Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Linn Sondek LP12

Ir para baixo 
+12
Luis Filipe
nbunuel
Jorge Ferreira
Mister W
ducar
ViciAudio
PALUSE
Goansipife
António José da Silva
fredy
TD124
Digital Man
16 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
António José da Silva
Membro AAP



Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySex Set 05 2014, 18:59

Digital Man escreveu:
ducar escreveu:


Olha o botão selector de velocidade do meu Linn é igual a esse.


Este Linn LP12 custa perto de 30K... tentando adivinhar a decomposição do preço deve ser mais ou menos esta:

- 2.000,00 pelo prato (preço atual)
- 13.000,00 pelo braço, cabeça e updates
- 14.999,50 pela exclusividade de só haver 40 no mundo iguais
- 0,50 pelo tal botão e leds.

smedley


Esqueceste-te da garrafa de Scotch que acompanha essa "box". Linn Sondek LP12 - Página 2 491368


Linn Sondek LP12 - Página 2 Video-still_zpsc183767a


Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySex Set 05 2014, 19:01

Parecendo que não, são quase 2000 libras.


http://www.masterofmalt.com/whiskies/highland-park-40-year-old-whisky/

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Linn Sondek LP12 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySex Set 05 2014, 19:06

António José da Silva escreveu:

Esqueceste-te da garrafa de Scotch que acompanha essa "box".  Linn Sondek LP12 - Página 2 491368


Lembrei-me depois e fiz um Post Scriptum mas foi antes da tua mensagem...
Eu seria incapaz de beber uma coisa tão cara... Isso deve dar mais de 100Eur por cada golo!  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySex Set 05 2014, 20:20

Digital Man escreveu:
ducar escreveu:


Olha o botão selector de velocidade do meu Linn é igual a esse.


Este Linn LP12 custa perto de 30K... tentando adivinhar a decomposição do preço deve ser mais ou menos esta:

- 2.000,00 pelo prato (preço atual)
- 13.000,00 pelo braço, cabeça e updates
- 14.999,50 pela exclusividade de só haver 40 no mundo iguais
- 0,50 pelo tal botão e leds.

smedley

PS: Esqueci-me da madeira de barril de whisky envelhecido e não sei se oferecem uma garrafinha... tongue

Podias ter valorizado melhor o botão do led lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySex Set 05 2014, 20:29

ducar escreveu:


Podias ter valorizado melhor o botão do led lol!  



Tens toda a razão, um verdadeiro exagero. Linn Sondek LP12 - Página 2 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Linn Sondek LP12 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySex Set 05 2014, 20:50

Nova tentativa com base nas boas dicas:

- 2.000,00 pelo prato (preço atual)
- 13.000,00 pelo braço, cabeça e updates
- 12.799,00 pela exclusividade de só haver 40 no mundo iguais
- 2.000,00 pela garrafa de exposição (com 40 anos deve estar fora de validade pirat)
- 200,00 pelas quatro tábuas velhas
- 1,00 pelo tal botão e leds.

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySex Set 05 2014, 21:16

Amigos, tinham toda a razão, afinal um interruptor com 2 leds verde e vermelho custa 2,95Eur:

http://www.servelec.pt/loja/produtos.html?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=31085&category_id=298

A qualidade paga-se... Cool
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySex Set 05 2014, 21:57

Digital Man escreveu:
Amigos, tinham toda a razão, afinal um interruptor com 2 leds verde e vermelho custa 2,95Eur:

http://www.servelec.pt/loja/produtos.html?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=31085&category_id=298

A qualidade paga-se... Cool

Tu ou é 8 ou 80 não existe meio termo Linn Sondek LP12 - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySáb Set 06 2014, 01:57

Digital Man escreveu:
Amigos, tinham toda a razão, afinal um interruptor com 2 leds verde e vermelho custa 2,95Eur:




Ainda bem que vistes o teu erro e o corrigistes a tempo. Linn Sondek LP12 - Página 2 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Linn Sondek LP12 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySáb Set 06 2014, 20:07

Ainda sobre o Linn Sondek LP12 40th anniversary de 30K...
Linn Sondek LP12 - Página 2 Ba6e6b6b_Rodriguescartoon-preciouscartridge
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySáb Set 06 2014, 20:27

Digital Man escreveu:
Ainda sobre o Linn Sondek LP12 40th anniversary de 30K...
Linn Sondek LP12 - Página 2 Ba6e6b6b_Rodriguescartoon-preciouscartridge



Tal como uma bela joia, fica bem melhor numa bela caixa. Linn Sondek LP12 - Página 2 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Linn Sondek LP12 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
bluedoor
Membro AAP



Mensagens : 179
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 51

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptySáb Set 06 2014, 23:33

António José da Silva escreveu:
Mister W escreveu:
Digital Man escreveu:
Sistema com fonte LP12 com braço Ekos. A gravação é muito má mas consegue-se inferir a atmosfera tridimensional criada pelos SE.

Não tenho nada contra o LP12 mas com um sistema desses "qualquer" gira-discos brilha!

A quota-parte do Linn no rendimento deste setup é pouco relevante. Neste caso, não duvido que a importância da própria célula (para o resultado final) seja superior ao gira-discos utilizado...




Por muito que queira, não consigo avaliar qualquer tipo de qualidades sonoras em ficheiros youtube.

Já somos dois! Linn Sondek LP12 - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyDom Set 07 2014, 00:11

bluedoor escreveu:
António José da Silva escreveu:
Mister W escreveu:
Digital Man escreveu:
Sistema com fonte LP12 com braço Ekos. A gravação é muito má mas consegue-se inferir a atmosfera tridimensional criada pelos SE.

Não tenho nada contra o LP12 mas com um sistema desses "qualquer" gira-discos brilha!

A quota-parte do Linn no rendimento deste setup é pouco relevante. Neste caso, não duvido que a importância da própria célula (para o resultado final) seja superior ao gira-discos utilizado...




Por muito que queira, não consigo avaliar qualquer tipo de qualidades sonoras em ficheiros youtube.

Já somos dois! Linn Sondek LP12 - Página 2 22692

Eu também pensava assim até ligar o youtube a um bom DAC e a um bom sistema. Por estranho que pareça o youtube parece emitir a 192 kbps AAC sempre que o video original tem essa resolução, independentemente da resolução da imagem!
É verdade que a esmagadora maioria dos videos tem más gravações (não só na resolução mas sob qualquer prisma) mas há outras que têm um som melhor que algumas gravações ao vivo. A limitação não está no youtube mas nos conteúdos.

Mesmo acedendo ao youtube através da box da zon-iris (que tem um DAC medíocre) e ligando a saída analógica a um bom sistema, já dá para ficar com uma pequena ideia do potencial.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyDom Set 07 2014, 00:13

Digital Man escreveu:


Eu também pensava assim até ligar o youtube a um bom DAC e a um bom sistema. Por estranho que pareça o youtube parece emitir a 192 kbps AAC sempre que o video original tem essa resolução, independentemente da resolução da imagem!
É verdade que a esmagadora maioria dos videos tem más gravações (não só na resolução mas sob qualquer prisma) mas há outras que têm um som melhor que algumas gravações ao vivo. A limitação não está no youtube mas nos conteúdos.

Mesmo acedendo ao youtube através da box da zon-iris (que tem um DAC medíocre) e ligando a saída analógica a um bom sistema, já dá para ficar com uma pequena ideia do potencial.


Uma sequencia de coisas más demais. smedley

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Linn Sondek LP12 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyDom Set 07 2014, 00:52

António José da Silva escreveu:
Digital Man escreveu:


Eu também pensava assim até ligar o youtube a um bom DAC e a um bom sistema. Por estranho que pareça o youtube parece emitir a 192 kbps AAC sempre que o video original tem essa resolução, independentemente da resolução da imagem!
É verdade que a esmagadora maioria dos videos tem más gravações (não só na resolução mas sob qualquer prisma) mas há outras que têm um som melhor que algumas gravações ao vivo. A limitação não está no youtube mas nos conteúdos.

Mesmo acedendo ao youtube através da box da zon-iris (que tem um DAC medíocre) e ligando a saída analógica a um bom sistema, já dá para ficar com uma pequena ideia do potencial.


Uma sequencia de coisas más demais. smedley

Longe disso, eu tenho o pc com uma simples placa de som da Creative ligado aos Sansui e tenho resultados muito positivos.

Linn Sondek LP12 - Página 2 310490
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyDom Set 07 2014, 01:31

António José da Silva escreveu:
Digital Man escreveu:


Eu também pensava assim até ligar o youtube a um bom DAC e a um bom sistema. Por estranho que pareça o youtube parece emitir a 192 kbps AAC sempre que o video original tem essa resolução, independentemente da resolução da imagem!
É verdade que a esmagadora maioria dos videos tem más gravações (não só na resolução mas sob qualquer prisma) mas há outras que têm um som melhor que algumas gravações ao vivo. A limitação não está no youtube mas nos conteúdos.

Mesmo acedendo ao youtube através da box da zon-iris (que tem um DAC medíocre) e ligando a saída analógica a um bom sistema, já dá para ficar com uma pequena ideia do potencial.


Uma sequencia de coisas más demais. smedley

No meu sistema, o youtube chega a bater o meu transporte CD de 4K (ML37). Mas não é uma luta igual porque o CD não tem compressão e há gravações no youtube muito melhores que a maioria dos meus CDs.

Este nem é um dos melhores exemplos, mas depois de ouvir isto no PC e me arranhar os ouvidos, quando ouvi no meu sistema ia caindo para o lado:

Ir para o topo Ir para baixo
harmonia30




Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2014

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyTer Set 09 2014, 22:33


Boas,
eu gosto do LP12, mas não sou fã ...

O meu soa muito musical, já tem uns anos, parece um som valvulado, e a velocidade é muito precisa. É muito interessante ouvir música acústica; dá uma tonalidade bonita ao som, soa natural...

Mas se quiser ouvir mais perto da "master tape" ou lá o que isso significa, um gira mais moderno parece-me mais próximo disso. Não consigo acreditar que o LP12 esteja na mesma categoria dos outros maquinões da classe A da stereophile.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyTer Set 09 2014, 22:41

harmonia30 escreveu:

Não consigo acreditar que o LP12 esteja na mesma categoria dos outros maquinões da classe A da stereophile.


Mas nos últimos anos, incluindo 2014, faz parte da lista dos giras A. da dita publicação.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Linn Sondek LP12 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyTer Set 09 2014, 22:48

harmonia30 escreveu:

Boas,
eu gosto do LP12, mas não sou fã ...

O meu soa muito musical, já tem uns anos,  parece um som valvulado, e a velocidade é muito precisa. É muito interessante ouvir música acústica; dá uma tonalidade bonita ao som, soa natural...

Mas se quiser ouvir mais perto da "master tape" ou lá o que isso significa, um gira mais moderno parece-me mais próximo disso. Não consigo acreditar que o LP12 esteja na mesma categoria dos outros maquinões da classe A da stereophile.

Não podemos medir forças só pelo aspecto visual se assim fosse tudo na vida era mais fácil.

Linn Sondek LP12 - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
harmonia30




Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2014

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyTer Set 09 2014, 23:38

António José da Silva escreveu:
harmonia30 escreveu:

Não consigo acreditar que o LP12 esteja na mesma categoria dos outros maquinões da classe A da stereophile.


Mas nos últimos anos, incluindo 2014, faz parte da lista dos giras A. da dita publicação.

Pois ele está lá está... mas também vejo anúncios publicitários da linn na mesma publicação... eheheh.
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyTer Set 09 2014, 23:59

harmonia30 escreveu:
António José da Silva escreveu:
harmonia30 escreveu:

Não consigo acreditar que o LP12 esteja na mesma categoria dos outros maquinões da classe A da stereophile.


Mas nos últimos anos, incluindo 2014, faz parte da lista dos giras A. da dita publicação.

Pois ele está lá está... mas também vejo anúncios publicitários da linn na mesma publicação... eheheh.

lol!

Mas tudo bate certo...
Lendo com atenção as reviews, torna-se claro que são uma cambada de feiticeiros viciados em magia negra, que é muito mais encantadora do que a cruel frieza da master tape...
O tipo das medições é que estraga sempre a festa...

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 00:25

harmonia30 escreveu:


... mas também vejo anúncios publicitários da linn na mesma publicação... eheheh.



Tem algo de pescadinha frita com o rabo na boca. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Linn Sondek LP12 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 00:46

harmonia30 escreveu:

Boas,
eu gosto do LP12, mas não sou fã ...

O meu soa muito musical, já tem uns anos,  parece um som valvulado, e a velocidade é muito precisa. É muito interessante ouvir música acústica; dá uma tonalidade bonita ao som, soa natural...

Mas se quiser ouvir mais perto da "master tape" ou lá o que isso significa, um gira mais moderno parece-me mais próximo disso. Não consigo acreditar que o LP12 esteja na mesma categoria dos outros maquinões da classe A da stereophile.

A categoria A tem tantas máquinas que no mínimo algumas delas devem soar de forma muito distinta das outras. Uma seleção ampla para todos os gostos.
Possivelmente eles gostam das novas tendências mas acham que o som dos 70s continua atual.
Dentro desse espírito talvez o ideal seja mesmo misturar o passado e o presente na mesma máquina, como fizeram estes perto de 50 projetistas: http://www.theanalogdept.com/garrard_gallery.htm
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 01:12

Digital Man escreveu:

Dentro desse espírito talvez o ideal seja mesmo misturar o passado e o presente na mesma máquina, como fizeram estes perto de 50 projetistas: http://www.theanalogdept.com/garrard_gallery.htm


Obras de arte, e muitas delas devem de dar que falar (ouvir).

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Linn Sondek LP12 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 09:12

harmonia30 escreveu:
António José da Silva escreveu:
harmonia30 escreveu:

Não consigo acreditar que o LP12 esteja na mesma categoria dos outros maquinões da classe A da stereophile.


Mas nos últimos anos, incluindo 2014, faz parte da lista dos giras A. da dita publicação.

Pois ele está lá está... mas também vejo anúncios publicitários da linn na mesma publicação... eheheh.

Não conheço pessoalmente, um outro produto audio que produza sentimentos tão discordantes e inequivocos que o Linn LP12 (Sondek para os amigos…). Não seria justo de pensar, que existe uma conspiração audiofila no intuito ou de amar, ou de detestar esse aparelho. No entanto algo deve ser dito que resume esse aparelho e o torna unico : O Sondek é adulado ou menospresado, mas não deixa ninguém indiferente,… vamos là tentar compreender porquê :

O LP12 é o segundo gira mais vendido da historia, atràs do Technics SL1200 e à frente do Rega Planar.

O gira classico mais antigo em produção é o Sondek, pois data de 1972… o que é unico.

O LP12 é menos bem fabricado que outros giras de preço igual, mas é melhor fabricado que outros.

Numa lista dos giras mais influentes…, o Sondek seria citado nas primeiras linhas obrigatoriamente !

O LP12 é um aparelho caro, mas não é o mais caro do mercado… com tecnologia equivalente.

Este gira é o mais controversado, badalado, conhecido, detestado… mas também amado da historia.

O LP12 não é certamente a melhor escuta em vinilo !... mas està longe de ser a pior !!!...

Este aparelho tém um som proprio, amado ou detestado!... mas à tantos nesse caso que!!!...

Como se pode ver nesta (pequena) anàlise rapida, objectivamente o Linn não merece tanta raiva, ném tanta adoração, então porquê lhe dar tanta porrada ???... a resposta é historica, e eis um extracto…

...O LINN LP12 é um caso unico de longevidade e de controversia no mundo do audio. A questao que muitos se poem (legitima quando um produto é tao célebre), é a seguinte. A LP12 é verdadeiramente um grande GD ? A resposta é sim !!!, mas (porque hà um mas), o LINN nao é tao bom quanto os seus adoradores pretendem, nem tao mau como o que os seus criticos dizem. Esta resposta ambivalente vai ser explicada atravès da analise que vai seguir. Um ultimo ponto, a LINN é regularmente criticada de ter feito um marketing intenso e genial. Nao é completamente verdade ! A marca foi recuperada desde a nascença pelos jornalistas como sendo um fenomeno, e talvez contra a sua vontade. Foram as revistas inglesas que fizeram o marketing da LINN e nao a firma de Glasgow. Mais tarde a empresa vai surfar sobre esse sucesso, mas nao podemos criticà-los de aproveitar as oportunidades. Vamos là tentar compreender juntos a razao de um tal sucesso.

Panorama : Estamos no principio dos anos setenta. Ja faz mais de dez anos que os GD ingleses, nao brilham no panorama audio internacional. O Garrard 401 ainda é produzido, mas o acolho do publico é mau. O Transcriptor aparece nos filmes do Stanley Kubrick (Laranja mecanica), mas nao consegue nem vingar na exportaçao, nem mesmo no pais. Os jornalistas ingleses téem necessidade de uma Musa, uma maquina que eles possam defender contra tudo o que existe e recuperar assim, uma parte do orgulho perdido. Eles querem um produto novo, original, diferente de tudo o que existe, o LP 12 à nascença vai ser eleito a Musa. Como é possivel que um produto que é a copia da copia seja considerado como original ??? Ora bem, a LP 12 tém uma qualidade muito inglesa e que depois do G301, nenhum aparelho do reino da sua majestade tinha possuido : a radicalidade. O LINN LP 12 nao tém NADA ! mas o pouco que tém é MUITO BOM !!!...


Algo que para acabar deve ser mencionado é que: Entre um LP12 de base, e um LP12 complétamente artilhado de todos os upgrades, a diferença é equivalente a comparar um Renault Mégane citadino e o Renault Mégane RS!!!... e efectivamente o modelo RS custa muito mais caro... como o LINN!...

Então, não sei se este aparelho mereçe a adulação e o despreso que tém,... mas é evidente e claro para mim, que hà algo que ele mereçe e lhe dou amplamente hoje... que é o RESPEITO!...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 10:39

TD124 escreveu:
harmonia30 escreveu:
António José da Silva escreveu:
harmonia30 escreveu:

Não consigo acreditar que o LP12 esteja na mesma categoria dos outros maquinões da classe A da stereophile.


Mas nos últimos anos, incluindo 2014, faz parte da lista dos giras A. da dita publicação.

Pois ele está lá está... mas também vejo anúncios publicitários da linn na mesma publicação... eheheh.

Não conheço pessoalmente, um outro produto audio que produza sentimentos tão discordantes e inequivocos que o Linn LP12 (Sondek para os amigos…). Não seria justo de pensar, que existe uma conspiração audiofila no intuito ou de amar, ou de detestar esse aparelho. No entanto algo deve ser dito que resume esse aparelho e o torna unico : O Sondek é adulado ou menospresado, mas não deixa ninguém indiferente,… vamos là tentar compreender porquê :

O LP12 é o segundo gira mais vendido da historia, atràs do Technics SL1200 e à frente do Rega Planar.

O gira classico mais antigo em produção é o Sondek, pois data de 1972… o que é unico.

O LP12 é menos bem fabricado que outros giras de preço igual, mas é melhor fabricado que outros.

Numa lista dos giras mais influentes…, o Sondek seria citado nas primeiras linhas obrigatoriamente !

O LP12 é um aparelho caro, mas não é o mais caro do mercado… com tecnologia equivalente.

Este gira é o mais controversado, badalado, conhecido, detestado… mas também amado da historia.

O LP12 não é certamente a melhor escuta em vinilo !... mas està longe de ser a pior !!!...

Este aparelho tém um som proprio, amado ou detestado!... mas à tantos nesse caso que!!!...

Como se pode ver nesta (pequena) anàlise rapida, objectivamente o Linn não merece tanta raiva, ném tanta adoração, então porquê lhe dar tanta porrada ???... a resposta é historica, e eis um extracto…

...O LINN LP12 é um caso unico de longevidade e de controversia no mundo do audio. A questao que muitos se poem (legitima quando um produto é tao célebre), é a seguinte. A LP12 é verdadeiramente um grande GD ? A resposta é sim !!!, mas (porque hà um mas), o LINN nao é tao bom quanto os seus adoradores pretendem, nem tao mau como o que os seus criticos dizem. Esta resposta ambivalente vai ser explicada atravès da analise que vai seguir. Um ultimo ponto, a LINN é regularmente criticada de ter feito um marketing intenso e genial. Nao é completamente verdade ! A marca foi recuperada desde a nascença pelos jornalistas como sendo um fenomeno, e talvez contra a sua vontade. Foram as revistas inglesas que fizeram o marketing da LINN e nao a firma de Glasgow. Mais tarde a empresa vai surfar sobre esse sucesso, mas nao podemos criticà-los de aproveitar as oportunidades. Vamos là tentar compreender juntos a razao de um tal sucesso.

Panorama : Estamos no principio dos anos setenta. Ja faz mais de dez anos que os GD ingleses, nao brilham no panorama audio internacional. O Garrard 401 ainda é produzido, mas o acolho do publico é mau. O Transcriptor aparece nos filmes do Stanley Kubrick (Laranja mecanica), mas nao consegue nem vingar na exportaçao, nem mesmo no pais. Os jornalistas ingleses téem necessidade de uma Musa, uma maquina que eles possam defender contra tudo o que existe e recuperar assim, uma parte do orgulho perdido. Eles querem um produto novo, original, diferente de tudo o que existe, o LP 12 à nascença vai ser eleito a Musa. Como é possivel que um produto que é a copia da copia seja considerado como original ??? Ora bem, a LP 12 tém uma qualidade muito inglesa e que depois do G301, nenhum aparelho do reino da sua majestade tinha possuido : a radicalidade. O LINN LP 12 nao tém NADA ! mas o pouco que tém é MUITO BOM !!!...


Algo que para acabar deve ser mencionado é que: Entre um LP12 de base, e um LP12 complétamente artilhado de todos os upgrades, a diferença é equivalente a comparar um Renault Mégane citadino e o Renault Mégane RS!!!... e efectivamente o modelo RS custa muito mais caro... como o LINN!...

Então, não sei se este aparelho mereçe a adulação e o despreso que tém,... mas é evidente e claro para mim, que hà algo que ele mereçe e lhe dou amplamente hoje... que é o RESPEITO!...

Até+

Excelente enquadramento do LP12!

Na maior parte dos casos o marketing mais eficaz de um dado produto não é o resultante do investimento em publicidade tradicional (exceto quando há um efeito colateral dessa publicidade... dvil).

O exemplo do Megane é excelente. Ou seja não existe um LP12, mas vários LP12... Mas nesse caso também podemos olhar para cada um eles (seja o citadino ou o RS) numa relação preço/qualidade face a outros modelos... E talvez nenhum deles seja um vencedor incontestável.... exceto para aqueles de que gostam exatamente daquilo que ele faz bem (ou não faz mal) - ou seja, que gostem do seu carácter.

As revistas inglesas e a famosa americana que o aplaudem e o elegem como um ícone não são para mim um fator a favor. Não é pelo facto de a maioria não querer saber para nada do que está na master tape (exceto o técnico da St.), mas por gostarem de desvios que diferem do meu gosto, talvez por serem excessivos.
Não digo que estejam errados - possivelmente é isso que os leitores querem. Li algumas dessas revistas durante décadas e acabei por compreender a filosofia à medida que ia ouvindo os equipamentos. No fundo o que os ingleses querem é to have a good time. Já os americanos querem muitas coisas porque são muitos, mas também haverá um grupo que gosta de amplificadores voodoo de 8W e 3%THD, caso contrário a revista já não existia.

É impressionante o facto do LP12 ser a segunda máquina mais vendida de sempre, mas é de louvar, ainda mais porque não aparecem assim tantos à venda. Ou seja, continuam por aí a proporcionar good times. Cool
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 11:11

Digital Man escreveu:
...
É impressionante o facto do LP12 ser a segunda máquina mais vendida de sempre, mas é de louvar, ainda mais porque não aparecem assim tantos à venda. Ou seja, continuam por aí a proporcionar good times. Cool

Indo mesmo mais longe que a escuta... o que faz os pocessores o guardar, é também o facto que é um aparelho moderno, na vaga e em aparência eterno...

O LP12 foi um classico antes de ser velho, e pelo jogo da "arte do upgrade" (caros mas eficazes...), este gira ainda està no mercado apòs 42 anos!!!, e quando bem artilhado, é uma fragata de guerra da Royal Navy!!!... o que assegura os pocessores... que véem nele um gira contemporaneo também...

Então o Sondek é ao mesmo tempo: Um aparelho vintage (42 years), um aparelho classico, um aparelho contemporaneo e um gira moderno... o que é algo de unico visto assim!...

Atenção, não quero ser o advogado do diabo. Respeito muito como disse o LP12, [edit]

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 11:36

Campanha publicitária FOREVER NOW da GUCCI... Analisem as imagens com atenção e descubram ligações a este tópico...  Cool
Linn Sondek LP12 - Página 2 Wg_fw12_forever_now_eng_2_web_1column
Linn Sondek LP12 - Página 2 002

FOREVER NOW... Excelente campanha!
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 11:54


Este anúncio do LP12 é um clássico!!!
Linn Sondek LP12 - Página 2 Linnad
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 12:01

Linn Sondek LP12 - Página 2 2hzlhkz Forever Now... o titulo da campanha diz tudo!!!...

Eu bem disse, que o Sondek é moderno, classe, luxuoso, elegante, intemporal, etc...

Se continuo assim, ainda vou acabar por gostar dele !!! Laughing

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 12:03

Os anúncios da Linn nas revistas eram no mínimo irreverentes! Como este "Ela é boa na cama ... inteligente, cozinha, ... mas casei com a irmã":
Linn Sondek LP12 - Página 2 1turntable3

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 12:31

Linn Sondek LP12 - Página 2 24mrkls   Esta é boa!... mas não é da Linn de certeza
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 12:48

Este anúncio de 73 na revista Hi-Fi News terá sido um dos primeiros:
Linn Sondek LP12 - Página 2 Advert%20-%20linn%20sondek%20-%20hi-fi%20news%20-%20august%201973

É curiosa a inscrição:

simplicity itself... that's the LINN Sondek LP12 (patents pending)

A simplicidade e inovações tecnológicas podem andar de mãos dadas?!  scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 12:54

Ainda sobre a simplicidade... You'll wish you'd never heard it
Linn Sondek LP12 - Página 2 Linn-hifi-systems-scooter-small-54465

Esboçando uma analogia:
Linn Sondek LP12 - Página 2 Kronos_sparta_1
Linn Sondek LP12 - Página 2 Sondek_LP12_Retro1-450x671
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 13:11

Eis alguns anúncios que são mau marketing, e podem em parte ajudar a explicar alguns ódios instalados:
Linn Sondek LP12 - Página 2 Kettle
Linn Sondek LP12 - Página 2 NoddyLinn Sondek LP12 - Página 2 Scottish
Linn Sondek LP12 - Página 2 Mixer
Linn Sondek LP12 - Página 2 Banana
Linn Sondek LP12 - Página 2 Cheesy


Já este parece-me ter bom gosto: pirat dvil Cool
Linn Sondek LP12 - Página 2 Inflation

Fonte: http://audiophilemusings.blogspot.pt/p/linn-brochures.html
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 14:56

Algo raro: Um utilizador que usa o LP12 com um braço tangencial (Terminator):
Linn Sondek LP12 - Página 2 Linn004


No entanto, já o dono deste 301 de 56/7 com o mesmo braço, e que antes tinha um LP12/Ekos2/Troika/Lingo2, afirma que jamais voltaria ao Linn.
Linn Sondek LP12 - Página 2 PatSlate301


Quantas pessoas não terão estes Garrard no sótão esquecidos e nem os põem à venda porque imaginam que não valem nada?...
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 23:17

Por acaso, a minha Sogra tem um armário que foi feito à medida e tem um gira - discos lá dentro, mas aquilo tem uma persiana em madeira com uma fechadura o meu puto mais novo era bebé e ia para ali mexer para tentar abrir aquilo, calro que a chaves desapareceu e eu nunca dei grande importância a coisa, resultado está fechado à mais de 19 anos e nunca mais ninguém mexeu naquilo, será que tenho lá uma raridade?

Linn Sondek LP12 - Página 2 447836
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 23:21

ducar escreveu:
Por acaso, a minha Sogra tem um armário que foi feito à medida e tem um gira - discos lá dentro, mas aquilo tem uma persiana em madeira com uma fechadura o meu puto mais novo era bebé e ia para ali mexer para tentar abrir aquilo, calro que a chaves desapareceu e eu nunca dei grande importância a coisa, resultado está fechado à mais de 19 anos e nunca mais ninguém mexeu naquilo, será que tenho lá uma raridade?

Linn Sondek LP12 - Página 2 447836


Quem sabe????

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Linn Sondek LP12 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 23:25

António José da Silva escreveu:
ducar escreveu:
Por acaso, a minha Sogra tem um armário que foi feito à medida e tem um gira - discos lá dentro, mas aquilo tem uma persiana em madeira com uma fechadura o meu puto mais novo era bebé e ia para ali mexer para tentar abrir aquilo, calro que a chaves desapareceu e eu nunca dei grande importância a coisa, resultado está fechado à mais de 19 anos e nunca mais ninguém mexeu naquilo, será que tenho lá uma raridade?

Linn Sondek LP12 - Página 2 447836


Quem sabe????

Um dia destes vou dar que fazer ao pé de cabra Linn Sondek LP12 - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQua Set 10 2014, 23:59

ducar escreveu:
António José da Silva escreveu:
ducar escreveu:
Por acaso, a minha Sogra tem um armário que foi feito à medida e tem um gira - discos lá dentro, mas aquilo tem uma persiana em madeira com uma fechadura o meu puto mais novo era bebé e ia para ali mexer para tentar abrir aquilo, calro que a chaves desapareceu e eu nunca dei grande importância a coisa, resultado está fechado à mais de 19 anos e nunca mais ninguém mexeu naquilo, será que tenho lá uma raridade?

Linn Sondek LP12 - Página 2 447836


Quem sabe????

Um dia destes vou dar que fazer ao pé de cabra Linn Sondek LP12 - Página 2 933723

Cuidado porque o móvel também pode ter valor per se.
Ainda que o que importa é se a peça que lá está dentro toca bem! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQui Set 11 2014, 00:09

A elegância do LP12 no seu habitat natural...

Linn Sondek LP12 - Página 2 B3
Linn Sondek LP12 - Página 2 First_Shots_2006-08-16_0010
Linn Sondek LP12 - Página 2 IMG_3581ab
Linn Sondek LP12 - Página 2 Dxt_25_ja_01
Linn Sondek LP12 - Página 2 774816290_3adc02bb5c_z
Linn Sondek LP12 - Página 2 Dsc01610
Linn Sondek LP12 - Página 2 P1010004
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyQui Set 11 2014, 00:10

Digital Man escreveu:
ducar escreveu:
António José da Silva escreveu:
ducar escreveu:
Por acaso, a minha Sogra tem um armário que foi feito à medida e tem um gira - discos lá dentro, mas aquilo tem uma persiana em madeira com uma fechadura o meu puto mais novo era bebé e ia para ali mexer para tentar abrir aquilo, calro que a chaves desapareceu e eu nunca dei grande importância a coisa, resultado está fechado à mais de 19 anos e nunca mais ninguém mexeu naquilo, será que tenho lá uma raridade?

Linn Sondek LP12 - Página 2 447836


Quem sabe????

Um dia destes vou dar que fazer ao pé de cabra Linn Sondek LP12 - Página 2 933723

Cuidado porque o móvel também pode ter valor per se.
Ainda que o que importa é se a peça que lá está dentro toca bem! Cool

Cheguei a ver aquilo aberto mas sinceramente não me lembro como aquilo era.

Quando me der na telha trato disso
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyDom Nov 09 2014, 02:23

Os meus 10 centimos...

O LP12 foi uma vaca para a Linn que muito o ordenhou e ainda ordenha. Não sei se houve algum aparelho com tanta versão e upgrades, e que fizesse com que alguém tanto investisse em modificações e upgrades.

Um LP 12 é bastante dificil de afinar, e pouca gente o saberá fazer bem. É um gira-discos com uma suspensão bastante mole, e que tem de estar bem afinada para oscilar exactamente na vertical, sem oscilações laterais. Para isso, é preciso afinar as molas por baixo, numa mesa com abertura de modo a ter o gira-discos na horizontal, e acedermos às molas por baixo. E depois de afinado, se não o mexerem muito, não desafina tão facilmente como se apregoa. Bem afinado, é capaz de tocar bastante bem.

Julgo que há uns bons anos, os revendedores teriam mesas próprias para fazer isso. Mas se calhar foi uma arte que se perdeu...
É compreensivel que muitos nunca tenham ouvido um LP12 bem afinado, e que nunca tenham percebido o que o gira-discos pode valer.

Quanto aos Axis, ainda tenho um que nunca me deu problemas, e que me deu muitas horas de boa música. Sei que a eletronica podia ser problemática por estar sempre ligada à corrente, mas a minha nunca deu problemas. A certa altura, foi modificado (meteu-se isolamento magnético por baixo do plinto, e isolamento galvânico e um interruptor) e o meu técnico resolveu substituir os condensadores porque achou que estavam velhos, mas sempre funcionou bem.
Foi comprado novo...
E talvez isso faça a diferença. É que uma coisa é um gira-discos que vem para a nossa mão novo, em que se meteu óleo na chumaceira, que não apanhou muito pó e foi bem tratado, e outra coisa é um gira-discos comprado no e-bay ou na feira da ladra, que sabe-se lá por que é que já passou...
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 EmptyDom Nov 09 2014, 11:55

MikeF escreveu:
Os meus 10 centimos...

O LP12 foi uma vaca para a Linn que muito o ordenhou e ainda ordenha. Não sei se houve algum aparelho com tanta versão e upgrades, e que fizesse com que alguém tanto investisse em modificações e upgrades.

Um LP 12 é bastante dificil de afinar, e pouca gente o saberá fazer bem. É um gira-discos com uma suspensão bastante mole, e que tem de estar bem afinada para oscilar exactamente na vertical, sem oscilações laterais. Para isso, é preciso afinar as molas por baixo, numa mesa com abertura de modo a ter o gira-discos na horizontal, e acedermos às molas por baixo.  E depois de afinado, se não o mexerem muito, não desafina tão facilmente como se apregoa. Bem afinado, é capaz de tocar bastante bem.

Julgo que há uns bons anos, os revendedores teriam mesas próprias para fazer isso. Mas se calhar foi uma arte que se perdeu...
É compreensivel que muitos nunca tenham ouvido um LP12 bem afinado, e que nunca tenham percebido o que o gira-discos pode valer.

Quanto aos Axis, ainda tenho um que nunca me deu problemas, e que me deu muitas horas de boa música. Sei que a eletronica podia ser problemática por estar sempre ligada à corrente, mas a minha nunca deu problemas. A certa altura, foi modificado (meteu-se isolamento magnético por baixo do plinto, e isolamento galvânico e um interruptor) e o meu técnico resolveu substituir os condensadores porque achou que estavam velhos, mas sempre funcionou bem.
Foi comprado novo...
E talvez isso faça a diferença. É que uma coisa é um gira-discos que vem para a nossa mão novo, em que se meteu óleo na chumaceira, que não apanhou muito pó e foi bem tratado, e outra coisa é um gira-discos comprado no e-bay ou na feira da ladra, que sabe-se lá por que é que já passou...

Ora está ai um ponto que concordo e já o referi aqui, novo é novo mais nada, o meu Axis foi comprado novo assim como todos os elementos do meu sistema principal, muitas vezes estes equipamentos são mal avaliados por serem adquiridos em segunda mão sem saber o tratamento que levaram.

Linn Sondek LP12 - Página 2 491368


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP12   Linn Sondek LP12 - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Linn Sondek LP12
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Gira discos Linn sondek lp12
» LINN Sondek LP-12
» Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio
» Edição 40 anos Linn LP12
» Gira discos e braços - Thorens td124 / Linn LP12 / SME

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: