu:
Esse Sansui tem muita pinta, Milton...!

Contrasta bem com o dono. Smile)__((:

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Flat ou Loudness ? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:18

António José da Silva escreveu:
zaratustra escreveu:
Esse Sansui tem muita pinta, Milton...!

Contrasta bem com o dono. Smile)__((:
E se estivesses na foto, era com traste...
Flat ou Loudness ? 271350
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:26

Maravilhoso Amigo Milton, mas tenho que dizer-lhe que esse monitor CRT ai do lado esquerdo é que não deveria de estar tão próximo desse Cadillac !!!

Flat ou Loudness ? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:34

Vodoo escreveu:
Maravilhoso Amigo Milton, mas tenho que dizer-lhe que esse monitor CRT ai do lado esquerdo é que não deveria de estar tão próximo desse Cadillac !!!

Flat ou Loudness ? 22692
A foto foi tirada da net, mas o amp é igual e tambem tenho por cima o tuner TU666

[img]Flat ou Loudness ? Nikond50029[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:39

Surprised

Ops, peço desculpa.
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:45

Em relação ao tema do tópico, por aqui, Loudness sempre off.
Inicialmente, o pré Vincent tocou quase sempre em Tone off. Até um dia...

Quando Area - Anto-logicamente (Cramps 1976, edição pt VC / P 5205-106) rodou pela primeira vez na configuração actual, fui obrigado a brincar com bass e treble. No entanto, nem assim me safei (não ficou tão mal...). Esta é uma edição digna de figurar em qualquer catálogo do tipo "Horríveis Edições em Vinil". Baixos, baixos e mais baixos e, toda a gama média/alta encontra-se(?) lá bem no fundo... no interior de uma sala de isolamento acústico bem eficaz...!

Um pouco mais tarde, adquiri Creedence Clearwater Revival - Willy And The Poor Boys (Fantasy 1969, made in West Germany / FACE 504). Aqui, o problema inverte-se por completo. Pura e simplesmente só conseguimos ouvir a gama média e, principalmente, alta...! Outra edição diga do referido catálogo. Lá arregacei as mangas e voltei a brincar...

A partir daí, tenho usado os controlos de tonalidade (bass e treble) de uma forma frugal. Entre 0% e 20%, de acordo com as necessidades regalo-auditivas... excepto quando a edição roça o perfeito... Tone off...! Neste último caso englobo as (re)edições MOV que adquiri recentemente, entre outras.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptySeg Fev 28 2011, 23:57



ainda bem que falas nisso, porque o meu AU555a é um prodigio na quantidade de controlos de tonalidade, e outros...
[img]Flat ou Loudness ? 51367738055efb4251c0z[/img][/quote]

Tive um Akai há mais de 25 anos e era muito parecido com esse Sansui, alguém conhece?
Creio que era 3030 ou 2030, já não me lembro mas tocava muito bem.
Lindo, caro Milton e o Tuner então .... nem se fala, absolutamente ....
Flat ou Loudness ? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptyTer Mar 01 2011, 00:25

Deve ser este AM2200

[img]Flat ou Loudness ? Akaiam2200[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? EmptyTer Mar 01 2011, 00:38

[quote="Milton"]Deve ser este AM2200



Obrigado, mas não.
Parecido, mas o meu era com certeza mais antigo.
Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flat ou Loudness ? Empty
MensagemAssunto: Re: Flat ou Loudness ?   Flat ou Loudness ? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flat ou Loudness ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Loudness - Why, What & How?
» LOUDNESS WAR (VIDEO)
» Flat Cable
» The Vinyl Flat Record Flattener
» Cabo coluna Rega flat ribbon 2x2 metros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: