Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Gira discos direct Drive

Ir para baixo 
+7
fredy
Ajgarcia
rednef
nbunuel
cabb
Palmas
ducar
11 participantes
AutorMensagem
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5133
Data de inscrição : 11/11/2010

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 14:09

Boas, que tal expôr aqui as vantagens e desvantagens dos Direct Drive?

Eu pessoalmente tenho pelos menos 5 gira discos com este sistema, o meu preferido é este da Technics, o que eu tenho desde miúdo.



Gira discos direct Drive 1601kc5

Gira discos direct Drive 28sbx9e

Gira discos direct Drive 2cdhord

Como upgrade levou os fios do braço e célula da SME, Célula Shure V15 typeIII e cabos e rca da Monster Cable.

Ir para o topo Ir para baixo
Palmas
Membro AAP
Palmas


Mensagens : 330
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 58
Localização : Maia e Coimbra

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 14:45

Comecemos as hostilidades:

Apesar dos motores terem muitos polos, o passar de polo para polo faz uns pequenos solavancos (que podem ser minimizados por inercia e/ou acoplamento elástico). Também não sei o impacto que os campo magnéticos do motor terão na cabeça...
Ir para o topo Ir para baixo
cabb
Membro AAP



Mensagens : 768
Data de inscrição : 11/12/2011
Idade : 48
Localização : Lisboa/Coimbra

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 14:56

Palmas escreveu:
Comecemos as hostilidades:

Apesar dos motores terem muitos polos, o passar de polo para polo faz uns pequenos solavancos (que podem ser minimizados por inercia e/ou acoplamento elástico). Também não sei o impacto que os campo magnéticos do motor terão na cabeça...

Sou sincero: o DD do meu DENON parece ser muito suave e até já me dei ao trabalho de estar a medir com um cronometro as músicas gravadas de um dos lados de vinyl da polygram de 1981 e aqui em 4 quase 5 minutos de duração ia ao pormenor do segundo Gira discos direct Drive 22692 (imaginem 4:53 duração aos 4:54 já estava a começar a próxima, era só fazer restart ao cronometro. sempre a rolar Gira discos direct Drive 22692 )
Ir para o topo Ir para baixo
Palmas
Membro AAP
Palmas


Mensagens : 330
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 58
Localização : Maia e Coimbra

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 15:10

cabb escreveu:
Palmas escreveu:
Comecemos as hostilidades:

Apesar dos motores terem muitos polos, o passar de polo para polo faz uns pequenos solavancos (que podem ser minimizados por inercia e/ou acoplamento elástico). Também não sei o impacto que os campo magnéticos do motor terão na cabeça...

Sou sincero: o DD do meu DENON parece ser muito suave e até já me dei ao trabalho de estar a medir com um cronometro as músicas gravadas de um dos lados de vinyl da polygram de 1981 e aqui em 4 quase 5 minutos de duração ia ao pormenor do segundo Gira discos direct Drive 22692 (imaginem 4:53 duração aos 4:54 já estava a começar a próxima, era só fazer restart ao cronometro. sempre a rolar  Gira discos direct Drive 22692 )


Pois mas não estava a falar da velocidade média, nisso o DD é rei. Estou a falar nas variações de velocidade instantânea, tipo 24x por rotação...
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 17:03

Palmas escreveu:
Comecemos as hostilidades:

Apesar dos motores terem muitos polos, o passar de polo para polo faz uns pequenos solavancos (que podem ser minimizados por inercia e/ou acoplamento elástico). Também não sei o impacto que os campo magnéticos do motor terão na cabeça...
Piores são os belt drive, que aquando do seu funcionamento uma parte da correia está a ser esticada ao invés do outro lado que está muito mais solta...este problema é resolvido pela inercia resultante da utilização de pratos com grande massa!
Ir para o topo Ir para baixo
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 17:12

nbunuel escreveu:
Palmas escreveu:
Comecemos as hostilidades:

Apesar dos motores terem muitos polos, o passar de polo para polo faz uns pequenos solavancos (que podem ser minimizados por inercia e/ou acoplamento elástico). Também não sei o impacto que os campo magnéticos do motor terão na cabeça...
Piores são os belt drive, que aquando do seu funcionamento uma parte da correia está a ser esticada ao invés do outro lado que está muito mais solta...este problema é resolvido pela inercia resultante da utilização de pratos com grande massa!

Tem cuidado meu amigo que vem já ai o Antonio´s gang Gira discos direct Drive 758687
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 17:17

rednef escreveu:
nbunuel escreveu:
Palmas escreveu:
Comecemos as hostilidades:

Apesar dos motores terem muitos polos, o passar de polo para polo faz uns pequenos solavancos (que podem ser minimizados por inercia e/ou acoplamento elástico). Também não sei o impacto que os campo magnéticos do motor terão na cabeça...
Piores são os belt drive, que aquando do seu funcionamento uma parte da correia está a ser esticada ao invés do outro lado que está muito mais solta...este problema é resolvido pela inercia resultante da utilização de pratos com grande massa!

Tem cuidado meu amigo que vem já ai o Antonio´s gang Gira discos direct Drive 758687
Já estou preparado! Olha a banda sonora!
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 17:30

Os DD eram os giradiscos mais avançados na era pré-CD.Com o aparecimento do CD, o investimento nos giradiscos por parte das grandes marcas hi-fi (principalmente japonesas) deixou de existir.
As pequenas marcas, (ditas especializadas) passaram a ocupar-se dos giradiscos, e claro, a tecnologia DD era muita areia para a camioneta destas marcas, por isso, tiveram que apostar no mais fácil, a tracção por correia.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 17:36

Olá

Pessoalmente já tive DD e BD, coincidência ou não achei sempre os DD melhores...

Mais uma vez pessoalmente acho que independente uma tecnologia ser ou não ser melhor... ( deixo isso para os entendidos ), houve uma aposta maior na actualidade no BD por ser algo muitissimo mais barato e fácil.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Palmas
Membro AAP
Palmas


Mensagens : 330
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 58
Localização : Maia e Coimbra

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 17:47

Ajgarcia escreveu:
Os DD eram os giradiscos mais avançados na era pré-CD.Com o aparecimento do CD, o investimento nos giradiscos por parte das grandes marcas hi-fi (principalmente japonesas) deixou de existir.
As pequenas marcas, (ditas especializadas) passaram a ocupar-se dos giradiscos, e claro, a tecnologia DD era muita areia para a camioneta destas marcas, por isso, tiveram que apostar no mais fácil, a tracção por correia.

São sem dúvida tecnologicamente muito mais avançados, mas isso não quer dizer que sejam melhores.
Acho que os DD bem feitos são muito bons, mas há muitos que nem por isso..
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 18:09

Sem dúvida o avanço tecnológico nem sempre significa melhor qualidade, mas é preciso notar que as marcas atuais de giradiscos, têm ao seu dispor uma mecânica de precisão e instrumentos de medida, muito mais avançados do que o que existia nos 70 e início de 80, quando se fabricaram os grandes DD.
O facto de alguns DDs da época, como o kenwood L-07d, competir com os melhores giradiscos atuais, só mostra a qualidade que os giradiscos DD atingiram à 30 anos atrás.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 18:58

ducar escreveu:
Boas, que tal expôr aqui as vantagens e desvantagens dos Direct Drive?  ...

È simples:

Avantagem: O eixo do motor é o espigão que segura o disco, então o numero de peças em movimento é minima, o que é bom para a fiabilidade mecânica e para as resonâncias parasitas...

Inconveniente: O eixo do motor é o espigão que segura o disco, então todas as vibrações do motor que roda lentamente são directamente transmitidas ao disco...

Isto resume bem a coisa!... mas como sempre haveria muito a dizer, a mais e a menos.

Até+

PS: No meio desta pàgina està mais ou menos explicado https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5163p50-a-descoberta-dos-gira-discos
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5133
Data de inscrição : 11/11/2010

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 20:06

Palmas escreveu:
Comecemos as hostilidades:

Apesar dos motores terem muitos polos, o passar de polo para polo faz uns pequenos solavancos (que podem ser minimizados por inercia e/ou acoplamento elástico). Também não sei o impacto que os campo magnéticos do motor terão na cabeça...

Sendo DD e a Quartz deverão eliminar esses solavancos
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5133
Data de inscrição : 11/11/2010

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 20:17

TD124 escreveu:
ducar escreveu:
Boas, que tal expôr aqui as vantagens e desvantagens dos Direct Drive?  ...

È simples:

Avantagem: O eixo do motor é o espigão que segura o disco, então o numero de peças em movimento é minima, o que é bom para a fiabilidade mecânica e para as resonâncias parasitas...

Inconveniente: O eixo do motor é o espigão que segura o disco, então todas as vibrações do motor que roda lentamente são directamente transmitidas ao disco...

Isto resume bem a coisa!... mas como sempre haveria muito a dizer, a mais e a menos.

Até+

PS: No meio desta pàgina està mais ou menos explicado https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5163p50-a-descoberta-dos-gira-discos

Os DD não são todos iguais e como tal não podem ser apenas avaliados da mesma forma, no caso deste Technics DD tenho dúvidas que o motor transmita vibrações importantes no disco.  

PS: Está mais ou menos explicado mas criei este tópico apenas dedicado aos DD.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySex Set 26 2014, 21:35

Olá

Existe sempre controvérsia num tema destes...

No audio o que uns adoram outros detestam...

Se um gira discos nos soa bem... porque é que tem que se dizer que é melhor porque tem um motor DD ou BD... ou porque tem um braço XYZ, ou uma célula XPTO... ou a base é ...
porque é que existem tantos FUNDAMENTALISTAS nos chamados Audiófilos...

para mim o que me interessa é aquilo que me chega aos ouvidos e por isso acredito que existem diversos giras com diversas tecnologias que são um deleite para os ouvidos...

toca bem... então tudo bem.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySáb Set 27 2014, 08:59



Estou inteiramente de acordo, se soa bem soa bem! que se f....os puristas...
Ir para o topo Ir para baixo
Palmas
Membro AAP
Palmas


Mensagens : 330
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 58
Localização : Maia e Coimbra

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySáb Set 27 2014, 16:33

António José da Silva escreveu:
nbunuel escreveu:
Lou reed " New York



Malandro. :__((:

Pm com sugestão sff (de preferência, uma capa que quando todo exposta seja reconhecida por alguém). :lol!:
ahaha...!não sei não
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySáb Set 27 2014, 17:47

No áudio, como em outras áreas, também tendemos a ser adeptos de "clubes",(falo por mim, claro) e isto acontece com tecnologias, com marcas,..etc. Quanto aos giradiscos sou "adepto" dos DD, mas reconheço que também existem muito bons BD e bons ID.
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySáb Set 27 2014, 18:08

De acordo com este artigo a empresa COMPONENTS foi a primeira a produzir em 1953 um gira-discos com o princípio que se se encontra hoje em muitos gira-discos de topo: correia de transmissão + prato pesado. No modelo deles o prato pesava cerca de 11kg.

O artigo aborda alguns dos sistemas e variações ao longo dos anos:

http://www.soundfountain.com/beltdrive/belt-drive-turntable.html
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySáb Set 27 2014, 20:24

Digital Man escreveu:


http://www.soundfountain.com/beltdrive/belt-drive-turntable.html



Fabuloso link. Gira discos direct Drive 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Gira discos direct Drive 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive EmptySáb Set 27 2014, 21:20

Olá
Aqui está mais um link...

http://www.soundfountain.com/amb/ttrabco.html

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gira discos direct Drive Empty
MensagemAssunto: Re: Gira discos direct Drive   Gira discos direct Drive Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gira discos direct Drive
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gira discos II * belt drive ou direct drive?
» Direct Drive
» GD Direct Drive
» Escolha de gira discos direct drive antigo
» VPI Direct Drive turntable.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: