Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pro-Ject Xtension 9 Evolution

Ir para baixo 
+8
Goansipife
fredy
António José da Silva
gorogoro
Alexandre Vieira
Luis Filipe
luis lopes
Digital Man
12 participantes
AutorMensagem
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQua Set 03 2014, 19:04

Este é capaz de ser um bom representante dos gira-discos da era moderna...
Na versão Superpack vem com uma célula Ortofon MC Quintet Black e o preço rondará os 2.5K.
Não sendo barato, não tem um preço só para bilionários, como muitos modelos de hoje em dia...

A questão é: Ainda assim a qualidade justifica o preço? Ou podemos comprar uma relíquia por metade do valor que o consegue bater?

Lá elegância não lhe falta...
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Image001
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Screen+Shot+2014-04-03+at+19.54.37
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQua Set 03 2014, 19:56

temo que seja só pela beleza,...
decerto um "velhadas" dá-lhe uma abada,...
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe


Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 62
Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQua Set 03 2014, 21:34

...eu diria mesmo, vários vélhadas lhe darão uma abáda...e por metade do preço! Pro-Ject Xtension 9 Evolution 491368
Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQua Set 03 2014, 22:25

Acho que a pergunta que deve ser formulada é:

Quem já ouviu este gira a tocar???

Eu acredito que não é qualquer velhadas que o bate...

Mas claro eu ainda não o ouvi e tal... Pro-Ject Xtension 9 Evolution 447836

Ou será que os gira-discos são como o vinho do porto...???
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQua Set 03 2014, 23:30

Alexandre Vieira escreveu:

Ou será que os gira-discos são como o vinho do porto...???


Essa é uma questão muito pertinente! Não sei a resposta...

Pelo que tenho observado na web, parece haver um conjunto muito grande de audiófilos que responde afirmativamente!

- No que respeita ao som, uns dizem que são mais quentes, ou têm mais carácter, mais alma, etc.
- O design e a preocupação com os detalhes na concepção é algo também muito apreciado.
- A simplicidade, robustez, facilidade de reparação e otimização, levam outros a adora-los.
- Têm uma história de emoções e acreditam que vão passar mais gerações...

Numa palavra, há muita paixão pelos turntables vintage.

Nestas apreciações existe sempre subjetividade e sentimentalismo, mas é natural porque afinal somos humanos. Wink

Naturalmente, os fabricantes de gira-discos atuais e as revistas onde eles colocam anúncios têm uma opinião diferente... tongue
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 09:58

Eu acho é que este forum tem muita gente anti project. Vá-se lá saber porquê..

Mas, também há por aí muita gente anti benfica..
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 10:02

gorogoro escreveu:
Eu acho é que este forum tem muita gente anti project. Vá-se lá saber porquê..

E pelos vistos anti Linn idem...

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 10:29

http://www.analogueseduction.net/avid-turntables/avid-diva-ii-turntable.html


Pro-Ject Xtension 9 Evolution 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Pro-Ject Xtension 9 Evolution 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 10:44

António José da Silva escreveu:
http://www.analogueseduction.net/avid-turntables/avid-diva-ii-turntable.html

Creio que é ligeiramente mais caro do que Project mencionado se este vier com a cabeça normal!!!

Quanto ao aspeto é discutível, eu gosto mais da simplicidade do Project e ar vintage que faz lembrar por exemplo este Thorens 520:
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Td520

Agora, o mais importante é o som! Quais as diferenças?!?!?  scratch

Não escolhi o Project Xtension 9 Evolution SuperPack por acaso - foi considerado a "fonte analógica europeia 2014/5":

http://www.eisa.eu/awards/hi-fi/20/european-analogue-source-2014-2015.html#award escreveu:
O resultado é um gira-discos com um som suave e seguro, mas que não se acanha quando chega o momento de ir bem ao fundo dos sulcos em busca de detalhes. Junte a tudo isto clareza, vivacidade e um som sólido e impactante sempre que é preciso, e temos uma proposta completa de gira-discos que confere um novo sentido à relação qualidade/preço.
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 11:23

Ainda sobre os preços... Se não estou a interpretar mal a informação da página, o Diva II vem sem braço nem cabeça...  scratch
A ser verdade, os 2KEUR parecem-me elevados para um "entry-level"... A esse valor é preciso somar o valor dessas peças em falta!

Só a cabeça Ortofon que vem no Project Superpack custa cerca de 650UKP - 813EUR!

O braço que vem é este: 9CC - 9" precision tonearm with carbon-fibre armtube/headshell
Pro-Ject Xtension 9 Evolution 9cc

Custa cerca de 620Eur.

Ou seja se colocássemos este braço e esta cabeça no AVID o preço passava para 2K + 0.8K + 0.6K = 3.4K!
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 11:26

Olá
Existem bons e maus giras, sejam eles vintage ou novos... directe drive ou belt drive... enfim... existem para todos os gostos... e aí é que está o busílis da questão...
há quem goste de um determinado som... outros detestam... por isso embora a nossa opinião pessoal seja a máxima na avaliação ela é nossa e vale apenas para nós próprios...
eu tenho um gira que é o Panasonic SL-H 401 de plástico , pois algo que convida logo ao desdém de se calhar 90% dos amigos deste forum e doutros, e sempre o achei bom, tive outros giras ao longo dos anos mas fui sempre mantendo-o, pois o que ouvia para mim... e repito para mim era inferior a este gira, cheguei a fazer comparações directas... a mesma cabeça... no mesmo sistema... e sempre me agradava mais, claro nunca comparei com modelos estratosféricos €€€, nas comparei-o com alguns giras muito bem cotados pela imprensa do género, Rega... Project... dou estes 2 exemplos apenas como giras que ganharam até prémios na imprensa da especialidade.
Pois a imprensa da especialidade...
Eu e todos já ouviram de certeza algumas coisas que na imprensa é o melhor do Mundo e nós não gostamos.

O que no audio uns adoram outros detestam...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 11:46

Pelo valor em causa, existem propostas fabulosas em segunda mão.

Este vale a pena porque tem um belo braço.

http://www.springair.de/plattenspieler-x/plattenspieler/64715/linn-lp-12-ittok-lv-ii-heed-orbit



Belo gira e preço fabuloso.

http://www.springair.de/plattenspieler-x/plattenspieler/62502/acoustic-solid-machine-small-mit-audioquest-pt-9


VPI com braço tangencial.

http://www.springair.de/plattenspieler-x/plattenspieler/62356/vpi-hw-19-mk-3-souther-tqi


Well Tempered

http://www.springair.de/plattenspieler-x/plattenspieler/52793/well-tempered-record-player




Algumas propostas de qualidade.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Pro-Ject Xtension 9 Evolution 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 11:51

fredy escreveu:
Olá
Existem bons e maus giras, sejam eles vintage ou novos... directe drive ou belt drive... enfim... existem para todos os gostos... e aí é que está o busílis da questão...
há quem goste de um determinado som... outros detestam... por isso embora a nossa opinião pessoal seja a máxima na avaliação ela é nossa e vale apenas para nós próprios...
eu tenho um gira que é o Panasonic SL-H 401 de plástico , pois algo que convida logo ao desdém de se calhar 90% dos amigos deste forum e doutros, e sempre o achei bom, tive outros giras ao longo dos anos mas fui sempre mantendo-o, pois o que ouvia para mim... e repito para mim era inferior a este gira, cheguei a fazer comparações directas... a mesma cabeça... no mesmo sistema... e sempre me agradava mais, claro nunca comparei com modelos estratosféricos €€€, nas comparei-o com alguns giras muito bem cotados pela imprensa do género, Rega... Project... dou estes 2 exemplos apenas como giras que ganharam até prémios na imprensa da especialidade.
Pois a imprensa da especialidade...
Eu e todos já ouviram de certeza algumas coisas que na imprensa é o melhor do Mundo e nós não gostamos.

O que no audio uns adoram outros detestam...

Fredie

Em relação à imprensa devemos estar sempre com um pé atrás... não! com os dois pés atrás! Cool

Já ouvi sistemas em que os donos achavam que tinham ali um equipamento de sonho, mas o som tinha limitações de definição, dinâmica, extensão, e comia os silêncios todos, mas era exatamente aquele som que satisfazia os caprichos dos seus ouvidos. Não os censuro, atenção! Só estou a concordar com alguma relativização das diversas opiniões.

De qualquer forma estou algo surpreendido com estes GD novos - não pelo som mas pelos materiais de construção.

A Linn vende uma peça de alumínio oco por $3250 para reforçar a rigidez estrutural do seu LP12 da década de 70... Mas a AVID vende a máquina pronta construída em alumínio com esse problema já endereçado!

Depois, os braços em carbono... como é o caso deste Project. A fibra de carbono veio revolucionar a industria porque tem propriedades mágicas - muito mais resistente à rutura, permitindo peças mais leves, sendo que se pode colocar o peso onde for mais favorável, e ao mesmo tempo com maior índice de amortecimento das vibrações.

Agora, até que ponto vão ser melhores por causa disso?!... scratch

A fiabilidade dos equipamentos só pode ser aferida muitos anos depois e muitos GD vintage já provaram ser campeões nesta matéria.
Ir para o topo Ir para baixo
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 12:06

Digital Man escreveu:
Ainda sobre os preços... Se não estou a interpretar mal a informação da página, o Diva II vem sem braço nem cabeça...  scratch
A ser verdade, os 2KEUR parecem-me elevados para um "entry-level"... A esse valor é preciso somar o valor dessas peças em falta!

Só a cabeça Ortofon que vem no Project Superpack custa cerca de 650UKP - 813EUR!

O braço que vem é este: 9CC - 9" precision tonearm with carbon-fibre armtube/headshell
Pro-Ject Xtension 9 Evolution 9cc

Custa cerca de 620Eur.

Ou seja se colocássemos este braço e esta cabeça no AVID o preço passava para 2K + 0.8K + 0.6K = 3.4K!

E o AVID bombava que seria uma coisa parva!!!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 12:13

António José da Silva escreveu:
Pelo valor em causa, existem propostas fabulosas em segunda mão.

Este vale a pena porque tem um belo braço.

http://www.springair.de/plattenspieler-x/plattenspieler/64715/linn-lp-12-ittok-lv-ii-heed-orbit

1988  - este ano terá dado uma boa colheita de LP12s?  tongue
Mas os 1.7K não estão esticados? Até porque parece vir sem cabeça...


António José da Silva escreveu:
VPI com braço tangencial.

http://www.springair.de/plattenspieler-x/plattenspieler/62356/vpi-hw-19-mk-3-souther-tqi

O sistema tangencial do Technics de 200Eur... aqui por 1.8K...  tongue


António José da Silva escreveu:
Algumas propostas de qualidade.

Muita Qualidad€... tongue


Já agora, porque não estes:

Sony PS-4300 - 259Eur - http://www.springair.de/turntables-x/turntables/sony-ps-4300
Thorens TD-160 - 279Eur - http://www.springair.de/detail/index/sArticle/62682
Micro-Seiki MR-311 mit Audiocraft AC-30 - 459Eur - http://www.springair.de/turntables-x/turntables/micro-seiki-mr-311-mit-audiocraft-ac-30
Dual 1228 - 119Eur - http://www.springair.de/turntables-x/turntables/dual-1228
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 13:01

Analisando o VPI HW-19 MK 3 + Souther TQI por 1.790...

O VPI em causa custava $1250 em 1999 http://www.audiophilia.com/hardware/hw19mk3.htm.

Ou seja, ao câmbio atual, cerca de 950Eur. 15 anos depois, admitindo os habituais 50% de desvalorização, 475Eur.
Se a cabeça é a Stanton ST100, valerá uns 25Eur?

O GD em questão é muito usado com braços Rega, como o RB300. 200Eur usado?
Pro-Ject Xtension 9 Evolution VPI_HW19_a

Ou seja, 475 + 200 + 25 =  700 EUR (sem braço Clearaudio) Uma poupança de 1090Eur...
Será que esta combinação ficaria a milhas da proposta no anúncio? A única diferença é o braço usado...

Relativamente ao braço, custava cerca de 4K mas o preço de mercado andará à volta dos 1.5K...
Ou seja, naquele anúncio está-se na realidade a comprar o braço e oferecem um GD da gama baixa-média.
Mas se o braço for mesmo bom, então é uma boa compra. Tira-se o braço e deita-se o GD fora.

Algumas imagens do braço:
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Detail1
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Clearaudio%20TQ1
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Clearaudio%20Maximum%20Solution%20wSouther%20TQi%20arm%20turntable
Pro-Ject Xtension 9 Evolution 1_221306_2

Há malucos para tudo. Aqui um Thorens TD124 com o tal braço!
Pro-Ject Xtension 9 Evolution PD_75R8509

E aqui um Rega P3-24
Pro-Ject Xtension 9 Evolution 443348-rega_p324_with_brand_new_clearaudio_tq1_tangential_tracking_arm_gorgeous_with_custom_plinth

Em termos teóricos este braço ao permitir um posicionamento 100% tangencial à pista terá alguma vantagem sobre os outros...
Já o facto de este sistema ser pouco usado pela indústria indicia que poderá levantar outros problemas... compromissos.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 14:33

Pois... Penso que já foi tudo dito neste e no tópico do Linn
Quando comecei a ler este tópico lembrei-me de imediato do gira do Fredie, que até conheço bem, pois tive-o lá em casa uns bons tempos, antes de o Mestre RB lhe ter posto as mãos em cima. É realmente um aparelho como diz o Fredie: plástico, sem nenhum crédito audiófilo, mas... não envergonha ninguém quando se ouve. Muito antes pelo contrário:o-o: Pro-Ject Xtension 9 Evolution 491368

Agora depois de mexido pelo Rui Borges já o ouvi (ainda sem o Brutus a liderar a batuta) e ficou 5*Pro-Ject Xtension 9 Evolution 843159 Pro-Ject Xtension 9 Evolution 843159 Pro-Ject Xtension 9 Evolution 843159 Pro-Ject Xtension 9 Evolution 843159 Pro-Ject Xtension 9 Evolution 843159

Mas é sempre uma decisão difícil e corajosa. O Fredie arriscou e ganhou! Ou seja: pegou num gira-discos antigo, de plástico e sem grandes pretensões e saiu-lhe uma excelente máquina.

Nem sempre é o que sucede, muitas vezes (obviamente nem sempre) com aparelhos vintage, mesmo aqueles que na sua geração já eram considerados muito bons.
Não esqueçam que o conceito de som e de ouvir dos anos 60-70-80, e mesmo 90s mudou e muito, para os conceitos de hoje-em-dia Pro-Ject Xtension 9 Evolution 491368

... E nós todos também mudámos affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 15:48

Goansipife escreveu:

Mas é sempre uma decisão difícil e corajosa. O Fredie arriscou e ganhou! Ou seja: pegou num gira-discos antigo, de plástico e sem grandes pretensões e saiu-lhe uma excelente máquina.

É um caso de tripla-sorte:

- Encontrar o modelo certo (muitos modelos não são nada de especial).
- Ele estar em bom estado (pode haver muitos pontos de desgaste independentes do aspeto externo).
- Deixá-lo nas mãos de um verdadeiro entendido.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 16:40

Olá
Às vezes andamos na busca do Santo Graal ... sem necessidade...
comprei o  Panasonic depois de ouvir alguns giras na loja e foi o que gostei mais... quer sónicamente quer monetariamente... ao longo dos anos vivi feliz com ele até que começou o bichinho do upgrade... e então começou a dança... dos giras...
Até que decidi optimizar o gira... fiz a proposta ao Rui Borges... com a condição de manter a cabeça, a cablagem original no braço e manter a da interligação, mas colocando umas fichas RCA para poder fazer algumas experiências, ele mexeu no elo mais fraco... a estrutura, mudou alguma eletrónica que já estava em más condições devido aos anos, mexeu no eixo, pois agora quando pára demora mais do dobro do tempo anterior.
O resultado para mim foi bom.
Claro que o Panasonic não é o melhor gira do mundo... nem por lá passa mas para mim é até hoje o melhor gira que tive...

Fredie


Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 16:47

Digital Man escreveu:
Goansipife escreveu:

Mas é sempre uma decisão difícil e corajosa. O Fredie arriscou e ganhou! Ou seja: pegou num gira-discos antigo, de plástico e sem grandes pretensões e saiu-lhe uma excelente máquina.

É um caso de tripla-sorte:

- Encontrar o modelo certo (muitos modelos não são nada de especial).
- Ele estar em bom estado (pode haver muitos pontos de desgaste independentes do aspeto externo).
- Deixá-lo nas mãos de um verdadeiro entendido.

Não, não creio que haja sorte em audio ném em nada, mas experiência:

Voce começa por um gira qualquer (barato) e brinca com ele (com as células, afinações, phonos, cabos, etc...), passados quatro ou cinco anos compra outro (menos barato), e faz a mesma coisa!... passados cinco anos arranja outro (caro) e volta a fazer a mesma coisa!!... apos un ano ou dois, muda para outro (mais caro), e repete os mesmos gestos com método!!!...

E ao fim de vinte anos, voçê sabe qual é o bom para si!!!... qualquer que seja a idade, modelo ou marca cheers

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 17:29

Olá
O Panasonic comprei-o novo em 1981...
depois já tive vários...
Rotel
Project
Marantz
Pioneer
Rega
Toshiba
Technics

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 18:15

fredy escreveu:
Olá
O Panasonic comprei-o novo em 1981...
depois já tive vários...
Rotel
Project
Marantz
Pioneer
Rega
Toshiba
Technics

Fredie

Já é uma boa lista. Uma outra marca que pode ser interessante numa lógica de comprar muito barato e depois recuperar/otimizar é a Thorens, da qual vejo muitos posts de utilizadores felizes com modelos vintage que compraram por amendoíns.

A Technics e a Panasonic são farinha do mesmo saco. A Matsushita (renomeada Panasonic desde 2008) comercializava os seus produtos com vários nomes, entre eles Panasonic e Technics, umas vezes com diferenciação/segmentação de modelos, outras nem isso.

Também tenho um Technics comprado novo ali por volta de 85/86, mas não sei se será um bom candidato a updates porque tem a tecnologia tangencial...
Bom, o braço de topo da Clearaudio é um tangencial que custa mais de 20K - o Statement TT1, que eles designam como The pinnacle of analogue music reproduction... tongue
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 18:25

Olá
Tenho cá 2 tangenciais da Technics que andam em rodagem pois tenho-os à pouco tempo... mas para já um é um caso muito sério... pelo menos para mim.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 19:06

fredy escreveu:
Olá
Tenho cá 2 tangenciais da Technics que andam em rodagem pois tenho-os à pouco tempo... mas para já um é um caso muito sério... pelo menos para mim.

Fredie

Antes do tangencial SL-L3 tive o SL-1200Mk2 da mesma marca que era inferior, razão pela qual troquei.
No entanto já vi na web que muitos SL-1200Mk2 foram radicalmente alterados, transformados em máquinas completamente diferentes. Já no tagencial não se deve poder fazer quase nada - por exemplo, no braço não se pode tocar, nem sei pode levar outra cabeça... Talvez a agulha... A tampa faz parte do aparelho - não deve ser fácil mexer no chassis...
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 19:44

Olá
Nos tangenciais pode-se mudar a cabeça, sendo a coisa mais simples que há... as cabeças T4P foram criadas com o intuito de facilitar ao máximo, os utilizadores tiveram foi o problema dessas cabeças aparecerem quase ao mesmo tempo do CD o que condicionou a produção, não havendo por isso muita oferta, no entanto existem boas cabeças para esse tipo de gira e hoje pode-se fazer bons negócios com cabeças dessas pois como não têm muita procura há algumas à venda na net com preços muito simpáticos...
Mudar o braço não é possível tudo bem... mas digam-me lá... nos outros que se pode mudar o braço... quem muda? se calhar nem 1% dos utilizadores, um upgrade que tem resultados nos tangencias e nos outros também é substituir os cabos cativos por uma fichas RCA e deixar o gosto pessoal de cada um actuar como escolha...
para mudar a cabeça é simples...
Desaperta-se o parafuso que está quase na ponta do braço...
Puxa-se a cabeça para fora e coloca-se outra...
aperta-se o parafuso...
e voilá...
querem coisa mais fácil...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 19:55

Olá

O 1210 é o gira mais famoso da Technics...
Depois do Rui Borges ter feito o upgrade ao meu Panasonic fez um upgrade a um 1210 e posso dizer que para mim é inferior ao Panasonic...
tive a hipótese de o ouvir várias vezes em casa do Rui e em casa do dono...
Claro que isto é uma opinião pessoal

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 20:50

Digital Man escreveu:
gorogoro escreveu:
Eu acho é que este forum tem muita gente anti project. Vá-se lá saber porquê..

E pelos vistos anti Linn idem...

smedley

Anti - Linn, por esse mundo fora há toda uma legião figadais inimigos, prontos a passar-lhe a faca pela goela, como agora se usa!? ...

É quase como a legião dos sunitas contras os coitados dos xiittas, ou vice-versa!? ...

Se imaginarmos que quase todos os amantes e seguidores dos Thorens são potenciais Linn-killers, não andaremos muito longe da verdade, vamos, digo eu!? ...
geek

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 21:33

fredy escreveu:
Olá
Nos tangenciais pode-se mudar a cabeça, sendo a coisa mais simples que há... as cabeças T4P foram criadas com o intuito de facilitar ao máximo, os utilizadores tiveram foi o problema dessas cabeças aparecerem quase ao mesmo tempo do CD o que condicionou a produção, não havendo por isso muita oferta, no entanto existem boas cabeças para esse tipo de gira e hoje pode-se fazer bons negócios com cabeças dessas pois como não têm muita procura há algumas à venda na net com preços muito simpáticos...
Mudar o braço não é possível tudo bem... mas digam-me lá... nos outros que se pode mudar o braço... quem muda? se calhar nem 1% dos utilizadores, um upgrade que tem resultados nos tangencias e nos outros também é substituir os cabos cativos por uma fichas RCA e deixar o gosto pessoal de cada um actuar como escolha...
para mudar a cabeça é simples...
Desaperta-se o parafuso que está quase na ponta do braço...
Puxa-se a cabeça para fora e coloca-se outra...
aperta-se o parafuso...
e voilá...
querem coisa mais fácil...

Fredie

Pro-Ject Xtension 9 Evolution 22692 Excelentes dicas! Gracias amigo!

Já agora, dentro desse tipo de cabeças há algumas referências?

fredy escreveu:

O 1210 é o gira mais famoso da Technics...
Depois do Rui Borges ter feito o upgrade ao meu Panasonic fez um upgrade a um 1210 e posso dizer que para mim é inferior ao Panasonic...
tive a hipótese de o ouvir várias vezes em casa do Rui e em casa do dono...
Claro que isto é uma opinião pessoal

Esse 1210 é muito mais recente. Eu tive o 1200mk2 do início da década de 80, ainda que olhando para as fotos do 1210, parece ser igual!

Relativamente aos upgrades, já vi que há o 8 e o 80 (e todos os valores no meio), ou seja, desde pequenas modificações a mudar quase tudo!
Mas quando se muda quase tudo, digam o que disserem, é outra máquina completamente diferente da original!
Eu gosto da filosofia mexer o mínimo mas tocar nos sítios certos.  Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 21:39

reirato escreveu:

Anti - Linn, por esse mundo fora há toda uma legião figadais inimigos, prontos a passar-lhe a faca pela goela, como agora se usa!? ...

É quase como a legião dos sunitas contras os coitados dos xiittas, ou vice-versa!? ...

Se imaginarmos que quase todos os amantes e seguidores dos Thorens são potenciais Linn-killers, não andaremos muito longe da verdade, vamos, digo eu!? ...

Sendo o mundo tão vasto, eu acredito que há um espaço para todos, até mesmo para os Linn-killers... tongue
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 23:46

Digital Man escreveu:
gorogoro escreveu:
Eu acho é que este forum tem muita gente anti project. Vá-se lá saber porquê..

E pelos vistos anti Linn idem...

smedley
Orquestra
Esse Project com a Ortofon Quintet Black coroado com o prémio  Eisa 2014-2014 por €2450, deve tocar alguma coisita. Até deves conseguir sacá-lo por um preço bem melhor se fizeres prospeção de mercado.
Pro-Ject Xtension 9 Evolution 2ihp9ug
Sobre o Project Xpression2 posso dizer que tem umas ligações elétricas no chassi que parece fabricado na China; motor AC com 2 enrolamentos tem que ter um enrolamento com condensador em série. Não existe PCB, só apoios em plástico com os fios e o condensador. Só tenho a criticar os aspecto da montagem, quando abrimos a tampa.
De resto funciona satisfatoriamente e dá para mudar de inter-conector. O braço low-mass com a M97xE quase não faz abanar os "woofers". Com a VMS20E MkII da Ortofon até faz "brisa marítima".
Sobre a questão dos Project, Rega, Linn, Roksan, etc; ainda nenhum fabricante contactou-me para negociar uma parceria...
Por isso mesmo se entenderes que €2000 é muito para um gira, vai à Thomman e "avia" um destes:
Pro-Ject Xtension 9 Evolution 30wr312
Retira-lhe o transformador do interior, optimiza a fonte de alimentação, instala uma cabeça superior e liga-o a um estágio exterior. €500 deve chegar para tudo.
http://www.thomann.de/pt/audio_technica_at_lp120_usbc.htm
smedley
Ir para o topo Ir para baixo
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptyQui Set 04 2014, 23:58

Digital Man escreveu:


fredy escreveu:

O 1210 é o gira mais famoso da Technics...
Depois do Rui Borges ter feito o upgrade ao meu Panasonic fez um upgrade a um 1210 e posso dizer que para mim é inferior ao Panasonic...
tive a hipótese de o ouvir várias vezes em casa do Rui e em casa do dono...
Claro que isto é uma opinião pessoal

Esse 1210 é muito mais recente. Eu tive o 1200mk2 do início da década de 80, ainda que olhando para as fotos do 1210, parece ser igual!

Relativamente aos upgrades, já vi que há o 8 e o 80 (e todos os valores no meio), ou seja, desde pequenas modificações a mudar quase tudo!
Mas quando se muda quase tudo, digam o que disserem, é outra máquina completamente diferente da original!
Eu gosto da filosofia mexer o mínimo mas tocar nos sítios certos.  Cool

Se o 1200 que teve foi anterior a 78-79 era a versão 1, supostamente inferior, em 78-79 o 1200 passou a ser mk2 com melhoramentos ao nivel do motor, sendo que o 1210 é precisamente igual em tudo menos na cor.

Relativamente a tangenciais, sou mais uma vez suspeito, depois de ouvir um PL1000 estou completamente satisfeito, com este certamente que não pensará em fazer upgrades porque simplesmente não há necessidade de tal e quanto a celulas/headshells suporta o mesmo que um braço de tipologia "normal".
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptySex Set 05 2014, 11:34

rednef escreveu:

Se o 1200 que teve foi anterior a 78-79 era a versão 1, supostamente inferior, em 78-79 o 1200 passou a ser mk2 com melhoramentos ao nivel do motor, sendo que o 1210 é precisamente igual em tudo menos na cor.

Relativamente a tangenciais, sou mais uma vez suspeito, depois de ouvir um PL1000 estou completamente satisfeito, com este certamente que não pensará em fazer upgrades porque simplesmente não há necessidade de tal e quanto a celulas/headshells suporta o mesmo que um braço de tipologia "normal".

Eu tive o mk2 comprado ali no início da década de 80, não me lembro o ano, talvez 82-83.

Eu não sou a favor nem contra os tangenciais. Embora os melhores GD que ouvi, especialmente em casa de amigos/lojas/shows não eram tangenciais, mas a verdade é que ouvi muito poucos tangenciais.
O tipo de braço é apenas uma variável entre várias. Mesmo dentro dos não-tangenciais temos giras muito maus e muito bons. De igual modo, também não será por se colocar o braço tangencial da Clearaudio num prato qualquer que ele se torna o melhor gira-discos do mundo.
O mais importante (para alguém que quer uma máquina que não precise de várias intervenções cirúrgicas) será o desempenho do gira-discos de base e como um todo.

Se o PL1000 é bom de base (a soma e interação das peças escolhidas é boa), isso é que interessa! A questão da compatibilidade da cabeça também é interessante porque abre novos horizontes.
Tem muito bom aspeto e gosto de ver o mecanismo a funcionar (no Technics o mecanismo está preso na tampa que tem que estar fechada). O botão rotativo também é excelente!



De acordo com este site, o PL1000 é uma versão melhorada/aligeirada do PL-L1: http://www.thevintageknob.org/pioneer-PL-L1.html
A Pioneer nos 70's/início 80s tinha uma oferta muito variada, ou seja desde modelos muito elementares até verdadeiras bombas, como é o caso do Exclusive P3 - http://www.thevintageknob.org/pioneer-Exclusive_P3.html.

Neste filme o sucessor Exclusive P3a:



Este PL-70II também não deveria ser mau:
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Pioneer_PL-70L2

Nunca ouvi nenhum destes nem o PL-1000 - só Pioneers "económicos". Mas com base na sua boa dica, vou estar atento ao que aparece por aí.
Pro-Ject Xtension 9 Evolution 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptySex Set 05 2014, 11:42

O Exclusive P3 ( www.thevintageknob.org/pioneer-Exclusive_P3.html ) era o absoluto topo de gama da marca, e ainda hoje bastante desejado.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Pro-Ject Xtension 9 Evolution 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptySex Set 05 2014, 13:20

António José da Silva escreveu:
O Exclusive P3  ( www.thevintageknob.org/pioneer-Exclusive_P3.html ) era o absoluto topo de gama da marca, e ainda hoje bastante desejado.

No entanto...

Speed accuracy : 0,001%
Wow & flutter : 0,003% (WRMS, FG source)

...devia ter um som muito analítico...  pirat

Os detalhes dos acabamentos são infrequentes, como o vidro reforçado de 5mm da tampa...

45Kg?!?!  Shocked

Aqui o Exclusive P3a despido:
Pro-Ject Xtension 9 Evolution P3a(1)
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution EmptySex Set 05 2014, 18:08

Pro-Ject Xtension 9 Evolution Attachment
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Attachment
Pro-Ject Xtension 9 Evolution Attachment
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-Ject Xtension 9 Evolution   Pro-Ject Xtension 9 Evolution Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pro-Ject Xtension 9 Evolution
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: